Anda di halaman 1dari 12

UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

MESTRADO EM CINCIAS DA EDUCAO

O Decreto-Lei n. 3/2008 e Educao Inclusiva

Ana Maria Baptista Ferreira Covas Grilo, n 2010037

DISCIPLINA: Teoria Curricular e Avaliao DOCENTE: Prof. Doutor Carlos Janurio

2010/2011

Introduo
Quem se situa na escola como rea profissional, no pode ficar indiferente crescente heterogeneidade que caracteriza os nossos alunos. Primeiro com a massificao escolar, depois com os movimentos migratrios e por fim com a construo de uma escola inclusiva, temos vindo a assistir a uma grande diversificao da populao escolar. Com este trabalho pretendo fazer uma breve anlise sobre o Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de Janeiro, e de que forma que ele formaliza os princpios subscritos na Declarao de Salamanca (1994, relativos implementao de uma escola inclusiva. Para tal, divido este trabalho em trs partes. Comeo, numa primeira parte, por apresentar uma perspectiva histrica, desde a integrao de crianas e jovens com deficincia no ensino regular, aos dias de hoje e educao inclusiva. Na segunda parte, apresento aqueles que considero serem os princpios fundamentais da Declarao de Salamanca e Enquadramento da Aco, para o desenvolvimento da anlise do referido diploma legal. Na terceira parte, proponho-me analisar o Decreto-Lei n. 3/2008, e procurar entender se este diploma promove a construo de uma verdadeira educao inclusiva.

Da Integrao Incluso
Foi por volta dos anos 60 (sc. XX) que tiveram incio os movimentos de integrao das crianas e jovens com deficincia no sistema regular de ensino. na Dinamarca que, em 1959, se comea a questionar a escolarizao dos que se encontram em situao de deficincia fora do sistema regular de ensino. Este movimento acaba por alastrar ao resto da Europa e Amrica do Norte. Os jovens so, ento, integrados em classes regulares e acompanhados por professores do Ensino Especial (Sanches & Teodoro, 2006). Com a integrao escolar, as crianas e jovens com deficincia passam a usufruir de um novo espao e de novos parceiros de convvio, de socializao e de aprendizagem. Novas prticas pedaggicas so introduzidas (transportadas das instituies de ensino especial, numa vertente mais educativa), configuradas num Projecto Educativo Individual (PEI), concebido e desenvolvido, essencialmente, pelo professor de educao especial (idem, ibidem). Em 1978, com o Wornok Report, introduzido o conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE), que substitui a categorizao das crianas com deficincia, com base em critrios mdicos, por uma avaliao com base em critrios pedaggicos, que passam a ser desencadeadores da aco educativa. Os tcnicos so convidados a valorizar a funcionalidade das crianas e dos jovens na promoo das suas aprendizagens (idem, ibidem). Em 1981, em Inglaterra, com o Education Act, o conceito de NEE oficialmente definido: Uma criana tem necessidades educativas especiais se tem dificuldades de aprendizagem que obrigam a uma interveno educativa especial, concebida especialmente para ela (Sanches & Teodoro, 2006, p. 64). Mas o que certo que o processo de integrao resulta numa nova etiqueta: os que tm NEE e os que no tm. A integrao escolar conduz a um subsistema de educao especial dentro das escolas do ensino regular, para os alunos com NEE e para os professores de educao especial que os acompanham. De acordo com Sanches e Teodoro o sistema no se questiona nem preconiza a mudana. Se no conseguirem sero excludos (2006, p. 68). O professor de educao especial elabora um PEI para o aluno e desenvolve-o fora da classe; No se compreende que seja necessrio separar as pessoas
2

