Anda di halaman 1dari 10

DEMONSTRAO DE FLUXO DE CAIXA PELO MTODO INDIRETO

INTRODUO A cada instante percebemos o quanto s informaes contbeis so indispensveis a uma boa administrao, sendo assim, preciso interpret-las de forma eficiente e adequada para que possam ser teis. Na ampla rea da contabilidade, o nosso foco nesta pesquisa a Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto. Na primeira parte estaremos esclarecendo de maneira objetiva e clara o que a Demonstrao de Fluxo de Caixa e a sua finalidade. Na segunda parte, conceituaremos o Mtodo Indireto de Demonstrao de Fluxo de Caixa seguido do modo de como preparar, dicas para a sua anlise e de apresentao para se elaborar a demonstrao, e por fim exemplificaremos. 1.1.Conceito e finalidade da Demonstrao de Fluxo de Caixa A Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) tem o propsito de esclarecer de forma condensada as entradas e sadas da conta Caixa (caixa + banco) em determinado perodo ou exerccio gerados por atividades operacionais, de investimento e de financiamentos. Tem-se como base s informaes contidas no Balano Patrimonial e na Demonstrao do Resultado do Exerccio. As atividades operacionais compreendem as transaes que envolvem a consecuo do objeto social da Entidade. Elas podem ser exemplificadas pelo recebimento de uma venda, pagamento de fornecedores por compra de materiais, pagamento dos funcionrios, etc. Atividades de investimentos compreendem as transaes com os ativos financeiros, as aquisies ou vendas de participaes em outras entidades e de ativos utilizados na produo de bens ou prestao de servios ligados ao objeto social da Entidade. As atividades de investimentos no compreendem a aquisio de ativos com o objetivo de revenda. Atividades de financiamentos incluem a captao de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos, a captao de emprstimos ou outros recursos, sua amortizao e remunerao. A Demonstrao do fluxo de caixa tem as seguintes finalidades: 1) Auxiliar na:
y y

avaliao da gerao e uso de caixa pela administrao; predio dos fluxos de caixa futuros;

determinao da habilidade que a empresa tem para pagar juros, dividendos e dividas, na ocasio de seus vencimentos.

2) Demonstrar a relao do lucro lquido com as mudanas de Caixa no Balano Patrimonial (os saldos de Caixa podem diminuir mesmo que haja lucro lquido, vice-versa). Um dos aspectos que difere a Demonstrao do Fluxo de Caixa do Balano Patrimonial que, o Balano demonstra a posio financeira de uma empresa em um determinado perodo de tempo de maneira esttica, enquanto aquele abrange geralmente dois perodos (compara-os) e explica o motivo das variaes do Balano Patrimonial, sendo o fluxo de caixa uma demonstrao dinmica. Existem dois modelos de apresentao da demonstrao do fluxo de caixa, podendo ser utilizados os mtodos direto ou indireto. Em nosso estudo ser focado o mtodo indireto. 2. METDO INDIRETO 2.1. Conceito e caractersticas Marion define que: a Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo mtodo indireto mostra quais foram s alteraes no giro (Ativo Circulante e Passivo Circulante) que provocaram aumento ou diminuio no Caixa, sem explicar diretamente as entradas e sadas de dinheiro. Segundo Jos de Nicolas e Jedeon Carvalho, o mtodo indireto de elaborao da DFC trata da reconciliao do Lucro Liquido ao Caixa Liquido gerado pelas operaes da empresa. Tambm Indcibus, Martins e Gelbcke afirmam que esse mtodo tambm conhecido por mtodo da reconciliao, pois concilia o lucro liquido e o caixa desenvolvido pelas operaes. O mtodo indireto caracteriza-se por apresentar o fluxo de caixa lquido oriundo da movimentao lquida das contas que influenciam na determinao dos fluxos de caixa das atividades operacionais, investimentos e de financiamentos. Este mtodo estruturado por meio de um procedimento semelhante ao da Doar (Demonstrao de Origem e Aplicao de Recursos) podendo mesmo ser considerado como uma ampliao da mesma. Consiste em estender anlise dos itens no circulantes prpria daquele relatrio as alteraes ocorridas nos itens circulantes (ativo e passivo circulante), excluindo, logicamente , as disponibilidades, cuja variao busca demonstrar.

