Anda di halaman 1dari 84

PROJETO PARA FUNDIO

Modelo de cera em formato de


ma

Ramn S. C. Paredes LABATS/DEMEC/UFPR

FUNDIO
A ARTE DE PRODUZIR PRODUTOS A PARTIR DO
VAZAMENTO DE METAL LQUIDO EM UM MOLDE COM A
FORMA DA PEA QUE SE DESEJA OBTER.
A FORMA DE QUALQUER PEA DEFINIDA

- Aplicao
- Pelo seu processo de obteno
O PROJETO DE UM FERRAMENTAL OU PEA DEVE SER
ADAPTADO PARA A FUNDIO.

Seleo do processo de fundio


Metal a ser fundido;
Qualidade requerida da superfcie do fundido;
Tolerncia dimensional requerida para o fundido;
Quantidade de peas a produzir;
Tipo de modelo e equipamento de macharia
necessrio;
Custo de fabricao do(s) molde(s);
Como o processo de fundio vai afetar o projeto
da pea.

OBS: Todos os processos possuem tecnologia prpria.


Algumas Particularidades em comum
- Necessidade de moldes;
- Necessrios ngulos de sada e arredondamentos;
- As peas normalmente devem possuir paredes uniformes;
- Acrscimos de contrao do metal.

Para que a elaborao de um projeto de fundio seja


satisfatria, visa-se principalmente:

custo x qualidade x prazo.

- Retirada de areia dos machos das peas;


- Locais que dificultem sada de gases dos machos;
- Anlise das dimenses, formas, tipos e localizao das
marcaes dos machos;
- Locais onde sofrero usinagem;
- Necessidade ou no de machos ou partes soltas;
-Qualidade necessria de machos.
Devemos optar por atender os interesses do cliente e
da fundio.
O desenhista dever ter a preocupao de adaptar a
forma da pea ao processo de fabricao.

Como ser produzida a pea


- Processo e tipo de moldagem e de Macharia;
-Tipo de Forno;

- Forma de vazamento;
- Liga;

- Sistema de Acabamento e rebarbao;


-Controles Necessrios.

Consegue-se melhor resultado quando h uma


cooperao entre cliente e fornecedor.

Todos os processos citados necessitam de


adaptao dos detalhes tcnicos
*Plano de Diviso;
*ngulo de Sada;
*Raios de Arredondamento;
*Acrscimo de Usinagem;
*Acrscimo de Contrao;
*Outros especficos
( Marcao de macho, emplacamento, sistema de
enchimento e Alimentao, Dispositivos)

Adaptao de uma Pea Fundio

Detalhes Tcnicos
- Plano de Diviso

Quando projeta-se ou confecciona-se um ferramental de fundio com


certo grau de complexidade, torna-se necessrio diviso em partes.
O plano de diviso deve ser o mais adequado em funo da importncia
e das especificaes da pea.

Devemos considerar alguns detalhes tais


como:
- Facilitar a extrao do molde;
- A quantidade de partes menor possvel;
- Favorecer a estabilidade do macho,
facilitar a sada de gases e sua colocao;

Um plano de diviso, em alguns casos, pode ser feito das mais


diversas maneiras, porm, para sua execuo o projetista deve ter
sempre em mente:
Praticidade, Funcionalidade e Economia.

A complexidade da pea requer estudos especficos para


definio do plano de diviso, sempre se referenciando nas
necessidades do cliente x processo escolhido.

Um plano de diviso inadequado poder causar gastos


desnecessrios.

- ngulo de Sada

Inclinao colocada nas paredes perpendiculares ao plano de diviso a


fim de facilitar a extrao do modelo.

No fazendo uma perfeita adaptao da forma deste modelo, haver


quebra de bolos de areia durante a extrao.

Todos os ngulos devem ser orientados


em funo do plano de diviso;
- Quanto mais alta for a parede do modelo,
menor dever ser o ngulo de sada;
- Necessrio conhecer bem o processo de
fabricao;
Existem valores tabelados, orientativos
para peas com maiores exigncias nas
especificaes,

Detalhes a serem observados:


Em paredes internas que corresponde a bolo de areia no molde, as
inclinaes devem ter ngulos ligeiramente maiores, do que os
previstos para paredes externas;
Deve-se saber definir se o ngulo ir aumentar, diminuir ou
aumentar e diminuir a espessura da parede.

