Anda di halaman 1dari 82

INTRODUO AOS PROCESSOS DE FABRICAO

A classificao dos processos de fabricao pode ser feita em funo:

1.Dos tipos de processos;

2.Do tipo de energia envolvida;

3.Da temperatura de trabalho;

4.Da tenso de trabalho.


1.TIPOS DE PROCESSOS

Genericamente os processos de fabricao


existentes, utilizados para dar forma s peas
metlicas, podem ser agrupados em cinco famlias
bsicas :
Conformao mecnica;
Fundio;
Soldagem;
Metalurgia do p;
Usinagem.
2.TIPO DE ENERGIA ENVOLVIDA

Processos Mecnicos
Processos Metalrgicos
Processos Intermedirios
2.TIPO DE ENERGIA ENVOLVIDA

2.1 Processos Mecnicos:

Utilizam preponderantemente as foras (tenses


/esforos) para dar a forma necessria na obteno
de um determinado produto.
So classificados em funo do tipo de esforo e da magnitude do
trabalho. Ex.: usinagem, conformao mecnica a frio, etc.
2.TIPO DE ENERGIA ENVOLVIDA

2.2 Processos Metalrgicos:

Utilizam preponderantemente o calor (temperatura / energia


trmica) para, atravs da mudana do estado fsico, dar a forma a um
determinado produto. So classificados em funo da temperatura
de trabalho. Ex.: fundio.
2.TIPO DE ENERGIA ENVOLVIDA

2.3Processos Intermedirios

Utilizam tanto a fora como o calor, que atravs da


transformao da estrutura cristalina, do forma aos produtos. Ex.:
conformao mecnica a quente.
3. EM FUNO DA TEMPERATURA DE
TRABALHO
Trabalho a Frio
Trabalho a Quente
Fuso Parcial
Fuso Total
3. EM FUNO DA TEMPERATURA DE
TRABALHO
3.1 Trabalho a Frio
Ocorre em condies de temperatura e deformao tais que os
fenmenos de recuperao no so efetivos. ex:

Usinagem (desbaste, acabamento, etc.);


Conformao mecnica a frio (trefilao, extruso, laminao, etc.);
Estampagem (deformao e corte).

Temp. TRABALHO < Temp. RECRISTALIZAO


3. EM FUNO DA TEMPERATURA DE
TRABALHO
3.2 Trabalho a Quente

Ocorre em condies de temperatura e deformao tais que os


fenmenos de recuperao ocorrem simultaneamente com a
deformao.ex:

Conformao mecnica a quente (forjamento, extruso, laminao,


etc.);

T.RECRISTALIZAO < T. TRABALHO < T.FUSO


3. EM FUNO DA TEMPERATURA DE
TRABALHO
Fuso Parcial ocorre em condies de temperatura onde existe
uma fuso parcial do material base ou do material de adio,ex:
Sinterizao (metalurgia do p);
Soldagem.

T. TRABALHO T. FUSO
3. EM FUNO DA TEMPERATURA DE
TRABALHO
Fuso Total ocorre em condies de temperatura onde existe fuso
total do material,ex:
Fundio (areia, coquilha, etc.);
Lingoteamento.

T. TRABALHO >> T. FUSO


4.EM FUNO DA TENSO DE TRABALHO

4.1 Deformao Plstica onde as tenses de conformao aplicadas


so menores que a tenso de ruptura do material e seus volumes e
massas so mantidos constantes. Ex.: laminao, extruso, forjamento,
etc.

4.2 Remoo Metlica onde as tenses de conformao aplicadas


so maiores que a tenso de ruptura do material e os volumes e
massas variam durante o processo, pois ocorre remoo de material.
Ex.: usinagem, estampagem de corte, etc.

4.1TENSO APLICADA < TENSO RUPTURA


4.2TENSO APLICADA > TENSO RUPTURA
FUNDIO

A fundio um dos processos mais antigos no campo de trabalho


dos materiais e data de aproximadamente 4000 ac. Basicamente, o
processo consiste da obteno de objetos, na forma final, vazando
metal lquido ou viscoso em um molde preparado. Desta forma, a
pea fundida o produto obtido quando o lquido ou o metal viscoso
se solidifica.
FUNDIO

Vantagens das peas fundidas

1. Podem apresentar formas externas e internas desde a mais


simples at a mais complexa.
2. Podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries
das instalaes onde sero produzidas
3. Podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamento
e tolerncia dimensional (entre 0,2 e 0,6 mm )
4. Possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno
de paredes com espessuras quase ilimitadas.
FUNDIO Matria Prima

A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas


constituda pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e
no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e magnsio).

