Anda di halaman 1dari 36

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Estressildo procura de um amor perfeito

ANALISTA DO SEGURO SOCIAL DO INSS AULA 04

Receitas das contribuies sociais: dos segurados. Salrio-decontribuio. Conceito. Parcelas integrantes e parcelas nointegrantes. Limites mnimo e mximo. Proporcionalidade. Rea ustamento. UNDA!ENTA"#O LEGAL$ arti%o &'() II) da Co*stitui+,o ederal- Arti%os .0) .&) .( e ./ da Lei /-.&.0'& e arti%os &'/ a .00 e .&4 do Decreto *1 2-04/0'' 3Re%ulame*to da 4re5id6*cia Social 7 R4S8-

ATO GERADOR DAS CONTRI9UI":ES SOCIAIS Conforme analisamos na aula anterior, em regra, constitui fato gerador da obrigao previdenciria principal, tanto em relao ao segurado de qualquer categoria, como em relao empresa ou
1 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

equiparado empresa, ou ainda em relao ao domstico, o e;erc<cio de ati5idade remu*erada.

empregador

Notem que este fato gerador (atividade remunerada) aplica se e!clusivamente as contribui"es para o custeio espec#fico da previd$ncia social e no para as contribui"es destinadas a seguridade social (faturamento, lucro). No caso das contribui"es previdencirias, ocorre uma operao casada onde o mesmo fato gerador (atividade remunerada) gera contribui"es do contratante (empresa) e do contratado (trabal%ador). Na prtica, caso um empregado receba uma remunerao mensal de &' (.))),)) da empresa tomadora do seu servio, este valor representar a base de clculo sobre a qual vai incidir a al#quota de *)+ da contribuio bsica da empresa e de ,+ da contribuio do empregado. -ssa regra do fato gerador das contribui"es previdencirias (atividade remunerada) poder ser e!cepcionada nos termos da legislao vigente, como por e!emplo, no caso das contribui"es substitutivas incidentes sobre a comerciali.ao do produtor rural, cu/a finalidade desonerar (substituir) as contribui"es sobre a fol%a de pagamento das empresas, porm a contribuio do trabal%ador continua inalterada.

CONTRI9UI"#O DOS TRA9AL=ADORES Co*tri>ui+,o dos empre%ados) a5ulsos e dom?sticos0 contribuio do segurado empre%ado, dom?stico, e do a5ulso calculada mediante a aplicao da correspondente al#quota, de forma pro%ressi5a e no cumulativa, sobre o seu salrio de contribuio mensal, conforme a tabela abai!o1 Ta>ela de co*tri>ui+,o dos se%urados empre%ado) dom?stico e a5ulso) 5i%e*te a partir de &1 de @a*eiro de .0&2 SalArio7de7co*tri>ui+,o Al<Cuota para fi*s de recolDime*to ao 3RB8 INSS 3E8 at &' (.*23,3) ,,)) de &' (.*23,3( at 4,)) &' *.)34,5) de &' *.)34,5( at ((,)) &' 2.(54,))
2 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Co*tri>ui+,o dos co*tri>ui*tes i*di5iduais e facultati5os 6 contribuinte individual corresponde ao antigo segurado empresrio, trabal%ador aut7nomo e equiparado ao trabal%ador aut7nomo. 0tualmente a sua contribuio um percentual fi!o sobre o salrio de contribuio, ou se/a, uma al#quota de *)+ (vinte por cento) sobre o respectivo salrio de contribuio, e;ceto Cua*do presta ser5i+o para pessoa Fur<dica) porCue *esse caso a al<Cuota ? de &&E 3o*Ge por ce*to88ara esta espcie de segurado, o salrio de contribuio a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de atividade por conta pr9pria, no transcurso do m$s, obedecido o limite m#nimo e m!imo. 0 contribuio do segurado facultativo id$ntica ao do contribuinte individual, ou se/a, corresponde a al#quota de *)+ (vinte por cento) sobre o respectivo salrio de contribuio. Contudo, o salrio de contribuio do segurado facultati5o o 5alor por ele mesmo declarado, desde que tambm se/am respeitados os limites m#nimo e m!imo. O9SERHA":ES I!4ORTANTES &- o co*tri>ui*te i*di5idual Cue tra>alDe por co*ta prIpria 3para pessoas f<sicas8 e o facultati5o Cue optarem pela e;clus,o da apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o co*tri>uem com a al<Cuota de &&E 3o*Ge por ce*to8 do salArio7m<*imo *o sistema de i*clus,o pre5ide*ciAria.- o microempree*dedor 7 !EI e o se%urado facultati5o Cue e;er+a some*te ati5idade dom?stica *,o remu*erada) desde Cue seFa co*siderado de >ai;a re*da) co*tri>uem com uma al<Cuota de (E 3ci*co por ce*to8 so>re o salArio7m<*imo-

Co*tri>ui+,o do se%urado especial 0 categoria do segurado especial composta do produtor rural, do parceiro rural, do meeiro rural, do arrendatrio rural e do pescador artesanal e assemel%ados.
3 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

:egundo disposio constitucional, o segurado especial contribui para a seguridade social mediante a aplicao de uma al#quota sobre o resultado da comerciali.ao da sua produo (tambm incide para o contribuinte individual como produtor rural). -ssa contribuio funcionada seguinte forma1 a) *+ da receita bruta da comerciali.ao da sua produo; b) ),(+ da receita bruta da comerciali.ao da sua produo para financiamento das presta"es por acidente de trabal%o; 6 curioso que essa contribuio compuls9ria no e!erce nen%uma influ$ncia no valor do benef#cio do segurado especial, por outras palavras, em relao ao valor do benef#cio irrelevante que este segurado comerciali.e ou no o produto rural. 6utro aspecto relevante que o segurado especial tambm poder contribuir facultativamente como contribuinte individual, sendo que, somente nesse caso, ter direito a percepo dos benef#cios previdencirios calculados de acordo com o valor da mdia das suas contribui"es. 8ortanto, embora a contribuio do segurado especial como eCuiparado pessoa Fur<dica seFa compulsIria no entra no clculo da mdia dos seus benef#cios. :ua contribuio s9 ter refle!o na mdia do benef#cio, caso ele e!era a faculdade de contribuir, como pessoa f<sica, da mesma forma que o contribuinte individual pessoa f#sica (*)+ sobre o salrio de contribuio). < importante lembrar tambm que, apesar da legislao previdenciria estabelecer que o especial possa co*tri>uir facultati5ame*te da mesma forma que o contribuinte individual, seu enquadramento permanece sendo como segurado especial. 8elo que foi e!posto verifica se que, como pessoa f<sica, o especial tem duas op"es1 a) recol%er da mesma forma que o C= (*)+ :C); b) no recol%er e receber alguns benef#cios de valor m#nimo, desde que comprovado tempo de atividade rural id$ntico car$ncia e!igida para o benef#cio. -!emplo1 aposentadoria por idade (salrio m#nimo).

