Anda di halaman 1dari 10

1

A Literatura de Dalcdio Jurandir no Primeiro Romance Moderno da Amaznia: Chove nos Campos de Cachoeira.

Brayna Cardoso1

Resumo O presente artigo traz um estudo a respeito de Dalcdio Jurandir, autor paraense que permanece ignorado pelos crticos literrios, classificado como regionalista menor, e sua obra Chove nos Campos de Cachoeira, a primeira do Ciclo Extremo Norte, escolhida devido a pouca divulgao da literatura dalcidiana. Palavras-chave: Dalcdio Jurandir; Chove nos Campos de Cachoeira; Romance Moderno.

Abstract This article presents a study about Dalcdio Jurandir, author of State of the Par, wich remains ignored bay literary critics, classified as minor regionalist and his work in the Fields of Rain Falls, the first cycle of the Far North, chose do the lack of disclosure literature dalcidiana. Keywords: Dalcdio Jurandir, Fields of the Rain Falls, Modern Romance.

Graduanda em Letras Habilitao em Lngua Portuguesa pela Universidade Federal do Par (UFPA). E-mail: brayna.cardoso@abaetetuba.ufpa.br

1 Introduo

Chove nos campos de Cachoeira/ E Dalcdio Jurandir j morreu Chove sobre a campa de Dalcdio Jurandir/ E sobre qualquer outra campa A chuva no um eplogo,/ Tampouco significa sentena ou esquecimento... Falei em Dalcdio Jurandir.

Carlos Drummond de Andrade A escolha por Dalcdio Jurandir e sua obra Chove nos Campos de Cachoeira faz-se bastante pertinente no cenrio da literatura. Um escritor admirvel, disciplinado que construiu suas obras nos moldes da cultura amaznica no merece cair no esquecimento, por isso, necessrio esse resgate, pois um autor desse patamar no deve ser excludo das rodas literrias e nem est inacessvel ao leitor comum, visto que seus romances merecem uma maior divulgao e leitura. A biografia deste autor ressalta o quanto sua obra tem de qualidade literria e de aceitao por seus colegas escritores. O objetivo deste artigo fazer um estudo suntuoso do autor e de sua obra analisando, caracterizando e referenciando cada ponto relevante a essa produo, a fim de que se tenha um contedo bastante produtivo a respeito dessa abordagem. Cinquenta anos de trabalho literrio abarcam a carreira deste autor, desde 1929, ano da primeira verso de Chove nos Campos de Cachoeira a 1979, data do seu falecimento. O ciclo do Extremo Norte, conjunto de dez livros, romances amaznicos, criados pelo autor ajudam a redimensionar a Amaznia para o restante do Brasil, atravs da literatura de fico. A regio norte batiza a fico literria em antes e ps Dalcdio Jurandir, j que, fazer a leitura dessas obras requer um mergulho pelo universo emocional, fazendo com que cada leitor faa a sua interpretao particular a partir do objeto lido, objeto este, que retrata os sentimentos humanos, o cotidiano e os aspectos regionais. Os comentrios tecidos por Paulo Nunes a respeito do romance rio da Amaznia, produzido por um ndio sutil, denominao que Jorge Amado atribua ao autor de Chove nos Campos de Cachoeira, o cenrio de xtases e conflitos constantes. A obra flui no remanso das mars amaznicas, como disse Massaud Moiss, em a Histria da Literatura Brasileira um roman-fleuve (romance-rio).

