Anda di halaman 1dari 12

FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E

URBANISMO
TECNOLOGIA E METALURGIA DA FUNDICAO E SOLDAGEM
Prof. Jurandir Jones Nardini

PROCESSO DE FUNDIO EM CASCA E


COQUILHA

GRUPO 01
Joseane Ferreira
Luis Eduardo Orfanelli
Davi Carlos da Silveira
Fernando Henrique Morando
Filipe Borges Ribeiro
Jos Guilherme Castelucci

13.2032-4
13.4386-3
13.2242-9
13.4479-5
13.0162-1
13.2263-5

SANTA BARBARA DOESTE SP


MAIO 2015
1

SUMRIO
1. INTRODUO........................................................................................................ 4
2. OBJETIVO.............................................................................................................. 6
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS.........................................................................7
3.1. MATERIAIS.......................................................................................................7
3.2. PROCEDIMENTOS...........................................................................................7
4. RESULTADOS E DISCUSSES.............................................................................8
4.1. RESULTADOS..................................................................................................8
4.2. DISCUSSES...................................................................................................9
5. QUESTES........................................................................................................... 10
6. CONCLUSO....................................................................................................... 12
7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.....................................................................12

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Lingotamento contnuo........................................................3
Figura 2 - Fundio por Shell Molding..................................................7
Figura 3 - Fundio por Coquilha........................................................8
Figura 4 - Peas fabricas por Coquilha (esquerda) e Shell Molding (direita)... . .8

1. INTRODUO
Lingotamento contnuo o processo pelo qual o metal fundido
solidificado

em

um

produto

semi-acabado

no

formato

de tarugo,

bloco, blanque ou placa. O acabamento final do produto feito na laminao.


Antes da introduo de lingotamento contnuo em 1950, ao era
derramado em moldes para formar lingotes no chamado lingotamento
convencional. Desde ento, o lingotamento contnuo evoluiu para alcanar
melhor rendimento, qualidade, produtividade e eficincia de custos. Ele
permite menor custo de produo com melhor qualidade, devido aos custos
mais baixos na produo contnua com um produto mais padronizado, e o
maior controle sobre o processo atravs da automao. O lingotamento
continuo normalmente mais utilizado para ao mas tambm pode ser usado
para o alumnio e cobre.
Figura 1 - Lingotamento contnuo.

Fonte: Site Mecnica Industrial.

Neste processo de lingotamento ou vazamento contnuo, o metal


fundido num forno e vertido num um funil. A fluidez realizada atravs de
tubagem de cermica, e o funil coberto para evitar a oxidao do metal. A
4

partir do funil, o metal libertado dentro de um molde. Conforme o metal


resfria e solidifica, geralmente auxiliado por sistemas de gua de refrigerao
que cercam o molde, metal fundido se projeta a partir da extremidade do
molde. Tochas pode ser usadas para cortar o metal em comprimentos
ajustados conforme o desejado.
A taxa de fundio controlada de modo que medida que o metal se
move para fora do molde, o metal de substituio vertido dentro da matriz
novamente.
No mtodo de lingotamento contnuo vertical, o metal suspenso sobre
moldes, enquanto que na fundio horizontal, o forno est ao lado do molde.
Algumas configuraes de fundio vertical utilizam moldes curvos, com o
metal se movendo atravs da curva, mas enquanto o metal ainda est
malevel, ele pode ser moldado em forma reta enquanto esfria e endurece.
Controles rigorosos de cada passo do processo garantem que a
composio do metal na tcnica de lingotamento ou vazamento contnuo
permanea consistente e de alta qualidade. Deve ser uniforme e estvel ao
longo do tempo, quando a operao de fundio realizada de forma
adequada.
Lajes, vigas e vrias sees transversais podem ser criadas com o
procedimento de lingotamento contnuo. O lingotamento contnuo de ao
provavelmente o uso mais popular dessa tcnica de fundio, aproveitada
para fazer qualquer tipo de pea ou objeto, desde placas de ao que sero
trabalhadas em um moinho at mesmo as vigas utilizadas na construo civil.
As empresas podem formular ligas especiais por pedido.

Como vantagens do processo, pode-se citar:

Produo em alta escala;


Produo de barras longas com formatos variados;
Processo altamente automatizado.
5

2. OBJETIVO

Mostrar a diferena entre os processos de fundio com molde permanente e

molde colapsvel;
Apresentar todo o sistema de fundio, atravs dos procedimentos e cuidados
necessrios quando utiliza-se coquilhas e moldes em areia endurecida por

aglomerantes/aditivios inorgnicos;
Destacar o acabamento superficial e as tolerncias dimensionais obtidas nos

dois tipos de processos;


Mostrar a influncia do material dos moldes no processo de solidificao de

uma pea fundida, assim como a importncia dos canais auxiliares;


Da mesma forma, mostrar a funo das tintas refratrias nos processos de
fundio em moldes permanentes.

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
3.1. MATERIAIS

Forno eltrico;
Cadinho;
Equipamentos para manuseio dos cadinhos;
Molde construdo em metal (coquilha) e em shell molding;
Liga de zinco, alumnio, magnsio e potssio (ZAMAK).

