Anda di halaman 1dari 97

EXPERIMENTOS DIDTICOS

NO ENSINO DE FSICA

Gerais: Construir experimentos didticos para aplicao imediata na sala de aula, instigando a motivao e participao dos alunos na relao ensino-aprendizagem. Especficos: Estimular o ensino da Fsica com a participao efetiva por parte dos alunos, instrumentalizar experimentos didticos tendo em vista discutir os fenmenos fsicos envolvidos na experincia, tornar agradvel o ensino de Fsica, construir e aplicar experimentos didticos em Fsica e ressuscitar os laboratrios de ensino de Fsica nas escolas de ensino mdio.

EXPERIMENTO 1

DISCO FLUTUANTE a influncia do Atrito no Movimento


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Um pedao de papelo Desse tipo usado em embalagens grosseiras para artigos de supermercado. Cartolina Uma caneta esferogrfica Usamos da marca BIC, sem necessidade da carga. Bexiga Fita adesiva Cola

OBJETIVO
Mostrar a influncia que o atrito exerce sobre o movimento de um objeto.

CONTEXTO
O Princpio da Inrcia, ou Primeira Lei de Newton, diz que "um objeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo tambm ser o de repouso, se no houver a ao de foras externas". E o atrito, ou melhor, as foras de atrito, so na maioria dos casos, as responsveis pelo fato de que no se observa comumente um objeto se deslocando continuamente sem a ao de uma outra fora propulsora. Este experimento serve para mostrar que quando posto em movimento, um objeto desloca-se por distncias maiores se so removidas fontes de atrito. Quanto mais fontes se remover, maior ser a distncia percorrida. Se removermos todas as fontes de atrito, ento plausvel que o objeto se desloque para sempre.

EXPLICAO CONCEITUAL DO EXPERIMENTO


O experimento consiste de um disco de papelo preparado de tal modo que possa ser acoplado um balo de borracha (bexiga) cheio de ar. Quando liberado, o ar contido na bexiga deve sair pela parte de baixo do disco (aquela que fica em contato com a superfcie de um piso ou mesa). Primeiramente usa-se o disco sem o balo acoplado. Atravs de petelecos, tenta-se pr o disco em movimento. Observa-se a distncia percorrida, que vai depender da rugosidade das duas superfcies em contato: a do disco e a da mesa ou piso. Ao se acoplar o balo e permitir a sada do ar, o mesmo peteleco aplicado ao disco aumenta sensivelmente a distncia percorrida. A ideia explorar este aumento de distncia percorrida como consequncia direta da diminuio do atrito entre o disco e a superfcie da mesa devido camada de ar que existe agora entre as duas superfcies. O atrito entre cada superfcie e o ar bem menor que entre as duas superfcies. No entanto, a incluso do balo traz uma nova fonte de atrito para o conjunto disco+balo, que a resistncia do ar ao movimento do balo. O fato que o atrito total do conjunto ainda menor que o atrito do disco sozinho. por isto que aparatos mais sofisticados que aproveitam "colches" de ar e dispensam o uso do balo, so mais eficazes. Com o tempo, o ar do balo dend a diminuir e o movimento, por sua vez, tente a acabar. Basta simplesmente encher novamente o balo com ar e acopl-lo novamente ponta da caneta.

MONTAGEM

Corte o papelo em forma de disco, com um dimetro aproximadamente de 10 cm e com um furo no centro de aproximadamente 2mm de dimetro.

Corte trs discos de cartolina: o primeiro com aproximadamente 6 cm de dimetro e um furo central de 2mm de dimetro; o segundo e o terceiro com 4 e 2 cm de dimetro, respectivamente, com furos centrais com o mesmo dimetro do corpo da tampa do fundo da caneta BIC (aproximadamente 4 mm).

Cole o maior crculo de cartolina, sobre o papelo, de forma que os furos centrais coincidam. Faa um furo no fundo da tampinha vedante da caneta BIC (a tampinha do fundo da caneta), com um alfinete com aproximadamente 2 mm de dimetro. Cole a tampinha de base para baixo sobre o primeiro pedao de cartolina j colado anteriormente, de forma a coincidirem os furos centrais. Encaixe e cole sobre a tampinha o segundo e o terceiro discos de cartolina.

Depois de colado e bem seco, o conjunto ficar com o seguinte aspecto:

Para vedao, cole um pedao de fita adesiva no furo existente no tubo da caneta. Prenda a bexiga no fundo do tubo da caneta, tambm com fita adesiva. Toda vez que precisar encher a bexiga, basta retirar o tubo da caneta do encaixe.

COMENTRIO

A escolha do papelo uma parte delicada. Ele no pode ser muito pesado, o que ocorre com alguns tipos.

ESQUEMA GERAL DA MONTAGEM

EXPERIMENTO 2

LIXA a influncia do tipo de superfcie no atrito


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Uma caixa de Se trata de um daqueles estojos para giz que os professores geralmente usam, mas giz qualquer objeto de forma, peso e textura similar deve servir. Os elsticos rolios so os mais sensveis, mas caso no tenha em mos, tambm Um elstico fino servir um chato. Tanto um, como outro podem ser encontrados em lojas de armarinho. Uma folha de Sulfite, almao, cartolina, dobradura... papel Fita adesiva Uma folha de Recomendamos uma lixa d'gua nmero 180. Caso, no consiga este modelo, d lixa preferncia folha de lixa mais lisa possvel que achar. Uma tachinha Tambm conhecida como percevejo.

OBJETIVO
O experimento mostra que a fora de atrito depende das superfcies dos objetos em contato.

CONTEXTO
Pelo princpio da inrcia, um objeto em movimento tende a permanecer em movimento a menos que uma fora o pare. Imagine um carro se movendo em linha reta com velocidade constante ao longo de uma pista plana. Em determinado instante o motorista deixa de pisar no acelerador do carro e, atravs do cmbio, "corta" a conexo do motor com as rodas ("ponto morto"). O carro segue livre da fora do motor que o impulsionava. Ento, pelo princpio da inrcia, ele nunca pararia. Mas pra; sem que bata, seja freado ou algum o empurre. A fora que o faz parar vem do atrito do carro com o ar e com o cho. Visto pelo microscpio, as superfcies do pneu e do asfalto so rugosas como a figura abaixo mostra.

Figura 1

Entre as superfcies, pequenas "soldas" acontecem nos pontos de contato. Cada "solda" faz surgir uma pequena fora contrria ao movimento do objeto (ou quando ele tenta sair do repouso). Aquelas foras microscpicas somadas criam uma fora relevante. Esse tipo de fora comum pois as coisas esto sempre em contato umas com as outras. Chamamos essas foras que se opem ao movimento de foras de atrito, pois sempre fazem com que o objeto tenda a parar. possvel sentir esta fora enquanto tentamos pr um objeto em movimento. Como surge do contato entre as superfcies, essa fora vai depender apenas da natureza delas e do peso do objeto (j que quanto maior a fora que junta os dois objetos, mais "soldas" acontecero). por isso que mais fcil empurrar um guarda roupa ou uma cmoda sobre um piso encerado do que num cimentado: o piso encerado produz "soldas" mais fracas que o cimentado.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste em uma caixa de giz puxada por um elstico sobre duas superfcies diferentes: uma folha de papel e uma folha de lixa. As soldas microscpicas surgem do contato entre as rugosidades das superfcies (veja a Figura 1). Logo, de se esperar que quanto menos falhas e "rugas" a superfcie tiver, menos "soldas" acontecero. Isto quer dizer que quanto mais lisa e uniforme forem as superfcies dos objetos em contato, menos soldas acontecero. E como a fora de atrito nasce dessas soldas microscpicas, chega-se a concluso que quanto mais lisa for uma superfcie, menos atrito aparecer entre os objetos em contato. A superfcie do papel visivelmente mais lisa que a superfcie da lixa. Acontecero muito mais soldas microscpicas da caixa com a folha de lixa do que com a folha de papel. Logo a fora de atrito que aparecer ao puxar a caixa sobre a folha de lixa, ser muito maior do que quando estiver sobre a folha de papel. Quando se pe a caixa sobre o papel ou a lixa e puxa-se o elstico preso a ela, ele comea a se distender. At que na iminncia do movimento (quando a caixa estiver quase se movendo), a fora de atrito ainda ser igual fora aplicada pelo elstico e esta pode ser medida pela distenso do mesmo. E observa-se que o elstico fica muito mais esticado quando a caixa estiver sobre a folha de lixa do que quando estiver sobre a folha de papel. Conclui-se ento que a fora de atrito ser muito maior quando caixa estiver sobre a folha de lixa do quando estiver sobre a folha de papel. Fato que comprova que quanto mais lisa e uniforme forem as superfcies em contato, menos fora de atrito surgir entre elas.

MONTAGEM

Prenda o elstico na caixinha de giz usando a tachinha. Prenda a folha de papel sobre uma mesa com a fita adesiva. Prenda a folha de lixa sobre a mesa, com a fita adesiva, ao lado da folha de papel. Ponha a caixinha de giz sobre a folha de papel presa na mesa. Puxe o elstico at a iminncia do movimento e observe sua dilatao. Ponha a caixinha de giz sobre a folha de lixa e repita o procedimento anterior. Compare os resultados.

COMENTRIO

Pode haver dificuldade em prender a lixa sobre a mesa. Uma dica prender apenas a parte de trs da lixa fazendo enroladinhos com a fita adesiva ou usando fita adesiva de dupla face.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 3

BOLHAS CONFINADAS MUV movimento com Velocidade Constante


Tabela de Materiais
MATERIAIS Uma rgua de 60 cm OBSERVAES Em princpio qualquer suporte rgido serve. Esta foi a opo que fizemos. A mangueira a ser escolhida depende do suporte que utilizado. Nossa experincia diz que praticamente o tamanho do aparato no influencia a qualidade do resultado. Para suporte que adotamos, a mangueira ideal aquela usada em extenso para inalao, podendo ser comprada em farmcias.

120 cm de mangueira (tubo) transparente de 4mm de dimetro Cola de secagem ultrarpida 4 tampinhas do fundo da caneta BIC 2 tipos de lquidos de diferentes densidades

Sero usadas como vedantes das mangueiras. Usamos detergente e limpador multiuso (d preferncia para os que no sejam transparentes para melhorar a visualizao).

OBJETIVO
Observar um fenmeno, facilmente mensurvel, onde objetos se deslocam com velocidade constante.

CONTEXTO
Este experimento serve para mostrar que para um objeto que se move com velocidade constante, a distncia percorrida em diferentes intervalos de tempo iguais e sucessivos sempre a mesma.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste em observar o movimento de uma bolha criada em um tubo transparente preenchido com um lquido viscoso, quando este deixado em repouso e com certa inclinao. Uma bolha nestas condies possui a curiosa (porm explicvel) propriedade de se deslocar com velocidade constante. Faz-se uma montagem onde o suporte do tubo uma rgua. Assim, com o auxlio de um relgio ou cronmetro, pode-se medir distncias e tempos de intervalos sucessivos. Pode-se comprovar com razovel qualidade que a bolha se desloca com velocidade constante. Se tivermos dois tubos idnticos sobre o mesmo suporte, porm preenchidos com lquidos de diferente viscosidade, possvel ainda fazer experimentos de "ultrapassagem" de objetos que se movem com velocidades constantes, porm diferentes.

MONTAGEM

Corte a mangueira em dois pedaos de 60 cm. Cole as mangueiras paralelamente sobre a rgua. Vede com as tampinhas um dos lados de cada uma das duas mangueiras. Encha com os lquidos de densidade diferente. Encha at o final e verifique se a tampinha para o fechamento final est com o seu interior bem seco. Feche o sistema, colocando a tampinha verticalmente de modo que ela empurre o lquido para baixo e que ao virar a rgua de cabea para baixo verifique-se uma bolha subindo.

COMENTRIO

Para fazer o experimento da ultrapassagem, voc deve ficar inclinando a rgua de um lado para o outro at que se consiga fazer a bolha mais rpida chegar a uma das pontas da mangueira enquanto a outra se acha no meio do caminho. Rapidamente coloca-se a rgua sobre a mesa, anotando-se com presteza a posio inicial da bolha mais lenta, pois o experimento j comeou!

ESQUEMA GERAL DA MONTAGEM

EXPERIMENTO 4

GOTAS MARCANTES MAC movimento com Acelerao Constante


Tabela de Materiais
MATERIAIS Um carrinho de brinquedo Equipamento para aplicao de soro (equipo-soro) Clipses OBSERVAES O carrinho deve rolar bem e ser grande o suficiente para sustentar o aparato de "pingagem" (equipo-soro). Encontrado para venda em farmcias. barato e propicia um bom controle da frequncia de gotejamento. So usados como massa varivel para fazer o papel do corpo que cai sob a ao da fora da gravidade. Podem ser substitudos por outro objeto qualquer. Pelo menos um (grande) ser preciso para desviar a ao da fora na borda da mesa.

Fita Adesiva Um espetinho de Ser usado como sustentao para o equipo-soro. Qualquer outra vareta leve madeira para churrasco servir. Pode ser feito com bambu ou at uma lixa de unha.

OBJETIVO
Mostrar o movimento de um objeto acelerado.

CONTEXTO
Sem discutir as causas do movimento, podemos dizer que um objeto acelerado aquele que varia a sua velocidade, sendo a acelerao a medida desta variao. Este experimento serve para mostrar que para um objeto constantemente acelerado (pois est sujeito a uma fora constante), a distncia percorrida em diferentes intervalos de tempo iguais e sucessivos sempre aumenta. Se a distncia percorrida aumenta e o intervalo de tempo permanece constante, porque a velocidade aumentou.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste em permitir o movimento de um carrinho sob a ao de uma fora constante, sendo que o carrinho possui um dispositivo que libera gotas em intervalos de tempos razoavelmente constantes. Estas deixam marcas sobre a mesa ou papel. fcil de observar que para intervalos sucessivos, a distncia aumenta. A fora constante proporcionada por um objeto que cai sob a ao da fora da gravidade e puxa o carrinho. Importante observar que as marcas a serem considerada so somente aquelas produzidas quando o carro se encontra sob a ao da fora. Pois no momento em que esta cessa, ou seja, no momento em que o peso que cai bate no cho (veja a figura), o carro deixa de estar acelerado. A massa do objeto que cai pode ser variada para mostrar que sob uma fora maior, surgir uma acelerao maior e consequentemente as distncias percorridas sucessivamente sero maiores.

MONTAGEM

Primeiramente, prepare o equipo-soro, retirando sua mangueira e unindo as extremidades que antes eram ligadas por ela. Prenda (com fita adesiva) a vareta no carrinho e o equipo-soro nesta, ambos na vertical. Prenda com fita adesiva, no meio do cap do carrinho, um pedao de linha, com aproximadamente a altura da mesa que se dar o experimento. Na outra extremidade da linha, prenda alguns clips. Na borda da mesa, prenda o clips que servir de roldana e passe a linha por cima do clips. Coloque o carrinho na mesa, de forma que a linha esteja esticada. Coloque gua no equipo-soro e regule o gotejamento. Solte o carrinho e deixe que os clips o puxe.

COMENTRIOS

O uso de papel para receber as marcas das gotas pode ser interessante, uma vez que podem ser feitas marcas de caneta do lado das gotas e ento o professor pode mostrar o resultado para todos os alunos. O modo como se dobra o clips da borda da mesa e como a montagem do equipo-soro pode ser visto na figura abaixo:

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 5

PETELECO Princpio da Inrcia


Tabela de Materiais MATERIAIS Um pedao de Cartolina (15x15 cm) Uma Bolinha de Vidro (ou Ao) OBSERVAES D preferncia para cartolinas lisas. A bolinha de vidro pode ser do tipo usada pelos garotos em jogos. A de ao pode ser encontrada em bicicletarias ou oficinas mecnicas. So retiradas de vrias peas, na sua maioria rolamentos; as maiores so obtidas de juntas homocinticas.

OBJETIVO
Demonstrar que objetos em repouso, quando no h ao de foras externas, tendem a continuar em repouso.

CONTEXTO
O Princpio da Inrcia, ou Primeira Lei de Newton, diz que "um objeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo tambm ser o de repouso, se no houver a ao de foras externas". Este experimento serve para mostrar que um objeto em repouso tende a continuar em repouso. J o experimento "TROMBADA (1)" serve para mostrar que o objeto em movimento tende a continuar em movimento. Os dois experimentos em conjunto ilustram o Princpio da Inrcia.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste de apoiar-se uma cartolina em forma de calha em cima de uma mesa e colocarse uma bolinha de vidro (ou de ao, que d melhores resultados) no seu centro. Aplica-se um "peteleco" nas bordas mais altas da calha de modo que a cartolina desloque-se com uma velocidade considervel. A ideia de que a bolinha tende a permanecer em repouso, ou seja, parada na mesma posio que ocupava antes da cartolina se movimentar, pois a fora que alterou o repouso da cartolina no se transmitiu bolinha devido insuficincia de atrito.

MONTAGEM

Enrole a cartolina, formando um cilindro. Deixe a cartolina desenrolar naturalmente. Apoie a cartolina sobre uma superfcie lisa. Coloque a bolinha no centro da cartolina. Bata com os dedos, simultaneamente, nas extremidades superiores da cartolina.

COMENTRIO

A intensidade da batida algo que precisa ser treinado. Por vezes a pessoa no consegue dar uma batida forte, seca e simultnea nos dois lados da calha. Mas um pouco de prtica resolve o problema.

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 6

BALO FOGUETE princpio da Conservao da Quantidade de Movimento Linear


Tabela do Material MATERIAIS Um balo OBSERVAES Do tamanho normal de bales usados em aniversrio. Qualquer tipo de linha lisa serve. Nos nossos testes, a linha usada para soltar pipas Linha (2 m ou mais) do tipo 10 deu melhores resultados. Fita adesiva

Canudo de refrigerante

OBJETIVO
Mostrar que num sistema onde inicialmente no existe movimento nenhum e ento 2 partes diferentes do sistema comeam a se movimentar, existe uma compensao: os movimentos ocorrem na mesma direo, porm em sentidos opostos.

CONTEXTO
O Princpio da Conservao da Quantidade de Movimento Linear diz que "todo sistema sempre conserva constante a sua quantidade de movimento linear", esta podendo ser inicialmente nula ou no.

Neste experimento, o sistema considerado o balo e o ar que ele contm, para o qual a quantidade de movimento linear inicial nula.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste de aproveitar o movimento de um balo cheio quando solto com a entrada de ar aberta de tal modo que este movimento seja retilneo. A ideia a de explorar a compensao de quantidades de movimentos que ocorre neste experimento. Enquanto o balo se desloca para um lado, o ar que escapa dele se desloca no sentido oposto.

MONTAGEM

Grude o canudo sobre o centro do balo, com ela ainda vazio. Passe uma das pontas da linha por dentro do canudo. Coloque o balo na extremidade correta. Encha o balo e solte-o.

COMENTRIO

A forma do balo e a posio na qual se cola a fita sobre o balo so fatores cruciais para o sucesso do experimento. aconselhvel praticar um pouco, para que se identifique o ponto ideal de contato, uma vez que a forma dos bales varia muito.

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 7

POLIAS Mquinas Simples


Tabela do Material MQUINAS Dois lpis Carretel Linha Vinte moedas de mesma massa Dois copinhos descartveis pequenos OBSERVAES Caso a espessara do lpis for menor do que o orifcio do carretel, pode-se usar o tubo de caneta FaberFix (por ser cilndrica e leve). Carretel do Tipo Linha 10 usada para empinar pipa. Linha do tipo 10. Ou vinte peas pequenas de mesma massa.

Fita adesiva

OBJETIVO
Mostrar de que modo as polias podem ser usadas para economizar esforo.

CONTEXTO
As mquinas simples so utilizadas desde os primrdios da humanidade com o intuito de diminuir o esforo fsico empregado na realizao de uma determinada tarefa. Entre as mquinas simples esto a alavanca e a polia.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia do experimento fazer com que um determinado peso levante um peso maior, o que representa um ganho. Ou seja, se voc for capaz de levantar, por exemplo, 20 kg, usando uma mquina parecida com a deste experimento, voc conseguiria levantar mais que 20 kg. Isto feito utilizando-se duas "polias" de dimetros diferentes: um carretel e um lpis.

MONTAGEM

Encaixe os dois lpis no carretel, de forma a se encontrarem no centro. Corte dois pedaos de linha com aproximadamente 60 cm. Amarre uma das extremidades de uma das linhas no carretel; amarre uma das extremidades da outra linha. Nas extremidades livres de cada linha suspenda um copinho de plstico descartvel. Faa dois laos de mesmo tamanho com dois outros pedaos da linha e prenda-os na borda de uma mesa com fita adesiva, para servirem de sustentao para a "mquina". Enrole a linha do carretel, deixando a do lpis sem enrolar No copinho da linha do lpis coloque dez moedas. No copinho da linha do carretel v colocando moedas de mesma massa a do copinho uma a uma, at que comece o movimento.

COMENTRIOS

Caso o lpis tenha espessura inferior a do dimetro do carretel, tente com outro objeto cilndrico leve que possa se encaixar bem no furo do carretel, como uma caneta cilndrica sem carga (o fato de estar sem carga para diminuir a massa). As moedas devem ser idnticas para que seja fcil deduzir a massa que est sendo posta em cada copo.

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 8

QUEDA LIVRE Quedas Iguais


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSEVAES Livro grosso Folha de papel de dimenses no maiores que a capa do livro

OBJETIVO
Mostrar que, independentemente da massa dos objetos, eles sempre demoram o mesmo tempo para chegar ao cho, se soltos da mesma altura.

