Anda di halaman 1dari 15

V Benefcios da Seguridade Social Dependentes, Carncia, Clculos Salrio de Contribuio Benefcios em Espcie

1. BENEFICIRIOS
a) Obrigatrios 1. SEGURADOS b) Facultativos a) Cnjuge/ Companheiro e Filhos/ Equiparados (1 classe classe preferencial) 2. BENEFICIRIOS b) Pais (2 classe) c) Irmos at 21 anos ou invlidos (3 classe)

I. Comprovao de Dependncia: a) 1 Classe: NO precisa dependncia presumida; b) 2 e 3 Classe: OBRIGATRIO comprovar dependncia II. Ordem de Preferncia: A existncia de uma classe exclui todas as demais as classes 2 e 3 precisam provar1 que no h classe acima. Se aparecer um dependente de classe superior, as demais param de receber o benefcio mas essa classe superior precisa provar sua condio perante o INSS. Quando aparecer classe superior, a outra que estiver recebendo o benefcio NO PRECISA restituir os valores j pagos (h somente uma transferncia do benefcio pra outrem).

Dependentes Condies!

da

MESMA

CLASSE

concorrem

em

Igualdades

de

O INSS pode reconhecer de plano (s/ judicirio) a Unio Estvel e a Parceria Civil homossexual, desde que se apresentem as provas do Dec. 3048 se na os tiver, necessrio deciso judicial. A. CNJUGE/ COMPANHEIRO: I. Casamento Posterior do Beneficirio: O Beneficirio que recebe Penso por Morte no perde esse benefcio se casar de novo mas a penso no se transmite a esse novo cnjuge. II. Unio Estvel: Deve ser provada perante o INSS ou Justia. III. Homossexuais: So dependentes h efeito retroativo quanto contagem do tempo de benefcio (respeitada a decadncia/ prescrio) IN 25/00. IV. Casamento s Religioso: O casamento religioso no tem efeitos civis (exceto se requerido junto ao Registro Civil em at 30 dias da cerimnia) Mas para o INSS, a unio meramente religiosa vista como Unio Estvel (o documento da celebrao prova dessa unio).
1

Essa prova uma simples declarao perante o INSS.

O INSS pode reconhecer a poligamia companheiros mltiplos e de sexos diferentes podem concorrer em igualdade de condies (mesma quota). B. FILHOS I. Maioridade Previdenciria: Para o INSS, a maioridade se d aos anos de idade (no aplica 18 anos CC - nem 24 pra estudantes - IRPF). II. Filhos e Equiparados: So Filhos para o INSS: a) Biolgico; b) Adotado; c) Enteado (filho do cnjuge); d) Menor sob Tutela: S se comprovar dependncia do tutelando se viver de meios prprios (v.g. herana) no dependente. O menor sob Guarda NO dependente (Lei 9528/98 guarda regula uma posse de fato, sem perda do ptrio poder). O menor de 21 anos dever apresentar declarao de No-Emancipao no ato da inscrio como dependente. Tutela o conjunto de poderes e encargos conferidos pela lei a um terceiro para que zele
por menor que se encontra fora do poder familiar e lhe administre os bens h perda do poder familiar e vigilncia do Estado.

21

1.1. Inscrio e Dependncia A. PROVA DE DEPENDNCIA: No mnimo


Certido de nascimento de filho havido em comum; Certido de casamento religioso; Declarao de Imposto de Renda do segurado, em que conste o interessado como seu dependente; Disposies testamentrias; Anotao na CTPS feita pelo rgo competente; Declarao especial perante tabelio; Prova de coabitao (mesma residncia); Prova de encargos domsticos evidentes e existncia de sociedade ou comunho nos atos de vida civil; Procurao ou fiana reciprocamente outorgada; Conta bancria conjunta;

03 dos seguintes documentos:

Registro em qualquer associao, em que conste o interessado como dependente; Anotao de ficha ou livro de registro de empregados; Aplice de seguro em que conste o interessado como beneficirio; Ficha de tratamento mdica em que conste o segurado como responsvel; Escritura de compra e venda de imvel pelo segurado em nome do dependente; Declarao de no-emancipao do menor de 21 anos; Quaisquer outros que possam levar convico do fato a comprovar.