4 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

SALJRIO7DE7CONTRI9UI"#O

NO":ES INICIAIS 0s contribui"es previdencirias incidem basicamente sobre o trabal%ado remunerado, o salrio de contribuio a base de clculo sobre a qual incide a contribuio devida pelo trabal%ador para a 8revid$ncia :ocial, observado o limite m#nimo e m!imo previstos em lei. 6 salrio de contribuio, conceito tipicamente previdencirio, aquele sobre qual incidiro as al#quotas de contribuio para a 8revid$ncia :ocial e que nem sempre igual ao salrio contratual percebido pelo segurado, pois e!istem certas regras para cada classe de segurado. 6 fato gerador da contribuio previdenciria alcana, em regra, dois contribuintes1 empresa e segurado. -m relao quela, a lei identifica a remunerao e, em relao a este, utili.a o >nomem /uris> salrio de contribuio. Contudo, quando se trata de caracteri.ar o fato gerador, ambos os termos so sin7nimos ou equivalentes. ?iferena %, to somente, quando se prestam a identificar a base de clculo. 0#, sim, e!iste uma diferena de valor, pois o salArio7de7co*tri>ui+,o comporta limites m<*imo e mA;imo) e a remu*era+,o) em rela+,o empresa) *,o sofre limita+Kes *a i*cid6*cia de co*tri>ui+,o@e/amos um e!emplo prtico1 caso o salrio do empregado se/a de &' ().))),)), a contribuio desse segurado ser de ((+ sobre &' 2.(54,)) (limite m!imo do :C), o valor que ultrapassar o teto fica isento de contribuio previdenciria. -ntretanto, no caso da empresa a contribuio ser de *)+ sobre &' ().))),)), correspondente ao total da remunerao do trabal%ador. Auando todos os empregados de uma empresa forem onerados por determinada utilidade, no ser salrio. 8orm, se de alguns nada cobrado, estes estaro aumentando o seu patrim7nio e, em sendo o pagamento %abitual, ser salrio. 8ortanto, preciso observar quais parcelas representam gan%os para o trabal%ador, para integrarem a remunerao. 0 anlise deve sempre partir do ponto de vista do aumento patrimonial do trabal%ador e da %abitualidade do pagamento.
5 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

?eve se tambm distinguir >o que pago pelo trabal%o e o que pago para o trabal%o>. Na prestao mais comum, a %abitao, se esta fornecida como condio para prestao do trabal%o, e no como retribuio pelo trabal%o, obviamente, no tem carter salarial. -m s#ntese, as verbas que ten%am *atureGa remu*eratIria 3retri>ui+,o8 i*te%ram o salArio7de7co*tri>ui+,o, em contrapartida as verbas de *atureGa i*de*iGatIria 3ressarcime*to8 *,o i*te%ram.

CONCEITO -ntende se por salrio de contribuio (o legislador ao utili.ar a e!presso >entende se> particulari.ou o conceito de salrio de contribuio e!clusivamente para a 8revid$ncia :ocial)1 = para os segurados empregado e trabal%ador avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos que l%es so pagos, devidos ou creditados a qualquer t#tulo, durante o m$s, destinados a retribuir o trabal%o, qualquer que se/a a sua forma, inclusive as gor/etas, os gan%os %abituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de rea/uste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou de acordo coletivo de trabal%o ou de sentena normativa; O>s-$ a Bei ,.*(*C4( no d importDncia ao t#tulo da remunerao, quando disp"e, em seus artigos ** e *,1 >remunera"es pagas, devidas ou creditadas a qualquer t#tulo>. :ignifica que importa a nature.a do pagamento, e no o nome dado. :e for um gan%o decorrente do trabal%o, remunerao e integra o salrio de contribuio. == para o segurado empregado domstico a remunerao registrada em sua CE8: ou comprovada mediante recibos de pagamento; === para o segurado contribuinte individual a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de sua atividade por conta pr9pria, durante o m$s, observado o limite m#nimo e m!imo do salrio de contribuio;

6 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

=@ para o segurado facultativo o valor por ele declarado, observados os limites m#nimo e m!imo do salrio de contribuio; @ para o segurado especial que optar por contribuir da mesma forma que o contribuinte individual, o valor por ele declarado, observado o limite m#nimo e m!imo do salrio de contribuio. LI!ITES 6 limite m#nimo do salrio de contribuio corresponde1 = para os segurados empregado e trabal%ador avulso, ao piso salarial legal ou normativo da categoria ou, ine!istindo este, ao salrio m#nimo, tomado no seu valor mensal, dirio ou %orrio, conforme o a/ustado, e o tempo de trabal%o efetivo durante o m$s; == para o empregado domstico, ao salrio m#nimo, tomados nos seus valores mensal, dirio ou %orrio, conforme o a/ustado, e o tempo de trabal%o efetivo durante o m$s; === para os segurados contribuinte individual e facultativo, ao salrio m#nimo. 6 limite m!imo do salrio de contribuio o valor definido, periodicamente, em ato con/unto do Finistrio da Ga.enda (FG) e do Finistrio da 8revid$ncia :ocial (F8:) e rea/ustado na mesma data e com os mesmos #ndices usados para o rea/ustamento dos benef#cios de prestao continuada da 8revid$ncia :ocial (atualmente de &' 4-&(')00). O9SERHA":ES a) quando a remunerao do segurado empregado, inclusive do domstico e do trabal%ador avulso, for proporcio*al ao nHmero de dias trabal%ados durante o m$s ou das %oras trabal%adas durante o dia, o salArio7de7co*tri>ui+,o serA a remu*era+,o efeti5ame*te pa%a) de5ida ou a ele creditada, observados os valores m#nimos mensal, dirio ou %orrio; b) a escala transit9ria de salArios7>ase, utili.ada para fins de enquadramento e fi!ao do salrio de contribuio dos contribuintes individual e facultativo filiados ao &I8:, foi e;ti*ta em &1 de a>ril de .002, por fora da Bei nJ ().KKK, de *))L;
7 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

c) o salrio de contribuio do co*dutor autL*omo de 5e<culo rodo5iArio 3i*clusi5e o ta;ista8, do au!iliar de condutor aut7nomo e do operador de mquinas, bem como do cooperado filiado a cooperativa de transportadores aut7nomos, conforme estabelecido no M 2J do art. *)( do &8:, *,o correspo*de ao 5alor total do frete, incidindo apenas sobre .0E 35i*te por ce*to8 do 5alor >ruto auferido pelo frete, carreto, transporte. 8ortanto, a t#tulo de e!emplo, se o valor bruto do frete for de &' ().))),)), o salrio de contribuio (base de clculo) ser de apenas &' *.))),)) (*)+ de &' ().))),))).

4ARCELAS N#O CONTRI9UI"#O$

INTEGRANTES

DO

SALJRIO7DE7

= os benef#cios da 8revid$ncia :ocial, nos termos e limites legais, salvo o salrio maternidade; == as a/udas de custo e o adicional mensal percebidos pelo aeronauta, nos termos da Bei nJ 5.4*4, de L) de outubro de (43L; === a parcela in natura recebida de acordo com os programas de alimentao aprovados pelo Finistrio do Erabal%o e -mprego (FE-), nos termos da Bei nJ K.L*(, de (2 de abril de (43K; =@ as importDncias recebidas a t#tulo de frias indeni.adas e respectivo adicional constitucional, inclusive o valor correspondente dobra da remunerao de frias de que trata o art. (L3 da CBE; @ as importDncias recebidas a t#tulo de1

a) indeni.ao compensat9ria de 2)+ (quarenta por cento) do montante depositado no GIE:, como proteo relao de emprego contra despedida arbitrria ou sem /usta causa, conforme disposto no inciso = do art. () do 0?CE; b) indeni.ao por tempo de servio, anterior a 5 de outubro de (4,,, do empregado no optante pelo GIE:; c) indeni.ao por dispensa sem /usta causa de empregado nos contratos por pra.o determinado, conforme estabelecido no art. 234 da CBE; d) indeni.ao do tempo de servio do safrista, quando da e!pirao
8 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

normal do contrato, conforme disposto no art. (2 da Bei nJ 5.,,4, de (43L; e) incentivo demisso; f) indeni.ao por dispensa sem /usta causa, no per#odo de L) (trinta) dias que antecede correo salarial a que se refere o art. 4J da Bei nJ 3.*L,, de *, de outubro de (4,2; g) indeni.a"es previstas nos arts. 24K e 243 da CBE; %) abono de frias na forma dos arts. (2L e (22 da CBE; i) gan%os eventuais e abonos e!pressamente desvinculados do salrio por fora de lei; /) licena pr$mio indeni.ada; e N) outras indeni.a"es, desde que e!pressamente previstas em lei; @= a parcela recebida a t#tulo de vale transporte na forma de legislao pr9pria; @== a a/uda de custo, em parcela Hnica, recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, na forma do art. 23) da CBE; @=== as dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ (cinquenta por cento) da remunerao mensal do empregado; =O a importDncia recebida pelo estagirio a t#tulo de bolsa ou outra forma de contraprestao, quando paga nos termos da Bei nJ ((.3,,, de *)),; O a participao do empregado nos lucros ou resultados da empresa, quando paga ou creditada de acordo com lei espec#fica; O= o abono do 8=: ou o do 8asep;