Dalcdio Jurandir representa o regionalismo amaznico, mais precisamente o paraense. Concebeu e executou, com mo de ferro, um ciclo, o do Extremo Norte (...) Painel da terra e gente do Maraj e Belm do Par, a srie define se como um romance rio, ou melhor, uma novela rio, por sinal desenrolada beira do rio. Vasta narrativa de aprendizagem, obedece ao fluxo histrico do tempo, com personagens recorrentes, em meio a outras que saem de cena aps cumprir o seu papel... (Moiss apud Nunes: 200: 30)

Nesse conjunto romanesco, Alfredo, filho de D. Amlia (uma negra) com o Major Alberto (branco, representante da aristocracia decadente do Maraj), perpassa por vrias fases de sua vida, da infncia maturidade, essa evoluo representa a transmutao da regio amaznica. Quem pensa em est diante de um romancista que reala a faceta extica da floresta equatorial, de fato, engana-se. Os romances do Extremo Norte so universais, uma vez que desnudam diante do leitor conflitos humanos como a solido, o cime, a inveja, o amor, a disputa pelo poder. Tudo a partir de uma potica do romance que associa os nveis popular e literrio de linguagem.

2 Desenvolvimento

2.1 E o que dizer de Dalcdio?. Nestas pginas em branco discorro sobre o poeta.

Dalcdio Jurandir Ramos Pereira nasceu na Vila de Ponta de Pedras, Ilha de Maraj, em dez de janeiro de mil novecentos e nove, e faleceu no Rio de Janeiro, em dezesseis de junho de mil novecentos e setenta e nove, acometido pela doena chamada mal de Parkinson, a qual o autor considerava cruel, pois afetava o que era sua riqueza nica: o crebro. A trajetria de vida do autor foi marcada por trabalhos na rea de educao, atuao esquerdista, e a atividade jornalstica emparelhada produo de vasta obra literria. Membro

ativo do partido comunista participou ativamente do Movimento da Aliana Nacional Libertadora, e por isso, foi preso diversas vezes. Trabalhou como revisor na revista Fon-Fon. Escreveu para vrios jornais e revistas: O Radical, Diretrizes, Dirio de Notcias, Correio da Manh, Tribuna Popular, O Jornal, O Cruzeiro e A Classe Operria. No seminrio Para Todos, trabalhou como redator, sob a direo de Jorge Amado, e foi reprter no jornal Imprensa Popular. Suas obras publicadas detiveram-se em uma coletnea de dez livros, nomeados Srie do Extremo Norte, so eles: Chove nos Campos de Cachoeira (1941), Maraj (1947), Trs Casas e um Rio (1958), Belm do Gro Par (1960), Passagem dos Inocentes (1963), Primeira Manh (1963), Ponte do Galo (1971), Os Habitantes (1976), Cho dos Lobos (1976) e Ribanceira (1978). Tambm foi publicado um livro intitulado Linha do Parque (1951), que faz parte da Srie Extremo Sul. Vale ressaltar que suas obras no foram publicadas somente no Brasil, outros pases foram contemplados com algumas de suas publicaes. O autor obteve o primeiro lugar com o livro Chove nos Campos de Cachoeira no concurso literrio institudo pelo jornal Dom Casmurro e pela Editora Vecchi, concorrendo com quase uma centena de escritores. Faziam parte da comisso julgadora: Jorge Amado, lvaro de Moreyra, Oswald de Andrade e Raquel de Queiroz. Outros livros tambm foram premiados e receberam certo reconhecimento. A Academia Brasileira de Letras concedeu ao autor o Prmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Houve publicaes pstumas como Passagem dos Inocentes (1984), Chove nos Campos de Cachoeira (1991), Maraj (1992), Trs Casas e Um Rio (1994), Belm do Gro Par (2004), Dalcdio Jurandir Romancista da Amaznia Ensaio Biogrfico (2006). Ele concorreu com outras personalidades ao ttulo de Paraense do Sculo; foi homenageado com a realizao do Colquio Dalcdio Jurandir, em comemorao aos 60 anos da primeira publicao de Chove nos Campos de Cachoeira; foi patrono da VIII Feira PanAmaznica do Livro; o Governo do Estado do Par institui o Prmio de Literatura Dalcdio Jurandir; Houve a comemorao do Centenrio do escritor e nesse perodo foram realizadas campanhas para que todos os seus livros fossem novamente publicados. O autor faz parte do grito do absurdo na literatura moderna brasileira, visto atravs do grito do personagem Eutanzio em Chove nos Campos de Cachoeira. Foi um leitor exmio do romance do sculo XIX, mais precisamente do romance russo, envolvido com o ideal da

