Anda di halaman 1dari 5

Paraná

As terras do Estado do Paraná estão agrupadas em cinco unidades geomorfológicas que se sucedem de leste para oeste: Litoral; Serra do Mar; Primeiro Planalto ou de Curitiba; Segundo Planalto ou de Ponta Grossa; Terceiro Planalto ou
de Guarapuava.

Hidrografia
Devido à declividade do relevo paranaense, 92% das águas fluviais se dirigem para a bacia do Rio Paraná tornando-a a mais importante bacia do Sul do país, com grande potencial hidrá Bacia do Rio Paraná

O Rio Paraná nasce em pleno triângulo mineiro, da confluência dos rios Paranaíba e Grande. Percorre cerca de 400 quilômetros, desde a foz do Rio Paranapanema até a foz do Rio Iguaçu. Forma inúmeras ilhas na divisa com o Mato
Grosso do Sul, sendo um bom exemplo a Ilha Grande ou Sete Quedas, com 80Km de comprimento.

Os rios Paranapanema, Ivaí, Piquirí e Iguaçu, destacam-se como afluentes de grande porte do Rio Paraná.

Rio Paranapanema: percorre 392 quilômetros desde que nasce no Estado de São Paulo. Os rios Itararé, das Cinzas, Tibagi e Pirapó são afluentes importantes em território paranaense.
Terceiro Planalto

Situado a oeste da escarpa da Esperança forma-se o Terceiro Planalto, denominado Planalto de Guarapuava, ocupando cerca de 2/3 da área do Estado.

Corresponde geologicamente ao derrame de rochas eruptivas como basalto, diabásicos, meláfiros e aos depósitos de arenitos (Botucatu e Caiuá), da era Mesozóica.

Tendo por base os Rios Tibagi, Ivaí, Piquiri e Iguaçu, o Terceiro Planalto pode ser dividido nos seguintes blocos:

Planalto de Cambará e São Jerônimo da Serra


Planalto de Apucarana

Planalto de Campo Mourão

Planalto de Guarapuava

Planalto de Palmas

Cuestas
Planalto de Apucarana
• Localização: situada no noroeste do Estado do Paraná, de ocupação recente e forte crescimento demográfico, forma uma cunha para o oeste, entre os Rios Parapanema, Paraná e Ivaí, semelhante ao Triângulo Mineiro.
• Aspectos físicos e formação do solo : seus terrenos são derivados do arenito Caiuá, que recobre o trapp, e executando-se uma pequena área a sudeste, correspondente aos afluentes do Ivaí, onde o basalto aflora.
• Relevo: entre os vales largos dos rios Parapanema, Paraná e Ivaí estendem-se um planalto de relevo suave ondulado muito regular.
• Clima: Cfa resultante da conjugação de três massas de ar, com dominância da tropical atlântica, que é a principal componente da média térmica anual, a qual registra-se em torno de 22°C.

A distribuição anual das chuvas oscila entre 1.200 e 1.500 mm, correspondendo o período mais chuvoso aos meses de janeiro e fevereiro.
• Vegetação: essa região, com altitudes que decrescem em relação ao Rio Paraná, foi originariamente domínio da mata tropical da qual restam poucas remanescentes. Estas apresentando-se menos exuberantes em algumas áreas, em
decorrência da pobreza dos solos
• Aptidão do solo:
a) Lavouras: dois terços dessa mesorregião apropriam-se ao uso com lavouras, já que essa indicação é extensiva a 655.896 ha. Desse valor, 631.096 ha, o equivalente a 96,20%, permitem sua utilização com culturas de ciclos curto e longo,
sendo que 98.300 ha dessas terras possibilitam cultura de ciclo curto, com dois cultivos anuais.
As culturas de ciclo curto, com um cultivo por ano, são propícias para somente 24.800 há; já as de ciclo longo, como segunda opção de uso das terras com aptidão boa para pasto plantado, podem ocupar uma área bem expressiva, um terço da
mesorregião.
b) Pastagem plantada: esse sistema de produção é adequado para 336.900 ha, que representam 33,90% das terras da mesorregião. Toda essa área é usada alternativamente com as culturas de ciclo longo.

Anda mungkin juga menyukai