Anda di halaman 1dari 28

Bbliologia

A. Sua Canonicidade ou Autenticidade I. Significado

O Canon das Escrituras o conjunto dos livros inspirados por Deus, portanto, livros sagrados; ensinos que foram transmitidos pelo prprio Deus (por meio de inspirao, viso ou manifestao verbal audvel) a homens que os registraram por escrito, para que fossem preservados e repassados com fidelidade humanidade, afim de, por meio deles, as pessoas pudessem saber corretamente sobre Deus, crer e se relacionar pessoalmente com Ele para a salvao. A palavra Cnon tem sua origem na palavra Grega kanwn (kanon), que significava originalmente cana de medir. Era um padro, uma unidade de medida. Assim, Cnon, aplicado s Escrituras, significa o padro ou o critrio para que algum possa julgar se um ensino de Deus ou no. Os livros cannicos, por terem sido transmitidos pelo prprio Deus, so a autoridade mxima e o padro, em termos de f e prtica, para os cristos. Em termos prticos, as Escrituras Sagradas servem como uma norma referencial para julgarmos se um ensinamento ou conhecimento espiritual de Deus ou no. Se um ensinamento sobre a pessoa de Deus ou sobre o relacionamento entre Deus e os homens est de acordo com o que est escrito nos livros cannicos, correto e proveniente de Deus. Seno, proveniente da especulao do prprio homem ou at do maligno, sendo, portanto, errneo e desprezvel. Cremos que o texto original das Sagradas Escrituras est fiel e precisamente reproduzido das tradues-padro da nossa lngua, como tambm que nenhum dos livros da verso original da Bblia est ausente tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento. O Cnon dos sessenta e seis livros da bblia fechado no final do primeiro sculo, aonde tudo o que Deus quis nos revelar acerca das pocas do Antigo Testamento e do Novo Testamento est encerrado. II. Provas

1. O Cnon do Antigo Testamento

A coleo mais antiga das palavras de Deus eram os Dez Mandamentos, escritos em tbuas de pedra, pelo prprio dedo de Deus. Depois, o prprio Moiss acrescentou palavras para que fossem depositadas ao lado da Arca Da Aliana (Dt. 21.24-26). Depois da morte de Moiss, Josu tambm recebeu revelaes de Deus e as registrou, ampliando os escritos sagrados (ver Josu 24.26).

Mais tarde, os profetas israelenses tambm receberam mensagens de Deus e as transmitiram ao seu povo. Tais mensagens foram registradas por eles mesmos ou por seus assessores, ou por copistas (escribas), como palavras sagradas, vindas do prprio Deus. Um exemplo so as palavras de Jeremias: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: escreve num livro todas as palavras que eu disse (Jr. 30.2). O ltimo profeta do Antigo Testamento foi Malaquias (que viveu e escreveu por volta de 435 a.C.). Durante esse perodo entre Moiss e o ltimo profeta (Malaquias), alguns escritos de carter mais histrico (de Reis a Ester) e outros cujo tema sabedoria (J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes e Cantares) tambm foram reconhecidos pelos judeus como Escrituras. Digno de nota que todas as Escrituras do Velho Testamento foram escritas em Hebraico, com exceo de alguns trechos dos livros de Esdras e de Daniel, escritos em Aramaico[1] por Esdras, durante o exlio. Esse, inclusive, um dos principais critrios para sabermos hoje quais so os livros do Velho Testamento inspirados por Deus. Qualquer Livro sagrado escrito em outra lngua, que no a Hebraica, era tido pelos judeus como estranho ao Cnon. O fato que Deus transmitiu e ordenou apenas aos judeus (no perodo proftico do Antigo Testamento) que suas palavras sagradas fossem registradas. Esses registros foram feitos na lngua falada por eles o Hebraico. O conjunto das Escrituras (do Antigo Testamento) estava, ento, completamente formado quando o livro de Malaquias foi concludo. Era reconhecido pelos judeus como Escritura. Esses livros so os 39 que integram a Bblia judaica[2] e o Velho Testamento protestante, escritos ao longo de aproximadamente 1.600 anos. Esse conjunto ficou conhecido como A Lei, os profetas e os escritos. Depois, os judeus passaram a se referir a este conjunto como A Lei e os profetas. Jesus Cristo muitas vezes se referiu s Escrituras com esta expresso (Mt. 7.12; 22.40; Lucas 16.16).
a. A Lei ou Pentateuco (Tor): Gnesis (No princpio); xodo (Estes so os nomes); Levtico (E chamou); Nmeros (No deserto); Deuteronmio (Estas so as palavras). b. Os Profetas (Neviim)

Anteriores: Josu; Juzes; Samuel; Reis (1 Reis e 2 Reis esto reunidos num s livro). Posteriores: Isaas; Jeremias; Ezequiel; os doze profetas: Osias; Joel; Ams; Obadias; Jonas; Miquias; Naum; Habacuque; Sofonias; Ageu; Zacarias; Malaquias.

c. Prova complementar do Testamento Novo

Todos os livros do Novo testamento com exceo de seis livros citam ou fazem aluso a todos aos livros do Antigo Testamento como genunos. O N.T mostra coincidncias na linguagem com os livros apcrifos do A.T, mas contm somente uma citao direta deles;enquanto exceto Juzes, Eclesiastes, Cntico dos Cnticos, Ester, Esdras, Neemias, cada livro do cnon hebraico empregado ou para ilustrao, ou prova. A nica citao do apcrifo se encontra em Judas 14 e , com todas probabilidade, extrada do livro de Enoque. Embora Volkmar date esse livro de 132 d.C. e, conquanto alguns crticos sustentem que Judas tenha sido citado apenas a tradio primitiva da qual o autor do livro de Enoque fes uso mais tarde, o peso da erudio moderna se inclina para a opinio de que o mesmo livro foi escrito, quando muito de 170-70 a.C., e que dele que Judas faz citao; Sanday, Banpton Lect. On inspiration, 95 Se Paulo pde citar poetas gentios (At 17:28; Tt 1.12), difcil entender por que Judas no poderia fazer o mesmo com um obra que, sem dvida, estava no mais alto padro entre fiis; enquanto Judas 14 nos d a nica e expressa citao de um livro apcrifo, o mesmo livro,nos versculos 6 e 9 contm aluses ao livro de Enoque e Assuno de Moiss.Em Hebreus 11.34-38 uma reminiscncia de 1 Macabeus.

2. O Cnon do Novo Testamento Os livros que integram o Novo Testamento (NT) recebem hoje aceitao total, tanto por parte das igrejas evanglicas, quanto por parte das igrejas catlicas (Romana e Ortodoxa). No entanto, a exemplo do que ocorreu com o Velho Testamento, o Cnon do Novo Testamento passou por um processo de formao e reconhecimento. Os livros cannicos do NT foram escritos no primeiro sculo, ao longo de aproximadamente 50 anos e somente no Sculo IV comeou a haver uma unanimidade quanto aceitao e definio das Escrituras neo-testamentrias. A igreja apostlica recebeu da igreja judaica a crena em uma regra de f escrita. Cristo mesmo confirmou esta crena, apontando para o Antigo Testamento como a palavra de Deus escrita (Joo. 5.37-47; Mt. 5.17, 18; Mc. 12.36; Lc. 16.31), instruindo os seus discpulos nela (Lc. 24.45). Era natural e lgico para os cristos que a literatura do Novo Testamento fosse acrescentada do Antigo, ampliando deste modo o Cnon de f. No prprio Novo Testamento se v a intima relao entre ambos (1 Tm 5.18; 2 Pe 3.1, 2, 16). preciso ressaltar que a igreja no criou o Cnon; ela apenas o reconheceu. Os 27 livros do Novo Testamento j eram lidos e muito respeitados na maioria das igrejas crists desde o primeiro sculo, to logo eles foram escritos (com exceo de Hebreus, Tiago, II Pedro, II e III Joo, Judas e Apocalipse). A necessidade de definio oficial por parte da igreja surgiu: (1) por causa da existncia de outros livros que tambm eram lidos e respeitados por pequena parte das comunidades crists e; (2) porque, a partir de meados do Sculo II, surgiram livros que se diziam cristos, mas cuja doutrina era incoerente com a doutrina dos apstolos. As autorias dos livros desse segundo grupo eram creditadas a apstolos ou a outros homens ou