CONTEXTO
Pegue um objeto pesado e outro leve, ento se pergunte: qual dos dois chegar primeiro ao cho? Se voc perguntar a algum, provavelmente lhe respondero: o objeto mais pesado. Mas foi Galileo Galilei (1564-42) quem provou que isso no verdade, fazendo uma experincia parecida como esta do alto da Torre de Pisa. O fato que todos os corpos na vizinhana da Terra sofrem uma atrao em direo ao centro gravitacional do planeta (prximo ao centro da Terra). Para algo que est na superfcie, como qualquer pessoa, essa atrao se manifesta para baixo, que a direo para o centro terrestre. Como todos os objetos caem do mesmo modo, deve haver algo que seja comum a todos eles: de fato, possuem a mesma acelerao de queda, que a acelerao gravitacional. Com a mesma acelerao, todos os objetos ganham velocidade na mesma proporo. Como ganham velocidades iguais, devem chegar juntos ao solo, se largados ao mesmo tempo, da mesma altura.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste em observar a queda de pares de objetos com massas diferentes. Neste experimento, temos 2 objetos de massas muito diferentes: um livro e uma foha de papel. Com a folha de papel em uma mo e um livro grosso na outra, solta-se os dois da mesma altura ao mesmo tempo. O resultado esperado na primeira queda que o livro chegue ao cho antes da folha, o que confirmado pela experincia. Este tipo de resultado que cria o senso comum de que os objetos mais pesados caem mais rpido. Ento realiza-se uma segunda queda, desta vez com a folha de papel sobre a capa do livro. O resultado surpreendente: agora os dois objetos caem juntos. O que acontece que a fora de resistncia do ar tem efeito muito maior na folha do que no livro, freando o movimento da folha. Quando a folha colocada por sobre o livro, a fora de resistncia praticamente eliminada permitindo que a folha caia livremente, chegando ao mesmo tempo que o livro ao cho. Com estes experimentos pode-se observar que todos os objetos caem do mesmo modo, a menos que a resistncia do ar retarde o movimento.

COMENTRIO

A verificao dos resultados depende da observao atenta da queda. Por isso repita cada par de quedas pelo menos duas vezes.

ESQUEMA DE MONTAGEM
A figura 1 mostra como fazer a primeira queda: um livro grosso em uma mo e um folha de papel na outra. A figura 2 mostra como fazer a segunda queda: a folha de papel por sobre a capa do livro.

fig(1)

fig(2)

EXPERIMENTO 9

ECONOMIA DE FORA Conceito Fsico de Trabalho


Tabela de Materiais MATERIAIS uma caixa duas rguas fita adesiva barbante OBSERVAES

Usamos uma caixinha pequena de clips, 10x5x2cm, aproximadamente. A caixa estava com alguns clips, para regular o peso total.
Podem ser de 30cm com pelo menos uma borda alta. No experimento usamos barbante, mas pode ser uma cordinha ou outro material deste tipo.

OBJETIVO
O objetivo deste experimento ilustrar o conceito fsico de trabalho.

CONTEXTO
Uma pessoa na rua est segurando a faixa de uma loja. Esta pessoa trabalha oito horas por dia sem se deslocar. Ser que realmente ela est trabalhando? No cotidiano, sim. Mas, na Fsica, a palavra trabalho est associada a um deslocamento que uma fora produz em um objeto. Portanto, no sentido fsico, certamente que no. "O trabalho de uma fora uma maneira de medir a quantidade de energia transferida, ou transformada, de um sistema para outro ou, em certos casos, a quantidade de energia transformada dentro de um mesmo sistema. O trabalho realizado por uma fora constante corresponde ao produto da intensidade da fora na direo do deslocamento pela intensidade do deslocamento". Em uma construo, quando uma pessoa puxa uma corda que eleva um balde at uma certa altura, uma fora feita no balde para que ele seja deslocado. Essa fora provocando um deslocamento corresponde ao trabalho realizado pela fora aplicada na corda. Fisicamente, h uma transferncia de energia da pessoa para o balde. Essa quantidade de energia transferida fica armazenada no balde sob a forma de energia potencial gravitacional. Aqui est o verdadeiro significado fsico de trabalho: o deslocamento provocado pela aplicao de uma fora responsvel pela transferncia de energia. A transferncia de energia neste caso : homem -> energia potencial gravitacional do balde. E se a corda for solta, essa energia potencial gravitacional se transformar em energia cintica durante a queda. Neste caso, a transferncia de energia : energia potencial gravitacional do balde -> energia cintica do balde.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia do experimento verificar que, para a realizao de trabalho deve-se levar em conta a direo de aplicao da fora. Ou seja, uma fora imensa, mas mal aplicada pode no gerar transferncia de energia e, assim, no realizar trabalho algum. O experimento consiste na aplicao de foras em vrias direes em um objeto com liberdade restringida, de modo que para o mesmo trabalho (mesma energia cintica final, neste caso) necessitase menos fora se esta for aplicada paralelamente direo permitida de movimento do objeto. Utilizamos duas rguas, um dinammetro e uma caixa. Usa-se o dinammetro para simultaneamente aplicar uma fora sobre a caixa e medir sua intensidade. Aplica-se uma fora na caixa, fazendo um ngulo qualquer com a direo permitida para o seu movimento, de tal modo que a sua velocidade final seja sempre, aproximadamente, a mesma (ou seja, aproximadamente a mesma energia cintica final). O que se observa no dinammetro que na direo paralela ao movimento, precisa-se de menos fora para produzir o mesmo trabalho. Neste caso, o ngulo entre a fora e o deslocamento zero graus. medida que este ngulo aumenta, precisa-se de mais fora para fazer o mesmo trabalho.

MONTAGEM

Para montar o dinammetro, veja o anexo. Fixe com fita adesiva uma das rguas sobre a mesa. Encoste a caixa na borda alta da rgua. Encoste a borda alta da outra rgua no outro lado da caixa, conforme a figura abaixo, do Esquema Geral de Montagem. Fixe-a com fita adesiva. Use o barbante para fazer uma ala grudada na face que ser usada para puxar a caixa. Encaixe o dinammetro na ala da parte da frente da caixa e puxe-a at que ela atinja a velocidade desejada. Observe o quanto de fora utilizada marca o dinammetro. Varie o ngulo de aplicao e observe a intensidade da fora.

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

Anexo 1 DINAMMETRO Se voc possuir dinammetro, use-o. Se no tiver, faa este dinammetro, que bem simples e fcil de montar. Neste experimento sugerimos determinados materiais para a construo de um dinammetro, mas materiais similares podem ser usados tambm, com sucesso. Tabela do material MATERIAIS um cano de metal uma borrachinha de dinheiro um alfinete um pedao de canudo para refrigerante arame um clips um pedao de papel elstico O canudo utilizado do tipo mais largo. Um pedao de arame dobrado em dois, de modo que, encaixe no canudo. Para prender folhas de papel. O papel usado para graduar o dinammetro. Utilizamos um elstico de dinheiro. OBSERVAES Utilizamos um cano de alumnio de antena de tv.

MONTAGEM

Corte o cano de metal com aproximadamente 17cm (Figura A). Corte o canudo com um comprimento aproximado de 10cm. Coloque uma das extremidades do elstico dentro de uma das extremidades do canudo. Fixe o alfinete no canudo, de forma que, o elstico e o canudo fiquem presos. Corte uma tira de papel que possa ser colada no canudo. Faa uma escala graduada em centmetros no papel cortado. Fixe com uma fita adesiva o papel no canudo. Na outra extremidade do canudo, coloque o arame dobrado ao meio. O arame dever ficar encaixado dentro do canudo, como se fosse um "anzol" (Figura B). Coloque a outra extremidade do elstico encaixado no clips de acordo com a montagem abaixo. Coloque o conjunto feito com o canudo, o elstico e o gancho dentro do cano de metal. Este ficar preso pelo clips na extremidade do cano (Figura C).

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 10

ELEVADOR HIDRULICO uma aplicao de Hidrosttica


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Ela ser o suporte do experimento. Utilizada para encaixar as seringas. As seringas sero usadas para a montagem do elevador hidrulico. A seringa ser usada para a montagem do elevador hidrulico. As mangueiras de equiposoro utilizadas so encontradas em qualquer farmcia. Elas so usadas para fazer a conexo das seringas.

uma caixa de papelo pequena 3 seringas de 5ml 1 seringa de 10ml 2 mangueiras de equiposoro 2 caixas de fsforo

Utilizamos duas caixas de fsforo para segurar as bolinhas de gude sobre os mbolos das seringas. As bolinhas de gude so usadas em uma quantia de 5 bolinhas por caixa. 10 bolinhas de gude Essa montagem da caixa com as bolinhas ser o peso a ser elevado.

OBJETIVO
O objetivo deste experimento mostrar o Princpio de Pascal no funcionamento de um elevador hidrulico.

CONTEXTO
Em 1652 um jovem cientista francs Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas cincias fsicas e matemticas, atravs do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princpio muito importante na Fsica, o Princpio de Pascal: "A variao de presso sofrida por um ponto de um lquido em equilbrio transmitida integralmente a todos os pontos do lquido e s paredes do recipiente onde est contido". O elevador hidrulico um dos aparelhos que funcionam atravs deste princpio, transmitindo a presso exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos do elevador e o resultado final que aplica-se uma fora menor do que realmente necessria para se elevar um objeto. Acompanhe na figura abaixo.

A presso exercida na coluna mais estreita do elevador, onde a seo reta possui rea a, transmitida a todos os pontos do fluido. Essa presso transmitida at o outro extremo, cuja coluna tem seo reta de rea A (maior que a). Se essa segunda coluna for usada como a coluna de um elevador hidrulico, vemos que a fora que agir sobre a coluna do elevador dever ser maior que a fora que foi aplicada na primeira coluna. Isto : p= f/a e tambm p= F/A, onde F a fora que age sobre a rea de seo reta da coluna de fluido que acomoda a base da coluna do elevador hidrulico. Igualando- se as equaes, tem-se a equao F= (A/a)f, onde (A/a) maior que 1.

Isto implica que, se a rea da coluna do elevador for triplicada, a fora tambm ser, devido presso em ambas as colunas ser a mesma. Outros exemplos da utilizao do Princpio de Pascal so as cadeiras de dentistas ou ainda em sistemas como o freio hidrulico de automveis.

EXPLICAAO DO EXPERIMENTO
A ideia do experimento fazer algo parecido com um elevador hidrulico, conhecido tambm como macaco hidrulico atravs de sistemas feitos de seringas. O funcionamento de um elevador hidrulico baseado na transmisso de presso, feita na coluna de rea menor, at a outra coluna, de rea maior, elevando um objeto sobre a coluna maior. Este experimento utiliza dois sistemas diferentes de seringas, um com duas seringas de 5 ml e outro com uma seringa de 5 ml e outra de 10 ml. O primeiro sistema (5 ml- 5 ml) consiste em pressionar o mbolo de uma seringa de 5 ml, contendo gua, fazendo com que esta eleve um objeto posto sobre o mbolo da outra seringa vazia de 5 ml. Isto realizado atravs da ligao das duas seringas (5 ml-5 ml) por um pedao de mangueira, completamente cheia de gua e sem nenhuma bolha de ar. A fora aplicada na seringa de 5 ml (cheia) produz uma presso sobre a gua, que transmitida a outra seringa de 5 ml at a sua extremidade, fazendo com que o objeto posto sobre o mbolo seja elevado. Neste caso, no h multiplicao da fora, pois as reas das seringas so iguais. Este mesmo processo realizado sobre o sistema de seringas de 5 ml e 10 ml. A seringa de 10 ml ficar vazia e com o mesmo objeto sobre o seu mbolo. Neste caso, haver uma multiplicao da fora aplicada sobre o mbolo da seringa de 5 ml, pois a rea do mbolo da seringa de 10 ml maior que o mbolo da seringa de 5 ml. Assim, ao pressionarmos o mbolo das seringas de 5 ml, dos dois sistemas, ao mesmo tempo, temos a impresso de que fazemos mais fora no sistema de seringas de 5 ml- 5 ml.

MONTAGEM

Retire os mbolos das seringas. Corte duas mangueiras de equiposoro de, aproximadamente, 35cm cada uma. Acople duas seringas de 5ml uma das mangueiras. Faa o mesmo processo para as outras seringas de 5ml e 10ml com a outra mangueira. Encha as duas seringas de 5ml em algum recipiente com gua (no deixe formar bolhas de ar). A mangueira, tambm, dever estar completamente cheia de gua e sem bolhas de ar. Coloque os mbolos nas seringas sem deixar entrar bolhas de ar. Com uma das seringas do sistema 5ml- 5ml, injete gua na outra seringa. Uma das seringas ficar cheia at, aproximadamente, a marca de 5ml e na outra seringa restar alguns centmetros de gua. De algum jeito tire este resto de gua da seringa, de forma que, o mbolo fique totalmente encostado no fundo da seringa. Repita este mesmo processo para as outras seringas de 5 e 10ml. Neste caso, a seringa de 10ml injetar gua na seringa de 5ml, de modo que ela fique vazia. Na caixa de papelo faa quatro furos de acordo com o tamanho das seringas, ou seja, as seringas devero passar por estes furos (ver esquema de montagem). Encaixe os sistemas de seringas nos furos da caixa (ver esquema de montagem). Coloque uma das caixas de fsforo, presa por fita adesiva, sobre a seringa que estiver com o mbolo abaixado do sistema de seringas de 5 e 5ml. A outra caixa dever ficar presa sobre a seringa de 10ml, a qual dever estar com o mbolo abaixado. Coloque as bolinhas de gude, mesma quantidade, dentro das caixas de fsforo. Pressione, ao mesmo tempo, os mbolos das seringas de 5ml dos dois sistemas. Observe se a fora feita nos dois mbolos ser a mesma para os dois sistemas. Repita o experimento vrias vezes para perceber a diferena de fora aplicada nos sistemas.

COMENTRIOS

Este experimento dever ser feito com muita ateno. Em caso de no estar dando certo observe os seguintes detalhes: as seringas e as borrachinhas devero estar sem bolhas de ar; a quantidade de bolinhas de gude dever ser a mesma para ambos os sistemas.

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 1

DIFERENA ENTRE TEMPERATURA E CALOR


Tabela de Materiais MATERIAIS Duas latinhas de refrigerante Duas lamparinas gua Estilete Abridor de latas Fsforo OBSERVAES Uma vasilha se encaixar melhor sobre a outra se as duas forem da mesma marca Ver anexo 1

OBJETIVO
Introduzir os conceitos de calor e temperatura, mostrando a diferena entre ambos.

CONTEXTO
No dia-a-dia estamos constantemente entrando em contato com objetos ou ambientes onde podemos ter a sensao de quente ou frio, percebendo diferentes temperaturas. E comum usarmos as palavras calor e temperatura sem deixar claro a diferena existente entre as duas. Algumas expresses podem at apresentar as palavras com seus conceitos trocados, como no caso da expresso "como est calor hoje!" onde se usa a palavra calor para expressar a temperatura do ambiente. A partir disso se deduz que as sensaes de quente e frio que temos tambm no so sensaes de calor e sim de temperatura. Na verdade, temperatura de um objeto ou meio a medida de o quanto esto agitados seus tomos e molculas, enquanto que calor, ou energia trmica, a quantidade de energia envolvida nessa agitao molecular. Para entender melhor, faamos uma analogia com duas piscinas, onde relacionamos o volume de gua com calor e o nvel da gua nas piscinas relacionamos temperatura. Duas piscinas de mesma profundidade e de tamanho diferentes podem ter o mesmo nvel de gua. Porm, obrigatoriamente, tero volumes diferentes de gua. Podemos concluir que dois objetos com a mesma temperatura podem possuir quantidades diferentes de calor.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia que para se elevar a temperatura de um objeto at um certo valor preciso de uma certa quantidade de calor, mas se o objeto tiver o dobro de massa precisar do dobro da quantidade de calor para atingir a mesma temperatura. O experimento consiste em colocar para aquecer duas vasilhas com gua na mesma temperatura ao mesmo tempo, sendo que uma vasilha possui o dobro da gua da outra e o fogo que est aquecendo as duas vasilhas so de mesma intensidade. Enquanto a gua est se aquecendo a pessoa coloca um dedo dentro de uma vasilha e outro dedo dentro da outra vasilha, percebendo que onde tem menos gua se aquece mais rpido do que onde tem mais. Onde tem mais gua demorou mais para esquentar porque ambos recebiam a mesma quantidade de calor ao mesmo tempo, pois as duas vasilhas estavam sob fogo de mesma intensidade e um objeto de massa maior precisa de uma quantidade maior de calor para atingir a mesma temperatura que um objeto de massa menor.

MONTAGEM

Corte duas latinhas bem prximo da borda superior.

No lugar onde foi cortado faa cortes de cerca de cinco milmetros na vertical e depois dobre as beiras da lata para dentro da lata (para evitar acidentes com a beira da lata cortante ).

Coloque gua em uma vasilha at a metade e encha a outra de gua. Coloque as vasilhas sobre o suporte e periodicamente ponha um dedo dentro de uma vasilha e outro dentro da outra e sinta a diferena de temperatura entre os dois volumes de gua.

COMENTRIOS

Experimente trocar os dedos de vasilha para sentir melhor a diferena de temperatura entre ambas. Varie a quantidade de gua da vasilha para ver o resultado. Regule as chamas das lamparinas, de modo que elas atinjam as vasilhas de modo idntico.

ESQUEMA DE MONTAGEM

Anexo 1 LAMPARINAS E SUPORTES Se voc possuir lamparina comum, use-a. Se no tiver, faa esta lamparina a base de vela, que consideramos ser mais segura que a lamparina comum. Tabela do material MATERIAIS Quatro latinhas de refrigerante Estilete Abridor de latas OBSERVAES O suporte se encaixar melhor sobre a lamparina se as duas forem da mesma marca. Duas das latinhas devem possuir a argola usada para abrir o furo da lata

MONTAGEM

Tire a parte superior das outras duas latinhas com o abridor de latas e as corte ao meio com o estilete.

Com o estilete tire dos lados da meia lata quatro tiras de cerca de dois centmetros e meio de largura.

Retire da lateral da latinha um retngulo de quatro centmetros de altura e seis de comprimento.

No lugar onde foi cortado faa cortes de cerca de cinco milmetros na vertical e depois dobre as beiras da lata para dentro da lata (para evitar acidentes com a beira da lata cortante ).

Coloque uma vela dentro da latinha, de modo que ela fique apoiada na argola do furo; para ela no cair para dentro da lata conforme for queimando.

Coloque o suporte sobre a lamparina e acenda a vela.

Comentrios

Conforme a vela for queimando, empurre-a para cima. Tenha cuidado para no desgasta-la muito os lados da vela, pois seno a vela no ficar firme na beira da lata..

Esquema de montagem

EXPERIMENTO 2

TRANSFERNCIA DE CALOR E EQUILBRIO TRMICO Transferncia


Espontnea de Calor Tabela de Materiais MATERIAIS Uma latinha de refrigerante Uma vasilha gua Pano de prato Estilete Uma lamparina Fsforo OBSERVAES

Deve ter tamanho suficiente para caber dentro dela uma latinha de refrigerante e ainda sobrar espao . Para segurar a latinha de alumnio quando ela estiver quente Para cortar a latinha de refrigerante Ver anexo 1 Para acender a lamparina

OBJETIVO
Mostrar que a transferncia espontnea de calor entre objetos em contato ocorre sempre do mais quente para o mais frio, levando ambos a atingirem a mesma temperatura (o equilbrio trmico).

CONTEXTO
Em diversos momentos na nossa vida podemos presenciar, e at mesmo sentir, a transferncia de calor entre objetos. Na cozinha por exemplo, diariamente para preparar os alimentos precisamos aquec-los; ao terminar de prepar-los, eles comeam a esfriar at ficar na mesma temperatura do ambiente, ou seja, esfriam at atingir um equilbrio trmico com o meio onde esto. Nesse exemplo a troca de calor ocorreu entre a panela onde estavam os alimentos e o ar que a rodeava. No por acaso que a cozinha esquenta: ela recebe o calor dos objetos aquecidos em seu interior. Outro exemplo de transferncia de calor a nossa sensao de frio ou quente. Quando o ambiente em que estamos se torna mais frio do que o nosso corpo, ento o calor do nosso corpo comea a propagar para o ambiente e ns comeamos a sentir frio. Quando o ambiente est mais quente, no h transferncia calor do nosso corpo para o meio e temos a sensao de quente. A roupa que usamos tambm influencia na quantidade de calor que ser transferido do corpo para o ambiente. Pois o algodo ou a l isolam o calor, ou seja, eles impedem que o calor propague rapidamente do corpo para o ambiente. A l um isolante trmico melhor que o algodo e justamente por isso ela usada no inverno, quando o ambiente est mais frio, pois ela consegue reter melhor o calor do nosso corpo, impedindo que ele se propague para o meio ambiente. Roupas leves de algodo so usadas no vero porque o algodo permite que o calor do nosso corpo propague melhor para o meio ambiente. Transferncia espontnea de calor ocorre sempre do objeto de maior temperatura para aquele de menor temperatura. Essa transferncia de energia ocorre at que as temperaturas se igualem, ou seja, at que os objetos atinjam o equilbrio trmico.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
O experimento consiste em aquecer um pouco de gua dentro de um recipiente e depois coloc-lo para esfriar dentro de uma vasilha contendo gua na temperatura ambiente. Aps ter colocado o recipiente com gua quente dentro da vasilha, toca-se na gua que estava nessa vasilha na temperatura ambiente. Percebe-se que esta gua est se aquecendo; que o calor da gua aquecida e do recipiente que a contm comearam a propagar para a gua que est ao seu redor. Ou seja, est ocorrendo transferncia de energia da gua e do recipiente de alumnio que esto numa temperatura mais alta para a gua de menor temperatura. E essa transferncia de calor ocorrer at que os dois volumes de gua e o recipiente aquecido atinjam o equilbrio trmico. Durante a execuo do experimento, tambm h transferncia de calor para o ar que est em volta do experimento. Entretanto, o equilbrio trmico entre os dois volumes de gua atingido bem mais rpido do que entre os volumes de gua e o ar. Assim, focalizamos nossa ateno somente no equilbrio entre os dois volumes de gua.

