Anda di halaman 1dari 18

ATLAS BSICO DE ANATOMIA

TERMINOLOGIA ANATMICA ATUALIZADA


Revisada em: MAIO/2010

SISTEMA GENITAL
NOME: R.A. :

Arnaldo F. Silva
LABORATRIO DE ANATOMIA

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
APOSTILAS, TUTORIAIS, TESTES, JOGOS, VDEOS, ETC.

NORMAS DO LABORATRIO DE ANATOMIA


(NORMAS DE BIOSEGURANA - no sero abertas excees).

USO OBRIGATRIO:
JALECO OU AVENTAL BRANCO DE MANGAS COMPRIDAS (FECHADO!) SAPATOS FECHADOS DE COURO OU MATERIAL SIMILAR CALAS COMPRIDAS CABELOS PRESOS, QUANDO LONGOS LUVAS QUANDO MANIPULAR MATERIAL FORMOLIZADO

PROBIDO:
GRVIDAS E CRIANAS NO LABORATRIO. USAR CELULARES E/OU GRAVADORAS DE IMAGENS (crime federal) ALIMENTAR-SE ( Inclusive lquidos ) COLOCAR BOLSAS OU MOCHILAS SOBRE AS BANCADAS BRINCAR OU FAZER PIADAS COM AS PEAS CADAVRICAS (crime federal) USAR CANETAS PARA APONTAR ESTRUTURAS REMOVER PEAS ANATMICAS PARA FORA DO LABORATRIO (crime federal) DESRESPEITAR PROFESSORES, MONITORES OU FUNCIONRIOS

Os infratores sero punidos conforme o regimento disciplinar.


"Ao manipular a pea anatmica cadavrica, parte de um cadver desconhecido, lembre-se que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela f e pela esperana daquela que em seu seio o agasalhou. Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianas e dos jovens. Por certo amou e foi amado, esperou e acalentou um amanh feliz e sentiu saudades dos outros que partiram. Agora jaz na fria bancada de estudo, sem que por ele se tivesse derramado uma lgrima sequer, sem que tivesse uma s prece. Seu nome, s Deus sabe. Mas o destino inexorvel deu-lhe o poder e a grandeza de servir humanidade. A humanidade que por ele passou indiferente" (Rokitansky, 1876) Adaptao feita por Arnaldo Fernandes.

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com 2

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

SISTEMA GENITAL FEMININO


O sistema genital feminino o conjunto de rgos responsveis pela reproduo na mulher.

Esse sistema composto por rgos gametgenos (produtores de gametas) e rgos gametforos (por onde transitam os gametas), alm de um rgo que proporciona o desenvolvimento de um novo ser vivo. rgos Genitais Femininos Os rgos genitais femininos so inicialmente divididos em: Internos: ovrios, tubas uterinas, tero e vagina; Externos( Pudendo): monte do pbis, lbios maiores do pudendo, lbios menores do pudendo, estruturas erteis e glndulas vestibulares. Posteriormente a esta diviso, os rgos so classificados e distribudos de acordo com suas respectivas funes: OVRIOS : rgos responsveis pela produo de gametas (vulos) TUBAS UTERINAS : vias condutoras dos gametas TERO : rgo que abriga o novo ser vivo VAGINA : rgo de cpula,via do parto (normal) GLNDULAS ANEXAS:Glndulas vestibulares maiores e Glndulas vestibulares menores. As secrees dessas glndulas tornam as estruturas midas e propcias para a relao sexual; ESTRUTURAS ERTEIS: CLITRIS e BULBO DO VESTBULO Apresentam formao por tecido especial (ertil) que se enche de sangue, proporcionando assim, aumento de seu volume. RGOS GENITAIS EXTERNOS: no conjunto tambm so chamados de PUDENDO FEMININO. So: Monte do pbis,Lbios maiores do pudendo, Lbios menores do pudendo, Clitris, Bulbo do vestbulo e Glndulas vestibulares.