mulheres que aparecem nos evangelhos cannicos para dar-lhes credibilidade, porm, sua mensagem era divergente da mensagem dos livros cannicos. Esses livros eram obviamente falsos (pseudepgrafos) porque os apstolos e outras pessoas neotestamentrias j haviam morrido no segundo sculo. Porm, a existncia desses livros atrapalhava o progresso da f crist e isto precisava ser combatido. O Cnon do NT precisava ento ser reconhecido e anunciado claramente pela igreja. O desenvolvimento do cnon do Novo Testamento comea com os escritos dos apstolos. Jesus prometeu essa capacitao aos seus discpulos em Joo 14.26 Mas o Ajudador, o Esprito Santo a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. Jesus tambm prometeu outras revelaes da verdade pelo Esprito Santo, quando disse aos seus discpulos: Quando vier, porm, aquele, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas vindouras. Ele me glorificar, porque receber do que meu, e vo-lo anunciar. (Joo 16.13-14) Alm disso, os apstolos eram vistos pelos primeiros cristos como equivalentes aos profetas do Antigo Testamento, capazes de falar e escrever palavras do prprio Deus. Os prprios apstolos afirmavam isto (ver 2 Pedro 3.2). Passagens como Atos 5.2-4 indicavam que mentir para os apstolos era mentir para o prprio Deus. Paulo disse com bastante freqncia que parte de seus escritos eram palavras do prprio Deus (1 Cor. 2.13; 14.37; 13.3; Rom. 2.16; Gal. 1.8-9; 1 Ts. 2.13; 4.8, 15; 5.27; 2 Ts. 3.6, 14). Os escritos dos apstolos eram colocados no mesmo nvel das Escrituras do Antigo Testamento, pelos cristos primitivos. Em 2 Pedro 3.1516, Pedro reconhece os escritos de Paulo como Escrituras, em p de igualdade com as do Velho Testamento. Paulo, ao citar em 1 Tim. 5.17-18 o trabalhador digno do seu salrio (Lucas 10.7) como Escritura, demonstra que considerava Lucas como parte do Cnon. Os escritos dos apstolos eram colocados no mesmo nvel das Escrituras do Antigo Testamento, pelos cristos primitivos. A maior parte do cnon do NT composta por escritos de autoria dos apstolos. Isso inclui Mateus; Joo; de Romanos a Filemon (todas as cartas de Paulo); as cartas de Pedro; as cartas de Joo e Apocalipse de Joo[12]. O Evangelho de Lucas, embora no tenha sido escrito por um apstolo, foi reconhecido como Escritura por um apstolo (Paulo) e assim foi logo reconhecido pelas igrejas. O Evangelho de Marcos foi tambm cedo reconhecido pelas igrejas como Escritura por causa da associao prxima de Marcos com o apstolo Pedro. O livro de Atos era a segunda parte do livro de Lucas, portanto, tambm era cannico. Sobraram apenas Hebreus, Tiago e Judas.

Hebreus foi um livro que teve sua canonicidade bastante discutida e demorou para ser includo no Canon, principalmente porque no se sabe at hoje quem foi o autor. Este livro foi aceito por muitas igrejas primitivas e depois alcanou unanimidade devido s suas qualidades intrnsecas. Jesus disse que as suas ovelhas conheceriam a sua voz (Joo 10.27) e as qualidades de Hebreus continuam a convencer os crentes de hoje. Wayne Grudem diz que A glria majestosa de Cristo resplandece das pginas da carta aos Hebreus (Grudem, p. 35). A carta de Tiago foi a que mais demorou a ser aceita no Cnon do Novo Testamento, pois no se tem certeza se quem a escreveu foi o apstolo Tiago, grande lder da igreja em Jerusalm e irmo de Jesus (filho de Jos e Maria). No captulo 2 desta carta h uma nfase nas obras da lei como condio adicional de salvao, em aparente contraposio ao ensino de Paulo, da salvao somente pela f. A canonizao desta carta foi proposta pela primeira vez, por Atansio, em 367. Lutero, a princpio, a chamava de carta de palha. Depois veio a aceit-la interpretando que o autor da carta apresenta as obras como complemento da salvao e no como causa. Os evanglicos de hoje tambm interpretam o captulo assim e aceitam a carta como cannica. Judas tambm demorou a ser reconhecido como Escritura por no se saber exatamente quem era o autor e porque nele h uma citao de um livro apcrifo (pseudepgrafo) do VT (O livro de Enoque). Ainda hoje se discute se o autor foi Judas, irmo de Jesus e de Tiago, ou se foi Judas Tadeu, um dos doze discpulos de Jesus. O seu contedo geral, entretanto, coerente com o Evangelho e o problema da citao apcrifa foi resolvido, pois se compreendeu que o autor citou o mencionado apcrifo somente a ttulo de ilustrao, e no como se fosse Escritura Sagrada. Como j foi dito, alguns livros que circulavam nas igrejas no primeiro sculo eram bastante respeitados e sua canonicidade chegou a ser considerada possvel durante um bom tempo. Livros como O Pastor de Hermas, Didaqu, as Epstolas de Barnab, e O Apocalipse de Pedro eram lidos em algumas igrejas como se fossem Escrituras. O Pastor de Hermas e o Didaqu chegaram a compor alguns dos fascculos (cdices) de manuscritos, juntos com os 27 livros cannicos. O j mencionado Cdice Sinatico, o mais antigo manuscrito completo do NT existente hoje (datado da segunda metade do Sculo IV) contm esses livros, depois de Apocalipse. Outros livros como O Evangelho de Tom foram logo descartados, pois trazem declaraes absurdas, tais como a referente Maria Madalena: Que Maria se afaste de ns, pois as mulheres no merecem viver. Jesus disse: conduzi-la-ei para torn-la homem para que ela tambm possa tornar-se esprito vivente, semelhana de vs, homens. Pois toda mulher que se fizer homem entrar no reino dos cus. O Pastor de Hermas tambm traz problemas doutrinrios. Esse livro ensina a necessidade da penitncia e a possibilidade de perdo de pecados pelo menos uma vez aps o batismo; ensina tambm que o Esprito Santo era o filho de Deus antes da encarnao e que a Trindade s passou a existir

depois que a humanidade de Cristo foi elevada ao cu. Um livro com esses ensinamentos no pode ser cannico. Da mesma forma, os outros livros no reconhecidos pela igreja traziam incoerncias com a doutrina dos apstolos. Assim, embora os oponentes do Cristianismo levantem hoje muita polmica acerca do Cnon do Novo Testamento, nenhum dos livros rejeitados nos trs primeiros sculos merecia realmente estar no Cnon. Eles no passaram nos testes de canonicidade do Novo Testamento, a seguir relacionados. B. Sua Veracidade I. Significado

A Bblia obra de uma s mente. Apesar da variedade da sua autoria e da grande separao dos seus escritores entre si no tempo, h uma unidade de assunto, esprito e objetivo em seu todo. Tal unidade est indicada na palavra Biblia, no singular. Contudo, a palavra original era Biblia no plural.O mundo passou a ver uma unidade no que outrora eram fragmentos: os muitos Biblia (livros) tornaram-se uma Bblia. A Bblia no somente um livro.Ela formada de 66 livros, escritos por quarenta autores de todos os nveis: pastores, pescadores, estadistas, reis, compondo suas obras num perodo de dezessete sculos. Evidentemente, no possvel nenhum conluiu entre eles. O ceticismo tende atribuir s Escrituras maior variedade de autoria e data, mas tudo isso aumenta a maravilha da unidade da Bblia. Se notvel a unidade em meia dzia de escritores, de estarrecer o mesmo fato em se tratando de quarenta. Os bem diversos instrumentos dessa orquestra executam uma msica perfeita; por isso sentimos que eles so regidos por um mesmo maestro e compositor. A unidade no exterior e superficial, mas interior e espiritual. Nenhum pronunciamento moral ou religiosos de todos esses escritores foi contraditado ou derrotado pel,os pronunciamentos dos que vieram mais tarde, mas todos constituem um sistema consistente. Devemos aqui estabelecer a distino entre a forma exterior e a substancia moral e religiosa. Jesus declara em Mateus 5.21,22,27,28,33,34,38,43,44, Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu porm vos digo, a primeira vista, parece que ele veio ab-rogar alguns dos mandamentos originais. Contudo, ele tambm declara nesta conexo: Mateus 5:17,18 No penseis que vim destruir a Lei ou os profetas; eu no vim destruir, mas para cumprir.Porque, em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem nem um j nem um til se omitir da Lei sem que tudo seja cumprido. Os novos mandamentos de Cristo apenas revelam o sentido ocultos dos antigos. Ele no os cumpre na sua formao naturla, mas em seu esprito essncia. Desse modo, o NT completa a revelao do AT e d Bblia uma unidade perfeita. Nessa unidade a Bblia ocupa um lugar mpar. Os livros religiosos hindus, persas e chineses no contm nenhum sistema de f consistente. H progresso na revelao desde os mais antigos at os mais recentes livros da Bblia, mas no por intermdio de sucessivos passos de falsidade; h progresso a partir do menos ao mais claro desdobramento da verdade.A veradade total, em germe, encontra-se no proto-evangelho proferido

aos nossos primeiros pais (Gn 3.15 a semente da mulher esmgaria a cabea da serpente). Cada um desse escritos, quer antigos, quer tardios, tem representado idias morais e religiosas em grande avano na poca em que aparecem e essas idias ainda dirigem o mundo. impossvel dar conta dessa unidade sem supor tal sugesto sobrenatural e controle que a Bblia, enquanto em suas variadas partes escrita por agentes humanos, ainda igualmente a obra de uma inteligncia sobre-humana. II. Provas

1. Estabelecida por consideraes negativas

2. Estabelecida por consideraes positivas a. Integridade topogrfica e Geografica b. Integridade etnolgica ou racial c. Integridade Cronolgica d. Integridade histrica e. Integridade cannica

C. Sua Inspirao ou Autoridade Divina I. Significado A inspirao a operao sobrenatural do Esprito Santo, que, por intermdio de diferentes personalidades e estilos literrios dos autores humanos escolhidos, investiu as palavras exatas dos livros originais das Sagradas Escrituras, em separado ou no seu conjunto, como a prpria Palavra de Deus, isenta de erro em tudo o que ensina ou implica (inclusive em matrias de Histria e Cincia), e Bblia , dessa forma, a regra infalvel e a autoridade final de f e pratica para todos os crentes. II. Provas 1. Testemunho da Arqueologia As pedras clamam em apoio historicidade e autenticidade da Bblia. Nenhuma descoberta arqueolgica jamais refutou qualquer afirmao bblica, ao passo que milhares de achados confirmam, tanto no geral quanto nos detalhes, o relato bblico. Como j lemos anteriormente, o renomado arquelogo Nelson Glueck afirmou ousadamente: A bem da verdade [...] podemos afirmar categricamente que nenhuma descoberta arqueolgica chegou a se contrapor s referncias bblicas.Vrios achados arqueolgicos j foram feitos de forma a confirmar um esboo claro ou afirmaes histricas exatamente detalhadas pela Bblia