III. Prova Testemunhal: O INSS no aceita a prova unicamente Testemunhal (deve recorrer ao judicirio); IV. Prova de Invalidez: No caso de dependente invlido, a invalidez comprovada por exame mdico pericial a cargo do INSS. V. Prova de Equiparado a Filho: Ser comprovado com declarao escrita do Segurado, que mostre dependncia econmica + a declarao de noemancipao + a vontade de beneficiar o enteado.

B. INSCRIO: Ser feita quando for requisitado o benefcio, mediante apresentao dos seguintes documentos: a) Cnjuges e Filhos: certido de casamento e nascimento; b) Companheiro: documento de identidade e certido de casamento (com averbao de separao ou divrcio, caso algum dos dois tenha sido casado; ou de bito, se for o caso); c) Equiparado a Filho: certido judicial da tutela ou certido de casamento do segurado + c. nascimento do dependente (enteado); d) Pais: certido de nascimento do segurado e documento de identidade dos mesmos; e) Irmo: certido de nascimento. 1.2. Perda da Qualidade de Dependente A. DEPENDENTES EM GERAL a) bito e o fim da dependncia econmica? B. CNJUGE E COMPANHEIRO a) Anulao do casamento; b) Separao judicial, Divrcio ou Fim da Unio de Fato EXCETO se o ex receber Prestao de Alimentos; c) Sentena condenatria transitada em julgado. C. FILHO E IRMO a) Maioridade: completar 21 anos EXCETO se invlido. b) Fim da Invalidez (se maior); Colao de Grau. c) Emancipao (mesmo se for invlido) EXCETO se essa se der por

a) Concesso dos Pais mediante instrumento pblico; EMANCIPAO: b) Sentena Judicial, ouvido o tutor; c) Casamento;

d) Cargo pblico efetivo; e) Empresrio ou Empregado de economia prpria;

f) Colao de Grau.

1.3. Descontos em FOLHA A. PROIBIES (regra): O benefcio no pode: a) Ser objeto de Penhora/ Arresto/ Seqestro; b) Ser Vendido ou cedido; c) Ter Constituio de nus sobre ele; d) Ter outorga de Poderes Irrevogveis ou em Causa Prpria

B. PERMISSES (exceo): I. Contribuies devidas Previdncia; II. IR retido na Fonte; O desconto do IR prevalece sobre as contribuies da Previdncia, se concomitantes. III. Penso alimentcia; IV. Mensalidades de Associaes/ Entidades de Aposentados; O INSS quem decide se convm descontar em folha essa mensalidade (discricionariedade). A Entidade deve ser autorizada pelos filiados.

V. Emprstimos/ Financiamento/ Leasing consignados 1. Autorizao EXPRESSA e somente pelo Beneficirio 2. Incide s na Aposentadoria e Penso por Morte 3. Limite de at 30% do valor do Benefcio 4. Transparncia das Instituies e do servio O beneficirio pode autorizar mais de um desconto (inclusive da mesma financeira), desde que no ultrapasse os 30%

a) Somente sobre as parcelas mensais fixas; b) Exclui ms em que se recebe 13 a) Esse limite o valor lquido aps os outros descontos; b) O INSS poder cobrar encargos das Financeiras c) Caso o valor do benefcio diminua, o desconto poder ser renegociado desde que NO sejam cobrados mais encargos. a) As informaes sobre desconto aos segurados deve ser prestada em rotina prpria; b) O segurado receber demonstrativo minucioso sobre os descontos; c) Os prazos de incio devem ser justos e eficientes; d) O INSS NO solidrio s dvidas consignadas.

VI. Restituio ao INSS de excesso no pagamento (atualizao SELIC) 1. M-F do Segurado a) Desconto integral b) Parcelamento em at 60 meses (04 parcelas para cada ms de dvida) c) Outras penalidades 2. Erro do INSS (o a) Parcelas limitadas a 30% do benefcio sem limite de cidado j recebe o prestaes. benefcio)

3. Erro da Previdncia a) Empregado: desconto em folha feito pelo empregador; (o camarada NO recebe b) Demais segurados: o benefcio Valor maior que 5x o benefcio suspenso ou cessado: devoluo em 60 dias; Valor menor que 5x: pagamento em 30 dias. 4. Erro do INSS (Reviso de Benefcios que resulte em pagamento a maior) 5. Cessao do Benefcio: Caso haja dvidas e acabe o benefcio, o INSS poder descontar o restante do Abono (13) ou do ltimo pagamento.