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com Ovrios
Os ovrios localizam-se na cavidade plvica entre a bexiga e o reto, na escavao retouterina. Esses rgos produzem os vulos e tambm hormnios, que por sua vez controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios e atuam sobre o tero nos mecanismos de implantao do vulo fecundado e incio do desenvolvimento do embrio. Os ovrios fixam-se pelo mesovrio face posterior do ligamento largo do tero, porm, esses rgos no so revestidos pelo peritnio. Por estarem fixados face posterior do ligamento largo do tero, os ovrios acompanham o tero na gravidez. So rgos que, antes da primeira ovulao (expulso do vulo pela superfcie do ovrio), apresentam-se lisos e rosados, mas aps isso, tornam-se branco-acinzentados e rugosos; isso ocorre decorrente das cicatrizes deixadas pelas consecutivas ovulaes. Os ovrios tambm tendem a diminuir de tamanho na fase senil.

Tubas Uterinas
So as estruturas responsveis pelo transporte dos vulos do ovrio para a cavidade do tero. Essas estruturas esto includas na borda superior do ligamento largo do tero, localizando-se entre a bexiga e o reto. interessante salientar que as tubas uterinas, por estarem includas no ligamento largo do tero, acompanham o tero na gravidez. Nas tubas uterinas h o stio uterino da tuba, que uma abertura na extremidade medial da tuba que se comunica com a cavidade uterina e o stio abdominal da tuba que uma abertura na extremidade lateral da tuba que se comunica com a cavidade peritonial para captao do vulo liberado pelo ovrio. As tubas uterinas so subdivididas em quatro partes: Uterina: na parede do tero; Istmo: parte estreita sucessiva a parte uterina; Ampola: parte pouco mais dilatada, onde geralmente ocorre a fecundao; Infundbulo: estrutura em forma de funil, onde h o stio abdominal da tuba. Possui tambm as fmbrias (franjas irregulares) que auxiliam na captao do vulo.

tero
O tero o rgo em que o embrio aloja-se e desenvolve-se at seu nascimento. Est localizado entre a bexiga urinria e o reto. Esse rgo envolvido pelo ligamento largo do tero, que uma prega transversal formada pelo peritnio que, aps recobrir a bexiga, reflete-se do assoalho e paredes laterais da pelve sobre o tero. O ligamento largo do tero divide a cavidade plvica em: Escavao vesicouterina: compartimento anterior disposto entre a bexiga e o reto; Escavao retouterina: compartimento posterior disposto entre o tero e o reto. Como principais meios de fixao do tero h o ligamento largo do tero e o ligamento redondo do tero. Vale destacar que o ligamento largo do tero, devido a sua disposio, acompanha o tero quando esse aumenta de volume no perodo gestacional.

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Nesse rgo, que apresenta a forma de pra invertida, mas pode ter sua forma variada, assim como o tamanho, posio e a estrutura, possvel observar as seguintes subdivises: Fundo do tero: regio acima dos stios das tubas uterinas; Corpo do tero: regio que se comunica de cada lado com as tubas uterinas atravs dos stios das tubas uterinas; Istmo: regio estreita e curta, inferior ao corpo do tero; Colo do tero: regio que faz projeo na vagina comunicando-se com ela atravs do stio do tero. O tero tambm apresenta trs camadas; Endomtrio (interna) : regio que preparada para a implantao do vulo fecundado, sendo assim, sofre modificaes com a fase do ciclo menstrual, uterino ou na gravidez; Miomtrio (mdia) : camada constituda por fibras musculares lisas; tambm a camada mais espessa, sendo responsvel pelas contraes (devido ao msculo liso); Perimtrio ou externa : constituda pelo peritnio, envolvendo externamente o tero. importante destacar que, o endomtrio, mensalmente, prepara-se para receber o vulo fecundado, como dito anteriormente, dessa forma, ocorre aumento de seu volume com formao muitas redes capilares. Caso no ocorra a fecundao, essa camada do endomtrio sofre descamao, com hemorragia; logo, a eliminao sangunea ocorre pela vagina. Esse fenmeno recebe o nome de menstruao.