William F. Albright concluiu: No pode haver dvida de que a Arqueologia tem confirmado a historicidade substancial da tradio veterotestamentria. Alm disso: medida que os estudos crticos forem cada vez mais sendo influenciados pela riqueza dos materiais recm-descobertos no Oriente Mdio, veremos um aumento no respeito pelo significado histrico de passagens e detalhes que hoje so desprezados ou negligenciadas do Antigo e do Novo Testamento. Para o Antigo Testamento, as confirmaes arqueolgicas chegaram at ao relato da criao (Gn 1-2), nas Tabuletas de Ebla, inclusive ao Dilvio de No (Gn 7-9), a Torre de Babel (Gn 11), histria dos patriarcas (Gn 12-50), a Sodoma e Gomorra (Gn 18-19), a queda de Jeric (Js 6), ao Rei Davi (2 Sm), e ao cativeiro assrio (Is 20). Somente no Livro de Atos, no Novo Testamento existem literalmente centenas de confirmaes Arqueolgicas acerca de detalhes inumerveis da narrao. 2. O Testemunho da Bblia Uma das linhas de apoio das evidencias da origem da Bblia a sua incrvel unidade em meio sua vasta diversidade. Ou seja, apesar de a Bblia ter sido composta por vrias pessoas com origens diferentes e em diferentes perodos, ela consegue, contudo, apresentar evidncias espantosas de ser uma obra de uma s mente que permeia todo o seu contedo. Vejamos, primeiramente, a incrvel diversidade da Bblia. 1 Ela foi escrita ao longo de um perodo de, aproximadamente 1500 anos ou mais (desde pelo menos,1400 a.C at, aproximadamente, 100 d.C.). 2 Ela composta de 66 livros diferentes. 3 Seus livros forma escritos por seca, e de 40 autores diferentes. 4 Ela foi composta em trs idiomas diferentes hebraico, grego, e pores em aramaico. 5 Ela contem centenas de temas diferentes. 6 Ela foi escrita em uma variedade de estilos literrios, incluindo matrias histrico, didtico, parbolas, alegorias, literatura apocalptica e literatura pica. 7 Ela foi composta por autores que exerciam diversas profisses diferentes. Mesmo assim, apesar de toda essa diversidade, a Bblia revela uma unidade impressionante. 1 Ela apresenta um drama contnuo da rendeno, de Genesis a Apocalpse, do Paraso perdido ao Paraso reconquistado; da criao de todas as coisas consumao de todas as coisas. 2 A Bblia tem um tema central: a pessoa de Jesus Cristo( Lc 24:27,44).No Antigo Testamento, Cristo visto com expectativa;no Novo Testamento, com realismo. No Antigo Testamento ele predito; no Novo, ele se torna presente (Mt 5:17,18). 3 A Bblia tem uma mensagem unificada: O problema da humanidade o pecado, e a soluo a salvao por intermdio de Jesus Cristo (Lc 19:10;

Mc 10:45). Uma unidade to incrvel em meio auma diversidade to grande, s pode ser explicada corretamente pela sua divindade. 3 O Testemunho de Cristo Jesus alegou ser o Filho de Deus (Jo 8:58; Mt 16:16-18; 26:63,64), e esta alegao foi confirmada pelos atos de Deus (Jo 3:2; At 2:22).Mas Jesus disse que a Bblia a Palavra de Deus, consequentemente ou a Bblia a Palavra de Deus ou Jesus no o Filho de Deus. Se Jesus o Filho de Deus, de acordo com a confirmao sobrenatural obtida, a Bblia tambm a Palavra de Deus. Jesus confirmou que o Antigo Testamento era a Palavra de Deus. Ele declarou que o A.T possuia autoridade divina (Mt 4:4,7,10); que era indestrutvel (Mt 12:40; 24:37,38); cientificamente preciso (Mt 19:4,5; Jo 3:2); e supremo (Mt 15:3,6). Na verdade,muitas das coisas que so negadas pelos crticos da Bblia foram pessoalmente afirmadas p Jesus como sendo verdadeiras, incluindo que: (1) Daniel foi um profeta, e no um mero historiador (Mt 24:15) (2) Deus criou Ado e uma Eva literais (Mt19:4). (3) Jonas foi literalmente engolido por um grande peixe (Mt 12:40). (4) O mundo mesmo destrudo por um dilvio (Mt 24:39) (5) Houve somente um profeta Isaias (no dois ou trs), que escreveu o contedo completo de Isaias (Lc:17-20; Mc 7:6) Jesus prometeu que o Novo Testamenteo seria a Palavra de Deus. Jesus no somente confirmou o Antigo Testamento como Palavra de Deus, como tambm prometeu que o Novo Testamento seria tambm a Palavar de Deus. Ele declarou que o Esprito Santo ensinaria os apstolos todas as coisas e os guiaria em toda a verdade (Jo 14:26; 16:13).Os apstolos afirmaram esta autoridade divina nas suas palavras (Jo 20:31; 1 Jo 1:1, 4:1,5,6). O apstolo Pedro reconheceu os escritos de Paulo como Escritura (2 Pe 3:15,16). Como o Novo Testamento o nco registro autentico e infalvel dos ensinos apostlicos, ele se torna automaticamente toda a verdade que Jesus prometeu por intermdio dos spstolos. Assim, Jesus ensinou que tanto o Antigo quanto Novo Testamento so igualmente a Palavra de Deus. 4. O Testemunho das vidas transformadas O poder que a Bblia tem de transformar vidas amplamente conhecido. Blasfemadores, assassinos, prostitutas, adlteros, abandonados, viciados e pecadores de todas as estirpes so transformados por sua mensagem.Um exmplo marcante foi o prprio Saulo de Tarso, odioso perseguidor de Cristo e dos Cristos, o qual tem a sua converso miraculosa descrita em Atos 9.Mais tarde ele mesmo escreve: Porque no me envergonho do Evangelho de Cristo,pois o poder de deus para a salvao de todo aquele que crer, primeiro do judeu, e tambm do grego (Rm 1:16). Literalmente, milhes de pessoas no mundo inteiro, desde pages que ainda vivem na idade da pedra at cientistas da era moderna, testificam o poder da Palavra de Deus de fazer de todos filhos de Deus. Muitas organizaes sociais, tal como o Exercito de Salvao e o Inner City Ministries (Ministrio de Centro das Cidades), podem confirmar o fato de que a Palavra

de Deus viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de di gumes, e penetra at a diviso da alma, e do esprito, e das juntas e mudulas, e apta para descirnir os pensamentos e intenes do corao (Hb 4:12). Enquanto Islamismo inicialmente apresentou a sua maior expanso debaixo do fio da espada dos exrcitos, o Cristianismo inicialmente se expandiu pela espada do Esprito, que a Palavra de Deus (Ef 6:17).O cristianismo dominou o antigo Imprio Romano no pelo seu poder militar (pois no tinha nenhum), mas pelo poder do Esprito de Deus, que agia por intermdio da Palavra de Deus (Zc 4:6).

Panorama Bblico I Cnon do Antigo Testamento O que Cnon? A palavra cnon significa regra ou norma, e quando se aplica Bblia significa quais so os livros normativos para a f e a pratica Crist. Os livros considerados cannicos so aqueles inspirados por Deus (2 Tm 3:16); tratamse dos livros escritos pr profetas ou apstolos (2 Pe 1:20,21; Ef 2:20; 2 Pe 3:15-17). As Escrituras do Antigo testamento e do Novo tetsamento formam um cnon por causa do fato de que elas so normativas.Pelo termo normativa est implcito que a Bblia em todas as suas parte a voz de Deus que fala ao homem.Sua autoridade inerente, e como , no menos do que um edito imperial: Assim diz o Senhor. Quando as Escrituras so julgadas como normativas,por causa dos decretos dos conclios eclesisticos ou de leis ordenadas pelos governos humanos, elas podem ser consideradas como na medida em que influncia humana capaz de chegar. Mas, em contraposio a tal idia, as Escrituras tem direito de dclarar a vontade de Deus para os conclios eclesisticos e os governos humanos. Como se fornou o cnon do Antigo testamento? A literatura sagrada evoluiu gradativamente e foi cuidadosamente vigiada. Os dez mandamentos escritos em tbuas de pedra, e que eram a constituio de Israel, foram guardados em uma arca, Ex 40.20. Os estatutos foram