2. MANUTENO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO

1. Quem est em gozo do benefcio ou contribuindo (situao regular sem limite de prazo);
Inclusive se a pessoa estiver recebendo auxlio-acidente ou auxlio-

suplementar para acompanhantes (adicional 25%).

2. Quem deixou de contribuir ou deixou de receber benefcio por incapacidade - 12 meses;


a) Prorrogao I: + 12 meses se o segurado pagou mais de 120 contribuies ininterruptamente (sem perder os direitos aos benefcios); b) Prorrogao II: + 12 meses se o desempregado se cadastrar no SINE (Sistema Nacional de Emprego) do MTE. A percepo do Seguro-Desemprego dever ser no perodo de carncia. Exemplo: Se eu contribui por 5 anos; falho 10 meses; contribuo mais 3 anos; falho 6 meses; contribuo mais 3 anos e falho 1 ano e 11 meses:. 5+3+3 = 11 anos no perdi

a qualidade de segurado.
3. at 12 meses aps cessar a segregao compulsria;
Essas doenas isentam o segurado do perodo de carncia A empresa obrigada a manter o beneficirio de Auxlio-Doena empregado por 01 ano se a doena foi causada pro acidente de trabalho ou doena laboral.
Tuberculose ativa Hansenase, Alienao mental Cncer, Cegueira Paralisia irreversvel e incapacitante Mal de Parkinson Espondiloartrose anquilosante (coluna) Nefropatia grave (rins) Doena de Paget (tecido sseo) AIDS Radiao Hepatopatia grave (fgado)

4. Livramento de segurado preso - 12 meses aps;


Durante o perodo em regime fechado, o preso continua na qualidade de

segurado sem perda da carncia. E tem, inclusive, direito a benefcios como o auxlio-doena.
Quando o preso foge ou vai para regime semi-aberto (exceto se semi

cumprido em colnia agrcola ou industrial) a comea a contame da perda da qualidade de segurado.

5. Licenciamento para o S. incorporado s Foras Armadas para servio militar2 - at 03 meses aps. 6. S. Facultativos - at 06 meses aps a contribuio. I. Contagem: A Perda da Qualidade de Segurado ser contada a partir do 1 dia aps o fim do prazo para o primeiro recolhimento ou a inscrio.
P.ex: Suponhamos que eu tenha completado a carncia para Auxlio-Doena (01 ano) em 31/12/2005. A partir de 01/01/2006, parei de contribuir. Para no perder a proteo previdenciria, eu tenho at 15/02/2007 para fazer minha inscrio como contribuinte individual ou facultativo. Se eu no fizer a inscrio, perco a qualidade. Mas, caso tenha me inscrito, tenho ainda at 15/03/2007 para recolher a primeira contribuio em dias.

II. 1 Exceo: A perda da qualidade de segurado NO ENSEJA PERDA do direito a Aposentadoria (Tempo de Contribuio; Especial ou por Idade) desde que, em todos os casos, se preencha a carncia (Lei 10.666/ 03).
P.ex: Um homem contribuiu regularmente dos 20 aos 35 anos de idade, cumprindo a carncia de 15 anos para Aposentadoria por Idade. Mesmo que nunca mais contribua, quando completar 65 anos de idade, ter direito a Aposentadoria por Idade.

III. 2 Exceo: Caso o Instituidor de Penso tenha cumprido os requisitos para um benefcio previdencirio mas no o requereu, no h perda da qualidade de segurado para os pensionistas.
P.ex: Uma mulher trabalhou 30 anos, mas nunca requereu a aposentadoria pro tempo de contribuio. Se ela falecer, mesmo que tenha perdido a qualidade de segurado, a famlia ter direito a penso.

O perodo de servido nas Foras Armadas mais os 03 meses de extenso dos benefcios, so contabilizados com tempo de contribuio.

