Anda di halaman 1dari 18

Aula 7

Introduçaõ Nesta aula iremos aborar a implantação do Captive Portal. . por autenticação e Ticket.

Conteúdo • Captive Portal com autenticação • Captive Portal por Ticket .

para autenticar e dar permissão à navegar na WEB. Mas também pode ser utilizado para autenticação de usuários. Normalmente é utilizando em ambientes comerciais como Wifi Hot-Spot. como nos aeroportos. onde é necessário pagar pelo uso da conexão. . Captive Portal O Captive Portal é uma página WEB que é exibida ao usuário.

nesta caso usaremos para fins didáticos a interface LAN. Configurando um Captive Portal Para configurar devemos ir em Services | Captive Portal Devemos clicar em Enable captive portal Escolha a interface que deseja usar. como por exemplo 10 minutos Em Hard timeout. ou seja clientes que estão navegando ou não no computador depois de 60 minutos será solicitado usuário e senha para ser digitado. Em Idle timeout coloque o tempo de validade para cada autenticação. para que os usuários possam deslogar quando terminar. você pode deixar em branco para desabilitar essa opção. está 60 minutos. . Clique em Enable logout popup window.

por exemplo a página da sua empresa . você pode fazer com que o cliente assim que se logar seja direcionado a uma pagina que você escolher. Configurando um Captive Portal Em Redirection URL.

Captive Portal .

. entre elas: • Local • Radius Server Em nosso caso vamos escolher autenticação Local Depois disso podemos salvar. Autenticação do Captive Portal O Captive Portal suporta alguns tipos de autenticação.

para adicionar um novo usuário Em Username digite o nome de usuário Em Password digite uma senha desejada duas veze Em Full Name ponha o nome completo do usuário . Criando Usuário Para criamos um usuários devemos ir em System | User Manager Na guia usuário. clique em adicionar “+”.

Usuário .

O Pfsense abrirá uma tela inicial. . Testando Tente acessar a quaquer site da Internet. solicitando usuário e senha.

Indo em System | Captive Portal Teremos a entrada Portal page contents Nesta entrada temos um campo para escolher uma arquivo HTML/PHP com a entrada do form que fica logo abaixo: . Alterando página de Login É relativamente fácil alterar a pagina de Login.

• Logout page contents O conteúdo do arquivo HTML / PHP que você faz o upload aqui são exibidos no sucesso de autenticação quando o logout de pop-up está ativado. • Authentication error page contents O conteúdo do arquivo HTML / PHP que você faz o upload aqui são exibidos quando ocorre um erro de autenticação. se houver.mas para isso é necessário os certificados. • Https Login Permite que a autenticação use HTTPS ao invés de HTTP. . sempre que houver logon em duplicidade. que será substituído pelas mensagens de erro ou de resposta do servidor RADIUS. Outras Opções • Concurrent user logins Se marcado não permitira que duas máquinas utilizem o mesmo usuário. a máquina antiga será desconectada. Você pode incluir "PORTAL_MESSAGE $ $".

que permitirá um determinado tempo de uso da rede. . de forma que será oferecido um voucher pré instalado e configurado. Trabalhando com Vouchers O Voucher é interessante para uso em estabelecimento que vendem a conexão.

Habilitando Vouchers Devemos ir em System | Captive Portal Selecione a Guia Vouchers Enable Vouchers deve ser marcado. Clique em Save .

clique em adicionar “+” Em Roll# indicaremos o primeiro Ticket. é onde criaremos nossos Vouchers. Criando os Vouchers Na mesma tela System | Captive Portal . irá surgir uma imagem de informação (Uma letra “i” em azul). Em Count. estes serão os Vouchers que serão entregues aos clientes. Em Minutes per Ticket. . Em Comment apenas um comentário. podemos colocar 1. no máximo 1023. onde pode-se fazer download. será o valor em minutos por cada ticket. a quantidade de tickets que serão gerados. Após criar os Voucher. aba Vouchers será habilitando o item Voucher Rolls.

Voucher .

Página do Voucher Quando solicitado será indicado uma página para colocar o voucher: .