Anda di halaman 1dari 15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

CULTURE

FINLNDIA QUER ABANDONAR O ENSINO DE


DISCIPLINAS NAS ESCOLAS
MRIO RUI ANDR MARCH 22, 2015

ShifternoFB

Like

14k

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

1/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Facebook 38k

Twitter 226

A Finlndia j tem um dos melhores sistemas de educao do mundo, que ocupaas posies de topo
na matemtica, nas lnguas e na cinciados prestigiados rankings PISA daOrganizao para a
Cooperao e Desenvolvimento Econmico. Somente pases do oriente, como a Singapura e a China
conseguem superar o pas nrdico.
Polticos e especialistas em educao de todo o mundo olham para o pascomo um exemplo e tentam
replicar nos seus sistemas de ensino o sucesso que lhe reconhecem.
Mas a Finlndia no est a descansar nos seus louros. Est a preparar a maior reforma naeducao
de sempre, abandonando o tradicionalensino por disciplinas e implementando umensino por
tpicos. Algumas disciplinas principais, como Literatura Inglesa e Fsica, j esto a ser eliminadas das
turmas de 16 anos emescolas da capitalHelsnquia.
Em vez disso, os jovens finlandeses esto a aprender por tpicos, comoa Unio Europeia, que engloba
a aprendizagem deeconomia, histria, lnguas e geografia. Num ponto de vista mais profissional, um
aluno que queira especializar-se em restaurao opta por um curso que incluimatemtica, lnguas

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

2/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

(paraclientes estrangeiros), competncias deescritae habilidades de comunicao oral.


Ou seja, nada de uma hora de histria, seguida de uma hora de qumica e de uma hora de matemtica.
A ideia eliminar uma das maiores interrogaes dos estudantes: porque tenho de aprender isto?. No
novo modelo finlands, todos os assuntos leccionadosesto interligados e existem motivos prticos
para os aprender.
Aquilo de que precisamos agora de um tipo de educao diferente que prepare as pessoas para o mercado
de trabalho, explicouPasi Silander, responsvel pelo desenvolvimento da cidade de Helsnquia, ao
jornalThe Independent, salientando que com os avanos tecnolgicos algumas formas de ensino
deixaram de fazer sentido.Os jovens j usam computadores avanados. No passado, os bancos tinham
muitos funcionrios a fazer clculos, mas agora tudo mudou.Temos, portanto, defazer as mudanasna
educao necessrias para aindstria e sociedade modernas.
A maioria dos professores sempre leccionou disciplinas individuais ao longo das suas carreias e por isso
so muitos os que se opem a estas mudanas. No difcil percebermos porqu: o novo sistema
muito mais colaborativo, forando os profissionaisde diferentes reas a juntarem-se para definir o
plano curricular.Marjo Kyllonen, responsvel pela educao na capital finlandesa e um dos autores
desta reforma,baptizou o novo modelo de co-teaching easseguraque os professores que
concordarem com ele vo receber bnus salariais.
Cerca de 70% dos professores das escolas bsicas deHelsnquia ja foram preparados para o novo
modelo, de acordo comSilander. Mudmos mesmo a mentalidade. ligeiramente difcil convencer os
professores a entrar na nova abordagem e a dar o primeiro passo mas aqueles que o fizeram dizem que
no conseguem voltar atrs.
O novo sistema de ensino finlands est a ser testado emHelsnquia, mas a inteno dos
responsveis dacapital que este sejaaplicado emtodo o pas por volta de 2020.
(foto: Wikipedia)

Facebook 38k

Twitter 226

TAGS:
DISCIPLINAS

ENSINO POR TPICOS

31 Comments
Recommend 17

FINLNDIA

HELSNQUIA

Shifter

Share

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

SISTEMA DE ENSINO

Login

Sort by Best

3/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Join the discussion


Carlos Ramalho

20 hours ago

Preparar as pessoas para o mercado de trabalho? Este o objetivo da


educao? Se for, discordo. A escola tem de preparar as pessoas para a
cidadania, no, apenas, ou principalmente, para se tornarem rodas
dentadas em engrenagem massificante, como na metfora de Chaplin em
Tempos Modernos. O objetivo maior da escola formar cidados.
2

