Anda di halaman 1dari 21

3

1 INTRODUO

Antigamente definia-se como juno dos metais por fuso. Com o
desenvolvimento de novos processos e materiais, no so essenciais nem a
fuso, nem os metais soldveis para a execuo de uma soldagem.
Modernamente conceitua-se a soldagem como:
A operao que visa unio de duas ou mais peas, assegurando na
junta, a continuidade das propriedades fsicas e qumicas.
A sua aplicao atinge desde pequenos componentes eletrnicos at
grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de presso, etc.).
Existe um grande nmero de processos de soldagem diferentes, sendo
necessria a seleo do processo (ou processos) adequado para uma dada
aplicao.
















4

2 MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SOLDA

Eletrodo Revestido

A soldagem com eletrodo revestido a forma mais comum de solda.
realizada com um arco eltrico que formado pelo contato do eletrodo com a
pea a ser soldada e que funde ambos ao mesmo tempo. O eletrodo vai sendo
gasto medida que se forma o cordo de solda e o processo protegido do ar
atmosfrico pelos gases (O2 e N2) de combusto do revestimento e por uma
escria.
O custo com equipamentos para a soldagem com eletrodo revestido
baixo, e o processo verstil e largamente utilizado no mercado. Pode ser
realizados em aos carbono, aos de baixa, mdia e alta liga, aos inoxidveis,
ferros fundidos, alumnio, cobre, nquel e ligas destes.
Utilizando-se a soldagem com eletrodo revestido possvel soldar
locais de difcil acesso, mas o sucesso da operao depende tambm da
habilidade do soldado

Mig Mag

Soldagem por arco eltrico com gs de proteo, sigla em ingls GMAW
(Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG
Metal Inert Gas e MAG Metal Active Gas), trata-se de um processo de
soldagem por arco eltrico entre a pea e o consumvel em forma de arame,
eletrodo no revestido, fornecido por um alimentador contnuo, realizando uma
unio de materiais metlicos pelo aquecimento e fuso. O arco eltrico funde
de forma contnua o arame medida que alimentado poa de fuso. O
metal de solda protegido da atmosfera por um fluxo de gs, ou mistura de
gases, inerte(MIG) ou ativo (MAG).




5

Solda ponto

A soldagem por pontos um processo em que as superfcies so unidas
por meio de um ou mais pontos sobre os quais so aplicados calor e presso; o
calor gerado pela resistncia a uma corrente eltrica que passa atravs das
peas mantidas em contato durante um curto perodo de tempo; o processo
utiliza baixa tenso, alta intensidade de corrente e presso. Quando a
intensidade de corrente cessa, a presso mantida enquanto o metal se
solidifica. Os eletrodos so afastados da superfcie depois que se realiza cada
ponto. As dimenses e formas das soldas so limitadas, principalmente em
funo das dimenses e contornos das faces do eletrodo. A soldagem por
pontos utiliza eletrodos cilndricos e a corrente de soldagem concentrada num
ponto na junta.



Arco submerso

A soldagem por arco submerso, tambm conhecida por SAW
(Submerged Are Welding) um processo automtico no qual o calor
fornecido por um arco desenvolvido entre um eletrodo de arame slido ou
tubular e a pea-obra. Tanto o metal de base quanto a poa de fuso ficam
totalmente submersos em um fluxo granulado que garante a proteo contra os
efeitos da atmosfera. 0 fluxo granulado funde-se parcialmente, formando uma
camada de escria lquida, que depois solidificada.


6

3 MTODO DE INSPEO EM SOLDAGEM

3.1 Ensaio Macrogrfico

O ensaio de macrografia consiste na verificao a olho nu ou com uma
ampliao de no mximo 10 vezes, de uma superfcie plana, preparada
adequadamente atravs de lixamento; a superfcie normalmente atacada por
uma substncia que reage com a superfcie lixada e revela detalhes
macrogrficos da estrutura do material ou da junta soldada ensaiada.

O termo macrografia, alm de definir o tipo do ensaio realizado, engloba
tambm os documentos gerados a partir dele, tais como fotografia, impresses.