O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio pode


ser resumido nas seguintes operaes:
FUNDIO: ETAPAS

1. Confeco do modelo - Essa etapa consiste em construir um


modelo com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse
modelo vai servir para a construo do molde e suas dimenses
devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem
como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele
feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor.
FUNDIO: ETAPAS

2. Confeco do molde - O molde o dispositivo no qual o metal


fundido colocado para que se obtenha a pea desejada.
Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante.
Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa
uma cavidade com o formato da pea a ser fundida.
FUNDIO: ETAPAS

3. Confeco dos machos - Macho um dispositivo, feito tambm de


areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias
da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam
fechados para receber o metal lquido.
FUNDIO: ETAPAS

4. Fuso - Etapa em que acontece a fuso do metal.


5. Vazamento - O vazamento o enchimento do molde com metal
lquido.
FUNDIO: ETAPAS

6.Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que a


pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea,
do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do
molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos.
FUNDIO: ETAPAS

7. Rebarbao - A rebarbao a retirada dos canais de alimentao,


massalote e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela
realizada quando a pea atinge temperaturas prximas s do
ambiente.

Massalote uma reserva de metal para compensar a contrao


do material lquido que vai se resfriando. Para compensar a
contrao da pea slida, o molde construdo com sobremetal.
FUNDIO: ETAPAS

8.Limpeza - A limpeza necessria porque a pea apresenta uma


srie de incrustaes da areia usada na confeco do molde.
Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos.
Fenmenos associados fundio

Cristalizao e a formao de dendritas

Contrao de volume

Concentrao de impurezas:

Desprendimento de gases
Cristalizao e a formao de dendritas

Cristalizao
Consiste no aparecimento das primeiras clulas cristalinas unitrias,
que servem como ncleos, para o posterior desenvolvimento ou
crescimento dos cristais.
Esse crescimento dos cristais no se d de maneira uniforme, ou seja, a
velocidade de crescimento no a mesma em todas as direes, e no
interior de um molde, o crescimento limitado pelas paredes deste.
Cristalizao e a formao de dendritas

Como resultado, os ncleos metlicos e os gros cristalinos


resultantes adquirem os aspectos representados na figura a seguir
Cristalizao e a formao de dendritas

Os efeitos indesejveis resultam do fato dessas diagonais


constiturem planos de maior fragilidade de modo que, durante a
operao de conformao mecnica a que essas peas so
submetidas posteriormente - como laminao -, podem surgir
fissuras que inutilizam o material.
Esse inconveniente evitado arredondando-se os cantos
Contrao de volume

Contrao de volume: acarreta na formao de vazios (rechupe), no


surgimento de trincas a quente e no aparecimento de tenses
residuais.
A contrao expressa em porcentagem de volume.
A contrao de volume no ocorre para ferro fundido cinzento, que
se expande.
Para os outros metais e ligas, a contrao linear muito variada,
podendo atingir valores de 8 a 9% para nquel e ligas cobre-nquel
Concentrao de impurezas

Concentrao de impurezas: a solidificao acarreta na formao de


segregaes que implica no material final uma composio qumica
no uniforme com propriedades distintas ao longo da pea.

O caso mais geral o das ligas ferro-carbono, que contm, como


impurezas normais, o fsforo, o enxofre, o mangans, o silcio e o
prprio carbono. medida que a liga solidifica, esses elementos vo
acompanhando o metal lquido remanescente, indo acumular-se,
pois, na ltima parte slida formada.
Concentrao de impurezas

O inconveniente dessa segregao que o material acaba


apresentando composio qumica no uniforme, conforme a seco
considerada, e consequentes propriedades mecnicas diferentes.