3. CARNCIA o nmero mnimo de contribuies para se ter um benefcio. Para o segurado especial, o tempo de exerccio da atividade. I. Comissionado: Conta-se o tempo de contribuio para o servidor em cargo comissionado da Unio que contribua para o antigo Plano da Seguridade Social do Servidor Pblico (antes da Lei 8647/993 esses servidores no eram enquadrados como empregados). Tambm os comissionados estaduais de antes da EC 20/1998 (que poderiam ser do RGPS ou Regime Prprio), passaro todos ao RGPS, MAS tendo seus perodos de contribuio contados pra todos os efeitos. II. Atividade Rural Pr-1991: NO contada para efeito de carncia, posto que antes de 1991 a contribuio no era obrigatria. III. Contagem Presumida: Ocorre quando h obrigao da empresa recolher as contribuies beneficia empregados, avulsos e c. individuais (desde 2003). S. Especiais, apesar de obrigados a recolher, no precisam comprovar contribuio pra receber o benefcio. IV. Recuperao da Qualidade de Segurado: Se perdeu a qualidade de Segurado, a nova filiao ser efetivada com o pagamento de 1/3 das contribuies exigidas pela carncia (inclusive, contado o prazo que ficou sem pagar). 3.1. Contagem do Perodo de Carncia Empregado Trabalhador Avulso Domstico Contribuinte Individual

Do exerccio da Atividade (filiao ao RGPS com registro na CTPS) Da data do recolhimento da primeira contribuio em dias

As outras contribuies podem ser feitas Segurado Especial (que contribui como c. em atraso (desde que no perca a individual) qualidade de segurado) Facultativo Segurado Especial (no-c. ind.) 3.2. Perodo de Carncia I. 12 meses
Aposentadoria por Invalidez Auxlio-doena (no causado por doena/ acidente laboral)

Do efetivo exerccio da atividade rural

II. 180 meses (15 anos)


Aposentadoria por Idade (inclusive c. individual de baixa renda) Ap. Tempo de Contribuio Ap. Especial

III. 10 meses
Salrio-maternidade (para c. individual, especial e facultativo)

3.3. No h carncia para os Seguintes Benefcios A. EM QUALQUER CASO


Penso por Morte Auxlio-recluso Salrio-famlia Salrio maternidade (empregados, domsticos e avulsos) Reabilitao Profissional

B. DOENA DE SEGREGAO COMPULSRIA ou ACIDENTE DE TRABALHO/ DOENA PROFISSIONAL


Aposentadoria por Invalidez Auxlio-doena

Segurado Especial: A sua Carncia leva em conta somente o tempo de servio (e no o tempo de contribuio) pra: a) Aposentadoria por idade ou Invalidez; b) AuxlioDoena; c) Auxlio-Recluso; d) Penso por Morte. BENEFCIO Auxlio Doena Ap. por Invalidez CARNCIA 1. 12 MESES: regra 2. SEM CARNCIA: Salrio Maternidade Acidente de trabalho Doena de segregao compulsria

1. SEM CARNCIA (deve exercer a atividade) Empregados Avulsos Domsticos

2. 10 MESES C. Individuais Facultativos

Aposentadorias por: Idade Tempo de Servio Especial Aposentadoria Especial Auxlio Recluso Penso por Morte Reabilitao profissional Salrio Famlia 3.5. Decadncia e Prescrio

S. Especiais (tempo de servio)

1. 180 MESES (aps Lei 8.213/91) 2. TABELA (antes da Lei)

15 ANOS SEM CARNCIA

O prazo decadencial e prescricional para concesso de benefcios o mesmo da cobrana de dbitos: 05 anos, contados a partir do dia 1 do primeiro ms aps o recebimento da primeira prestao ou indeferimento definitivo de pleito administrativo (Smula Vinculante n 08 STF). Tambm o direito de o INSS anular seus atos decai em 05 anos, exceto se houver m-f do sujeito passivo (at 2004 era de 05 anos). Aes referentes a prestaes vencidas e de restituies/ diferenas prescrevem em 05 anos - EXCETO para menores, incapazes e ausentes (imprescritvel). S so pagos os valores relativos a 05 anos anteriores ao. 4. SALRIO DE BENEFCIO (base-de-clculo) o valor bsico para se calcular a renda mensal dos benefcios, exceto o salrio-famlia, penso por morte, salrio-maternidade e benefcios da legislao especial. Atualmente, a mdia calculada: a) Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuio: mdia simples de 80% dos maiores salrios-de-contribuio pagos, multiplicados pelo fator previdencirio; b) Aposentadoria por Invalidez e Especial, Auxlio-Doena e AuxlioAcidente: mdia simples de 80% dos maiores salrios-de-contribuio pagos. Na prtica, utilizam-se os dados do CNIS (desde Jul/ 94) Se o n de contribuies for menor que 144 (12 anos) ser feita mdia dos salrios registrados. O valor do salrio-de-benefcio no ser menor que o salrio-mnimo para benefcios substitutivos do salrio. Tambm no ser MAIOR que o teto - EXCETO na Aposentadoria por Invalidez (que pode ter um acrscimo de 25% caso haja necessidade de assistncia permanente de outra pessoa).

