Anda di halaman 1dari 4

Aparao de Cascos e Ferrageamento dos Eqdeos. A sade de seu animal dos ps cabea.

(Trabalho realizado por Dr. Taciano Couto Guimares clnico geral de equdeos e pets)

Antes de comear a falar de aparao de cascos e ferrageamento propriamente dito, faz-se necessrio enumerar alguns conceitos que facilitam a sistematizao do que ser abordado: a) Aparao = aparamento dos excessos porventura existentes nos cascos de determinados animais; b) Aparao fisiolgica = Definido como fisiolgica toda interveno feita atravs da aparao dos cascos que vise manter ou restaurar as condies naturais dos cascos e aprumos dos animais; c) Aparao Ortopdica = todo processo que ajude evitar preventivamente ou corrigir deformidades, em membros locomotores dos eqideos. d) Aparao Teraputica = Quando se apresenta situaes em que atravs da aparao dos cascos pode-se contribuir para aliviar ou curar alguma enfermidade que esteja diretamente ligada ou no aos membros do animal. Os mesmos princpios acima se aplicam ao ferrageamento. Trataremos primeiramente da aparao de cascos. Tem-se que ter sempre em vista que muito antes destes animais serem animais de trabalho, passeio ou corrida, so eqideos, com caractersticas especficas da espcie quanto sua locomoo. Toda vez que se depara com um trabalho de aparao, o primeiro procedimento fazer uma avaliao diagnstica clnica (anamnese) a mais minuciosa possvel, pois muitas vezes ela fornece dados fundamentais que orientaro a interveno. Este processo de avaliao e anlise muitas vezes mal feito ou superficializado , podendo comprometer o resultado final. Como etapas principais desta avaliao diagnstica podemos fazer: a) Observao da conformao geral do animal em estao (parado). Verificar se existem quaisquer predisposies a problemas dos locomotores. b) Observao do animal em movimento ao passo, na marcha e ao galope. Estas observaes permitem que se avalie alguma claudicao e/ou alguma interferncia entre os membros que possa atrapalhar ou mesmo ferir o mesmo; c) Observao do posicionamento de cada eixo de raios sseos, para cada membro locomotor, vistos de frente, de lado, por trs. Isoladamente, em relao ao seu par e entre pares; d) Observao de deformidades ou caractersticas estranhas dos locomotores, dos digitais e especificamente dos cascos; e) Observao de cada locomotor isoladamente. Levantar cada um, e fazer a verificao dos eixos, nivelamento e balanceamento; f) Perguntar ao proprietrio, veterinrio, treinador e/ou tratador:

1) Qual a utilizao dada a este animal? Qual seu sistema de utilizao e treinamento? 2) Alguma vez este animal j apresentou algum problema de manqueira e/ou interferncia? 3) Qual foi a ltima vez que este animal teve seus cascos aparados? 4) Foi notada alguma mudana aps a aparao? 5) Este animal tranqilo para trabalharmos com ele? 6) Este animal possui algum mau hbito? 7) Este animal divide baia ou pasto? Com quantos animais? 8) Este animal tem algum caso de defeitos dos locomotores em seus ancestrais e/ou prognitores? 9) Este animal tomou algum tipo de medicamento? Analgsicos, antiinflamatrios ou sedativos? Uma vez avaliado e analisado, defini-se o plano de aparao e/ou ferrageamento a ser realizado. Aps a execuo da aparao e/ou ferrageamento torna-se a fazer avaliaes, comparando-as com o verificado antes. Voltando a especificidade dos eqideos tem-se que colocar em questo a movimentao especfica dos membros locomotores dos animais para executar o movimento. Como cada animal tem caractersticas morfolgicas nicas, tem-se que avaliar como elas podem influenciar positivamente ou negativamente o movimento deles. No existe uma receita de bolo para todos os animais, mas situaes individuais. Coloca-se aqui algumas prticas comuns de campo que devem ser reforadas ou evitadas para maximizar a aparao e ferrageamento: A grande maioria das aparaes no respeitam os aprumos naturais dos animais. Foram criados modelos tericos, em muitos casos sem um embasamento correto, e os animais so submetidos a este suplcio , algumas vezes com grandes prejuzos. Sem um profundo conhecimento da dinmica de locomoo dos eqideos e principalmente do andamento, alguns profissionais menos preparados esto colocando em risco a sanidade de muitos animais. Uma aparao de cascos correta aquela que devolve ou mantm as condies naturais dos aprumos de cada animal. Voltando anmnese tem-se sempre de pensar sobre o que ideal para cada animal, se mant-lo com esta aparao ou corrigilo? Qual sero as implicaes especficas desta correo? A primeira opo sempre de tentar manter as condies naturais dos aprumos dos animais. Entretanto se verificar que pode-se atravs das limitaes da aparao e/ou ferrageamento criar melhores condies de transmisso das foras vindas da movimentao, diminuir a carga sobre as estruturas sseas e tendneas e assim manter ou melhorar a performance do andamento marchado esta passa a ser a conduta a ser tomada. Tem-se que fazer um trabalho de conscientizao constante de que a avaliao dos nossos animais deve ter sempre como prioridade maior a sanidade do animal, e que muitas vezes animais com desajustes de aprumos so, funcionalmente sos, bons de performance, e que aquela conformao defeituosa no acarreta nenhum prejuzo para as estruturas corpreas deste mesmo animal e nem vai comprometer sua vida til. Auxiliando a aparao fisiolgica temos todo o trabalho de treinamento que pode ser desenvolvido com o animal, melhorando sua condio muscular, aumentando sua