O== os valores correspondentes ao transporte, alimentao e %abitao fornecidos pela empresa ao empregado contratado para trabal%ar em localidade distante de sua resid$ncia, em canteiro de obras ou em local que, por fora da atividade, e!i/a deslocamento e estada, observadas as normas de proteo estabelecidas pelo FE-;

9 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

O=== a importDncia paga ao segurado empregado, inclusive quando em go.o de licena remunerada, a t#tulo de complementao ao valor do au!#lio doena, desde que esse direito se/a e!tensivo totalidade dos empregados da empresa; O=@ as parcelas destinadas assist$ncia ao trabal%ador da agroindHstria canavieira de que trata o art. LK da Bei nJ 2.,3), de (J de de.embro de (4K5; O@ o valor das contribui"es efetivamente pago pela pessoa /ur#dica, relativo ao programa de previd$ncia complementar privada, aberta ou fec%ada, desde que dispon#vel totalidade de seus empregados e dirigentes, observados, no que couber, o disposto nos arts. 4J e 2K, da CBE; O@= o valor relativo assist$ncia prestada por servio mdico ou odontol9gico, pr9prio da empresa ou daquele a ela conveniado, inclusive o reembolso de despesas mdico %ospitalares ou com medicamentos, 9culos, aparel%os ortopdicos e outras similares, desde que a cobertura abran/a a totalidade dos empregados e dirigentes da empresa; O@== o valor correspondente a vesturio, a equipamentos e a outros acess9rios fornecidos ao empregado e utili.ados no local de trabal%o para a prestao dos respectivos servios; O@=== o ressarcimento de despesas pelo uso de ve#culo do empregado, quando comprovadas; O=O o valor relativo a plano educacional, ou bolsa de estudo, que vise educao bsica de empregados e seus dependentes e, desde que vinculada s atividades desenvolvidas pela empresa, educao profissional e tecnol9gica de empregados, nos termos da Bei no 4.L42, de *) de de.embro de (44K, e1 (&edao dada pela Bei nJ (*.5(L, de *)(() (. no se/a utili.ado em substituio de parcela salarial; e (=nclu#do pela Bei nJ (*.5(L, de *)(()

*. o valor mensal do plano educacional ou bolsa de estudo, considerado individualmente, no ultrapasse 5+ (cinco por cento) da remunerao do segurado a que se destina ou o valor correspondente a uma ve. e meia o valor do limite m#nimo mensal do salrio de contribuio, o que for maior; (=nclu#do pela Bei nJ (*.5(L, de *)(()

10 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

OO os valores recebidos em decorr$ncia da cesso de direitos autorais; OO= o valor da multa paga ao empregado em decorr$ncia da mora no pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso do contrato de trabal%o, conforme disposto no M ,J do art. 233 da CBE; OO== o reembolso crec%e pago em conformidade com a legislao trabal%ista, observado o limite m!imo de K (seis) anos de idade da criana, quando devidamente comprovadas as despesas; OO=== o reembolso bab, limitado ao menor salrio de contribuio mensal conforme Eabela :ocial publicada periodicamente pelo F8: e condicionado comprovao do registro na CE8: da empregada do pagamento da remunerao e do recol%imento da contribuio social previdenciria, pago em conformidade com a legislao trabal%ista, observado o limite m!imo de K (seis) anos da criana; OO=@ o valor das contribui"es efetivamente pago pela pessoa /ur#dica relativo ao pr$mio de seguro de vida em grupo, desde que previsto em acordo ou conveno coletiva de trabal%o e dispon#vel totalidade de seus empregados e dirigentes, observados, no que couber, o disposto nos arts. 4J e 2K, da CBE; OO@ o valor despendido por entidade religiosa ou instituio de ensino vocacional com ministro de confisso religiosa, membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa em face do seu mister religioso ou para sua subsist$ncia, desde que fornecido em condi"es que independam da nature.a e da quantidade do trabal%o e!ecutado; OO@= as importDncias referentes bolsa de ensino, pesquisa e e!tenso pagas pelas institui"es federais de ensino superior, de pesquisa cient#fica e tecnol9gica e pelas funda"es de apoio, nos termos da Bei nJ ,.45,, de *) de de.embro de (442, conforme art. 3J do ?ecreto nJ 5.*)5, de (2 de setembro de *))2; OO@== a importDncia paga pela empresa a t#tulo de au!#lio funeral ou assist$ncia fam#lia em ra.o do 9bito do segurado; OO@== o valor correspondente ao vale cultura. (=nclu#do pela Bei nJ (*.3K(, de *)(*). O9SERHA"#O I!4ORTANTE$ as parcelas acima relacionadas, quando pa%as ou creditadas em desacordo com a le%isla+,o
11 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

perti*e*te) i*te%ram a >ase de cAlculo da co*tri>ui+,o para todos os fins e efeitos, sem pre/u#.o da aplicao das comina"es legais cab#veis.

@URIS4RUDMNCIAS INTEGRANTES OU CONTRI9UI"#O-

!AIS RECENTES SO9RE 4ARCELAS N#O7INTEGRANTES DO SALJRIO7DE7

Fatria de e!trema relevDncia para concursos pHblicos, a incid$ncia ou no de contribuio previdenciria sobre certas verbas um verdadeiro pesadelo para os candidatos as vagas em concursos pHblicos, mesmo porque at os pr9prios tribunais vacilam e modificam seu entendimento quanto ao carter remunerat9rio ou no de determinadas parcelas. Nesses casos, s9 % uma soluo1 manter se constantemente atuali.ado. No intuito de minimi.ar um pouco esse tormento para os candidatos, segue abai!o um resumo 3s<*tese8 das pri*cipais decisKes dos tri>u*ais superiores 3ST e ST@8 Cue refletem o posicio*ame*to maForitArio atual sobre o tema. < sempre bom lembrar que, algumas organi.adoras seguem o te!to literal da legislao previdenciria sobre o assunto (GCC). 6utras, como a C-:8-, por e!emplo, cobram a /urisprud$ncia atuali.ada. 4arcelas i*te%ra*tes$ salrio maternidade, %oras e!tras, (LJ salrio, abono incorporado ao salrio, adicionais noturno, de insalubridade e de periculosidade. 4arcelas *,o7i*te%ra*tes$ (5 primeiros dias pagos pelo empregador no au!#lio doena e no au!#lio acidente, au!#lio crec%e, (CL de frias, abono de frias, abono pago em parcela Hnica, frias indeni.adas, aviso prvio indeni.ado, vale transporte ainda que pago em pecHnia, seguro de vida em grupo.

12 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

NUEST:ES CO!ENTADAS 0&- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 @o,o mo*tou seu prIprio *e%Icio em .0&0) o>te5e receita >ruta) *o a*o7 cale*dArio a*terior) de RB 20-000)00 3tri*ta mil reais8 e ? opta*te do Simples Nacio*al- @o,o *,o prete*de rece>er apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o- Nessa situa+,o) a co*tri>ui+,o pre5ide*ciAria a ser recolDida por @o,o ? de$ (0) 4+ (nove por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (P) 5+ (cinco por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (C) *)+ (vinte por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (?) ((+ (on.e por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (-) ,+ (oito por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. Come*tArios -mbora essa questo / ten%a sido apreciada de forma mais resumida, considero relevante uma anlise mais aprofundada desse assunto por ser bastante cobrado em concursos pHblicos. ?e acordo com a Bei Complementar nJ (*LC*))K, considera se F-= o empresrio individual a que se refere o art. 4KK da Bei nJ ().2)K, de () de /aneiro de *))* (C9digo Civil), que ten%a auferido receita bruta, no ano calendrio anterior, de at &' K).))),)) (sessenta mil reais), optante pelo :imples Nacional. 6 art. *(, M *J, da Bei ,.*(*C4( (Custeio), modificado pela Bei (*.23)C*)(( estabelece que, no caso de opo pela e!cluso do direito ao benef#cio de aposentadoria por tempo de contribuio, a al#quota de contribuio incidente sobre o limite m#nimo mensal do salrio de contribuio (salrio m#nimo) ser de 5+ (cinco por cento) em relao ao microempreendedor individual F-=. 0ssim como ocorre com as F- e as -88 optantes pelo :=F8B-:, o F-= tambm go.a de tratamento favorecido e diferenciado, podendo, por essa ra.o, optar pelo recol%imento de contribuio previdenciria simplificada (5+ do salrio m#nimo), conforme art. (, 0 da BC (*LC*))K. 0 e!cluso ao direito a aposentadoria por tempo de contribuio deve se ao fato de no e!istir contribuio normal e sim de forma simplificada.