4.1. Fator Previdencirio uma frmula matemtica que multiplica o valor do salrio de benefcio, a fim de corrigir falhas na contribuio. Sua lgica elucida que, quanto maior for o tempo de contribuio e a idade, e quanto menor for a expectativa de vida, se determinar o valor do benefcio.

fp = Tc x a x [ Id + (Tc x a) Es
fp: fator previdencirio

Tc

Es

Idade

Fp

100

Tc: tempo de contribuio at a aposentadoria a: alquota de contribuio (tem o valor fixo de 0,31) Es: expectativa de sobrevida3 Id: idade quando da aposentadoria I. A mulher, por contribuir por 30 anos (- 05 anos), tem, na frmula do fator previdencirio, o Tc acrescido de 05 anos. II. O professor de ensino fundamental e mdio, por contribuir por 30 anos, tambm tem o Tc acrescido de 05 anos. III. A professora de ensino fundamental e mdio tem o Tc acrescido de 10 anos.

A. REGRA DE TRANSIO Por fora da Lei 9876/99, o fator previdencirio foi implementado aos poucos, ao longo de 05 anos. Assim, a cada ms, desde 12/ 1999, o fator aplicado proporcionalmente a 1/ 60 do seu valor, com sucessivos aumentos mensais de igual valor. Desse modo, em Novembro de 2004, foi aplicado integralmente. 1/60 12/ 1999 20/ 60 07/ 2000 57/60 08/2004

4.2. Contribuio para Outro Regime O contribuinte, ao trocar de regime previdencirio (de um regime prprio para outro ou para o RGPS), comprova o montante de pagamento por meio da Certido de Tempo de Contribuio (CTC). Assim, os valores j pagos so repassados pelo regime anterior e acrescidos ao novo regime (os regimes se compensam). Essa troca chamada Reciprocidade do Tempo de Contribuio, e serve para garantir a contagem de tempo para a aposentadoria e outros benefcios. Contudo, no se contar em dobro a contribuio para regime pblico e privado, nem se utilizar da carncia ou tempo para concesso de aposentadoria para o outro regime (cada regime tem sua regra prpria).

Consiste numa tabela (tbua de mortalidade) do IBGE, varivel em 05 anos, a partir os 30, que determina a mdia de sobrevida para cada idade, com base em pesquisas destatsticas .

10

Os salrios-de-contribuio sero reajustados mensalmente, de acordo com a variao de um ndice prprio para esse fim, contado entre a primeira competncia do salrio-de-contribuio at o ms anterior ao incio do benefcio (ver item Reajustamento). 4.3. Atividades Concomitantes O salrio-de-benefcio em atividades concomitantes calculado de acordo com 03 regras bsicas, que so aplicadas de acordo com o benefcio pretendido. Respeita-se o piso e teto da contribuio, e o clculo feito da primeira contribuio concomitante at a data de requerimento/ bito. a) Se o segurado satisfizer a carncia do benefcio em relao a cada atividade, receber o valor relativo soma dos salrios-de-contribuio; b) Caso a carncia seja preenchida por apenas uma contribuio, se poder: Utilizar apenas o valor do salrio-de-contribuio que tenha preenchido a carncia; Utilizar o salrio que tenha preenchido a carncia e a proporo entre o outro salrio e os nmeros de meses faltantes para a concesso do benefcio(porcentagem).

