Anda di halaman 1dari 10

Cálculo da taxa de ocupação e coeficiente de

aproveitamento
Para o cálculo de áreas de um projeto, seja ela construção nova ou regularização, o mais importante que vocês devem ter sempre em mente é:

 Área coberta: Toda área coberta CONTA como área construída. Não importa qual ambiente ou qual pavimento seja, se existe uma cobertura sobre ela, então contabiliza-se para
o quadro de áreas. Exceto pavimentos com pé direito duplo, aí você conta a área uma vez só.
 Beiral: Beiral de até 1,00 m de largura NÃO CONTABILIZA como área construída, portanto não entra para o quadro de áreas. Mas se o beiral passar de 1,00 m ao fazer o
cálculo de áreas, você deve fazer o contorno do perímetro da edificação não pelo extremo externo da parede, mas sim pelo contorno da cobertura, ou seja, a projeção do beiral.
Na maioria das prefeituras que trabalhei funcionou assim.
 O código de obras: Antes de se iniciar um projeto, você deve consultar o Código de Obras da cidade antes de iniciar qualquer traço no projeto pois cada prefeitura tem o seu
código de obras, com suas características e exigências próprias regidas por um plano diretor. Por isso ao ler o e-book consulte as particularidades da sua cidade ou região.

Sobre o quadro de áreas:


Nesse local estarão indicadas quais são as áreas do lote, assim como as áreas a construir, a reformar, a acrescer e/ou a demolir, coeficiente de aproveitamento, taxa de
ocupação, entre outras áreas do seu projeto.
As áreas são indicadas por pavimentos e são separadas por áreas computáveis e não computáveis:
Você pode criar o seu quadro como você quiser, o importante é que você separe as áreas corretamente.
Áreas computáveis: são as áreas habitáveis, área onde costumamos usar o ambiente. São as áreas dos pavimentos, lembrando que Garagem Coberta também entra nessa contagem
As áreas não computáveis: são as áreas de obras complementares, como piscina e casa de máquinas.
Nesse local também serão anotados os índices urbanísticos como as taxas de ocupação e coeficiente ou índice de aproveitamento.
Para facilitar a verificação do cálculo de áreas é necessário preparar um memorial de áreas, como esse memorial de cálculo de áreas, por exemplo:
O post de hoje é sobre uma dica de como calcular o quadro de iluminação e ventilação de um projeto de prefeitura.

Quem trabalha com aprovação de projetos muitas vezes não encontra dificuldades na elaboração do mesmo, mas chega na hora dos calculos de área, quanta apurrinhação! O quadro
de areás de iluminação e ventilação muitas vezes são também um pouco chatinhos de se fazer, mas não são um bicho de 7 cabeças, na verdade é muito simples!

Este quadro indica em porcentagem a quantidade de luz e ventilação natural que os ambientes projetados recebem diretamente do meio externo.

Os índices são estipulados também pelo código de obras e devem ser consultados diretamente junto à prefeitura da região, pois ele podem variar de 1/6 a 1/8 e 1/10 de acordo com o
ambiente e o seu tempo de uso!

Sem sombra de dúvidas que todos os ambientes devem constar no quadro, como salas, dormitórios, cozinhas e etc…

Veja: A área do piso corresponde à área do piso do ambiente.

Exemplo: Uma sala de 3 m por 4 m terá área de piso = 12,00 m²

Se o coeficiente adotado para a iluminação for de 1/8 do piso com uma janela de dimensões de 2,00 x 1,00 m teremos dessa forma o seguinte quadro:

AREA PISO COEF. AREA EXIGIDA AREA PROJETADA


12,00 1/8 1,50 2,00
Para a ventilação o coeficiente será de 0,5 em relação à iluminação, então teremos o seguinte quadro:

VENT. AREA EXIGIDA VENT. AREA PROJETADA


0,75 1,00
Lembre-se de que os valores projetados jamais podem ser inferiores aos valores exigidos. Se algo desse tipo ocorrer reveja seu projeto, aumente as dimensões das aberturas, nelas
estão inclusas as portas e janelas que recebem luz e ventilação direta, ou seja, o que vem do meio externo. Portas e vãos internos não entram nessa contagem.
Ambientes abertos como abrigo de autos devem constar no quadro, porém sua área projetada deve constar como VP (ventilação permanente) ou ainda “aberto”.
Com esse esquema você consegue separar e visualizar as áreas visualmente, o que facilitará o correto preenchimento do quadro de áreas no selo prefeitura.
A parte mais difícil para quem não conhece é calcular o TO ( taxa de ocupação) e IA ( índice de aproveitamento) ou CA (coeficiente de apoveitamento).
Mas para isso existe uma regrinha básica muito fácil de ser guardada.
Com essa fórmula você consegue fazer os cálculos e inserí-los no quadro de áreas sem confusão:
TO = ÁREA TOTAL CONSTRUIDA DO PAV. TÉRREO
ÁREA TOTAL DO LOTE
CA = ÁREA ÚTIL TOTAL CONSTRUÍDA
ÁREA TOTAL DO LOTE
Mas lembre-se, para esses cálculos só entram na contagem as áreas computáveis. As áreas não computáveis como piscina e casa de maquinas NÃO.
Subsolos também não entram na contagem do CA, pois ele está abaixo do nível da rua e CA é sobre o aproveitamento a partir do nível da rua.

Anda mungkin juga menyukai