Anda di halaman 1dari 18

Cartilha do Consumidor

Introduo Direitos Bsicos Proteo Sade Publicidade Proteo Contratual Apresentao do Produto ou Servio Garantia Concesso de Crdito Cobrana de Dvidas Prticas Abusivas Responsabilidade do Fornecedor Voc Pode Exigir Prazos para Reclamar Direito de Arrependimento Cadastro de Consumidores Cadastro de Reclamaes Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Como e Onde Reclamar Como Mover uma Ao As Sanes Administrativas

Introduo
Antigamente no existia uma lei que protegesse as pessoas que comprassem um produto ou contratassem qualquer servio. Se voc comprasse um produto estragado, ficava por isso mesmo. Se o vendedor quisesse trocar, trocava, mas se no quisesse trocar, voc ficava no prejuzo e no tinha a quem recorrer. Em maro de 1991 entrou em vigor a Lei n 8.078/90, que mais conhecida como Cdigo de Defesa do Consumidor. Essa lei veio com toda a fora para proteger as pessoas que fazem compras ou contratam algum servio. O que ... Para entender bem esta cartilha preciso saber primeiro o significado de algumas palavras. Conhecendo bem estas palavras, voc ir entender melhor as informaes que esto nesta cartilha. Produto: Produto toda mercadoria colocada venda no comrcio: automvel, roupa, casa, alimentos... Os produtos podem ser de dois tipos: Produto durvel aquele que no desaparece com o seu uso. Por exemplo, um carro, uma geladeira, uma casa... Produto no durvel aquele que acaba logo aps o uso: os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes... Servio: Servio tudo o que voc paga para ser feito: corte de cabelo, conserto de carro, de eletrodomstico, servio bancrio, servio de seguros, servios pblicos... Assim como os produtos, os servios podem ser durveis e no durveis. Servio durvel aquele que custa a desaparecer com o uso. A pintura ou construo de uma casa, uma prtese dentria, so servios durveis. Servio no durvel aquele que acaba depressa.

A lavagem de uma roupa na lavanderia um servio no durvel, pois a roupa suja logo aps o uso. Outros exemplos so os servios de jardinagem e faxina, que precisam ser feitos constantemente. Consumidor: Consumidor qualquer pessoa que compra um produto ou que contrata um servio, para satisfazer suas necessidades pessoais ou familiares. Tambm considerado consumidor as vtimas de acidentes causados por produtos defeituosos, mesmo que no os tenha adquirido (art. 17, CDC), bem ainda as pessoas expostas s prticas abusivas previstas no Cdigo do Consumidor, como, por exemplo, publicidade enganosa ou abusiva (art. 29, CDC). Qualquer produto que voc consuma ou servio que voc contrate, desde a compra de uma balinha at o servio de um amolador de tesouras, torna voc um consumidor. Fornecedor: Fornecedores so pessoas, empresas pblicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras que oferecem produtos ou servios para os consumidores. Essas pessoas ou empresas produzem, montam, criam, transformam, importam, exportam, distribuem ou vendem produtos ou servios para os consumidores. Servio pblico: Servio Pblico todo aquele prestado pela Administrao Pblica. So os servios de sade, educao, transporte coletivo, gua, luz, esgoto, limpeza pblica, asfalto... O Governo estabelece as regras e controla esses servios que so prestados para satisfazer as necessidades das pessoas. Os servios pblicos so prestados pelo prprio governo ou o governo contrata empresas particulares que prestam servios. So obrigados a prestar servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Ns, consumidores e cidados, pagamos por servios pblicos de qualidade, por isso temos o direito de exigir. Relao de consumo: Para algum vender, preciso ter pessoas interessadas em comprar. Ou o contrrio: para algum comprar um produto preciso ter algum para vender.

Essa troca de dinheiro por produto ou servio, entre o fornecedor e o consumidor uma relao de consumo. Agora que voc j sabe o que consumidor, fornecedor, produto, servio e relao de consumo, fica mais fcil compreender o Cdigo de Defesa do Consumidor. O Cdigo de Defesa do Consumidor um conjunto de normas que regulam as relaes de consumo, protegendo o consumidor e colocando os rgos e entidades de defesa do consumidor a seu servio.