P.ex: Joana tem dois empregos (empregado e c. individual). Seus salrios-de-contribuio (base-de-clculo) so R$ 500,00 e R$ 400,00. Ela quer a licena maternidade, cujas carncias so, respectivamente 0 e 10 meses. I Se Joana tiver carncia em ambos, seu benefcio ser de R$ 900,00 (soma dos dois); II Se no tiver carncia em um, poder receber apenas pelo cuja carncia j foi preenchida (R$ 500,00) ou tambm uma proporo daquela no preenchida (se faltam 5 meses 50% do tempo -, receber 50% do salrio-de-benefcio). A aplicao de um ou outra dessas regras depender do benefcio requerido. 5. RENDA MENSAL DE BENEFCIO No caso de a renda mensal de benefcio substituir o salrio, no ter valor que ultrapasse o teto e o piso (exceto aposentadoria por invalidez acrscimo de 25%). Contudo, a renda dos benefcios por totalizao, concedida em acordos internacionais de Previdncia Social, podem ter valor inferior ao mnimo (no caso de o segurado tenha contribudo com um pas que tenha acordo previdencirio com o Brasil, sua contribuio ser contada aqui, recebendo o equivalente ao montante que tenha contribudo). No clculo do valor de benefcio sero contados: I Empregado e Avulso: o salrio-de-contribuio devido, ainda que no recolhido (obrigao da empresa); II Empregado, Avulso e Segurado Especial: auxlio-acidente (responsabilidade do INSS), caso seja considerado como salrio-de-contribuio para fins de concesso de qualquer aposentadoria; III Demais Segurados: somente salrios-de-contribuio efetivamente recolhidos.

11

Segurado especial que no contribui facultativamente, ser aplicado o valor do auxlio-acidente (quando substituir o salrio-de-benefcio), no sendo limitado a um salrio-mnimo. A renda mensal inicial da aposentadoria por invalidez concedida pela transformao do auxlio-doena, ser de 100% do salrio-de-benefcio. 5.1. Reclculo No caso de os empregados/ avulsos/ domsticos no comprovarem o valor de seus salrios-de-contribuio (para receber benefcios) durante o perodo de carncia, ser considerado o valor do salrio-mnimo ( o chamado benefcio provisrio). Esse benefcio provisrio pode ser recalculado caso apaream provas do salrio-de-contribuio real. O reclculo deve ser aceito pelo INSS a partir da concesso do benefcio provisrio. 5.2. Valor dos Salrios-de-Benefcio a) b) c) d) Auxlio-Doena: 91% do salrio-de-benefcio; Auxlio-Acidente: 50% do salrio-de-benefcio; Aposentadoria por Idade: 70% do salrio-de-benefcio, mais 1% para cada 12 meses de contribuio (at totalizar os 100%); Aposentadoria por Tempo de Contribuio: 100% dos benefcios para o caso de ser completar o tempo de contribuio (35 anos para homens e 30 para mulheres). Professores do ensino bsico e mdio contribuem com 30 e 25 anos, respectivamente; Aposentadoria por tempo de contribuio Proporcional: 70%, mais 5% para cada 12 meses de contribuio (30 anos para homens e 25 para mulheres); Aposentadoria Especial: 100% do salrio-de-benefcio; Aposentadoria por Invalidez: 100% do salrio-de-benefcio; Penso por Morte e Auxlio-Recluso: 100% da aposentadoria que recebia, ou, caso no a recebesse, o valor da aposentadoria por invalidez (como se tivesse aposentado por invalidez na data do falecimento). A. Para Segurados Especiais so garantidos os benefcios, alternativamente: a) b) Aposentadoria por idade/ invalidez, auxlio-doena, auxlio-recluso ou penso por morte no valor de um salrio-mnimo; ou Benefcios do Regulamento da Previdncia Social (benefcios normais do RGPS), caso contribuam facultativamente.

e) f) g) h)

Obs: o auxlio acidente no incorporado penso por morte

5.3. Reajustamento do Valor do Benefcio At o ano de 2003, o salrio-mnimo era reajustado em Maio e os benefcios previdencirio, em Junho. No ano de 2004, foram todos reajustados em Maio. Todos os benefcios so reajustados anualmente, respeitando-se o teto e o piso. Se o benefcio for concedido aps o prazo para ajustamento, ser novamente reajustado juntamente com todos os outros benefcios (no se leva em conta o aniversrio da concesso do beneficio, mas sim a data do reajuste). No caso de o benefcio ser concedido aps a data de reajuste, este ser feito no ano seguinte, mas proporcionalmente ao nmero de meses com recebimento

