Anda di halaman 1dari 81

Estações Elevatórias

Profa. Ma. Luísa Magalhães Araújo
e-mail: luisamagalhaesaraujo@gmail.com

Conceito de bombas

.

Observando a energia atuante em 2 seções: antes e depois da bomba .

Observando a energia atuante em 2 seções: antes e depois da bomba .

Perda de carga localizada às avessas .

.

.

 Bomba não afogada .

 Bomba afogada .

.

.

.

.

x Fs .

.

x Fs .

Tubulação Tubulação de sucção de recalque .

.

↓D ↓R$ ↑D ↓∆H ↓H ↓Pot ↓energia .

.

.

X = T / 24h .

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Aumenta a capacidade da bomba de elevar o fluido .

.

Curvas características .

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Condição para que a bomba não cavitar NPSH "balanço no topo de sucção positiva" ou "altura livre positiva de sucção" NPSHd > NPSHr NPSHd = Z + Pa – Pv .Hf .

Hf NPSH "balanço no topo de sucção positiva" ou "altura livre positiva Pa (mca) é a pressão atmosférica para altitude de 600 metros de sucção" acima do nível do mar. Condição para que a bomba não cavitar NPSHd = Z + Pa – Pv . Z (m) é a altura do eixo da bomba até a superfície de água (será NPSHd > NPSHr negativo se a bomba é não afogada). . Hfsuc (m) é a perda de carga na sucção. Pv (mca) é a pressão de vapor para temperatura média de 200.

.

Succionar líquidos de tanques subterrâneos.. bombear líquidos altamente viscosos por longas distancias. No casos em que modificações para aumentar o NPSH disponível do sistema não sejam possíveis. consulte o fabricante para averiguar a possibilidade do uso de um modelo de bomba maior. ou líquidos altamente voláteis como gás ou álcool são alguns exemplos de aplicações que podem impor risco máximo. . A utilização de um modelo maior com rotações mais reduzidas pode prevenir a cavitação.  Entender o conceito de NPSH pode ser bastante útil para o usuário evitar ruído excessivo e desgastes prematuros em bombas.

.

.

.

.

.

.

. Tem-se os valores de Q e H ..Exemplo.