2.2. Preparao, anlise, apresentao e Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto.

Pelo mtodo indireto, a preparao da Demonstrao do Fluxo de Caixa comea evidenciando o Lucro Liquido, ou seja, parte-se dele para, aps os ajustes necessrios, chegar-se ao valor das disponibilidades produzidas no perodo pelas operaes registradas na Demonstrao do Resultado. A seguir, os aumentos ou diminuies so feitos pelas mudanas ocorridas nos respectivos Ativos e Passivos, ou seja, pelos itens que afetam o Lucro Liquido e o Fluxo Lquido de Caixa. Para calcular as variaes liquidas, basta subtrair o saldo anterior do saldo atual das contas do Circulante (Ativo e Passivo). Quando abordamos o lucro lquido devemos recordar que esse volume de dinheiro pode ser usado para pagar os dividendos declarados, resgatar dvidas ou recomprar aes transaes que, apesar de diminurem o saldo da conta Caixa, ajudam a empresa a ter um melhor posicionamento financeiro, uma vez que, com suas obrigaes reduzidas, abrem-se maiores possibilidades para empreender qualquer expanso.
y

Se o saldo final de Caixa for menor que o saldo inicial, temos de analisar se houve aumentos em Ativos Circulantes ou outros que no o Caixa, tais como Estoques e Contas a Receber. Isso provoca uma diminuio no Caixa, mas no representa que a empresa est sem recursos; apenas indica que os recursos esto amarrados e, em um futuro prximo, se convertero em Caixa. Do mesmo modo, quando h diminuio nessas contas, porque esses ativos se converteram em dinheiro e, portanto, aumentaram o Caixa.

Resumidamente podemos dizer que:


y

Os aumentos no Ativo Circulante provocam uso do dinheiro (caixa); as redues do Ativo Circulante produzem caixa (origem de caixa); Aumentos em Passivo Circulante (como na conta Fornecedores) aumentam o caixa, na medida em que no h um desembolso imediato para os fornecedores que, nesse momento, esto concedendo crdito empresa. Diminuio no Passivo Circulante traz como efeito adicional uma diminuio no Caixa, pois este deve ser utilizado para pagar os fornecedores, o que afeta o seu saldo final.

Outras transaes que afetam o saldo final da conta Caixa se relacionam com a compra e venda de Ativos Permanentes. A compra de um Ativo vista diminui o Caixa, enquanto a sua venda vista tem o efeito inverso, ou seja, aumenta o saldo dessa conta. Essa interpretao dos saldos inicial e final do Caixa, reportados no Balano Patrimonial, e do Lucro Liquido, constante na DRE, pode ser claramente visualizada na Demonstrao do Fluxo de Caixa, pois nela so identificadas as transaes, passo a passo, para que se possa encontrar os elos que no so facilmente visveis nas outras demonstraes financeiras. Uma das observaes importantes que repousa sobre o DFC quando consideramos a depreciao como despesa. Na realidade, esse item no representa uma sada do caixa,

por isso deve ser adicionado ao Lucro Liquido quando elaboramos essa demonstrao, mas sim um fato econmico. A equao da apresentao do Mtodo Indireto se d da seguinte maneira: ORIGENS Lucro Lquido do Exerccio Acertos / Conciliao ( + ) Depreciao e Amortizao ( + ) Variaes Monetrias de Emprstimos e Financiamentos (L.P) ( - ) Ganhos de Equivalncia Patrimonial ( - ) Correo Monetria ( - ) Lucros nas vendas de Imobilizado Variaes Patrimoniais (+ / - ) Aumento / Diminuio em Fornecedores (+ / - ) Aumento / Diminuio em Contas a Pagar (+ / - ) Aumento / Diminuio em Juros Receber (+ / - ) Aumento / Diminuio em Juros e Impostos (+ / - ) Aumento / Diminuio em Contas Receber (+ / - ) Aumento / Diminui em Estoques (+ / - ) Aumento / Diminuio em Despesas de Exerccios Futuros ( = ) Caixa Gerado pelas Operaes ( + ) Resgate de Investimentos Temporrios ( + ) Venda de Investimentos ( + ) Venda de Imobilizado ( + ) Ingresso de Novos Emprstimos ( + ) Ingresso de Capital A ( = ) Total de Ingressos Disponveis

