Anda di halaman 1dari 13

Lichia: o Morango Chins

A lichia uma fruta capaz de hidratar o organismo, pois repositora hdrica. Alm disso, possui outros nutrientes que so benficos sade. Dentre estes est a vitamina C, cerca de 60 miligramas (em 100g da fruta). Esta propriedade ajuda a sintetizar o colgeno que d estrutura aos msculos, tendes, gengivas e otimiza a absoro do ferro, dando resistncia e ao antioxidante a estrutura corporal. fontes de vitaminas do complexo B, como a tiamina, que ativa o sistema circulatrio, reboflavona que atua na formao de glbulos vermelhos e anticorpos e a niacina que ajuda no funcionamento do sistema nervoso. Outro nutriente importante o polifenol, que tem ao antioxidante podendo prevenir o cncer quando combinado a um cardpio equilibrado e saudvel. Saiba que a lichia contm ainda, clcio, ferro, fsforo e potssio, regularizando o sistema orgnico. CURIOSIDADE:
o LAI-CHI nome correto e pronunciado na China,essa fruta tem historia, os primeiros frutos desta rvore encomendado ao Imperador e sua familia, as outras safras so para as pessoas comuns, se serve com creme de leite como sobremesa, se pode encontrar em conserva.

Incaper impulsiona cultivo da lichia no Estado

O cultivo da fruta extica lichia ganha fora no Estado. A produo, que h cerca de dois anos j pode ser encontrada em pequenos pomares de Venda Nova do Imigrante e Ibatiba, este ano ter um acrscimo. Seis hectares da fruta sero plantados em Ina, por meio de uma pareceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistncia Tcnica e Extenso Rural (Incaper), rgo vinculado Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura Abastecimento e Pesca (Seag), e a Prefeitura Municipal. De acordo com o extensionista do Incaper de Ina, Onofre Rodrigues Almeida, a lichia, tambm conhecida como morango chins, apresenta alto valor de mercado, boa aceitao do pblico e tima adaptao ao clima da regio das montanhas capixabas. Por isso, o interesse dos produtores a ingressar na cultura. Alm disso, a fruta uma tima alternativa para diversificao da agricultura na regio, onde predomina o caf arbica.

Os

produtores devem aproveitar o clima favorvel da Regio Serrana, que apresenta inverno frio e seco, ideal para o cultivo da lichia. A fruta, tida como nobre, apresenta um mercado extremamente promissor e rentvel, visto que a demanda pelo alimento ainda no suprida pelo produtor capixaba. Parte da produo consumida vem de So Paulo, afirma. A safra da lichia se d entre os meses de novembro e janeiro, atendendo ao mercado na poca das festas natalinas, quando a procura e o preo so maiores. Uma das reas plantadas a do senhor Gilmar Cunha , que est satisfeito com o resultado da colheita da lichia em Ibatiba. O tcnico do Incaper de Ibatiba, Eraldo Rodrigues dos Santos, conta que os produtores do municpio esto muito satisfeitos com os resultados alcanados com a fruta. O lucro com a comercializao da lichia apresenta uma fonte

de renda extra para o agricultor. A lichia pode ser encontrada em pequenos pomares comerciais, como em fundos de quintais e reas antes ociosas na propriedade, afirma. Outro ponto positivo a alta resistncia a pragas e doenas e a fcil adaptao, o que evita grandes investimentos em insumos qumicos e adubos. O quilo da lichia comercializado na regio, por meio de atravessadores, por at R$ 4,00 o quilo, dependendo da qualidade do fruto. Um p rende aproximadamente 50 quilos da fruta e um hectare comporta cerca de 200 ps de lichia. As primeiras mudas chegaram regio h seis anos, e h dois as plantas comearam a frutificar. Hoje, os pomares esto em plena produo, com cerca de 15 mil ps ao todo. O Incaper presta constante assistncia tcnica aos produtores, por meio da instruo sobre o manejo adequado da fruta e auxlio na comercializao da produo. Lichia A lichia considerada uma fruta extica no Brasil e alcana altos preos nos principais mercados. consumida principalmente in natura, mas tambm pode ser utilizada para a fabricao de sucos e derivados.