coordenao de movimentos e outros trabalhos atravs de ginsticas funcionais. Sem esquecer o manejo nutricional, em uma dieta balanceada cada animal e treinamento. Como normas bsicas pode-se quatro funes nas quais o ferrageamento pode colaborar para o desempenho dos eqideos: a) Proteo dos cascos = atravs da aplicao de prteses (ferraduras) o profissional pode proteger o casco e suas estruturas externas e internas. Sensibilidade causada por concusso, sobreuso, penetrao da sola ou patologia interna podem ser ajudados por uso de palmilhas (as pads). Ferraduras mais largas podem seu utilizadas para proteo da sola, por exemplo. b) Suporte dos membros = Com a aplicao de ferraduras pode-se melhorar o suporte e transmisso de foras aplicadas no locomotor, diminuindo sua incidncia em pontos errados e aumentando sua rea de distribuio, aliviando a carga de peso esttico e dinmico sobre cada membro. c) Mudana de distribuio de peso = Pode-se obter mudanas neste sentido, visando uma melhor distribuio do peso sobre as estruturas, provocadas por aparaes desbalanceadas ou problemas de conformao. Angulao dos cascos, balanceamento mdio-lateral e forma do casco podem ser alteradas pela redistribuio de peso (temporria ou permanentemente) de uma rea para outra do casco. d) Mudana do Ponto de quebra = Atravs das ferraduras pode-se alterar o local de tirada do casco do solo, alterando o vo do casco e do membro, alterando a visualizao do mesmo. Como nem todos os animais tm uma dinmica perfeita um bom profissional pode auxiliar dentro de suas limitaes a melhoria de performance de alguns deles. Quanto mais distal for a sede do problema maior a probabilidade de conseguir-se uma melhoria da performance. Tem-se como grandes fatores limitantes da boa performance. Em primeiro lugar a conformao morfolgica do animal que predisponente ou no a uma boa performance. Em seguida tem-se a condio de preparao fsica do animal para a execuo do movimento requisitado com qualidade e por longo perodo (durao das provas das provas ou cavalgadas). Esta condio vai permitir ou no ao mesmo executar todos os movimentos de flexo e extenso de seus membros locomotores de maneira adequada a execuo do movimento requisitado com qualidade. E por ltimo o treinamento dado pelo treinador/equitador que pode alterar substancialmente a forma de locomoo do animal atravs de alteraes do centro de gravidade, velocidade imprimida, postura do balancim cfalo-cervical, etc. Estes fatores se apresentam combinados de formas diferentes em cada caso, resultando da a necessidade de abordagens diferenciadas. Os critrios previstos nos regulamentos das Associaes de Criadores tambm impem algumas condies a serem seguidas, mas so flexveis, acomodando bem as individualidades. Os novos materiais, tecnologias e pesquisas que chegam a todo o tempo tambm contribuem para facilitar e melhorar o emprego das ferraduras.

Todos estes fatores devem em suma contribuir para a manuteno da sanidade dos membros locomotores, preservando a utilizao do animal em uma vida til mais longa, e tendo como resultados imediatos a melhoria da qualidade do movimento , de acordo com as prescries dos padres raciais. Deve-se, sempre que possvel, dentro da tica profissional, buscar solues que favoream a exteriorizao da qualidade de performance econmica de nossos animais, mas nunca causando prejuzos aos mesmos em troca de recompensas imediatas e menores. .............................................................................................................................................. Bibliografia consultada: _ LAZZERI, Loureno. Lies de podologia equina. FEP-MVZ editora. Belo Horizonte, 1992. _ DAUTHEVILLE, P & FROMOND, P. Manual de ferradura equina. Andrei editora. So Paulo,1988. _ SAVAGE, J. Catherine. Segredos em medicina de equnos. Artmed editora. Porto Alegre,2001. _ Alm de experincias e observaes de campo do prprio autor .

Dr.Taciano Couto Guimares

Mdico veterinrio CRMV-MG 7728 rea de atuao clnica geral de equdeos e pets. Especializao em Plantas Medicinais. Florais de Bach para animais. Perito Forense Veterinrio.

Anda mungkin juga menyukai