MONTAGEM

Corte uma latinha bem prximo da borda superior.

No lugar onde foi cortado, faa cortes de cerca de cinco milmetros na vertical e depois dobre as beiras da lata para dentro da lata (para evitar acidentes com a beira cortante).

Coloque gua na latinha at acima da metade.

Coloque a latinha sobre o suporte na lamparina e aguarde at ela ficar bem quente.

Coloque gua temperatura ambiente na vasilha at acima do meio. Observao: o total de gua colocada na vasilha deve ser menor que o dobro da quantidade de gua que est dentro da latinha.

Retire a latinha do suporte segurando-a com o pano e a coloque dentro da vasilha com gua. Toque na gua que estava na temperatura ambiente e sinta o seu aquecimento.

COMENTRIOS

Quanto maior for a diferena entre as temperaturas das guas, melhor se poder sentir a transferncia de calor de um volume de gua para o outro. Experimente fazer o mesmo experimento colocando gua fria na latinha e gua quente em volta.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 3

PROPAGAO DE CALOR POR IRRADIAO Transferncia de Calor atravs de


ondas eletromagnticas Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Uma vela Fsforo para acender a vela

OBJETIVO
Mostrar que ocorre transmisso de calor por irradiao.

CONTEXTO
O calor (energia trmica), sempre que houver desequilbrio de temperatura, propagar de um lugar de maior temperatura para outro de temperatura menor. Por exemplo, quando colocamos uma panela com gua no fogo para esquentar, podemos observar a propagao de calor de trs modos diferentes. Por conduo: o calor do fogo se propaga para a panela que est em contato com ele; este calor se propaga tambm por conduo para a gua, que est em contato com a panela. Por conveco: a gua que est em contato com o fundo da panela se aquece, sua densidade diminui (fica mais leve) e ela sobe, enquanto a gua fria da superfcie (mais pesada) desce para o fundo. Por irradiao: se tiramos a panela do fogo e aproximamos a mo de seu fundo, sentiremos um aumento de temperatura. Quando estamos na luz do sol tambm podemos perceber a irradiao de calor, pois sentimos o calor irradiado do Sol. Como sabemos, entre a Terra e o Sol no existe matria (chama-se a ausncia de matria de "vcuo"). Logo, o calor do Sol, no chega at a Terra por conduo atravs de algum tipo de material. Nem por conveco, pois este tipo de transporte de calor tambm exige o transporte de matria. A este processo de transferncia de calor na ausncia de matria chamamos de "irradiao". Em geral, todas as coisas irradiam calor. No entanto, a irradiao de uns maior que a de outros, devido ao fato de ter a temperatura mais alta. O calor em forma de radiao se propaga at encontrar matria, que poder absorv-lo. So exemplos o ar aquecido pela luz solar (que o mais importante dos fenmenos responsveis pelas variaes de temperatura do meio ambiente) e a pele aquecida pela radiao do fogo.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia mostrar que existe irradiao de calor produzida pela chama de uma vela. Para isso chega-se a mo prximo e ao lado da chama da vela e sente-se o aumento de temperatura na mo. Exclui-se a possibilidade da energia trmica chegar at a mo pelo ar por conduo ou conveco , pois o ar mau condutor de calor e o ar aquecido sobe em vez de ir para os lados ou para baixo. Logo, conclui-se que o calor chegou at a mo por irradiao.

MONTAGEM

Acenda a vela e a fixe em algum local. Chegue a mo prximo e ao lado da chama da vela e sinta a temperatura da mo aumentar.

COMENTRIOS

Tanto pelos lados, como por baixo, o efeito de aquecimento principal o calor proveniente da irradiao. Pode-se passar rapidamente a mo numa regio imediatamente acima da chama; observa que o aquecimento bem maior, pois alm da irradiao, tambm existe a propagao de calor pela conveco do ar. No encoste a mo na chama.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 4

DILATAO E CONTRAO - A variao de volume dos materiais quando submetidos


variao de temperatura Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Uma lata de leite em p vazia Uma mangueira de o equiposoro serve para controlar o fluxo de soro e encontrado em equiposoro farmcias Durepox Fita crepe ou qualquer outra fita adesiva que no descole ao ser molhada

Uma rgua de 50 centmetros

OBJETIVO
Mostrar que quando um material aquecido ele sofre um aumento de volume e quando resfriado sofre uma diminuio de volume.

CONTEXTO
Alguma vez voc j se perguntou por que o copo de vidro se quebra quando colocamos caf fervendo dentro dele? Ou por que o mercrio sobe dentro do bulbo do termmetro? Estas so apenas duas situaes onde testemunhamos o fenmeno da dilatao dos materiais. Nos dois casos anteriores o que ocorreu foi que tanto o copo como o mercrio do termmetro sofreram um aumento de temperatura e por isso os seus volumes aumentaram. No caso do copo, a camada de vidro interna se aqueceu e dilatou antes da camada de vidro externa ter se aquecido o suficiente para sofrer a mesma dilatao. Por isso a camada de vidro interna empurra a camada externa e o copo se quebra. O volume de quase todos os materiais cresce quando sofre um aumento de temperatura porque a vibrao das molculas do material aumenta. Assim as molculas passam a ocupar um espao maior e consequentemente o volume de todo o material tambm aumenta. O inverso ocorre quando um material sofre uma diminuio de temperatura. Entretanto h raras excees onde a temperatura aumenta e o volume ocupado pelo material diminui. Como no caso da gua, que quando sua temperatura passa de zero a quatro graus centgrados, o volume ocupado por ela diminui.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia verificar a variao do volume do ar contido dentro de uma lata atravs do deslocamento de gua numa mangueira ligada lata. Quando a lata aquecida, o ar de dentro dela tambm . O ar ao ser aquecido dilata (aumenta seu volume) precisando ocupar um espao maior. Existe uma proporo entre o deslocamento da gua na mangueira e a variao do volume do ar. O inverso pode ser feito esfriando a lata (colocando gelo em volta, por exemplo) e observando a gua na mangueira.

MONTAGEM

Faa um furo com o mesmo dimetro da mangueira na tampa da lata.

Desmonte o aparelho de equiposoro deixando apenas o que est na figura abaixo.

Coloque a parte 2 da mangueira no furo.

Vede a borda ao redor do furo, e tambm da tampa, com durepox.

Cole a mangueira numa rgua com fita crepe. A mangueira deve formar uma curva numa das extremidades da rgua. Na curva, a mangueira no pode dobrar-se.

Para colocar gua na curva da mangueira, encha um copo com gua (de preferncia colorida). Coloque uma das pontas da mangueira dentro da gua e puxe o ar de dentro da mangueira com a boca pela outra ponta. Encaixe a mangueira na borracha que est fixada na lata. Segure a lata com as duas mos (para esquent-la) e observe a gua subindo na mangueira. Solte a lata e observe a gua descendo na mangueira enquanto a lata esfria.

COMENTRIO

A lata deve ficar bem vedada, de tal modo que o ar saia somente por dentro da mangueira.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 5

DILATAO E CONTRAO - A variao de volume dos materiais quando submetidos


variao de temperatura Tabela do material MATERIAIS 1 frasco de vidro de 50 ml 1 caneta 1 borracha escolar 1 garrafa de refrigerante de 2 litros de plstico 1 lamparina 1 caixa de palitos de fsforo gua 15 centmetros de fita crepe 1 estilete 1 pano de limpeza OBSERVAES aquele frasco em que geralmente vem com xarope. Que seja possvel separar o tubo externo. Se o tubo tiver furo na lateral, ele ser tapado com fita crepe. Deve ter cerca de um centmetro de altura. Para confeccionar uma vasilha. Ver anexo 1. Para acender a lamparina. Cerca de um litro. Para confeccionar uma escala. Para cortar a borracha e a garrafa. Para limpar o fundo do frasco aps o aquecimento.

OBJETIVO
Mostrar que quando um material aquecido ele sofre um aumento de volume e quando resfriado sofre uma diminuio de volume.

CONTEXTO
Alguma vez voc j se perguntou por que o copo de vidro se quebra quando colocamos caf fervendo dentro dele? Ou por que o mercrio sobe dentro do bulbo do termmetro? Estas so apenas duas situaes onde testemunhamos o fenmeno da dilatao dos materiais. Nos dois casos anteriores o que ocorreu foi que tanto o copo como o mercrio do termmetro sofreram um aumento de temperatura e por isso os seus volumes aumentaram. No caso do copo, a camada de vidro interna se aqueceu e dilatou antes da camada de vidro externa ter se aquecido o suficiente para sofrer a mesma dilatao. Por isso a camada de vidro interna empurra a camada externa e o copo se quebra. O volume de quase todos os materiais cresce quando sofre um aumento de temperatura porque a vibrao das molculas do material aumenta. Assim as molculas passam a ocupar um espao maior e consequentemente o volume de todo o material tambm aumenta. O inverso ocorre quando um material sofre uma diminuio de temperatura. Entretanto h raras excees onde a temperatura aumenta e o volume ocupado pelo material diminui. Como no caso da gua, que quando sua temperatura passa de zero a quatro graus centgrados, o volume ocupado por ela diminui.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia aquecer um frasco cheio de gua e verificar a variao do volume da gua atravs do deslocamento do nvel da gua num tubo ligado ao frasco. A gua aquecida colocando uma vela para aquecer o frasco. Quando a gua est sendo aquecida ela dilata (aumenta o volume), ou seja, passa a ocupar um espao maior. Como o frasco est cheio e no h espao para onde a gua ir, ento ela sobe pelo tubo ligado ao frasco. O volume de gua que sobe pelo tubo o quanto a gua dilatou. Depois o frasco colocado dentro de um recipiente contendo gua fria. Isso faz com que a gua de dentro do frasco esfrie rapidamente. Conforme a gua vai esfriando, ela diminui o volume, ou seja, vai se contraindo e a gua que se encontra no tubo vai descendo.

MONTAGEM

Corte a garrafa cerca de 10 centmetros acima do fundo.

Marcar na borracha o contorno da boca do frasco.

Com o estilete corte a borracha seguindo o contorno desenhado no passo anterior. No final deve ficar como no desenho abaixo, pois queremos uma rolha.

Coloque a rolha na boca do frasco para ver se ela encaixa corretamente. Se a rolha estiver muito grande, retire mais um pouco de sua lateral com o estilete. Desmonte a caneta e retire o tubo externo. Fure a rolha usando o tubo da caneta e retire o pedao de borracha que ficou dentro do tubo.

Coloque o sistema acima na boca do frasco. Se no entrar, retire com o estilete um pouco do lado da borracha. Importante: deve-se deixar apenas o suficiente para a rolha entrar apertada. Retire a rolha com o tubo, coloque o frasco dentro do recipiente de plstico e encha-o totalmente de gua. Coloque a rolha com o tubo.

Vire o frasco de lado para ver se no ficou nenhuma bolha de ar dentro. Se ficou, encha o frasco com gua outra vez. Importante: duas coisas contribuem para criar bolhas dentro do frasco. Uma deixar um pedao grande do tubo dentro do frasco. Outra no encher totalmente frasco com gua. Cole um pedao de fita crepe de cerca de 1 centmetro de largura no tubo de caneta. Se o tubo de caneta tiver furo, coloque a fita de tal modo que tampe o furo. Faa riscos com intervalo de 5 milmetros na fita crepe. Faa uma marca na posio onde est o nvel da gua.

Coloque o conjunto sobre o suporte da lamparina para aquecer. Observe a dilatao, ou seja, o nvel da gua subindo. Espere o nvel da gua subir cerca de 3 centmetros. Pegue o frasco e limpe o fundo com o pano. Coloque o conjunto dentro do recipiente de plstico. Coloque gua fria ao redor do frasco. Observe o nvel da gua no tubo baixando, ou seja, a gua se contraindo.

COMENTRIOS

Corte a borracha sobre um papelo ou um pedao de madeira para no riscar a carteira. Quando a gua voltar a mesma temperatura em que estava antes de ser colocada no frasco, o nvel da gua no tubo ser o mesmo de antes do frasco ser aquecido.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 6

MUDANA DE ESTADO Slido, Lquido e Gasoso


Tabela de Materiais MATERIAIS Uma vela Caixa de palitos de fsforo Uma colher sopa Um estilete OBSERVAES para aquecer e retirar parafina para acender a vela para colocar a parafina para retirar da vela a parafina a ser derretida

OBJETIVO
Mostrar que, a uma certa temperatura, os materiais mudam de estado.

CONTEXTO
A troca de calor entre materiais, ou seja, propagao de energia trmica, pode causar mudanas nos materiais que trocam energia. As principais mudanas que podem ocorrer num material devido variaes de sua energia trmica so: variao da temperatura, variao de volume e mudana de estado fsico. Todos os materiais so formados por molculas (menor parte da matria que conserva as caracterstica de uma substncia), sendo que a maioria dos materiais que encontramos na natureza so formados pela mistura de diferentes substncias. O efeito do aumento de energia trmica num material o aumento da velocidade com que as molculas se movem (vibram) no material. O aumento de temperatura se d por que a temperatura que sentimos um indicativo da energia cintica com que as molculas esto vibrando, ou seja, o quo rpido as molculas esto se movimentando. O estado fsico de um material, slido, lquido ou gasoso, devido interao eltrica existente entre as molculas das substncias de que formado o material. Com o aumento da energia trmica das molculas, ou seja, com o aumento da intensidade com que vibram as molculas, chega-se a uma certa temperatura onde a intensidade da vibrao suficiente para superar a interao molecular existente. Ento ocorre a mudana de estado. As molculas de um slido vibram em torno de uma posio fixa; na mudana para o estado lquido as molculas deixam de ter esta posio fixa de vibrao, e com isso podem se deslocar de um lugar para outro. Na mudana do estado lquido para o gasoso, as molculas deixam de ter interaes entre si e passam a se movimentar para qualquer direo, se movendo pelo ambiente todo em que estiver o gs. A diminuio da quantidade de energia trmica simplesmente faz com que os mesmos fenmenos aconteam, s que em ordem contrria.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia usar parafina e provocar mudanas de estado: de slido para lquido, de lquido para slido e de lquido para gasoso. Primeiramente aquece-se um pedao parafina, que slido, at que ocorra a mudana para o seu estado lquido. Depois deixa-se o lquido esfriar at que ele volte a ser slido. Posteriormente aquece-se a parafina slida at que haja a sua mudana para o estado lquido e, em seguida, gasoso.

MONTAGEM

Retire com o estilete cerca de trs milmetros cbicos de parafina do lado da vela. Coloque na colher a parafina que foi retirada. Acenda a vela e a fixe em algum lugar. Segure a colher logo acima da chama da vela. Espere a parafina derreter. Retire a colher de cima da chama e espere a parafina esfriar at voltar para o seu estado slido. Volte a segurar a colher logo acima da chama da vela. Espere at que a parafina se decomponha, passando para o estado gasoso.

COMENTRIOS

No toque na parafina ou na parte da colher que aquecida pela vela, pois eles estaro muito quentes. No experimento no foi feito a passagem do estado gasoso para o lquido, pois a parafina um derivado do petrleo formado de vrias substncias diferentes e na mudana para o estado gasoso as diferentes substncias se separam. Portanto, o que realmente ocorre uma decomposio da parafina em seus diferentes componentes. Logo, conclui-se que na mudana de estado da parafina para a forma gasosa impossvel reverter o processo, assim como foi feito quando a parafina mudou do estado slido para o lquido. Na passagem do estado lquido para o slido, para tornar o processo mais rpido pode-se encostar a colher num material bom condutor de calor, como o piso da sala, uma pia de pedra ou ao, etc. Ficaro resduos na colher aps a decomposio da parafina. Para limpar a colher, use esponja de ao (bombril).

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 7

MUDANA DE ESTADO Lquido e Gasoso


Tabela de Materiais
OBSERVAES 1 latinha de refrigerante para fazer um recipiente 1 lamparina ver anexo 1 1 caixa de palitos de fsforo para acender a lamparina gua, o suficiente para cobrir o fundo da latinha de refrigerante para produzir o vapor 1 uma tampa transparente de caixa de cd para condensar o vapor d'gua 1 estilete para cortar a latinha MATERIAIS

OBJETIVO
Mostrar a mudana do estado gasoso para o lquido.

CONTEXTO
A troca de calor entre materiais, ou seja, propagao de energia trmica, pode causar mudanas nos materiais que trocam energia. As principais mudanas que podem ocorrer num material devido variaes de sua energia trmica so: variao da temperatura, variao de volume e mudana de estado fsico. Todos os materiais so formados por molculas (menor parte da matria que conserva as caracterstica de uma substncia), sendo que a maioria dos materiais que encontramos na natureza so formados pela mistura de diferentes substncias. O efeito do aumento de energia trmica num material o aumento da velocidade com que as molculas se movem (vibram) no material. O aumento de temperatura se d por que a temperatura que sentimos um indicativo da energia cintica com que as molculas esto vibrando, ou seja, o quo rpido as molculas esto se movimentando. O estado fsico de um material, slido, lquido ou gasoso, devido

interao eltrica existente entre as molculas das substncias de que formado o material. Com o aumento da energia trmica das molculas, ou seja, com o aumento da intensidade com que vibram as molculas, chega-se a uma certa temperatura onde a intensidade da vibrao suficiente para superar a interao molecular existente. Ento ocorre a mudana de estado. As molculas de um slido vibram em torno de uma posio fixa; na mudana para o estado lquido as molculas deixam de ter esta posio fixa de vibrao, e com isso podem se deslocar de um lugar para outro. Na mudana do estado lquido para o gasoso, as molculas deixam de ter interaes entre si e passam a se movimentar para qualquer direo, se movendo pelo ambiente todo em que estiver o gs. A diminuio da quantidade de energia trmica simplesmente faz com que os mesmos fenmenos aconteam, s que em ordem contrria.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia passar gua lquida para o estado gasoso e depois transformar o vapor de gua (estado gasoso) em gua lquida outra vez. Para isso precisa-se ferver um pouco de gua em um recipiente. Depois que a gua ferver, tapa-se o recipiente com uma tampa transparente e observa-se a condensao do vapor d'gua na tampa. Pelas gotas dgua que se formam na tampa, fica visvel o processo de condensao (passagem do estado gasoso para o lquido de uma substncia).

MONTAGEM

Corte a latinha no meio.

No recipiente que resultou coloque gua at cobrir a curva de seu fundo. Nesta passagem se coloca pouca gua, pois quanto mais gua se coloca, mais tempo demora para a gua ferver.

Coloque o recipiente com gua sobre o suporte da lamparina e acenda a vela.

Quando a gua comear a ferver, ou seja, quando comear a subir vapor tape o recipiente com a capa de cd. Observe as pequenas gotas de gua que vo se formando na capa de cd.

COMENTRIOS

Caso queira retirar a tampa de cd para recoloc-la para rever a condensao de vapor, primeiro espere a tampa de cd esfriar (ou esfrie-a com gua fria) antes de voltar a tampar o recipiente com ela.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 8

DISSIPAO DE ENERGIA TRMICA A perda de energia em fenmenos trmicos.


Tabela de Materiais MATERIAIS Dois copos descartveis de plstico Um pouco de gua Uma vela Uma caixa com palitos de fsforo OBSERVAES de tamanho grande para ser aquecida para aquecer o copo para acender a vela

OBJETIVO
Mostrar que durante o aquecimento de um material, ocorre dissipao de energia trmica.

CONTEXTO
O que determina a temperatura de um material a quantidade de energia trmica que o material possui. Fornecendo mais energia trmica para o material, sua temperatura aumenta. A chama de uma vela uma fonte contnua de energia trmica enquanto a vela estiver acesa. Ento, se colocamos um objeto prximo chama ou na chama da vela, este objeto est recebendo energia trmica continuamente. Portanto sua temperatura deveria aumentar continuamente enquanto houver fornecimento de energia trmica para o objeto. No entanto, se colocamos um pedao de ferro na chama de uma vela, a temperatura do pedao de ferro no aumentar continuamente, pois se isso ocorresse aconteceria a fuso do ferro, assim como ocorre a fuso do gelo quando sua temperatura aumenta alm de zero graus

Clsius. O que acontece que sempre que houver desequilbrio de temperatura, a energia trmica se propagar de um lugar de maior temperatura para um lugar de menor temperatura. por isso que a barra de ferro colocada na chama da vela no se aquece continuamente, pois a energia trmica se dissipa pelo ambiente que possui uma temperatura menor que o ferro aquecido. No cotidiano h situaes em que precisamos conter a dissipao de energia trmica pelo ambiente. o caso das garrafas trmicas e das roupas de l que usamos no inverno. H outras situaes em que precisamos que a energia trmica seja dissipada pelo ambiente, como no caso dos motores dos carros, em que h a necessidade de sistemas de refrigerao para que a temperatura do motor no aumente a ponto de ocorrer a fuso das peas do motor.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia mostrar que um objeto no mudar de estado fsico se houver dissipao de energia trmica. Para isso usa-se dois copos descartveis de plstico. Chega-se os copos prximo chama de uma vela. Primeiro um vazio e depois o outro com gua. Observa-se que o copo vazio derrete rapidamente, enquanto que o com gua no derrete. No segundo caso, a energia trmica que passa da chama para o plstico do fundo do copo com gua dissipada para a gua. Quando comea a formar bolhas no fundo do copo, nos lugares onde esto as bolhas no h dissipao de energia trmica e o plstico derrete, formando furinhos no lugar onde esto as bolhas. A gua dissipa o calor que o copo recebe e por isso o copo com gua no derrete, com exceo dos pontos onde as bolhas se formaram.