Aplicao

O ensaio de macrografia aplicado para verificar o processo de
fabricao ao qual o produto siderrgico foi submetido, se fundio, forjamento
ou laminao; tambm permite verificar a homogeneidade ou heterogeneidade
do produto e constatar a existncia de descontinuidades inerentes ao prprio
metal, como porosidades e segregaes.
O ensaio permite ainda determinar a existncia de soldas no material,
alm de revelaras vrias zonas existentes na solda e suas caractersticas, tais
como nmero de passes, existncia de goivagem e forma do chanfro.

Avaliao dos resultados

Para qualificao de procedimento de soldagem de juntas em ngulos, o
cdigo ASME, Seo IX exige que a macro-estrutura da seo transversal,
compreendida pelo metal de solda e pela zona afetada pelo calor, esteja com
fuso completa e livre de trincas.
O registro do ensaio macrogrfico pode ser feito por meio de proteo
da superfcie ensaiada com uma camada de verniz transparente, por meio de
7

fotografia da superfcie ensaiada ou pelo mtodo de Bauman, semelhante
fotografia, que utiliza o papel fotogrfico para registrar a macroestrutura.

3.2 Ensaio no-destrutivo: Inspeo visual/dimensional

O ensaio de inspeo visual/dimensional o mais simples dos mtodos
de inspeo no destrutiva que se pode realizar em uma soldagem. Em geral,
pode-se dizer que um mtodo para determinar a aceitabilidade dos
componentes fabricados por usinagem, soldagem, ou qualquer outro processo
produtivo, que apresente como requisito um grau de qualidade, por menor que
seja. No entanto, o trabalho depende quase que exclusivamente da avaliao
individual de cada inspetor. Para haver uniformidade nas atividades,
necessrio um procedimento de inspeo aprovado e de pleno conhecimento
do profissional que executar o servio. Alm do procedimento, o inspetor deve
estar familiarizado com todos os demais documentos aplicados obra.

Aplicao
A inspeo visual/dimensional o mais comum de todos os exames no
destrutivos aplicados soldagem. Pode ser utilizado como exame nico ou
parte de outros exames e testes no destrutivos para controle de qualidade. A
inspeo visual pode ser utilizada para o exame de superfcie a soldar numa
operao conhecida como exame do bizel, durante a execuo do processo de
fabricao, e tambm aps a concluso da solda, componente ou item.

3.3 Ensaio no-destrutivo: Partculas magnticas

O ensaio por partculas magnticas consiste em submeter uma pea, ou
parte dela, a um campo magntico. Na regio magnetizada da pea, as
descontinuidades existentes, ou seja, a falta de continuidade das propriedades
magnticas do material, iro causar um campo de fuga do fluxo magntico. A
aplicao das partculas ferromagnticas provoca a aglomerao destas nos
campos de fuga, uma vez que sero por eles atradas devido ao surgimento de
8

plos magnticos. A aglomerao indicar o contorno do campo de fuga,
fornecendo a visualizao do formato e da extenso da descontinuidade.

Aplicao
O ensaio por partculas magnticas utilizado na localizao de
descontinuidades superficiais e sub- superficiais em materiais ferromagnticos.
Pode ser aplicado tanto em peas acabadas quanto em semi-acabadas e
durante as etapas de fabricao.
Os materiais ideais para inspeo por partculas magnticas so os
ferromagnticos, que so materiais levemente atrados por um m. Exemplos
de materiais ferromagnticos so o ferro, o cobalto e quase todos os tipos de
ao.
No ensaio por partculas magnticas, quando se aplica um p
ferromagntico junto a um campo de fuga, as partculas se acumulam em todo
o contorno do campo, devido formao de um dipolo magntico; assim, pode-
se dizer que o ensaio por partculas magnticas um detector de campos de
fuga, que so revelados pela presena do acmulo de partculas.