13 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Ate*+,o ca*didatos$ a legislao previdenciria permite Cuatro DipIteses disti*tas de co*tri>ui+,o do segurado enquadrado como co*tri>ui*te i*di5idual1 (Q R aplicao da al#quota de .0E 35i*te por ce*to8 so>re o respecti5o salArio7de7co*tri>ui+,o, para o C= que trabal%e por conta pr9pria, sem rela+,o de tra>alDo com empresa. *Q aplicao da al#quota de &&E 3o*Ge por ce*to8 so>re o salArio7de7co*tri>ui+,o, quando o C= prestar ser5i+o para pessoa Fur<dicaLQ R aplicao da al#quota de &&E 3o*Ge por ce*to8 so>re o salArio7m<*imo no caso do contribuinte individual que trabal%e por conta pr9pria (para pessoas f#sicas) e faa a op+,o pela e;clus,o da apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o, no sistema de incluso previdenciria. 2Q R aplicao da al#quota de (E 3ci*co por ce*to8 so>re o salArio7m<*imo) relativamente ao microempreendedor R !EI, optante pelo :=F8B-: e que tambm faa a op+,o pela e;clus,o da apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,oGa>arito$ 9

0.- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 @os? e;erce a ati5idade de %ar+om) *a Cualidade de empre%ado do Restaura*te O) e rece>eu *o m6s de deGem>ro) al?m do salArio me*sal) o d?cimo terceiro salArio) %orFetas) 5ale7 refei+,o) de acordo com o pro%rama do !i*ist?rio do Tra>alDo) Doras e;tras) 5ale7tra*sporte) *a forma da le%isla+,o prIpria) f?rias i*de*iGadas e respecti5o adicio*al co*stitucio*al- Nessa situa+,o) i*te%ram o salArio de co*tri>ui+,o de @os? (0) o salrio mensal, o dcimo terceiro salrio, as gor/etas e o vale refeio. (P) o dcimo terceiro salrio, as gor/etas, o vale refeio, as frias indeni.adas e o respectivo adicional. (C) o salrio mensal, o dcimo terceiro salrio, as gor/etas e as %oras e!tras. (?) o salrio mensal, o vale transporte, o dcimo terceiro salrio e o vale refeio. (-) o salrio mensal, as frias indeni.adas e respectivo adicional e o vale refeio.

14 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Come*tArios ?e acordo com o art. *,, da Bei ,.*(*C4(, entende se por salrio de contribuio, para o empregado e trabal%ador avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos re*dime*tos pagos, devidos ou creditados a qualquer t#tulo, durante o m$s, desti*ados a retri>uir o tra>alDo, qualquer que se/a a sua forma, i*clusi5e as %orFetas, os gan%os %abituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de rea/uste salarial. 6 M 3J desse artigo disp"e que o d?cimo7terceiro salArio 3%ratifica+,o *atali*a8 i*te%ra o salArio7de7co*tri>ui+,o, e!ceto para o clculo de benef#cio, na forma estabelecida em regulamento. -sse tambm o entendimento /urisprudencial ma/oritrio dos tribunais superiores. Eambm pac#fico na /urisprud$ncia dos tribunais superiores que i*cide co*tri>ui+,o pre5ide*ciAria so>re o adicio*al de Doras e;tras. 8or outro lado, de acordo com a legislao previdenciria, com respaldo das decis"es ma/oritrias de tribunais superiores, a parcela in natura recebida de acordo com os pro%ramas de alime*ta+,o aprovados pelo Finistrio do Erabal%o e -mprego (FE-), nos termos da Bei nJ K.L*(, de (2 de abril de (43K, as importDncias recebidas a t#tulo de f?rias i*de*iGadas e respectivo adicional constitucional, e a parcela recebida a t#tulo de 5ale7tra*sporte na forma de legislao pr9pria, ainda que paga em pecHnia, *,o i*te%ram o salArio7de7co*tri>ui+,o. Ga>arito$ C

02- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 Em rela+,o s co*tri>ui+Kes pre5ide*ciArias de5idas pelos co*tri>ui*tes da 4re5id6*cia Social) ? correto afirmar Cue (0) o pra.o de vencimento da contribuio das empresas no dia () de cada m$s. (P) o empregado domstico deve recol%er sua contribuio at o dia () de cada m$s. (C) o segurado especial est dispensado de recol%$ las. (?) presume se o recol%imento das contribui"es do empregado. (-) presume se o recol%imento das contribui"es do trabal%ador eventual.
15 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Come*tArios 0 letra S0T est errada porque o pra.o de vencimento (regra) das contribui"es da empresa de at o dia .0 do m6s se%ui*te ao da compet6*cia; 0 letra SPT est errada porque alm do vencimento do pra.o ser de at o dia &( do m6s se%ui*te ao da compet6*cia, a responsabilidade pelo recol%imento da contribuio do empregado domstico do empre%ador domstico; 0 letra SCT est errada porque o segurado especial pode contribuir (opo) da mesma forma que o contribuinte individual, nesse caso, o pr9prio segurado especial deve recol%er sua contribuio, como segurado pessoa f#sica, at o dia (5 do m$s seguinte ao da compet$ncia; 0 letra S?T est certa porque conforme o disposto no art. LL, M 5J, da Bei ,.*(*C4(, o desconto de contribuio e de consignao legalmente autori.adas sempre se presume feito oportuna e regularmente pela empresa a isso obrigada, no l%e sendo l#cito alegar omisso para se e!imir do recol%imento, ficando diretamente responsvel pela importDncia que dei!ou de receber ou arrecadou em desacordo com o disposto nesta Bei. 8ortanto, o recolDime*to da co*tri>ui+,o do se%urado empre%ado pelo empre%ador ? presumido; 0 letra S-T est errada porque para o trabal%ador eventual, considerado pela legislao previdenciria como co*tri>ui*te i*di5idual, de regra, no % recol%imento presumido, ficando este responsvel pelo recol%imento de suas pr9prias contribui"es. Ga>arito$ D

04- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 Em rela+,o s co*tri>ui+Kes pre5ide*ciArias) assi*ale a alter*ati5a correta(0) 0 contribuio da empresa para financiamento da aposentadoria especial tem al#quotas variveis de do.e, nove ou seis pontos percentuais. (P) 6 pequeno produtor rural est isento de recol%imento da contribuio. (C) 6 empregado, em qualquer caso, recol%e o percentual de ((+ (on.e por cento) sobre o salrio de contribuio.
16 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(?) 6 trabal%ador aut7nomo no est obrigado a recol%er contribuio. (-) 6 empregador domstico recol%e o mesmo percentual de contribuio que as empresas em geral. Come*tArios 0 letra S0T est correta. 6 art. ** da Bei ,.*(*C4( estabelece que a contribuio a cargo da empresa, destinada :eguridade :ocial, para o financiamento dos benef#cios concedidos em ra.o do grau de incid$ncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabal%o, sobre o total das remunera"es de &E 3um por ce*to8 para as empresas em cu/a atividade preponderante o risco de acidentes do trabal%o se/a considerado leve; .E 3dois por ce*to8 caso esse risco se/a considerado mdio e 2E 3tr6s por ce*to8 para risco considerado grave. 6 art. 53, da Bei ,.*(LC4( complementa essa sistemtica determinando que, essas al#quotas ((+, *+ ou L+) sero acrescidas de &.E 3doGe8) 'E 3*o5e8 ou PE 3seis8 pontos percentuais, conforme a atividade e!ercida pelo segurado a servio da empresa permita a co*cess,o de apose*tadoria especial ap9s (5 (quin.e), *) (vinte) ou *5 (vinte e cinco) anos de contribuio, respectivamente; 0 letra SPT est errada porque o pequeno produtor, como equiparado pessoa /ur#dica, deve recol%er uma al#quota de *,(+ sobre o resultado da comerciali.ao da sua produo rural (Pse de caulo); 0 letra SCT est errada porque a contribuio do segurado empregado progressiva correspondendo a ,+, 4+ ou ((+ de acordo com o valor do seu salrio de contribuio; 0 letra S?T est errada porque o trabal%ador aut7nomo, como contribuinte individual, desde que no preste servios pessoa /ur#dica, est obrigado a recol%er suas pr9prias contribui"es; 0 letra S-T est errada porque o percentual do empregador domstico de &.E incidente sobre o salrio de contribuio do empregado domstico a seu servio, enquanto que o percentual das empresas em geral de .0E sobre o total das remunera"es.