Os frutos produzem em cachos, a casca rugosa e de cor vermelha e fcil de ser destacada. A polpa gelatinosa, sucosa e o sabor semelhante ao da uva. Alm disso, possui pouca gordura, poucas calorias e muita gua. Outro ponto positivo a quantidade de vitamina C que ela possui. Cada 100 gramas de lichia tem 50 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, alm de possuir ao antioxidante, combatendo cncer e problemas de corao.

Fonte: http://www.seag.es.gov.br/?p=3160

1. DESCRIO BOTNICA
A lichia (Litchi chinensis Sonn.) um importante representante da famlia Sapindaceae, qual pertence, tambm, o guaran (Paulinia cupana). Existem trs subespcies de lichia: a chinensis, phillippenis e javanensis, sendo que a segunda produz frutos no comestveis e a terceira, frutos de pequeno valor comercial e de interesse apenas na Indochina e em Java. Portanto, somente a Litchi chinensis chinensis de interesse econmico e, na qual, distinguem-se duas grandes raas: Lichia da gua e Lichia da montanha, sendo que; na China, a primeira tem frutos de melhor qualidade e cultivada nas terras baixas; j a segunda tem frutos menores, com casca um tanto espinhosa, tambm comestveis e cultivada em altitudes mais elevadas. A planta atinge 10 a 12 metros de altura e tem tendncia a desenvolver ramos direcionados para o solo. O sistema radicular das plantas, originadas de semente, apresenta uma grande raiz pivotante (praticamente ausente nas originadas por processos vegetativos), sendo que as razes absorventes se distribuem no perfil do solo at uma profundidade de 1.0 metro.

As folhas so alternadas e compostas, o nmero de fololos varia de 2 a 12. A inflorescncia em pancula, produzida em ramo do ano e composta de centenas de pequenas flores brancas. Normalmente, a florada comea em fins do inverno a incio da primavera, sendo que ocorrem trs tipos de flores que se abrem, consecutivamente, na mesma pancula: Flor tipo I: funcionalmente masculina Flor tipo II : funcionalmente feminina Flor tipo III: funcionalmente masculina O fruto uma drupa de forma e tamanho variveis, dependendo do cultivar; pode ser redondo, oval ou cordiforme e atingir at 5 cm de comprimento por 4 cm de largura; o peso pode variar de 10 a 35 g. A casca vermelho-brilhante (quando maduro), delgada, coricea e quebradia. A polpa , normalmente, branca e translcida. A semente marrom-brilhante, com tamanho aproximado de l0 a 18% do fruto. Pode ocorrer aborto de sementes, as chamadas lngua-de-galinha, o que no diminui muito o tamanho dos frutos, que passam a ser preferidos por apresentarem uma maior porcentagem de polpa.

2. DISSEMINAO E VALOR NUTRICIONAL


A disseminao da cultura da lichia aconteceu recentemente, sendo que h sculos vem sendo cultivada na China, regio de origem, de onde foi levada para a ndia e outras regies. Atualmente, os maiores produtores so China, Tailndia, ndia, Estados Unidos (Flrida e Hava e Nepal. O fruto rico em minerais e vitaminas, contendo por l00g de polpa: gua (82,lg), calorias (65), protena (0,8g), gorduras (0.4g), carboidratos (l6,3g), fibras (0,2g), Ca (l0mg), P (29mg), Fe (0,3mg), Na (3mg), K (l70mg), Tiamina (0,50mg), Riboflavina (0,60mg), Niacina (0,6mg) e Vitamina C (50mg).

3. VARIEDADES
Podem-se citar inmeras variedades de lichia, que so definidas observando as seguintes caractersticas: perodo de maturao, vigor da planta, forma, tamanho e colorao das folhas, produtividade, forma, tamanho, textura e colorao da casca dos frutos, textura e aroma da polpa, tamanho da semente e porcentagem de ocorrncia de semente abortada (lingua-de-galinha) Martins (l992).