MONTAGEM

Acenda a vela e a fixe em algum local. Segure um dos copos de plstico vazio acima da chama da vela, de modo que o fundo do copo no encoste na chama. Ver passo 1 na figura abaixo. Observe a velocidade com que o plstico derrete. Coloque gua no outro copo at cerca de cinco milmetros de altura. Segure o copo com gua acima da chama da vela, de modo que o fundo do copo fique fora da chama (na mesma posio do copo vazio). Ver passo 2 na figura abaixo. Espere at a gua comear a ferver. Observe que o plstico no lugar onde se forma uma pequena bolha comear a derreter, formando furinhos.

COMENTRIOS

O copo deve ser de tamanho grande devido ao tamanho da rea do fundo do copo. Pois se a rea for pequena haver aquecimento em excesso do resto do copo, fazendo com que ele se deforme. Para melhor visualizar a distncia entre o fundo do copo e a vela durante o aquecimento, fixe a vela numa mesa e fique agachado, mantendo o fundo do copo na altura dos olhos. Os gases no so bons condutores de energia trmica, por isso praticamente no h dissipao de energia trmica no lugar onde se formam as pequenas bolhas. Durante a ebulio da gua as bolhas que se formam so de vapor.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 9

PRODUO DE CALOR POR COMBUSTO Queima de Combustvel


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Uma vela pode ser apenas um pedao, pois a vela tem que caber dentro de um copo Um copo transparente de vidro Uma caixa de palitos de fsforo para acender a vela

OBJETIVO
Mostrar um dos meios de obteno de energia trmica: a combusto.

CONTEXTO
Pode-se obter energia trmica por pelo menos trs formas:

Combusto ou queima de materiais: transformao de energia qumica em energia trmica. Exemplo: a queima do gs no fogo de cozinha. Atrito: transformao de energia mecnica em energia trmica. Exemplo: esfregar as mos. Resistncia eltrica: transformao de energia eltrica em energia trmica. Exemplo: a resistncia que aquece a gua dentro do chuveiro. Na queima de materiais h liberao de calor porque os gases que resultam da combusto esto numa temperatura muito maior que a do meio ambiente. H propagao de energia trmica dos gases para todo o ambiente ao seu redor devido a essa diferena de temperatura. Para absorver a maior quantidade possvel de calor, coloca-se um objeto que se deseja aquecer diretamente em contato com os gases produzidos pela combusto. A queima de materiais uma reao qumica, por isso precisa de duas substncias para reagirem. Uma das substncias chamada de combustvel e a outra de comburente. Exemplos de combustvel: gasolina, lcool, madeira, papel e gs de cozinha. Exemplo de comburente: gs oxignio. Essas substncias dos exemplos de combustvel e comburente so mais comuns no dia a dia, porm existem outras substncias que podem reagir liberando energia trmica. Para as substncias reagirem necessrio que hajam condies ambientais favorveis. Uma das condies a temperatura. Por isso necessrio uma fagulha de fogo para iniciar uma combusto, pois essa fagulha ir aumentar a temperatura de uma pequena parte das substncias, possibilitando que haja uma reao qumica entre as substncias combustvel e comburente. Essa primeira reao qumica libera calor que aquece o resto da substncia permitindo sua reao. Exemplo disso gs butano (um combustvel) no fogo de cozinha, que para pegar fogo (reagir com o oxignio, que um comburente) precisa da chama de um palito de fsforo ou de uma fasca eltrica. Observe que se no fosse assim, ao abrir a vlvula do fogo o gs butano encontraria com o gs oxignio e ocorreria a combusto automaticamente. Se o combustvel em contato com gs oxignio for aquecido at atingir a temperatura necessria para ocorrer a combusto, ocorrer a combusto sem precisar da existncia de uma fagulha de fogo. Por isso deve se tomar o cuidado de no deixar substncias combustveis onde elas possam ser aquecidas at entrar em combusto.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
Este experimento trata apenas da combusto e a ideia mostrar que necessrio haver combustvel e comburente para que ela ocorra. Para mostrar a necessidade do combustvel e do comburente numa combusto coloca-se um copo sobre uma vela acessa. O copo no permite a entrada de oxignio (comburente), ento a combusto do barbante da vela (combustvel) para quando acaba o gs oxignio de dentro do copo, ou seja, a vela apaga. Depois volta-se a acender a vela e colocar o copo sobre ela. Mas desta vez, antes da chama apagar, ergue-se o copo permitindo a entrada de gs oxignio. A chama volta a se reanimar. Percebe-se ento a necessidade do gs oxignio para a existncia da chama (combusto).

MONTAGEM

Acenda a vela e fixe-a sobre uma mesa. Coloque o copo sobre a vela.

Observe que a chama diminui at a vela apagar, pois o gs oxignio que est no ar de dentro do copo vai sendo gasto na combusto. Quando a vela apaga por que o gs oxignio de dentro do copo terminou. Tire o copo e acenda novamente a vela. Coloque o copo sobre a vela outra vez. Quando a chama estiver apagando, levante o copo para entrar gs oxignio.

Observe que para a chama no apagar ser necessrio erguer boca do copo at que fique prxima chama, pois o gs oxignio que tinha dentro do copo j foi usado na combusto.

COMENTRIOS

Cada substncia na sua queima libera uma quantidade de calor diferente. A quantidade de calor que cada substncia libera na combusto chamada calor de combusto. Antes de fazer essa experincia numa mesa, retire os papis (cadernos e livros) que estiverem sobre a mesa.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 10

METAL: MAIS FRIO OU MAIS QUENTE Sensao de Frio ou Quente


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Uma caneca de porcelana Um copo de alumnio Pode ser uma lata de refrigerante gua quente O suficiente para encher a caneca e o copo

OBJETIVO
Mostrar que a sensao de frio ou quente depende da condutividade trmica do objeto tocado.

CONTEXTO
Em um determinado ambiente, uma sala por exemplo, todos os objetos ficam na mesma temperatura: a temperatura ambiente. Neste ambiente quando se toca um objeto bom condutor de calor, metal por exemplo, tem-se a impresso que a temperatura menor que a temperatura dos demais objetos que so mau condutores de calor, como a madeira. Na sala por exemplo, isso acontece ao tocar os mveis de madeira e as partes de metal ou o piso. Tem-se a impresso que a parte de metal ou o piso est mais frio que a madeira dos mveis. Isso acontece por que a nossa sensao de frio ou calor o fluxo de calor do corpo para o ambiente ou vice-versa. Fluxo de calor a quantidade de calor que passa de uma regio de temperatura mais alta para uma regio de temperatura mais baixa num determinado tempo. Quando se toca em um objeto mau condutor de calor, h pouca passagem de calor da pele para o objeto (considerando que a pele est mais quente que o objeto). Alm disso, a temperatura da pele se iguala rapidamente temperatura da superfcie tocada. Pele e superfcie do objeto rapidamente chegam na mesma temperatura pois o objeto mau condutor de calor e segura em sua superfcie o calor recebido. Quando se toca um objeto bom condutor de calor, h passagem de grande quantidade de calor da pele para o objeto (considerando que a pele est mais quente que o objeto). O fluxo contnuo, pois o calor que chega da pele superfcie do objeto condutor conduzido para todo o objeto. Assim, a temperatura da pele s iguala temperatura do objeto quando todo o objeto estiver na mesma temperatura que a pele, o que demora um certo tempo. Durante esse tempo, a superfcie do objeto continua com a temperatura menor que a da pele, passando nos sensao de frio. Ocorre processo semelhante se os objetos tocados estiverem mais quentes que a pele.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
A ideia segurar duas vasilhas, uma em cada mo, contendo a mesma quantidade de gua quente mesma temperatura, sendo uma vasilha feita de material bom condutor de calor e outra feita de material mau condutor de calor. Para isso usa-se um recipiente de alumnio e uma caneca de porcelana. O fluxo de calor da gua para a mo maior no recipiente de alumnio que na caneca de porcelana, por isso tem-se a sensao que o recipiente de alumnio est mais quente que a caneca. O fluxo de calor na caneca menor porque a porcelana no conduz calor to bem quanto o alumnio. Apesar de se ter a sensao que a temperatura do recipiente de alumnio maior que a temperatura da caneca, ambos esto na mesma temperatura, que a temperatura da gua dentro deles. Esta experincia pode ser feita usando gua gelada ao invs de gua quente. Novamente, devido condutividade do alumnio ser mais alta que a da porcelana, se tem a impresso que o recipiente de alumnio est mais frio.

MONTAGEM

Despeje a mesma quantidade de gua quente dentro da caneca de porcena e dentro do copo de alumnio. Espere alguns segundos para que a caneca de porcelana fique na mesma temperatura que a gua quente. Segure o recipiente de alumnio e a caneca, uma em cada mo. Sinta a temperatura de cada um deles.

COMENTRIOS

Se quiser esquentar gua em sala de aula, use a lamparina e o recipiente do anexo 1. Pode-se usar copo de alumnio em vez de latinhas. Experimente fazer a mesma experincia usando gua gelada.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 1

PUVERIZADOR - A existncia dos raios de luz


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Pulverizador Desses usados para regar plantas Lanterna Leite Duas ou trs colheres das de sopa gua

OBJETIVO
O objetivo deste experimento visualizar um feixe de luz, observando sua existncia e comportamento.

CONTEXTO
A luz, para a maior parte dos fenmenos cotidianos, propaga-se em forma de raios. Estes, so compostos de partculas (ftons), e se propagam sempre retilineamente a partir da fonte. Feixe de luz um conjunto de raios luminosos.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
Um lanterna colocada em uma posio fixa iluminando um obstculo (parede). Nesta situao, s possvel observar a luz que gerada pela lanterna e o efeito que ela causa no obstculo. aparentemente possvel que a luz descreva qualquer trajetria at atingir a parede (como por exemplo, uma trajetria curva ou em "zig-zag"). Pulveriza-se gua colorida com leite ao longo do feixe de luz que vai da lanterna at a parede. Assim, possvel observar que o feixe luminoso criado pela lanterna, propaga-se em linha reta e no de qualquer outro modo at o obstculo.

MONTAGEM

Coloque gua dentro do pulverizador e adicione leite at que a gua fique esbranquiada. Posicione a lanterna de modo que ilumine o obstculo.

COMENTRIOS

O local no qual o experimento for realizado deve permanecer escurecido ou na penumbra. Se o experimento for realizado em sala de aula, o pulverizador pode ser substitudo por dois apagadores. Batendo um apagador no outro, em uma posio, de preferncia, acima do feixe, produz-se uma nuvem de p na regio deste. Este procedimento resulta no mesmo efeito do pulverizador.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 2

CARTES FURADOS - A propagao dos raios de luz


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Cartolina Pode ser substituda por qualquer tipo de papelo no muito grosso. Vela Pode ser substituda por uma lanterna.

OJETIVO
Este experimento tem por objetivo demonstrar que os raios de luz se propagam em linha reta.

CONTEXTO
A luz, para a maior parte dos fenmenos cotidianos, propaga-se em forma de raios. Estes, so compostos de partculas (ftons), e se propagam sempre retilineamente a partir da fonte. Em algumas situaes, a luz tambm pode comportar-se como onda. Isto perfeitamente explicado pela Fsica.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
Trs cartes iguais com um pequeno orifcio no meio so dispostos em fila de forma que fiquem exatamente alinhados. Em um extremo colocada uma vela acesa cuja chama fica alinhada com os furos do cartes. No outro extremo fica o observador. H duas situaes de observao. Na primeira, os furos dos cartes ficam alinhados e possvel ver a chama da vela do outro lado porque a luz se propaga em linha reta atravs dos furos. No segundo caso, retira-se qualquer um dos trs cartes do alinhamento e no mais possvel ver a

luz porque ela esbarra em um dos cartes. Para que se pudesse enxergar a luz, ela teria que ter uma trajetria curva. Com os resultados de ambas disposies, se conclui que a luz se propaga em linha reta.

MONTAGEM

Corte trs retngulos (10cm x 15cm) iguais de cartolina (veja figura abaixo). Faa um corte reto (5cm) no meio do lado menor de cada carto. No lado cortado, dobre cada parte para um lado de modo que se crie um apoio para que o carto fique na vertical. Coloque os cartes em fila de modo que fiquem exatamente alinhados. Em um extremo da fila, coloque uma vela acesa cuja chama fique alinhada com os furos dos cartes.

COMENTRIOS

Para o bom andamento do experimento importante que os cartes sejam exatamente iguais. A altura da chama da vela deve ser igual dos furos dos cartes.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 3

PENTE REFLEXIVO - A reflexo da luz


Tabela de Materiais MATERIAIS Pente Espelho Lanterna Papel Lpis ou caneta Transferidor Este instrumento s ser utilizado para medir os ngulos de incidncia e reflexo. Por isso, sua ausncia no comprometer o funcionamento do experimento, uma vez que possvel observar a olho n a semelhana dos ngulos. OBSERVAES Desses pequenos com as bordas alaranjadas. So encontrados em qualquer supermercado ou bazar.

OBJETIVO
O objetivo deste experimento observar a reflexo e comprovar a lei que rege este fenmeno.

CONTEXTO
Reflexo o fenmeno pelo qual a luz ao encontrar um obstculo rebatida. Para melhor compreender este fenmeno preciso antes definir as duas etapas da reflexo. Na primeira etapa (incidncia) o raio de luz chega at o espelho. Ao ngulo que este raio forma com o espelho damos o nome de ngulo de incidncia. J na segunda etapa, o raio de luz sai do espelho (reflexo). Ao ngulo que este raio forma com o espelho damos o nome de ngulo de reflexo. Para a reflexo existe uma lei: o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
Um espelho colocado na posio vertical em contato com a superfcie de uma mesa. Em sua frente, coloca-se um pente com os dentes encostados na mesma superfcie. Posicionase uma lanterna de modo que a sombra produzida pelos dentes do pente atinjam o espelho fazendo sombra na superfcie, tanto quando incide no espelho, como quando refletem. Para conferir a lei da reflexo coloque um papel na superfcie da mesa, em baixo do espelho e do pente. Risque o papel com um lpis na base do espelho. Risque a trajetria de um dos raios que saem do pente e so refletidos pelo espelho. Observe que no papel aparecer a trajetria de um dos feixes de luz. possvel medir com um transferidor os ngulos de incidncia e reflexo e constatar que eles so iguais.

ESQUEMA DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 4

FAA DINHEIRO- Mltiplas reflexes


Tabela de Materiais MATERIAIS OBSERVAES Destes pequenos, com as bordas laranja e de plstico. Geralmente so encontrados em Dois espelhos supermercados ou bazares. Fita adesiva Durex ,fita crepe ,fita isolante etc. Moeda

OBJETIVO
O objetivo deste experimento demonstrar que a associao de espelhos pode multiplicar imagens, ou seja, podemos aparentemente ter a reflexo de um objeto refletido.

CONTEXTO
Associando espelhos corretamente, possvel fazer com que as imagens refletidas se multipliquem de acordo com o ngulo formado entre as faces dos espelhos.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
Dois espelhos tm um de seus lados unidos de modo que eles possam ser dispostos formando um ngulo. O ngulo menor fica entre as faces reflexivas. Coloca-se uma moeda entre as faces. Os raios de luz que partem dela chegam ao observador de vrios modos: 1 - Saem diretamente: imagem real. 2 - Fazem uma nica reflexo nos espelhos: primeira ordem; imagem virtual. 3 - Fazem duas ou mais reflexes: segunda ordem; imagem virtual, terceira ordem; imagem virtual etc.

MONTAGEM

Retire as bordas dos espelhos. Cole os dois espelhos com a fita adesiva no lado no reflexivo. Deixe um espao entre os espelhos de modo que se possa encost-los, quando montados.

ESQUEMA DE MONTAGEM
Na figura abaixo no aparecem todas as imagens que so formadas, para no saturar o desenho.

EXPERIMENTO 5

REFRAO Um raio de luz que muda a sua trajetria


Tabela de Materiais MATERIAIS Fio eltrico Bocal de lmpada Plug eltrico Lmpada de 60 Watts do tipo cristal. Caixa de sapatos Rgua Molegata da marca TRIDENT Cartolina Adesivo plstico para PVC (cola de cano) Caixinha de CD gua OBSERVAES

Tentamos realizar o experimento com lmpadas de potncias maiores, mas no obtivemos resultados satisfatrios.

Usada dada a facilidade que se tem para dobr-la.

Pode ser substitudo por qualquer tipo de super-cola (Super-Bonder).

OBJETIVO
O objetivo deste experimento construir um sistema onde possvel observar a trajetria de um raio sendo refratado, ou seja, sendo desviado da sua trajetria inicial.

CONTEXTO
A refrao o fenmeno no qual a luz muda sua direo de propagao ao mudar de um meio para outro, como por exemplo, gua e ar, ar e vidro etc. O ndice de refrao (n) uma propriedade de um determinado meio (por exemplo: nar = 1; nvidro = 1,52; ngua = 1,33) e que influencia diretamente a intensidade e a direo do raio de luz refratado. Quando o ndice de refrao do meio do qual a luz provm menor do que o do meio em que ela vai penetrar, os raios tendem a se aproximar da reta normal superfcie que separa os meios. No nosso caso o feixe, ao penetrar na gua, se aproxima da normal porque o ndice de refrao da gua maior que o do ar. E ao sair, se afasta pois nar < ngua, como na figura abaixo.

EXPLICAO DO EXPERIMENTO
Uma caixa de sapatos com uma lmpada dentro arranjada de modo que saia dela um feixe fino de luz. O feixe, ao atravessar uma caixa transparente cheia de gua refratado, ficando claro que ele muda sua trajetria.

MONTAGEM

Corte as extremidades da rgua retirando a inscrio da logomarca e furo, deixando a rgua com 16cm. Faa trs dobras na rgua de forma a resultar um anel retangular de 5 x 3cm e cole as duas extremidades (com a cola para PVC). Retire com cuidado a tampa da caixinha de CD, retirando todas as suas laterais. Cole a base deste "anel" formado pela rgua na tampa da caixa de CD, como na figura abaixo.

Corte um retngulo da caixa de sapatos a partir da borda (ver figura 1). Cole um pedao de cartolina no lugar do retngulo retirado. Faa apenas um corte na cartolina, com tesoura, de fora para dentro da caixa (ver figura 2). Monte o circuito que ir acender a lmpada (fio, plug e bocal). Coloque a lmpada sobre a superfcie que ser realizado o experimento e tape-a com a caixa. A luz emitida pela caixa ser reduzida a um feixe fino que passa atravs do corte feito na cartolina colada onde foi retirado um retngulo da caixa. Coloque gua dentro da caixa feita com a rgua e tampa da caixa de CD e direcione a ela o feixe emitido pela caixa.

COMENTRIOS

Para o bom andamento do experimento importante que a caixa que emitir o feixe e a caixinha com gua fiquem no mesmo plano.

ESQUEMA GERAL DE MONTAGEM

EXPERIMENTO 6

LENTE DGUA Uma lente de aumento muito simples


Objetivo O objetivo deste experimento construir uma lente de aumento. Contexto Lentes so objetos translcidos que apresentam duas superfcies refrativas. A refrao o fenmeno no qual a luz muda sua direo de propagao ao mudar de um meio para outro, como por exemplo, gua e ar, ar e vidro etc. O ndice de refrao (n) uma propriedade de um determinado meio (por exemplo: nar = 1; nvidro = 1,52; ngua = 1,33) e que influencia diretamente a intensidade e a direo do raio de luz refratado. As lentes de aumento so, em geral, lentes de bordos finos mergulhadas em uma substncia de ndice de refrao menor do que o do material de que formado a lente. So usadas para ampliar imagens. Tipos de lentes

n2 > n1 n2 < n1

Bordos finos convergente divergente

Bordos espessos divergente convergente

n2 = ndice de refrao do meio com que a lente feita. n1 = ndice de refrao do meio em que a lente est imersa.

Uma lente convergente concentra a luz, enquanto uma lente divergente espalha a luz. Ideia do Experimento Faz-se uma argola de arame e mergulha-se ela em gua. A tenso superficial da gua - propriedade que as molculas de gua tm de se manterem unidas - faz com que a gota fique presa de forma

abaulada na argola de arame, formando uma lente biconvexa e, portanto, convergente. Quando se aproxima a lente de algo e se olha atravs dela, observa-se que ela aumenta a imagem, ou seja, funciona como uma lente de aumento. Tabela do Material Item Observaes Arame de Pode ser substitudo por arame de ao fino. cobre gua S ser utilizado para enrolar o arame dando forma a argola, portanto, pode ser substitudo por Lpis qualquer outro objeto de forma cilndrica. Tentamos objetos de dimetro maior, mas no obtivemos resultados satisfatrios.

Montagem

Enrole e tora o arame em volta do lpis para formar uma argola. Mergulhe a argola na gua, de modo que uma gota fique presa argola.

Esquema Geral de Montagem Figura 1 - Este foi o mtodo utilizado para dobrar o arame. Figura 2 - Lente de aumento sobre a palavra "aumento".