Reply Share

Manuel Salgado Alves

a day ago

Ensino de base profissional ? Um regresso ao corporativismo , mas adaptado atual


evoluo tecnolgica ...?
1

Reply Share

Joo Batista Kzam Gama

2 days ago

Concordo plenamente.Quando cheguei em Artur Nogueira em 2007, quis fazer Msica na


UNICAMP.Fui e expliquei que como deficiente auditivo, terminei meu 2 grau em 2000 e por
eliminao (nasci em 1961).Porm, sou autodidata na rea de msica (comecei aos 8 anos
com violo e aos 12 tocava baixo, flauta doce e cavaquinho).Fui pedir iseno das
disciplinas da matemtica, qumica, fsica, biologia e ingls por no serem fundamentais na
formao especfica apresentando um documento da O.M.B.-PA testificando que sou
profissional desde 14 anos e que alm dos instrumentos acima, tocava piano,
bateria,percusso e que servindo como militar; apresentei outro documento como 3 SgtMs atuando como fagotista, trompista, saxofonista e trompetista (durante 8 anos). Me
negaram a inscrio - a no ser que fizesse todas as provas.Ento passei no vestibular do
UNASP e no mes de Agosto de 2009, o prof Jetro Meira de Oliveira falou que a "cadeira de
msica' na UNICAMP estava vazia (pois, um aluno que queria fazer fsica e no alcanou a
pontuao devida indicou como 2 opo, msica ...e em agosto pediu a transferencia para
FSICA - este fato eu descobr atravs de um amigo). Triste assim....
1

Reply Share

Joo Paulio Guimares Pessoa > Joo Batista Kzam Gama

a day ago

Joo a academia do "monstro sist"!! Vc no pode esperar que ela te d o


reconhecimento!! Voc j toca isso tudo de instrumentos? porque precisa de
validao de gente que toca menos do que voc?? Confesso que se tocasse todos
os instrumentos que vc toca eu no entraria em nenhuma universidade!! Continuaria
os estudos autodidatas!! Eu penso que as pessoas precisam estudar algumas
disciplinas no segundo grau (apesar de achar que deveriam ser ensinadas de forma
prtica [como ensinar matemtica e fsica dentro de noes de engenharia,
marcenaria, msica por exemplo!] ensinar qumica com noes de farmcia! etc. Pq
as pessoas enxergariam a utilidade do estudo destas coisas!!
http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

4/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

as pessoas enxergariam a utilidade do estudo destas coisas!!

Reply Share

Joo Batista Kzam Gama > Joo Paulio Guimares Pessoa

a day ago

Valeu querido.O detalhe que no ganho o suficiente para ter os


instrumentos que queria.Tenho apenas um teclado Casio e um baixo de 5
cordas.J tive teclado Yamaha SY 99 e um baixo fender jazz bass e um
precison (1973 e 1977).Vend-os para custear a faculdade.O que eu gostaria
de estudar :Composio, Harmonia, Arranjo e Contraponto para escrever
para Orquestra, Bandas e Big-bands.
Abs.
Em 24 de maro de 2015 11:32, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Reply Share

Mariana Cunha > Joo Paulio Guimares Pessoa

a day ago

No se admire com pessoas que "tocam de tudo". Tem um abismo entre ter
o instrumento e dar uma tocadinha, e ser profissional. Msicos profissionais
estudam o instrumento por horas todos os dias, um cara que toca mais de
cinco instrumentos com certeza toca uma vez por semana cada um. Sem
contar que tocar vrios instrumentos de sopro estraga a embocadura dos
outros.
H vrios msicos que tocam sax e flauta, mas so uns merdas na flauta. Pq
a embocadura do sax sob presso, a da flauta direcionamento de ar no
bocal.
Mt gente obrigado a ser "faz-tudo" pra ganhar dinheiro, mas
profissionalmente a coisa pega, no assim.
E essas bandas militares so na maioria furada, a dos fuzileiros do Rio de
Janeiro e da base area de Braslia so poucas que se salvam. banda de
desfile,tocam tudo metralhado, no so bandas de concerto.