Segundo Donadio (l987), as variedades mais plantadas so as chinesas, incluindo a mais conhecida Brewster; mas tambm so utilizadas variedades selecionadas indianas, hawaianas e as da frica do Sul. Na China, tem-se as variedades Brewster (Chen Purple), Kwai Mi, Hak Ip, No Mai Tez e Wai Chi. Na ndia, tem-se as variedades Calcut, Dehra, Dun, Early Large Red, Early Seedless, Honh Kong, Late Seedless, Mazzaferpur, Rose Santed, Saharampur, Seedless l e Seedless 2. No Hava, tem-se a Groff, a Charley tong e a Hilo. Na frica do Sul, tem-se a Mauritius. J no Brasil, a partir de sementes trazidas dos Estados Unidos, foi selecionada uma variedade a Americanaque, provavelmente, da variedade chinesa conhecida como No Mai Tse. As principais variedades cultivadas nas regies subtropicais so: Bengal, Brewster, Mauritius, Sweet clift e Americana.

BENGAL
Tambm denominada de Brewster, na Austrha maturao precoce, a planta apresenta moderado vigor. Os frutos so cordiformes (em forma de corao), com peso mdio de 21 g, colorao vermelho-brilhante, polpa firme e de boa qualidade e 65% do fruto, semente grande e com cerca de 20-35% de abortos. Originada de semente e selecionada na Flrida a partir da variedade indiana Purbi..Os limbos dos fololos so grandes com leve ondulao. A planta vigorosa e apresenta frutificao irregular.

BENGAL Frutos grandes e cordiformes de colorao vermelho-brilhante. Cachos com 8 a 30 frutos com sementes grandes. Maturao precoce. A variedade de maior produtividade e a mais plantada no Brasil.

BOSWORTH 3 ( KWAI MAI PINK )

BOSWORTH 3 ( KWAI MAI PINK ) Frutos de tamanho mdio e arredondados de colorao vermelho-alaranjado . Cachos com 8 a 20 frutos com sementes mdias. Maturao meia-estao. De todas as variedades a considerada de menor alternncia.

BREWSTER
Maturao mais precoce que a Bengal, planta vigorosa de crescimento ereto. Os frutos so elpticos, com peso mdio de 23 g, colorao vermelho brilhante, polpa macia, de qualidade aceitvel, cerca de 74%, de sabor cido, a menos que esteja bem madura. Semente de tamanho mediano a grande e com 30 - 50% de abortos. Quanto ao aspecto dos frutos, bastante semelhante aos da Bengal; no entanto, no se apresentam em cachos to compactos. Tem origem na provncia chinesa de Fujian, onde foi selecionada pelo Reverendo W.M. Brewster, de quem recebeu o nome. Entretanto, a mesma que a variedade chinesa Chen Zi. Os limbos dos fololos so grandes, verde-escuros, ondulados e com pice ligeiramente voltado para baixo. A planta vigorosa e apresenta frutificao irregular.

BREWSTER Frutos de tamanho mdio a grande, elpticos e de colorao vermelho-brilhante. Cachos com 6 a 20 frutos com sementes grandes. Maturao precoce. a segunda variedade mais cultivada no Brasil.

EMPEROR

EMPEROR Frutos grandes e cordiformes de colorao vermelho-escuro. Cachos com 3 a 8 frutos com sementes grandes. a variedade defrutos maiores e mais resistentes ao manuseio e transporte. O porte da planta menor em relao s outras variedades. Maturao meia-estao.

HAK IP

HAK IP Frutos de tamanho mdio de colorao vermelho-escuro com uma leve tonalidade marron. Cachos com 15 a 25 frutos com sementes mdias. Maturao precoce . Tambm chamada de Folha Preta, a mais consumida na China.

KAIMANA

KAIMANA Frutos grandes arredondados de colorao vermelho-brilhante. Cachos com 15 a 25 frutos com sementes mdias. Maturao precoce. originria da Hak Ip e considerada a de polpa com melhor qualidade.