3.2. PROCEDIMENTOS
Inicialmente foi feita uma apresentao de todos os equipamentos e
acessrios que foram usados na atividade. Tambm foi feita uma explicao
sobre os cuidados que devem ser tomados emrelao a segurana no
vazamento do metal.
Em seguida, explicou-se como se faz a preparao do molde metlico
para vazamento e, tambm, uma reviso dos procedimentos do processo de
Shell Molding.
Na sequncia, fez-se o vazamento do metal nos dois moldes (coquilha
e shell molding), fazendo a desmoldao aps a solidificao.

4. RESULTADOS E DISCUSSES
4.1. RESULTADOS
As imagens a seguir apresentam os processos e as respectivas
peas.
Figura 2 - Fundio por Shell Molding.

Fonte: Castelucci, 2015.

Figura 3 - Fundio por Coquilha.

Fonte: Castelucci, 2015.

Figura 4 - Peas fabricas por Coquilha (esquerda) e Shell Molding (direita).

Fonte: Castelucci, 2015.

4.2. DISCUSSES
A prtica foi realizada com xito, de modo que as tcnicas e aspectos
do processo puderam ser entendidas.

5. QUESTES

a. Faa uma anlise entre os processos que utilizam moldes permanentes


e moldes colapsveis, destacando os seguintes fatores: acabamento
superficial, tolerncia dimensional, produtividade/produo, aplicaes
e custo/benefcio.
Os processos com moldes colapsveis nos fornecem acabamentos
superficiais e tolerncias dimensionais bons. Todavia, so processos restritos
s peas tubulares, como tubos de ferro fundido e ou rodas de liga leve de
carro e tem uma produtividade alta..
J os processos com moldes permanentes tem a vantagem de
produzirem peas de perfis complexos e finos, e tambm apresentam um
excelente aspecto em relao a acabamento superficial e tolerncia
dimensional (assim como o processo por coquilha). Entretanto, estes
processos se tornam limitados devido necessidade de ter uma produo de
uma mesma pea em grande escala assim como ficam restritos quanto
temperatura de fuso da liga, ou seja, no pode ser fundido aos por
exemplo.

b.Faa uma pesquisa sobre os tipos de aglomerantes/aditivos usados na


composio das areias do processo Shell Molding.
Os aglomerantes usados na composio das areias so as resinas,
que ao fundir com o calor, provoca uma unio firme entre a areia.

c. possvel utilizar ao mesmo tempo na fabricao de uma pea qualquer,


processos de fundio em molde permanente conjugado com processos
de fundio em areia? Cite algum exemplo, caso a resposta seja
positiva.
possvel utilizar o processo de Fundio em Molde Permanente
conjugado com Fundio em Areia Verde. Esse tipo de processo recebe o
nome de Fundio em Molde Semipermanente. Ele utilizado quando
necessrio ter um canal na pea, mas a geometria do canal complexa e
impede a utilizao de um macho de metal.

10

d.Comente sobre as vantagens e desvantagens da utilizao do processo


Shell Molding.
Como vantagens, pode-se citar:

Excelente acabamento superficial;


Tolerncias dimensionais estreitas;
Possibilidade de estocagem de moldes;
Utiliza muito menos areia;
Alto nvel de automao.
J como desvantagens, pode-se citar:

e. Em

Alto custo do processo;


Limitao de peso e dimenses da pea;
Alto custo da resina aglomerante;
No indicado para peas pequenas.

relao ao processo de Fundio Sob Presso, explique as

diferenas entre os mtodos cmara quente e cmara fria. Cite ainda


pelo menos cinco vantagens que viabilizam sua aplicao.
A principal diferena a posio do cilindro injetor. No mtodo de
cmara quente, ele fica na vertical, enquanto no de cmara fria, ele fica na
horizontal.
Como vantagens, pode-se citar:

Produo de formas mais complexas do que no caso da fundio por


gravidade;
Produo de peas de paredes mais finas e tolerncias dimensionais
mais estreitas;
Alta capacidade de produo;
Produo de peas quase que acabadas;
Utilizao da mesma matriz para milhares de peas, sem variaes
significativas nas dimenses das peas produzidas;
As peas fundidas sob presso podem ser tratadas superficialmente
por revestimentos superficiais, com um mnimo de preparo prvio da
superfcie;
Algumas ligas, como a de alumnio, apresentam maiores resistncias
do que se forem fundidas em areia.

11

6. CONCLUSO
Os processos de fundio por Shell Molding e Coquilha so processos
importante para a indstria mecnica, uma vez que podem produzir peas
com geometrias complexas e sem simetria. Diferente da fundio em areia
verde, a fundio por shell modling no precisa de canal de alimentao, j
que os gases saem pela areia (dado que ela no compactada). tambm o
mais utilizado dos processos, tendo como desvatagem a impossibilidade de
reuso da areia, j que ela perde propriedades e aglomerantes no
aquecimento.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MENEZES, R. A. et al. Estudo Tcnico-Econmico sobre Lingotamento
Contnuo. Instituto Brasileiro de Siderurgia IBS, Agosto 1973.
KOMMA, G., RUGER, B. Designing slab casting machines for high
productivity. Iron and Steel International, Dezembro 1978, vol. 51, n 6, p. 373.
Lingotamento

Contnuo.

Disponvel

em:

<http://pt.swewe.net/word_show.htm/?1616266_1&Lingotamento_contnuo>.
Acesso em 17 mai 2015.

12