EXPERIMENTO 7

LENTE CONVERGENTE Uma lente feita de gua


Objetivo O objetivo deste experimento construir um sistema onde possvel observar a trajetria de um raio sendo refratado por uma lente convergente.

Contexto Lentes so objetos translcidos que apresentam duas superfcies refrativas. A refrao o fenmeno no qual a luz muda sua direo de propagao ao mudar de um meio para outro, como por exemplo, gua e ar, ar e vidro etc. O ndice de refrao (n) uma propriedade de um determinado meio (por exemplo: nar = 1; nvidro = 1,52; ngua = 1,33) e que influencia diretamente a intensidade e a direo do raio de luz refratado. Lentes convergentes so, em geral, lentes de bordos finos mergulhadas em uma substncia de ndice de refrao menor do que o do material de que formado a lente. So muito utilizadas pela medicina para corrigir doenas da viso, como por exemplo, a miopia. Ideia do Experimento Uma caixa de sapatos com uma lmpada dentro arranjada de modo que saia dela um feixe fino de luz. O feixe, ao atravessar uma lente convergente feita com uma rgua e um pedao de uma garrafa de refrigerante cheia de gua, refratado. Mudando-se a posio de incidncia do raio sobre a lente, observa-se que eles convergem depois de passar pela lente, ou seja, tendem a se encontrar. Tabela do Material Item Fio eltrico Bocal de lmpada Plug eltrico Lmpada de 60 Watts do tipo cristal. Caixa de Sapatos Garrafa plstica de Coca-cola de 600mL Rgua Molegata da marca TRIDENT Cartolina Adesivo plstico para PVC (cola de cano) gua Duratex Comentrios

Tentamos realizar o experimento com lmpadas de potncias maiores, mas no obtivemos resultados satisfatrios.

Pode ser substitudo por qualquer tipo de super-cola (Super-Bonder)

Pode ser substitudo por qualquer tipo de madeira.

Montagem

Corte uma fatia da garrafa na parte mais lisa, onde fica o rtulo, com aproximadamente trs centmetros de largura. Corte a fatia ao meio, transversalmente, de modo que vista de cima, tenha a forma de um semicrculo. Cole as duas extremidades da "semi-fatia" na rgua e depois cole-as na madeira de 30 x 80cm. Corte um retngulo da caixa de sapatos a partir da borda (ver figura 1). Cole um pedao de cartolina no lugar do retngulo retirado. Faa apenas um corte na cartolina, com tesoura, de fora para dentro da caixa (ver figura 2). Monte o circuito que ir acender a lmpada (fio, plug e bocal). Coloque a lmpada sobre a madeira e tape-a com a caixa. A luz emitida pela caixa ser reduzida a um feixe fino que passa atravs do corte feito na cartolina colada onde foi retirado um retngulo da caixa.

Coloque gua dentro da caixa feita com a rgua e a garrafa e direcione a ela o feixe emitido pela caixa.

Comentrios

Acreditamos que se o feixe emitido pela caixa de sapatos for substitudo por um laser-point, tambm apresentar um bom resultado.

Esquema Geral de Montagem

EXPERIMENTO 8

ESPELHO CNCAVO Convergncia de Raios luminosos


Objetivo Este experimento tem por objetivo construir um espelho cncavo bem como observar como os raios de luz se comportam quando so refletidos por ele.

Contexto Sabe-se que quando um raio de luz incide em um espelho plano, refletido com o mesmo ngulo com o qual incidiu em relao normal. Porm se encurvarmos este espelho, de modo que a superfcie refletora assuma uma forma cncava, isto no ocorre. Neste caso teremos um espelho cncavo que obedece algumas propriedades. Uma delas, e a mais interessante neste caso, que raios que incidem paralelamente ao eixo central desse espelho cncavo, so refletidos passando pelo foco do mesmo, como na figura abaixo. Foco, ou distncia focal, a metade do raio de curvatura do espelho.

F o foco e C o centro de curvatura Ideia do Experimento Um pente e uma lanterna so utilizados para formar feixes luminosos paralelos. Ao interceptar os feixes com um espelho cncavo, observa-se que os raios luminosos so refletidos por ele, passando por um ponto que a metade do seu raio, ou seja, o foco. Tabela do Material Item Garrafa Pet de 2L de refrigerante Embalagem dos Salgadinhos ELMA CHIPS Pente Lanterna Cola branca Comentrios Ou qualquer outro objeto/embalagem que possa fornecer um anel com dimetro semelhante. Utilizamos uma embalagem de BACONZITOS, mas pode ser utilizada a embalagem de qualquer outro salgadinho desta marca. Pode-se utilizar tambm uma embalagem de p de caf que feita de um material muito parecido.

Montagem

Corte a garrafa transversalmente de modo a formar um anel (Figura 1). Corte o anel ao meio de forma que visto de cima seja um semicrculo (Figura 2). Cole um pedao da embalagem de salgadinho (com o mesmo tamanho da parte da garrafa) na face cncava do "semicrculo", tendo cuidado para que a face mais refletora da embalagem fique voltada para a concavidade do "semicrculo", com a finalidade de se formar um espelho cncavo. A face mais refletora da embalagem o lado de dentro. Ilumine, com a lanterna, a superfcie na qual ser realizada a experincia, fazendo com que o feixe de luz gerado pela lanterna fique quase paralelo esta superfcie. Coloque o pente na frente deste fixe na posio vertical ("em p").

A luz gerada pela lanterna foi dividida em pequenos feixes. Colocando o espelho cncavo na frente desses feixes, possvel observar que eles so refletido em direo ao foco do espelho.

Comentrios

Melhores resultados sero obtidos se a lanterna permanecer o mais longe possvel do pente. Utilizando os mesmos princpios tambm possvel construir um espelho convexo apenas colando o pedao da embalagem do outro lado da parte retirada da garrafa.

Esquema Geral de Montagem

EXPERIMENTO 9

FBRICA DE ARCO RIS Decomposio de luz


Objetivo O objetivo deste experimento decompor a luz, mostrando que ela formada por componentes coloridas. Contexto A luz normal, tambm chamada de luz branca, assim como a cor branca, a formada por componentes de luz de todas as cores. S podemos perceber que cada objeto tem sua cor porque quando luz branca incide sobre ele, este reflete a cor que o pigmento consegue emitir. Um objeto de cor vermelha, por exemplo, apesar de estar recebendo todas as cores, s reflete a componente vermelha; um objeto branco reflete todas as componentes e no absorve nenhuma; um objeto preto absorve todas as cores e no reflete nenhuma. Por isso que quando estamos expostos ao sol, vestindo uma roupa branca, sentimos estar esquentando menos que com uma roupa escura: a roupa branca reflete todas as componentes coloridas da luz branca, enquanto a preta absorve todas. Quando a luz branca sofre refrao, cada cor que a compe refratada com um ngulo diferente. Isto se deve a cada cor ter um ndice de refrao diferente, o que justifica cada cor ser refratada com um ngulo.

Ideia do Experimento Um raio de luz penetra na gua e sofre refrao. Cada cor refrata com um ngulo diferente e ento as componentes seguem caminhos separados; aps, cada raio refletido por um espelho imerso na gua e volta para a superfcie; quando o raio sai da gua, sofre novamente refrao e cada cor j decomposta se decompe em outras cores da mesma "famlia", como por exemplo, a componente vermelha da luz d origem a vrios tons de vermelho. Quando os raios saem da gua, atingem um aparato onde possvel ver que a luz branca que incidiu na gua decomposta em todas as cores que a constitui. Esta decomposio chamada de espectro, que o mesmo visto em um arco-ris. Tabela do Material Item Comentrios Espelho Desses pequenos com moldura alaranjada. So encontrados em qualquer supermercado ou bazar. Assadeira Pode ser substituda por uma bandeja funda, bacia ou tuperware. gua Cartolina Para ser usada como aparato de observao do espectro.

Montagem

Encha a assadeira com gua. Coloque o espelho inclinado dentro dela. Faa com que a luz do Sol reflita no espelho no interior da assadeira e atinja um aparato de preferncia de cor clara. Observe que a luz refletida um espectro composto pelas cores do arco-ris.

Comentrios

O melhor resultado obtido refletindo a luz do Sol em um local menos iluminado, como por exemplo uma parede clara sombra ou uma cartolina no iluminada diretamente pela luz solar. Pode-se realizar tambm este experimento refletindo a luz emitida por uma lmpada fuorescente (luz fria) em uma folha branca.

Esquema Geral de Montagem

EXPERIMENTO 10

CMARA ESCURA O mesmo princpio da cmara fotogrfica


Objetivo Este experimento tem por objetivo a construo de uma cmara escura onde possvel observar a imagem da chama de uma vela sendo projetada em seu interior. Contexto Segundo os princpios da ptica geomtrica, os raios de luz se propagam em linha reta. Na cmara escura, todos os raios de luz que so emitidos pelo objeto a ser projetado, passam atravz de um pequeno orifcio e atinge o aparato no interior dela. Assim sendo, a luz que sai do ponto mais alto do objeto atingir o aparato no ponto mais baixo da imagem projetada, formando uma imagem invertida como na figura abaixo.

Ideia do Experimento Projeta-se a luz emitida pela chama de uma vela na parte interna da tampa de uma lata de chocolate em p, apenas fazendo um furo em seu fundo. Tabela do Material Item Lata de NESCAU Vela Prego Montagem

Comentrios Ser utilizada tambm a tampa de plstico translcido. Pode ser utilizada qualquer lata que tenha uma tampa feita com o mesmo material da tampa da lata de Nescau. Ser utilizado apenas para fazer um furo no fundo da lata, por isso, pode ser substitudo por qualquer outro objeto de metal pontiagudo.

Faa um furo, o menor possvel, no meio do fundo da lata e tape-a com a tampa de plstico. Acenda a vela e aproxime o fundo da lata at ver a imagem refletido na tampa.

Comentrios

Para que o experimento seja realizado o ambiente deve permanecer o mais escuro possvel.

Esquema Geral de Montagem

EXPERIMENTO 1

BEXIGA CARREGADA A existncia de cargas eltricas


Objetivo Mostrar a existncia de cargas eltricas e suas propriedades. Contexto Alguns materiais apresentam, sob determinadas condies, fenmenos eltricos que podemos explicar usando um modelo terico. Estes fenmenos so observados pelo homem desde a antiguidade. E desde ento houveram vrios modelos que foram propostos para tentar explicar a sua origem. O modelo que melhor explicou tais fenmenos o modelo de cargas eltricas, que usado at os dias de hoje. Este modelo prev a existncia de dois tipos de cargas eltricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo. Para explicar os fenmenos eltricos que eram observados, foi proposta a lei da atrao e repulso: cargas eltricas de mesmo sinal se repelem entre si e cargas eltricas de sinais opostos se atraem entre si. Veja o esquema das leis de atrao e repulso na figura abaixo.

Os materiais em seu estado fundamental so neutros; a somatria de suas cargas eltricas nula. por isso que os fenmenos eltricos s podem ser observados em determinadas condies, ou seja, para que haja repulso ou atrao entre dois ou mais materiais preciso que a somatria de suas cargas no seja nula. Isso quer dizer que preciso que hajam cargas positivas ou negativas em excesso no material. possvel fazer com que um material que est neutro fique carregado eletricamente. Para isso basta fornecer ou retirar algumas cargas eltricas neste material, fazendo com que ele fique com uma carga lquida positiva ou negativa. Este processo chamado de eletrizao. H vrios mtodos de eletrizao que so empregados, de forma que cada mtodo usado dependendo do resultado que se quer obter. A eletrizao s se d entre materiais isolantes, pois os materiais condutores no tem a capacidade de reter cargas eltricas, pois elas escoam pelo material. J os materiais isolantes no permitem que as cargas se movimentem em seu interior. Neste experimento, para demonstrarmos a existncia de cargas eltricas, utilizaremos do mtodo de eletrizao por atrito. Esta eletrizao feita com dois materiais de caractersticas eltricas diferentes. Um deve ter mais facilidade para receber cargas negativas, estes materiais so chamados de eletronegativos e o outro

deve ter mais facilidade para doar cargas negativas, estes so chamados de materiais eletropositivos. Assim quando estes matrias so atritados as cargas negativas migram de um material para o outro. Ao afast-los um deles ter recebido cargas eltricas negativas, se tornando um material eletrizado negativamente. E o outro se tornar um material eletrizado positivamente, pois ao doar cargas negativas, ficou com excesso de cargas positivas em seu interior. Como mostra a figura abaixo.

Podemos a partir daqui compreender como se d a repulso e a atrao entre materiais carregados. Para que haja repulso entre dois materiais, eles devem estar carregados com a mesma carga. Ao serem aproximados haver uma fora de repulso entre eles que se ope aproximao. Veja a figura abaixo.

Para que haja atrao entre dois materiais preciso que eles estejam carregados com cargas eltricas de sinais opostos ou que um deles esteja carregado e o outro neutro. A atrao entre um material carregado e outro neutro mais comum, pente e papel por exemplo, e pode ser explicado utilizando-se da ideia da formao de dipolos eltricos, fenmeno comumente citado como "separao de cargas". O tomo neutro torna-se um dipolo eltrico quando os centros de carga positiva e negativa se separam. Isto acontece quando ele submetido ao de outras cargas eltricas.

Se um material tem uma superfcie eletrizada e se aproxima de um material neutro eletricamente, os tomos do material neutro se tornaro dipolos eltricos (polarizao) na regio de aproximao.

Por exemplo se aproximarmos um material eletrizado negativamente de um material neutro, as cargas negativas em excesso do material eletrizado vo atrair as cargas positivas dos tomos da regio de aproximao e consequentemente vo repelir as cargas de sinal negativo destes tomos. Isso faz o tomo assumir uma nova distribuio espacial na forma de um dipolo, como se fosse um m, positivo de um lado e negativo de outro. Como mostra a figura abaixo.

Note que o material continua neutro, pois o nmero de cargas continua o mesmo. A atrao favorecida devido a formao dos dipolos. Ideia do Experimento Se atritarmos uma bexiga com os cabelos ela se eletrizar, pois a bexiga um material isolante e se eletriza por atrito. importante ressaltar que para se conseguir uma boa eletrizao, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos. Para verificarmos a existncia de cargas podemos fazer um experimento simples com duas bexigas. Um primeiro teste a verificao da repulso entre elas. Eletrizamos as duas bexigas por atrito com os cabelos. Assim, as duas bexigas recebero o mesmo tipo de carga dos cabelos e ao aproximarmos uma da outra elas se repeliro. Note que para garantir que as bexigas iro se eletrizar com as mesmas cargas, elas devem ser do mesmo material e serem eletrizadas no mesmo cabelo. E para se garantir que elas iro se repelir as reas de aproximao devem ser as mesmas reas que foram eletrizadas. Veja a figura abaixo.

Para verificarmos a atrao entre duas bexigas, eletrizamos por atrito uma bexiga com os cabelos, e aproximamos esta de uma bexiga neutra.

Devemos observar neste caso uma atrao quando se aproxima a bexiga eletrizada da bexiga que est neutra. As cargas da superfcie da bexiga neutra se rearranjaro em dipolos fazendo com que as bexigas se atraiam. Veja figura abaixo.

Com os testes deste experimento, podemos mostrar a existncia de cargas eltricas bem como suas propriedades de atrao e repulso. Tabela do Material Item Observaes Bexigas Encontradas em lojas para festas, bazares, supermercados etc Montagem

Para fazer a atrao entre as bexigas. o Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas. o Atrite uma delas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfcie da bexiga no cabelo. o Aproxime a bexiga eletrizada da bexiga neutra. Para fazer a repulso entre as bexigas. o Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas. o Atrite as duas bexigas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfcie das bexigas no cabelo. o Solte lentamente uma das bexigas sobre uma mesa e aproxime dela a bexiga que ficou na mo.

Comentrios

Ao encher a bexiga ela deve ficar o menor possvel, mas tambm deve ficar cheia o suficiente para que fique firme.

Ao atritar a bexiga com os cabelos, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos. Ao atritar a bexiga com os cabelos v girando a bexiga, para que toda a sua superfcie fique eletrizada. D preferncia para modelos pequenos de bexigas, pois ficam firmes e pequenas depois de cheias.

EXPERIMENTO 2

CORRENTE ELTRICA A existncia de corrente eltrica


Objetivo Ilustrar a produo de corrente eltrica por meio de reaes qumicas espontneas. Estas reaes qumicas resultam na conduo de ons livres atravs de um meio inico. Isto pode ser chamado de produo de corrente por conduo inica e a base de todas as pilhas conhecidas. A pilha que se mostra neste experimento uma pilha semelhante a do tipo Daniel. Neste experimento o vinagre far o papel de meio inico (cido, neste caso) fazendo contato entre os eletrodos. Contexto Corrente eltrica o movimento ordenado de cargas negativas/positivas em direo ao polo positivo/negativo. Dentre vrios meios de produo de corrente eltrica podemos citar alguns, como: produo por induo eletromagntica (usado em usinas hidroeltricas), produo por reaes qumicas (usado nas pilhas e baterias), produo por descarga de capacitores (como as descargas de um raio) entre outras. Ideia do Experimento O experimento consiste em usar vinagre como fonte de energia para um relgio digital de pulso. Esta bateria constituda de dois eletrodos mergulhados em vinagre, um de zinco e outro de cobre. O vinagre far o papel de uma soluo que geralmente algum produto inico, pois seu carter inico possibilita que ons livres se movimentem em seu interior. Neste caso particular, o meio ser cido, devido grande concentrao de cido actico do vinagre. A este tipo de soluo se d o nome de soluo condutora. A soluo condutora constituda de ons positivos e negativos. No caso do vinagre, dentre esses ons h uma grande concentrao de ons H+. Os eletrodos so dois pedaos de metais, que reagem quimicamente com a soluo. Quando mergulha-se o eletrodo de cobre na soluo condutora, no h condies para uma reao qumica entre a placa de cobre e a soluo. Quando mergulha-se o eletrodo de zinco na soluo condutora, os tomos de zinco da superfcie tm uma forte tendncia de se desligarem da placa e migrarem para o vinagre. Esta uma propriedade do zinco. Ao fechar-se o circuito eltrico, que constitudo da seguinte seqncia: (soluo)-(placa de zinco)-(fio de conexo)-(relgio)-(fio de conexo)-(placa de cobre)-(soluo), os eltrons livres na placa de zinco (que a carga negativa), se dirigem pelo fio at a placa de cobre (que o polo positivo, dado a diferena de potencial natural entre estes metais quando em contato). Ento os tomos de zinco comeam a migrar da placa para a soluo, perdendo dois eltrons cada um, que iro fazer parte da corrente eltrica. O resultado final que os eltrons migram para o eletrodo de cobre e o zinco vai para a soluo como on Zn++. Os tomos de cobre so neutros. Os eltrons migram para a placa de cobre a fim de reduzir os ons positivos na superfcie do eletrodo, que na sua maioria so ons H+. A reduo de 2 ons H+, d origem a uma molcula H2 de gs hidrognio. A passagem de eltrons no sentido da placa de zinco para a placa de cobre chamada corrente eltrica. A intensidade desta corrente eltrica vai depender exclusivamente da quantidade de

ons da soluo e da rea superficial das placas. Quanto maior a rea da placa de zinco mergulhada na soluo, mais ons de zinco se formaro e e seus eltrons migraro para o eletrodo de cobre. Na placa de cobre, quanto maior a rea de superfcie, mais ons H+ podero receber eltrons. importante que os eltrons cheguem aos ons H+, pois seno eles se concentram na placa de cobre. Isto criaria uma repulso em relao aos eltrons que esto vindo da placa de zinco, cessando assim a corrente.
Tabela do Material Item Recipiente para a pilha Plaqueta de cobre Observaes Este recipiente no pode ser condutor de eletricidade. Use copos plsticos, como por exemplo, ou copos ou canecas para crianas. Ou utilize potes plsticos, como os de doce, compotas, etc. O cobre pode ser encontrado em casa de material eltrico. A plaqueta de cobre pode ser obtida a partir de canos ou serpentinas de cobre, encontrados em casas de construo e de refrigerao. O zinco pode ser encontrado em casa de material eltrico. Pode ser usado um pedao de calha (metal usado para escoar a gua da chuva do telhado para o cho). A calha galvanizada, ou seja, recoberta por uma camada de zinco. O uso de calha mais recomendado. Alm de dar bons resultados mais fcil de se conseguir do que o zinco puro nas casas de materiais eltricos. Retalhos de calha podem ser obtidos como sobras de casas em construo ou em reforma.

Plaqueta de Zinco

Vinagre comum Fio de cobre O fio do tipo comum, desde que seja fino para facilitar a conexo com o relgio. para conexo Relgio O relgio do tipo digital. De preferncia destes descartveis, pois so mais baratos. Digital Montagem

O fio de cobre para as conexes, pode-se conseguir desencapando as extremidades de fios eltricos comuns com isolamento plstico, ou raspando-se o esmalte de fios de cobre esmaltados. Faa um furo em cada placa metlica e em cada uma conecte um pedao de fio de cobre fino; Posicione as placas em p, paralelamente dentro do copo. Preencha todo o espao interior do copo at pouco antes do furo e dos fios, ali conectados, com o vinagre. Encoste ou conecte as pontas dos fios que saem das placas nos polos positivo e negativo do relgio digital. Nesta parte da montagem preciso testar a relao das polaridades, pois na maioria das vezes, os relgios no informam qual o polo positivo ou o negativo. De qualquer forma, pode-se inverter a ordem dos contatos, caso a primeira tentativa falhe.