Vagina
o rgo feminino da cpula, alm disso, uma via para a menstruao e tambm permite a passagem do feto no parto. A vagina comunica-se superiormente com a cavidade do tero atravs do stio do tero e inferiormente abre-se no vestbulo da vagina atravs do stio da vagina, o que possibilita sua comunicao com o meio externo. O canal do parto composto pela vagina e pela cavidade do tero. Esse canal possibilita a passagem do feto no momento do nascimento. Nas mulheres virgens, o stio da vagina parcialmente fechado pelo hmem, que uma membrana pouco espessa de tecido conjuntivo, forrada por mucosa interna e externamente, alm de possuir pequena vascularizao. Sua abertura em forma de meia-lua. As carnculas himenais so os restos de fragmentos aps a ruptura do hmem. H ainda uma estrutura denominada frnice da vagina, que uma parte em contato com a regio do colo do tero. Cabe ressaltar que nessa regio pode haver alojamento de espermatozoides.

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

rgos Genitais Externos


Os rgos genitais externos femininos, no conjunto, tambm so chamados de PUDENDO feminino. Monte do Pbis rgo genital externo. uma elevao mediana, localizada anteriormente snfese pbica e h principalmente em sua composio, tecido adiposo. Aps a puberdade apresenta plos espessos que dispem-se de forma caracterstica. Lbios Maiores do pudendo So estruturas alongadas sob a forma de duas pregas cutneas. Nos lbios maiores h a rima do pudendo, que uma fenda delimitada por essas pregas. Apresentam-se cobertos por plos e com bastante pigmentao aps a puberdade. As faces internas dos lbios maiores so lisas e sem plos. Lbios Menores do pudendo So duas pregas cutneas pequenas, localizadas medialmente aos lbios maiores. Os lbios menores se fundem na regio mais anterior. O espao entre essas pequenas pregas chama-se vestbulo da vagina. No vestbulo da vagina encontram-se as seguintes estruturas: stio externo da uretra stio da vagina; Orifcios dos ductos das glndulas vestibulares. Convm ressaltar que a pele que recobre esses lbios lisa, mida e vermelha. Glndulas Vestibulares Maiores As glndulas vestibulares maiores so em nmero de duas, dispostas profundamente, abrindo seus ductos nas proximidades do vestbulo da vagina. Essas glndulas secretam um muco durante a relao sexual que tem por funo lubrificar a poro inferior da vagina. Glndulas Vestibulares Menores As glndulas vestibulares menores apresentam-se em nmero varivel. Seus ductos desembocam na regio do vestbulo da vagina. As glndulas, de modo geral, produzem secreo no incio da cpula para que as estruturas tornem-se midas e propcias relao sexual. Estruturas Erteis So estruturas compostas por tecido ertil, que dilatam-se como resultado do ingurgitamento sanguneo. Como estruturas erteis femininas, h o clitris, que apresenta duas extremidades fixadas ao squio e ao pbis, os ramos do clitris. Os ramos do clitris unem-se para formar o corpo do clitris, que por sua vez estende-se e forma a glande do clitris.