objetividade do estilo realista / naturalista, porm sensvel ao mundo subjetivo e psicolgico de Dostovieski, buscando seu caminho prprio na poesia do dar a ver (Joo Cabral de Melo Neto), atribuindo a sua obra uma visibilidade externa. E isso, refletiu no ttulo escolhido para sua coletnea, Ciclo do Extremo Norte, por uma necessidade cultural-ideolgica (programa literrio) e uma visibilidade interna (humanizada e universal), visando busca de uma terceira visibilidade, a visibilidade potica da palavra. Trs caractersticas marcam a obra literria como sui generis: a linguagem altamente potica, o recurso lingustico moderno o discurso indireto livre e o tempo da narrao / narrativa, a exemplo a forma como o tempo passa em Chove nos Campos de Cachoeira somente trs a quatro meses passam e na verdade s quatro dias constroem o plano da narrao. Quando citado na Literatura Brasileira aparece como regionalista menor, tendo sua obra surgida na segunda fase do modernismo, junto com grandes nomes da fico, que escreviam sobre as regies mais longnquas do Brasil como Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e outros. Em sua obra explora a regio e seus habitantes, uma literatura que vai alm da Amaznia retratada nas cartas de Euclides da Cunha, revela outro mundo, o das pessoas comuns de uma vila em meio a uma ilha, com suas introspeces e desejos, emblemas estes que circundam a narrativa. Olinda Batista Assmar diz que a obra reconstitui, de forma documental, o passado amaznico do sculo XX, introduzindo ao cenrio brasileiro uma fico com uma narrativa ainda mais intrigante (...) A tcnica da narrativa, com a apropriao da oralidade e do cotidiano, instaurou a modernidade na Amaznia. (ASSMAR, 2003, p. 13). Dalcdio adentrou a literatura brasileira colaborando com obra de qualidade, configurando uma fico de esttica unida realidade social amaznica. Surgiu como um dos grandes representantes da segunda fase do modernismo, o principal na literatura moderna da regio norte.

2.2 O Modernismo No Romance Amaznico: Chove Nos Campos de Cachoeira.

A obra foi escrita no perodo entre guerras, segundo Jurandir ela incorpora o esprito da poca, aparecendo de forma bem marcante a morte; tem uma amplitude mais elevada que essa declarao base temtica que envolve Alfredo na fico, a qual o autor denominou de texto embrio. Momento em que os prosadores voltam-se para os problemas sociais, polticos e econmicos, visto que a narrativa, tambm, foi produzida aps o perodo do boom da borracha, uma poca de decadncia para o Par, mais especificamente para o municpio de Belm, com essa problemtica os escritores imprimem em suas obras as questes voltadas para o lado espiritual e humano. Tomado pelas ideias modernas Dalcdio criou a fico dos homens amazonidas, brasileiros desconhecidos e de ps no cho, sem deixar cair numa folclorizao ou exotizao da Amaznia. Dalcdio Jurandir escritor bom demais para se deixar cair nessa armadilha, o que seria (...) mais empobrecedor. (SENNA e PEREIRA, 2004, p. 21). A narrativa dividida em vinte captulos, todos vm com subttulo, trazendo em algumas personagens femininas que destacam-se no desenrolar da narrativa, como Clara, Felcia e Irene, amada de Eutanzio. O autor recria a Vila de Cachoeira atravs da sua rica imaginao e percepo literria. A obra apresenta uma mostra da linguagem potica dalcidiana marcada pelos domnios de expresses lingusticas e espaciais. O primeiro protagonista Alfredo, filho de uma mestia e um aristocrata decadente, como forma de escape da vida marajoara ele tem um caroo de tucum, o qual leva-o a outras paisagens e sonhos de outra vida, pelos olhares deste personagem vidas inteiras passaram e por suas percepes de garoto muitas deixaram-lhe marcas. O segundo protagonista Eutanzio, irmo mais velho de Alfredo, homem de quase quarenta anos, frustrado por no conseguir fazer de sua vida a realizao de seus sonhos. D. Amlia a me de Alfredo, a mestia deseja um futuro melhor para o filho e quer que ele v estudar em Belm, porm espera que atitude seja tomada por seu marido o Major Alberto, pois a mesma est em posicionamento inferior em relao ao seu esposo, no por questo de submisso hierrquica entre marido e mulher, mas, por uma questo de ordem