Influncia do magnetismo residual
Uma pea com magnetismo residual poder interferir nos processos
futuros de usinagem, pois o magnetismo da pea induzir a magnetizao das
ferramentas de corte afetando o acabamento da pea. A reteno de limalhas e
partculas contribui para a perda do fio de corte da ferramenta.
A interferncia em operao de soldagem se faz sentir com a deflexo
do arco eltrico, que desviado da regio de soldagem; esta interferncia
conhecida como sopro magntico, que prejudica muito o rendimento e a
qualidade da solda.

Registro de Ensaio
Como um ensaio por partculas magnticas relativamente subjetivo,
torna-se necessrio garantir que, mesmo seguidos os critrios e requisitos
recomendados para o ensaio com base nas normas aplicveis, os resultados
sejam obtidos na mesma pea sobas mesmas condies. Para tal, alm de ser
9

seguido um procedimento especfico para cada tipo de trabalho feito, torna-se
necessrio implementar uma correlao entre o mapa de registro dos
resultados e os relatrios emitidos, bem como a localizao fsica da pea
submetida ao ensaio.
Uma das formas adequadas de registro das descontinuidades no caso
de soldas, desenh-las em fita crepe ou, se houver maiores recursos, utilizar
fotografias. Desde que todos os requisitos do ensaio sejam cumpridos, torna-se
fcil avaliao das indicaes. O inspetor dever estar familiarizado com os
requisitos ou critrios de aceitao recomendados pela norma de produto
aplicvel.


3.4 Ensaio no-destrutivo: Radiografia

A radiografia um tipo de ensaio no-destrutivo que se baseia na
absoro diferenciada da radiao penetrante na pea inspecionada. Devido s
diferenas de densidade e variaes de espessura do material, ou mesmo
diferenas nas caractersticas de absoro causadas por variaes na
composio do material, diferentes regies de uma pea absorvem
quantidades diferentes da radiao penetrante. Essa absoro diferenciada da
radiao pode ser detectada por meio de um filme, ou de um tubo de imagem
ou mesmo medida por detectores eletrnicos de radiao. A variao de
quantidade de radiao absorvida indica a existncia de uma falha interna ou
descontinuidade no material.

A radiografia industrial usada para detectar variao de uma regio de
um determinado material que apresenta uma diferena em espessura ou
densidade comparada com uma regio vizinha; em outras palavras, a
radiografia um mtodo capaz de detectar com boa sensibilidade defeitos
volumtricos.



10

Aplicao
A radiografia industrial amplamente utilizada na inspeo de soldas,
materiais fundidos e forjados.

3.5 Ensaio no destrutivo: Ultrassom

Os sons produzidos em um ambiente qualquer refletem-se ou
reverberam nas paredes que constituem o ambiente, podendo ainda ser
transmitidos a outros ambientes. Este fenmeno constitui o fundamento do
ensaio por ultrassom de materiais.

Assim como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer,
a vibrao ou onda ultrassnica tambm reflete quando percorre um meio
elstico; do mesmo modo, a vibrao ou onda ultrassnica refletir ao incidir
numa descontinuidade ou falha interna de um meio considerado. Atravs de
aparelhos especiais, possvel detectar as reflexes provenientes do interior
da pea examinada, localizando e interpretando as descontinuidades.

Aplicao
O ensaio por ultrassom constitui uma ferramenta indispensvel para
garantia da qualidade de peas de grandes espessuras, com geometria
complexa de juntas soldadas e chapas. aplicado na indstria moderna,
principalmente nas reas de caldeiraria e estruturas martimas. Na maioria dos
casos, os ensaios so aplicados em aos carbono e em menor porcentagem
nos aos inoxidveis.

Avaliao dos resultados
O julgamento da descontinuidade encontrada deve ser feito de acordo
com procedimento escrito, norma aplicvel, especificao do cliente, ou
documento da Qualidade. As descontinuidades so julgadas pelo seu
comprimento e pela amplitude do eco de reflexo, que so quantidades
mensurveis pelo inspetor de ultrassom. Entretanto algumas normas
11

estabelecem que o tipo de descontinuidade encontrada tambm deve ser
avaliado pois decisivo na aceitao ou rejeio da junta soldada. Por
exemplo, se o inspetor interpretou uma indicao como trinca, falta de fuso ou
falta de penetrao, a junta soldada deve ser rejeitada, de acordo com o
Cdigo ASME Sec.VIII Div.1 UW-53, Ed.95. Independente do comprimento ou
da amplitude de eco na tela do aparelho.