Direitos Bsicos do Consumidor


Os direitos bsicos do Consumidor, conforme estabelece o prprio Cdigo de Defesa do Consumidor, so: 1 - Proteo da vida e da sade Antes de comprar um produto ou utilizar um servio voc deve ser avisado pelo fornecedor, dos possveis riscos que podem oferecer sua sade ou segurana. 2 - Educao para o consumo Voc tem o direito de receber orientao sobre o consumo adequado e correto dos produtos e servios. 3 - Liberdade de escolha de produtos e servios Voc tem todo o direito de escolher o produto ou servio que achar melhor. 4 - Informao Todo produto deve trazer informaes claras sobre sua quantidade, peso, composio, preo, riscos que apresenta e sobre o modo de utiliz-lo. Antes de contratar um servio voc tem direito a todas as informaes de que necessitar. 5 - Proteo contra publicidade enganosa e abusiva O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido.

Se o que foi prometido no anncio no for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devoluo da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva so proibidas pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. So consideradas crime (art. 67, CDC). 6 - Proteo contratual Quando duas ou mais pessoas assinam um acordo ou um formulrio com clusulas pr-redigidas por uma delas, concluem um contrato, assumindo obrigaes. O Cdigo protege o consumidor quando as clusulas do contrato no forem cumpridas ou quando forem prejudiciais ao consumidor. Neste caso, as clusulas podem ser anuladas ou modificadas por um juiz. O contrato no obriga o consumidor caso este no tome conhecimento do que nele est escrito. 7 - Indenizao Quando for prejudicado, o consumidor tem o direito de ser indenizado por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o servio, inclusive por danos morais. 8 - Acesso Justia O consumidor que tiver os seus direitos violados pode recorrer Justia e pedir ao juiz que determine ao fornecedor que eles sejam respeitados. 9 - Facilitao da defesa dos seus direitos O Cdigo de Defesa do Consumidor facilitou a defesa dos direitos do consumidor, permitindo at mesmo que, em certos casos, seja invertido o nus de provar os fatos. 10 - Qualidade dos servios pblicos Existem normas no Cdigo de Defesa do Consumidor que asseguram a prestao de servios pblicos de qualidade, assim como o bom atendimento do consumidor pelos rgos pblicos ou empresas concessionrias desses servios.

Proteo Sade e Segurana


Art. 6, I, CDC Alguns produtos podem oferecer riscos ao consumidor. direito seu ser protegido contra produtos que possam ser perigosos. Assim, um alimento no pode conter uma substncia que pode fazer mal sade; um aougue no pode vender carnes embrulhadas em sacos de lixo ou papel de jornal; um remdio que causa dependncia no pode ser vendido livremente, sem receita mdica. Arts. 8, 9 e 10 O fornecedor deve informar, nas embalagens, rtulos ou publicidade, sobre os riscos do produto sade do consumidor. Se o fornecedor, depois que colocou o produto no mercado, descobrir que ele faz mal sade, precisa anunciar aos consumidores, alertando-os sobre o perigo. Esse anncio deve ser feito pelos jornais, rdio e televiso. Alm disso, o fornecedor tambm tem a obrigao de retirar o produto do comrcio, trocar os que j foram vendidos ou devolver o valor pago pelo consumidor.

Publicidade
Arts. 30, 35, 36, 37 e 38, CDC Publicidade a propaganda de um produto ou servio. Toda publicidade deve ser fcil de entender. O Cdigo probe publicidade enganosa ou abusiva. Publicidade enganosa Publicidade enganosa a que contm informaes falsas e tambm a que esconde ou deixa faltar informao importante sobre um produto ou servio. Estas informaes podem ser sobre:
o o o o o

caractersticas; quantidade; origem; preo; propriedades.

Publicidade abusiva Uma publicidade abusiva se:


o o o o o o

gerar discriminao; provocar violncia; explorar medo ou superstio; aproveitar-se da falta de experincia da criana; desrespeitar valores ambientais; induzir a um comportamento prejudicial sade e segurana.

Tudo o que for anunciado deve ser cumprido, exatamente como foi anunciado. As informaes da propaganda fazem parte do contrato.

Proteo Contratual
Contrato Captulo VI, CDC Contrato um acordo por escrito que duas ou mais pessoas fazem. Quando se faz um contrato, so relacionados os direitos e os deveres do fornecedor e do consumidor. As regras estabelecidas nos contratos so chamadas clusulas. Todo contrato deve ter:

letras em tamanho de fcil leitura; linguagem simples; as clusulas que limitem os direitos do consumidor bem destacadas.

