Anda di halaman 1dari 23

Prof.ª Mª.

Aracely Vieira

▪ Metodologia estatística que possibilita, a partir de dados
amostrais, fazer generalizações ou inferências sobre uma
população

▪ A Metodologia de testes de hipótese refere-se a um procedimento de tomada de decisão ▪ É útil para decidir se há ou não diferença entre tratamentos comparados ✓Comparação de um novo tratamento com um convencional ✓Comparação entre dois ou mais grupos .

▪ Processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro populacional ✓Podemos fazer uma afirmação sobre uma certa população ✓Com base na informação obtida de uma amostra vamos verificar se essa afirmação é contrariada ou não .

tal como <. ≠ 𝑜𝑢 > .▪ Uma afirmação sobre um parâmetro populacional é chamada de hipótese estatística ▪ Para testar um parâmetro populacional. deve-se afirmar cuidadosamente um par de hipóteses ✓H0 (hipótese nula) – hipótese estatística que contém uma afirmação de igualdade. = 𝑜𝑢 ≥ ✓H1 (hipótese alternativa) – é geralmente o complemento da H0. É a afirmação que deve ser verdadeira se H0 for falsa e contém uma afirmação de desigualdade estrita. tal como ≤.

2 ✓A média de altura dos baianos é 167 cm H0 : µ=1.2 H1: p≠0.▪ São exemplos de hipóteses estatísticas: ✓A proporção de indivíduos brasileiros que possuem HPV é 0.67 H1: µ≠1.67 .2 H0: p=0.

▪ Duas médicas se perguntaram se a probabilidade de baixo peso ao nascer é maior quando a mãe faz uso continuado de drogas ilícitas durante a gestação H0 : A probabilidade de ter filhos com baixo peso ao nascer é a mesma para os dois grupos de mães H1 : A probabilidade de ter filhos com baixo peso ao nascer é maior para mães que usaram drogas ilícitas durante a gestação .

está sujeita a erro Quais são os tipos de erro? ✓Erro tipo I: rejeitar a hipótese nula quando essa hipótese é verdadeira ✓Erro tipo II: não rejeitar a hipótese nula quando essa hipótese é falsa .▪ Toda inferência.

Decisão Realidade Não rejeitar H0 Rejeitar H0 H0 Verdadeira Decisão correta Erro tipo I H0 Falsa Erro tipo II Decisão correta α = P(erro tipo I) = P(rejeitar H0|H0 é verdadeira) β = P(erro tipo II)= P(não rejeitar H0|H0 é falsa) .

▪ Com base nos dados coletados e no resultado de um teste de hipóteses. se isso não for verdade Erro tipo II: dizer que a probabilidade de filhos com baixo peso ao nascer é a mesma. as médicas devem decidir por uma das hipóteses. Quais são os erros possíveis? Erro tipo 1: dizer que a probabilidade de filhos com baixo peso ao nascer é maior para mães usuárias de drogas ilícitas na gravidez. se isso não for verdade . para os dois grupos de mães.

𝛼 = 0.▪ Probabilidade máxima permissível para cometer um Erro tipo I ▪ Nível de significância é igual ao valor 𝛼 ▪ Configurando-se o nível de significância em um valor pequeno.05. 𝜶 = 0.10.01 Mais usual . você está dizendo que quer que a probabilidade de rejeitar uma hipótese nula verdadeira seja pequena ▪ Os três níveis de significância comumente usados são: ✓𝛼 = 0.

aplica-se um teste de hipóteses.▪ Para ter maior segurança na decisão. mas fornece o p-valor (valor de probabilidade) ▪ O p-valor é o menor nível de significância para o qual a hipótese nula deve ser rejeitada . O teste não elimina a probabilidade de erro.

apenas. que a probabilidade de erro é pequena .▪ Os pesquisadores se sentem seguros para rejeitar H0 (assumir que existe a diferença procurada) quando o p- valor é pequeno ▪ Mas quem rejeita H0 não pode ter certeza absoluta (não tem 100% de confiança) de que a decisão tomada está correta .sabe.

conclui-se que a H0 não deve ser rejeitada ✓Os resultados não são significantes .▪ p-valor menor do que 𝛼 (p < 𝛼). conclui-se que a H0 deve ser rejeitada ✓Os resultados são estatisticamente significantes ▪ p-valor maior do que 𝛼 (p > 𝛼).

05) ▪ Concluíram então que não tinham evidência suficiente para dizer que baixo peso ao nascer depende da mãe ter usado drogas ilícitas durante a gestação . as pesquisadoras não rejeitaram H0 porque obtiveram p-valor maior do que 0.▪ No caso do Exemplo 1.05 (p > 0.

Definir o teste para testar a hipótese 3. Calcular estatística 5. Definir as hipóteses (H0 e H1 ) 2.1. Estabelecer o nível de significância 4. Conclusão .

.1. Afirme as hipóteses nula e alternativa: a) Uma universidade publica que a proporção de seus estudantes que se graduaram em 4 anos é de 82%. b) Um fabricante de torneiras anuncia que o índice médio de fluxo de água de certo tipo de torneira é menor que 2.5 galões por minutos.

. d) Uma certa estação de rádio publica que sua proporção de audiência de ouvintes locais é maior que 39%.c) Um analista de consumo reporta que a vida útil média de certo tipo de bateria automotiva não é de 74 meses.

Uma empresa especializada na fabricação de paraquedas afirma que o índice de falha de seu principal paraquedas não é mais do que 1%. a) Afirme a hipótese nula e alternativa.2. . b) Escreva os possíveis erros tipo I e II.

H1: 𝜇 ≠ 100 e p = 0. Dado H0 : 𝜇 = 100. H1: 𝜇 < 8.5 e p = 0. Dado H0 : 𝜇 ≥ 8.05? 4.3.05? .0461: a) Você rejeita a H0 no nível de significância de 0.5.0691: a) Você rejeita a H0 no nível de significância de 0.

Imagine que uma enfermeira suspeita que gestantes muito jovens tenham maior probabilidade de ter filhos com baixo peso. os recém- nascidos em duas categorias: de baixo peso e de peso normal. Os dados estão apresentados na tabela a seguir: . também. Distribuiu. Fez então um levantamento de dados na maternidade onde trabalha e obteve os dados.4. Distribuiu as mães em duas categorias: com menos de 20 anos e com 20 anos ou mais.

05 e p-valor = 0. b) Considerando 𝛼 = 0.0065. como pode ser escrita a conclusão da enfermeira? .a) Determine as hipóteses.

a) Determine as hipóteses. uma pizzaria afirma que a média de seu tempo de entrega é menor que 30 minutos. b) Considerando 𝛼 = 0. como pode ser escrita a conclusão .05 e p-valor = 0.5.0051. Em um anúncio.