MAURITIUS
Maturao precoce, planta com alto vigor, copa muito aberta e muito sensvel a ventos. Os frutos so ovides a cordiformes, com peso mdio de 24 g, colorao vermelha, mas um pouco escuro quando maduro, polpa de qualidade aceitvel e em torno de 71%. Semente grande com cerca de 15 - 20% de abortos. Muito produtiva, mas o fruto no tem boa qualidade a no ser que esteja totalmente maduro, mas, neste caso, a colorao no boa. Corresponde variedade chinesa Tai So. A semente grande. Polpa doce e sucosa. A ocorrncia de sementes abortadas de cerca de 15%. Os fololos so grandes, largos e levemente ondulados. A planta tem grande vigor e apresenta frutificao irregular na Austrlia, mas na China e frica do Sul, a frutificao regular.

MAURITIUS Frutos de tamanho mdio a grande, ovides a cordiformes e de colorao vermelho-brilhante com leve tonalidade marron e com sementes grandes. a variedade mais precoce . Tambm conhecida como Comores.

SWEET CLIFT
Na China, conhecida como Wai Chee. Fruto pequeno (l 7g.), ovalado e vermelho-intenso. A semente pequena. A polpa corresponde a 68% do fruto, sucosa e doce. A ocorrncia de sementes abortadas de 35%. a variedade de maturao mais tardia. Os fololos so pequenos, ovalados e ondulados. A planta tem pouco vigor e apresenta frutificao regular.

AMERICANA
Variedade brasileira, selecionada a partir de sementes trazidas dos EUA, da variedade No Mai Tsz. Apresenta fruto cordiforme, com cerca de 18 g, e colorao vermelho-intensa. Ocorrncia de cerca de 30 a 50% de sementes abortadas. Excelente qualidade. Produo entre regular e alternante, com rendimento moderado.

GROFF
Corresponde a variedade chinesa Souey Tung. Fruto pequeno (14g), cordiforme e vermelho escuro. A semente praticamente no existe, pois a porcentagem de abortadas de 90-100%. A polpa doce e de excelente qualidade. Os fololos so pequeno e ondulados. A planta tem pouco vigor mdio e apresenta frutificao irregular. H um grande nmero de variedades de lichia que so definidas por caractersticas como: perodo de maturao, vigor da planta, forma, tamanho e colorao das folhas, produtividade, forma e tamanho do fruto, textura da polpa, tamanho da lngua-de-galinha.

GROFF Frutos pequenos e arredondados de colorao vermelho-escuro. Cachos com 20 a 40 frutos com sementes pequenas. Maturao bastante tardia.

4. PROPAGAO
A propagao comercial da lichia feita por processo vegetativo, sendo mais comum a alporquia. Entretanto, podem ser utilizados outros mtodos, tais como: por semente, enxertia ou estaquia.

4.1. PROPAGAO POR SEMENTES


Este processo, geralmente, no utilizado, uma vez que plantas de ps-francos so geneticamente desuniformes, apresentam um longo perodo juvenil (demoram 10 anos ou mais para. comearem a produzir), alm de alternncia de produo e frutos de baixa qualidade. Entretanto, novas cultivares podem ser obtidas atravs de seleo de ps-francos que tenham caractersticas interessantes. As sementes podem ser armazenadas por at 4 semanas, desde que mantidas dentro do fruto. Uma vez as sementes retiradas, comeam a perder viabilidade em 24 horas e, aps 4 a 14 dias, no mais germinam. Sementes armazenadas em gua, por 24 horas, tm maior germinao do que as mantidas em vermiculita ou condies ambiente. Recomendase o armazenamento em esfagno mido, a 8oC, por at 8 semanas. A semeadura deve ser feita em substrato com boa aerao, parcialmente sombreado, na posio horizontal e a uma distncia entre si, de l a 2,5 cm. A germinao d-se em 3 dias, sendo prefervel a semeadura em bandejas com posterior transplante para sacos plsticos, quando as mudas estiverem com l0-l5cm. de altura. Este processo s utilizado quando se visa a trabalhos de melhoramento ou produo de porta-enxertos.

4.2. ENXERTIA
H evidncia de que os chineses tm realizado enxertia de lichia h sculos, apesar disto, o mtodo no utilizado pelos viveiristas por apresentar baixa porcentagem de pegamento.

