Anda di halaman 1dari 4

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

F.I.S.P.Q.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS F.I.S.P.Q. 1. Identificação do Produto e da Empresa:
  • 1. Identificação do Produto e da Empresa:

Nome do produto: ACELERADOR DE COBALTO Fabricante: Redelease Produtos Para Industria L.T.D.A. End: Rua José Bernardo Pinto, n° 670 Vila Guilherme São Paulo SP. CEP:02055-001 Telefone: (11) 2907-1840 Químico Responsável: Alcides P. Filho Telefone emergência: CEATOX (011) 3069 8571

CEATOX –

Revisado: 27/05/2010

0800 014 81 10

2.Composição e Informação Sobre os Ingredientes

1

2

Nome Químico Componentes

2 Etil Hexanoato de Cobalto

Aguarrás

%

Número-CAS

35 – 45 %

65 – 55 %

Classe de Risco

3

3

  • 3. Identificação de Perigos

Inflamável e Explosivo Efeitos:

Olhos: Contato direto com vapor pode causar vermelhidão e desconforto Pele: Em contato por um período curto de tempo, causa leve irritação Inalação: Em contato por um período, curto não resulta em danos a saúde.

  • 4. Medidas de Primeiros Socorros

Inalação: Conduzir a vitima para local bem ventilado longe do produto. Retirar toda vestimenta contaminada. Procurar atendimento medico.Contato com a Pele: Lavar a área afetada com água e sabão pôr no mínimo 15 minutos. Imediatamente Contato com os Olhos: Lavar com água corrente em abundância pôr no mínimo 15 minutos forçando a abertura das pálpebras. Ingestão: No caso de ingestão do produto, NÃO provocar vômitos . Contatar um medico Imediatamente.

  • 5. Medidas de combate a incêndio

Ponto de Fulgor: 40 ºC Perigo de incêndio: Produto inflamável e explosivo Extinção de incêndio: Utilizar dióxido de carbono (CO2). Água em spray. Pó Químico. Resfriar com spray d’água os recipientes que estiverem expostos ao fogo. Água de extinção contaminada deve ser eliminada segundo legislação local. Proteção dos bombeiros: Em locais fechados utilizar equipamento de respiração autônomo. Usar máscara contra gases orgânicos e óculos de proteção. Decomposição Química: O colapso térmico deste produto durante o fogo ou em condições de altas temperaturas libera, monóxido de carbono e traços de compostos de carbono parcialmente queimado.

  • 6. Medidas de controle para Derramamento

Remoção de fontes de ignição: Material inflamável. Elimine todas as fontes de ignição, evitar fagulhas. Limpeza do local: Utilizar luvas e avental para evitar contato com material derramado. Utilize material absorvente para limpeza. Limpe a área apropriadamente. Os materiais utilizados na limpeza devem ser descartados de acordo com a legislação ambiental local. Utilize materiais anti -faíscas.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) Produto: ACELERADOR DE COBALTO

Revisado em: 27 de Maio de 2010 por Alcides P. Filho

www.redelease.com.br

pg.

-

1

-

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

F.I.S.P.Q.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS F.I.S.P.Q. Controle de poeira: Não aplicável. Prevenção do

Controle de poeira: Não aplicável. Prevenção do contato com pele: Utilizar botas, roupas e luvas impermeáveis. Precauções Ambientais: Estancar o vazamento, se isso puder ser feito sem risco. Não direcionar o material espalhado para sistema publico de esgoto evitar ao máximo a possibilidade de contaminação de águas superficiais ou mananciais. A utilização de água para limpeza deve ser descartada levando em conta a legislação ambiental vigente.

  • 7. Manuseio e Armazenamento

Manuseio: Providenciar uma boa ventilação e exaustão no local de trabalho. Utilizar equipamentos de proteção individual e evitar o contato com o produto. Armazenamento: O local de armazenamento deve ter o solo impermeável, local de armazenamento deve ter boa ventilação. Produtos Incompatíveis: Oxidantes fortes ( cloro liquido, oxigênio concentrado, peróxido de Oxigênio e tetraóxido de alumínio ), isento de água. Evitar ácidos.

  • 8. Controle de Exposição e proteção Individual

Medidas de controle de engenharia: Recomenda-se utilizar o produto apenas em apenas em local com ventilação exaustora. Equipamentos de Proteção Individual Apropriado:

Limite de exposição: 100ppm Proteção respiratória: Em baixas concentrações, usar respirador com filtro químico para vapores orgânicos. Em altas concentrações, usar equipamento de respiração autônomo ou conjunto de ar mandado. Proteção para as mãos: Luvas de PVC em atividades de contato direto com o produto. Proteção para os olhos: Nas operações onde possam ocorrer projeções ou respingos, recomenda-se o uso de óculos de segurança ou protetor facial. Proteção para a pele e corpo: Em atividades em contato direto com o produto, usar aventais de PVC. Precauções especiais: Manter chuveiros de emergência e lavador de olhos disponíveis nos locais onde haja manipulação do produto. Evitar contato direto com a pele e olhos. Medidas de higiene: Higienizar roupas e sapatos após o uso. Métodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposição ao produto. Não comer, beber ou fumar ao manusear produtos químicos. Separar as roupas de trabalho das roupas comuns.