Contrato de adeso (Art. 54, CDC) aquele que o fornecedor entrega j pronto ao consumidor. O consumidor no tem possibilidade de discutir as clusulas ou regras do contrato, que foram redigidas pelo fornecedor. Tal contrato passa a existir a partir do momento em que o consumidor assina o formulrio padronizado que lhe apresentado pelo fornecedor. Clusulas Abusivas e Proibidas As clusulas abusivas so aquelas que geram desvantagem ou prejuzo para o consumidor, em benefcio do fornecedor. Essas clusulas so nulas. O consumidor pode requerer ao juiz que cancele essas clusulas do contrato. Orientaes:

No assine um contrato que tiver clusulas abusivas, como, por exemplo, as que: (Art. 51)

diminuam a responsabilidade do fornecedor, no caso de dano ao consumidor; probam o consumidor de devolver o produto ou receber o dinheiro de volta quando o produto ou o servio no forem de boa qualidade; estabeleam obrigaes para outras pessoas, alm do fornecedor ou consumidor. O contrato s entre o fornecedor e o consumidor; coloquem o consumidor em desvantagem exagerada; obriguem somente o consumidor a apresentar prova, no caso de um processo judicial; probam o consumidor de recorrer diretamente Justia sem antes recorrer ao fornecedor; autorizem o fornecedor a alterar o preo; permitam ao fornecedor modificar o contrato sem a autorizao do consumidor; faam o consumidor perder as prestaes j pagas, no caso de no obedecer ao contrato e quando j estiver prevista a retomada do produto;

Apresentao do Produto ou Servio


Informao Arts. 6, III; arts. 32 e 33, CDC Os produtos ou servios devem trazer informaes claras e completas em lngua portuguesa. As informaes so sobre:
o o o o o o o o o

suas caractersticas; qualidade; quantidade; composio; preo; garantia; prazo de validade; nome do fabricante e endereo; riscos que possam ser apresentados sade e segurana da consumidor.

Produtos Importados Os produtos importados devem trazer, em sua embalagem, uma etiqueta com as explicaes escritas em portugus e o consumidor poder exigir manuais de instruo tambm em portugus.

Garantia Quando voc compra um produto nacional ou importado, o fabricante ou o importador deve garantir a troca de peas enquanto o produto estiver sendo fabricado ou importado. A oferta de peas deve continuar por certo tempo, mesmo depois de o produto deixar de ser fabricado ou importado (Art. 32, CDC). Na oferta ou venda por telefone e reembolso postal preciso ter o nome do fabricante e endereo (Art. 33, CDC):
o o o

na embalagem; na publicidade; em todos os impressos usados na compra.

Direitos imediatos Quando o fornecedor no cumprir o que prometeu ou anunciou, o consumidor poder (Art. 35, CDC):
o o o

exigir o cumprimento do que foi anunciado; aceitar outro produto ou prestao de servio de valor igual, ou desfazer o contrato, com direito a receber o valor pago com correo, e ser indenizado pelas perdas e danos.

Garantia
No Cdigo de Defesa do Consumidor existem dois tipos de garantia: a legal e a contratual. A garantia legal no depende do contrato que foi feito, pois j est prevista na lei (Arts. 26 e 27, CDC). A garantia contratual completa a legal e dada pelo prprio fornecedor. Chama-se termo de garantia (Art. 50, CDC). O termo de garantia deve explicar:

o que est garantido; qual o seu prazo; qual o lugar em que ele deve ser exigido.

O termo de garantia deve ser acompanhado de um manual de instruo ilustrado, em portugus, e fcil de entender. No entregar termo de garantia, devidamente preenchido, crime (Art. 74, CDC).

Concesso de Crdito ao Consumidor


Financiamento Art. 52, CDC Quando voc for comprar prestao, utilizando ou no os servios de uma financeira, o fornecedor tem a obrigao de informar:

o preo do produto ou servio em moeda nacional, os valores dos juros de mora e a taxa de juros do financiamento; os acrscimos previstos por lei; a quantidade e a data de vencimento das prestaes; o total a ser pago vista ou financiado.

A multa por falta de pagamento no pode ser maior do que 2% do valor da prestao. Voc pode adiantar o pagamento da dvida toda ou de parte dela, com direito reduo proporcional dos juros e outros acrscimos.

Cobrana de Dvidas
Dvidas Art. 42, CDC O Cdigo no permite que o fornecedor, na cobrana de dvida, ameace ou faa o consumidor passar vergonha em pblico. No permite, tambm, que o fornecedor, sem motivo justo, cobre o consumidor no seu local de trabalho. crime ameaar, expor ao ridculo ou, injustificadamente, interferir no trabalho ou lazer do consumidor para cobrar uma dvida (art. 71, CDC). Se o fornecedor cobrar quantia indevida (o que j foi pago, mais do que o devido etc.), o consumidor ter direito de receber o que pagou, em dobro, com juros e correo monetria.