Comentrios

preciso respeitar a polaridade, para que o relgio reaja corrente eltrica, ou seja se a polaridade estiver invertida, o relgio no acender seu mostrador. O funcionamento do experimento est diretamente ligado : o Qualidade das placas utilizadas. qualidade da camada de zinco e cobre das placas; oxidao e sujeira so resistivos passagem de eltrons; o Qualidade do relgio escolhido.

nem todos os relgios funcionam com a mesma corrente ou tenso. Caso o relgio escolhido necessitar de mais corrente ou tenso do que o sistema est oferecendo, ser preciso aumentar a capacidade da pilha de vinagre; a intensidade da corrente eltrica est diretamente ligada rea das placas. Ento, caso seja necessrio aumentar a capacidade da pilha de vinagre, comece tentando aumentar as reas (rea mergulhada na soluo) das placas. Se no for possvel aumentar as reas teis das placas, pode-se optar por fazer uma associao de pilhas, ou seja conectar duas ou mais pilhas de vinagre em srie. Para construir uma associao de duas pilhas de vinagre por exemplo, preciso dois recipientes com vinagre, duas placas de cobre, duas placas de zinco e trs pedaos de fio eltrico. Proceda da seguinte maneira: mergulhe uma placa de zinco e uma de cobre em cada um dos recipientes. Conecte com um pedao de fio a placa de zinco de um recipiente com a placa de cobre do outro. Assim, um dos recipientes ter uma placa de zinco sobrando e o outro uma placa de cobre. Em cada uma destas placas, conecte um pedao de fio. E por fim conecte as extremidades livres dos fios ao relgio. No fcil fazer a conexo dos fios de cobre que saem das placas ao relgio, pois os contatos do relgio so extremamente pequenos. Neste aspecto, pode-se optar por pedir ajuda a um colega, para que ele fique encostando os fios manualmente nos contatos. Outra possibilidade pedir ajuda a algum para que solde um pedao de fio em cada contato do relgio. Assim voc ficar com um dispositivo fixo. Uma ltima sugesto comprar agarras prprias, que sero conectadas nos fios, para agarrarem os pequenos contatos dos relgios. Esta agarra conhecida como "jacar" e encontrada em lojas de material eltrico ou auto eltricos.

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 3

EFEITO QUENTE O aquecimento de objetos com uso de eletricidade


Objetivo O objetivo deste experimento mostrar uma propriedade fsica de determinados materiais: a transformao de energia eltrica em energia trmica, conhecida como Efeito Joule. Contexto A energia possui a caracterstica de poder existir sob vrias formas e ser transformada de uma forma para outra. Por exemplo, a energia mecnica que se transforma em energia eltrica numa usina hidreltrica ou a transformao de energia eltrica em energia trmica numa resistncia de chuveiro.

A transformao de energia pode ser em alguns casos bem vinda, e em outros no. Por exemplo: para um automvel em movimento, a transformao da energia cintica em atrito, em funo da resistncia do ar no bem vinda. J a transformao de energia eltrica em calor na resistncia de um chuveiro num dia de frio, muito bem vinda. Este ltimo fenmeno denomina-se Efeito Joule: a transformao de energia eltrica em calor num material por onde passa uma corrente eltrica. Ideia do Experimento Uma das maneiras que temos para a verificao do Efeito Joule usando o sentido do tato. Para isso basta construir um circuito eltrico muito simples, composto de uma fita de papel alumnio e uma pilha comum de 1,5 volts. Ao ligar as duas extremidades da fita de papel alumnio nos polos da pilha, estabelece-se uma corrente eltrica. Depois de um certo tempo a fita se aquece devido passagem da corrente eltrica. Este aquecimento pequeno e s possvel verific-lo usando o sentido do tato, numa regio do corpo sensvel a pequenas temperaturas. Como por exemplo, as costas da mo, o pulso etc. Outra maneira de se demonstrar o Efeito Joule, ligando-se dois fios s extremidades de uma pilha. Ao se encostar as extremidades livres dos fios em um pedao de palha de ao fina (BOM-BRIL por exemplo), a palha de ao aquecida, pelo efeito Joule, e incandesce, queimando toda. A corrente eltrica em um filamento de palha de ao o aquece. Por ele ser muito fino, ele ento queima. Como a palha de ao um emaranhado de filamentos, um queima o outro sucessivamente at que todo o pedao de palha esteja queimado. Tabela do Material Observaes Quanto mais fina for a espessura dos fios da palha de ao, melhor. Os usados para Palha de ao lavar louas de cozinha so bons. Pilha Uma pilha comum de 1.5 Volts ser suficiente. Papel alumnio Papel alumnio comum, usado na cozinha. O fio deve ser fino e condutor de eletricidade. Estes fios podem ser encontrados em Fio para conexes aparelhos eltrico-eletrnicos velhos. Ou podem ser comprados em casa de material eltrico ou eletrnicos. Porta Pilhas e Fios de Estes equipamento so opcionais. O funcionamento do experimento no ser Conexo (jacar) prejudicado, na falta destes. Montagem Para a verificao do Efeito Joule com o papel alumnio (veja Figura A):

Item

Recorte uma fita de papel alumnio de aproximadamente 3 mm por 10 cm (comprimento suficiente para ligar os polos da pilha); Ligue as extremidades da fita de alumnio e aguarde uns dois minutos; Sinta pelo tato se houve aquecimento da tira de papel alumnio.

Para a verificao do Efeito Joule com palha de ao (veja Figura B):


Ligue um pedao de fio numa extremidade de uma pilha; Ligue outro pedao de fio outra extremidade da pilha; Pegue um pedao pequeno de palha de ao e coloque-o no cho; Encoste as extremidades livres do fio na palha de ao, prximos um do outro.

Comentrios

Para fazer com que a palha de ao se queime, preciso que ao encostar os fios na palha de ao os fios estejam bem prximos e, caso a palha de ao no se queime com apenas uma encostada, faa pequenos movimentos com os fios, mantendo sempre um distncia pequena entre eles. Na montagem da palha de ao, tome o cuidado de no apoi-la em algum lugar que possa pegar fogo como tapetes, carpetes, madeira, compensados, plsticos, dentre outros, ou tampouco prximo a inflamveis como lcool, querosene, gasolina, bebida destilada, leo, perfumes, desodorantes etc. Recomenda-se que se faa sobre um piso (ou mesa) de cimento ou pedra, como o cho de uma cozinha, ou sobre pia de mrmore. Verifique sempre se no h algo que possa queimar por perto. No queime a palha de ao onde haja corrente de vento forte, ou algum ventilador ligado. O vento pode fazer com que a palha de ao voe, por ser muito leve. Ou ainda fazer com que fascas soltem durante uma rajada de vento. Nas duas montagens o consumo da pilha alto, pois a corrente eltrica no tem resistncia no percurso, ou seja, o circuito est em curto. Por isso, aconselhvel no deixar o circuito fechado por muito tempo desligando-o a cada demonstrao. Outra maneira de resolver este problema colocar uma resistncia no circuito. Uma lmpada de lanterna seria um bom resistor, mas ento sero necessrias duas pilhas, visto que uma lmpada necessita de no mnimo de 1,5 volts.

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 4

ASSOSSIAO DE RESISTORES Arranjos diferentes de aparelhos eltricos


Objetivo Este experimento se presta a dois tipos de abordagem: Para os alunos que nunca viram como funciona uma associao de resistores, o objetivo to somente ilustrar o papel dos resistores num circuito eltrico e tambm a forma como estes resistores podem ser arranjados dentro do circuito. Pois estes se comportam de maneira diferente quando se muda o tipo de arranjo. Os dois tipos de arranjo possveis, com dois resistores, sero ilustrados e comparados neste experimento: so o arranjo ou associao de resistores em paralelo e em srie. J para aqueles alunos, que j estudaram ou esto estudando eletricidade, nosso interesse reverter uma concepo bastante comum, porm incorreta que os alunos tem. comum entre os alunos a ideia de que uma bateria de tenso constante, como uma pilha comum, libera para qualquer tipo de circuito a mesma corrente. Ou seja, grande parte dos alunos acham que uma bateria libera uma corrente constante, o que no verdade. Na realidade uma bateria libera para o circuito uma corrente apropriada, que depende da necessidade de cada circuito.

Contexto Os resistores de um circuito podem ser combinados em paralelo ou em srie. Quando a combinao feita em paralelo temos que a tenso (ou diferena de potencial eltrico) entre os terminais das resistncias ser a mesma, mas a corrente eltrica que percorre o circuito dividida entre as resistncias, de forma que a corrente eltrica total a soma das correntes que passam pelos resistores. J na associao em srie, temos que a corrente entre os terminais das resistncias ser a mesma, mas a tenso sobre o circuito dividida entre as resistncias, de forma que a tenso total a soma das tenses em cada resistor. Porm no se engane: a corrente eltrica fornecida pela bateria diferente nos dois casos. Ideia do Experimento Para aqueles que no tem noes de eletricidade, aps a realizao do experimento, fica claro que a intensidade luminosa diferente nos dois tipos de associao. As lmpadas brilham mais na associao em paralelo do que na associao em srie. Para aqueles alunos que j estudaram um pouco de eletricidade, possvel explicar esse fenmeno com uma explicao matemtica. Sabemos que o potencial eltrico entre dois pontos de um circuito igual ao produto do valor da resistncia eltrica pela corrente eltrica daquele trecho (V=R.i). Sabemos tambm que o potencial gerado por uma bateria, neste caso uma pilha comum, constante. Quando associamos os resistores em srie, temos que a corrente que passa pelos pontos onde esto os resistores, ser a mesma em todo o circuito (veja a figura a). A corrente que passa pelos resistores (trecho CD) calculada tomando-se a tenso entre os pontos C e D e dividindo-se pela resistncia total entre os mesmos pontos. A tenso no trecho CD igual tenso V entre os polos da bateria (AB). J a resistncia em CD vale R+R=2R. Assim, a corrente no trecho CD vale i=V/2R. J quando associamos os resistores em paralelo, temos que a corrente que sai da bateria ao chegar no n da associao, se divide em duas: i1 e i2. E como neste caso o valor da resistncia igual para cada resistor (so usadas duas lmpadas iguais), a intensidade da corrente em cada ramo do circuito ser a mesma (veja figura b). A corrente que passa pelo resistor do trecho CD calculada da mesma forma que na associao em srie. A tenso no trecho CD igual a tenso V entre os polos da bateria (AB). J a resistncia em CD vale R. Assim, a corrente no trecho CD vale i1=V/R. Analogamente, a corrente que passa pelo resistor do trecho EF calculada da mesma forma que na associao em srie. A tenso no trecho EF igual tenso do trecho CD, que igual tenso V entre os polos da bateria (AB). J a resistncia em EF vale R. Assim, a corrente no trecho EF vale i2=V/R. Com esta anlise matemtica podemos concluir que a corrente que atravessa cada resistor, quando associados em srie igual a V/2R e quando associados em paralelo igual a V/R. Ou seja, a intensidade da corrente eltrica em cada lmpada da associao em srie a metade da intensidade da corrente eltrica em cada lmpada da associao em paralelo. Da resulta que cada lmpada individualmente brilha mais na associao em paralelo do que na associao em srie, visto que o valor da intensidade da corrente eltrica que atravessa cada uma delas na associao em paralelo maior. Podemos finalizar observando que a corrente eltrica total fornecida pela bateria diferente nas duas associaes. Para provar tal fato basta comparar a intensidade da corrente total do circuito nos dois casos: na associao de resistores em paralelo, temos duas corrente de valor V/R, totalizando uma corrente que tem que ser gerada pela bateria de 2V/R. E na associao de resistores em srie temos uma corrente total fornecida pela bateria de intensidade V/2R. Comparando a intensidade destas corrente vemos que a intensidade da corrente eltrica na associao em paralelo quatro vezes a intensidade da corrente eltrica na associao em srie. (i.paralelo = 4.isrie).

Tabela do Material Item Observaes Se no houver lmpadas pequenas, podero ser utilizadas outras lmpadas, mas a Duas lmpadas de voltagem da bateria deve ser condizente com a voltagem das lmpadas, ou seja, no pode lanterna (1.2V ou ser muito inferior pois corre-se o risco de no acender as lmpadas e nem muito superior 1.5 V) para no queim-las. Duas pilhas de 1.5 V Fios para conexo Montagem em Srie e em Paralelo

Una duas pilhas de 1.5 V. Se voc no possui um suporte apropriado, prenda as pilhas sobre uma mesa com fita adesiva, de tal modo que o polo negativo de uma esteja em contato com o positivo da outra. Prenda tambm com fita adesiva os fios nos polos positivo e negativo das pilhas Ligue com fios todos os polos da associao de pilhas e lmpadas de acordo com os esquemas das figuras a) e b).

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 5

ATRAI OU NO Comportamento de ms
Objetivo Mostrar o resultado da interao entre o campo magntico de um m e diversos materiais. Contexto Determinados materiais apresentam propriedades magnticas. Por propriedade magntica se entende a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. Na interao entre dois objetos feitos de materiais magnticos h tambm a possibilidade de repulso entre eles. Os materiais que naturalmente apresentam propriedades magnticas so chamados de ms. Convm notar que esses fenmenos de atrao e repulso podem tambm ser observados em materiais no magnticos. Por exemplo, entre dois objetos carregados eletricamente. Porm, mesmo que carregados eletricamente, materiais no magnticos no interagem com materiais magnticos. Em geral, propriedades eltricas ou magnticas esto associadas a classes de materiais diferentes. Uma outra forma de distinguir o tipo de fenmeno conhecendo-se um dos materiais envolvidos. Sabemos que um m natural possui propriedades magnticas: ento todos os materiais que ele atrair ou repelir tambm tero propriedades magnticas. As propriedades bsicas observadas em materiais magnticos so explicadas pela existncia de dois polos diferentes no material. A esses polos se do os nomes de polo norte e sul. Polos de mesmo tipo se repelem e polos de tipos opostos se atraem. A esta configurao de dois polos d-se o nome de "dipolo magntico". O dipolo magntico a grandeza que determina quo forte o m e sua orientao espacial pode ser representada por uma flecha que aponta do polo sul para o polo norte. As propriedades magnticas dos materiais tem sua origem nos tomos, pois quase todos os tomos so dipolos magnticos naturais e podem ser considerados como pequenos ms, com polos norte e sul. Isto algo que decorre de uma somatria de dipolos magnticos naturais dos elementos bsicos da matria (o "spin") com o movimento orbital dos eltrons ao redor do ncleo (pois este movimento cria um dipolo magntico prprio). Para cada material, a interao entre seus tomos constituintes determina como os dipolos magnticos dos tomos estaro alinhados. Sabe-se que dois dipolos prximos e de igual intensidade anulam seus efeitos se estiverem alinhados anti-paralelamente; somam seus efeitos se estiverem alinhados paralelamente.

Assim, teremos os seguintes casos:

Se os dipolos, sob qualquer condio, permanecerem desalinhados, apontando em direes aleatrias, h um cancelamento geral dos efeitos dos dipolos e o material no apresenta nenhuma propriedade magntica macroscopicamente observvel (material no-magntico). No caso dos dipolos estarem todos alinhados, temos um material chamado ferromagntico permanente (m natural). Se os dipolos somente se alinharem na presena de um outro m, temos trs casos: o material ferromagntico: o m externo, ao atrair um dos polos de cada um dos tomos do material ferromagntico, termina por alinhar todos os dipolos magnticos deste. Com todos os seus dipolos magnticos alinhados, o ferromagntico, para todos os efeitos comporta-se como

um m natural. O resultado final que o material ferromagntico atrado pelo m natural. O ferro, o nquel e o cobalto so alguns exemplos de materiais ferromagnticos. material paramagntico: o alinhamento similar ao caso ferromagntico, porm de intensidade aproximadamente 1000 vezes menor. Por isso tambm no de fcil observao. O resultado final que o material paramagntico muito fracamente atrado pelo m natural. O vidro, o alumnio e a platina so alguns exemplos de materiais paramagnticos. material diamagntico: alm de causas diferentes, macroscopicamente o caso oposto do paramagntico. O resultado final que o material diamagntico muito fracamente repelido pelo m natural. No fundo, todo material diamagntico; s que na maioria dos casos o ferromagnetismo (permanente ou no) ou o paramagnetismo so mais fortes que o diamagnetismo. A gua, a prata, o ouro, o chumbo e o quartzo so alguns exemplos de materiais diamagnticos.

Convm ressaltar que o alinhamento nunca total, nem em nmero de dipolos e nem na direo de cada um deles; trata-se de mdias. De acordo com um dos primeiros pesquisadores do magnetismo, Michael Faraday, o campo magntico a regio do espao na qual se realiza a interao magntica entre dois objetos que apresentam propriedades magnticas. E as linhas de campo so as linhas imaginrias que mapeiam o sentido deste campo em torno dos objetos. Ou seja, elas indicam a direo da atrao ou repulso magntica num ponto do espao sob a influncia de objetos magnetizados. As linhas de campo apontam do polo norte para o polo sul.

A atrao ou repulso entre dois objetos magnetizados intermediado pela ao do campo magntico. Por outro lado, pode no haver atrao ou repulso entre dois objetos magnetizados, mesmo havendo entre eles campo magntico. Isto ocorre porque o campo magntico de um m enfraquece conforme aumenta a distncia a ele. Ento, dependendo da distncia que separam os ms, o campo magntico no forte o suficiente para, por exemplo, vencer o atrito que existe entre cada m e a superfcie de uma mesa sobre a qual eles estejam colocados. Ideia do Experimento Ao aproximarmos um objeto de um m, ocorrer uma interao entre o campo magntico desse m com os tomos desse objeto. Os tomos desse objetos vo se alinhar com o campo magntico do m, criando assim o seu prprio campo magntico. Esses dois campos magnticos agora vo interagir. Esta interao pode ser de dois tipos: atrativa ou repulsiva. Porm nem sempre esta interao percebida macroscopicamente. Como foi dito no contexto, a interao de um m com um objeto, pode ser separada em trs casos: material ferromagntico (que atrado pelo m natural e pode ser observado macroscpicamente), material paramagntico (que atrado pelo m natural e de difcil observao macroscpica), material diamagntico (que repelido pelo m natural e de difcil observao macroscpica).

A ideia desse experimento estudar a interao desses objetos com um m e tambm um fenmeno denominado induo magntica. Para isso preciso reunir vrios objetos do cotidiano e aproxim-los de um m, ou o m deles, tanto faz. No estudo da interao desses objetos com o campo magntico de um m, pode-se observar dois resultados: a interao na forma de atrao (por alguns objetos metlicos) e a no interao (com outros objetos metlicos e no metlicos). A palavra no interao est grifada, pois sabemos que sempre h interao, mas que ela nem sempre se mostra macroscopicamente. Podemos concluir que os objetos que foram atrados pelos ms so ferromagnticos e os objetos que no foram atrados pelo m, provavelmente devem ser paramagnticos ou diamagnticos. Mas tambm pode ser um objeto ferromagntico. Isso ocorre quando o m utilizado for muito fraco. Neste caso no ser percebida nenhuma atrao. Outro fenmeno que se pode estudar a induo magntica (veja o contexto). A polarizao dos tomos de um material ferromagntico e o seu consequente alinhamento na direo do campo magntico de um m, faz com que este objeto se comporte como se fosse um m natural. Isso ocorre enquanto ele estiver na presena deste campo magntico. Nesta condio, este objeto pode atrair outros objetos para si, pois mesmo que momentaneamente, ele tem todas as caractersticas de um m. A induo magntica pode fazer com que vrios objetos se atraiam em cascata: o m atrai um objeto, este objeto atrai um segundo, que atrai um terceiro e assim por diante. Porm, esta induo no se d indefinidamente. O campo magntico de cada objeto imantado mais fraco do que o campo magntico do objeto que o imantou. A sequncia termina quando um objeto dessa cadeia no mais capaz de atrair outro objeto. Tabela do Material Item m Observaes ms so encontrados em alto falantes, ferro velho, lojas de materiais eltricos, em alguns brinquedos, em objetos de decorao como os ms de geladeira, etc. Indicaremos alguns objetos, mas qualquer objeto serve: prego, alfinete, papel alumnio, borracha escolar, rgua, lpis, vidro, etc.

Objetos

Montagem

Coloque o objeto sobre uma mesa e aproxime dele um m. Observe se ele atrado ou repelido pelo m ou se nada acontece; Depois de identificar quais so atrados pelo m, tente colocar vrios dele em cadeia e veja quantos voc consegue colocar. Veja a figura B no esquema geral de montagem.

Esquema Geral de Montagem

EXPERIMENTO 6

CRIANDO UM M Como transformar um material ferro magntico em um m


Objetivo Mostrar que possvel criar um m. Em outras palavras, possvel magnetizar permanentemente determinados materiais. Contexto Determinados materiais apresentam propriedades magnticas. Por propriedade magntica se entende a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. Na interao entre dois objetos feitos de materiais magnticos h tambm a possibilidade de repulso entre eles. Os materiais que naturalmente apresentam propriedades magnticas so chamados de ms. Convm notar que esses fenmenos de atrao e repulso podem tambm ser observados em materiais no magnticos. Por exemplo, entre dois objetos carregados eletricamente. Porm, mesmo que carregados eletricamente, materiais no magnticos no interagem com materiais magnticos. Em geral, propriedades eltricas ou magnticas esto associadas a classes de materiais diferentes. Uma outra forma de distinguir o tipo de fenmeno conhecendo-se um dos materiais envolvidos. Sabemos que um m natural possui propriedades magnticas: ento todos os materiais que ele atrair ou repelir tambm tero propriedades magnticas. As propriedades bsicas observadas em materiais magnticos so explicadas pela existncia de dois polos diferentes no material. A esses polos se do os nomes de polo norte e sul. Polos de mesmo tipo se repelem e polos de tipos opostos se atraem. A esta configurao de dois polos d-se o nome de "dipolo magntico". O dipolo magntico a grandeza que determina quo forte o m e sua orientao espacial pode ser representada por uma flecha que aponta do polo sul para o polo norte. As propriedades magnticas dos materiais tem sua origem nos tomos, pois quase todos os tomos so dipolos magnticos naturais e podem ser considerados como pequenos ms, com polos norte e sul. Isto algo que decorre de uma somatria de dipolos magnticos naturais dos elementos bsicos da matria (o "spin") com o movimento orbital dos eltrons ao redor do ncleo (pois este movimento cria um dipolo magntico prprio). Para cada material, a interao entre seus tomos constituintes determina como os dipolos magnticos dos tomos estaro alinhados. Sabe-se que dois dipolos prximos e de igual intensidade anulam seus efeitos se estiverem alinhados anti-paralelamente; somam seus efeitos se estiverem alinhados paralelamente.