4.2.1. Garfagem
Existem alguns processos para se obter um maior pegamento do enxerto, um deles realizar anelamento do ramo, 3 a 4 semanas antes da enxertia, ou utilizar garfos da poro no terminal do ramo. Entretanto, o insucesso pode ser devido a caractersticas da prpria planta, pois o cmbio ativo em somente um tero de sua circunferncia, num dado momento ou, ainda, por incompatibilidade entre as partes. A enxertia por garfagem pode ser feita por fenda cheia, ingls-simples ou complicado, utilizando-se de garfos com 3 a 5 cm de comprimento e cavalos com cerca de 2 anos de idade. Em condies de temperatura favorvel, as gemas comeam a se desenvolver em 3 a 4 semanas. Quando a muda estiver com 50 a 100 cm de altura, estar em condies de ir para o campo. Este processo deve ser reconsiderado, uma vez que podemos obter vantagens do uso de porta-enxertos, tais como: controle do amanho da planta ou hbito de crescimento, da produo, qualidade e tamanho do fruto, resistncia a frio, pragas e doenas, alm de tolerncia a diferentes condies de solo.

4.2.2. Borbulhia
A enxertia por borbulhia pode ser feita por T invertido ou janela aberta, sendo que este ltimo menos usado e tem menor pegamento, sendo utilizado, apenas, quando a casca no se solta. A seleo do estdio da borbulha mais crtico do que o processo de borbulhia ou estdio do porta-enxerto. Recomenda-se a retirada de borbulhas de ramos vigorosos, ainda verdes e que apresentem gemas axilares proeminentes.

4.3. ESTAQUIA
A propagao da lichia por estaquia no utilizada pelos viveiristas por depender de diversos fatores, como gentipo, condies fisiolgicas da planta, tipo de ramo e condies ambientais, alm de infra-estrutura complexa.

Ao se utilizar de tcnicas corretas, pode-se obter alta porcentagem de enraizamento, que ocorre 2 a 4 meses aps a estaquia. Aps este perodo, devem ser mantidas em sacos plsticos, em lugar sombreado, por 15 a 20 meses, quando atingem 50 a 60 cm e estaro em condies de ser plantadas no campo. Neste processo, devemos utilizar estacas herbceas, com cerca de 15 cm de comprimento, um par de folhas e mantidas sob nebulizao intermitente. A aplicao de auxinas pode melhorar a porcentagem e uniformidade de enraizamento, alm de antecip-lo e aumentar o nmero e comprimento das razes. Apesar de este processo no ser utilizado, indicado por diminuir o perodo juvenil, originar plantas uniformes e permitir a obteno de um grande nmero de mudas a partir de uma nica planta matriz.

4.4. ALPORQUIA
o mtodo mais utilizado. Entretanto, ao se obter um grande nmero de mudas, provoca-se grandes danos planta matriz. Recomenda-se utilizar ramos com 1,5 a 2,5 cm. de dimetro e 45 a 60cm de comprimento, obtendo-se uma porcentagem de enraizamento superior a 90%. Pode ser realizado em qualquer poca do ano, desde que se tenha umidade suficiente, mas os melhores resultados so obtidos na primavera. O processo inicia-se com o anelamento do ramo, retirando-se um anel de 1,5 a 2,5 cm de largura. A injria deve ser coberta com substrato que retenha umidade (solo, esfagno, etc.) e coberto com plstico. O processo pode ser melhorado pela aplicao de auxina na regio anelada, o que melhora o enraizamento e diminui o perodo de obteno da muda. Uma vez o ramo enraizado, deve ser separado da planta matriz, poca em que se deve retirar de 50 a 70% das folhas para se diminuir a transpirao. As mudas devero, ento, ser mantidas em ambientes quentes, sombreados, com alta umidade e protegidas de ventos. As mudas estaro aptas para ser plantadas no campo, aps passarem por dois fluxos vegetativos (cerca de 12 meses). Recomenda-se manter as plantas, obtidas por alporquia, sob nebulizao intermitente, melhorando o crescimento e sobrevivncia, alm do que esta prtica permite a reteno das folhas, acelerando o estabelecimento da muda.