Prticas Abusivas
Vedaes legais Art. 39, CDC Existem muitas coisas que o fornecedor no pode fazer, porque so proibidas por lei. Aqui esto algumas delas:

1. O fornecedor no pode condicionar a venda de um produto compra de outro produto, ou seja, para levar um produto, voc no pode ser obrigado a comprar outro, por exemplo, para levar o po, voc tem de comprar um litro de leite. Isto se chama VENDA CASADA e proibido por lei. crime: Lei n. 8.137/90, art. 5, II. 2. proibido ao fornecedor esconder um produto e dizer que o produto est em falta. 3. Se algum fornecedor enviar-lhe um produto que voc no pediu, no se preocupe! Receba como se fosse uma amostra grtis. 4. E se algum prestar a voc um servio que no foi contratado, no pague. A lei garante que voc no obrigado a pagar (art. 39, pargrafo nico, CDC). 5. O fornecedor no pode prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do consumidor, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou posio social, para impingir-lhe seus produtos ou servios. 6. O fornecedor no pode exigir do consumidor vantagens exageradas ou desproporcionais em relao ao compromisso que ele esteja assumindo na compra de um produto ou na contratao de um servio. Antes de comprar, pesquise o preo em outras lojas. 7. Quem vai prestar-lhe um servio obrigado a apresentar, antes da realizao do trabalho, um oramento (Art. 40, CDC). 8. Neste oramento tem de estar escrito o preo da mo-de-obra, o material a ser usado, a forma de pagamento, a data da entrega e qualquer outro custo. 9. O fornecedor no pode difamar o consumidor s porque ele praticou um ato no exerccio de um direito seu. 10. Existem leis que explicam como um produto ou um servio devem ser feitos. O fornecedor no pode vender produtos ou realizar servios que no obedeam a essas leis. 11. O fornecedor obrigado a marcar um prazo para entregar um produto ou terminar um servio. 12. Elevar, sem justa causa, os preos de produtos e servios. 13. O fornecedor poder aumentar o preo de um produto ou servio apenas se houver uma razo justificada para o aumento. 14. O fornecedor obrigado a obedecer ao valor do contrato que foi feito. No pode aumentar o valor do produto ou servio se o aumento no estiver previsto no contrato.

Responsabilidade do Fornecedor
Vcios de Servios ou Produtos Arts. 12 a 25, CDC Um produto ou um servio defeituoso quando no oferece a segurana que dele se espera (art. 12, 1).

Existem vcios de qualidade e quantidade do produto. Os vcios de qualidade dividem-se em vcios por inadequao (o produto inadequado ao fim que se destina) e por insegurana (de defeito). Os fornecedores so responsveis pelos vcios de qualidade ou quantidade do produto (Art. 28, CDC). Os vcios nos produtos e nos servios podem causar danos fsicos aos consumidores, colocando em risco sua segurana. Estes danos decorrem dos chamados acidentes de consumo, ou seja, acidentes causados pelo produto defeituoso (Art. 12, CDC). O fornecedor, independentemente da existncia de culpa, responsvel pelos danos causados pelo produto defeituoso ou por no ter dado informaes suficientes e adequadas sobre a utilizao do produto e riscos que ele oferece. Todas as vezes que um produto ou servio causar um acidente os responsveis so (Art. 12, CDC):

o fabricante ou produtor; o construtor; o importador. o prestador de servio.

O comerciante tambm responsvel pelos danos quando (Art. 13, CDC):


o fabricante, construtor, produtor ou importador no forem encontrados; o produto no tiver a identificao clara do fabricante, produtor, construtor ou importador; no conservar os produtos perecveis como se deve.

Voc Pode Exigir


Quando existe vcio na prestao do servio, voc pode exigir (Art. 20, CDC):

que o servio seja feito novamente sem pagar nada; ou abatimento no preo; ou devoluo do que voc pagou, em dinheiro, com correo.

Se o defeito for de fabricao do produto, o fornecedor tem 30 dias para corrigilo ou san-lo. Depois desse prazo, se o produto ficar com problemas ou aparecer novamente o mesmo vcio aps o conserto, voc pode exigir (Art. 18, CDC):

a troca do produto; ou o abatimento no preo; ou o dinheiro de volta, com correo.