3.6 Ensaio Mecnico: Dureza

A dureza uma propriedade mecnica largamente utilizada em estudos
e pesquisas mecnicas e metalrgicas, e principalmente na especificao e
comparao de materiais.

Para o conceito de dureza so atribudos diferentes significados, tais
como medida de resistncia do material a aes de origem mecnica sobre sua
superfcie, resistncia penetrao, deformao plstica e ao risco.
Vrios fatores influenciam a dureza de uma junta soldada; dentre eles
citam-se a composio qumica do metal de base e seu grau de encruamento,
a composio qumica do metal de adio, os efeitos metalrgicos inerentes ao
processo de soldagem, o tratamento trmico e os parmetros de soldagem.
Uma junta soldada apresenta regies bastante definidas, que so
denominadas metal de base, zona afetada pelo calor e zona fundida; os limites
mximos de dureza para estas regies so definidos por algumas normas e
especificaes. Quando esses limites so ultrapassados, significa que houve
perda de ductilidade e que a junta soldada pode estar comprometida.
Os mtodos mais utilizados no ramo da metalurgia e mecnica para
determinao de dureza so Brinell, Rockwell e Vickers.

Aplicao
O ensaio de dureza bastante utilizado na especificao e comparao
de materiais; alm disso, possvel, por meio de tabelas, obter uma correlao
12

aproximada entre os mtodos de determinao de dureza Brinell, Rockwell e
Vickers e os valores de limite de resistncia trao.

Avaliao dos resultados
A avaliao dos resultados nos ensaios de dureza depende do objetivo
determinado para o ensaio; de modo geral, porm, o resultado da dureza
obtida sempre comparado com valores mnimos, mximos ou com a faixa de
dureza especificada para o material ensaiado.

3.7 Ensaio Mecnico: Fratura

O ensaio de fratura geralmente previsto para qualificao de
procedimento de soldagem e de soldadores para solda em ngulo. Nesse caso,
o ensaio realizado pelo dobramento de uma parte do corpo de prova sobre a
outra, de maneira que a raiz da solda seja tracionada.

Finalidade do ensaio
O ensaio de fratura tem como finalidade detectar possveis
descontinuidades associadas soldagem, tais como trincas, fuso incompleta
na raiz de solda, incluses e porosidades.

Avaliao dos resultados
A avaliao dos resultados pode ser feita por meio de critrios de
aceitao definidos por normas ou cdigos de fabricao. O cdigo ASME
seco IX, ed. 1995, por exemplo, considera o ensaio aceitvel se no for
evidenciada a presena de trincas ou falta de penetrao na raiz da solda e
ainda, se a soma dos comprimentos de incluses ou poros visveis na
superfcie fraturada no excederem a 9,5mm para corpo de prova em chapa, e
10% de 1/4 da seo a dobrar para corpo de prova em tubo.


13

4 SOPRO MAGNTICO

O campo magntico induzido pela corrente tende a se distribuir
uniformemente em torno do arco. Quando esta distribuio perturbada,
levando a uma maior concentrao do campo magntico em um dos lados do
arco, as foras magnticas, que antes geravam o movimento de gases apenas
no sentido do eixo do arco, passam a possuir uma componente transversal que
tende a empurrar lateralmente o arco. Como resultado a arco passa de defletir
lateralmente, tendo este efeito a aparncia similar de um leve sopro sobre a
chama de uma vela.
Este efeito, sopro magntico, reduz o controle que se tem sobre o arco,
dificultando a soldagem e aumentando a chance de formao de
descontinuidades no cordo. A perda de simetria na distribuio do campo
magntico em torno do arco pode ser causada por diversos fatores,
destacando-se mudanas bruscas na direo da corrente eltrica, a existncia
de magnetismo residual na pea e uma distribuio assimtrica de material
ferromagntico em torno do arco. O sopro magntico pode ocorrer, por
exemplo, na soldagem de uma barra delgada de ao ligada mquina por um
nico cabo o que causa uma mudana brusca de direo na corrente quando
esta passa do arco para a pea. Este efeito mais provvel, tambm, na
soldagem junto da borda de peas de ao (que um material ferromagntico)
ou na soldagem de peas de ao com espessuras diferentes. Como a presso
magntica aumenta com o quadrado do valor da corrente eltrica o problema
mais comum na soldagem com corrente elevada.

