Anda di halaman 1dari 9

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO PENCIL 2D E DO TABLET

1. Introdução

Desenhar é uma atividade que se torna ainda mais divertida quando você tem

recursos que facilitam o seu desenho, e diminuem sua preocupação com alguns detalhes, para que ele saia da melhor maneira.

O Pencil 2D é um programa para desenho animado no computador muito

simples de usar. Ele tem diversas funções que lhe permitem criar uma animação de forma suave, sem produzir grandes diferenças nas formas entre um momento e outro da animação. Há duas maneiras de desenhar no Pencil. Você pode desenhar com o mouse, clicando e arrastando-o para criar qualquer tipo de linha, ou com o tablet, que é uma ferramenta que simula o passar de uma caneta sobre o papel. Mais adiante será explicado o funcionamento do tablet. No Animaedu o Pencil será a sua principal ferramenta de trabalho. Por isso é importante que você saiba usar o máximo de opções possíveis que ele oferece. Assim, seus desenhos e animações ficarão cada vez melhores e perto do seu ideal.

2. Download

Se você estiver participando do AnimaEdu em um dos núcleos Olhar Brasil, o

Pencil e o tablet já estão instalados e testados. Portanto, você poderá passar diretamente ao passo 3. Caso contrário, o Pencil pode ser encontrado no link: http://www.pencil- animation.org/, que é o seu site oficial. Na página de download do menu principal você pode escolher o arquivo do Pencil para o sistema operacional que estiver usando em seu computador. Basta fazer o download do arquivo e descarregar a pasta em formato

zip com os arquivos em qualquer diretório. O Pencil estará instalado em seu computador e pronto para que a sua criatividade funcione!

3. Comece a usar o Pencil

A primeira coisa a se fazer é observar a lista de opções de desenho, que

aparece numa palheta no menu do lado esquerdo (veja a ilustração 1) chamada Tools. Ali aparecem vários recursos para seu desenho, como os comandos para fazer linhas, para apagar, coletar cores de pontos específicos ou dar mais ou menos zoom na área

de desenho.

(1) 4. Criando layers de imagem Layers funcionam como quadros aonde você irá fazer sua

(1)

4. Criando layers de imagem

Layers funcionam como quadros aonde você irá fazer sua animação. É o seu espaço de desenho. Só que, diferentemente de uma animação estática, que possui apenas um quadro, os layers do Pencil 2D possuem conjuntos de quadros, que podem se sobrepor uns aos outros ou serem trocados uns pelos outros, criando uma evolução para o seu desenho ao longo do tempo, tornando-o uma animação. Cada um desses quadros é chamado de frame (termo em inglês para designá-los).

A linha do tempo ao longo da qual a animação evoluirá dentro dos frames pode ser vista na parte de baixo da tela, com o nome Time Line.

Para produzir o desenho, você pode criar frames-chave em layers de Bitmap ou de Vetor. Para criar ou deletar um frame-chave aonde será desenhada uma imagem da animação, basta clicar nos botões ou que aparecem em “Keys” na Time Line (observe a figura 2). O mesmo vale para acrescentar ou eliminar layers, de Bitmap, de Vetor (ou ainda de Câmera ou Som, como veremos a seguir).

Vetor (ou ainda de Câmera ou Som, como veremos a seguir). (2) 5. Nomes dos layers
Vetor (ou ainda de Câmera ou Som, como veremos a seguir). (2) 5. Nomes dos layers
Vetor (ou ainda de Câmera ou Som, como veremos a seguir). (2) 5. Nomes dos layers

(2)

5. Nomes dos layers

Você pode ainda mudar o nome dos seus layers, se quiser. Para isso, basta clicar duas vezes sobre o nome do layer, que fica à esquerda da linha do tempo. Além disso, os layers podem ser ativados ou desativados (para que as ações determinadas

por eles sejam desconsideradas). Para isso, basta apenas clicar no botão à esquerda do nome. Veja a ilustração 3.

clicar no botão à esquerda do nome. Veja a ilustração 3. (3) 6. Layers de câmera

(3)

6. Layers de câmera e som

Há ainda dois outros tipos de layers que podem ser criados. Um layer de câmera permite que se defina uma vista de uma área específica dentro do layer de imagem, com uma determinada proporção, dando à animação o caráter de filme. O layer de som permite que seja executado um som qualquer em determinado momento da animação. Você pode usar sons de qualquer local do seu computador e acrescentá- lo à sua animação clicando em Edit no menu principal, e depois na opção “import sound”. Uma flecha com o nome do som aparecerá no ponto em que ele será inciado, no layer de som que você criou (figura 4).

