Anda di halaman 1dari 13

Faculdade Pitgoras

Andr S. Santos Dalliane O. Soares Gilvano P. Oliveira Neila Figueira

Manual de Boas Prticas de Dispensao

Teixeira de Freitas Abril de 2011

Manual de Boas Prticas de Dispensao

Dados Gerais
Nome Comercial: Drogaria Paran CNPJ: 035337760001-65 Endereo: Rua Paran Bairro: Centro Cidade: Medeiros Neto Cep: 45960-000 Telefone / Fax: (73)3296-1855. Horrio de Funcionamento: 2 Sbado 07:00 20:00Hs Responsvel Legal: Gilvano P. Oliveira Responsvel Tcnico: Gladia.

Introduo
A Drogaria Paran promover a dispensao de medicamentos ao consumidor, garantindo a qualidade e eficcia dos produtos adquiridos em nossa loja atravs da parceira existente entre os laboratrios, distribuidores credenciados em nosso setor de compras. Antes do ato da dispensao, necessrio o controle sanitrio na aquisio, armazenamento e na conservao dos produtos industrializados. A Drogaria Paran comercializar medicamentos ticos, medicamentos genricos, medicamentos similares, produtos de higiene pessoal, cosmticos, produtos correlatos, artigos de perfumaria, perfumes. A Drogaria Paran ocupa uma rea de aproximadamente 130m distribudos nos setores de administrao, estoque, sanitrio, escritrio, rea de dispensao de medicamentos, caixa e sala de aplicao, no caso, utilizada somente para armazenamento de alguns produtos correlatos e alguns produtos termolbeis em nossa pequena geladeira com termmetro para controle e manuteno de temperatura. No setor de administrao contamos com material de escritrio, mesas, cadeiras, fax, computadores, telefone para realizao de processos administrativos. No setor de estoque contamos com prateleiras, armrios para guarda dos produtos comercializados pela Drogaria Paran. Os medicamentos esto armazenados por ordem alfabtica, dispostos nas prateleiras e no caso, dos medicamentos genricos armazenados em ordem alfabtica com placa de identificao acima das prateleiras. Os produtos correlatos esto armazenados em balces de vidro, na sala de aplicao e alguns expostos em gndolas ao redor da loja. Os cosmticos encontram-se dispostos em prateleiras, gndolas e balces de vidro em toda loja. Na sala de aplicao, temos uma pequena geladeira para armazenamento de produtos termolbeis, um bebedouro para os funcionrios, armrio utilizado para armazenamento de pequenos produtos correlatos destinados a comercializao na Aqui Farmcia.

Documentaes Exigidos na Farmcia


y y y y y Licena de Funcionamento da Vigilncia Sanitria Certificado de Regularidade Tcnica emitido pelo Conselho Regional de Farmcia Nome, CRF e Horrio de Trabalho dos Farmacuticos Carto CNPJ Contrato Social