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

interessante salientar que somente a glande do clitris visvel. Ela est localizada na regio de fuso dos lbios menores. Essa estrutura muito sensvel e est ligada excitabilidade sexual feminina. Outra estrutura ertil o bulbo do vestbulo, que composto por duas massas de tecido ertil, alongadas e dispostas como uma ferradura ao redor do stio da vagina, porm, no so visveis, pois so recobertas pelos msculos bulbo-esponjosos. Quando essa estrutura est preenchida por sangue, dilata-se gerando maior contato entre o pnis e o stio da vagina. Mamas As mamas so consideradas anexos da pele, mas tm importantes relaes funcionais com os rgos da reproduo e seus hormnios. Esses rgos localizam-se ventralmente aos msculos peitoral maior, serrtil anterior e oblquo externo, entre as camadas superficial e profunda da tela subcutnea. As mamas so constitudas por: Parnquima: constitudo pela glndula mamria, que apresenta 15 a 20 lobos piramidais, onde os pices dispem-se no sentido da superfcie enquanto as bases dispem-se para a parte profunda da mama. O corpo da mama o conjunto desses lobos; Estroma: constitudo por tecido conjuntivo envolvendo cada lobo e o corpo mamrio de modo geral. Apresenta ainda em sua constituio, tecido conjuntivo denso e tecido adiposo, sendo que esse ltimo est relacionado com o tamanho e a forma das mamas; Pele: fina, alm disso, apresenta glndulas sebceas e sudorparas. As mamas apresentam forma cnica, porm, varivel, pois sua forma influenciada pela quantidade de tecido adiposo e tambm pelo estado funcional (gestao e lactao), quando, por exemplo, na fase final da gestao, sofre aumento de volume, podendo haver algum enrijecimento decorrente da atuao dos hormnios femininos. Esses rgos comeam a se desenvolver na puberdade e, com o passar do tempo, devido perda de elasticidade das estruturas de sustentao do estroma, tornam-se pedunculados. As mamas apresentam ainda a papila mamria, que uma projeo onde os 15 a 20 ductos lactferos de cada lobo, desembocam. Essa papila possui constituio dada por fibras musculares lisas, alm de serem bastante inervadas. A rea mais escura, onde h glndulas sudorparas e sebceas com formao de pequenos trabculos, a arola mamria.

Curiosidades

Depois de morta, uma mulher pode ter sua idade estimada pela quantidade de rugas (cicatrizes) que seus ovrios apresentam; Gravidez ectpica tubria: ocorre quando o vulo, geralmente fecundado na ampola da tuba uterina, fixa-se tuba e inicia seu processo de desenvolvimento nesse mesmo local; O termo vagina proveniente do latim e significa bainha, pois ela funciona como uma bainha ao envolver o pnis durante a relao sexual; Durante a gravidez a arola torna-se mais escura adquirindo posteriormente essa cor.

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

MONTE DO PUBIS PREPCIO DO CLITRIS GLANDE DO CLITRIS STIO DA URETRA

STIO VAGINAL

ORIFCIOS DOS DUCTOS PARAURETRAIS LBIO MAIOR DO PUDENDO LBIO MENOR DO PUDENDO

VESTBULO DA VAGINA

RAFE DO PERNEO ORIFCIO DA GLNDULA VESTIBULAR MAIOR

NUS

HMEM SEPTADO

INTRITO GESTADO

HMEM ANULAR HMEM CRIBRIFORME

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Lig. tero-ovrico

Lig. tero-ovrico

Lig.tero-ovrico

Colo do tero

Canal do colo do tero

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
Fundo do tero Tuba uterina Ovrio Escavao Vesicouterina Escavao Retouterina Bexiga urinria Vagina Reto Uretra Clitris Lbio menor

m. Esfncter externo do nus

Lbio maior

Ligamento tero-ovrico Tuba uterina Ovrio tero (tracionado para cima) Fscia uterovaginal Colo do tero (parte vaginal) Vagina (rugas vaginais) Carnculas himenais (vestgios do hmem) Vestbulo da vagina Bulbo vestibular Ligamento redondo Ligamento largo

Lbio maior Lbio menor

arn4ldo@gmail.com arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

EXPANO DO TERO NA GRAVIDEZ tero

Bexiga Vagina

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com SISTEMA GENITAL MASCULINO