4.1 Sopro Magntico poder ser minimizado por medidas como:

Inclinar o eletrodo para o lado em que se dirige o arco,
Reduzir o comprimento do arco,
Balancear a sada de corrente da pea, ligando-a fonte por mais de um
cabo,
Reduzir a corrente de soldagem e
14

Soldar com corrente alternada, pois, com esta, o sopro magntico sempre
menor.


5 COMO VERIFICADO E CALCULADO ENRAIZAMENTO DO CORDO DE
SOLDA

O passe de raiz o primeiro cordo de solda a ser realizado na raiz do
chanfro (FIG. 3.3). importante ressaltar que na execuo de soldas de
qualidade o passe de raiz tem significado 16 especial por representar, na
construo mecnica soldada, o alicerce ou fundao na edificao da
estrutura metalrgica bsica que sustentar os cordes posteriores.
Para obter-se uma solda de qualidade vrios autores de trabalhos
tcnicos, (Malin, 2001; Macedo, 1985; Muir, 1985 e Cantrell, 1982) destacam a
importncia da execuo do passe de raiz na soldagem com qualidade. De
acordo com Malin (2001), necessrio indicar algumas caractersticas
geomtricas pertinentes ao passe de raiz, como mostra a FIG. 3.4. Estas
caractersticas merecem ser avaliadas no s nos estudos sobre o assunto,
como tambm durante a aplicao do processo na produo industrial.

5.1 Descontinuidades apresentados em passe de raiz

Como anteriormente mencionado, a soldagem de passe de raiz de
fundamental importncia para o sucesso da solda final. Passes de enchimento
e acabamento so tambm relevantes, contudo, no so normalmente
abordados nos trabalhos uma vez que as caractersticas presentes nestes
passes so inerentes boa execuo do processo de soldagem no passe de
raiz (Jnior, 2010).
Descontinuidades relativas ao formato da penetrao da raiz decorrem,
dentre outros, dos fatores presentes na soldagem como: abertura da junta,
ngulo do chanfro, dimenses da face (nariz) da raiz, ngulo da tocha em
relao direo de soldagem, velocidade de soldagem, aporte trmico,
15

manejo da tocha, instabilidade do arco, falta de proteo gasosa, desempenho
inadequado dos equipamentos, entre outros (Cantrell, 1982).
Cantrell (1982) obteve alguns formatos do reforo da raiz, atuando no
manejo da tocha com e sem tecimento, conforme comparao mostrada na
FIG 3.5. A velocidade de soldagem alta causa o efeito de desvio do arco em
direo borda da poa de fuso e provoca pouca penetrao da raiz. Baixa
velocidade elimina este efeito de desvio do arco, com excesso de contorno do
reforo da raiz.




Malin (2001), com o uso do processo SAW, analisa de maneira bastante
abrangente a influncia das variveis de soldagem e da geometria da junta
envolvidas na formatao do passe de raiz. A soldagem foi realizada nas
seguintes condies: Material da chapa: ao carbono; Espessura da chapa:
17,5 mm; Junta de topo; Chanfro: tipo V simples; Eletrodo com dimetro de 4,0
mm; Posio de soldagem: Plana; Desalinhamento: 0 (zero) mm; Polaridade
eletrodo: Corrente contnua eletrodo negativo; Altura da face de raiz: 0 (zero)
mm; Distncia bico contato pea: 41 +/- 3 mm.