17 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Ga>arito$ A

0(- 3FuiG do tra>alDo TRT &Q Re%i,o CC .0&.8 E*te*de7se por salArio7de7co*tri>ui+,o) (0) para contribuinte individual e segurado facultativo, o valor livremente declarado no m$s, observados os limites m#nimo e m!imo. (P) para o empregado domstico, a remunerao formalmente registrada na CE8:, no incidindo contribui"es sobre valores diretamente pagos em din%eiro, desde que clara e inequivocamente assim ten%a sido a/ustado. (C) para empregado e aut7nomo, o salrio auferido em uma ou mais empresas, a qualquer t#tulo e valor, durante o m$s, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio da empresa tomadora. (?) para empregado e avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, a qualquer t#tulo, durante o m$s, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio da empresa. (-) para empregado e avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, a qualquer t#tulo e valor, durante o m$s, e!clusivamente pelos servios efetivamente prestados. Come*tArios -ssa questo e!plora o conceito de salrio de contribuio em relao s diversas categorias de segurados do &I8:, utili.ando a literalidade do te!to da legislao previdenciria, como o estilo da Gundao Carlos C%agas R GCC. 0 letra S0T est errada porque o :C do contribuinte individual a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de sua atividade por conta pr9pria, durante o m$s. :omente no caso do segurado facultati5o que o :C corresponde ao valor por ele mesmo declarado; 0 letra SPT est errada porque para o empregado domstico o :C a remunerao registrada em sua CE8: ou compro5ada media*te reci>os de pa%ame*to, sendo irrelevante qualquer a/uste em contrrio; 0 letra SCT est errada porque o trabal%ador aut7nomo um segurado contribuinte individual, cu/o :C a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de sua atividade por conta pr9pria, durante o m$s;
18 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

0 letra S?T est certa porque o :C para os se%urados empre%ado e tra>alDador a5ulso a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos que l%es so pagos, devidos ou creditados a qualquer t#tulo, durante o m$s, destinados a retribuir o trabal%o, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios; 0 letra S-T est errada porque o :C para o segurado empregado e o avulso corresponde aos rendimentos pelos servios efetivamente prestados, ou pelo tempo disposi+,o do empre%ador ou tomador de ser5i+os) *os termos da lei ou do co*trato ou) ai*da) de co*5e*+,o ou de acordo coleti5o de tra>alDo ou de se*te*+a *ormati5aGa>arito$ D

0P- 3FuiG do tra>alDo TRT &Q Re%i,o CC .0&.8 4ode optar pela prote+,o pre5ide*ciAria m<*ima) com e;clus,o do direito ao >e*ef<cio de apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o) 5isa*do pa%ar co*tri>ui+,o pre5ide*ciAria me*sal pela al<Cuota de ape*as (E i*cide*te so>re o limite m<*imo me*sal do salArio7 de7co*tri>ui+,o) o perte*ce*te a fam<lia de >ai;a re*da *a co*di+,o de se%urado (0) empregado ou avulso. (P) facultativo sem renda pr9pria, que se dedique e!clusivamente ao trabal%o domstico no Dmbito de sua resid$ncia. (C) empregado domstico. (?) contribuinte individual que trabal%e por conta pr9pria, sem relao de trabal%o com empresa ou equiparado. (-) contribuinte individual, desde que enquadrado como diarista domstico eventual. Come*tArios 0 letra S0T est errada porque as al#quotas podem ser ,+, 4+ ou ((+ do :C; 0 letra SPT est certa porque o artigo *(, M *o, da Bei ,.*(*C4(, com a redao dada pela Bei (*.23)C*)((, preceitua que, no caso de op+,o pela e;clus,o do direito ao >e*ef<cio de apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o, a al#quota de contribuio ser de (E 3ci*co por ce*to8 i*cide*te so>re o
19 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

limite m<*imo me*sal do salArio de co*tri>ui+,o 3salArio7 m<*imo8, no caso do segurado facultati5o sem renda pr9pria que se dedique e!clusivamente ao trabal%o domstico no Dmbito de sua resid$ncia, desde Cue perte*ce*te a fam<lia de >ai;a re*da0 letra SCT est errada porque as al#quotas podem ser ,+, 4+ ou ((+ do :C; 0 letra S?T est errada porque a al#quota corresponde a *)+ do :C; 0 letra S-T est errada porque o trabal%ador eventual (diarista) contribuinte individual, e, nesse caso, sua al#quota corresponde a *)+ do :C. Ga>arito$ 9

0R- 3a*alista FudiciArio S Area FudiciAria TR .Q Re%i,o CC .0&.8 No caso de op+,o pela e;clus,o do direito ao >e*ef<cio de apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o) o se%urado facultati5o perte*ce*te fam<lia de >ai;a re*da) Cue *,o possuir re*da prIpria e Cue se dediCue e;clusi5ame*te ao tra>alDo dom?stico *o Tm>ito de sua resid6*cia) terA al<Cuota de co*tri>ui+,o i*cide*te so>re o limite m<*imo me*sal do salArio de co*tri>ui+,o de (0) ((+. (P) 5+. (C) ,+. (?) *)+ (-) (5+. Come*tArios Auem quer ser aprovado em concursos deve estar atento a certos detal%es. 6bservem que o assunto relacionado com o sistema de incluso previdenciria para o C= e facultativo com base de clculo e al#quotas diferenciadas foi e!igido em vrios concursos de *)(*. A essa altura al%u?m du5ida Cue essa Cuest,o 5A ser co>rada *o5ame*teU 6 artigo *(, M *o, da Bei ,.*(*C4(, com a redao dada pela Bei (*.23)C*)((, preceitua que, no caso de op+,o pela e;clus,o do direito ao >e*ef<cio de apose*tadoria por tempo de
20 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

co*tri>ui+,o, a al#quota de contribuio ser de (E 3ci*co por ce*to8 i*cide*te so>re o limite m<*imo me*sal do salArio de co*tri>ui+,o 3salArio7m<*imo8, no caso do segurado facultati5o sem re*da prIpria Cue se dediCue e;clusi5ame*te ao tra>alDo dom?stico no Dmbito de sua resid$ncia, desde Cue perte*ce*te a fam<lia de >ai;a re*daGa>arito$ 9

