Anda di halaman 1dari 3

Aline Kaspary

Direita Noite

Professora Viviane

APS DO PRIMEIRO BIMESTRE DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1) O Estado impede que o povo exera a plena liberdade de conscincia. Segundo a Constituio Federal, lei suprema do Estado inviolvel a liberdade de conscincia, protegida pela lei. a liberdade ntima do ser humano, que impede algum de submeter outrem a seus prprios pensamentos. compreendida como liberdade moral, da pessoa fsica individual, de agir conforme a prpria vontade, protegida e garantida pelo direito que faz da pessoa centro de qualquer reivindicao de direito enquanto portadora de direitos subjetivos, e merecedora da proteo estatal. Entretanto, apesar disso, acho que o povo muito manipulado pelo Estado atualmente. Claro que existem casos que isso no ocorre, mas em sua maioria o povo tem medo de expor suas opinies e no possui fora e unanimidade suficiente para colocar seus desejos, vontades e objetivos em prtica.. Sendo deste modo, o Estado o grande detentor do monoplio da fora e do poder com limites determinados pela constituio federal. Isso de certa forma, muito ruim, pois ficamos manipulados as situaes impostas pelo Estado, e mesmo no estando de acordo. Acredito que a sociedade deveria ser mais unida em seus desejos, pois este seria um modo para que todos pudessem exercer a plena liberdade da conscincia. 2) A democracia mais que o exerccio da liberdade, vez que verdadeira manifestao da responsabilidade. A democracia nada mais e que o poder que pertence ao povo. E este poder que nos pertence, nos permite tomar nossas decises livremente, ou seja, exeramos nosso papel de cidado e tambm todas as nossas vontades livremente, sem que o Estado possa intervir. A no ser que estivessemos ferindo as normas que regem o nosso pas ai o Estado interveria. Bom, mas mais do que isso, exercendo a democracia estamos pondo em discusso e em prtica os nossos deveres de cidado onde a partir de nossa escolha partem as decises de quem assumir o governo e tracejar o futuro de uma nao. Deste modo, todo e qualquer ato de cidadania deve ser muito bem pensado e analisado j que somos totalmente responsveis pelo nosso futuro amanh. Mas, embora todos sermos cientes disto, muitas vezes o indivduo no d o devido

valor e no age com responsabilidade, o que pe em risco o progresso e o avano da nao, bem como a proteo e o bem-estar do povo. 3) No h Estado sem Poder. Sabemos que o poder emana do povo, mas de se concordar que no existe Estado sem poder, pois o mesmo forma-se e fundamenta-se no princpio de regulamentar e preservar o interesse pblico. O Estado tem como finalidade a segurana, a justia e o bem-estar social. Analisando que a sociedade natural no tinha a regulamentao necessria o Estado tem por finalidade justamente promover a paz e o bem estar de seus membros integrantes de uma nao. Deste modo, coube a ele a delegao do poder como fim de regulamentar e organizar a sociedade e, desta forma promover o bem comum. O Estado ento extremamente essencial organizao scio-poltica de um povo. O mesmo jamais se sustentaria sem poder, sendo que se no tivesse o poder mximo e coercivo sobre a sociedade teramos considerveis e preocupantes problemas de convivncia, pois no teramos a preservao das garantias dos nossos direitos nem como teramos conscincia dos nossos deveres perante a sociedade. 4. Cada povo tem o governo que merece. Bom, quanto a essa afirmativa podemos colocar nossas opinies de diversas formas. O povo, na grande maioria das vezes, responsvel sim pelo governo ao qual se submete, pois como sabemos somos ns que decidimos quem responder e decidir nosso futuro perante o governo. Como bem sabemos, o voto nada mais do que uma procurao individual, obrigatrio a cada cidado, pelo qual determinamos quem ir defender e administrar nossos interesses, sendo considerado o mais importante meio de expresso popular. Deste modo, temos a plena liberdade de atribuirmos o nosso voto a quem julgamos que melhor desempenhar o papel do governo, alm de termos a obrigao de votar, j que e uma das maneiras mais importantes de exerccio da cidadania. Sendo assim, somos totalmente responsveis por estes atos, j que e o povo em sua maioria que decide quem assume a chefia do Estado. Porm, o que percebemos a inconscincia quando se exerce a cidadania, sem a menor preocupao com o que isso acarretar nos anos conseguintes.

5. A finalidade do Direito a paz social. O Direito existe hoje tambm com a finalidade da paz social. Mas sabe-se que o principal objetivo do direito manter o ordenamento entre as pessoas alm de reger os atos dos cidados. Logo, o Direito age sobre a sociedade de maneira coerciva ou coativa, a fim de manter a organizao da sociedade e tambm conscientizar sobre os deveres da mesma, ou seja, o objetivo maior preservar o bem comum, assim como a proteo e garantia da propriedade e dos bens que cada um possui. Sendo assim, o Direito assegura e garante os nossos direitos e tudo aquilo que nos pertence. Para isso, age coercivamente quando necessrio na imposio dos deveres nos momentos que estes no so seguidos e respeitados pelos indivduos, e coativamente a fim de apenas alert-los quando alguma norma no esta sendo seguida como de veria nos regras do Direito. Deste modo, o Direito o grande mantenedor da paz social pelo respeito que impe na medida do possvel na sociedade, embora muitos no o respeitem e apenas sofram suas conseqncias aps a prtica de atos ilcitos.

Anda mungkin juga menyukai