16

5.2 Geometria do cordo de solda

Muitos fatores podem influenciar na geometria do cordo de solda,
dentre eles esto os parmetros de soldagem como: corrente, tenso,
velocidade de soldagem, tipo e vazo do gs de proteo, o metal de adio, a
espessura e o tipo de junta. A composio qumica da liga influencia as suas
propriedades fsicas e qumicas e tambm interfere na interao entre arco e
poa de fuso e, consequentemente, no formato do cordo. Segundo Campbell
(1992), a presena de enxofre e oxignio promove a formao de escria que
gera instabilidade no arco e maior agitao na poa de fuso. Outra teoria bem
aceita se baseia na influncia do gradiente de tenses superficiais (causado
pela temperatura e concentrao de solutos), no sentido do movimento do
metal lquido na poa de fuso, fenmeno conhecido como efeito Marangoni
(Witz et al, 2005). O formato da poa determina, em grande parte, o formato do
cordo e a resistncia mecnica da solda. Uma varivel importante e que
influencia fortemente na solidificao da poa de fuso, por meio da geometria
da mesma, a velocidade de soldagem. Para velocidades de soldagem mais
baixas o formato da poa de fuso elptico ao passo que para velocidades
maiores a poa de fuso passa a ter um formato de gota. Esta mudana no
formato da poa de fuso modifica o resultado final da solidificao. A FIG.
3.21 mostra as poas de fuso elptica e em gota e o consequente resultado na
estrutura de solidificao.




17




6 O QUE ZONA TERMICAMENTE AFETADA (ZTA)

A zona termicamente afetada a regio da solda que no se fundiu
durante a soldagem, porm sofreu mudanas microestruturas resultantes do
calor induzido pela soldagem. Essa regio pode se tornar um elo fraco em
uma junta soldada que, em condies normais, seria suficientemente
resistente. Primeiramente, a estrutura granular da (ZTA) no to refinada e,
portanto, mais fraca que o metal de base circunvizinho ou que o metal de
18

solda com estrutura bruta de fuso. Em segundo lugar, se a ZTA se resfriar
muito rapidamente em determinados aos, forma-se uma estrutura cristalina
frgil e dura conhecida como martensita.



Medidas para minimizar ZTA

importante conhecer as possveis complicaes que os materiais
podem apresentar ao serem soldados, os fatores do material, do projeto e do
procedimento de soldagem que as afetam e a sua influncia no comportamento
em servio da estrutura soldada. importante pr-aquecer sempre tais
materiais durante o tempo e temperatura recomendados, de acordo com o
procedimento de soldagem, para garantir que o calor se distribua
uniformemente por toda a pea. O pr-aquecimento evita o resfriamento rpido
e tambm ajuda a manter uma estrutura de gros interna mais dctil (perltica)
na zona termicamente afetada. Isso tambm limita as tenses de encolhimento
do material e ajuda a reduzir os casos de formao de martensita.
Do mesmo modo, quando recomendado por um determinado
procedimento de soldagem, dever ser realizado o tratamento trmico posterior
soldagem. O tratamento trmico alivia as tenses residuais e libera
hidrognio difundvel da solda, para evitar defeitos por trincamento a frio.


19

7 RESISTNCIA MECNICA DO CORDO DE SOLDA

Cordo de Solda a solda propriamente dita, formada em um ou mais
passes. No dimensionamento do cordo de solda necessrio fixao de uma
junta, deve-se levar em considerao vrios aspectos como: o nvel de
solicitao dos esforos, o processo de fixao, o grau de dificuldade da
operao, a proporo geomtrica entre cordo e componentes soldados, alm
do custo envolvido.
A anlise de tenses no cordo de solda o mtodo predominante
quando ocorre transferncia de carga entre os elementos da junta. Porm, as
juntas podem ter formas e orientaes variadas de acordo com as solicitaes,
tornando esta anlise complexa.
Devido ao elevado grau de incertezas quanto aos estados de tenses
reais ao longo do cordo, diversas simplificaes so propostas a fim de se
obter um modelo prtico de clculo :
Somente tenses nominais devido s cargas externas so
consideradas.
A influncia de tenses residuais inerentes ao processo e o efeito de
concentrao de tenses na prpria junta so desprezados;
As soldas so homogneas, isotrpicas e elsticas;
As partes conectadas pelas soldas so rgidas e suas deformaes nas
interfaces entre as chapas so desprezadas.
A verificao da resistncia de juntas soldadas basicamente dividida
em dois grupos: juntas executadas atravs de soldas de filete e de soldas de
topo. A metodologia clssica utilizada no dimensionamento de ambos os tipos
de junta ser apresentada nas prximas sees.