registrados no livro do pacto, 20.23, at cap. 23.33; 24.7. O livro da lei, escrito por Moises, era colocado ao lado da arca, Dt 31.24-26. A esta coleo se ajuntaram os escritos de Josu, Js 24. 26. Samuel escreveu a lei do reino e a depositou diante do Senhor, 1Sm 10. 25. No tempo do rei Josias, o livro da lei do Senhor, o bem conhecido livro, foi encontrado no Templo e reconhecido pelo rei, pelos sacerdotes, pelo povo, pelas autoridades e pelos ancios, 2Rs 22.8-20. Do Livro encontrado se tiraram cpias, Dt 17.18-20. Os profetas reduziram as suas palavras a escrito, Jr 36.32, e eram familiarizados reciprocamente com os seus escritos que os citavam como padres autorizados, Is 2.2-4; Mq 4.1-3. A lei e os profetas eram tidos como produes autorizadas; inspiradas pelo Esprito Santo, e cuidadosamente guardadas por Jeov, Zc 1.4; 7.7,12. A lei de Moiss compreendendo os cinco primeiros livros da Bblia, circulava como uma poro distinta da literatura sagrada no tempo de Esdras em cujas mos esteve, Ed 7.14, sendo douto no conhecimento dela, 6,11. A pedido do povo, ele leu publicamente no livro da Lei, Ne 8.1,5,8. Por este tempo, e antes do cisma, entre os judeus e os samaritanos, chegar a seu termo, o Pentateuco foi levado para Samaria. O colecionamento dos profetas menores em um grupo de doze, confirmado por Jesus, filho de Siraque, como em voga, no ano 200 A.C. Sua linguagem d a entender a existncia do grande grupo formado pelos livros de Josu, Juizes, Samuel, Reis, Isaas, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores, que formavam a segunda diviso do cnon hebreu, caps. 46-49. A existncia da trplice diviso das Escrituras em Lei, Profetas e os outros que os acompanharam; ou a Lei, os Profetas e os outros livros, ou, a Lei, os Profetas e o resto dos livros, confirmada j no ano 182 A.C. juntamente com a existncia de uma verso grega da mesma poca, atestada pelo neto de Jesus, filho de Siraque. O judeu Filo, que nasceu em Alexandria no ano 20 A.C. e ali morreu no reinado de Cludio, possua o cnon, e citou quase todos os livros, com exceo dos apcrifos.O Novo Testamento cita as Escrituras como escritos de autoridade religiosa, Mt 21.42; 26.56; Mc 14.49; Jo 10.35; 2Tm 3.16, como livros santos em Rm 1.2; 2Tm 3.15, e como Orculos de Deus, em Rm 3.2; Hb 5.12; 1Pe 4.11; e menciona a trplice diviso em Moiss, Profetas e Salmos, em Lc 24.44, cita e faz referncias a todos os outros livros, exceto Obadias e Naum, Esdras, Ester, Cntico do Cnticos, e Eclesiates. Josefo que foi contemporneo do apstolo Paulo, cujos escritos datam do ano 100 A.D., falando do seu povo, diz: Ns temos apenas 22 livros, contendo a histria de todo o tempo, livros em que ns cremos, ou segundo geralmente se diz, livros aceitos como divinos, e o mesmo escritor exprime em termos bem fortes, afirmando a exclusiva autoridade destes escritos, e continua, dizendo: Desde os dias de Artaxerxes at os nossos dias, todos os acontecimentos esto na verdade escritos; ma estes ltimos registros no tm merecido igual crdito, como os anteriores, por causa de no mencionarem a sucesso exata dos profetas. H uma prova prtica do esprito em que tratamos as nossas Escrituras; apesar de ser to grande o intervalo de tempo decorrido at hoje, ningum se aventurou a acrescentar, a tirar, ou a alterar uma nica slaba; faz parte da natureza de cada judeu, desde o dia em que nasce, considerar estas Escrituras como ensinos de Deus; confiar nelas, e, se for necessrio, dar alegremente a vida, em sua defesa. Josefo apresenta o contedo das Escrituras sob trs divises:

1. Cinco livros pertencem a Moiss, e contm as suas leis e as tradies sobre a origem da humanidade, at a sua morte. 2. Desde a morte de Moiss at Artaxerxes, escreveram os profetas que viveram depois dele, os fatos de seu tempo, em treze livros. Josefo acompanhou o arranjo feito nos livros da Escritura pelos tradutores de Alexandria. Os treze livros so provavelmente, Josu, Juizes com Rute, Samuel, Reis, Crnicas, Esdras com Neemias, Ester, J, Daniel, Isaias, Jeremias com as Lamentaes, Ezequiel e os doze Profetas Menores. 3. Os quatro livros restantes, contm hinos a Deus e preceitos de conduta para a vida humana. Sem dvida ele se refere aos Salmos, ao Cntico dos Cnticos, aos Provbios e ao Eclesiates. Havia uma tradio corrente, que o cnon fora arranjado no tempo de Esdras e de Neemias. Josefo, j citado, fala da crena universal de seus patrcios de que nenhum livro havia sido acrescentado desde o tempo de Artaxerxes, isto , desde Esdras e Neemias. Uma extravagante legenda do fim do primeiro sculo da era crist deu curso a uma tradio de que Esdras havia restaurado a lei, mesmo o Antigo Testamento inteiro por se haverem perdidos os exemplares guardados no Templo, Ne 14.21,22,40. Afirma a tal legenda que os judeus da Palestina, naquela poca, reconheciam os livros cannicos, como sendo vinte e quatro.Uma passagem de duvidosa autenticidade e de data incerta, talvez escrita 100 anos antes de Cristo em 2Macabeus 2.13, alude atividade de Neemias em conexo segunda e terceira diviso do cnon. Ireneu transmite a tradio assim: Depois que os sagrados escritos foram destrudos, no exlio, sob o domnio de Nabucodonosor, quando os judeus, depois de setenta anos, voltaram do cativeiro para a sua ptria, Ele (Deus) nos dias de Artaxerxes, inspirou a Esdras, o sacerdote, da tribo de Levi, para arranjar de novo todas as palavras dos profetas dos dias passados, e restaurar para uso do povo a lesgislao de Moiss. Elias, levita, escrevendo em 1588, fala da crena que o povo tinha, dizendo: No tempo de Esdras os 24 livros ainda no estavam unidos em um volume. Esdras e seus associados fizeram deles um volume dividido em trs partes, a lei, os profetas e a hagigrafa. Esta tradio contm verdades. Se pode ser aceita em todos os seus particulares, isso depende de determinar a data em que certo, livros foram escritos, tais como Neemias e Crnicas. O Pentateuco, como trabalho de Moiss, compreendendo a incorporao das leis fundamentais da nao, formou uma diviso do cnon, e com direitos firmados na cronologia, ocupou o primeiro lugar na coleo dos livros. A segunda diviso dos livros teve a designao de profticos por serem escritos pelos seus autores assim chamados. Estes livros eram em nmero de oito, Josu, Juizes, Samuel, e Reis, denominados os primeiros profetas, e Isaias, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores, denominados os ltimos profetas. O ncleo da terceira diviso formado de sees de livros de Salmos e Provrbios. Tinham duas feies distintas: eram essencialmente poticos e os seus autores no eram oficialmente profetas. Atraram para si todas as outras produes de literatura semelhante. A orao de Moiss no Salmo 90, no foi escrita por profeta, mas foi colocada nesta diviso dos livros da Escritura por ser produo potica. Pela mesma razo, as Lamentaes de Jeremias, escritas por profeta, e sendo poesia, entraram na terceira diviso do cnon hebreu. Uma razo adicional existiu para separ-las de Jeremias, que eram lidas por ocasio dos aniversrios da destruio de ambos os templos, e por isso, foram postas com os quatro livros menores que eram lidos por ocasio de outros quatro aniversrios, Cnticos, Rute, Eclesiastes e Ester, e formavam os cinco rolos, ou Megilloth. O livro de Daniel foi includo nesta parte por ter sido escrito por homem que, posto dotado de esprito proftico, no era oficialmente profeta. Com toda a probabilidade, as Crnicas foram escritas por um sacerdote e no profeta, e por esta razo, foram postas na terceira diviso do

cnon. No sabemos por que estes livros se acham nesta diviso, quando certo que alguns deles e partes deles que agora se acham nela, j existiam antes de Malaquias e Zacarias na segunda diviso. conveniente que se diga que, conquanto o contedo das diversas divises do cnon permanecessem inalterveis, a ordem dos livros da terceira diviso variou de tempos em tempos; e mesmo na segunda diviso o Talmude d Isaias entre Ezequiel e os Profetas Menores. Esta ordem dos quatro livros profticos, Jeremias, Ezequiel, Isaas, e os Profetas Menores, foi evidentemente determinada pelo tamanho, dando a prioridade aos de maior volume. Logo no fim do primeiro sculo da nossa era, o direito de certos livros figurarem na terceira diviso do cnon, foi disputado. No havia dvida em pertencerem ao cnon. As discusses versaram sobre o contedo dos livros e sobre as dificuldades de harmoniz-los entre si. Estes debates, porm, eram meras exibies intelectuais. No havia inteno de excluir do cnon qualquer destes livros, e sim tornar bem claro o direito que ele tinham aos lugares que ocupavam.
( Fonte Dicionrio da Bblia John Davis)

Tanak x Antigo Testamento Apcrifos A palavra Apcrifo, vem do grego apokrypha, que quer dizer escondido, nome usado pelos escritores eclesisticos para determinar, 1) Assuntos secretos, ou misteriosos; 2) de origem ignorada, falsa ou espria; 3) documentos no cannicos. Os livros apcrifos do Antigo Testamento no faziam parte do Cnon hebraico, mas todos eram mais ou menos aceitos pelos judeus de Alexandria que liam o grego, e pelos de outros lugares; e alguns so citados no Talmude. Esses livros, a exceo de 2 Esdras, Eclesistico, Judite, Tobias, e 1 dos Macabeus, foram primeiramente escritos em grego, mas o seu contedo varia em diferentes colees. Desde a poca da Reforma tem havido um srio debate sobre a coleo dos livros conhecidos apcrifos pertencer ou no a Bblia.Os Judeus e os Protetantes unanimimente os consideram como no- cannicos, e os catlicos romanos os declararam cannicos no Conclio de Trento (1546). Os lvro apcrifos do Antigo Testamento so: 1- Sabedoria de Salomo (c. 30 a.C.) 2- Eclesistico (Siraque, 132 a.C.) 3- Tobias (c. 200 a.C.) 4- Judite (c. 150 a.C.) 5- I Esdras (c. 150-100 a.C.) 6- I Macabeus (c. 110 a. C.) 7- 2 Macabeus (c. 110-170 a. C.) 8- Baruque (c.150-50 a. C.) 9- Carta de Jeremias (c.300-100 a. C.) 10- 2 Esdras (c.100 a.C.) 11- Acrscimos de Ester (140-130 a.C.) 12- Orao de Azarias (sculo I a.C.) 13- Susana (sculo I ou II a. C.)