Como as zonas segregadas se localizam no interior das peas, onde


as tenses so mais baixas, as suas consequncias no so muito
perniciosas, devendo-se de qualquer modo, evitar uma grande
concentrao de impurezas, quer pelo controle mais rigoroso da
composio qumica das ligas, quer pelo controle da prpria
velocidade de resfriamento.
Desprendimento de gases

Desprendimento de gases : Esse fenmeno ocorre principalmente nas


ligas ferro-carbono. O oxignio dissolvido no ferro, por exemplo,
tende a combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os gases
CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga
estiver no estado lquido.
A medida, entretanto, que a viscosidade da massa liquida diminui,
devido queda de temperatura, fica mais difcil fuga desses gases,
os quais acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das
peas ou lingotes, na forma de bolhas.
Desprendimento de gases
Caractersticas dos produtos fundidos

As peas fundidas possuem algumas caractersticas inerentes a este


processo, tais como:

Sobremetal ,que ser desbastado na usinagem;

Ausncia de furos pequenos e detalhes complexos, pois dificultam o


processo e podem ser realizados mais facilmente por usinagem;

Cantos arredondados e paredes mais grossas, para evitar trincas e


melhorar o preenchimento com metal lquido.
Seleo do processo

O tipo de processo de fundio a usar deve ser escolhido adequadamente. Os


mais importantes fatores a considerar na escolha so:

Quantidade de peas a produzir;


Projeto da fundio;
Tolerncias requeridas;
Grau de complexidade;
Especificao do metal;
Acabamento superficial desejado;
Custo do ferramental;
Comparativo econmico entre usinagem e fundio;
Limites financeiros do custo de capital;
Requisitos de entrega.
Exerccios

1. Defina molde e modelo.


R.: Slides 21 e 22
2. O que so massalotes e qual sua importncia?
R.: Slide 26
3. Cite 3 fatores a considerar para a escolha de um processo de
fundio.
R.:Slide 42
4. Cite duas caractersticas que uma pea fundida possui.
Slide 41
Processos de Fundio

Como foi comentado, a etapa que distingue os vrios


processos de fundio entre si a moldagem, ou seja,
a confeco do molde.

Basicamente, possvel dividir os processos de


fundio em dois principais grupos:
Moldagem temporria
Moldagem permanente
Processos de Fundio

A moldagem temporria normalmente associada fundio por


gravidade. Dentre alguns processos por gravidade, pode-se citar:

1.Fundio por areia,


2.Processo CO2,
3.Processo de moldagem plena,
4.Fundio de preciso
Molde cermico.

A moldagem permanente dividida em moldagem em moldes


metlicos e moldagem em matriz por presso.
Processos de Moldagem Temporria

Processos associados com a fundio por gravidade consiste de vazar


metal lquido atravs de um canal em molde previamente preparado,
que cheio deixando-se ento solidificar
1. Moldagem por areia
Os moldes so feitos de areia e aps a fundio a areia pode ser
reaproveitada, podendo chegar a um ndice de 98% de
reaproveitamento
Processos de Fundio
Moldagem em areia
Requisitos para o processo em areia

a) Resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido.


b) Resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o
vazamento.
c) Mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e
solidificao, a fim de impedir a contaminao do metal e o rompimento
do molde.
d) Permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair
durante o vazamento do metal.
e) Refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso
dos metais e que facilite a desmoldagem da pea.
f) Possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a
solidificao.
Processos de Fundio
Moldagem em areia
A areia de fundio deve apresentar certas caractersticas que permitem uma
moldagem fcil e segura as mais importantes so:
Plasticidade e consistncia;
Moldabilidade;
Dureza;
Resistncia;
Refratariedade
Para determinao dessas caractersticas, procede-se a ensaios de
laboratrio.

Os componentes que podem participar na mistura de uma areia de fundio


so : areia, argila, carvo modo, dextrina, farinha de milho gelatinizada, breu
em p e serragem.
Processos de Fundio
Moldagem em areia
Areia: que o constituinte bsico, no qual devem ser considerados os caractersticos
de pureza, granulometria(tamanho de gros, distribuio granulomtrica, dureza ,
forma dos gros, integridade dos gros,refratariedade,permeabilidade e
expansibilidade;

Argila : que constitui o aglomerante usual nas areias de fundio sintticas

Carvo modo: Para melhorar o acabamento das peas fundidas;

Dextrina : Aglomerante orgnico, para conferir maior resistncia mecnica areia quando secada
(estufada);

Farinha de milho gelatinizada (Mogul):Melhorar a qualidade de trabalhabilidade da areia;