Definies
Assistncia Farmacutica o conjunto de aes e servios desempenhados pelo farmacutico, com fim de promoo, recuperao e proteo da sade. Ateno Farmacutica o conjunto de atitudes, comportamentos, compromissos e responsabilidades profissionais do farmacutico frente ao estabelecimento, seus profissionais e clientes, visando a busca dos resultados teraputicos definidos em sade e na qualidade de vida do paciente. Certificado de Regularidade Tcnica o documento com valor de certido emitido pelo Conselho Regional de Farmcia com valor probante de ausncia de impedimento ou suspeio do profissional farmacutico, para exercer a direo tcnica pelo estabelecimento ou responsabilidade tcnica em caso de substituio ao titular, sem prejuzo dos termos dos artigos 19 a 21 da Lei Federal N 3.820/60. Correlato substncia, produto, aparelho, acessrio, cujo uso ou aplicao esteja ligado proteo da sade individual ou coletiva, higiene pessoal ou de ambiente, ou a fins de diagnsticos e analticos, cosmticos, perfumes, e produtos de higiene e, ainda, os produtos ticos, de acstica mdica, odontolgico, dietticos e veterinrios. Denominao Comum Brasileira DCB denominao do frmaco ou princpio farmacologicamente aprovado pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Denominao Comum Internacional DCI - denominao do frmaco ou princpio farmacologicamente aprovado pela Organizao Mundial de Sade. Drogaria estabelecimento de dispensao e comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos em suas embalagens originais. Farmcia estabelecimento de prestao de servios de interesse pblico e/ou privado, articulada ao Sistema nico de Sade, destinada a prestar assistncia farmacutica e orientao sanitria individual ou coletiva, onde se processe a manipulao e/ou dispensao de produtos e correlatos com finalidades profiltica, curativa, esttica, paliativa ou para fins de diagnstico. Frmaco sustncia que o princpio ativo. Farmacovigilncia a vigilncia farmacolgica tendo por objetivos a identificao e a avaliao dos efeitos, dos riscos do uso, podendo ser feita no conjunto da populao ou em grupos de pacientes expostos a tratamentos especficos. Medicamento produto farmacutico tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profiltica, curativa, paliativa, ou para fins de diagnstico.

Medicamentos de Controle Especial entorpecentes ou psicotrpicos e outros relacionados pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, em especial pela Portaria N 344/98 e suas alteraes e que so capazes de causar dependncia fsica ou psquica. Medicamentos Essenciais bsicos e indispensveis para atender a maioria dos problemas de sade da populao. Medicamento Genrico medicamento similar a um produto de referncia ou inovador, que pretende ser por este intercambivel, geralmente produzido aps a expirao ou renncia da proteo patentria ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficcia, segurana, qualidade e designado pela DCB ou na sua ausncia, pela DCI. Medicamento Inovador produto inovador registrado no rgo federal de vigilncia sanitria e comercializado no pas. Sua eficcia, segurana e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao rgo federal competente por ocasio do registro. Medicamento Similar aquele que contm o(s) mesmo(s) princpio(s) ativo(s), apresenta a mesma concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia, indicao teraputica do medicamento de referncia, podendo diferir nas caractersticas relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipiente e veculos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. Medicamentos Tarjados medicamentos que apresentam em sua embalagem tarja vermelha ou preta e cujo uso requer a prescrio por profissional habilitado. Medicamentos No Prescritos MIP so aqueles cuja dispensao no requer prescrio. Medicamentos de Uso Contnuo utilizados continuamente no tratamento de doenas crnicas e ou degenerativas. Notificao de Receita documento padronizado, acompanhado de receita, destinado notificao da prescrio de substncias e de medicamentos sujeitos controle especial. Nmero de Lote designao impressa na etiqueta de um medicaemnto e produto que permite identificar o lote ou a partida, permitindo localizar e rever todas as operaes de fabricao e inspeo praticadas durante a produo. Receita prescrio de medicamento por profissional habilitado, contendo a orientao de uso. Rtulo identificao impressa ou litografada, pintada ou gravada a fofo ou decalco, aplicada diretamente sobre recipientes, vasilhames, invlucros, envoltrios, cartuchos, ou qualquer outro protetor de embalagem.

Registro inscrio em livro prprio, o qual foi despachado pelo rgo competente do Ministrio da Sade, sob nmero de ordem, produtos com a indicao do nome, do fabricante, da procedncia, da finalidade e dos outros elementos que os caracterizem.

Aquisio de Mercadorias
A Aqui Farmcia tem como princpio o abastecimento com produtos farmacuticos, cosmticos, artigos de higiene pessoal, correlatos, perfumes e artigos de perfumaria atravs da seleo dos fornecedores licenciamento dos mesmos na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria bem como pelo preo e prazo de pagamento praticado pelos fornecedores. Ao verificarmos a necessidade de aquisio de mercadorias, enviamos uma lista para cotao de preo com prazo de pagamento em nossos fornecedores credenciados, para posteriormente aps anlise de valores e prazos, realizarmos o pedido no fornecedor escolhido pelo responsvel.