Assim, teremos os seguintes casos:

Se os dipolos, sob qualquer condio, permanecerem desalinhados, apontando em direes aleatrias, h um cancelamento geral dos efeitos dos dipolos e o material no apresenta nenhuma propriedade magntica macroscopicamente observvel (material no-magntico). No caso dos dipolos estarem todos alinhados, temos um material chamado ferromagntico permanente (m natural). Se os dipolos somente se alinharem na presena de um outro m, temos trs casos: o material ferromagntico: o m externo, ao atrair um dos polos de cada um dos tomos do material ferromagntico, termina por alinhar todos os dipolos magnticos deste. Com todos os seus dipolos magnticos alinhados, o ferromagntico, para todos os efeitos comporta-se como

um m natural. O resultado final que o material ferromagntico atrado pelo m natural. O ferro, o nquel e o cobalto so alguns exemplos de materiais ferromagnticos. material paramagntico: o alinhamento similar ao caso ferromagntico, porm de intensidade aproximadamente 1000 vezes menor. Por isso tambm no de fcil observao. O resultado final que o material paramagntico muito fracamente atrado pelo m natural. O vidro, o alumnio e a platina so alguns exemplos de materiais paramagnticos. material diamagntico: alm de causas diferentes, macroscopicamente o caso oposto do paramagntico. O resultado final que o material diamagntico muito fracamente repelido pelo m natural. No fundo, todo material diamagntico; s que na maioria dos casos o ferromagnetismo (permanente ou no) ou o paramagnetismo so mais fortes que o diamagnetismo. A gua, a prata, o ouro, o chumbo e o quartzo so alguns exemplos de materiais diamagnticos.

Convm ressaltar que o alinhamento nunca total, nem em nmero de dipolos e nem na direo de cada um deles; trata-se de mdias. De acordo com um dos primeiros pesquisadores do magnetismo, Michael Faraday, o campo magntico a regio do espao na qual se realiza a interao magntica entre dois objetos que apresentam propriedades magnticas. E as linhas de campo so as linhas imaginrias que mapeiam o sentido deste campo em torno dos objetos. Ou seja, elas indicam a direo da atrao ou repulso magntica num ponto do espao sob a influncia de objetos magnetizados. As linhas de campo apontam do polo norte para o polo sul.

A atrao ou repulso entre dois objetos magnetizados intermediado pela ao do campo magntico. Por outro lado, pode no haver atrao ou repulso entre dois objetos magnetizados, mesmo havendo entre eles campo magntico. Isto ocorre porque o campo magntico de um m enfraquece conforme aumenta a distncia a ele. Ento, dependendo da distncia que separam os ms, o campo magntico no forte o suficiente para, por exemplo, vencer o atrito que existe entre cada m e a superfcie de uma mesa sobre a qual eles estejam colocados. Ideia do Experimento Comearemos por relembrar um pequeno trecho do contexto, onde diz que: "... os dipolos de materiais ferromagnticos se alinham na presena de um outro m. O m externo, ao atrair um dos polos de cada um dos tomos do material ferromagntico, termina por alinhar todos os dipolos magnticos deste. Com todos os seus dipolos magnticos alinhados, o material ferromagntico, para todos os efeitos comporta-se como um m natural". Aproveitando-se desta propriedade dos materiais ferromagnticos, podemos forar que os dipolos magnticos do material ferromagntico uma vez alinhados, no retornem mais sua orientao original. Fazendo assim com que este material permanea por um longo perodo se comportando como um m. Para isso, tomemos um material ferromagntico (um alfinete, por exemplo) e um m natural. Passamos o alfinete sobre a superfcie do m natural diversas vezes, sempre na mesma direo e no

mesmo sentido. Percebe-se que depois algumas passadas o alfinete comea a apresentar uma propriedade magntica, atraindo e/ou repelindo a agulha de uma bssola ou pequenos objetos metlicos. Dizemos que o alfinete ficou magnetizado. Percebe-se tambm, que quanto maior for o nmero de passadas, mais intenso se torna esse magnetismo. Isso ocorre porque o campo magntico do m natural alinha os dipolos magnticos do alfinete. Devido a fatores estruturais do material ferromagntico, alguns dipolos ficam presos nesta orientao e no conseguem voltar orientao original. A cada passada, mais e mais dipolos se prendem nesta orientao. Ento o resultado depois de muitas passadas que um grande nmero de dipolos do alfinete ficaram presos, todos com a mesma orientao. A somatria dos campos magnticos desses dipolos daro ao alfinete uma propriedade magntica razoavelmente forte ao ponto dele conseguir atrair e/ou repelir outros materiais. Com base nas mesmas ideias, podemos fazer o contrrio. Ou seja, possvel desalinhar os dipolos magnticos de materiais magnetizados. Os dipolos precisam de energia para conseguir se libertar da orientao em que ficaram presos durante o processo de magnetizao. Isso acontece quanto se aquece um material magnetizado, por exemplo. A energia trmica aumenta a agitao dos tomos fazendo com que os dipolos fiquem livres. Quando o material resfria, os dipolos acabam presos novamente, s que agora em direes completamente aleatrias, destruindo assim a magnetizao do material. Outra forma de energia que pode destruir uma magnetizao a energia de um choque. Por exemplo: dar uma martelada no alfinete, ou lan-lo contra o cho. Com o choque, os tomos se deslocam um pouco de sua posio inicial. Novamente, a consequncia dessa mudana de posio que os dipolos acabam presos em orientaes diferentes da anterior, destruindo a magnetizao do material. Tabela do Material Observaes ms so encontrados em alto falantes, ferro velho, lojas de materiais eltricos, em alguns m brinquedos, em objetos de decorao como os ms de geladeira, etc. Alfinetes so encontrados em bazares, magazines, lojas de roupas, em oficinas de costura, etc. Pode alfinete ser usado outros materiais ferromagnticos, como agulha de costura, arame de ferro, etc. Montagem

Item

Passa-se vrias vezes o alfinete sobre o m natural, sempre na direo do seu comprimento e no mesmo sentido. Sugesto (acompanhe na figura abaixo): coloque o alfinete paralelamente lateral do m de um alto-falante; passe o alfinete contra a lateral do m, no sentido das setas (quadro 1), at ele se afastar um pouco do m (quadro 2); volte o alfinete para a posio inicial fazendo um pequeno movimento circular para que ele no toque no m (quadro 3). Repita este procedimento vrias vezes. Para saber se o alfinete j est bem imantado, aproxime-o de algum objeto metlico ou de uma bssola e verifique se h atrao ou repulso.

Comentrios

Em geral, o aquecimento ou a energia de um choque, no so suficientes para destruir totalmente o magnetismo de um alfinete que foi bem magnetizado. Apenas o enfraquece.

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 6

BSSOLA DE COPO DGUA Uma bssola de construo simples


Objetivo Construir uma bssola e estudar suas propriedades magnticas. Contexto Determinados materiais apresentam propriedades magnticas. Por propriedade magntica se entende a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. Na interao entre dois objetos feitos de materiais magnticos h tambm a possibilidade de repulso entre eles. Os materiais que naturalmente apresentam propriedades magnticas so chamados de ms. Convm notar que esses fenmenos de atrao e repulso podem tambm ser observados em materiais no magnticos. Por exemplo, entre dois objetos carregados eletricamente. Porm, mesmo que carregados eletricamente, materiais no magnticos no interagem com materiais magnticos. Em geral, propriedades eltricas ou magnticas esto associadas a classes de materiais diferentes. Uma outra forma de distinguir o tipo de fenmeno conhecendo-se um dos materiais envolvidos. Sabemos que um m natural possui propriedades magnticas: ento todos os materiais que ele atrair ou repelir tambm tero propriedades magnticas. As propriedades bsicas observadas em materiais magnticos so explicadas pela existncia de dois polos diferentes no material. A esses polos se do os nomes de polo norte e sul. Polos de mesmo tipo se repelem e polos de tipos opostos se atraem. A esta configurao de dois polos d-se o nome de "dipolo magntico". O dipolo magntico a grandeza que determina quo forte o m e sua orientao espacial pode ser representada por uma flecha que aponta do polo sul para o polo norte. As propriedades magnticas dos materiais tem sua origem nos tomos, pois quase todos os tomos so dipolos magnticos naturais e podem ser considerados como pequenos ms, com polos norte e sul. Isto algo que decorre de uma somatria de dipolos magnticos naturais dos elementos bsicos da matria (o "spin") com o movimento orbital dos eltrons ao redor do ncleo (pois este movimento cria um dipolo magntico prprio). Para cada material, a interao entre seus tomos constituintes determina como os dipolos magnticos dos tomos estaro alinhados. Sabe-se que dois dipolos prximos e de igual intensidade anulam seus efeitos se estiverem alinhados anti-paralelamente; somam seus efeitos se estiverem alinhados paralelamente.

Assim, teremos os seguintes casos:

Se os dipolos, sob qualquer condio, permanecerem desalinhados, apontando em direes aleatrias, h um cancelamento geral dos efeitos dos dipolos e o material no apresenta nenhuma propriedade magntica macroscopicamente observvel (material no-magntico). No caso dos dipolos estarem todos alinhados, temos um material chamado ferromagntico permanente (m natural). Se os dipolos somente se alinharem na presena de um outro m, temos trs casos: o material ferromagntico: o m externo, ao atrair um dos polos de cada um dos tomos do material ferromagntico, termina por alinhar todos os dipolos magnticos deste. Com todos os seus dipolos magnticos alinhados, o ferromagntico, para todos os efeitos comporta-se como um m natural. O resultado final que o material ferromagntico atrado pelo m natural. O ferro, o nquel e o cobalto so alguns exemplos de materiais ferromagnticos. o material paramagntico: o alinhamento similar ao caso ferromagntico, porm de intensidade aproximadamente 1000 vezes menor. Por isso tambm no de fcil observao. O resultado final que o material paramagntico muito fracamente atrado pelo m natural. O vidro, o alumnio e a platina so alguns exemplos de materiais paramagnticos. o material diamagntico: alm de causas diferentes, macroscopicamente o caso oposto do paramagntico. O resultado final que o material diamagntico muito fracamente repelido pelo m natural. No fundo, todo material diamagntico; s que na maioria dos casos o ferromagnetismo (permanente ou no) ou o paramagnetismo so mais fortes que o diamagnetismo. A gua, a prata, o ouro, o chumbo e o quartzo so alguns exemplos de materiais diamagnticos. Convm ressaltar que o alinhamento nunca total, nem em nmero de dipolos e nem na direo de cada um deles; trata-se de mdias. De acordo com um dos primeiros pesquisadores do magnetismo, Michael Faraday, o campo magntico a regio do espao na qual se realiza a interao magntica entre dois objetos que apresentam propriedades magnticas. E as linhas de campo so as linhas imaginrias que mapeiam o sentido deste campo em torno dos objetos. Ou seja, elas indicam a direo da atrao ou repulso magntica num ponto do espao sob a influncia de objetos magnetizados. As linhas de campo apontam do polo norte para o polo sul.

A atrao ou repulso entre dois objetos magnetizados intermediado pela ao do campo magntico. Por outro lado, pode no haver atrao ou repulso entre dois objetos magnetizados, mesmo havendo entre eles campo magntico. Isto ocorre porque o campo magntico de um m enfraquece conforme aumenta a distncia a ele. Ento, dependendo da distncia que separam os ms, o campo magntico

no forte o suficiente para, por exemplo, vencer o atrito que existe entre cada m e a superfcie de uma mesa sobre a qual eles estejam colocados. Ideia do Experimento A bssola um instrumento muito importante para a orientao em geral e tambm pode ser usada como detector de materiais magnticos. A ideia principal deste experimento justamente construir uma bssola simples para detectar campos magnticos, principalmente o campo da Terra. Este instrumento de orientao constitudo basicamente por dois elementos: uma agulha magnetizada e um suporte que permite que esta agulha gire livremente em torno de seu eixo. Por ser a agulha muito leve e o atrito entre ela e o suporte que a sustenta muito pequeno, a bssola se torna um instrumento muito sensvel podendo detectar materiais que estejam fracamente magnetizados. A deteco se d na forma de alinhamento, ou seja, a agulha da bssola um pequeno m e como j foi dito no contexto, os ms podem ser atrados ou repelidos por outros ms ou por campos magnticos prximos. Logo, quando uma bssola posta na presena de um campo magntico, a atrao e a repulso se manifestam simultaneamente, na forma de deflexo (rotao parcial ou completa) desta agulha em relao sua posio anterior. Em outras palavras, a agulha alinha-se com o campo detectado. Para construirmos uma bssola de copo d'gua, magnetizamos uma agulha de costura e a colocamos para boiar num copo d'gua, com o auxlio de um pedao de papel. Como todas as bssolas, esta tambm precisa ter sua agulha livre para girar e apontar na direo do campo detectado e por esse motivo ela foi posta para boiar sobre a gua. As bssolas normalmente tem uma de suas extremidades pintada de vermelho, que aponta aproximadamente para o polo norte geogrfico da Terra. O norte magntico da Terra no coincide com o polo norte geogrfico: so praticamente opostos (veja figura abaixo). Logo, podemos concluir que a ponta pintada de vermelho das bssolas o polo norte magntico da agulha, que aponta para o polo sul magntico terrestre.

Para descobrir a polaridade com que foi magnetizada a agulha de sua bssola, preciso que se saiba de antemo onde est localizado o norte geogrfico da Terra. Se sua bssola est voltada para a direo norte-sul geogrfico, a extremidade que est voltada para o norte geogrfico terrestre, ser o polo norte magntico de sua agulha. Quando se est em algum lugar onde no se sabe onde o norte geogrfico uma regra simples que passaremos a seguir pode ser muito til. Utilizando-se da informao de que o Sol nasce sempre a leste e se pe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o brao direito na direo do sol nascente (leste) e o brao esquerdo na direo do sol poente (oeste). Pela disposio dos pontos cardeais, podemos concluir que o Sul ficar voltado para as costas e o Norte para a frente. Veja a figura abaixo.

importante fazermos aqui uma ressalva. O mtodo acima s serve para dar uma ideia de onde est o norte geogrfico, pois o Sol no nasce sempre na mesma posio. A variao da posio do nascer do Sol em relao ao leste, diria e pode se dar tanto para o norte quanto para o sul, dependendo da poca do ano. Logo, o mtodo acima d uma orientao grosseira da localizao do polo norte geogrfico terrestre, mas suficiente para se definir a polarizao da agulha da bssola. Uma segunda maneira de se saber com que polaridade foi magnetizada a agulha de sua bssola comparando-a com uma outra bssola j identificada ou com uma bssola comercial. Ento, ao descobrir qual a polaridade de sua agulha, aconselhvel que se faa uma marca na extremidade que est voltada para o norte geogrfico, como convencionado. Isso pode servir de referncia para a construo de outra bssola e para a sua utilizao por qualquer pessoa. Com a informao da polaridade da bssola, voc pode descobrir qual o polo norte e o polo sul de um m e de qualquer outro objeto imantado, alm de poder realizar atividades de orientao e navegao. Tabela do Material Observaes Um copo convencional ou qualquer pote serve. interessante que tenha a boca larga para Copo dar mais mobilidade agulha. A agulha pode ser de costura ou de mquina de costura; ambas podem ser encontradas em Agulha lojas de armarinho, supermercados ou bazares. ms so encontrados em alto falantes, ferro velho, lojas de materiais eltricos, em alguns m brinquedos, em objetos de decorao como os ms de geladeira, etc. Neste experimento usamos um pedao de folha do tipo sulfite. Mas tambm pode ser usado Papel folha de caderno, jornal ou qualquer outro tipo de papel. Montagem

Item

Primeiro deve-se imantar a agulha, passando-se o m natural vrias vezes sobre ela, sempre na direo do seu comprimento e no mesmo sentido. Para saber se agulha j est bem imantada, aproxime-a de algum objeto metlico ferromagntico (ferro, clips, moedas, etc.) e verifique se h atrao ou repulso. Corte um pedao de folha de papel quadrado de 2,0 cm de lado aproximadamente ou de acordo com o tamanho da agulha que ser utilizada. Este papel serve para permitir que a agulha de costura possa flutuar sobre a gua. Atravesse ou cole a agulha na direo diagonal desse quadrado. Veja a figura abaixo.

Coloque o pedao de papel com a agulha em um copo cheio de gua. Verifique por algum mtodo se sua bssola est funcionando, comparando a direo para onde a agulha est apontando com alguma referncia. Sem outros campos magnticos por perto, ela deve se orientar na direo norte-sul magntica da Terra.

Comentrios

Tome cuidado com os alto-falantes, pois eles contm ms bastantes fortes e o campo gerado por eles atrapalhar o experimento, caso haja algum por perto. Outros materiais podem estar imantados e atrapalhar o experimento, como: tesouras, pregos ou qualquer outro metal que esteja perto do experimento. Um campo magntico gerado por corrente eltrica, tambm pode comprometer o funcionamento do experimento. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao se deixar a bssola perto de algum fio eltrico onde h corrente eltrica. Pode-se conseguir melhores resultados de imantao pelo aquecimento da agulha antes de passar o m sobre ela. Quando ela estiver quase incandescente retire-a do fogo. Passe o m sobre a agulha at que esfrie. O pedao de papel pode ser substitudo por uma fatia de rolha (cortia). O papel mais fcil de se conseguir do que cortar uma fatia de rolha. Porm o papel no dura muito tempo. Ele afunda ou se desmancha depois de algum tempo em contato com a gua. Para fazer essa substituio proceda da seguinte forma: o corte uma fatia fina de rolha (cortia) no formato de um disco; o atravesse ou cole a agulha imantada no disco j cortado. Veja a figura abaixo;

coloque o disco de cortia com a agulha para boiar num copo cheio d'gua.

Esquema Geral de Montagem

EXPERIMENTO 7

FIO VIRA M Um fio enrolado ordenadamente (bobina) e que conduz eletricidade igual a um m
natural Objetivo Neste experimento vamos mostrar que possvel criar um campo magntico igual a de um m natural com o uso da eletricidade. Contexto Quando uma corrente eltrica atravessa um fio condutor, cria em torno dele um campo magntico. Este efeito foi verificado pela primeira vez por Hans Christian Orsted em abril de 1820. Ele observou que a agulha de uma bssola defletia de sua posio de equilbrio quando havia prximo a ela um fio condutor pelo qual passava uma corrente eltrica. Uma bobina constitui-se de um fio condutor enrolado de tal modo que forma pelo menos uma espira. Se por ela passar uma corrente eltrica, gera-se um campo magntico no sentido perpendicular ao plano da bobina. Este arranjo em forma de espira faz com que apaream na bobina polaridades norte e sul definidas. O resultado final que a bobina possui polos norte e sul, tal como um m natural. Veja a figura.

Ideia do Experimento Como j foi dito, se um fio condutor for enrolado como uma bobina e por ele passar uma corrente eltrica, gera-se um campo magntico no sentido perpendicular ao plano da bobina. como mostra a figura acima. Para detectarmos se o campo magntico foi criado, podemos utilizar uma bssola como aparelho de teste, pois como sabemos, a agulha de uma bssola um pequeno m, e como todo m atrado ou repelido quando aproximado de outro campo magntico. Portanto, se o campo magntico foi criado, ao se aproximar o fio da bssola, sua agulha defletir de sua posio de repouso. Para se verificar a polaridade deste campo magntico, basta que se faam dois testes. Primeiro aproxime um lado da bobina da bssola (um lado do plano da bobina); este lado deve atrair uma das pontas da agulha, (geralmente a agulha de uma bssola tem um dos lados pintado de cor diferente; normalmente a que aponta para o norte). Num segundo teste, a bssola mantida na mesma posio e aproxima-se o outro lado da bobina. Agora a bobina deve atrair a outra ponta da agulha da bssola. Fazendo esses testes de repulso e atrao, pode-se ento verificar que cada lado da bobina tem uma polaridade distinta, ou seja, um lado ser o norte e o outro lado o sul. Estes polos definidos, cada um de um lado, se assemelha aos polos norte e sul de um m natural. Com isso podemos mostrar que

possvel criarmos um m com as mesmas caractersticas de um m natural, fazendo uso da eletricidade. Tabela do Material Observaes Aproximadamente 10 cm de fio eltrico comum. Pode ser encontrado em casa de Um pedao de fio materiais eltricos ou eletrnicos ou ento retirados de enrolamentos eltricos de condutor aparelhos eltricos ou eletrnicos fora de uso. Pilha 1 pilha comum de 1.5 Volts ser suficiente. Verifique o funcionamento da bssola antes de us-la. Ou construa uma (veja Bssola comentrios). Porta Pilhas e Fios Estes equipamento so opcionais. O funcionamento do experimento no ser de Conexo (jacar) prejudicado na falta destes. Montagem

Item

Coloque a bssola sobre uma mesa plana e longe da influncia de campos magnticos que no o terrestre, como por exemplo, alto-falantes. Para fazer a bobina, enrola-se o fio condutor num cano ou qualquer outro objeto cilndrico, com cerca de 3 cm de dimetro. Deve-se deixar livre duas pontas de aproximadamente 2 cm de comprimento, em cada extremidade.