Se o problema a quantidade do produto, voc tem o direito de exigir (Art. 19, CDC):

a troca do produto; ou o abatimento no preo; ou que a quantidade seja completada de acordo com que est escrito na embalagem ou com o que voc pediu; ou o dinheiro de volta, com correo.

Os Prazos para Reclamar


Prazos Art. 26, CDC O prazo para voc reclamar de vcios fceis de notar em produtos ou servios de:

30 (trinta) dias para produtos ou servios no durveis. Por exemplo: alimentos, servio de lavagem de roupa numa lavanderia. 90 (noventa) dias para produtos ou servios durveis. Por exemplo: eletrodomsticos, reforma de uma casa, pintura de carro.

Estes prazos so contados a partir da data que voc recebeu o produto ou que o servio terminou. Se o defeito for difcil de notar (vcio oculto), os prazos comeam a ser contados da data em que o vcio apareceu.

Direito de Arrependimento
Arrependimento Art. 49, CDC O arrependimento acontece quando voc compra um produto ou contrata um servio e depois resolve no ficar com o produto ou no deseja mais fazer o servio. Voc s tem direito de se arrepender e desistir do contrato se o negcio foi feito fora do estabelecimento comercial (vendas por telefone, telemarketing, Internet, etc.) Voc tem o prazo de sete dias para se arrepender de compras feitas por reembolso postal, por telefone ou a domicilio. Preste ateno, pois este prazo contado a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou servio.

No caso de arrependimento, voc dever devolver o produto ou mandar parar o servio. Assim, ter direito a receber o que voc j pagou com juros e correo monetria, inclusive o reembolso das despesas pagas pelo envio do produto sua residncia.

Cadastro de Consumidores
Cadastro Art. 43, CDC Normalmente, o consumidor, quando aluga uma casa ou faz uma compra a prazo, precisa preencher fichas com seus dados pessoais. Essas fichas preenchidas formam um cadastro. As informaes que o consumidor colocar na ficha no podem ser usadas pela empresa para outras finalidades. O Cdigo, para evitar que estas informaes sejam usadas para outros fins, assegura ao consumidor:

direito de corrigir os dados incorretos; a retirada das informaes negativas aps um perodo de 5 anos; o conhecimento das informaes sobre o consumidor que estejam no cadastro (se for recusado, cabe Habeas Data); a comunicao de abertura de ficha cadastral quando o consumidor no tiver pedido que seu cadastro seja aberto.

Cadastro de Reclamaes
Cadastro Negativo de fornecedores Art. 44, CDC Os rgos pblicos de defesa do consumidor so obrigados, pelo Cdigo, a ter um cadastro das reclamaes feitas pelo consumidor. Estas reclamaes so contra os maus fornecedores de produtos e servios. Esse cadastro pode ser consultado a qualquer momento pelos interessados e dever ser publicado todo o ano.

Sistema Nacional de Defesa do Consumidor SNDC


rgos do DPDC Decreto n. 2.181/97 A poltica nacional de proteo ao consumidor coordenada pelo Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria de Direito Econmico, do Ministrio da Justia. Os rgos que fazem parte do SNDC so:

os PROCONs e similares nos Estados e Municpios; a vigilncia sanitria e agropecuria; o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade INMETRO, e os Institutos de Pesos e Medidas - IPEM; os Juizados Especiais, alm da Justia comum; as Promotorias de Justia, rgos do Ministrio Pblico; as Delegacias de Polcia especializadas; as entidades civis de defesa do consumidor; a Embratur; a SUSEP.

Como e Onde Reclamar


Reclamaes Muitas empresas j possuem o Servio de Atendimento ao Consumidor - SAC, que atende s reclamaes e procuram resolver o problema. Voc pode encontrar o telefone do SAC nas embalagens dos produtos. Quando for reclamar conte, em detalhe, tudo o que aconteceu, para ajudar a resolver seu problema. Leve a nota fiscal, pedidos, certificado de garantia, contrato, recibos e outros documentos que tiver. Depois de reclamar, guarde com voc a prova de sua queixa: protocolo, cdigo de reclamao, etc. No se esquea de anotar o nome e o cargo da pessoa que o atendeu. Guarde sempre a nota fiscal dos produtos que voc comprou e os recibos dos valores que pagou em caso de prestao de servios. S com estes documentos voc pode reclamar, por exemplo, de um produto com defeito ou de um servio mal feito. Recorra a um rgo de proteo ao consumidor.

