Anda di halaman 1dari 1

APRESENTAÇÃO

O estudo da Economia é muito abrangente e esta disciplina trata o estudo do transporte do dinheiro no tempo, ou seja, será abordado um assunto da Economia conhecido como Matemática Financ
O princípio básico desta parte da Economia é que o dinheiro muda de valor no decorrer do tempo ou, exemplificando, R$ 100 hoje valem mais que R$ 100 daqui um mês.
O objetivo principal desta disciplina é capacitar o aluno a utilizar os conceitos principais de matemática financeira para a análise econômica e financeira de projetos e investimentos.

A disciplina é apresentada em 8 módulos:

MÓDULO 1 - CAPITALIZAÇÃO SIMPLES, onde são apresentados os conceitos básicos de capitalização e a introdução ao sistema de capitalização composta.
MÓDULO 2 - CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA, onde são apresentados os conceitos e aplicações do sistema de capitalização composta.
MÓDULO 3 - TAXAS NOMINAL EFETIVA E EQUIVALENTE, onde são apresentadas as várias nomenclaturas ou tipos de taxa de juros.
MÓDULO 4 - INFLAÇÃO E CORREÇÃO MONETÁRIA, onde são apresentados os conceitos de inflação, deflação e correção monetária, o cálculo de inflação acumulada e de inflação média
MÓDULO 5 - ANUIDADE OU SÉRIE UNIFORME DE PAGAMENTOS, onde são apresentados os cálculos de pagamentos parcelados em relação ao valor presente ou valor futuro e o conceito
MÓDULO 6 - FINANCIAMENTO E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO onde são apresentados os sistemas de amortização Price e SAC e os respectivos cálculos de juros, amortização, prestação
MÓDULO 7 - DEPRECIAÇÃO, onde são apresentados os conceitos de depreciação contábil e os métodos linear, da soma dos dígitos e exponencial.
MÓDULO 8 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, onde são apresentados os conceitos básicos de investimento, fluxo de caixa e os métodos de análise pelo VPL e pela TIR.

A avaliação é efetuada através das provas P1, P2, substitutiva e Exame conforme regulamento da univeridade e as provas abrangerão os seguintes módulos:

P1: Módulos 1, 2, 3 e 4.
P2: Módulos 5, 6, 7 e 8.
Substitutiva: Todos os Módulos.
Exame: Todos os Módulos.

PLANO DE ENSINO

I – EMENTA

Matemática financeira: capitalização simples e capitalização composta, anuidades e sistemas de amortização, a inflação e os seus efeitos na economia e análise de investimentos.

II - OBJETIVOS GERAIS

Capacitar o aluno a utilizar os conceitos principais de matemática financeira para a análise econômica e financeira de projetos e investimentos.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o aluno, através dos conhecimentos de matemática financeira, a efetuar cálculos e análises de aplicação e financiamento de capital, nem como da viabilidade econômica financeira de pr

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceito de capitalização simples.


Capitalização composta: definições, cálculos do montante, capital, juros, taxa e períodos.
Taxas de juros: nominal, efetiva e equivalente.
Inflação: conceitos, índices, correção monetária, taxa de juros nominal e taxa de juros real.
Séries uniformes de pagamento: cálculo da prestação, valor atual e valor futuro.
Financiamento e sistemas de amortização: Sistema Price e Sistema de Amortização Constante. Elaboração da planilha de amortização.
Depreciação. Métodos: linear, da soma dos dígitos e exponencial.
Análise de investimentos: conceitos e definições, método do valor presente líquido, método da taxa interna de retorno.

V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas e exercícios, sendo incentivada a participação dos alunos nos questionamentos e discussões apresentadas.

VI – AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de provas bimestrais.

VII – BIBLIOGRAFIA

Básica
ANDRÉ LUIZ CARVALHAL DA SILVA. Matemática Financeira Aplicada. 1ª Edição Editora Atlas. 2005.
JOSÉ DUTRA VIEIRA SOBRINHO. Matemática Financeira. 7ª Edição. Editora Atlas. 2002.

Complementar
MATHIAS, W. F.; GOMES, J. M. Matemática financeira. Atlas, 2004.
ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 10ª ed. Atlas, 2008.
PIERRE JACQUES EHRLICH, EDMILSON ALVES DE MORAES. Engenharia Econômica: avaliação e seleção de projetos de investimento. Atlas, 2009.