social, ele detentor de um cargo pblico e ela uma seringueira, cercada de preconceitos. Nota-se pela passagem em que pela voz do narrador, as filhas do major expem sua opinio: Era uma pretinha. Se ainda fosse pessoa de qualidade... Mas uma pretinha de ps no cho! Seu pai estava de cabea virada para uma negra. (JURANDIR, 1995, p. 78). O major cercado de desconfianas, devido acumular dois cargos pblicos, vive em um chal protegido das nuances da natureza, um sonhador, todavia, faz projetos e no os concretiza, comparado aos ribeirinhos tem uma boa vida. No passado casou-se e depois ficou vivo, desta unio restaram os quatro filhos, trs meninas que vivem na vila de Mau e Eutanzio. Alfredo tem uma irm Mariinha, quando pequeno ficou aos cuidados de Nh Lucola, a qual tinha o desejo de que no futuro ele a reconhecesse como me, pois ela dedica-se totalmente ao garoto. No ncleo de Nh Lucola tem as histrias da me falecida Si Roslia, os irmos Didico, Ezequias, Rodolfo e Dad. O casal Joo e ngela, importante num desfecho de correspondncias tendo, como intermediador, Eutanzio, o qual invejou esse amor, ao escrever as cartas desejava colocar nelas todo o seu sentimento por Irene. Um ncleo que perpassa com muita mincia no romance o da casa de D. Dejanira e Seu Cristovo, onde moram as gmeas Roslia e Irene, filhas de D. Tomzia a comadre de Eutanzio, Duduca, Henriqueta, Cristino, Raquel e Bita. Ainda sem ser propriamente um ncleo, h destaque para a prostituta Felcia, o juiz substituto Dr. Campos e o pescador Dionsio. Em Belm, nas lembranas de Alfredo, me Ciana, Gualdina, Ulisses e Sevico. Ainda, Clara, amiga de Alfredo, passa pela narrativa numa das partes mais poticas do livro. Alguns personagens compem a obra, com um papel bem definido que marca a sua funo na histria, e logo aps desaparecem. A narrativa pauta-se ora em torno de Alfredo ora em torno de Eutanzio, mostrando toda a dinmica de seus ncleos. A narrativa trata de muitos motivos sociais, o contexto narrativo abarca muitas questes da formao nacional, sua identidade e histria. Tambm retrata as questes polticas locais e jurdicas.

A histria ainda acarreta as doenas que se alastram pela populao, como exemplos a gripe espanhola, a sfilis, fatos esses direcionados a datar o romance, pois no sculo XIX estes males acometiam o territrio nacional; a ideia das doenas ligavam-se ao clima tropical e ao misticismo de conotaes morais. A sfilis tem grande significao na obra, pois leva Eutanzio a morte e causa bastante medo em Ezequiel que acaba se suicidando, porque estava leproso, tinha tanto medo da sfilis que acabou esquecendo dos outros males que afetavam a sociedade, e isto comprova-se pela seguinte passagem: A sfilis, a sfilis! Ia procurar seu Ribeiro para comprar alguma novidade farmacutica contra o flagelo da humanidade. (JURANDIR, 1995, p. 216) Ao longo do enredo sempre exposta a expectativa de Alfredo ir para Belm e seus sonhos embalados pelo caroo de tucum. Tambm o desenrolar da doena de Eutanzio, que no se preocupa consigo e at o final da vida pensa em Irene num martrio de dor e amor. H muito na narrativa de dualismo, principalmente nos prprios protagonistas Alfredo e Eutanzio. Olinda Assmar apresenta o antagonismo desses autores com as seguintes palavras