0/- 3FuiG do tra>alDo TRT .0Q Re%i,o CC .0&.8 N#O i*cide co*tri>ui+,o social pre5ide*ciAria so>re a aFuda de custo) pa%a em (0) duas parcelas e recebida por conta do desgaste do autom9vel do empregado, alm das dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (P) duas parcelas e recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, alm das dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (C) parcela Hnica e recebida por conta do desgaste do autom9vel do empregado, alm das dirias para viagens, ainda que e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (?) parcela Hnica e recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, alm das dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (-) duas parcelas e recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, alm das dirias para viagens, ainda que e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. Come*tArios 0 letra S0T est errada porque deve ser em parcela Hnica e sem relao com o desgaste do autom9vel; 0 letra SPT est errada porque a a/uda de custo deve ser paga em parcela Hnica; 0 letra SCT est errada porque a a/uda de custo no tem relao com o desgaste do autom9vel do empregado, alm disso, as dirias no podem e!ceder a 5)+ da remunerao mensal, sob pena da incid$ncia de contribuio pelo valor total; 0 letra S?T est certa porque, em decorr$ncia da sua nature.a i*de*iGatIria, *,o i*te%ram o salrio de contribuio a aFuda de custo, paga em parcela V*ica, recebida e!clusivamente em
21 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, na forma do art. 23) da CBE e as diArias para 5ia%e*s, desde que *,o e;cedam a (0E (cinquenta por cento) da remunerao mensal do empregado; 0 letra S-T est errada porque a a/uda de custo deve ser paga em parcela Hnica e as dirias no podem e!ceder a 5)+ da remunerao mensal. Ga>arito$ D

0'- A co*tri>ui+,o social pre5ide*ciAria de /E) 'E ou &&E so>re o respecti5o salArio7de7co*tri>ui+,o me*sal ? aplicada aos se%urados$ (0) empregado, e!ceto o domstico, e trabal%ador avulso, de forma no cumulativa. (P) empregado, inclusive o domstico, e trabal%ador avulso, de forma cumulativa. (C) empregado, inclusive o domstico, e!ceto o trabal%ador avulso, de forma cumulativa. (?) empregado, inclusive o domstico, e trabal%ador avulso, de forma no cumulativa. (-) empregado domstico, e!ceto a do empregado, e trabal%ador avulso, de forma no cumulativa. Come*tArios 0 contribuio previdenciria do segurado empre%ado, dom?stico, e do a5ulso calculada mediante a aplicao das al#quotas de /E) 'E ou &&E, de forma pro%ressi5a e *,o cumulati5a, sobre o seu salrio de contribuio mensal, conforme o disposto no artigo *), da Bei ,.*(*C4(. Ga>arito$ D

&0- 3t?c*ico FudiciArio TR 4Q Re%i,o CC .0&08 O produtor) o parceiro) o meeiro e o arre*datArio rurais e o pescador artesa*al) >em como os respecti5os cL*Fu%es) Cue e;er+am suas ati5idades em re%ime de eco*omia familiar) sem empre%ados perma*e*tes) co*tri>uir,o para a se%uridade social media*te a (0) contribuio fi!a e predeterminada de dois salrios m#nimos. (P) aplicao de uma al#quota sobre o salrio m#nimo.
22 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(C) contribuio fi!a e predeterminada de um salrio m#nimo. (?) aplicao de uma al#quota sobre o resultado da comerciali.ao da produo. (-) aplicao de uma al#quota sobre o lucro presumido e previamente declarado. Come*tArios :egundo o art. (45, M ,J, da CG, o segurado especial contribui para a seguridade social mediante a aplica+,o de uma al<Cuota so>re o resultado da comercialiGa+,o da sua produ+,o. -ssa contribuio funcionada seguinte forma1 c) *+ da receita bruta da comerciali.ao da sua produo; d) ),(+ da receita bruta da comerciali.ao da sua produo para financiamento das presta"es por acidente de trabal%o; 0specto relevante que o segurado especial tambm poder contribuir facultativamente como contribuinte individual, sendo que, somente nesse caso, ter direito a percepo dos benef#cios previdencirios calculados de acordo com o valor da mdia das suas contribui"es. 8ortanto, embora a contribuio do segurado especial como eCuiparado pessoa Fur<dica seFa compulsIria no entra no clculo da mdia dos seus benef#cios. :ua contribuio s9 ter refle!o na mdia do benef#cio, caso ele e!era a faculdade de contribuir, como pessoa f<sica, da mesma forma que o contribuinte individual pessoa f#sica (*)+ sobre o salrio de contribuio). Ga>arito$ D NUEST#O ./ 3defe*sor pV>lico RO CES4E .0&.8 Acerca do custeio da se%uridade social) Ful%ue o item a>ai;o(( Conforme deciso do :EG, ileg#tima a incid$ncia da contribuio previdenciria sobre o dcimo terceiro salrio. Come*tArios 0o contrrio do que afirma o item dessa questo, a :Hmula K,, :EG, di. que le%<tima a incid$ncia da co*tri>ui+,o
23 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

do

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

pre5ide*ciAria sobre o &21 salArio que possui nature.a salarial. 8ortanto, com essa deciso, o :EG acabou com as controvrsias acerca dessa questo. Ga>arito$ errado

3especialista em pre5id6*cia compleme*tar S 4REHIC CES4E .0&&8 Com rela+,o s *ormas co*stitucio*ais Cue re%em a pre5id6*cia social) Ful%ue o item a se%uir(* 6s gan%os %abituais do empregado, inclusive o valor pago, em din%eiro, a t#tulo de vale transporte, incorporam se ao seu salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benef#cios. Come*tArios :obre esse tema o entendimento do :EG que no incide contribuio previdenciria em relao ao vale transporte, ai*da Cue so>re os 5alores pa%os em di*Deiro (&- 23,.2() ?U (2C)5C*)())0tualmente, acompan%ando o posicionamento do :EG, o :EU tambm considera que, mesmo pa%o em di*Deiro, o vale transporte tem nature.a i*de*iGatIria. Ga>arito$ errado

3FuiG federal &Q Re%i,o CES4E .0&&8 Com refer6*cia ao fi*a*ciame*to da se%uridade social) a*alise o item a>ai;o(L 8ara fins de clculo do salrio de contribuio do segurado empregado, no se admite fracionamento, ra.o pela qual, quando a admisso, a dispensa, o afastamento ou a falta do segurado empregado ocorrer no curso do m$s, o salrio de contribuio ser calculado considerando se o nHmero total de dias do m$s. Come*tArios Auando a remunerao do segurado empregado, inclusive do domstico e do trabal%ador avulso, for proporcio*al ao nHmero de dias trabal%ados durante o m$s ou das %oras trabal%adas durante o dia, o salArio7de7co*tri>ui+,o tam>?m serA proporcio*al) e correspo*derA a remu*era+,o efeti5ame*te pa%a) de5ida ou a ele creditada, observados os valores m#nimos mensal, dirio ou
24 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

%orrio. Ga>arito$ errado

3FuiG federal TR .Q Re%i,o8 Em refer6*cia ao custeio da se%uridade social) Ful%ue os se%ui*tes ite*s(2 8ara o contribuinte individual, estipula se como salrio de contribuio a remunerao auferida durante o m$s em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de sua atividade por conta pr9pria, sem limite, nesse Hltimo caso. Come*tArios -ntende se por salrio de contribuio para o segurado contribuinte individual a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de sua atividade por conta pr9pria, durante o m$s, sempre o>ser5ado o limite m<*imo e mA;imoO limite mA;imo do salrio de contribuio o valor definido, periodicamente, em ato con/unto do Finistrio da Ga.enda (FG) e do Finistrio da 8revid$ncia :ocial (F8:) e rea/ustado na mesma data e com os mesmos #ndices usados para o rea/ustamento dos benef#cios de prestao continuada da 8revid$ncia :ocial (atualmente de &' 4-&(')00). 0 t#tulo de e!emplo, caso a remunerao do contribuinte individual se/a de &' ().))),)) (de. mil reais) em determinado m$s, ai*da Cue decorre*te do e;erc<cio de ati5idade por co*ta prIpria, seu salrio de contribuio ser de &' 2.(54,)) (quatro mil, cento e cinquenta e nove reais) que corresponde ao limite m!imo do :C. Ga>arito$ errado

