Anda di halaman 1dari 8

04/04/2011

O que Cintica?

Princpios da Mecnica

o ramo da dinmica que estuda as foras que detm ou modificam o movimento do corpo.

Prof. Esp. Tarso Waltrick

Peso

Foras

Peso (P) o efeito da acelerao da gravidade (g) sobre a massa. (P = m.g) O peso de um corpo varia com sua localizao com relao ao centro da terra, enquanto que a massa permanece sempre a mesma.

um empurro (compresso) ou uma trao (tenso). Terapeuticamente 4 fontes naturais so importantes:

Gravidade ou peso dos segmentos corporais e dispositivos; 2. Msculos que produzem fora; 3. Resistncias externas aplicadas ( polias de exercicios e resistncia manual); 4. Atrito ( grau de estabilidade).
1.

04/04/2011

Teoria do Movimento

1 lei de Newton (inrcia) todo corpo persiste em seu estado de repouso ou movimento uniforme retilneo a menos que foras atuem sobre ele alterando seu estado.

Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilneo e uniforme, a menos que uma fora atue sobre ele".

04/04/2011

2 lei de Newton (massa e acelerao)

2 lei de Newton (massa e acelerao)


a lei da acelerao. Quando uma fora externa age sobre um objeto, o objeto muda sua velocidade ou acelera-se em proporo direta fora aplicada. O objeto ir tambm acelerar em proporo inversa sua massa. A massa tende a resistir acelerao.

A acelerao de um corpo diretamente proporcional fora resultante que atua sobre ele, e inversamente proporcional sua massa.

1.A fora da mo acelera a caixa. 2. Duas vezes a fora produz uma acelerao duas vezes maior. 3. Duas vezes a fora sobre uma massa duas vezes maior, produz a mesma acelerao original.

3 lei de Newton (ao e reao)

Para toda ao existe uma reao de igual amplitude e sentido contrrio. Exemplo: um peso mantido pela mo cria uma fora de 4,5Kg nela, e a mo resiste ao peso com uma fora de 4,5Kg.

04/04/2011

Alavancas

So usadas para visualizar o sistema de fora mais complexo que produz movimento rotatrio no corpo.

Me d um ponto de fixao e eu moverei o mundo

As Trs foras de Alavanca Mecnica so:

BRAO DE UMA ALAVANCA

O eixo E (ou piv): ponto onde se apoia a alavanca para realizar o trabalho O peso P (ou resistncia R): fora que deve ser vencida E a fora F que move (ou mantm): fora que se aplica a alavanca

BRAO: a menor distncia entre a linha de ao da fora considerada e o eixo de rotao.

BRAO DE RESISTNCIA

F bf Eixo

br

BRAO DE FORA

04/04/2011

Alavancas

Vantagem Mecnica

A distncia perpendicular do ponto E (piv) linha de ao do peso ( P ) chamado de BRAO DE PESO OU RSISTNCIA A distncia perpendicular de fora ( F ) de sustentao ao eixo E (piv) chamado de BRAO DE FORA.

A vantagem mecnica ( VM ) da alavanca refere-se razo entre o comprimento do brao de fora e o brao de peso. OU SEJA!!! Um no comprimento do brao de fora ou uma no comprimento do brao de peso resulta em uma vantagem mecnica maior facilitando assim a realizao da tarefa.

Vantagem Mecnica
VM = comprimento brao de fora comprimento brao de peso OBS: quanto maior a VM maior o brao de fora e menor o brao de peso.

04/04/2011

Alavancas de Primeira Classe ou Interfixa


Ponto ou eixo fixo no meio de duas outras estruturas. (mobilidade). O eixo encontra-se no meio da fora e da resistncia. Como as gangorras ou balanas podem ser usadas para ganhar fora ou distncia. No corpo usado na manuteno da postura e equilbrio

Alavancas de Segunda Classe ou InterResistente


Fornecem vantagem de fora, de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena fora. (FORA) A resistncia encontra-se entre a fora e o eixo. Ex: carrinho de mo, uso de um p-de-cabra; No corpo a trao do braquiorradial e dos extensores do punho para manter a posio de flexo do cotovelo.

Alavancas de Terceira Classe ou InterPotentes


So as mais comuns do corpo; O brao de peso sempre maior que o brao de fora. (ADM) A fora est entre o eixo e a resistncia. Este tipo de alavanca encontrada nos movimentos em cadeia cintica aberta. Ex: tibial anterior de tornozelo, extensor radial no punho.

ALAVANCA ANATMICA
Barra rgida o osso O eixo a articulao A resistncia a carga externa A fora atua na insero do msculo Na maioria das vezes a alavanca anatmica so de terceira classe, ou seja a fora esta entre o eixo e a resistncia

04/04/2011

Torque ou Momento

Se for exercida uma fora sobre um corpo que possa girar em torno de um ponto central, dizse que a fora gera um torque.

Como o corpo humano se move por uma srie de rotaes de seus segmentos, a quantidade de torque que um msculo desenvolve uma medida muito proveitosa de seu efeito.

Torque ou Momento

Torque ou Momento

Torque (r), o produto desta fora multiplicado pela distncia perpendicular de sua linha de ao ao eixo de movimento ( r = F x d );
Usado nos testes de fora muscular na Fisioterapia.

Exemplo: Ao abrir uma porta que esta emperrada, pode-se empurrar ou puxar no centro da porta e no conseguir abri-la, no entanto, se esta mesma fora aplicada to longe quanto se consiga das dobradias (eixo) a fora ser mais efetiva (pois se aumenta a extenso do brao de fora).

04/04/2011

Equilbrio

Estvel: corpo perturbado retorna a posio original. Ex: joo bobo; Instvel: corpo perturbado procura nova posio. Ex: palhao andando na corda bamba Neutro: centro de gravidade desloca sem sair do lugar. Ex: cadeira de rodas.

Fatores que Alteram a Estabilidade ou a Mobilidade de um Corpo


Altura do centro de gravidade, quanto mais alto a mobilidade e a estabilidade; 2. Tamanho da base de suporte, base de suporte mais estabilidade e mobilidade; 3. Localizao da linha de gravidade na base, quanto + central + estvel, quanto + perifrico + mvel; 4. Peso do corpo.
1.

TRABALHO
Demonstrar atravs de ilustraes ( desenhos, figuras) a alavanca dos seguintes movimentos corporais e classificar o tipo de alavanca: Flexo cotovelo Extenso do punho Plantiflexo do p Dorsiflexo do p

Anda mungkin juga menyukai