Anda di halaman 1dari 3

Wa 1 - Análise de Sistemas

1

Ir para
Ir para

Visão geral

Visão geral Apresentação da disciplina: CURSO: especialização em Tecnologias para Aplicações WEB DISCIPLINA: ANÁLISE DE SISTEMAS

Apresentação da disciplina:

CURSO: especialização em Tecnologias para Aplicações WEB DISCIPLINA: ANÁLISE DE SISTEMAS DOCENTE: iolanda cláudia sanches catarino Apresentação do Professor:

Sou a professora Iolanda, mestre em Ciência da Computação pela UFSCar, docente da UNOPAR na graduação e pós­graduação desde 1996 e atuo na área de engenharia de software como analista de sistemas.

Sejam bem­vindos à disciplina de Análise de Sistemas!

Primeiramente, abordarei uma contextualização do paradigma orientado a objetos, da Unified Modeling Language (UML), do Processo Unificado e uma visão geral da metodologia Enterprise Knowledge Development (EKD) que é uma abordagem para a modelagem organizacional, facilitando a compreensão do negócio para iniciar a modelagem das atividades de Análise de Requisitos e Análise.

Na sequência, trabalharemos com os dois principais diagramas da atividade de Análise – o Diagrama de Casos de Uso e o Diagrama de Classes, integrando­os com o Diagrama de Atividades que se aplica a qualquer domínio de software.

Objetivos:

  • Conhecer fundamentos sobre o paradigma orientado a objetos;

  • Conhecer a Linguagem de Modelagem Unificada – UML e suas técnicas de modelagem;

  • Conhecer e aplicar técnicas de modelagem da atividade de análise de sistemas, priorizando os dois principais diagramas da UML – Diagrama de Casos de Uso e Diagrama de Classes.

Conteúdo Programático:

Conteúdo Programático:

  • Paradigma Orientado a Objetos: histórico, características e conceitos;

  • A Linguagem de Modelagem Unificada ­ Unified Modeling Language (UML): histórico e visão geral das técnicas de modelagem;

  • Modelo de Use Cases: Diagrama de Use Cases e Documentação de Use Cases;

  • Diagrama de Classes;

  • Diagrama de Atividades;

  • Diagrama de Sequência;

  • Diagrama de Máquina de Estados;

  • Especificação das técnicas de modelagem com ferramenta CASE.

Metodologia:

Metodologia:

Na unidade utilizaremos todos os recursos necessários e disponíveis para o desenvolvimento da discussão do conteúdo, sendo assim, faremos uso de:

  • Textos da própria Web Aula e de outros sites que possam contribuir para a discussão;

  • Vídeos que possam esclarecer ou aprofundar determinados conteúdos;

  • Fóruns para discussão de tópicos onde seja possível a troca de ideias e conteúdos entre os discentes e docentes;

  • Avaliações virtuais onde será realizada a verificação do aprendizado;

  • Entre outros recursos que poderão ser utilizados visando maior entendimento da matéria.

Avaliação Prevista:

Avaliação Prevista:

Cada web aula conterá uma avaliação virtual composta de 5 questões (sendo assim, temos 2 web­aulas com 5 questões cada). Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós­ graduação.

Critérios para Participação dos Alunos no Fórum:

Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós­graduação. Textos apenas concordando ou discordando de comentários de outros participantes do fórum sem a devida justificativa ou complementação não acrescentam em nada ao debate da disciplina, sendo assim, devem ser evitados. Os textos devem sempre vir acompanhados das justificativas para a opinião do discente sobre o conteúdo discutido, para que assim, possamos dar continuidade ao debate em nível adequado. Além disso, podem ser utilizados citações de artigos, livros e outros recursos que fundamentem a opinião ou deem sustentação a sua posição crítica sobre o assunto. Deve ser respeitado o tópico principal do fórum, evitando debates que não tem relação com o tema selecionado pelo professor.

Habilidades e competências

Ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos teóricos contidos nas diversas correntes do pensamento sobre a temática discutida na disciplina;

Compreender a importância dos temas trabalhados para a formação profissional;

Articular a relação teoria e prática no exercício da profissão, por meio do entendimento da visão do mundo moderno e globalizado.

1

Ir para
Ir para