Raios de Arredondamento:
Os raios que arredondam as arestas de um ferramental,
so importantes para evitar:
- Quebra de bolo durante a extrao do modelo;

- Ressecamento e eroso da areia durante


preenchimento do metal na cavidade do molde;

- Superaquecimento e sinterizao da areia que forma


cantos internos, podendo resultar na pea um rechupe
devido a concentrao de calor num determinado lugar;

Raios de Arredondamento:
- Formao de trincas (tenses) devido aos cantos internos
vivos;
- Cantos externos do modelo devem ser levemente
arredondados, para atenuar aparecimento de rebarbas,
bastante comuns durante pequenas batidas ao manipular o
mesmo;
- Evitas cantos duros e quebradios devido ao super
resfriamento prejudicando a usinagem.

Cantos arredondados x Solidificao

RI

RE

Normalmente estes arredondamentos so proporcionais ao


tamanho da pea;
Geralmente usa-se os seguintes valores:
-Raios externos como sendo entre 1 a 3 mm,
- Raios internos utilizam-se 1/3 da mdia das medidas das
espessuras que formam o ngulo.

20

S
a

R= A + b x 1
R
2
3
20 + 30 x 1 = 25 x 1 = 8, 3

3
R=8

3
30
b

FUROS
Em peas fundidas , os furos podem ser obtidos pelos mtodos abaixo :
fundidos
fundidos com acrscimo para posterior usinagem
usinados com broca

aconselhvel obter-se um furo por fundio com ou sem acrscimo


nas seguintes condies :
quando a preciso dimensional exigida para a pea , o
permitir;
quando se procura evitar ou diminuir a operao de usinagem;
quando impossvel fazer uma posterior usinagem pea;
quando se procura evitar concentrao de massa.

FUROS
No aconselhvel obter um furo por fundio nas seguintes
condies:
quando operaes de usinagem de outras parte da pea, ficam
prejudicadas;
quando existem furos com distncias muito precisas entre si (difcil
obter por fundio );
quando a rebarbao de um furo obtido por fundio, for mais
onerosa do que sua usinagem;
quando o dimetro do furo, for inferior a 10 mm e sua profundidade
maior que esta medida.

Acrscimo de Contrao
Contrao uma diminuio de volume que as peas fundidas sofrem
ao solidificar-se, ou seja, no momento do vazamento, o metal ocupa
toda a cavidade deixada pelo modelo, e este ao sofrer o resfriamento
contrai-se diminuindo o volume final da pea fundida.

No processo de fundio, esta contrao se realiza em trs estgios


distintos:

-Contrao do metal no estado lquido:


Essa contrao ocorre, a partir do momento do vazamento,
at o momento em que comea a formao dos primeiros
cristais, que seria o incio da solidificao.
-Contrao da solidificao:
Ocorre desde o aparecimento dos primeiros cristais slidos
at a solidificao da ltima gota de metal lquido.

-Contrao no estado slido:


Ocorre a partir do fim da solidificao at a temperatura
ambiente.

Reala-se que os dois primeiros estgios de contrao


podem ser totalmente compensado com um bom sistema de
massalote, no entanto, para o ltimo estgio no ocorre o
mesmo, pois nesse estgio todo o metal no interior do
molde j est totalmente slido.
Neste caso cabe ao projetista ou modelador acrescentar em
todas as medidas do modelo ou caixa de macho, um
percentual correspondente a contrao do metal em que a
pea ser fundida.

Relao dos Materiais

Contrao Mdia %

Ferro Fundido Cinzento

1,0

Ferro Fundido Nodular no RecozidO

1,2

Ferro Fundido Nodular Recozido

0.5

Ao Fundido

2,0

Ao Mangans

2,3

Ferro Fundido Malevel Branco

1,6

Ferro Fundido Malevel Preto

0,5

Ligas Fundidas de Alumnio

1,2

Ligas Fundidas de Magnsio

1,2

Cobre Eletroltico Fundido

1,9

Bronze Cu Sn

1,5

Bronze Cu Sn Zn

1,3

Ligas de Cu Zn

1,2

Lato com Mn Fe Al

2,0

Ligas de Zn

1,3

Metal Branco Sn ou Pb

0,5

Ligas de Cu Al Ni Fe Mn

2,0

Acabamento Superficial
Ao confeccionar um modelo ou caixa de macho, seja qual
material, o modelador dever ter sempre em mente o bom
acabamento superficial.
No podemos esquecer que o acabamento superficial do
modelo ou caixa de macho tambm um fator de vital
importncia.
O bom acabamento superficial desses, tambm facilita a
extrao do modelo ou macho, o que em muitos casos evita a
quebra do molde ou do macho, implicando na reduo de
refugos.