Se voc no resolver seu problema com o fornecedor de um produto ou servio, procure o PROCON. J existem PROCONs em todas as capitais e em diversas cidades do interior. Os PROCONs ajudam voc a resolver seu problema tentando um acordo entre o fornecedor e voc. Os PROCONs atendem o consumidor com problemas nas reas de: Alimentos, Assuntos Financeiros, Habitao, Educao, Produtos, Sade e Servios. Para receber orientao ou fazer uma reclamao, telefone para o PROCON, ou v pessoalmente ao rgo. Sempre que fizer uma reclamao, fornea seus dados pessoais (nome, telefone, endereo etc.). Se no fornecer estes dados, a reclamao no poder ser encaminhada. Reclamaes annimas no sero aceitas. Voc deve ter tambm os dados do fornecedor: nome, endereo e telefone. Os outros documentos necessrios para resolver seu problema so a nota fiscal, recibo, o pedido, ou contrato e detalhes sobre o produto ou o servio reclamado, alm de cpias dos documentos pessoais. Guarde com voc os originais dos documentos de compra do produto ou de pagamento de um servio.

Como Mover uma Ao


Alguns problemas de compra de produto ou pagamento de servios tm de ser encaminhados Justia. Voc pode reclamar sozinho ou em grupo, no caso de vrias pessoas terem o mesmo problema (Art. 81, CDC). Se s voc foi prejudicado, procure a assistncia jurdica gratuita, no caso de no poder pagar. Se puder pagar, procure um advogado de sua confiana. Se o valor que voc quer receber pelo dano causado for menor do que 40 salrios mnimos, pode recorrer ao Juizado Especial de Pequenas Causas.

O Juizado Especial dedica-se exclusivamente ao julgamento de aes movidas por pessoas fsicas e tem o objetivo de simplificar e diminuir o tempo de alguns tipos de processos. A sua competncia abrange regies ou bairros da cidade. Por isso, o consumidor que desejar acessar o Juizado Especial para solucionar um problema deve procurar o mais prximo da residncia da pessoa contra quem pretende mover uma ao, do lugar onde comprou um produto ou mesmo da sua casa. importante levar a Carteira de Identidade (RG), o CPF e cpias autenticadas de todos os documentos relacionados questo: notas fiscais, cheque, ordem de servio de entrega do produto, folheto de publicidade, contrato, etc. Caso contrrio, recorra Justia Comum, mediante a contratao de um advogado. Se o dano for coletivo ou a um grupo, os rgos de defesa do consumidor, o Ministrio Pblico ou as associaes de consumidores podem, em nome prprio, entrar com uma ao em defesa dos prejudicados. O Cdigo de Defesa do Consumidor ajuda voc de vrias maneiras para fazer valer seus direitos na justia (Art. 6, inc. VIII e Art. 38). Uma dessas maneiras a inverso do nus da prova. O que significa inverso do nus da prova? Normalmente, na Justia, quem tem de provar a pessoa que reclama ou processa algum. Quem reclama deve apresentar, no processo, as provas de que foi prejudicado. Essas provas podem ser documentos, fotografias, testemunhas etc. O Cdigo do Consumidor permite ao Juiz determinar ao fornecedor que providencie as provas. Quer dizer, a obrigao de provar ser do fornecedor do produto ou do prestador de servio e no daquele que reclama, o consumidor.

As Sanes Administrativas
Penalidades No Cdigo de Defesa do Consumidor existem penas para aquele fornecedor que no obedecer a suas regras. Essas penas so chamadas sanes administrativas. As sanes administrativas ou penas que esto no Cdigo so (Art. 56, incs. Ia XII):

multa; apreenso do produto;

inutilizao do produto; cassao do registro do produto junto ao rgo competente; proibio de fabricao do produto; suspenso de fornecimento de produtos e servios; suspenso temporria da atividade; revogao de concesso ou permisso de uso; cassao de licena do estabelecimento ou da atividade; interdio total ou parcial de estabelecimento, de obra ou de atividade: interveno administrativa; imposio de contrapropaganda.

Essas penas so aplicadas de acordo com as leis previstas no Cdigo de Defesa do Consumidor e no Decreto n. 2.181 de 20 de maro de 1997. O fornecedor tem o direito ampla defesa. As relaes de consumo e a aplicao das sanes ou penas administrativas so fiscalizadas pelos rgos que fazem parte do SNDC. Alem das sanes administrativas, o desrespeito s normas do Cdigo pode ser considerado crime pela Justia. Nesse caso h multa e at cadeia.

Anda mungkin juga menyukai