Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

1 e 2 Tessalonicenses: Como se preparar para a segunda vinda de Cristo
1 e 2 Tessalonicenses: Como se preparar para a segunda vinda de Cristo
1 e 2 Tessalonicenses: Como se preparar para a segunda vinda de Cristo
Ebook237 pages4 hours

1 e 2 Tessalonicenses: Como se preparar para a segunda vinda de Cristo

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Nesta obra, o autor aborda a confusão doutrinária provocada por um erronêo entendimento a respeito da segunda vinda de Cristo, também mostra como Paulo trabalhou para combater todo engano religioso, exposto ao de Tessalônica o verdadeiro conhecimento das doutrinas eternas de Deus.

O autor analisa com muita clareza as verdade sobre a segunda vinda de Cristo e o leitor certamente encontrará neste livro uma excelente explanação sobre esse assunto que tem sido alvo de muitas expeculações, que levam muitos ao medo de encará-lo, mas que em verdade nos traz a segurança do triunfo final da igreja, quando Cristo vier para desposá-la definitivamente.
LanguagePortuguês
Release dateMar 18, 2020
ISBN9786586048087
1 e 2 Tessalonicenses: Como se preparar para a segunda vinda de Cristo

Read more from Hernandes Dias Lopes

Related to 1 e 2 Tessalonicenses

Related ebooks

Christianity For You

View More

Reviews for 1 e 2 Tessalonicenses

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

3 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    1 e 2 Tessalonicenses - Hernandes Dias Lopes

    190.

    1 TESSALONICENSES

    Capítulo 1

    As marcas de uma igreja verdadeira

    (1Ts 1.1-10)

    O APÓSTOLO PAULO ENTROU NA Macedônia por orientação do Espírito Santo, porém, a escolha de Tessalônica, como capital da província da Macedônia, para plantar uma igreja foi estratégia do apóstolo. Na verdade, é Deus quem escolhe os obreiros e dirige a obra. É Deus quem abre portas para a pregação e os corações para a mensagem. Em apenas três semanas em Tessalônica, o apóstolo plantou uma igreja que floresceu e espalhou sua influência para outras províncias, apesar de amarga perseguição que enfrentou.

    Vamos ver as marcas dessa igreja. Seus atributos são luzeiros que devem clarear a caminhada da igreja ainda hoje. A igreja de Tessalônica é uma igreja modelo. Ao examinar o capítulo 1 desta carta tiramos algumas lições.

    Uma saudação carinhosa (1.1,2)

    Vale a pena ressaltar três aspectos:

    1. Os remetentes da carta (1.1). Paulo, Silvano e Timóteo são os remetentes da carta. Silas e Timóteo eram companheiros de Paulo nessa viagem missionária e por uma questão de fidalguia, o apóstolo insere o nome deles em sua missiva. Os remetentes da carta eram homens fiéis a Deus e fiéis à igreja. Eram pastores e não exploradores do rebanho. Estavam prontos a dar a vida pela igreja em vez de viverem às custas dela.

    O sentido do nome romano Paulo é pequeno. Alguns documentos o descreviam como um homem calvo, de pernas tortas, forte na estrutura, pequeno no tamanho, com sobrancelhas que se encontravam, nariz um tanto grande. Cheio de graça, pois às vezes parecia homem e às vezes tinha rosto de anjo.³¹

    Paulo não se auto-intitula apóstolo na introdução desta carta. Isto ocorreu não porque os tessalonicenses fossem neófitos, no entendimento de Crisóstomo, ou porque Paulo não quisesse ferir a sensibilidade de Silas e Timóteo que não eram apóstolos, como acreditava Estius, ou porque sua autoridade apostólica ainda não era reconhecida, como pensava Jowett, ou porque ele estava justamente começando o seu labor apostólico, na visão de Wordsworth, mas porque seu apostolado jamais fora questionado pela igreja de Tessalônica.³²

    Silvano é nome próprio romano. Silas é a versão do nome em grego e Silvanus em latim.³³ Silas é mencionado como um líder entre os irmãos e um profeta (At 15.22,32). Igual a Paulo, ele também era um cidadão romano (At 16.37). Ele acompanhou Paulo na segunda viagem missionária em lugar de Barnabé (At 15.40), foi preso e açoitado com Paulo em Filipos (At 16.19-24) e engajou-se com Paulo na evangelização de Tessalônica, Beréia e Corinto. Seu ministério em Corinto é mencionado com honra por Paulo (2Co

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1