14-Bel e o drago (c. 100 a.C) 15- Orao de Manasss (sculos I-II a.C.) O Pentateuco Livro: Genesis Autor: Tradicionalmente Moiss Data:: Cerca de 1440 a.C. Propsito: Gnesis inicia com a formao do sistema solar, os preparativos da terra para sua habitao, e a criao da vida sobre a terra. Todos os oito atos da criao foram executados em seis dias. Os dez captulos seguintes explicam as origens de muitas qualidades misteriosas da vida: a sexualidade humana, o matrimnio, o pecado, a doena, as dores do parto, a morte, a ira de Deus, a inimizade do ser humano contra o prprio ser humano e as disperso das raas e lnguas sobre toda a terra. Iniciando no cap. 12, Gnesis relata o chamado de Abrao e a inaugurao do concerto de Deus com ele, um concerto glorioso e eterno que foi renovado com Isaque e Jac. Gnesis impressionante pela forma caracterstica da sua narrativa, realada pelo relato inspirador de Jos e pela multiplicao do povo de Deus no Egito. Trata-se de uma lio na eleio divina, conforme encontrado por Paulo em Rm 9. Livro: xodo Autor: Tradicionalmente Moiss Data: Cerca de 1400 a.C Propsito: xodo a continuao do relato do Gnesis, mostrando o desenvolvimento dum pequeno grupo familiar de setenta pessoas numa grande nao com milhes de pessoas. Os hebreus viveram no Egito por 430 anos, sendo que a maior parte do tempo em regime de escravido. xodo registra o desenvolvimento de Moiss , a libertao de Israel do seu cativeiro, a sua caminhada do Egito at o monte Sinai para receber a lei de Deus e as instrues divinas a respeito da edificao do tabernculo. O livro termina com a construo do tabernculo como um lugar da habitao de Deus. Lvro: Levitico Autor: Tradicionalmente Moiss Data: Cerca de 1445 a.C Propsito: Em hebraico, o Livro de Levtico recebeu o nome de Vayikra, que significa "E ele chamou". O ttulo hebraico tirado da primeira palavra do livro, que era uma forma costumeira de dar nome s obras antigas. O ttulo "Levtico " derivado da verso grega da obra e significa "assuntos pertencentes aos levitas". O ttulo um pouco enganoso, uma vez que o livro lida com muito mais assuntos relacionados pureza, santidade, todo o sacerdcio, a santidade de Deus e a santidade na vida cotidiana. A palavra "santo" aparece mais de oitenta vezes no livro. Algumas vezes, o Livro de Levtico tem sido encarado como uma obra de difcil compreenso; entretanto, de acordo com a tradio primitiva, foi o primeiro livro a ser ensinado para as crianas na educao judaica. Ele lida com o carter e a vontade de Deus especialmente em assuntos de santidade, que os sbios judeus consideravam de importncia primria. Eles sentiram que, antes de

proceder a outros texto bblicos, as crianas deveriam, antes de mais nada, ser educadas sobre a santidade de Deus e a responsabilidade de cada indivduo pra viver uma vida santa. A Santidade (hebr. Kedushah) uma palavra-chave em Levtico, descrevendo a santidade da presena divina. A santidade est sendo separada do profano, e santo oposto do comum ou secular. Livro: Nmeros Autor: Tradicionalmente Moiss Data: Cerca de 1400 a.C Propsitos: O Livro de Nmero continua o relato do perodo mosaico, que se inicia com o xodo. Comea com Israel ainda no Sinai. A entrada dos israelitas no deserto do Sinai registrada em Ex 19.1. Israel deixa o Sinai em Nm 10.11. Nmero tem duas divises principais: 1) a seo contendo instrues enquanto ainda no Sinai (1.1-10.10); 2) a viagem no deserto que cobre o itinerrio do Sinai at as plancies de Moabe atravs do Jordo da Terra Prometida (10.11-36-13). As instrues no Sinai lidam com a preparao para a viagem, e o resto do livro conta a viagem em si. Livro: Deuteronmio Autor: Tradicionalmente Moiss Data: Cerca de 1400 a.C. Propsitos: Deuteronmio uma srie de recomendaes de Moiss aos israelitas enquanto ele se prepara para morrer e eles se aprontam para entrar na Terra Prometida. Embora Deus o tivesse proibido de entrar em Cana, Moiss experimenta um forte sentimento de antecipao pelo povo. O que Deus havia prometido a Abrao, Isaque e Jac sculos antes est prestes a se tornar realidade. Deuteronmio proclamao de uma segunda chance para Israel. A falta de f e a infidelidade de Israel tinham impedido a conquista de Cana anteriormente. A maioria do povo junto de Moiss entrada da Terra Prometida no tinha testemunhado as cenas no Sinai; eles eram nascido e criados no deserto. Sendo assim, Moiss os exorta trinta e cinco vezes para "entrar e possuir" a terra. Ele os recorda trinta e quatro vezes de que essa a terra que Deus lhes est dando. Livros Histricos Livro: Josu Autor: Incerto (Josu) Data: 1400-1375 a.C. Propsito: O livro comea nas vsperas da entrada de Israel em Cana. Politicamente, Cana se dividia em vrias cidades-estados, cada uma com seu governo autocrtico e todas hostis umas com as outras. Moralmente, as pessoas eram depravadas; a anarquia e a brutalidade eram comuns. A religio Canania enfatizava a fertilidade e o sexo, adorao da serpente e o sacrifcio de crianas. O cenrio estava estabelecido e a terra propcia para a conquista. Em contrapartida, o povo de Israel estava sem ptria havia mais de quatrocentos anos (Gn 15.13). Eles tinham vivido em servido aos Faras egpcios e depois ficaram perambulando sem rumo no deserto por mais de quarenta anos. Entretanto, embora imperfeitamente, continuavam fiis ao nico

e verdadeiro Deus e se apegavam promessa que ele tinha feito ao antepassado deles, Abrao. Sculos antes, Deus havia prometido transformar Abrao e seus descendentes em uma grande nao e dar-lhes Cana como ptria sob a condio de que eles continuassem fiis e obedientes a ele (Gn 17) . Agora, eles estavam prestes a vivenciar o cumprimento dessa promessa. Livro: Juzes Autor: desconecido Data: 1050 e 1000 a.C. Propsito: Juzes cobre um perodo catico na histria de Israel: cerca de 1380 a 1050 aC. Sob a liderana de Josu, Israel conquistou e ocupou de forma geral a terra de Cana, mas grandes reas ainda permaneceram por ser conquistadas pelas tribos individualmente. Israel praticava continuamente o que era mau aos olhos do Senhor e "no havia rei em Israel, porm cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos" (21.25). Ao servirem de forma deliberada a deuses estranhos, o povo de Israel quebrava a sua aliana com o Senhor. Em conseqncia, o Senhor os entregava nas mos dos opressores. Cada vez que o povo clamava ao Senhor, este, com fidelidade, levantava um juiz a fim de prover libertao ao seu povo. Estes juizes, a quem o Senhor escolheu e ungiu com o seu Esprito, eram militares e civis. O Livro de Juizes no olha apenas retroativamente para a conquista de Cana, liderada por Josu, registrando as condies em Cana durante o perodo dos juzes, mas tambm antecipa o estabelecimento da monarquia em Israel. Livro: Rute Autor: Desconhecido Data: Entre 1050 e 500 a.C. Propsito: Livro: 1 Samuel Autor: Incerto (Samuel) Data: Entre 931 e 722 a.C. Propsito: Israel havia sido governado por juizes que Deus levantou em momentos cruciais da histria da nao; no entanto, a nao havia se degenerado moralmente e politicamente. Havia estado sob a investida violentas e desalmadas dos filisteus. O templo de Sil fora profanado e o sacerdcio se mostra corrupto e imoral. Em meio a essa confuso poltica e religiosa surge Samuel, o milagroso filho de Ana. De uma forma notvel, a renovao e a alegria que esse nascimento trouxe sua me prefiguram o mesmo para a nao. Livro: 2 Samuel Autor: Sacerdote Abiatar, Samuel e outros. Data: Entre 931 e 722 a.C. Propsito: 2 Sm trata da ascendncia de Davi ao trono e dos quarenta anos do seu reinado. O livro est enfocado na sua pessoa. E comea com a morte de Saul e Jnatas na batalha do monte Gilboa. Davi , ento, ungido rei sobre Jud, sua prpria tribo. H um jogo de pode pela casa de Saul entre Isbosete, filho de Saul e Abner comandante-chefe dos exrcitos de Saul. Embora a rebelio tenha sido sufocada, esse relato sumrio descreve os sete