Marcao de Macho
Quando uma pea possui cavidades, aberturas ou furos
impossveis de se obter atravs de bolo com areia de
moldagem, torna-se ento necessrio o uso de machos.
Sendo assim, na confeco do modelo tem que haver a
preocupao, tambm em fazer a marcao de macho,
que nada mais do que uma salincia ou ressalto no
modelo, que tem por finalidade proporcionar no molde
uma cavidade para assentamento do mesmo.

As medidas da marcao de macho deve ser maior


que a medida do macho, para haver uma folga,
facilitando a colocao do macho, e evitando ou
atenuando o atrito do macho com as paredes do
molde, o que poderia provocar queda de areia e por
conseqncia desvio na posio do macho ou
incluses de areia na pea.

PROCESSOS DE
MOLDAGEM E MACHARIA

PROCESSO AREIA VERDE


Processo de confeco de moldes utilizando mistura
preparada com areia de retorno, areia base, argila e os
aditivos necessrios, devidamente balanceados para atender
s aplicaes especficas.
Areia de Slica;
Bentonita;
P de Carvo;
Amido, Dextrina, outros.

COMPONENTES DA MISTURA DO PROCESSO AREIA VERDE

Areia base
Componente refratrio: A areia de slica a mais utilizada
devido sua maior disponibilidade e menor custo (para casos
especficos usada zirconita, cromita, olivina e chamote).
Caractersticas da Areia de slica:
-mdulo de finura (ideal): 50-70 m
-teor de finos (ideal): mx. 1,0 %
-argila AFS: mx. 0,5 %
-ponto de fuso: min. 1400C
-umidade: mx. 0,5 % para areia seca
-temperatura: mx. 50C

Argila
um material lamelar, composto essencialmente de silicato
de alumnio hidratado, utilizado como aglomerante da
mistura. O principal argilo mineral a bentonita.

Caractersticas Gerais da Bentonita para Fundio


- Boa moldabilidade
- Boa desmoldabilidade
- Elevada durabilidade
- Baixa tendncia a defeitos de fundio

Tipos usuais em fundio


bentonita sdica natural
bentonita sdica ativada
bentonita clcica

Aditivos
Geradores de Carbono Vtreo
So produtos carbonceos, adicionados areia verde com a
finalidade principal de gerar carbono vtreo (800C) durante
o vazamento do metal, que, pr sua vez, evita
principalmente a sinterizao de areia e melhora o
acabamento superficial das peas, sendo que o p de
carvo mineral (tipo Cardiff) o mais utilizado nas
fundies brasileiras.

Produtos Amilceos
Classificao
Basicamente dividem-se em 2 tipos:
Amido de milho pr-gelatinizado (mais utilizado): um aditivo
orgnico, utilizando com a finalidade principal de fornecer
plasticidade mistura e de manter sua umidade;
Dextrina (pouco utilizada): um produto obtido pela converso
termoqumica do amido de milho, utilizando com a finalidade
principal de fornecer maior resistncia mecnica a alta temperatura
em moldes estufados e/ou secados superficialmente.

Misturas
Tipos
Areia de sistema: a mistura bsica obtida a partir da areia de
retorno, com suas propriedades devidamente corrigidas,
utilizada para confeccionar o molde, sendo tambm chamada
de areia de enchimento.
Areia de faceamento: a mistura com propriedades
especficas, utilizada na resoluo de determinados problemas,
devendo ser empregada to somente quando a areia de sistema
no oferece as propriedades necessrias para o obteno de um
determinado fundido.