Breu em p: tambm como aglomerante, que confere , grande resistncia mecnica;

Serragem : Usado para atenuar os efeitos da expanso


Processos de Fundio
Moldagem em areia
Existem muitos processos de fundio com molde de
areia (aglomerada com cimento; com resinas de cura
a frio; com resinas de cura a quente; com silicato de
sdio, etc.), mas o mais conhecido e empregado a
fundio em areia verde.
Processos de Fundio
Moldagem em areia
Moldagem areia verde.

o processo mais simples e mais generalizado em


fundies.
Consiste em compactar, manualmente ou
empregando mquinas de moldar, uma mistura
refratria plstica( chamada areia de fundio -, composta
essencialmente de areia silicosa, argila e gua), sobre o
modelo colocado ou montado na caixa de moldar.
Confeccionada a cavidade do molde, o metal
imediatamente vazado no seu interior
Processos de Fundio
Moldagem em areia
Moldagem areia verde Vantagens e desvantagens

As vantagens do processo so:


Tem o mais baixo custo dentre todos os mtodos;
Facilidade de reparo dos moldes;
Equipamentos mais simples.
Menor possibilidade de surgimento de trincas

As desvantagens so:
A areia natural normalmente heterognea, ou seja, sua composio varia
para cada parte, influenciando na qualidade das peas;
Acabamento superficial inferior e piora com o peso da pea
Maior deformao do molde (eroso) com peas de maior tamanho.
Processos de Moldagem Temporria

2. Processo CO2

um processo relativamente novo que consiste em empregar uma


mistura de areia com o aglomerante silicato de sdio (1,5 a 6%) para
confeco do molde.
A mistura compactada em torno do modelo e a seguir endurecida
por meio de um fluxo de gs CO2 que gera uma reao qumica
(produz slica gel, carbonato de sdio e gua). Neste processo no h
necessidade de estufagem.
Processos de Moldagem Temporria
3. Processo de moldagem plena

Nesse processo so utilizados como modelos espuma de poliestireno. A espuma de


poliestireno pode ser facilmente cortada e podem ser obtidos com facilidade modelos bastante
complexos.

A moldagem conduzida do mesmo modo que no processo de fundio em areia, mas o


modelo no retirado, pois durante o vazamento o poliestireno vaporiza, sendo substitudo
pelo metal.

Vantagens:
ngulos de sada e cantos arredondados no so necessrios;
Pouca ou nenhuma quantidade de aglomerante misturada na areia;
Reduo drstica da quantidade de machos;
Mo-de-obra menos qualificada.

Desvantagens:
Gerao de gs que pode ocasionar alguns problemas com o acabamento da superfcie
tornando-a, geralmente,mais grosseira do que o obtido na moldagem normal.
Ilustrao esquemtica do processo de moldagem plena.
Processos de Moldagem Temporria

4. Fundio de preciso

Pode ser classificada em processo de cera perdida ( de investimento) e


processo de fundio em casca shell molding.
FUNDIO DE PRECISO
Processo em casca
Processo de fundio em casca shell molding

As desvantagens do processo em areia verde levaram os engenheiros a


desenvolverem novos tipos de molde. E o uso das resinas foi um grande
aperfeioamento na utilizao de areia para a produo de moldes de fundio.

A areia no precisa mais ser compactada porque o aglomerante, que como uma
espcie de cola, tem a funo de manter juntos os gros de areia.

A cura (secagem) pode ser a quente ou a frio. A cura a frio mais caro e utiliza
substncias cidas e corrosivas como catalisadores da reao qumica, que exigem
muito cuidado na manipulao porque so txicas. Por estas desvantagens pouco
utilizado.

A cura a quente chamada de shell molding (moldagem em casca). As resinas


empregadas so normalmente do tipo polister, uria formaldedo ou
fenolformaldedo. A resina constitui-se de 3 a 10% do molde, sendo o restante
constitudo de areia-base, que deve ser isenta de argila ou impurezas e ser fina.
Quanto mais fina a areia, maior ser a permeabilidade da casca.
FUNDIO DE PRECISO
Processo em casca
Processo de fundio em casca shell molding vantagens e desvantagens

Vantagens
Maior preciso,
Tolerncias dimensionais mais apertadas
Menor rugosidade superficial
Rapidez de fabricao
Reduo do volume de areias de moldao
Processo mais econmico que os de areia para produo de sries de peas
Bom acabamento superficial;
Facilidade de liberao de gases durante a solidificao;
Processo pode ser Mecanizvel e automatizvel;
Adequado para peas pequenas e de formatos mais complexos.