APLICAES ( + ) Integralizao de Capital em Outras Companhias ( + ) Aquisio de Imobilizado ( + ) Aplicao no Diferido ( + ) Aplicaes em Outras Empresas ( + ) Pagamento de Emprstimos ( + ) Pagamento de Dividendos B C D ( = ) Total das Aplicaes de Disponvel ( A B) Variao Lquida do Disponvel ( + ) Saldo Inicial ( C + D) Saldo Final Disponvel

2.3.Exemplificando Exemplo 1: 1 Passo: Apresentaremos o dados do Balano Patrimonial da Empresa Fluidos S.A. em 31 de dezembro de 2002, e suas respectivas variaes. a) Variao das contas do Ativo entre o inicio e o final do perodo:

b) Variao das contas do Passivo e Patrimnio Liquido entre o inicio e o final do perodo:

2 Passo - Demonstrao do Resultado do Exerccio.

3 Passo - Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto.

*Emisso de aes ordinrias: Capital Social Lucro liquido disponvel aos acionistas ordinrios + Dividendos = Aes Ordinrias 250 87 + 50 = 213 **Dividendo pago aos acionistas = 50

Exemplo 2: Usaremos informaes da Suposta Cia. ABC.

1 Passo Comeando pela Demonstrao de Origens e Aplicao Recursos (DOAR) de Capital Circulante Liquido (CCL). A Cia ABC em 19X3 tinha um DOAR (de CCL), com as seguintes informaes:

2 Passo Ajustando o Caixa Gerado pelas Operaes Para se chegar ao Caixa produzido pelas operaes normais da empresa, fazem-se ajustes mediante a comparao dos itens circulantes que esto diretamente vinculados s contas de Resultado, com exceo da prpria conta relativa s Disponibilidades. Em nosso exemplo, supomos as seguintes informaes no Balano Patrimonial:

Para os itens da coluna Diminuio, entende-se: a) um aumento em cliente significa aplicao a maior de caixa nessa conta, ou seja, diminuio, aplicao de Disponibilidades; b) um aumento em Mercadorias, tambm, ou seja, aplicao de Caixa. Para itens da coluna Aumento, entende-se: c) uma diminuio em Despesa Antecipadas significa liberao de recurso, como se produzisse uma origem de Caixa; e

d) um aumento em fornecedores significa uma fonte de recurso, ou seja, como se fosse um origem de Caixa.

Agora para se completar, adicionam-se esses itens ao valor do Lucro Liquido para se ter o Caixa Gerado pelas Operaes; tem-se, ento:

como se lssemos:

Este mtodo indireto tecnicamente correto, mas no das mais recomendveis do ponto de vista da clareza, j que lida com alguns conceitos abstratos como reduo de Despesas Antecipadas que funciona como se fosse uma origem de Caixa.

CONCLUSO Hoje, preciso gerenciar com competncia todos os recursos financeiros disponveis na empresa, sendo assim, o Fluxo de Caixa assume importante papel no planejamento financeiro das empresas. Portanto, constitui-se num exerccio dinmico que deve ser constantemente revisto, atualizado e utilizado na tomada de decises, pois ela que indica o que ocorreu no perodo em termos de sada e entrada de dinheiro no caixa. A boa utilizao da ferramenta fluxo de caixa tambm possibilita o conhecimento do grau de independncia financeira das organizaes, com base na

avaliao do seu potencial para gerao de recursos para saldar seus compromissos e para pagar a remunerao dos seus empreendedores. Em resumo, o fluxo de caixa o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado perodo. A Demonstrao de Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto procura concilia o lucro contbil com o fluxo de caixa lquido oriundo das atividades operacionais, investimentos e de financiamento mostrando como se compe a diferena, sendo que este mtodo no explica diretamente a entrada e sada de dinheiro e que seja considerado por alguns de ser sem clareza e de possuir a mesma metodologia da Demonstrao de Origens e Aplicao de Recursos.

Anda mungkin juga menyukai