Anda di halaman 1dari 6

AO EXCELENTSSIMO SENHOR CHEFE DO DEPARTAMENTO DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL JUAREZ CIRINO DOS SANTOS

No dia 18 de maio de 2011, s 10h, foi realizada reunio do Departamento de Direito Penal e Processual Penal.

Contudo, algumas consideraes devem ser feitas.

1.

Da convocao do corpo discente:

Excelentssimo Sr. Chefe de Departamento, no houve convocao do corpo discente, seja pelo meio eletrnico (e-mail), seja pela colocao da convocatria em edital.

Os membros estudantis do Departamento, em nmero de dois titulares e dois suplentes, no receberam convocatria para a reunio, bem como o Presidente do Conselho de Representantes Discentes tambm no foi informado da realizao.

Quanto ausncia de convocao por edital, inclusive este Conselho dispe de fotos de todos os editais de nossa faculdade, momentos aps o trmino da reunio, em que nenhuma convocatria para a reunio pode ser vista.

Ocorre que, em momento que a reunio j havia iniciado, o Presidente deste Conselho, Sr. Lus Henrique Accierini, foi informado de que a reunio estava acontecendo, sendo que este se apressou a comparecer na reunio a ttulo de evitar a ausncia de representao discente.

Ou seja, os estudantes no foram informados previamente da realizao da reunio, motivo este que gerou a ausncia de uma dupla de representantes discentes na reunio.

Cabe citar o disposto no Regimento da Faculdade de Direito, in verbis:

Art. 24 - As convocaes para reunio do Departamento sero feitas com aviso do Chefe, com, no mnimo 2 (dois) dias teis de antecedncia, com a indicao da pauta. (grifou-se)

1 - Em caso de urgncia justificada, fica dispensado o prazo de convocao. 2 O Departamento poder ser convocado a requerimento de membros que representem, no mnimo, 1/3 (um tero) dos seus integrantes em efetivo exerccio, com a indicao da pauta a ser examinada.

Contudo, em reunio realizada pelo Conselho de Representantes Discentes, face seu presidente ter representado a dupla ausente, entendeu-se que no seria pleiteada a nulidade desta reunio pela ausncia de convocatria, em face da representao discente, pela substituio, ter ocorrido.

Assim, o exposto acima possui o intuito de explanar os motivos que causaram a ausncia da dupla que pertence a este Departamento.

2.

Do transcorrer da reunio:

No incio da reunio, o Presidente deste Conselho avisou o corpo discente, por e-mail enviado de seu celular, de que uma reunio do departamento estava a acontecer, momento em que recebeu mensagem de texto do suplente da dupla ausente, o qual lhe autorizou a votar em seu nome.

Cabe ressaltar o disposto no Regimento Interno do Conselho de Representantes Discentes (CRD):

Artigo 13 3 Na excepcionalidade da falta do representante e de seu suplente, qualquer membro do CRD poder exercer o direito de voto durante as reunies dos rgos colegiados. (grifou-se)

A reunio enfrentou seus pontos de pauta, sendo que o Presidente deste Conselho votou em todas as deliberaes at ento tomadas, sem que nenhum membro do Departamento lhe fizesse objeo alguma, at que se chegou ao ltimo ponto de discusso, referente implantao de uma turma, em nossa faculdade, destinada a, grosso modo, assentados da reforma agrria.

Ento, o acadmico Lus Henrique Accierini, Presidente do CRD, em substituio a dupla ausente, requereu a palavra para explanar os motivos de seu voto. Explicou ento que, diante da ausncia da dupla, estava realizando uma substituio, em conformidade com o Regimento do CRD, sendo que, portanto, seu voto seria congruente ao voto, do qual j possua conhecimento, da dupla que substitua.

Neste momento, ressalte-se, no houve nenhuma manifestao contrria dos membros do Departamento de que o estudante votasse, sendo requerido, desta forma, que expressasse o voto, momento em que expressou ser o voto contrrio ao apoio criao da turma em nossa faculdade, em conformidade com o entendimento da dupla ausente.

Cabe deixar claro que at o presente momento no h posio unssona dos estudantes, vez que ainda no foi realizada Assemblia Geral, Consulta, ou qualquer outro meio que pudesse retirar a posio oficial dos estudantes quanto ao tema, sendo imperioso concluir, portanto, que os membros do CRD possuem liberdade de votarem de acordo com seu entendimento pessoal sobre o tema, o que reflete a diversidade de posicionamento dos estudantes at este momento.