Recebimento de Mercadoria
Aps a aquisio da mercadoria, o funcionrio da Aqui Farmcia dever conferir o nome/concentrao/quantidade/data de validade do produto com a solicitao da Aqui Farmcia para que no caso de erro, a mercadoria possa ser devolvida ao fornecedor para ao corretiva como: envio de produto correto ou acerto do valor final da nota fiscal descontando o valor da mercadoria.

Armazenamento de Mercadoria
Aps a aquisio, recebimento e conferncia da mercadoria, a Aqui Farmcia armazenar os produtos em sua rea de estoque nas prateleiras, obedecendo o sistema PEPS, garantindo dessa forma a validade e qualidade at o momento de comercilizao de nosso produtos. Os produtos da Portaria N 344/98 devero ser guardados em armrios fechados, separados dos demais medicamentos tendo sua comercializao efetuada pelos farmacuticos de acordo com a legislao sanitria. A chave dos armrios dever ser guardada com os farmacuticos ou com um tcnico responsvel (de acordo com a portaria 344), sendo da responsabilidade dos mesmos a estocagem, venda e dispensao juntamente com a limpeza dos armrios e controle das datas de validade.

Comercializao de Medicamentos Tarjados


Para a correta interpretao do receiturio, so considerados receitas prescritas em portugus, legvel, contendo nome do paciente, forma farmacutica, posologia, apresentao, via de administrao, durao do tratamento contendo nome, data, assinatura do profissional prescritor juntamente com endereo do consultrio/hospital/unidade de sade e o nmero de inscrio no respectivo Conselho 6

Profissional. A prescrio mdica deve ser asssinada claramente e acompanhada do carimbo, permitindo identificar o profissional em caso de necessidade. A prescrio no deve conter rasuras e emendas. Aps a interpretao da prescrio mdica, o profissional qualificado, farmacutico e/ou balconista verificar a existncia do produto em loja, sua data de validade, sua embalagem, disponibilizando desconto, informaes sobre o uso correto do medicamento, gerando um boleto interno de controle e encaminhando o cliente para pagamento no caixa.

Comercializao de Medicamentos Controlados


Os medicamentos sujeitos Controle Especial sero mantidos em armrios prprios com chaves que permaneceram exclusivamente com os farmacuticos da Drogaria Paran. Os receiturios mdicos devero estar sem rasuras, emendas, apresentar o nome e endereo do paciente, apresentar a forma farmacutica, posologia, via de administrao, durao tratamento juntamente com data, assinatura, carimbo, endereo do consultrio/unidade de sade/hospital, nome e nmero de inscrio no respectivo Conselho Profissional. A dispensao dever atender rigorosamente a Portaria N 344/98 e suas alteraes sendo exclusiva a orientao dos farmacuticos ao qual caber a escriturao eletrnica (CNGPC) devidamente autorizada pela Vigilncia Sanitria obedecendo Denominao Comum Brasileira combinada com o nome comercial, balanos, rigorosa observncia dos receiturios, das notificaes de receita e dos termos de orientao, bem como seu arquivamento. Segue abaixo, a classificao das substncias constantes da Portaria SVS/MS n 344/98*. I - Substncias e Medicamentos As substncias includos nesta Portaria esto enquadrados nas Convenes Internacionais de 1961, 1971, 1988. As substncias e medicamentos que as contenham possuem ao sobre o Sistema Nervoso Central.
y

Sujeitos Notificao Listas A1, A2 Entorpecentes Anestsicos gerais Lista Estimulante do SNC. (injetveis), A3

de

Receita opiides,

"A"

analgsicos -

no opides. Psicotrpicos

Sujeitos Notificao de Receita "B" Listas B1, B2 Psicotrpicos Anorexgenos Ansiolticos, tranquilizantes, anorexgenos, antidepressivos, antipsicticos, psicoestimulantes, sedativos e hipnticos.