Desvantagens
Custo mais elevado das placas modelo
Areias no reciclveis economicamente
Espessuras mnimas obtidas de 6mm
Custo mais elevado em relao fundio em areia verde;
Dimenses mais limitadas em relao fundio em areia verde.
Molde para virabrequim
fundido

Vazamento em molde de casca


Processo de cera Perdida

Tambm chamada de fundio de preciso.

Produz peas com peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento
superficial, tolerncias menores e geralmente sem macho.

Os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir do


vazamento de cera lquida em uma matriz formada por uma cavidade com o
formato e dimenses da pea desejada.

O modelo de cera mergulhado numa pasta ou lama refratria feita com slica ou
zircnia, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante de gua,
silicato de sdio e/ou silicato de etila. Essa lama endurece em contato com o ar e,
aps endurecida, o molde aquecido e o modelo derrete.

Permanece s a casca, que recebe o metal lquido. Assim que a pea solidificada,
o molde quebrado para retirada da pea. Portanto, tanto o molde
quanto o modelo so inutilizados no processo.
Etapas do processo de fundio por cera perdida
FUNDIO DE PRECISO
Processo de cera Perdida
Vantagens
Flexibilidade de forma
Bom acabamento superficial
Baixo custo comparativamente com a maquinagem convencional
Peas sem linhas de partio
Produo em massa de peas de formato complexo;
Reproduo de detalhes
Paredes finas
Maior preciso dimensional
Utilizao de praticamente qualquer liga
Desvantagens
Peas de pequenas e mdias dimenses
Processo moroso e exigente de obteno dos modelos
Peso limitado, mximo 5kg, devido elevao do custo;
Custo se eleva medida que a pea aumenta de tamanho
FUNDIO DE PRECISO
Processo de cera Perdida
PRINCIPAIS APLICAES

Peas para motores de avio, de ao inoxidvel, ligas resistentes ao calor etc.

Sistemas de combusto de avies, de ao inoxidvel, ligas de alumnio e ligas


resistentes ao calor;

Em turbinas a gs, de ao inoxidvel, ligas de nquel, ligas resistentes ao calor e ao


desgaste etc.;

Em armamentos de pequeno porte, de aos-liga, cobreberlio etc.;

Em mquinas operatrizes e acessrios, em equipamento mdico e odontolgico;

Em equipamento ptico, em equipamento para indstria txtil, em mquinas de


escrever e equipamento de escritrio, bem como em uma infinidade de outras
aplicaes.
Processos de moldagem permanente

Este processo evita problemas comuns aos processos


que utilizam moldes descartveis, como quebras e
deformaes dos moldes, incluses de material do
molde, entre outros.

Os processos que empregam moldes permanentes so :

Fundio em molde metlico.


Fundio sob presso(Injeo)
Processos de moldagem permanente

Moldagem em molde metlico


A aplicao mais comum a de fundio de lingotes, ou seja, peas
de forma regular , cilndrica ou prismtica, que iro sofrer posterior
processamento mecnico. Os moldes, neste caso, so chamados de
lingoteiras.
So de dois tipos verticais e horizontais
Processos de moldagem permanente
Moldagem em molde metlico

Os tipos verticais so utilizados geralmente para a fundio de lingotes


de ao.
Os tipos horizontais so mais utilizados para metais e ligas no ferrosas
Os moldes permanentes geralmente so feitos de ao ou ferro-fundido.

Exemplo de moldagem em molde metlico: cilindro de laminao


coquilhado.
Processos de moldagem permanente
Produtos tpicos da fundio em moldes permanentes so:

Bases de mquinas;
Blocos de cilindros de compressores;
Cabeotes;
Bielas;
Pistes;
Cabeotes de cilindros de motores de automveis;
Coletores de admisso
Processos de moldagem permanente

Molde metlico permanente para vazamento de metal lquido.