Assim, em no havendo vinculao do voto dos membros deste Conselho, o voto poderia se dar em qualquer sentido desejado.

3.

Da repercusso do voto contrrio:

No momento em que proferiu seu voto, o Presidente do CRD foi questionado, prima facie, sobre a legitimidade da sua presena naquela reunio, sendo questionado se teria algum documento que comprovasse sua condio de Presidente do CRD.

Ainda, foi questionada ao Presidente a posse de uma prova documental de que ele estaria apto a representar a dupla ausente.

Ressalta-se que este seria o nico voto contrrio criao da turma no Departamento, quebrando-se unanimidade dos votos proferidos at ento.

Diante dessas manifestaes, o acadmico explicou que Presidente h quase um ano, e nunca lhe foi exigido prova documental alguma, bem como que o Regimento do CRD no exige nenhuma prova documental para que a substituio ocorra, sendo apenas necessria a presena do acadmico que est realizando a substituio.

Neste momento, diante da revolta inexplicvel de alguns professores, que gritavam e proferiam palavras de inconformismo e mesmo palavras agressivas, o Presidente do CRD e os demais acadmicos presentes explicaram que o voto era legtimo, pois cumpria com todas as formalidades exigidas pelos Regimentos vigentes.

Dessa forma, o Chefe de Departamento de Direito Penal e Processual Penal, disse que seria permitido o voto, mas que este constaria em ata como uma manifestao da opinio daquele acadmico, sem que, contudo, este voto fosse contabilizado como voto do Departamento.

Cabe ressaltar que o acadmico apenas justificou seu voto por ser Presidente do CRD, no podendo, por uma limitao moral, votar em qualquer sentido antes de um posicionamento oficial dos estudantes, deixando claro que votava em nome da dupla ausente. No se exige daqueles que votam em Departamento justificativa para o voto, em qualquer sentido que este seja proferido, como pode ser facilmente comprovado por vrios membros terem se manifestado a favor sem justificar o voto, bem como vrios professores terem se abstido de votar sem que lhes fossem exigido justificativa para tal.

Dessa maneira, estava claro para todos os presentes na reunio: ou o Presidente do CRD mudava o voto que proferiu, votando pelo apoio criao da turma, ou mesmo se abstendo, ou seu voto sequer seria contabilizado como voto do Departamento. Ou seja, o voto proferido foi condicionado pelos professores membros do Departamento.

Neste momento, aps uma longa discusso que obstava o final da reunio, e diante da impossibilidade de votar de forma a representar a dupla ausente, para que seu voto ao menos constasse em ata como voto vlido, sem prejudicar a representao discente, o Presidente entendeu que, diante das condies de limitao impostas, abster-se seria a nica de maneira de garantir a representao.

Dessa forma, o Presidente do CRD, Lus Henrique Accierini, absteve-se de votar, pelos motivos j expostos, tendo o Departamento de Direito Penal e Processual Penal apoiado a criao da turma por unanimidade.

4.

Do deliberado em reunio do Conselho de Representantes Discentes:

Em reunio deste Conselho, realizada em 25 de maio de 2011, entendeu-se, por unanimidade de votos, que houve prejuzo e ofensa representao discente, em especial a dupla ausente e ao Presidente do Conselho.

Dessa forma, deliberou-se por este pedido de retratao, por via escrita, por parte do Departamento de Direito Penal e Processual Penal, e que este seja

nominal aos acadmicos Lus Henrique Accierini, Presidente do CRD, assim como aos acadmicos Frederico Augusto Gomes e Carlos Vagetti, estes membros deste Departamento. Ainda, requer-se que o pedido de retratao se dirija tambm ao Conselho de Representantes Discentes como um todo, pelos motivos expostos.

Assim, d-se o prazo de 15 dias para manifestao deste Departamento, contados da data de protocolo, para que, em caso de recusa ou de inrcia, tal pedido seja levado a rgos superiores.

Nestes termos, Pede Deferimento.

Curitiba, 27 de maio de 2011.

CONSELHO DE REPRESENTATES DISCENTES Gesto 2010/2011

Anda mungkin juga menyukai