Resistencia de Soldas de Topo

As soldas de topo so executadas quando ambas as peas a serem
ligadas esto no mesmo plano, sendo utilizadas em juntas de topo; ou em
juntas em T com penetrao. Estas consistem na deposio do metal de
solda em chanfros previamente preparados com o objetivo de formar uma
ligao contnua entre as partes ligadas. Dependendo da espessura da chapa
20

a solda de topo pode ser feita sem chanfros. No caso de juntas com
penetrao total, a espessura do cordo dada pela espessura das chapas da
unio, sendo sua resistncia igual da chapa menos resistente.
Portanto, nestes casos no se considera o problema do
dimensionamento da soldadura, uma vez que as tenses em jogo sero as
tenses existentes no componente em causa.
No caso de juntas de penetrao parcial, o clculo baseado na seo
resistente da junta, de maneira anloga ao dimensionamento de cordes de
filete, como mostrado na seo a seguir. Em diversos cdigos de construo o
uso de cordes topo a topo com penetrao parcial no recomendado,
mesmo em juntas solicitadas estaticamente, porque pode dar origem a
problemas de fissurao durante o processo de fabricao, ou aumentar o risco
de ruptura em servio.

Resistncia de soldas de filete
A fim de tornar possvel uma metodologia para o dimensionamento do
cordo de solda so necessrias diversas simplificaes quanto ao estado de
tenses a ser considerado. A maioria dos mtodos correntes considera que, a
partir de cargas externas conhecidas, as tenses so uniformemente
distribudas ao longo da seo da garganta do cordo. Entende-se como
garganta, a seo definida pela altura do maior tringulo inscrito na seo
transversal do cordo. A Figura 3.3 mostra uma junta em T unida por cordes
de filete juntamente com a representao da garganta.

Critrios de resistncia so desenvolvidos com o objetivo de relacionar
as propriedades de resistncia dos materiais que compem a junta com as
21

componentes de tenso obtidas no plano da garganta da solda, resultantes da
solicitao externa junta. Em geral as tenses admissveis so calculadas a
partir das tenses de escoamento ou de ruptura do material base. A frmula
proposta para o clculo da tenso equivalente uma frmula emprica baseada
em resultados experimentais, com corpos de prova que representam cordes
de filete submetidos a diversos tipos de solicitaes.


















22

8 CONCLUSO

Conclui-se que para todo um processo de soldagem necessrio todo
um conhecimento de como realizado cada passo para se chegar num
trabalho de qualidade, pois atravs desses passos que se consegue fazer
uma anlise apurada de todo trabalho que foi realizado, atravs dessas
anlises se pode saber resistncia do material, tipo de soldagem, material
usado, procedimentos corretos para uma solda de qualidade, mas tambm
possvel se obter os erros e falhas atravs de processos de inspees.
O processo de soldagem extremamente complexo na engenharia
mecnica, portanto como relatado h diversos tipos de soldagem, que sempre
dever ser analisado e definido por um especialista, sempre com a viso nos
aspectos tcnicos, financeiros, aplicao, tempo e qualidade.
















23

9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Disponvel em: http://juno.unifei.edu.br/bim/0038284.pdf
Acesso: 22/07/2014

Disponvel em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7732/7732_4.PDF
Acesso: 22/07/2014

Disponvel em: http://www.aedb.br/seget/artigos06/904_Solda_Seget.pdf
Acesso: 27/07/2014

Disponvel em:
http://www.posmat.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/Dissertacao_Euclide
s_0503_FINAL.pdf
Acesso: 27/07/2014

Disponvel em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2289098.PDF
Acesso: 31/07/2014

Disponvel em: http://www.metalica.com.br/seis-maneiras-de-evitar-defeitos-
em-soldas
Acesso: 31/07/2014