A dualidade conceptual do universo dos personagens leva os a caminhos opostos: Alfredo caminha em direo vida, Eutanzio, morte. Ademais os interesses tambm so diferentes, seja pela diferena idade, seja pelo lado potico de cada um. Enquanto o primeiro faz da vida uma poesia, o segundo uma apologia a morte. (ASSMAR, 2003, p.146)

Apresentado como obra do romance de trinta, Chove nos Campos de Cachoeira, apresenta o narrador em terceira pessoa, onisciente, com discurso indireto livre. A localizao no urbana do enredo e o uso da oralidade; a despreocupao com a formao sinttica so caractersticas que compem o estilo moderno. Por conveno literria temos a caracterstica da verossimilhana, o narrador envolve seu leitor nas idas e vindas do enredo. A fico sentida como algo que realmente aconteceu, afirma Umberto Eco: A obra de fico nos encerra nas fronteiras de seu mundo e, de uma forma ou de outra, nos faz leva-la a srio (ECO, 1994, p. 84).

O narrador detalhista em suas descries, nas escolhas de termos determinados para o uso, na escolha do lxico peculiar da regio amaznica e o uso de uma sintaxe popular.

3 Consideraes Finais

Dalcdio de Jurandir deixou um conjunto de obras que ainda esto por ser divulgado ao pblico leitor. Em sua obra o autor observa a sociedade decadente, principalmente nas instituies familiares e Estado num enfoque de desconstruo. O passado, a tradio, o primitivo so representados como fontes de um sentimentalismo original, passando a ser incorporado como novos elementos modernos. Neste sentido, a obra literria, e particularmente dalcidiana, representa um acervo inestimvel e um modo de acesso privilegiado. A profundidade com que Jurandir retrata a cultura popular do Maraj, incluindo suas lendas e mitos, faz muito mais que uma descrio, mas um resgate fundamental para a preservao da cultura amaznica marajoara. Sua obra significa uma importantssima transio da oralidade para o texto escrito. O autor mostrou a Amaznia e o amazonida em sua totalidade, fez mais que um romance, trabalhou a figura do homem estendendo essa anlise alm das fronteiras dos conflitos sociais, atingindo as reflexes humanas. Sendo assim a obra cumpre sua funo de romance moderno como meio de expresso da literatura, tanto como instrumento de evaso, como crtica social.

10

Referncias ASSMAR, Olinda Batista. Dalcdio Jurandir: Um olhar sobre a Amaznia. Rio de Janeiro: Galo Branco, 2003. Dalcdio Jurandir. Disponvel em <http://www.amigosdolivro.com.br/ lermais_materias. php>. Acesso em 04 jul. 2011. ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da fico. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. 158 p. JURANDIR, Dalcdio. Chove nos Campos de Cachoeira. 4 ed. Belm: Cejup, 1995. Edio Crtica Chove nos Campos de Cachoeira / Rosa Assis. Belm: UNAMA, 1998. MOISES, Massaud. Histria da Literatura Brasileira. Vol. V. 3 Ed. Cultrix. So Paulo. NUNES, Paulo. Aquonarrativa ou o Encharcar se na Potica de Dalcdio Jurandir. Disponvel em <http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/23.pdf>.

Acesso em 04 jul. 2011. PRESSLER, Gunter. Dalcdio Jurandir A Escrita do Mundo Marajoara No Regional, Universal. Disponvel em <http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no2_27. pdf>. Acesso em 04 jul. 2011. SANTOS, Isabel. Chove nos Campos de Cachoeira: O Primeiro Romance Moderno da Amaznia. Disponvel em <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29095/

000775555.pdf>. Acesso em 04 jul. 2011.

Anda mungkin juga menyukai