Grau de Preparao
a eficincia de preparao da mistura, que afetada
principalmente plos seguintes fatores:
a)Tempo de mistura
A eficincia de mistura pode ser medida com o ensaio da
compactabilidade.
Deve-se tomar cuidado de se assegurar que o teor de
umidade seja constante e a faixa de compactabilidade da
mistura seja entre 35 a 55%.

b) Ordem de adio dos componentes da mistura para a


areia de Faceamento
1-areia de retorno e/ou areia base
2-cerca de 50% da gua supostamente necessria
( 1 a 3 min)
3-argila e outros aditivos ( 3 a 5 min)
4-restante da gua ( 1 a 3 min)

Carga do misturador
Alguns fundidores no sabem o quanto de volume de areia
deve ser colocado dentro do misturador, alguns carregam o
mesmo at a borda, outros at metade da ms e muitos no
acham isto importante.
Uma observao rpida, constata-se que em misturadores
com a carga corretamente dosada, verifica-se que a mesma
dificilmente ultrapassa da altura total das ms.
importante lembrar que cargas muito pequenas tambm
no sero misturadas com eficincia

Tipo e estado de manuteno do misturador


Aspectos a serem considerados:
-rotao do conjunto(nmero de voltas/minuto).

-quantidade de ms e sua articulao, giro, altura em


relao ao fundo do misturador.
-estado das ps e a posio das mesmas.

Balano de massa (composio)


a adequao da composio da mistura ao processo de
moldagem, configurao da pea e liga metlica a ser
vazada, principalmente.

Finos inertes
Sos os produtos pulverulentos existentes na areia, que
perderam seu poder ativo (bentonita, p de carvo) e que
devem ser retirados do sistema preferencialmente via
exausto ou ento, de forma alternativa, via adio
substancial de areia base com o conseqente descarte forado
de areia de retorno.

a)Compactabilidade:
-moldagem manual e mecanizada de baixa presso: 50-55 %
-moldagem pr impacto e compresso, de mdia presso: 45-50 %
-alta produtividade (alta e mdia presso): 40-45 %

b)Resistncia compresso a verde (RCV):


Deve ser suficientemente elevada para que o molde possa resistir
presso de seu fechamento, sua movimentao e ao impacto e
presso iniciais do metal vazado.

c)Plasticidade:
Deve ser suficientemente elevada para evitar quebra de bolos e de
cantos do molde, eroso e a conseqente incluso de areia.

d)Permeabilidade a verde (PV):


Deve estar situada em nveis tais que no se venha a ter defeitos tais
como pinhes, bolhas de gs e penetrao pr exploso,
principalmente.

e)Resistncia trao a mido (RTU):


Deve ser suficientemente elevada para evitar escamas de
expanso, principalmente.

PROCESSO LIGADOS
QUIMICAMENTE

1 CURA A FRIO
um processo de obteno de machos e
moldes, utilizando uma mistura constituda de areia base,
resina (s) e catalisador, que cura a temperatura ambiente.
Variveis de utilizao
Tempo de cura.
Tempo para extrao do modelo ou macho.
Tempo para vazamento.

PROCESSO CURA A FRIO

Vantagens
Vrios tipos de areia base podem ser usadas.
Baixo investimento em equipamentos
Facilidade de confeco dos moldes e machos.
Boa estabilidade dimensional do molde e machos.
Bom acabamento superficial.
Versatilidade para machos e moldes pequenos e grandes.
Boa colapsibilidade.
Facilidade na estocagem e manuseio.
Necessita de poucos controles de laboratrio.
Facilidade de limpeza da pea.

PROCESSO CURA A FRIO

Desvantagens
Gera resduo txico para o meio ambiente.
Vida de bancada limitada.
Tempo de cura para o vazamento longo.
Maior custo da areia preparada.

2 PROCESSO SHELL
um processo de cura a quente para a fabricao
de moldes e machos em casca. Utiliza areias misturadas ou
revestidas com resina, conversor, lubrificante e aditivo, que em
contato com o ferramental aquecido, promove a polimerizao da
resina, proporcionando a aglomerao da areia.
a)Tempo e presso de sopro.
b)Temperatura do ferramental (180 a 300 C)
Variveis de utilizao
c)Tempo de investimento.
d)Tempo de balano
e)Tempo de cura.