será inciado, no layer de som que você criou (figura 4). (4) 7. Veja a sua

(4)

7. Veja a sua animação

Para executar a animação e ver a sua evolução, clique no ícone de play. Se você clicar no ícone de retorno, a animação será mostrada repetidamente, sem parar, até você cancelar a execução. Há ainda o botão para habilitar ou desabilitar a opção de som. A ilustração abaixo mostra todas essas funções.

a opção de som. A ilustração abaixo mostra todas essas funções. (5) 8. Mudando a taxa

(5)

A taxa de frames por segundo (fps), pode ser mudada, o que alterará a velocidade com que a animação será reproduzida. Você pode alterá-la na opção que fica no canto direito da Time Line. Veja na ilustração 5.

9. Mudando o local de cada chave nos frames

Você pode mudar o local de cada frame-chave dentro da Time Line. Basta clicar em cima daquele que deseja arrastar. Se quer arrastar um grupo de frames-chaves, selecione todos os que deseja, segurando SHIFT. Assim você pode aproximar um frame-chave de outro, ou afastá-los, ou fazer o mesmo com um grupo deles juntos.

10. Onion Skin

Para que a sua animação se mexa de uma forma mais suave, você pode configurar o Pencil para que os traços de cada frame apaguem-se de maneira

para que os traços de cada frame apaguem-se de maneira gradativa. Clicando nos dois bo tões

gradativa. Clicando nos dois botões de “onion skin” , você pode determinar se o desenho de um frame aparecerá, com uma definição mais fraca, no(s) frame(s) imediatamente anterior e/ou posterior.

11. Importando imagens de outros lugares

Se você prefere desenhar uma parte de uma animação em um papel para depois escaneá-la, ou em outro programa que não o Pencil, é possível importá-las para sua área de desenho. No menu principal, vá em Edit, depois na opção “import imagee carregue a imagem a partir da pasta em que você a salvou. A imagem será colocada no frame-chave que você escolher, e fará parte da sua animação. Veja a figura 5.

a salvou. A imagem será colocada no frame-chave que você escolher, e fará parte da sua

(5)

12. O desenho

Para fazer o esboço do desenho que você pretende animar, use a opção de

do desenho que você pretende animar, use a opção de pencil e crie um layer de

pencil e crie um layer de bitmap para incluir essa parte da animação. Para fazer o traço final, use a opção de pen e crie um layer de vetor (vector). Isso irá separar a animação entre as fases de esboço dos seus desenhos e as fases de desenho definido. Por exemplo, a figura (6) abaixo mostra o desenho de um rosto nas duas fases, com o esboço e os traços finais feitos no layer de vetor:

com o esboço e os traços finais feitos no layer de vetor: (6) 13. Pintando e
com o esboço e os traços finais feitos no layer de vetor: (6) 13. Pintando e

(6)

o esboço e os traços finais feitos no layer de vetor: (6) 13. Pintando e fazendo

13. Pintando e fazendo o acabamento da animação

Agora você pode pintar sua animação, usando a opção do balde

você pode pintar sua animação, usando a opção do balde na palheta de opções. Lembre-se de

na palheta

de opções. Lembre-se de que, para que a pintura não saia errada e preencha somente

o espaço que você deseja, ele tem que estar fechado. Use a opção de zoom com a mão

para aproximar o desenho e observar aonde há espaços não completados. Arrastando o mouse com o botão esquerdo clicado você desloca o desenho, e fazendo

o mesmo com o botão direito clicado você dá afasta ou aproxima ele dentro da área de desenho. Se você segurar a tecla ALT e arrastar o mouse com o botão segurado, a imagem gira na tela.

ALT e arrastar o mouse com o botão segurado, a imagem gira na tela. A figura

A figura 7 mostra os efeitos finais da animação.

(7) Você pode fazer seu desenho criando apenas layers de bitmap. Nesse caso, lembre-se de

(7)

Você pode fazer seu desenho criando apenas layers de bitmap. Nesse caso, lembre-se de criar um layer para cada etapa do seu desenho. Assim você terá mais de um layer de bitmap na Time Line.