9.Propriedades físico químicas

Estado físico: líquido Odor: suave Cor: Azul violeta PH: não disponível

Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado físico:

Ponto de ebulição: 150 – 198 °C Ponto de fulgor: 40°C Viscosidade Gardner (25ºC): Max. A Densidade: 0,870 – 0,950 Solubilidade: Em água: desprezível; Em solventes orgânicos: solúvel em álcool, clorofórmio, etc.

10. Estabilidade e Reatividade

Instabilidade: Estável sob condições normais de uso. Reações perigosas:

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) Produto: ACELERADOR DE COBALTO

Revisado em: 27 de Maio de 2010 por Alcides P. Filho

www.redelease.com.br

pg.

- 2 -

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

F.I.S.P.Q.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS F.I.S.P.Q. Materiais e substâncias incompatíveis : Oxidantes fortes

Materiais e substâncias incompatíveis: Oxidantes fortes (cloro líquido, oxigênio concentrado e tetraóxido de dinitrogênio). isento de água. Evitar ácidos. Produtos perigosos de decomposição: Por ser produto estável não se decompõe dentro do prazo de validade.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS F.I.S.P.Q. Materiais e substâncias incompatíveis : Oxidantes fortes

11.Informação Toxicológicas Toxicidade aguda:

Sintomas: Se a exposição for prolongada, podem causar dor de cabeça, náuseas, tonteiras, perturbações visuais e auditivas, além de excitação. Pode produzir depressão moderada, seguida de falta de coordenação motora, confusão mental, podendo evoluir até a perda de consciência. Pode causar vômitos e diarréia, além de efeitos narcotizantes, se ingerido. Lesões do sistema nervoso periférico, podendo causar formigamento, alterações de sensibilidade e da marcha. Pode causar arritmia cardíaca. Efeitos locais: Por inalação podem causar irritação das vias aéreas superiores com tosse úmida (secreção mucosa); É irritante em contato com a pele; Em contato com os olhos pode causar irritação inflamação da córnea com eventual lesão , principalmente em contato na forma líquida. Toxicidade crônica: Ingestão: pode causar vômitos e diarréia, além de efeitos narcotizantes,se ingerido; Contato com a pele: pode causar dermatite por ressecamento. Vias de exposição: Inalação, ingestão, contato com a pele e com os olhos.

  • 12. Informações Ecológicas

Mobilidade: Volátil. Impacto ambiental: Seus vapores são prejudiciais à saúde. Ecotoxidade: Efeitos sobre organismos aquáticos: O produto é considerado poluente hídrico. Pode transmitir qualidades indesejáveis à água, prejudicando o seu uso. Efeitos sobre organismos do solo: Pode afetar o solo e, por percolação, degradar a qualidade das águas do lençol freático.

  • 13. Considerações Sobre Tratamento e Disposição

Produto: O tratamento e a disposição do produto devem ser avaliados tecnicamente além de utilizar a legislação vigente para poder descartar o produto. Restos do produto: Consultar legislação ambiental vigente e descartar em instalação autorizada pelo órgão ambiental. Embalagens contaminadas: Consultar legislação ambiental vigente e descartar em instalação autorizada pelo órgão ambiental.

  • 14. Informações sobre Transporte

Transporte rodoviário no Brasil:

Nome apropriado para embarque: Solução metálica de hidrocarbonetos Número ONU: 1993 Classe de risco: 3 Número de risco: 33 Grupo de embalagem: II Quantidade isenta: 333 Kg Transporte rodoviário no Mercosul: Solução metálica de Hidrocarbonetos Número ONU: 1993 Classe de risco: 3 Grupo de embalagem: II Transporte aéreo doméstico e Internacional ICAO & IATA Section 4.2:

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) Produto: ACELERADOR DE COBALTO

Revisado em: 27 de Maio de 2010 por Alcides P. Filho

www.redelease.com.br

pg.

- 3 -

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

F.I.S.P.Q.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS F.I.S.P.Q. Número ONU: 1993 Classe de risco :

Número ONU: 1993 Classe de risco: 3 Grupo de embalagem: II Transporte Marítimo Internacional - IMDG Code Amendment 29-98:

Número ONU: 1993 Classe de risco: 3 Grupo de embalagem: II

  • 15. Regulamentações

Classificação conforme NFPA: Incêndio: 2 Saúde: 1 Reatividade: 0 Perigo especial: OXY

Classificação conforme CEE: Rotulagem obrigatória (auto classificação) para substâncias perigosas:

aplicável (CEE 203-777-6). Símbolos de perigo:

F – Inflamável. Xn – Nocivo.

Frases de risco:

R11 – Altamente inflamável. R48/20 – Nocivo: se a exposição prolongada por inalação pode causar sérios danos à saúde.

Frases de segurança:

S2 – Manter longe do alcance das crianças. S9 – Manter recipiente em lugar bem arejado. S16 – Manter longe de fontes de ignição – Não fumar.

S24/25 – Evitar contato com os olhos e a pele. S29 – Não deixar entrar no sistema de esgoto. S51 – Manusear exclusivamente em lugares bem arejados.

  • 16. Outras Informações

As informações desta FISPQ representam os dados atuais e refletem com exatidão o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condições normais e de acordo com a aplicação específica na embalagem e /ou literatura. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso combinado com outro produto ou outros processos é responsabilidade do usuário.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) Produto: ACELERADOR DE COBALTO

Revisado em: 27 de Maio de 2010 por Alcides P. Filho

www.redelease.com.br

pg.

- 4 -