PROCESSO SHELL

Vantagens

Excelente acabamento superficial


Excelente estabilidade dimensional
Pouco sobremetal para usinagem
Os machos e moldes podem ser estocados por longos perodos
Menor custo de rebarbao
Baixa relao areia/metal
Reproduz peas com sees finas e geometria complexa
Alta permeabilidade dos moldes e machos
Elevada vida de banca da mistura
Facilidade de limpeza das peas
Facilidade de aquisio de areia preparada no mercado
Facilidade de manuseio e transporte dos machos/moldes
O vazamento pode ser logo aps a confeco
Fluidez da mistura elevada

PROCESSO SHELL

Desvantagens
Alto custo do ferramental
Limitao quanto ao tamanho das peas
Custo no descarte

PROCESSO CO2/SILICATO DE SDIO


O processo consiste na mistura de areia base,
silicato de sdio e aditivos que serve para a confeco de moldes
e machos. Aps a preparao da mistura a mesma colocada no
interior da caixa de macho ou molde e procede-se a passagem de
gs CO2 que vai curar (endurecer) a mistura. O macho ou molde
pode ser extrado e usado imediatamente na fundio.
Composio base

Areia base 55 a 85AFS


Silicato de sdio C112......2,2 a 5,0% ( 3,5)

PROCESSO CO2/SILICATO DE SDIO

Vantagens
Baixo custo da matria-prima
No produz odores desagradveis
Boa preciso dimensional
Boa produtividade
Cura a temperatura ambiente
A areia no precisa ser rigorosamente controlada
Pode ser usado em alta e baixa produo
Desvantagens
Colapsibilidade
Desmoldabilidade
Estocagem
Resistncia

PROCESSO CAIXA FRIA


um processo de moldagem e macharia que
endurecido na temperatura ambiente atravs da gasagem de um
catalisador gaseificado seguido de uma lavagem com ar seco.
Este processo est em crescimento, substituindo o
processo shell.

PROCESSO CAIXA FRIA

Vantagens
Boa colapsibilidade
Ferramental pode ser de vrios materiais
Boa preciso dimensional
Pelo processo ser a frio permite maior facilidade de
manuseio e manuteno do ferramental
Boa produtividade
Possibilidade de utilizao imediata do macho em funo de
j ter alta resistncia na extrao
Bom acabamento superficial
Menor consumo de energia
Boa escoabilidade da mistura

PROCESSO CAIXA FRIA

Desvantagens

Ambiente de trabalho necessita da exausto


Alto custo de aglomerantes e do catalisador
Alto custo do equipamento
Menor vida de banca
Necessita maiores controles de temperatura e
umidade no sistema

DEFEITOS DE
FUNDIO

DEFEITOS DE MOLDAGEM

Incluso de areia

Causas:
- eroso (lavagem)
- exploso (fervura)
- escamas
- rabo-de-rato
- quebra de cantos do molde.
- fechamento inadequado do molde.
- transporte inadequado do molde.
- limpeza inadequada do molde.

Solues:

Em boa parte dos casos consegue-se solucionar ou


atenuar o defeito mediante:
- um aumento do grau de preparao da mistura
- um aumento do grau de compactao do molde nos
pontos crticos
- a utilizao de areia base mais fina (rugosidade).
- alterando o sistema de enchimento.
.

Quebra de partes do molde


Causas:

Normalmente a principal causa deste tipo de defeito a baixa


plasticidade de areia, aliada, eventualmente, a uma baixa resistncia
mecnica do molde, bem como a uma desregulagem do sistema de
extrao de moldes da mquina.
Solues:

- aumento do grau de preparao da mistura, adequao do


teor de bentonita, aditivo (amido de milho) e gua da mistura
- socamento adequado do molde da mquina
- melhora do sistema de extrao de moldes da mquina
- cuidados na colocao de machos e chapelins nos moldes

Contaminao e/ou penetrao metlica

Causas:
- falta de fluidez da mistura
- grau de compactao deficiente.
Solues:

- aumentar o grau de preparao da mistura


- aumentar o grau de compactao do molde.

Superfcie spera

Causas:
- uso de areia base muito grossa
- elevada temperatura da areia preparada. Muita gua.
- uso excessivo de bentonita e de amido de milho.
Solues:
Inverso das causas

Eroso

Causas:
. falta de plasticidade da areia
. resistncia mecnica insuficiente do molde
. uso de areia base muito grossa
. elevada temperatura da areia

Solues:
Areia fria e um sistema de alimentao tal que permita um
enchimento suave da cavidade do molde, melhorar o grau de
preparao da mistura.