12

do benefcio (v.g., se o cidado recebe o benefcio em Setembro, sua atualizao ser em Junho do ano seguinte, quando receber 9/12 do valor total do reajuste) Os benefcios sero pagos entre o 1 e o 5 dias teis do ms. Caso a Previdncia no tenha dinheiro suficiente em caixa, o CNPS poder autorizar o pagamento dos benefcios de prestao continuada no 11 e 12 dias teis do ms. 6. TEMPO DE CONTRIBUIO contado de data a data do incio da atividade at a data do requerimento/ desligamento da atividade, descontados os perodos de suspenso do contrato de trabalho, interrupo do exerccio ou desligamento da atividade. Obs: o segurado especial que contribui facultativamente ter contado somente a contribuio com c. individual. O tempo de contribuio somente pode ser contado para um nico Regime de Previdncia. So contados: o o o o o o o o o O perodo de atividade anterior ao enquadramento da atividade no RGPS4; O perodo de contribuio do segurado que deixar de exercer atividade abrangida pelo RGPS; O perodo em que o segurado estiver recebendo algum benefcio; O tempo de servio militar (obrigatrio, facultativo e alternativo); O perodo de afastamento da atividade por perseguies polticas5; O tempo de servio pblico (inclusive cargo eletivo), comprovado pelo CTC (certificado de tempo de contribuio); O exerccio de mandato classista e sindical, desde que tenha contribudo para a Previdncia; O perodo de licena remunerada e disponibilidade remunerada, desde que tenham havido contribuies; O tempo com auxiliar local brasileiro no exterior;

A. BENEFCIOS NO CUMULVEIS: Alguns benefcios no so cumulveis entre si. So eles: I Aposentadorias a) com outras Aposentadorias (desde 1967); b) com Auxlio-Doena; c) com Auxlio-Acidente d) com Auxlio Suplementar (desde 1997); II. Renda Mensal Vitalcia: com qualquer benefcio previdencirio;

4 5

O tempo de atividade patronal (inclusive empregador rural) e autnomo antes da cobertura pelo RGPS 1960. de 18/09/1946 (Constituio de 1946) a 05/10/1988 (Constituio de 88). necessrio comprovao do exerccio de atividade e nexo causal entre essa e a perseguio poltica.

13

III. Auxlio-Acidente a) com Auxlio-Doena pela mesma doena; b) com Auxlio Suplementar V. Penso: com outras penses para o cnjuge/ companheiro; VI. Seguro-Desemprego com qualquer Benefcio previdencirio, exceto: - penso - auxlio-acidente - auxlio-suplementar - abono de permanncia B. CONTAGEM DO PRAZO PARA CONCESSO DO BENEFCIO A regra bsica para todos os benefcios. No caso de o benefcio ser requerido dentro do ms do sinistro (menos de 30 dias do fato), se ra o benefcio concedido a partir da data do fato. J no caso e ser o requerimento superior a 30 dias, ser concedido a contar do requerimento.

14

RESUMO SALRIO-DE-BENEFCIO/ RENDA MENSAL


A. APOSENTADORIAS
BENEFCIO Aposentadoria por Idade SALRIO-DE-BENEFCIO Mdia aritmtica dos 80% maiores salrios-de-contribuio x fator previdencirio Mdia aritmtica dos 80% maiores salrios-de-contribuio x fator previdencirio Mdia aritmtica dos 80% maiores salrios-de-contribuio x fator previdencirio Mdia aritmtica dos 80% maiores salrios-de-contribuio x fator previdencirio RENDA MENSAL 70% + 1% para cada 12 contribuies mensais Integral: 100% Proporcional: 70% + 5% para cada 12 contribuies 100%

Aposentadoria por Tempo de Contribuio Aposentadoria Especial

Aposentadoria por Invalidez

100%

B. OUTROS BENEFCIOS
BENEFCIO Auxlio-Doena AuxlioAcidente AuxlioRecluso Penso por Morte Salrio-famlia SALRIO-DE-BENEFCIO Mdia aritmtica dos 80% maiores salrios-decontribuio x fator previdencirio Mdia aritmtica dos 80% maiores salrios-decontribuio x fator previdencirio Valor correspondente ao da aposentadoria que o segurado recebia ou que viria a receber (ap. por invalidez) se tivesse se aposentado. Valor correspondente ao da aposentadoria que o segurado recebia ou que viria a receber (ap. por invalidez) se tivesse se aposentado. Valor fixo por cota RENDA MENSAL 91% 50% 100%

100%

R$ 20,00 (at R$ 390,00) e R$ 14,00 at (R$ 586,19) 100%

Salriomaternidade Reabilitao Profissional

Remunerao/ salrio-de-contribuio Servio sem valor especfico

15

Anda mungkin juga menyukai