anos e meio anteriores unificao do reino por Davi. "E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porm Davi se ia fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo" (3.1) Davi unifica tanto a vida religiosa quanto poltica da nao ao trazer a arca do Testemunho da casa de Abinadabe, onde havia estado deste que fora recuperada dos filisteus (6.1-7.1). Livro: 1 Reis Autor: Desconhecido, (Jeremias) Data: Entre 560 e 538 a.C. Propsito: Os acontecimentos descritos em 1 Rs abrangem um perodo de cerca de 120 anos. Recorda as turbulentas experincias do povo de Deus desde a morte de Davi, em cerca de 971 aC, at ao reinado de Josaf (o quarto rei do Reino de Jud) e o reinado de Acazias (o nono rei do Reino de Israel), em cerca de 853 aC. Esse foi um perodo difcil da histria do povo de Deus, foram grandes mudanas e sublevaes. Havia luta interna e presso externa. O resultado foi um momento tenebroso, em que um reino estvel, dirigido por um lder forte, dividiu-se em dois. Livro: 2 Reis Autor: Desconhecido, (Jeremias) Data: Entre 560 e 538 a.C. Propsito: Os acontecimentos descritos em 2 Rs abrangem um perodo de cerca de 300 anos. Recorda as turbulentas experincias do povo de Deus desde o reinado de Acazias (o nono rei Israel) ao redor de 853 aC., incluindo a queda de Israel para a Assria em 722 aC, passando pela deportao de Jud para a Babilnia em 586 aC e terminando com a libertao do rei Joaquim em 560 aC. Esse foi um perodo difcil da histria do povo de Deus, foram grandes mudanas e sublevaes. Havia luta interna e presso externa. O resultado foi um momento tenebroso na histria do povo de Deus: colapso e conseqente cativeiro de ambas as naes. Livro: 1 Crnicas Autor: Atribudo a Esdras Data: Entre 425 e 400 a.C. Propsito: O livro de 1Cr cobre o perodo que vai de Ado at a morte de Davi, ao redor de 971 aC. um perodo de tempo extraordinrio, pois abrange o mesmo perodo coberto pelos primeiros 10 livros do AT, de Gn at 2Sm. Se as genealogias de 1 Cr 1-9 fosse ignoradas, 1 e 2Cr cobririam aproximadamente o mesmo perodo de tempo de 1 e 2Rs. No entanto, o cenrio especfico de 1 e 2Cr o perodo de tempo que vem depois do exlio. Durante essa poca, o mundo antigo estava sob o controle do poderoso Imprio Perda. Tudo o que restou dos gloriosos reinados de Davi e Salomo foi a pequena provncia de Jud. Os persas substituram o rei por um governador provincial. Apesar de que o povo de Deus tenha recebido licena pra voltar para Jerusalm e reconstruir o templo, a sua situao era muito diferente da dos anos dourados de Davi e Salomo. Livro: 2 Crnicas Autor: Atribudo a Esdras

Data: Entre 425 e 400 a.C. Propsito: O livro de 2Cr cobre o perodo que vai do comeo do reinado de Salomo, em 971 aC, at ao final do exlio ao redor de 538 aC. No entanto, o cenrio especfico de 1 e 2Cr o perodo de tempo que vem depois do exlio. Durante essa poca, o mundo antigo estava sob o controle do poderoso Imprio Perda. Tudo o que restou dos gloriosos reinados de Davi e Salomo foi a pequena provncia de Jud. Os persas substituram o rei por um governador provincial. Apesar de que o povo de Deus tenha recebido licena pra voltar para Jerusalm e reconstruir o templo, a sua situao era muito diferente da dos anos dourados de Davi e Salomo. Livro: Esdras Autor: Atribudo a Esdras Data: Entre 538 e 457 a.C. Propsito: Duas grandes mensagens emergem de Esdras: a fidelidade de Deus e a infidelidade do homem. Deus havia prometido atravs de Jeremias (25.12) que o cativeiro babilnico teria durao limitada. No momento apropriado, cumpriu fielmente a sua promessa e induziu o esprito do rei Ciro da Prsia a publicar um dito para o retorno dos exilados (1.1-4). Fielmente, concedeu liderana (Zorobabel e Esdras), e os exilados so enviados com despojos, incluindo itens que haviam sido saqueados do templo de Salomo (1.5-10). Quando o povo desanimou por causa da zombaria dos inimigos, Deus fielmente levantou Ageu e Zacarias para encorajar o povo a completar a obra. O estmulo dos profetas trouxe resultados (5.1,2). Finalmente, quando o povo se desviou das verdades da sua apalavra, Deus fielmente enviou um sacerdote dedicado que habilidosamente instruiu o povo na verdade, chamando-o confisso de pecado e ao arrependimento dos seus caminhos perversos (caps. 9-10). Livro: Neemias Autor: Neemias Data: Cerca de 423 a.C. Propsito: Neemias expressa o lado prtico, a vivncia diria da nossa f em Deus. Esdras havia conduzido o povo a uma renovao espiritual, enquanto Neemias era o Tiago do AT, desafiando o povo a mostrar a sua f por meio das obras. A primeira seo do livro (caps. 1-7) fala sobre a construo do muro. A segunda seo do Livro (caps. 8-10) dirigida ao povo que vivia dentro dos muros. E Na ltima seo (caps.11-13), o povo restaurado obedincia da Palavra de Deus, enquanto Neemias, o leigo, trabalha junto com Esdras, o profeta. Livro: Ester Autor: Desconhecido Data: Cerca de 465 a.C. Propsito: Ester um estudo da sobrevivncia do povo de Deus em meio hostilidade. Ham, o homem mais importante depois do rei, deseja a aniquilao dos judeus. Ele manipula o rei para que execute os judeus. Ester

introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar seu povo. Ham enforcado; e Mardoqueu, lder dos judeus no Imprio Persa, se torna primeiro ministro. A festa de Purim instituda para marca a libertao dos judeus. Livros Poticos Livro: J Autor: Incerto (Moiss ou Salamo) Data: No especificada ( do sc. V ao II a.C.) Propsito: O Livro de J tem sido chamado de "poema dramtico de uma histria pica". Os caps 1-2 so um prlogo que descreve o cenrio da histria. Satans apresenta-se ao Senhor, junto com os filhos de Deus, e desafia a piedade de J, dizendo: "Porventura, teme J a Deus debalde?" (1.9). Vai mais longe e sugere que se J perdesse tudo o que possua, amaldioaria a Deus. Deus d licena a satans para provar a f que tinha J, privando-o de sua riqueza, da sua famlia e, finalmente, da sua sade. Mesmo assim, "em tudo isto no pecou J com os seus lbios" (2.10). Livro: Salmos Autor: Davi, Asafe, filhos de Cor e outros Data: entre 1000 e 300 a.C. Propsito: O ttulo hebraico deste livro, Sepher Tehillim, significa "Livro de Louvores". Os ttulos gregos, Psalmoi ou Psalterion, denotam um poema que deve ser acompanhado por um instrumento de cordas. Entretanto, o Saltrio contm mais do que cnticos para o templo e hinos de louvor. Ele inclui elegias, lamentaes, oraes pessoais e patriticas, peties, meditaes, instrues, antfonas histporicas e tributos em acrsticos sobre temas nobres. Livro: Provrbios Autor: Salomo, Agur e rei Lemuel Data: Cerca de 950 a.C. Propsito: Sob a liderana de Salomo, Israel alcanou sua maior extenso geogrfica e desfrutou da menor violncia de todos o perodo monrquico. "Pacifico", o significado de seu nome, descreve o reinado de Salomo. E paz, com sabedoria, trouxe prosperidade sem precedentes para a nao, o que se tornou motivo de respeito e admirao para o rainha de Sab (1Rs 10.6-9) e pra outros governantes da poca. Palavras sbias, como msica ou outras formas de arte, tendiam a florescer em tal poca, e ento durar pelas geraes seguintes. Livro: Eclesiastes Autor: Salomo Data: Cerca de 931 a.C. Propsito: O livro de Ec apresenta todos os indcios de ser um ensaio literrio cuidadosamente composto que precisa ser compreendido em sua totalidade antes de poder ser entendido em parte. O Contedo do livro definido por versos quase idnticos (1.2; 12.8), que circunscrevem o livro ao antecipar e resumir as concluses do autor. O tema definido em 1.3: "Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?"

Ou, pode a verdadeira sabedoria ser encontrada por um ser humano parte da revelao de Deus? Livro: Cntico dos Cnticos Autor: Salomo Data: Entre 970 a 930 aC Propsito: O livro de Ct a melhor de todas as canes, um trabalho literrio de arte e uma obra- prima teolgica. No sc. II, um dos maiores rabinos, Akida bem Joseph, disse: "No mundo inteiro, no h nada que se iguale ao dia em que o Cntico dos Cnticos foi entregue a Israel." O livro de Ct, em si, como a sua fruta favorita, a rom, em cores vivas e repleto de sementes. Bastante diferente de qualquer outro livro bblico. Ele merece considerao especial como arqutipo bblico que apresenta, de um modo novo, as realidades bsicas das relaes humanas. Ct emprega linguagem simblica pra expressar verdades eternas, em semelhana ao Livro de Apocalipses. Ct contm descries da mulher sulamita juntamente com uma exibio completa dos produtos de seu jardim. Isso deve ser entendido como um paralelo potico do amor conjugal e como bnos ao povo da aliana, em sua terra. Profetas Maiores Livro: Isaias Autor:Isaias Data: Entre 700 - 690 a.C. Propsito: Isaias profetizou no perodo mais crucial da histria de Jud e Israel. Ambos os reinos do Norte e do Sul haviam experimentado cerca de meio sculo de poder e prosperidade crescentes. Israel, governado por Jeroboo e outros seis reis de menor importncia, tinha sucumbido ao culto pago; Jud, sob Uzias, Joto e Ezequias, manteve uma conformidade exterior ortodoxia, mas, gradualmente, caiu num srio declnio moral e espiritual (3.826). Lugares secretos de culto pagos eram tolerados; o rico oprimia o pobre; as mulheres negligenciavam suas famlias na busca do prazer carnal; muitos dos sacerdotes e profetas tornaram-se bbados que queriam agradar os homens (5.7-12,18-23; 22.12-14). Livro: Jeremias Autor: Jeremias Data: Entre 626-586 a.C. Propsito: O livro consiste principalmente em uma breve introduo (1.13), uma coleo de orculos contra Jud e Jerusalm, que Jeremias ditou ao seu escriba Baruque (1.4-20.18), orculos contra naes estrangeiras (25.1538; caps 46-51), acontecimentos sobre Jeremias escritos em terceira pessoa, provavelmente por Baruque (caps 26-45), e um apndice histrico (cap 52), que quase idntico a 2Rs 24-25. As profecias do livro no esto em ordem cronolgica. Jeremias tinha um corao compassivo para com o seu povo e orou por ele mesmo quando o Senhor lhe disse que no fizesse isso. Ainda assim, condenou os governantes, os sacerdotes e os falsos profetas por levar o povo perdio. Atacou tambm o povo por sua idolatria e proclamou um juzo