Sujeitos Notificao Lista C2 Retinides de uso sistmico

de

Receita

Especial Retinides

Sujeito Receita de Controle Especial Lista C1 Outras substncias de controle especial Antidepressivos, antiparkinsonianos, anticonvulsivantes e antiepilpticos, antipsicticos e ansiolticos, neurolpticos, anestsicos gerais, antitussgenos. Lista C2 Retinides de uso tpico Lista C4 Antiretrovirais. Lista C5 - Anabolizantes

Portaria n 344, de 12 de maio de 1998, da Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, republicada no DOU. de 01/02/99. Aps a interpretao da prescrio mdica, o profissional qualificado, farmacutico e dispensadores autorizados, verificar a existncia do produto em loja, sua data de validade, sua embalagem, disponibilizando desconto, informaes sobre o uso correto do medicamento, gerando um boleto interno de controle e encaminhando o cliente para pagamento no caixa.

Comercializao de Medicamentos No Prescritos


A avaliao das necessidades na automedicao responsvel pelo usurio feita com base no interesse dos que so beneficirios dos servios prestados pelo farmacutico. O farmacutico dever levar em conta os sintomas, avaliando a necessidade ou no de recomendao para assistncia mdica, o aconselhamento, a dispensao de medicamento no prescrito, na existncia de dvidas, o esclarecimento sobre efeitos adversos, interaes e contra-indicaes, nos estados de gravidez, aleitamento materno, pediatria, pacientes idosos devero ser alertados sobre os riscos no uso da medicao. Aps a interpretao da prescrio mdica, o profissional qualificado, verificar a existncia do produto em loja, sua data de validade, sua embalagem, disponibilizando desconto, informaes sobre o uso correto do medicamento, gerando um boleto interno de controle e encaminhando o cliente para pagamento no caixa.

Operao de Caixa
Antes de iniciar a conferncia, a operadora de caixa dever informar as promoes em existentes na Drogaria Paran como: linha de cosmticos, produtos de higiene pessoal, linhas de maquiagem, sorteio de brindes na aquisio de especficos produtos sendo eficiente, simptica e gentil. Aps a conferncia dos produtos com o nmero do boleto interno gerado pelo farmacutico no momento da comercializao do produto, a operadora de caixa dever oferecer um plano de pagamento para o cliente como o uso do carto de dbito, carto de crdito e dependendo do valor, o parcelamento em at 05x no carto de crdito ou dinheiro. O cliente opta pela forma de pagamento, recebendo o cupom fiscal da mquina registradora do caixa.

Fluxograma Operacional

Aquisio de Mercadorias

Recebimento de Mercadorias

Armazenamento de Mercadorias

Comercializao de Mercadorias

Operao de Caixa

Deveres dos Funcionrios


y y y y y y y Pontualidade Assidudade Uso de uniforme Zelo pelo patrimnio da Drogaria Paran. Cumprimento das normas institudas pela Drogaria Paran. Respeito ao Cdigo de tica Profissional A inobservncia das normas constitui infrao, sujeitando o infrator s penalidades previstas em Lei.

Quadro de Funcionrios
Farmacutico - Responsvel Tcnico Farmacutico Substituto Balconistas - Medicamentos Operador de Caixa Digitador

Descrio dos Cargos


Farmacutico - Responsvel Tcnico Farmacutico Substituto Os profissionais acima so responsveis pela conduta tica adotada na aquisio e comercializao de medicamentos sujeitos Controle Especial. So responsveis pela execuo de todos atos farmacuticos praticados na Aqui Farmcia, cumprindo-lhe respeitar e fazer respeitar as normas referentes ao exerccio da profisso farmacutica. Garantir as boas condies de higiene e segurana, garantir a seleo de produtos farmacuticos na intercambialidade, no caso de prescrio pelo nome genrico do medicamento, garantir e manter sigilo profissional na Aqui Farmcia. Na existncia de medicamentos sujeitos Controle Especial, manter atualizado o livro eletrnico. Sero responsveis pela aquisio, armazenamento, controle de stoque, verificao de data de validade, armazenamento das receitas mdicas e/ou notificaes mdicas, limpeza dos armrios onde estaro os medicamentos sujeitos Controle Especial. So responsveis pelo atendimento dos clientes em todo permetro da Aqui Farmcia sendo os principais pontos referenciais para os balconistas, operadores e supervisores de caixa.