Lenir Vicente

Reply Share

2 days ago

Preparar para o mercado. Parece mantra .Quantos habitantes tem a Finlndia?


1

Reply Share

Joo Paulio Guimares Pessoa > Lenir Vicente

20 hours ago

tem pouco mais de 5 milhes de habitantes!! 1/4 de So Paulo em termos


populacionais, no que isso interfira na qualidade da educao!! Quando existe
vontade poltica a educao funciona!!


Ana Soares

Reply Share

2 days ago

O Padre Jos Fernandes, Salesiano, h muito que defende um modelo semelhante! Em


http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

5/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

O Padre Jos Fernandes, Salesiano, h muito que defende um modelo semelhante! Em


Mogofores, Anadia.
1

Filipe

Reply Share

2 days ago

Depois dos brasileiros, agora so os Finlandeses que j esto a comear a seguir o


caminho da Escola da Ponte e a dar o exemplo ao mundo, mesmo sem nunca terem feito
experincia-piloto...Ns temos a Escola da Ponte h 40 anos e nunca tentmos
implementar o modelo da Escola da Ponte noutras escolas portuguesas...Se, h 30 anos,
tivssemos apostado no modelo da escola da ponte, ns no s seramos um pas muito
mais desenvolvido, em termos econmicos, sociais, culturais, polticos, etc, como tambm
seramos uma referncia mundial no que diz respeito ao desenvolvimento integral e
melhoramento da humanidade... Enfim, este mais um exemplo que nos permite concluir
que Portugal mais uma vez optou pela mediocridade ao preferir que a sua direita
conservadora, fascista, tacanha e retrgrada tomasse conta das escolas(esprito)....
1

Reply Share

odetebresolin > Filipe

a day ago

Muitas experincias a partir da Escola da Ponte.


Esta proposta "nova" j esta rendendo muitas ramificaes. Algumas abandonadas
no caminho. Exige muito esforo.....tem gente q. no sai da certeza, da mesmice.....

Reply Share

Joo Paulio Guimares Pessoa > Filipe

a day ago

cuidado com as concluses!! O modelo que eles querem implantar para


afirmar o capitalismo do "bem estar" pode dar certo! Mas o conhecimento
nunca demais!! A pessoa que conhece mais tem mais poder! O que esto
querendo implantar o que fazem ou tentam fazer todas as escolas
privadas do mundo: a preparao de "robs" para o mercado!! Pra que voc
precisa aprender qumica se voc s vai misturar algumas coisas?? pra
que voc tem que aprender matemtica se voc s vai apertar alguns
parafusos??

Reply Share

Carlos > Filipe

a day ago

Filipe, depois dos brasileiros ?


Explica l essa afirmao, caso contrrio, em Potugal ainda acreditam que no Brasil
como dizes. Nem sabe onde fica o Brasil. ..

Reply Share

Filipe > Carlos

13 hours ago

Axo que nem conheces bem o Brasil:

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

6/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Reply Share

Carlos Alberto Lopes > Filipe

7 hours ago

Filipe, o velho problema da presuno portuguesa : quando voc


escreve dizendo que o Brasil ...
O Brasil um continente e a quantidade de projetos que hoje tm a
linha de orientao do ncora em Cotia, da Escola da Serra em Belo
Horizonte e da Politeia um nmero marginal. A censura que fiz e
repito essa pequenez usada para agigantar o que no existe e
apequenar o pouco mas bom que existe em PT. O caso da Finlndia
uma iniciativa publica, todos os casos referidos so iniciativa privada
e/ou modelos hbridos. Tenha pacincia mas rigor algo que s as
boas escolas podem ensinar.