severo a menos que o povo se arrependesse. Conhecendo as intenes de Deus, defendeu a rendio Babilnia e escreveu aos que j estavam no exlio para que se estabelecessem e vivessem suas vidas normalmente. Foi estigmatizado por muitos como traidor por causa da sua pregao. Entretanto, Jeremias tinha em seu corao o melhor para o povo. Sabia que a nao seria destruda caso a aliana de Deus no fosse honrada. Mas Deus tambm se interessava pelos indivduos e seu relacionamento para com ele. Como Ezequiel, Jeremias enfatizou a responsabilidade individual. Livro: Lamentaes de Jeremias Autor: Jeremias Data: 587 a.C. Propsito: As lamentaes caracterizam seis temas principais, todos relacionados com o conceito de sofrimento: O sofrimento deles era o resultado dos seus pecados. Esse forte tema visto em cada captulo ( como em 1.5; 2.14; 3.42; 4.13; 5.16). No tempo em que foram escritos, isso era obviamente aceiro. At mesmo os babilnios reconheceram o fato (Jr 40.3). Eles sabiam que o seu sofrimento no havia v indo sobre eles por acaso. Ele foi devido ira de Deus provocada por seus pecados (2.1). Ele estava lidando com a situao espiritual deles, e eles tinham de sentir isso de modo pessoal. Livro: Ezequiel Autor: Ezequiel Data: Entre 593-573 a.C. Propsito: A responsabilidade moral do indivduo um tema de primeira importncia em sua mensagem. A responsabilidade coletiva no mais resguarda o indivduo. Cada um deve aceitar uma responsabilidade pessoal pela desgraa da nao. Cada um responsvel pelo seu pecado individual (18.24). Foi o peso do pecado acumulado de cada indivduo que contribui para o rompimento do concerto de Deus com Israel, e cada qual leva uma poro da culpa pelo julgamento que resultou no exlio. O livro est facilmente dividido em trs sees: o julgamento de Jud (4-24), o julgamento das naes pags ( 2532) e as futuras bnos pelo concerto de Deus com o povo (33-48). Livro: Daniel Autor: Daniel Data:Final do sc. VI a.C. Propsito: O propsito mostrar que o Deus de Israel, o nico Deus, mantm sob seu controle o destino de todas as naes. Daniel se compe de trs partes principais: Introduo pessoa de Daniel (1), os testes decisivos do carter de Daniel e o desenvolvimento de suas habilidades de interpretao proftica (2-7) e a srie de vises de Daniel sobre reinos e acontecimentos futuros (8-12). Nesta parte final, Daniel se apresenta como livro proftico bsico para a compreenso de muitas coisas da Bblia. Muitos aspectos de profecias relacionadas com os tempos do fim dependem da compreenso deste livro. Os comentrios de Jesus no Sermo do Monte das Oliveiras (Mt 24; 25) e muitas das revelaes dadas ao apstolo Paulo encontram harmonia e coeso em Dn (ver Rm 11; 2Ts 2). Da mesma forma, Daniel se torna um companheiro de estudo necessrio do Livro de Apocalipse.

Profetas Menores Livro: Osias Autor: Osias Data: Cerca de 750 a.C. Propsito: O Livro de Osias a respeito de um povo que tinha necessidade de ouvir sobre o amor de Deus, de um Deus que queria falar com eles e da maneira singular que Deus escolher para demonstrar seu amor a seu povo. O povo pensava que o amor poderia ser comprado ("...mercou Efraim amores", 8.9), que o amor era uma busca de uma autogratificao ("Irei atrs de meus namorados, que me do..." 2.5) e que amando objetos sem calor, pudesse conseguir benefcios positivos ("... Se tornaram abominveis como aquilo que amaram", 9.10). Deus quis que Israel conhecesse seu amor, um povo que buscou objetos sem valor ("Quando Israel era menino, eu o amei..." 11.1), foi guiado com uma meiga disciplina ("cordas de amor", 11.4) e que persistiu, apesar de o povo correr e da resistncia dele ("Como te deixaria?", 11.8). O problema era como levar a mensagem de um Deus de amor a um povo que no estava inclinado a dar ouvidos e, provavelmente, no entender, se eles ouvissem. A soluo de Deus era deixar o profeta ser seu prprio sermo. Osias se casaria com uma mulher impura ("mulher de prostituies", 1.2), a amaria inteiramente, e dela teria filhos (1.3), e iria atrs dela, e traria de volta quando ela se desviasse ("Vai outra vez, ama uma mulher", 3.1). Em resumo, Osias tinha de mostrar seu prprio amor a Gomer, o tipo de amor que Deus tinha por Israel. Livro: Joel Autor: Joel Data: Entre 835-805 a.C. Propsito: Joel profetizou numa poca de grande devastao de toda a terra de Jud. Uma enorme praga de locustas havia despido a zona rural de toda a vegetao, destruiu at as pastagens tanto das ovelhas como do gado, at mesmo tirou a casca das rvores de figo. Em apenas algumas horas, o que tinha sido um terra bonita, verdejante, havia se tornado um lugar de desolao e destruio. Descries contemporneas do poder destrutivo dos enxames de locustas confirma a descrio de Jl acerca da praga. A praga das locustas acerca do que Jl escreveu era maior que qualquer um jamais havia visto. Toda a safra foi perdida, e as sementes da safra para o plantio seguinte tambm foram destrudas. A fome e a seca se apoderaram de toda a terra. Tanto o povo como os animais estavam morrendo. Ela foi to profunda e desastrosa, que Joel viu uma explicao: era o julgamento de Deus. Livro: Ams Autor: Ams Data: Entre 760 -750 a.C. Propsito: O livro de Am basicamente uma mensagem de julgamento. Julgamento sobre as naes, orculos e vises de julgamento divino sobre Israel. O tema central do livro que o povo de Israel havia quebrado seu concerto com Deus. Como resultado, o castigo de Deus sobre eles por causa

do pecado ser severo. Ams comea com uma srie de acusaes contra os sete vizinhos de Israel, incluindo Jud, e, depois, ele acusa Israel (1.3-1.16). Cada nao estrangeira tem de ser castigada por ofensas especificas, seja contra Israel ou qualquer outra nao. Esse julgamento sobre as naes nos ensina que Deus um Monarca universal. Todas as naes esto sob seu controle. Elas tm de prestar contas a Deus pelos maus tratos s outras naes e povos. Israel e Jud, todavia sero punidos porque eles quebraram seu concerto com Deus. A seo seguinte (3.1-6.14) uma srie de trs orculos ou sermes direcionados contra Israel. Eles incluem a ameaa de exlio. Uma terceira seo (7.1-9.10) uma srie de cinco vises e julgamento, em duas das quais Deus se retira. Finalmente, Ams promete restaurao para Israel (9.11-15). Livro:Obadias Autor: Obadias Data: Aps 586 a.C. Propsito: Obadias o menor livro do AT. Ele comea com um ttulo que identifica a profecia como "viso de Obadias" e que atribui o pronunciamento do Senhor Jeov (v.1). O livro dividido em duas sees principais. A primeira (vs 1-14) enderea a Edom e anuncia sua inevitvel queda. Da sua posio de soberba e falsa segurana, Deus ir derrib-lo (vs 2-4). A terra e o povo sero saqueado e espoliados, a destruio final e completa (vs 5-9). Por qu? Por causa da violncia que Edom praticou contra seu irmo Jac (v.10), porque Edom de regozijou com o sofrimento de Israel e juntou-se com seus atacantes para roubar e violar Jerusalm no dia da sua calamidade (vs 11-13) e porque os edomitas impediram a fuga do povo de Jud e os entregou aos invasores (v.14). Livro: Jonas Autor: Jonas Data: Por volta de 760 a.C ou aps 612 a.C Propsito: O livro de Jonas, embora tenha sido colocado entre os profetas no cnon, diferente do outros livros profticos, pois ele no tem uma profecia que no contenha uma mensagem; a histria a mensagem. A histria recorda um dos mais profundo conceitos teolgicos encontrados no AT. Deus ama todas as pessoas e deseja compartilhar seu perdo e misericrdia com elas. Israel havia sido encarregado de entregar aquela mensagem, mas, de algum modo, eles no compreenderam a importncia dela. Essa falha conseqentemente levou-os a um orgulho religioso extremo. No Livro de Jonas, pode ser encontrada a semente do farisasmo no NT. Livro: Miquias Autor: Miquias Data: Entre 704 e 696 a.C Prpsito: O Livro de Mq uma profecia acerca do Senhor, que no tem concorrentes no perdo dos pecados e na compaixo pelos pecadores. Sua fidelidade compassiva mantm um concerto com Abrao e seus descendentes. A "excelncia do nome do Senhor" (5.4) est caracterizada, bem como a face do Senhor (3.4), seu louvor (2.9), seus caminhos (4.2), seus pensamentos