O sistema genital masculino formado por: Testculos Vias espermticas: epiddimo, canal deferente, uretra. Pnis Escroto Glndulas anexas: prstata, glndulas seminais, glndulas bulbouretrais e glndulas uretrais. Testculos: Cada testculo composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminferos Esses ductos so formados pelas clulas de Srtoli (ou de sustento) e pelo epitlio germinativo, onde ocorrer a formao dos espermatozides. Em meio aos ductos seminferos, as clulas intersticiais produzem os hormnios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsveis pelo desenvolvimento dos rgos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundrios: Estimulam os folculos pilosos para que faam crescer a barba masculina e o plo pubiano. Estimulam o crescimento das glndulas sebceas e a elaborao do sebo. Produzem o aumento de massa muscular nas crianas durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. Fazem com que o desenvolvimento da massa ssea seja maior, protegendo contra a osteoporose. Epiddimos: So dois tubos enovelados que partem dos testculos, onde os espermatozides so armazenados. Canais deferentes: So dois tubos que partem dos testculos, circundam a bexiga urinria e unem-se ao ducto ejaculatrio, onde desembocam as glndulas seminais. Glndulas seminais ( no so vesculas!): So responsveis pela produo de um lquido, que ser liberado no ducto ejaculatrio que, juntamente com o lquido prosttico e espermatozoides, entraro na composio do smen. O lquido das glndulas seminais age como fonte de energia para os espermatozoides e constitudo principalmente por frutose, apesar de conter fosfatos, nitrognio no protico, cloretos, colina (lcool de cadeia aberta considerado como integrante do complexo vitamnico B) e prostaglandinas (hormnios produzidos em numerosos tecidos do corpo. Algumas prostaglandinas atuam na contrao da musculatura lisa do tero na dismenorria clica menstrual, e no orgasmo; outras atuam promovendo vasodilatao em artrias do crebro, o que talvez justifique as cefalias dores de cabea da enxaqueca. So formados a partir de cidos graxos insaturados e podem ter a sua sntese interrompida por analgsicos e anti-inflamatrios).

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Prstata: rgo localizado abaixo da bexiga urinria. Secreta substncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozoides. Glndulas Bulbo Uretrais Sua secreo transparente lanada dentro da uretra para limp-la e preparar a passagem dos espermatozoides. Tambm tem funo na lubrificao do pnis durante o ato sexual. Pnis: considerado o principal rgo do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pnis encontra-se a glande - cabea do pnis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulao da pele que a envolve - o prepcio - acompanhado de estmulo ertico, ocorre a inundao dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considervel aumento do tamanho (ereo). O prepcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreo sebcea espessa e esbranquiada, com forte odor, que consiste principalmente em clulas epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepcio). Quando a glande no consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepcio, diz-se que a pessoa tem fimose. Uretra comumente um canal destinado para a urina, mas os msculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereo para que nenhuma urina entre no smen e nenhum smen entre na bexiga. Todos os espermatozoides no ejaculados so reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo. Escroto: Os espermatozoides no podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5C). Assim, os testculos se localizam na parte externa do corpo, dentro do Escroto, que tem a funo de termorregulao (aproximam ou afastam os testculos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 C abaixo da corporal.

Espermatozoides vulo sendo fecundado por um espermatozoide

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
PRSTATA E GLNDULAS SEMINAIS

Glndula seminal

Escroto

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Glndula seminal

Glndula bulbouretral

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

APOSTILAS DE ANATOMIA

1 - SISTEMA ESQUELTICO 2 - SISTEMA ARTICULAR 3 - SISTEMA MUSCULAR 4 - SISTEMA CIRCULATRIO 5 - SISTEMA RESPIRATRIO 6 - SISTEMA DIGESTRIO 7 - SISTEMA URINRIO 8 - SISTEMA GENITAL 9 - SISTEMA NERVOSO 10 - GLNDULAS ENDCRINAS 11 - TEGUMENTO COMUM 12 - SISTEMA LINFTICO 13 - RGOS DOS SENTIDOS AJUDE A MANTER ESSA INICIATIVA.
DEPOSITE OU TRANSFIRA:

BANCO 033 - AG.: 0062 C/C : 01068372-5 MUITO OBRIGADO.

VISITE O BLOG:
http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Anda mungkin juga menyukai