(5 6 salrio maternidade no tem nature.a remunerat9ria, mas indeni.at9ria, ra.o pela qual no integra a base de clculo da contribuio previdenciria devida pela segurada empregada. Come*tArios 0 legislao previdenciria estabelece que os benef#cios da 8revid$ncia :ocial, nos termos e limites legais, no integram o
25 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

salrio de contribuio, sal5o o salArio7mater*idade. 8ortanto, conforme o te!to literal da lei, o salArio7mater*idade i*te%ra o salArio7de7co*tri>ui+,o. =mportante lembrar que, atualmente, a Furisprud6*cia maForitAria) i*clusi5e o ST@) adota esse posicio*ame*to . Ga>arito$ errado

(K 6 abono recebido em parcela Hnica e sem %abitualidade pelo segurado empregado, previsto em conveno coletiva de trabal%o, no integra a base de clculo do salrio de contribuio. Come*tArios 6 :EG, atravs da :Hmula *2(, entende que incide contribuio previdenciria sobre o abono incorporado ao salrio, por?m se o a>o*o for pa%o em parcela V*ica) de forma e5e*tual) *,o serA co*siderado como parcela i*te%ra*te do salArio7de7 co*tri>ui+,o. 8ara entendermos bem essa questo no concurso, basta observar que tudo depende da %abitualidade ou no do pagamento do abono. Ga>arito$ certo

3FuiG federal TR (Q Re%i,o CES4E .0&&8 Com rela+,o a custeio da pre5id6*cia social e a >e*ef<cios pre5ide*ciArios) Ful%ue os ite*s a>ai;o(3 Com fundamento no princ#pio do equil#brio financeiro atuarial, a /urisprud$ncia do :EU firmou se no sentido de que incide contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias, a despeito de tal verba no se incorporar remunerao para fins de aposentadoria. Come*tArios 8elo contrrio, o :EU e a /urisprud$ncia ma/oritria firmaram entendimento no sentido de considerar i*e;i%<5el a contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias, em ra.o da nature.a indeni.at9ria dessa parcela. Ga>arito$ errado

26 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(, 6 salrio maternidade tem nature.a salarial, motivo pelo qual integra a base de clculo da contribuio previdenciria; por outro lado, no tem nature.a remunerat9ria a quantia paga a t#tulo de au!#lio doena e au!#lio acidente nos quin.e primeiros dias do benef#cio. Come*tArios U comentamos no item (5 que, conforme o te!to literal da lei, apesar de ser um benef#cio previdencirio, o salArio7mater*idade i*te%ra o salArio7de7co*tri>ui+,o. -sse entendimento encontra respaldo tambm *a Furisprud6*cia maForitAria) i*clusi5e do ST@. Auanto ao pagamento feito pela empresa referente aos (5 primeiros dias do au!#lio doena e au!#lio acidente, o ST@ e*te*de Cue esses 5alores *,o i*te%ram o salArio7de7co*tri>ui+,o por no ter a nature.a de retribuio pelos servios prestados pelo empregado (contraprestacional). Ga>arito$ Certo

3t?c*ico superior S ad5o%ado ES CES4E .0&&8 Com rela+,o ao salArio de co*tri>ui+,o e ao custeio do re%ime %eral de pre5id6*cia social) Ful%ue os ite*s su>seCue*tes(4 0s dirias pagas integram o salrio de contribuio pelo seu valor total, quando e!cedentes a 5)+ da remunerao mensal. Come*tArios No integram o salrio de contribuio as dirias para viagens, desde Cue *,o e;cedam a (0E (cinquenta por cento) da remunerao mensal do empregado, pelo seu carter indeni.at9rio. 8ortanto, as dirias que e!cedam a 5)+ da remunerao passam a ter nature.a remunerat9ria, gerando a incid$ncia de contribuio previdenciria pelo seu valor total, e no somente pelo valor que ultrapassar a 5)+ da remunerao. -!emplo1 um empregado recebeu de salrio normal o valor de &' (.))),)) (um mil reais) acrescido de &' K)),)) (seiscentos reais) a t#tulo de dirias, totali.ando &' (.K)),)) (um mil e seiscentos

27 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

reais). Nessa %ip9tese o valor do salrio de contribuio ser de &' (.K)),)) (um mil e seiscentos reais). Ga>arito$ certo

*) 6 salrio de contribuio um instituto de direito previdencirio inaplicvel ao segurado facultativo que no e!erce atividade remunerada. Come*tArios 6 &I8: de nature.a contributiva, portanto, para o segurado facultativo, o salArio7de7co*tri>ui+,o correspo*de ao 5alor por ele declarado, observados os limites m#nimo e m!imo. Ga>arito$ errado

28 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

NUEST:ES SE! CO!ENTJRIOS 0&- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 @o,o mo*tou seu prIprio *e%Icio em .0&0) o>te5e receita >ruta) *o a*o7 cale*dArio a*terior) de RB 20-000)00 3tri*ta mil reais8 e ? opta*te do Simples Nacio*al- @o,o *,o prete*de rece>er apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o- Nessa situa+,o) a co*tri>ui+,o pre5ide*ciAria a ser recolDida por @o,o ? de$ (0) 4+ (nove por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (P) 5+ (cinco por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (C) *)+ (vinte por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (?) ((+ (on.e por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio. (-) ,+ (oito por cento) do limite m#nimo do salrio de contribuio.

0.- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 @os? e;erce a ati5idade de %ar+om) *a Cualidade de empre%ado do Restaura*te O) e rece>eu *o m6s de deGem>ro) al?m do salArio me*sal) o d?cimo terceiro salArio) %orFetas) 5ale7 refei+,o) de acordo com o pro%rama do !i*ist?rio do Tra>alDo) Doras e;tras) 5ale7tra*sporte) *a forma da le%isla+,o prIpria) f?rias i*de*iGadas e respecti5o adicio*al co*stitucio*al- Nessa situa+,o) i*te%ram o salArio de co*tri>ui+,o de @os? (0) o salrio mensal, o dcimo terceiro salrio, as gor/etas e o vale refeio. (P) o dcimo terceiro salrio, as gor/etas, o vale refeio, as frias indeni.adas e o respectivo adicional. (C) o salrio mensal, o dcimo terceiro salrio, as gor/etas e as %oras e!tras. (?) o salrio mensal, o vale transporte, o dcimo terceiro salrio e o vale refeio. (-) o salrio mensal, as frias indeni.adas e respectivo adicional e o vale refeio.

02- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 Em rela+,o s co*tri>ui+Kes pre5ide*ciArias de5idas pelos co*tri>ui*tes da 4re5id6*cia Social) ? correto afirmar Cue (0) o pra.o de vencimento da contribuio das empresas no dia () de cada m$s. (P) o empregado domstico deve recol%er sua contribuio at o dia () de cada m$s. (C) o segurado especial est dispensado de recol%$ las.
29 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(?) presume se o recol%imento das contribui"es do empregado. (-) presume se o recol%imento das contribui"es do trabal%ador eventual.

04- 3t?c*ico do se%uro social INSS .0&.8 Em rela+,o s co*tri>ui+Kes pre5ide*ciArias) assi*ale a alter*ati5a correta(0) 0 contribuio da empresa para financiamento da aposentadoria especial tem al#quotas variveis de do.e, nove ou seis pontos percentuais. (P) 6 pequeno produtor rural est isento de recol%imento da contribuio. (C) 6 empregado, em qualquer caso, recol%e o percentual de ((+ (on.e por cento) sobre o salrio de contribuio. (?) 6 trabal%ador aut7nomo no est obrigado a recol%er contribuio. (-) 6 empregador domstico recol%e o mesmo percentual de contribuio que as empresas em geral.

0(- 3FuiG do tra>alDo TRT &Q Re%i,o CC .0&.8 E*te*de7se por salArio7de7co*tri>ui+,o) (0) para contribuinte individual e segurado facultativo, o valor livremente declarado no m$s, observados os limites m#nimo e m!imo. (P) para o empregado domstico, a remunerao formalmente registrada na CE8:, no incidindo contribui"es sobre valores diretamente pagos em din%eiro, desde que clara e inequivocamente assim ten%a sido a/ustado. (C) para empregado e aut7nomo, o salrio auferido em uma ou mais empresas, a qualquer t#tulo e valor, durante o m$s, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio da empresa tomadora. (?) para empregado e avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, a qualquer t#tulo, durante o m$s, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio da empresa. (-) para empregado e avulso, a remunerao auferida em uma ou mais empresas, a qualquer t#tulo e valor, durante o m$s, e!clusivamente pelos servios efetivamente prestados.