(4.12), sua fora (5.4), suas justias (6.5; 7.9) e sua conseqente ira (7.9) e furor (5.15; 7.18) contra todas as formas de rebelio moral. Livro: Naum Autor: Naum Data: Pouco antes de 612 a.C. Propsito: O livro de Naum focaliza-se num nico interesse: a queda da cidade de Nnive. Trs sees principais, correspondentes aos trs captulos, abrangem a profecia. A primeira descreve o grande poder de Deus e como aquele poder opera na forma de proteo pra o justo, mas de julgamento para o mpio. Embora Deus nunca seja rpido em julgar, sua pacincia no pode ser admitida sempre. Toda a Terra est sob o seu controle; e, quando ele aparece em poder, at mesmo a natureza treme diante dele (1.1-8). Na sua condio de misria e aflio (1.12), Jud podia facilmente duvidar da bondade de Deus e at mesmo questionar os inimigos de seu povo (1.13-15) e remover a ameaa de uma nova angstia (1.9). A predio do juzo sobre Nnive forma uma mensagem de consolao para Jud (1.15) Livro: Habacuque Autor: Habacuque Data: Cerca de 600 a.C Propsito: O Livro de Hc d um relato de uma jornada espiritual, contando sobre a trajetria de um homem da duvida adorao. A diferena entre o incio do Livro (1.1-4) e o final do livro (3.17-19) impressionante.Nos primeiros quatro versculos, Hc oprimido por circunstncia existente ao redor dele. Ele no consegue pensar em nada alm da iniqidade e da violncia que ele v entre o seu povo. Embora Hc se dirija a Deus (1.2), ele cr que Deus se retirou do cenrio da terra: as palavras de Deus foram esquecidas; suas mos no se manifestam; Deus no pode ser encontra em lugar algum. Os homens esto na direo, e os homens vis, por isso mesmo, tambm. E eles agem como seria esperado que agissem os homens sem controle de Deus. Estas palavras e frases descrevem a cena: "iniqidade... Vexao... Destruio... Violncia... Contenda... Litgio... A lei se afrouxa... A sentena nunca sai... O mpio cerca o justo... Sai o juzo pervertido". Livro: Sofonias Autor: Sofonias Data: Cerca de 630 a.C. Propsito: Sofonias considerava o desenvolvimento poltico de Israel, de Jud e todas as naes circunvizinhas da perspectiva de que o povo devia aprender que Deus estava envolvido em todos os assuntos da histria. Falando como um orculo de Deus, ele entende que Deus usa governos estrangeiros pra levar julgamento sobre se rebelde povo escolhido. Sf est apavorado com o fato de que, aps a catstrofe das tribos do Norte, o povo de Jud ainda mantinha a absurda noo de que Deus fosse incapaz de fazer bem ou mal ( 1.12). Os escritos de Sofonias tem trs componentes: 1) o pronunciamento de um julgamento especfico e, freqentemente, o julgamento universal do pecado; 2) um apelo ao arrependimento, porque Deus justo e deseja perdoar; 3) uma promessa segundo a qual o restante que fez de Deus seu refgio ser salvo.

Livro: Ageu Autor: Ageu Data: Cerca de 520 a.C. Propsito: Ageu em 520 aC, ajuntou aos exilados que haviam retornada sua terra natal em 536 aC, para reconstruir o templo do Senhor. Eles haviam comeado bem, construindo um altar e oferecendo sacrifcios, estabelecendo, ento, o fundamento para a Casa do Senhor no ano seguinte. A construo havia cessado, todavia quando os inimigos zombaram dos esforos dos construtores . Mas, o ministrio de Ageu e o de Zacarias fizeram com que o povo se reanimasse e completasse a tarefa em cinco anos. O templo reconstrudo foi dedicado em 515 a.C. Livro: Zacarias Autor: Zacarias Data: 520-475 a.C. Propsito: O livro de Zc comea com a veemente palavra do Senhorpara o povo se arrepender e se voltar novamente para seu Deus. O livro est repleto de referncias de Zc palavra do Senhor. O profeta no entrega sua prpria mensagem, mas ele, fielmente, transmite a mensagem dada ele por Deus. O povo chamado para se arrepender de sua apatia e completar a tarefa que no foi terminada. Livro: Malaquias Autor: Malaquias Data: Cerca de 450 a.C. Propsito: Na sua declarao de abertura, Malaquias salienta o amor imutvel de Deus por seu povo, devido sua misericrdia, que dura para sempre. Este o fundo paras as reprovaes e exortaes que se seguem. Primeiro, o profeta salientam o desdm aberto e arrogante dos sacerdotes pela Lei e sua influncia negativa sobre o povo. O profeta mostra que eles provocam muita queda no pecado. Portanto, ele os adverte de que o Senhor no ser um espectador inativo, mas, a no ser que eles se arrependam, sero castigados severamente. Perodo Intertestamentrio Por quase quatrocentos anos, Deus no chamou nenhum profeta para dizer "assim diz o Senhor". Em todo este tempo nenhum escritor inspirado apareceu. Por isso este tempo chamado "Os Anos Silenciosos" ou "O Perodo Negro". O perodo intertestamentrio, 397 - 6 a.C., provocou muitas mudanas no mundo em geral e entre os Judeus em particular. Se pudermos entender, um pouco, o que aconteceu neste perodo que a Bblia no nos revela, poderemos compreender melhor o povo que existiu no Novo Testamento e o porqu de muitas palavras de Jesus no Novo Testamento. Podemos dividir esta seo, neste perodo, entre os acontecimentos polticos e religiosos ou os externos ou os internos. A. Externo (Poltico)

Os povos que controlavam o mundo sempre deixaram traos da sua civilizao entre o povo que conquistavam. Arquitetura, lngua, educao, maneiras de comer e vestir, formas e estilos de governo, etc., so s algumas das maneiras que uma nao influenciava uma outra. 1. Controle Mundial a. Babilnia Os Babilnicos levaram o reinado do Sul, Israel, cativo em 587 a.C. b. Medo-Persa Os Medo-Persas tomaram o controle do mundo dos Babilnicos em 537 a.C. c. Grego Os gregos tomaram o controle do mundo dos Medo- Persas em 333 a.C. Alexandre o Grande, que era o "bode que tinha um chifre insigne entre os olhos" de Daniel 8.1-7, conquistou o mundo antigo. Pelo domnio grego, a linguagem e civilizao grega foram espalhadas em todo a parte do mundo conhecido naquele tempo. Este controle do mundo continuou atravs dos seus quatro generais que dividiram o poder na morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., at que os Romanos vieram em 63 a.C. d. Romano Os Romanos estabeleceram o Imprio Romano em 27 a.C. com Octavianus, tomando o poder sobre o nome de Augustos. Quando comea o Novo Testamento, os Romanos esto reinando sobre Jerusalm e o mundo. 2. Controle de Jerusalm Apesar das naes que conquistaram o mundo, Jerusalm foi dominada por outras naes em tempos curtos, mas significativos. Os que exerceram controle sobre Jerusalm e os anos que estes dominaram so: a. Perodo Prsico: 536 -333 a.C. b. Perodo Grego: 333 - 323 a.C. c. Perodo Egpcio: 323 - 204 a.C. d. Perodo Srio: 204 - 165 a.C. e. Perodo dos Macabeus: 165 a.C. - 63 a.C. f. Perodo Romano: 63 a.C. - Novo Testamento

B. Interno (Religioso) Muitas coisas citadas no Novo Testamento, no so mencionadas no Velho Testamento. Desde que o Velho Testamento no fala nada destas coisas, e o Novo Testamento as menciona, devemos entender que foi durante o perodo intertestamentrio que estas foram introduzidas. Por causa do tempo tumultuoso em que Jerusalm viveu nestes quatrocentos anos varias seitas, instituies e prticas entre os judeus foram desenvolvidas. A histria humana nos relata muitos fatos que pode nos ajudar entender vrias referncias de Jesus e os Apstolos estas seitas, instituies e a estes grupos.
Fontes: A Bblia Sagrada, Sociedade Bblica Trinitariana do Brasil, So Paulo, 1994. BAXTER, J Sidlow. Explore the Book CUNNINGHAM, Bob. Things Hereafter HENRY, Matthew. Matthew Henry's Commentary on the Whole Bible, Je. Guardian Press, Grand Rapids, 1976. HOLMAN, A. J. Bblia Sagrada com esboos e snteses. Editora Vida, 1981. HUCKABEE, D.W. Studies in Jude POOLE, Matthew. Matthew Poole's Commentary on the Holy Bible, MACDONALD PUBLISHING COMPANY, MCLEAN, Red Family Bible, USA SCOFIELD, C.I. A Bblia Sagrada com referncias e anotaes, Spanish Publicators, Inc., 1987 White Family Bible, USA World Book Encyclopedia, EUA

Cnon do Novo testamento Como se formou? O Novo Testamento foi escrito por volta dos anos 50 e 90 d.C., e todas as correntes majoritrias do Cristianismo aceitam os seus vinte e sete livros como inspirados e cannicos. Existem vrias linhas de evidncias que apiam a concepo evanglica de que o cann do Novo Testamento est fechado. Primeiramente, Jesus prometeu um cnon fechado ao limitar a autoridade de ensino aos Apstolos, que morreram todos antes do final do primeiro sculo. As razes para crer que os vinte e sete livros do Novo testamento atual, e somente estes livros,pertencem ao cnon cristo so muito slidas. As evidncias incluem a promessa de Jesus, a providncia de Deus, a preservao feita pelo povo de Deus, e a proclamao da igreja. Apcrifos Jesus: Antigo Testamento x Novo Testamento

II.

Provas

Anda mungkin juga menyukai