5. CLIMA
A lichia bastante exigente com relao ao clima, desenvolve-se bem, mas no produz satisfatoriamente em regies tropicais, adaptando-se melhor em regies onde o clima frio e seco antes do florescimento e, no resto do ano quente e mido. A planta resiste mais o frio do que a mangueira e menos do que a laranjeira. A faixa de temperatura ideal, para esta fruteira, situa-se entre 20 a 35oC, sendo que paralisa totalmente sua atividade, vegetativa abaixo de 15 ou 16oC. As folhas novas so sensveis a ventos, necessitando, portanto, da instalao de quebra-ventos nas reas onde eles ocorrem. Com relao precipitao, o ideal encontra-se entre 1250 e 1700 mm. A exigncia em gua maior nas plantas novas e naquelas em produo. Entretanto, a planta encontra-se sob estresse hdrico quando sob condies de dias quentes, secos, de baixa umidade relativa e ocorrncia de ventos, mesmo sob alta umidade do solo. O clima um dos fatores mais importantes que afetam a iniciao floral, favorecida por temperaturas baixas e estresse hdrico; o florescimento maior nos locais onde ocorrem temperaturas abaixo de 13oC por 200 horas ou mais. Entretanto, estes fatores por si s no so suficientes, pois o florescimento pode ocorrer sem passar por estas condies, mostrando que fatores nutricionais e hormonais tambm, esto envolvidos.

6. SOLO
A lichia no muito exigente em solo, apesar de preferir os leves, profundos e com alto teor de matria orgnica, que pode ser substituda por adubaes adequadas. O pH deve estar entre 5,5 e 6,5, suportando solos mais cidos que a mangueira e abacateiro; adapta-se a solos com pH at 8,5, desde que haja fornecimento de micronutrientes. A maior exigncia nos primeiros anos da cultura, quando necessita de alto teor de matria orgnica para um bom desenvolvimento.

7. PLANTIO
O espaamento de plantio deve ser de l0 x l0m, resultando em 100 plantas por hectare. Entretanto, seria interessante uma melhor utilizao da rea, utilizando-se de espaamento de 6 x 6m, fazendo-se um desbaste quando as plantas estiverem com cerca de 15 anos, deixando-as espaadas de l2 x l2m. Este mtodo permite-nos a colheita da produo de 134 plantas por hectare, por um perodo de cerca de 10 anos. O plantio deve ser realizado, preferencialmente, em dias nublados, e em covas previamente adubadas com 5kg de esterco de curral e 500g de superfosfato simples. Aps o plantio deve-se promover irrigao sempre que for necessrio e tutorar a planta, . pelo menos no primeiro ano, a fim de se evitar danos no sistema radicular.

8. PRTICAS CULTURAIS

8.1. CONTROLE DE ERVAS DANINHAS


A cultura deve ser mantida no.limpo, devido a ter um sistema radicular superficial. Podem ser usados herbicidas de psemergncia como Paraquat ou Glifosate, evitando-se atingir as folhas, o que provocaria problemas de fitotoxicidade. Durante os primeiros anos de cultivo da cultura, interessante que se faa cobertura morta sobre as plantas, o que auxilia no controle de ervas daninhas, alm de manter a umidade.

8.2. PODA
A planta deve ser conduzida em haste nica at uma altura de, no mnimo 50 cm, quando se deixam 3 a 4 ramos fortes e bem distribudos que daro origem copa. Na poca da colheita, deve-se retirar, juntamente com o cacho, cerca de 20 cm dos ramos, esta prtica estimula a produo de um maior nmero de ramos terminais. Recomenda-se, ainda, poda de limpeza e aerao, para uma melhor penetrao dos raios solares. Nos pomares com plantio adensado, devem-se podar os ramos que se sobrepem, entre plantas vizinhas.

8.3. ANELAMENTO
A prtica do anelamento visa a evitar alternncia de produo. No ano seguinte ao de uma boa produo, antes do inverno (maro a abril), realiza-se o anelamento de ramos com, no mnimo, 1,5 cm de dimetro na regio a ser anelada. O processo consiste numa inciso de 0,16 a 0.40 cm, por toda a circunferncia do ramo. O anelamento no recomendado como prtica habitual, uma vez que os resultados so variveis e seu uso, com freqncia, resulta em diminuio do crescimento da planta, frutos pequenos e morte dos ramos anelados.