Sinterizao de areia

Causas:

Embora este defeito tambm


possa ser provocado pr uma forte
penetrao metlica nos vazios
intergranulares, do molde, na maioria
das vezes ocorre pr meio de reaes
metal-molde.
Solues:
- melhora do grau de preparao da mistura
- aumento da adio de geradores de carbono vtreo mistura.

Escamas
Causas:
- baixa resistncia trao a mido da mistura.
- excesso de tenses de compresso do molde.
Solues:
- melhora do grau de preparao da mistura
- uso de bentonita com estabilidade trmica e resistncia trao com midade
mais elevada.
- aumento do teor de argila ativa (se j no estiver muito elevado)
- uso de gua industrial com o menor teor de sais possvel
- reduo do grau de compactao do molde.

Rabo-de-rato

Causa:

expanso da slica
Solues:
Geralmente, tambm neste caso so vlidas
as mesmas sugestes recomendadas para combater
escamas.

Veiamento

Causa:
elevadas tenses do molde, diferindo apenas em termos de aspecto,
ou seja, o veiamento saliente e o rabo-de-rato reentrante na pea.
Solues:
- falta de Raio de Arredondamento interno ou insuficiente;
- aumento da adio de geradores de carbono vtreo.

Inchamento da pea
Causas:
Baixa resistncia do molde, aliada a uma excessiva formao de
zona de condensao de umidade no molde durante o vazamento do metal.

Solues:
- melhora do grau de preparao da mistura
- melhora da composio da mistura
- aumento do grau de compactao do molde.

Pseudo-Rechupe
Causa:
Normalmente ocorre em funo do inchamento da pea.

Solues:
Tambm neste caso so vlidas
recomendadas para evitar o inchamento.

as

mesmas

solues

Bolhas de Gs

Causas:

- excessiva umidade e/ou baixa permeabilidade da mistura


- elevada temperatura da areia
- grau de compactao do molde inadequado
- composio da mistura inadequada
- sistema de alimentao mal projetado
Solues:
- um aumento do grau de preparao da mistura
- otimizao da composio da mistura
- maior eliminao de finos inertes do sistema
- utilizao de areia de retorno o mais fria possvel.
.- reavaliar o sistema de canais

Pinholes de hidrognio
Causas:
Embora tambm possa ser proveniente de problemas existentes com a
carga metlica, na maioria das vezes sua origem reside na areia, sendo proveniente
principalmente de elevada temperatura da areia.
Solues:

- melhora do grau de preparao da mistura


- otimizao da composio da mistura
- utilizao de areia de retorno o mais fria possvel.

Penetrao por exploso

Causas:
- excesso de umidade na mistura,
tornando-se ainda mais crtico quando
h um excesso de geradores de
carbono vtreo na mesma
- grau de compactao e/ou mdulo de
finura da areia inadequadas (em alguns
casos o defeito ocorre quando os
valores desses fatores esto muito
elevados e, em outros casos, quando
se verifica o contrrio) sistema de
alimentao inadequado.
Solues:
- melhorar o grau de preparao da
mistura
- otimizar a composio da mistura.

PINHOLES DE NITROGNIO
Identificao:
Geralmente esto prximos de machos com
resina contendo nitrognio.
No exame microscpico revela um aspecto
mais alongado e irregular que os pinholing de
hidrognio e as cavidades so revestidas
parcialmente por um filme de grafita
Causas:
Carga metlica contaminada;
Resina ;
Areia recuperada;
Inoculante;
Pintura com tinta a base da gua.

Engenharia de Modelagem
para recuperao facial via
fundio e asperso trmica

Bibliografia
1. Gloria de Almeida Soares, FUNDIO: Mercado, Processos e Metalurgia, UFRJ,
Abril de 2000.
2. VICENTE CHIAVERINI Tecnologia Mecnica, Vol. II Processos de Fabricao e
Tratamento.
3. ASM American Society for Metals, Metals Handbook 8th edition, vol. 5, Forging and
Casting, Metals Parking, Ohio, 1970.