10

Balconistas - Medicamentos Os balconistas de medicamentos so responsveis pelo recebimento, conferncia das notas fiscais, pela organizao das mercadorias nas prateleiras, pela verificao da data de validade das mercadorias, pela verificao dos preos nas mercadorias e no sistema de informtica, pela manuteno e arrumao das prateleiras, gndolas e balces de vidro, pela anotao das mercadorias em falta bem como das mercadorias procuradas pelos clientes e ausentes no estoque ou no mix de produtos da Aqui Farmcia. Os balconistas realizam a comercializao de medicamentos tarjados, medicamentos isentos de prescrio mdica, produtos mdicos, cosmticos, artigos de higiene pessoal...

Operador de Caixa Ao receberem a cesta de mercadorias juntamente com o boleto interno gerado pelo farmacutico e/ou balconista no momento da dispensao da mercadoria, os funcionrios devero conferir as mercadorias existentes no boleto e na cesta, evitando prejuzos ao cliente ou Aqui Farmcia. Os funcionrios so responsveis pela operao da caixa registradora, emissor de cupom fiscal, informando as opes de pagamento ao cliente para efetuar a cobrana, empacotando as mercadorias vendidas. Os produtos existentes em frente ao caixa, sero verificados pelos operadores e/ou supervisores de caixa quanto data de validade, necessidade de aquisio junto ao fornecedor, limpeza dos produtos/prateleiras. Os operadores e/ou supervisores de caixa atendero os clientes nos setores de maquiagem, perfumaria, cosmticos e medicamentos isentos de prescrio mdica.

11

Estrutura Organizacional
Farmacutico Responsvel

Farmacutico Substituto

Balconista

Operador de Caixa

Higiene e Sanitizao
A limpeza na Aqui Farmcia realizada diariamente. O piso varrido, limpo com gua e hipoclorito de sdio, os balces so limpos com pano umedecido em lcool, as janelas limpas com pano umedecido com soluo apropriada para vidros. Os banheiros, pias, vasos sanitrios so limpos com esponja umedecida com gua e detergente neutro, o piso limpo com gua e hipoclorito de sdio, os vasos sanitrios so limpos com esponjas umedecidas com gua e detergente neutro e aps a secagem, colocado desinfetante. A Aqui Farmcia possui Certificado de Dedetizao e Desratizao.

Higiene Pessoal
recomendado a lavagem das mos antes e aps uso de sanitrios, limpeza de mercadorias, entrada e sada de refeitrio.

Lixo e Rejeitos
O lixo de cada seo dever ser depositado em recipiente para coleta pblica. As cestas de lixo das reas da Aqui Farmcia possuem tampa com pedal, sacos de lixo plstico branco.

Controle de Estoques
O Controle de Estoque consiste no registro das entradas e sadas das mercadorias no sistema informatizado, possibilitando a aquisio das mercadorias, o controle de giro de estoque, a permanncia de uma mercadoria em prateleira, a verificao da sada contnua de uma mercadoria, a verificao da ausncia de sada de uma mercadoria, a possibilidade de gerao de pedido mediante a sada de meracdoria.

12

Devolues de Mercadorias
A devoluo de mercadoria dever seguir os seguintes procedimentos: y Conferncia do Cupom Fiscal; y Verificao da Data da Compra; y Avaliao da Embalagem; y No permitido a Troca por Dinheiro, em Nenhuma Hiptese. O registro da devoluo de mercadoria deve ser documentado, assinado e datado pelo responsvel.

13

Anda mungkin juga menyukai