8.4. USO DE REGULADORES DE CRESCIMENTO


Os reguladores podem induzir a dormncia vegetativa e estimular o florescimento, quando aplicados no inverno; j, quando usados no florescimento, melhora a frutificao e diminui a queda de frutos. Em ambos os casos, utilizado o cido Naftaleno Actico (ANA) nas doses de 100 e 10ppm, respectivamente. Entretanto, os resultados obtidos so bastante inconsistentes, pois h influncia do clima e estado nutricional da planta.

9. ADUBAO
As adubaes devem ser feitas com base no estdio e produo da planta. Sabe-se que exportam, na colheita, a cada 100 kg de frutos, cerca de 90-250g de nitrognio; 35-50g de fsforo; 240-320g de potssio; 20-60g de clcio; 2,0-2,5g de cloro; 1,0- 1,4g de sdio; 0,6-1,3g de ferro; 0,4-0,7g de mangans; 0,7-l,0g de zinco; 0,5-l,0g de cobre e 0,3-0,7g de boro.

Do primeiro ao quinto ano, o nitrognio deve ser parcelado entre a primavera e o vero. Do sexto ano em diante, em duas parcelas, a primeira antes da florada e a segunda logo aps a colheita. O fsforo deve ser aplicado de uma s vez, aps a colheita. O potssio aplicado da mesma forma que o nitrognio.

Fonte: www.todafruta.com.br

Partes usadas Frutos. Famlia Sapindaceae Caractersticas Planta originria da China de folhas alternadas e compostas, atinge 10 a 12 metros de altura. Seu fruto uma drupa de forma e tamanho variveis, dependendo do cultivar; podendo ser redondo, oval ou cordiforme e atingir at 5 cm de comprimento por 4 cm de largura. Outros Nomes: Esp.: lechia; Fr..: quenepe chinois; Ingl.: lichia; lychee, lichi lychee nut. Dicas de Cultivo bastante exigente com relao ao clima, desenvolve-se bem, mas no produz satisfatoriamente em regies tropicais, adaptando-se melhor em regies onde o clima frio e seco antes do florescimento e, no resto do ano quente e mido. Prefere solos slico-argilosos e argilo-silicosos, frteis, profundos. Prefere os solos cidos. No lhe convm os solos calcrios. Princpio ativo

cidos, clcio, carboidrato, fsforo, ferro, fibra, gordura, potssio, protena, riboflavina, sdio, tiamina, vitamina C. Propriedades Diurtica, antiescorbtica, antitrmico, antitussgena, nutritiva.

Fonte: www.cantoverde.org

A lichia (Litchi chinensis) um gnero botnico pertencente famlia Sapindaceae. Originria da China, onde considerada a fruta nacional, a lichieira e uma rvore subtropical, semelhante mangueira, com at 12 metros de altura e de grande longevidade. H poucos sculos foi disseminada para outros pases como ndia, Tailndia, Taiwan, frica do Sul, Madagscar, Israel, Estados Unidos (Hava e Flrida), Vietn e Brasil. Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificao a lichieira a rvore favorita para os jardins de residncia no Hava, e em cidades da Califrnia. Os frutos produzem em cachos, a casca rugosa e de cor vermelha, sendo fcil de ser destacada. A polpa gelatinosa, translcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva-itlia e no aderente ao caroo. Serve para consumo ao natural, e para o fabrico de sucos, compotas e ainda para a passa.

Fruta da Lichia A planta longeva e rstica, necessitando pouco ou nenhum tratamento fitossanitrio. As doenas no so problema e, com relao s pragas, eventualmente podem ocorrer brocas de tronco, a mariposa oriental nos ponteiros e caros, abelhas-arapu ou irapua nos frutos. Praticamente no usado agrotxico e os frutos so colhidos isentos de produtos qumicos.

Anda mungkin juga menyukai