Ligue os polos da bobina pilha. Aproxime a bobina na lateral da bssola.

Comentrios

Inverta a polaridade da pilha e veja a deflexo da agulha para o outro lado. Ou inverta a posio da bobina. O consumo da pilha alto, pois a corrente eltrica no tem resistncia no percurso, ou seja, o circuito est em curto. Por isso, aconselhvel no deixar o circuito fechado por muito tempo, desligando-o a cada demonstrao. Outra maneira de resolver este problema colocar uma resistncia no circuito. Uma lmpada de lanterna seria um bom resistor, mas sero necessrias duas pilhas, visto que uma lmpada necessita no mnimo 1,5 volts. Caso voc no consiga uma bssola para a realizao do experimento, possvel construir uma. Para isso voc vai precisar de um copo comum com gua, uma agulha de costura fina, uma rolha e um im natural. Siga os passos seguintes: 1-Primeiro deve-se imantar a agulha de costura, passando-se o im natural vrias vezes na agulha de costura, sempre na direo do seu comprimento e no mesmo sentido. Para saber se agulha j est bem imantada, aproxime-a de algum objeto metlico e verifique se h atrao ou repulso.

2-Corte uma fatia circular bem fina da rolha. Esta fatia de rolha serve para permitir que a agulha de costura possa flutuar sobre a gua. 3-Atravesse ou cole no disco circular de rolha j cortado, a agulha. 4-Coloque o disco circular de rolha com agulha em um copo cheio de gua. 5-Verifique por algum mtodo se sua bssola est funcionando, comparando a direo para onde a agulha est apontando com alguma referncia. Sem outros campos magnticos por perto, ela deve se orientar na direo Norte-Sul. 6-Veja a figura de como fica a construo desta bssola.

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 8

ELETROM Um prego que vira m


Objetivo Neste experimento vamos mostrar que possvel criar um m muito parecido a um im natural com o uso da eletricidade. Contexto Quando uma corrente eltrica atravessa um fio condutor, cria em torno dele um campo magntico. Este efeito foi verificado pela primeira vez por Hans Christian Orsted em abril de 1820. Ele observou que a agulha de uma bssola defletia de sua posio de equilbrio quando havia prximo a ela um fio condutor pelo qual passava uma corrente eltrica. Um solenoide constitui-se de um fio condutor enrolado de tal modo que forme uma sequncia de espiras em forma de tubo. Se por ele passar uma corrente eltrica, gera-se um campo magntico no sentido perpendicular uma seo reta do solenoide. Este arranjo em forma de tubo faz com que apaream no solenoide polaridades norte e sul definidas. O resultado final que o solenoide possui polos norte e sul, tal como um m natural. Veja a figura.

Os materiais ferromagnticos so constitudos de um nmero muito grande de pequenos mas naturais, conhecidos como dipolos magnticos elementares. Este nmero da mesma ordem do nmero de molculas ou tomos que constituem o material. Sem a influncia de um campo magntico externo, estes dipolos esto todos desalinhados, de forma que a soma total de seus campos magnticos nula, como mostra a Figura A. Se inserirmos um prego, que feito de um material ferromagntico, dentro de um solenide, o campo magntico deste ir alinhar os dipolos do prego, como mostra a Figura B.

Os campos magnticos dos dipolos se somam e temos ento um novo campo magntico devido ao prego. No total , teremos a soma dos campos do solenoide mais o do prego. O conjunto de um solenoide com um ncleo de material ferromagntico chamado de eletrom. Ideia do Experimento Neste experimento enrolamos um pedao de fio condutor em um prego e o ligamos a uma pilha fazendo com que passe corrente pelo fio. Nesta configurao geomtrica do fio condutor, a corrente eltrica gera um campo magntico no sentido perpendicular a uma seo reta do prego fazendo com que apaream polaridades norte e sul definidos. Ficando a ponta do prego com uma polaridade e a cabea do prego com outra, como se fosse um m natural. Para detectarmos se o campo magntico foi criado, podemos utilizar uma bssola como aparelho de teste. Portanto, se o campo magntico foi criado, ao se aproximar o prego da bssola, sua agulha defletir de sua posio de repouso. Para se verificar a polaridade deste campo magntico, basta que se faam testes de repulso e atrao. Pode-se ento verificar que cada lado do eletrom tem uma polaridade distinta, ou seja, um lado ser o norte e o outro lado o sul. Podemos ver que possvel criarmos um m com as mesmas caractersticas de um m natural, fazendo uso da eletricidade. Outro teste que se pode fazer o da intensidade do campo. Como vimos, a intensidade do campo magntico aumenta quando um ncleo ferromagntico colocado dentro do solenoide, devido ao alinhamento de seus dipolos. Para testar a intensidade do campo magntico, primeiro aproximamos o eletrom da bssola e de pequenos objetos metlicos, como clipes de papel, moedas, pregos pequenos etc. Depois retiramos o ncleo ferromagntico (prego) sem desenrolar o fio que est sobre ele, mantendo-se o formato de solenoide. Aproximamos novamente o solenoide da bssola e dos objetos metlicos a fim e comparar a intensidade do campo magntico. Ser fcil notar que a intensidade do campo magntico do solenoide com o ncleo de ferro (eletrom) mais forte do que o campo magntico do solenoide sem o ncleo. O eletrom consegue por vezes levantar objetos que o solenoide no consegue, e tambm consegue interferir com a agulha da bssola de uma distncia maior do que a do solenoide.

Tabela do Material Observaes Aproximadamente 10 cm de fio eltrico comum. Pode ser encontrado em casa de Um pedao de fio materiais eltricos ou eletrnicos ou ento retirados de enrolamentos eltricos de condutor aparelhos eltricos ou eletrnicos fora de uso. Pilha 1 pilha comum de 1.5 Volts ser suficiente. Prego de ao do tamanho e espessura suficientes para enrolar 10 cm de fio. Verifique o funcionamento da bssola antes de us-la. Ou construa uma (veja Bssola comentrios). Material de teste Moedas, clipes de papel, pregos pequenos etc. Porta Pilhas e Fios Estes equipamento so opcionais. O funcionamento do experimento no ser de Conexo (jacar) prejudicado na falta destes. Montagem

Item

Coloque a bssola sobre uma mesa plana e longe da influncia de campos magnticos que no o terrestre, como por exemplo, alto-falantes. Para fazer o solenoide enrola-se o fio condutor no prego ou em qualquer outro objeto macio feito de ao, como por exemplo, um arame. Deve-se deixar livre duas pontas do fio condutor de aproximadamente 2 cm de comprimento com as extremidades descascadas, para a conexo com a pilha. Ligue os polos do eletrom pilha. Aproxime o eletrom da lateral da bssola e faa movimentos circulares em torno dela para observar o movimento da agulha. Aproxime de pequenos objetos metlicos com pesos e tamanhos diferentes para observar a intensidade da fora de atrao. Repita os procedimentos acima depois de retirar o prego e compare a fora de atrao com a do eletrom completo.

Comentrios

O consumo da pilha alto, pois a corrente eltrica no tem resistncia no percurso, ou seja, o circuito est em curto. Por isso, aconselhvel no deixar o circuito fechado por muito tempo, desligando-o a cada demonstrao. Outra maneira de resolver este problema colocar uma resistncia no circuito. Uma lmpada de lanterna seria um bom resistor, mas sero necessrias duas pilhas, visto que uma lmpada necessita no mnimo 1,5 volts. Caso voc no consiga uma bssola para a realizao do experimento, possvel construir uma. Para isso voc vai precisar de um copo comum com gua, uma agulha de costura fina, uma rolha e um im natural. Siga os passos seguintes: 1-Primeiro deve-se imantar a agulha de costura, passando-se o im natural vrias vezes na agulha de costura, sempre na direo do seu comprimento e no mesmo sentido. Para saber se agulha j est bem imantada, aproxime-a de algum objeto metlico e verifique se h atrao ou repulso. 2-Corte uma fatia circular bem fina da rolha. Esta fatia de rolha serve para permitir que a agulha de costura possa flutuar sobre a gua. 3-Atravesse ou cole no disco circular de rolha j cortado, a agulha. 4-Coloque o disco circular de rolha com agulha em um copo cheio de gua. 5-Verifique por algum mtodo se sua bssola est funcionando, comparando a direo para onde a agulha est apontando com alguma referncia. Sem outros campos magnticos por perto, ela deve se orientar na direo Norte-Sul. 6-Veja a figura de como fica a construo desta bssola.

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 9

FIO ATRAI FIO Dois fios conduzindo eletricidade geram campos magnticos que os faz serem
atrados entre si Objetivo Neste experimento vamos mostrar que campos magnticos podem atrair ou repelir fios que transportam correntes eltricas. Contexto Quando uma corrente eltrica atravessa um fio condutor, cria em torno dele um campo magntico. Este efeito foi verificado pela primeira vez por Hans Christian Orsted em abril de 1820. Ele observou que a agulha de uma bssola defletia de sua posio de equilbrio quando havia prximo a ela um fio condutor pelo qual passava uma corrente eltrica. Estas observaes influenciaram o fsico Andr Marie Ampre nos estudos dos fenmenos eletromagnticos. Num desses estudos, Ampre mostrou experimentalmente que a presena de bssolas, ms ou limalhas de ferro no eram as nicas maneiras de se mostrar a repulso ou a atrao magntica. Dispondo-se de dois fios condutores retos em paralelo e prximos um do outro, Ampre mostrou que quando passavam pelos dois fios correntes eltricas no mesmo sentido, eles se atraam mutuamente e que quando passavam pelos dois fios correntes eltricas de sentidos contrrios, eles se repeliam mutuamente. A explicao para esse fenmeno deriva da definio de campo magntico. Partimos do resultado experimental de que uma carga de prova puntual com velocidade v, imersa em um campo magntico, sofre a ao de uma fora magntica. A fora magntica sempre atua perpendicularmente ao vetor velocidade. Isso significa que um campo magntico constante e uniforme no pode modificar o mdulo da velocidade escalar de uma partcula em movimento, mas pode somente desviar sua trajetria. Logo, um eltron em movimento, tambm ser desviado por um campo magntico se sua velocidade for perpendicular ao campo magntico externo. A explicao de Edwin H. Hall, que ficou conhecida como "O Efeito Hall", mostrou que os eltrons de conduo se movendo num fio de cobre tambm so desviados por um campo magntico externo.

O campo magntico exerce uma fora lateral sobre os eltrons de conduo no fio. Esta fora transmitida integralmente ao fio, porque os eltrons de conduo no podem escapar lateralmente dele. Com isso, podemos entender o experimento de Ampre da seguinte forma: primeiramente daremos nomes ao par de fios, para facilitar o entendimento da explicao a seguir. Chamaremos um fio de fio1 e o outro de fio2. A corrente eltrica que atravessa o fio1, cria em torno dele um campo magntico circular. Os eltrons em movimento no fio2 sentem este campo magntico e ficam sujeitos ao de uma fora magntica. O mesmo acontece se analisarmos a partir do fio2: a corrente eltrica que atravessa o fio2, cria em torno dele um campo magntico circular. Os eltrons em movimento no fio1 sentem este campo magntico e tambm ficam sujeitos ao de uma fora magntica. Para se descobrir a direo e o sentido da fora magntica que atua sobre um fio, a partir da corrente que passa por ele e do campo magntico gerado pelo outro fio, utiliza-se a "regra do tapa". Alinhe seu polegar da mo direita com o sentido da corrente eltrica e os outros dedos, na direo e sentido do campo magntico. O sentido do movimento de um tapa com a palma da mo indicar a direo e o sentido da fora magntica. Como mostra a figura abaixo.

Ideia do Experimento possvel mostrar de forma simples o experimento feito por Ampre usando apenas fios finos e pilhas comuns. Os fios devem ser finos e leves porque estamos tratando de um experimento simples e com baixas correntes. Isso gera um campo magntico fraco e consequentemente a fora magntica de atrao associada a ele tambm ser fraca. Se os fios so pesados demais, esta fora no ser suficiente para mov-los. Ento, tomando estes cuidados, veremos que dois fios finos se atraem mutuamente, quando passam por eles correntes eltricas de mesmo sentido. Para isso, basta esticarmos dois pedaos de fios de fone de ouvido (os fios de fone de ouvido retirados de "walkman" so mais indicados por serem finos e leves) sobre uma rgua de madeira e conect-los a algumas pilhas. Nesta coneco fazse com que a corrente eltrica fornecida pelas pilhas passem em ambos os fios e com o mesmo sentido. O resultado final, que estes fios vo se atrair mutuamente (mais na regio central do que nas extremidades). Tabela do Material Item ripa de madeira fio de "walkman" fio eltrico para conexes pilhas pregos fita adesiva Observaes Uma ripa de madeira com aproximadamente 2cm X 60 cm, que pode ser conseguida em construes ou nos retalhos de uma marcenaria. Pode ser usado uma rgua de 60cm de madeira que pode ser comprada em papelarias. Neste experimento usamos o fio de fone de ouvido de "walkman". Alguns fios de fone de ouvido so bem leves e maleveis. Estes so os mais indicados. fio eltrico para conexes podem ser encontrados em casa de materiais eltricos, supermercados ou podem ser retirados de aparelhos eltricos velhos. Podem ser compradas em lojas, papelarias, padarias e supermercados. Sero necessrias um mnimo de quatro pilhas comuns, podendo chegar at oito. Os pregos devem ser pequenos e finos. Sero usados dois pregos para prender os fios na madeira. Pode ser encontrada em papelarias, bazares, supermercados, lojas do tipo R$1,99, etc.

Montagem

Corte as duas extremidades dos fios um fone de ouvido de "walkman" e separe-os de forma a ficar com dois pedaos de fio com aproximadamente 70cm cada. Veja a figura abaixo.

Desencape as duas extremidades dos dois fios. Coloque os fios em paralelos e una as extremidades, enrolando junto suas pontas desencapadas. como mostra a figura (a) a baixo. Pregue dois pregos na rgua de madeira de 60 cm, mais ou menos a 10 cm das extremidades. Lace as extremidades dos fios j enrolados nos pregos. Enrole mais o fio, um pouco de cada lado, at que os fios desencostem da madeira e fiquem um pouco esticados. Caso as extremidades desencapadas dos fios de "walkman" no forem suficientes para alcanar as extremidades da associao de pilhas, faa a conexo de um pedao de fio eltrico s extremidades do fio de "walkman" e s extremidades da associao de pilhas. Como mostra a figura (b) abaixo. A associao de pilhas montada conectando-se o polo positivo de uma pilha com o polo negativo de outra. Como mostra a figura (b) abaixo. Para se manter fixa a associao de pilhas, grude fita adesiva em torno das pilhas na regio de seus contatos. Afixa-se com fita adesiva o contato dos fios eltricos com a associao de pilhas.

Comentrios

Este experimento pode apresentar um inconveniente: a tenso necessria para a realizao do experimento. A tenso mnima para fazer com que os fios se atraiam vai depender principalmente da escolha do(s) fio(s). Quanto mais resistivos eles forem, menor ser a corrente eltrica que passar por eles e consequentemente menor ser o campo magntico gerado. Neste experimento, conseguimos provocar pequenas oscilaes nos fios - no sentido da atrao - com uma tenso de 6 volts (4 pilhas). No nosso entender essas oscilaes j demonstram que os fios vo se atrair. Mas, se voc realmente quer v-los "grudados" como mostra a figura do esquema geral de montagem, talvez voc precise aumentar a tenso para um valor entre 9 e 15 volts. As figuras deste texto mostram uma associao em srie de 4 pilhas comuns, com 1,5 volts cada, gerando uma tenso resultante de 6 volts. Para se produzir 9 volts, por exemplo, acrescente mais duas pilhas srie.

Tome cuidado ao escolher o fio de "walkman". O bom funcionamento deste experimento depende quase que exclusivamente dessa escolha. Este fio deve ser bem fino e muito malevel. A maleabilidade importante para que os fios possam se curvar no momento da atrao e tambm para que eles no se deformem enquanto so manipulados. No trmino da montagem os fios devem estar retos, paralelos e um pouco esticados. Quando dizemos um pouco esticados, queremos dizer que eles devem estar esticados o suficiente para se manterem retos, paralelos e tambm para se apoiarem suspensos nos pregos e no encostarem na rgua. Pois se isso acontece, aparece o atrito entre eles e a rgua, o que no desejvel. Por outro lado, no podem estar muito esticados, pois se estiverem, a fora magntica gerada no conseguir vencer a tenso dos fios.

Esquema Geral de Montagem:

EXPERIMENTO 10

UM MOTOR ELTRICO Uma aplicao muito til de eletricidade e magnetismo


Objetivo Neste experimento vamos construir um sistema simplificado de motor de corrente contnua. Trata-se de uma aplicao de grande importncia de eletricidade e magnetismo. Contexto O motor eltrico funciona com base na repulso entre ims, um natural e outro no-natural, neste nosso exemplo. Ideia do Experimento O im no-natural neste experimento uma bobina. O conveniente de se usar ims no naturais num motor eltrico a possibilidade de se manipular (inverter) os polos magnticos. O funcionamento deste motor eltrico pode ser explicado em alguns passos (acompanhe pela figura abaixo): 1) Num primeiro momento, os fios raspados esto em contato com as tiras e a corrente eltrica cria um campo magntico na bobina. Esta bobina por ter liberdade de rotao entra em movimento, para se livrar da repulso do im comum, que est fixo sua frente. 2) Em um quarto de volta, a bobina est parcialmente em contato com as tiras e o campo magntico comea a perder sua fora. No deixando assim que a atrao do polo sul da bobina pelo polo norte do im comum seja forte o suficiente para frear o movimento. 3) Quando a bobina completa meia volta, comearia o processo inverso. Ou seja, deveria existir um campo atrativo entre a bobina e o im. Mas isso s aconteceria se os contatos estivessem ligados. Este contato no estabelecido, pois, esta atrao frearia ou cessaria o movimento adquirido no primeiro momento. 4) Completando-se mais um quarto de volta, o contato com as tiras comea a se reestabelecer e o campo magntico a ganhar fora. Neste momento a bobina comea a ser repelida pelo im comum. Dado o movimento que a bobina j possui, este ganha nova acelerao. 5) Volta-se posio inicial e o ciclo recomea. Assim o processo continua periodicamente, enquanto existir corrente eltrica passando pela bobina.

Tabela do Material Item Observaes Um pedao de fio de Aproximadamente um metro de fio (n26). Pode ser encontrado em casa de materiais cobre esmaltado eltricos ou eletrnicos ou ento retirados de enrolamentos eltricos velhos. Neste experimento foi utilizado presilhas de lata das pastas de cartolina que so Tiras de lata vendidas em papelarias. Pilhas Acrescentar pilhas, ligadas em srie, conforme a necessidade da montagem. Quanto mais intenso for o campo magntico melhor. Pode ser retirado de alto falantes Im velhos ou encontrado em lojas de ferro velho. Pedao de madeira Servir como base para a montagem. Montagem

Para fazer a bobina enrola-se o fio de cobre num cano ou qualquer outro objeto cilndrico, com cerca de 3 cm de dimetro. Deve-se deixar livre duas pontas de aproximadamente 2 cm de comprimento, em cada extremidade. A raspagem do esmalte do fio de cobre nas extremidades, deve ser feito da seguinte maneira: primeiro, deve-se raspar com uma lmina todo o esmalte de uma das extremidades, dando uma volta completa. A outra extremidade, s raspado o esmalte de meia volta do fio. Isso porque em um plano ambas extremidades esto raspadas, e em contato com as tiras, dando contato para a passagem de corrente eltrica. E consequentemente no outro plano, somente uma das extremidades em contato com as tiras estar raspada, no permitindo assim a passagem de corrente eltrica. E consequentemente no gerando campo magntico em torno da bobina.

Para fazer os suportes da bobina utiliza-se tiras de lata , dando-lhes o formato indicado na figura a seguir e prendendo-as a uma base de madeira;

Coloque a bobina sobre o suporte, verificando se ela pode girar livremente. Se isso no ocorrer, alinhe as extremidades da bobina de modo que elas fiquem bem retas e opostas e veja se as depresses nos suportes esto em linha reta, no mesmo nvel e do mesmo tamanho; Ligue com fios de cobre cada uma das lminas do suporte a uma extremidade da(s) pilha(s), prestando ateno para no deixar a faixa esmaltada das extremidades da bobina em contato com o suporte.

Posiciona-se um im sobre um suporte qualquer de forma que fique aproximadamente na mesma altura da bobina. Se o contato com a pilha for estabelecido e a bobina no girar, talvez seja preciso, no incio, girar a bobina manualmente (dar um empurrozinho).

Comentrios

Dada a simplicidade do motor, para funcionar, ele dependente das dimenses e materiais usados. Portanto, algumas tentativas talvez sejam necessrias at que o motor funcione adequadamente. Outra caracterstica deste motor que h determinadas combinaes de formas diferentes de se ligar os polos da bateria s tiras e mesmo da posio da espira sobre as tiras. Mas algumas poucas tentativas devem levar a uma das combinaes corretas.

Esquema Geral de Montagem:

WWW.GOOGLE.COM. Palavra frase: experimentos de fsica www.fc.unesp.br/experimentosdefisica www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec_list.htm

Anda mungkin juga menyukai