Anda di halaman 1dari 27

OFICINA DE LIBRAS

Luciana Andrade Rodrigues
Professor das UniSEB COC

CONTEUDO
- Conceitos;
- Filosofias de Comunicação;
- Atendimentos Educacionais especializados;
- Surdez e L2;
- Legislação.

Discutir a inclusão dos surdos. . .Mostrar a importância da LS e da LP escrita. .Desmistificar conceitos na área da surdez. OBJETIVOS .

BILINGUISMO 1ª língua/ materna para o surdo: Língua de Sinais e a 2ª passa a ser a Língua Portuguesa. Criança surda é exposta as duas línguas na escola. .

.] filosofia do bilingüismo.Capovilla (2000) define: “[. Tais habilidades incluem compreender e sinalizar fluentemente sua língua de sinais.. o objetivo é levar o surdo a desenvolver habilidades em sua língua primária de sinais e secundária a escrita. em que as línguas falada e de sinais poderiam conviver lado a lado.. e ler e escrever fluentemente no idioma do país [. mas não simultaneamente..]” . No bilingüismo.

VIDEO Glee .IMAGINE .

. pois se houver uma inversão muda-se a palavra ou o sinal.posição das mãos e dos dedos.O que é fundamental no aprendizado da LIBRAS. .execução correta dos movimentos.local do corpo.expressões corporais e faciais. o que observar? . do alfabeto e dos números. Observe os dedos e posição da mão. . .

.

.

..VAMOS TREINAR. .

.

.

.

Boas Maneiras .

.

“IDENTIFICAÇÃO” Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira .

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira .

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira .

.

.

.

.

.

.

.

REFERENCIAS BRASIL. ed.626.br/ccivil_03/LEIS/L9394.LIBRAS.2004.gov.Temas em Educação Especial IV.2007. Saberes e práticas da inclusão : desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos.htm acesso em 20 mai 2009. _______.Módulo 5. Disponível em http://www.M.br/ccivil_03/LEIS/L9394.planalto.EDUFSCar. . Educação de surdos: a aquisição da linguagem. __________.113-168.Faculdade Interativa COC. LEI Nº 10. .Brasília : MEC. QUADROS. 2006.gov.planalto.1.htm acesso em 13 jan 2009.Educação Inclusiva: Princípios e Práticas. [2. ______.A. Secretaria de Educação Especial.R.] / coordenação geral SEESP/MEC. Disponível em http://www.436.planalto. RODRIGUES.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.L.htm acesso em 20 mai 2009. Educação de surdos:efeitos de modalidade e práticas pedagógicas. ______.gov.Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em http://www. 1997. Porto Alegre:Artes Médicas. DECRETO Nº 5.

Mande sugestões formacao.com.br .continuada@coc.