Guest > Carlos

Reply Share

13 hours ago

Eu acho que nem tu que no conheces o Brasil:


tjbuenf > Filipe

Reply Share

2 days ago

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

7/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

tjbuenf > Filipe

2 days ago

Depois dos brasileiros? As escolas pblicas do Brasil so falidas, com pouqussimas


excees.

Reply Share

Maria > tjbuenf

a day ago

Algumas poucas escolas particulares no Brasil seguem a metodologia de


ensino da Escola da Ponte, metodologia esta divulgada aqui pelo saudoso
Rubem Alves. Infelizmente, nossa educao pblica est bastante precria.
2

Reply Share

Luis Henrique Fagundes > tjbuenf

a day ago

H algumas poucas escolas no Brasil que seguem o modelo. Uma delas a


Escola Politeia (http://escolapoliteia.com.br). O movimento cresce, mas ainda
est longe de deixar de ser marginal. Quem sabe agora com a Finlndia
seguindo esse caminho, as coisas melhorem - aqui nada legtimo se no
vier da Europa ou Estados Unidos :-/
1

Constantin Bartosek

Reply Share

4 hours ago

Que piada. Em 30 anos vo acabar com o pas. Espero estar vivo para poder dizer "eu no
falei?".

Reply Share

Suellym Opolz

16 hours ago

Discordo em ser um modelo voltado para o mercado de trabalho ... um modelo


educacional que retrata a realidade da gerao digital . Na medida do possvel, procuro
trabalhar com projetos /eixos temticos em sala de aula ... um caminho muito efetivo, visto
o acelerado desenvolvimento das tecnologias de comunicao e informao do cenrio
atual. Concordo em se tratar de uma metodologia que exige muita dedicao e fora de
vontade , e enquanto continuarmos na mesmice ..
tradicionalista de questionrios , contedos descontextualizados ....

Reply Share

Jorge Serra Pereira

19 hours ago

Na minha opinio a grande diferena est no seguinte.


"O novo sistema de ensino finlands est a ser testado emHelsnquia, mas a inteno
dos responsveis dacapital que este sejaaplicado emtodo o pas por volta de 2020."
Por c em Maio especula-se. Em Junho desmente-se. Em Julho refurmola-se. Em Agosto
publica-se para se aplicar em Setembro.
E tudo isto s para mudar o que os que c estiveram antes fizeram.

Reply Share

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

8/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Luiz Felipe Francez

a day ago

A parte formar indivduos para o mercado de trabalho, acho a iniciativa louvvel. Vale s
lembrar que o projeto da escola da ponte no se reduz apenas a abolio de classes,
matrias etc. um projeto que visa o desenvolvimento integral da criana, passando desde
as capacidade cognitivas at a formao tica com grande senso de comunidade.

Reply Share

Pedro Alexandre Sampaio

a day ago

A Finlndia tem os estudantes finlandeses.


E Portugal tem os estudantes portugueses.

Reply Share

Velho Rebelde

a day ago

Vai sair o tiro pela culatra e quem vai pag-las so as geraes futuras! Isto de subordinar o
ensino ao mercado de trabalho em vez de excelncia do ser humano em todas as suas
vertentes, vai acabar por produzir pessoas formatadas aos interesses correntes dos
grandes grupos econmicos de poder! Oxal me engane!!!!

Reply Share

Joo Paulio Guimares Pessoa > Velho Rebelde

20 hours ago

de fato!! Mas alguma coisa disso o Paulo Freire aplicou em sua pedagogia do
oprimido! Ele defendia a contextualizao/ambientao do ensino!! Porque o
aprendizado muito mais eficiente se voc trabalha com coisa que conhece e v no
dia a dia! Mas a especializao que esto querendo na Finlndia extremamente
danosa! Acho que quando os resultados mostrarem que esto errados vo voltar ao
modelo atual!! Sem burocracia que uma LDB promove!! Fica difcil consertar as
coisas no Brasil! E isto promovido de modo intencional por alguns setores mais
conservadores da poltica!!