0P- 3FuiG do tra>alDo TRT &Q Re%i,o CC .0&.8 4ode optar pela prote+,o pre5ide*ciAria m<*ima) com e;clus,o do direito ao >e*ef<cio de apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o) 5isa*do pa%ar co*tri>ui+,o pre5ide*ciAria me*sal pela al<Cuota de
30 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

ape*as (E i*cide*te so>re o limite m<*imo me*sal do salArio7 de7co*tri>ui+,o) o perte*ce*te a fam<lia de >ai;a re*da *a co*di+,o de se%urado (0) empregado ou avulso. (P) facultativo sem renda pr9pria, que se dedique e!clusivamente ao trabal%o domstico no Dmbito de sua resid$ncia. (C) empregado domstico. (?) contribuinte individual que trabal%e por conta pr9pria, sem relao de trabal%o com empresa ou equiparado. (-) contribuinte individual, desde que enquadrado como diarista domstico eventual.

0R- 3a*alista FudiciArio S Area FudiciAria TR .Q Re%i,o CC .0&.8 No caso de op+,o pela e;clus,o do direito ao >e*ef<cio de apose*tadoria por tempo de co*tri>ui+,o) o se%urado facultati5o perte*ce*te fam<lia de >ai;a re*da) Cue *,o possuir re*da prIpria e Cue se dediCue e;clusi5ame*te ao tra>alDo dom?stico *o Tm>ito de sua resid6*cia) terA al<Cuota de co*tri>ui+,o i*cide*te so>re o limite m<*imo me*sal do salArio de co*tri>ui+,o de (0) ((+. (P) 5+. (C) ,+. (?) *)+ (-) (5+.

0/- 3FuiG do tra>alDo TRT .0Q Re%i,o CC .0&.8 N#O i*cide co*tri>ui+,o social pre5ide*ciAria so>re a aFuda de custo) pa%a em (0) duas parcelas e recebida por conta do desgaste do autom9vel do empregado, alm das dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (P) duas parcelas e recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, alm das dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (C) parcela Hnica e recebida por conta do desgaste do autom9vel do empregado, alm das dirias para viagens, ainda que e!cedam a 5)+ da remunerao mensal. (?) parcela Hnica e recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, alm das dirias para viagens, desde que no e!cedam a 5)+ da remunerao mensal.

31 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(-) duas parcelas e recebida e!clusivamente em decorr$ncia de mudana de local de trabal%o do empregado, alm das dirias para viagens, ainda que e!cedam a 5)+ da remunerao mensal.

0'- A co*tri>ui+,o social pre5ide*ciAria de /E) 'E ou &&E so>re o respecti5o salArio7de7co*tri>ui+,o me*sal ? aplicada aos se%urados$ (0) empregado, e!ceto o domstico, e trabal%ador avulso, de forma no cumulativa. (P) empregado, inclusive o domstico, e trabal%ador avulso, de forma cumulativa. (C) empregado, inclusive o domstico, e!ceto o trabal%ador avulso, de forma cumulativa. (?) empregado, inclusive o domstico, e trabal%ador avulso, de forma no cumulativa. (-) empregado domstico, e!ceto a do empregado, e trabal%ador avulso, de forma no cumulativa.

&0- 3t?c*ico FudiciArio TR 4Q Re%i,o CC .0&08 O produtor) o parceiro) o meeiro e o arre*datArio rurais e o pescador artesa*al) >em como os respecti5os cL*Fu%es) Cue e;er+am suas ati5idades em re%ime de eco*omia familiar) sem empre%ados perma*e*tes) co*tri>uir,o para a se%uridade social media*te a (0) contribuio fi!a e predeterminada de dois salrios m#nimos. (P) aplicao de uma al#quota sobre o salrio m#nimo. (C) contribuio fi!a e predeterminada de um salrio m#nimo. (?) aplicao de uma al#quota sobre o resultado da comerciali.ao da produo. (-) aplicao de uma al#quota sobre o lucro presumido e previamente declarado. NUEST#O ./ 3defe*sor pV>lico RO CES4E .0&.8 Acerca do custeio da se%uridade social) Ful%ue o item a>ai;o(( Conforme deciso do :EG, ileg#tima a incid$ncia da contribuio previdenciria sobre o dcimo terceiro salrio.

3especialista em pre5id6*cia compleme*tar S 4REHIC CES4E .0&&8 Com rela+,o s *ormas co*stitucio*ais Cue re%em a pre5id6*cia social) Ful%ue o item a se%uir32 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(* 6s gan%os %abituais do empregado, inclusive o valor pago, em din%eiro, a t#tulo de vale transporte, incorporam se ao seu salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benef#cios.

3FuiG federal &Q Re%i,o CES4E .0&&8 Com refer6*cia ao fi*a*ciame*to da se%uridade social) a*alise o item a>ai;o(L 8ara fins de clculo do salrio de contribuio do segurado empregado, no se admite fracionamento, ra.o pela qual, quando a admisso, a dispensa, o afastamento ou a falta do segurado empregado ocorrer no curso do m$s, o salrio decontribuio ser calculado considerando se o nHmero total de dias do m$s.

3FuiG federal TR .Q Re%i,o8 Em refer6*cia ao custeio da se%uridade social) Ful%ue os se%ui*tes ite*s(2 8ara o contribuinte individual, estipula se como salrio de contribuio a remunerao auferida durante o m$s em uma ou mais empresas ou pelo e!erc#cio de sua atividade por conta pr9pria, sem limite, nesse Hltimo caso. (5 6 salrio maternidade no tem nature.a remunerat9ria, mas indeni.at9ria, ra.o pela qual no integra a base de clculo da contribuio previdenciria devida pela segurada empregada. (K 6 abono recebido em parcela Hnica e sem %abitualidade pelo segurado empregado, previsto em conveno coletiva de trabal%o, no integra a base de clculo do salrio de contribuio.

3FuiG federal TR (Q Re%i,o CES4E .0&&8 Com rela+,o a custeio da pre5id6*cia social e a >e*ef<cios pre5ide*ciArios) Ful%ue os ite*s a>ai;o(3 Com fundamento no princ#pio do equil#brio financeiro atuarial, a /urisprud$ncia do :EU firmou se no sentido de que incide contribuio previdenciria sobre o tero constitucional de frias, a despeito de tal verba no se incorporar remunerao para fins de aposentadoria. (, 6 salrio maternidade tem nature.a salarial, motivo pelo qual integra a base de clculo da contribuio previdenciria; por outro
33 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

lado, no tem nature.a remunerat9ria a quantia paga a t#tulo de au!#lio doena e au!#lio acidente nos quin.e primeiros dias do benef#cio.

3t?c*ico superior S ad5o%ado ES CES4E .0&&8 Com rela+,o ao salArio de co*tri>ui+,o e ao custeio do re%ime %eral de pre5id6*cia social) Ful%ue os ite*s su>seCue*tes(4 0s dirias pagas integram o salrio de contribuio pelo seu valor total, quando e!cedentes a 5)+ da remunerao mensal. *) 6 salrio de contribuio um instituto de direito previdencirio inaplicvel ao segurado facultativo que no e!erce atividade remunerada.

34 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

GA9ARITO

)( R P

)* R C

)L R ?

)2 R 0

)5 R ?

)K R P

)3 R P

), R ?

)4 R ?

() R ?

(( R -

(* R -

(L R -

(2 R -

35 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

DIREITO PREVIDENCIRIO PACOTE DE TEORIA E QUESTES PARA ANALISTA DO INSS PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(5 R -

(K R C

(3 R -

(, R C

(4 R C

*)

At? a prI;ima aula e >o*s estudos a todos-

36 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodos on !"sos. o#.$"

Anda mungkin juga menyukai