Processos de moldagem permanente

Moldagem em molde metlico vantagens e desvantagens

As vantagens do processo so:


Alta capacidade de produo;
Grande automao do processo.
As desvantagens so:
No permite materiais com alto ponto de fuso;
Dimenses e pesos limitados;
A produo deve ser grande para compensar o custo do molde;
Reteno de ar no interior da matriz, gerando peas incompletas e
porosas.
Processos de moldagem permanente
Fundio sob presso(Injeo):
Consiste em forar o metal lquido sob presso, a penetrar na cavidade
do molde chamado matriz
Devido presso e consequente alta velocidade de enchimento da
cavidade do molde, o processo possibilita a fabricao de peas de
formas bastante complexas e de paredes mais finas que os processos
por gravidade permitem.
Seu custo mais elevado (sendo adequado somente para altas
produes), as dimenses e o peso das peas a serem fundidas so mais
limitados (inferior a 5 kg normalmente).
Processos de moldagem permanente
Fundio sobre presso ( injeo)
As mquinas para fundio sob presso obedecem a dois tipos bsicos:
Cmera quente
Cmara fria.
No equipamento de cmara quente:
H um recipiente aquecido onde o metal lquido est depositado.
Em seu interior, h um pisto hidrulico que fora o metal lquido para dentro
da matriz.
Aps a solidificao o pisto volta posio inicial, a matriz se abre, e a pea
ejetada, iniciando um novo ciclo.
No equipamento de cmara fria:
O princpio de funcionamento o mesmo, sendo que o
forno recipiente de metal lquido uma unidade
independente. O recipiente recebe apenas a quantidade
de material para a pea.
Processos de moldagem permanente

Fundio sob presso(Injeo) vantagens e desvantagens:

As vantagens do processo so:


Possibilidade de produo de peas mais complexas em relao ao
molde permanente por gravidade;
Possibilidade de peas com paredes mais finas;
Alta produo e automatizao no processo.
As desvantagens so:
Limitaes de materiais;
Limitao de peso e dimenses;
A produo deve ser grande para compensar o custo da mquina
Comparao entre processos
Automatizao dos processos

A automatizao dos processos proporciona flexibilidade empresa,


O que garante que o processo seja mais rapidamente alterado
Quanto mais automatizado o processo de fundio, mais rpida
ser a insero dos produtos no mercado
A automatizao comea pelo modelo
O projeto feito em programas CAD (Desenho Auxiliado por Computador).
So utilizados softwares que simulam o resfriamento dentro do molde, de
uma determinada pea, permitindo atravs da diferenciao de cores,
determinar-se a melhor localizao dos canais de alimentao, massalotes,
etc.

Dessa forma pode-se


otimizar o projeto do sistema
de alimentao, garantido
menor gasto de metal e tima
qualidade para a pea.
Controle de qualidade de peas fundidas

A inspeo de peas fundidas como de peas produzidas por qualquer


outro processo metalrgico tem dois objetivos:

Rejeitar as peas defeituosas;


Preservar a qualidade das matrias-primas utilizadas na fundio e a
sua mo-de-obra.
Controle de qualidade de peas fundidas

O controle de qualidade compreende as seguintes etapas:


1.Inspeo visual para detectar defeitos visveis, resultantes das operaes
de moldagem, confeco e colocao dos machos, de vazamento e limpeza;

2. Inspeo dimensional a qual realizada geralmente em pequenos lotes


produzidos antes que toda a srie de peas seja fundida;

3. Inspeo metalrgica que inclui anlise qumica; exame metalogrfico ,


para observao da microestrutura do material;
ensaios mecnicos, para determinao de suas propriedades mecnicas,
ensaios no-destrutivos, para verificar se os fundidos so totalmente
regulares.
Concluses:

O processo de fundio por gravidade, em areia, o mais generalizado,


pois peas de todas as dimenses e formas - exceto as mais complexas - e
praticamente de qualquer metal podem ser fundidas em areia.

A fundio em moldes metlicos produz uma contrao muito rpida que,


em algumas ligas de menor resistncia mecnica, pode resultar em fissuras.
Por outro lado, certas ligas apresentam temperaturas de fuso que podem
danificar os moldes metlicos.

Entretanto, a fundio em moldes metlicos d origem a peas com


melhor acabamento superficial, dentro de tolerncias dimensionais mais
estreitas, com seces mais finas e exigem menos usinagem que as
fundidas em areia.