Reply Share

Buzatty > Velho Rebelde

a day ago

E desde quando foi diferente?


lvaro Leito

Reply Share

2 days ago

Em Portugal vai-se no sentido oposto. A apologia pelas disciplinas e pelos exames


doentia. O prprio Ministro da Educao actua em nome de valores que j ningum
defende: desmantelou o tempo escolar de formao para a cidadania, destruiu a
concepo de sucesso educativo em prol da ideia de sucesso acadmico e fez regressar o
SE poca em que prevalecia a crena de que a repetio era benfica para a
aprendizagem dos alunos. Ou seja, Nuno Crato, ao aderir ideia cientificamente
ultrapassada de que reprovar sinnimo de rigor e eficcia no ensino, imps ao pas um
enorme desinvestimento na educao e na qualificao dos portugueses.

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

9/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

enorme desinvestimento na educao e na qualificao dos portugueses.

Reply Share

Joo Paulio Guimares Pessoa > lvaro Leito

20 hours ago

A reforma na educao tem que ser feita pensando em facilitar o


entendimento/aprendizado! Pensar no mercado pensar: "o que preciso aprender
para ser escravo"!

Reply Share

Ins Silva > lvaro Leito

2 days ago

E em Portugal a taxa de reprovao devia ser bem maior, ao assassnio que se anda
a fazer aprendizagem!
Onde j se viu haver alunos no 9ano que do erros ortogrficos bsicos, no sabem
fazer contas de cabea nem resolver equaes simples e nem o bsico de cincias
sabem...

Reply Share

Diogo > Ins Silva

2 days ago

Eu estou no 12 ano. Tenho colegas que escrevem com mais erros do que
pensava ser possvel e nem ler em condies conseguem. Precisam de
mquinas de calcular para fazer contas sem chegar a centenas. E depois
admiram-se porque estamos assim.

Subscribe

Reply Share

Add Disqus to your site

Privacy

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

10/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

PREVIOUS POST

NEXT POST

O tanque portugus no afundou

Nova msica dos Blur:


Lonesome Street

About the Author

Mrio Rui Andr


O Mrio Rui Andr Director & Founder do Shifter. Estudou
Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicao Social,
em Lisboa.
Twitter

Facebook

Google

Pinterest

Search

Follow @SHIFTERpt

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

11/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Subscreve a nossa Newsletter


Email Address

Nome

SUBSCRIBE

J podes colocar pedaos do Reddit no teu site


JOS MORAIS, MARCH 25, 2015

Mia Couto leva a lngua portuguesa ao Booker Prize 2015


ALEXANDRE COUTO, MARCH 25, 2015

Facebook interessado em alojar contedo editorial de sites como New York Times e
BuzzFeed
MRIO RUI ANDR, MARCH 25, 2015

Esta nova funcionalidade do Facebook para os saudosistas


TIAGO VARZIM, MARCH 25, 2015

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

12/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Chromeo no NOS Alive 2015


REDACO, MARCH 25, 2015

SHIFTER

TECH, CULTURE & ENTERTAINMENT


O Shifter um site portugus de tecnologia, cultura e entretenimento. Mas , acima de tudo, uma
marca editorial. Uma marca editorial que procura impulsionar novos artistas e fomentar novas ideias.

Shifter
Estatuto Editorial
Propriedade Intelectual
Poltica de Privacidade
Equipa

Constantin Bartosek
Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas

Que piada. Em 30 anos vo acabar com o pas. Espero estar vivo para poder dizer "eu no falei?".

Carlos Alberto Lopes


Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

13/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Filipe, o velho problema da presuno portuguesa : quando voc escreve dizendo que o Brasil ... O
Brasil um

Filipe
Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas

Axo que nem conheces bem o Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=K2VeuxmCfUE

Filipe
Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas

Eu acho que nem tu que no conheces o Brasil: https://www.youtube.com/user/projetoancora

BRANDS

373

CULTURE

572

SCIENCE

132

TECH

669

WEB

638

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

14/15

25/03/2015

Finlndia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas | Shifter

Copyright 2014 Shifter. All rights reserved.


Back to top

http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

15/15

Anda mungkin juga menyukai