Anda di halaman 1dari 24

Universidade Newton Paiva

Engenharias Produção, Química, Elétrica e Ambiental

Mecânica dos Materiais
Aula 9- EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO =>
Conceito de Corpo rígido; Condições de Equilíbrio de um Corpo rígido; Equilíbrio
de um Corpo Rígido em duas e três Dimensões; Diagrama de Corpo Livre;
Equações de Equilíbrio; Restrições ao Movimento de um Corpo Rígido – Apoios
e Reações de Apoio.

Prof.: Eduardo de Castro Barbalho
edubarbalho@yahoo.com.br

Mecânica dos Materiais
Aula 09 - EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO

Objetivos da aula
 Entender o conceito de Corpo rígido;
 Compreender as condições de Equilíbrio de um Corpo
rígido em duas e em três dimensões;
 Compreender a importância do Diagrama de Corpo Livre
para as equações de Equilíbrio;
 Aprender os tipos e restrições ao Movimento de um
Corpo Rígido – Apoios e Reações de Apoio

Dizemos que um corpo é um ponto material quando suas dimensões são muito pequenas em comparação com as dimensões do fenômeno.Mecânica dos Materiais Aula 09 . .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Ponto Material Pequena porção da matéria que pode ser considerada como um ponto material.

Mecânica dos Materiais Aula 09 .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Corpo Extenso Combinação de grande número de partículas que ocupam posições fíxas. relativamente próximas uma das outras. . Ë quando suas dimensões não podem ser desprezadas quando comparadas com o movimento estudado.

y. y y A melhor maneira de levar em conta diagrama de corpo livre do corpo. z com origem no ponto O. F  0. F  0 •  MO  0 Se estipularmos um sistema de coordenadas x.Mecânica dos Materiais Aula 09 . M x x • F  0. F M  0.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equações de equilíbrio • O equilíbrio de um corpo exige um equilíbrio de forças e um equilíbrio de momentos. z 0 z 0 essas forças é desenhar o . M  0.

tendem a modificar o estado de repouso ou o movimento do mesmo. quando aplicadas a um corpo material. .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO  Equilíbrio de um corpo Material Cargas Externas São perturbações externas que.Mecânica dos Materiais Aula 09 . Pode ser exercida por contato ou à distância. Representa a ação de um corpo sobre o outro.

Forças de superfície: Causadas pelo contato direto de um corpo com a superfície de outro.Mecânica dos Materiais Aula 09 . a) Carga Concentrada b) Carga Uniformemente distribuída c) Carga não Uniformemente distribuída .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Tipos 1.

Força de corpo: Desenvolvida quando um corpo exerce uma força sobre outro.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO 2. . sem contato físico direto entre eles.Mecânica dos Materiais Aula 09 . Ex.: Eletromagnetismo e Força Gravitacional.

Mecânica dos Materiais Aula 09 .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Diagrama de Corpo Livre  O diagrama de corpo livre representa um esboço do ponto material que mostra todas as forças que atuam sobre ele. .

EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Condição de Equilíbrio do Ponto Material – Análise de Forças  Um ponto material encontrase em equilíbrio estático desde que esteja em repouso ou então possua velocidade constante. F y 0 .  Para que essa condição ocorra. F x F z 0  0.  F  0   F x  0. cada força poderá ser decomposta em componentes x e y e para a condição de equilíbrio é necessário que as seguintes condições sejam atendidas.Mecânica dos Materiais Aula 09 . a somatória de todas as forças que atuam sobre o ponto material deve ser nula. F y  0.  Se um ponto material estiver submetido a um sistema de vária forças coplanares e colineares.

EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Reações • Forças de superfície desenvolvidas nos apoios ou pontos de contato entre corpos. .Mecânica dos Materiais Aula 09 .

Mecânica dos Materiais Aula 09 .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material . Método das Projeções b) Equações de Equilíbrio a) Cálculo do peso do motor .Exercício de aprendizagem 10 Determine a tensão nos cabos AB e AD para o equilíbrio do motor de 250kg mostrado na figura.

Mecânica dos Materiais Aula 09 . de modo que a luminária de 8kg seja suspensa na posição mostrada.4m e a mola tem rigidez kAB = 300N/m.Exercício de aprendizagem 11 Determine o comprimento da corda AC da figura.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material . O comprimento não deformado da mola é l’AB = 0. Método das Projeções b) Equações de Equilíbrio a) Cálculo do peso da Luminária .

Qual é o valor da força de tração no fio? Considere Cos 300 = 0.0x10² N.Mecânica dos Materiais Aula 09 . uniforme. em posição horizontal. na extremidade C. pode girar livremente em torno de B. Método das Projeções .Exercício de aprendizagem 12 A barra BC. pelo fio de sustentação AC.500. Ela sustenta.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material . um corpo de peso 2.866 e Sen 30º = 0. A barra é mantida em equilíbrio.

Exercício de aprendizagem 12 A barra BC. Lei dos Senos .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material . na extremidade C. Ela sustenta.0x10² N. uniforme. pode girar livremente em torno de B. Qual é o valor da força de tração no fio? Considere Cos 300 = 0. pelo fio de sustentação AC.866 e Sen 30º = 0. A barra é mantida em equilíbrio. um corpo de peso 2. em posição horizontal.500.Mecânica dos Materiais Aula 09 .

em posição horizontal.Mecânica dos Materiais Aula 09 . um corpo de peso 2.500. Ela sustenta. na extremidade C.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material . pelo fio de sustentação AC. Método do Momentos – Análise Escalar .Exercício de aprendizagem 12 A barra BC. Qual é o valor da força de tração no fio? Considere Cos 300 = 0. uniforme. A barra é mantida em equilíbrio.0x10² N.866 e Sen 30º = 0. pode girar livremente em torno de B.

Mecânica dos Materiais Aula 09 .Exercício de aprendizagem 13 O corpo da figura tem peso 8000 N e está em equilíbrio suspenso por fios ideais.806 e Sen 45o = Cos 45o = 0.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material .707 Método das Projeções Equações de Equilíbrio . Adote: Sen 30º = 0.500 e Cos 30o = 0. Calcule a intensidade das forças de tração suportadas pelos fios AB e AC.

Adote: Sen 30º = 0.707 Lei dos Senos .806 e Sen 45o = Cos 45o = 0.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material .Exercício de aprendizagem 13 O corpo da figura tem peso 8000 N e está em equilíbrio suspenso por fios ideais.500 e Cos 30o = 0. Calcule a intensidade das forças de tração suportadas pelos fios AB e AC.Mecânica dos Materiais Aula 09 .

A carga P tem peso P = 5 kN.7986. Considere: Sen 370 = Cos 530 = 0. conforme mostra a figura a seguir. .Mecânica dos Materiais Aula 09 . Determine o módulo da tração no cabo e a reação no ponto A.EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material .Exercício de aprendizagem 14 Uma barra homogênea de peso B = 200 N está fixa a uma parede pelo ponto A e por um cabo.602 e Cos 370 = Sen 530 = 0.

Mecânica dos Materiais Aula 09 .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material .Exercício de aprendizagem 14 Método das Projeções .

Exercício de aprendizagem 14 Método do Momentos – Análise Escalar .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material .Mecânica dos Materiais Aula 09 .

Exercício de aprendizagem 14 Lei dos Senos .Mecânica dos Materiais Aula 09 .EQUILÍBRIO DE CORPO RÍGIDO Equilíbrio de um ponto material .

” Ayrton Senna .Mecânica dos Materiais Mensagem “Quando penso que cheguei ao meu limite. descubro que tenho forças para ir mais além.

Mecânica dos Materiais Obrigado! .