14. Editando a sua animação

O Pencil 2D possui algumas ferramentas na palheta do lado esquerdo que o ajudam a fazer edições na sua animação. Sempre que você desenhar algo de maneira imprecisa, ou quiser aproveitar traços ou cores utilizadas anteriormente, faça uso dos recursos do programa. Para corrigir partes mal feitas, use a borracha, representada

corrigir partes mal feitas, use a borracha, representada pelo ícone . Ela pode ser aumentada ou

pelo ícone . Ela pode ser aumentada ou diminuída conforme a área que você quer que ela ocupe. Para isso basta selecionar o tamanho (size) nas opções logo abaixo da palheta de ferramentas (veja a figura 8). Essa ferramenta que permite alterar a espessuratambém serve para definir a espessura dos mecanismos de desenho, como os lápis de esboço e acabamento, alterar a espessura conforme a pressão sobre a caneta no tablet, quando ele usado (em Size With Pressure), priorizar traços anteriores quando se cruzam duas linhas em um mesmo espaço na área de desenho (em Stop At Contours) ou ainda suavizar as bordas dos traços feitos pela ferramenta de traços arrendondados, usando o recurso feather. Caso você queira apagar por completo tudo o que foi desenhado, clique em

usando o recurso feather. Caso você queira apagar por completo tudo o que foi desenhado, clique

clear, no ícone .

(8) Use também a polyline, se quiser fazer traços com várias etapas, clicando em .

(8)

(8) Use também a polyline, se quiser fazer traços com várias etapas, clicando em . Você

Use também a polyline, se quiser fazer traços com várias etapas, clicando em . Você pode ainda recortar partes do seu desenho e deslocá-las para outras partes

partes do seu desenho e deslocá-las para outras partes da área, com a opção de select

da área, com a opção de select , seguida da opção de movimento da parte

opção de select , seguida da opção de movimento da parte selecionada . Use o recurso

selecionada . Use o recurso “pick colour” se quiser descobrir e reaproveitar cores de um ponto específico do seu desenho. Essa ferramenta é muito útil quando você está trabalhando com muitas cores em várias partes diferentes do desenho, mas precisa de correspondência de cores em diferentes pontos. Nas opções de display, que podem ser vistas na figura 9, você pode inverter a imagem horizontalmente ou selecionar para que apareçam somente linhas invisíveis ou linhas do contorno.

inverter a imagem horizontalmente ou selecionar para que apareçam somente linhas invisíveis ou linhas do contorno.

(9)

15. Salvando sua animação

Toda vez que você salvar a sua animação, além do arquivo da animação, no mesmo diretório será criada uma pasta com os dados inseridos nesse arquivo (veja a figura 10). Você precisa ter o arquivo e a pasta sempre no mesmo diretório se quiser abrir a sua animação. Se você precisar transferir para outro local (DVD ou para outro computador), é necessário enviar tudo, portanto crie um arquivo compactado (use o WinRar ou WinZip) com todo o conteúdo e copie.

(use o WinRar ou WinZip) com todo o conteúdo e copie. (10) 16. Para realizar o

(10)

16. Para realizar o exercício proposto, siga as instruções:

1)

Tenha o programa WinZip, que é um descompactador de arquivos. Se precisar, você

2)

pode baixá-lo neste link: http://www.baixaki.com.br/download/WinZip.htm (há também o WinRar, programa com o mesmo funcionamento, que pode ser baixado no mesmo site indicado). Na página de acompanhamento do exercício, faça o download do arquivo com a

3)

extensão “zip” para o seu computador; Descompacte o arquivo clicando com o botão direito do mouse e selecionando a

4)

opção “extrair”; Abra o Pencil 2D;

5)

Clique no menu superior do Pencil em File/Open, e procure pelo arquivo com o

6)

exercício, na pasta em que o descompactou; O exercício se abrirá para você trabalhar nele;

7)

Se precisar deixar o exercício dentro dos limites da área de desenho, clique na opção

8)

da mão e arraste o mouse sobre ele para diminuir o tamanho da imagem; Para inserir chaves/frames dentro de um layer, selecione todas as chaves que estiverem depois do ponto em que quer inserir uma nova (segurando SHIFT) e as empurre para a frente;

9)

Use as ferramentas disponíveis no Pencil para realizar o exercício conforme o

solicitado; 10) Salve o arquivo indo em File/Save As, mantendo o nome original; 11) Selecione o conteúdo dentro da pasta em que salvou os arquivos e os compacte para o WinZip, clicando com o botão direito do mouse e indo em “adicionar para o arquivo”. Procure dar o mesmo nome ao arquivo compactado; 12) Envie o arquivo em “zip” ao seu tutor da mesma maneira que nos módulos iniciais do curso: procure pela pasta em que você compactou os arquivos com seu trabalho e envie o “zip” pela área de acompanhamento do exercício;

Procure se certificar de que qualquer dúvida que você tenha sobre o uso do Pencil possa ser solucionada através das orientações apresentadas neste manual. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização do Pencil, entre em contato com seu tutor ou com algum dos coordenadores do curso. Boa sorte e sucesso!

Equipe AnimaEdu