para as educar, para as ensinar a viver com os outros, para as juntar depois (idem, ibidem). Do exposto, podemos concluir que a escola integrativa era, em tudo, semelhante a uma escola tradicional em que as crianas e jovens com deficincia (porque os alunos com outros tipos de dificuldades eram ignorados) recebiam um tratamento especial. Como um processo evolutivo do ensino especial, diferencia-se pela utilizao de outros profissionais, outros mtodos (atrevo-me a dizer, quase nunca), outras matrias para aprender (mais curtas, menos exigente), outros espaos, dentro da escola, mas a maior parte das vezes, fora da sala de aula qual, por direito, pertencem. (Rodrigues, 2006; Sanches & Teodoro, 2006). Em Portugal, no incio dos anos 70 que se comeam a dar os primeiros passos na rea da integrao escolar. Em 1988, Portugal cria e regulamenta as Equipas de Educao Especial (Despacho Conjunto 36/SEAM/SERE/88, de 17 de Agosto) e em 1991 publicado o Decreto-Lei n. 319/91, de 23 de Agosto, que difunde o conceito de NEE e decreta a substituio dos critrios mdicos por critrios pedaggicos para avaliao destes alunos (Sanches & Teodoro, 2006). A reflexo sobre a experincia da integrao escolar ajuda a desencadear o movimento de incluso, com o objectivo de promover o sucesso pessoal e acadmico de todos os alunos, numa escola inclusiva (idem, ibidem). em Jomtien (Tailndia), na Conferncia Mundial sobre Educao para Todos (1990) que se verifica uma ruptura formal com a educao especial, reforada em 1994, na Conferncia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, com a Declarao de Salamanca. Esta declarao foi subscrita por representantes de 92 pases (de entre os quais, Portugal) e 25 organizaes internacionais, a fim de promover o objectivo da Educao para Todos, examinando as mudanas fundamentais de poltica necessrias para desenvolver a abordagem da educao inclusiva, conforme se pode ler no prefcio da referida declarao. A Declarao de Salamanca situa os direitos das crianas com NEE no contexto mais lato dos direitos da criana e do homem, fazendo referncia aos seguintes documentos: Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948), Conveno relativa aos Direitos da Criana art. 23 (1989), Declarao Mundial sobre Educao para Todos (1990) e Normas das Naes Unidas sobre Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficincia (1993).

Outros documentos foram, entretanto, produzidos para apoiar e implementar os ideais da Declarao de Salamanca: Carta do Luxemburgo (1996), com a proclamao da no discriminao, ratificada no art. 13 do Tratado de Amesterdo; Enquadramento de Aco de Dakar (2000), com a definio do princpio da Educao para todos at ao ano 2015; Declarao de Madrid (2002), cuja mxima era No discriminao mais Aco positiva fazem a Incluso social. Incluso contempla todas as crianas e jovens com NEE e no s os que se encontram com deficincia. Falar de escola inclusiva significa falar de educao inclusiva, em que a heterogeneidade do grupo (classe) no um problema, mas um desafio criatividade e competncia dos profissionais da educao; falar de aprendizagens dentro da sala de aula, no grupo e com o grupo heterogneo. A proposta pedaggica da educao inclusiva passa claramente pela mudana de mentalidades, de polticas e de prticas educativas (Rodrigues, 2006; Sanches & Teodoro, 2006). A transio do ensino especial para a educao especial e depois para a educao inclusiva no pode fazer-se sem condies e recursos, materiais e humanos. Pode ser rentvel, em termos oramentais, fechar estabelecimentos de ensino especial, mas no se pode pretender que as escolas pblicas ofeream respostas de qualidade sem que lhes sejam dadas condies para tal. Para que a escola regular possa responder com competncia e com rigor diversidade de todos os seus alunos necessita de poder recrutar pessoal especializado e precisa de dispor de equipamentos e recursos materiais mais diversificados (Rodrigues, 2006). Em Portugal, entretanto so publicados novos diplomas legais, dos quais se referenciam o Despacho n. 105/97, de 30 de Maio, posteriormente republicado pelo Despacho n. 10 856/2005 (2. srie), de 13 de Maio, que cria os docentes de apoio educativo, em substituio dos professores de educao especial, e equipas de coordenao ou coordenadores a nvel concelhio. Com a publicao do Decreto-Lei n. 20/2006, de 31 de Janeiro, criado o Quadro de Educao Especial e so definidas as normas para a colocao de professores de educao especial. De acordo com Sanches e Teodoro recua-se a vrias dcadas em termos de discurso e das prticas educativas que visavam a construo de escolas de todos, para todos e com todos (2006, p. 74).

Finalmente, em 2008 publicado o Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de Janeiro, que define os apoios especializados a prestar na educao pr-escolar e nos ensinos bsico e secundrio.

Declarao de Salamanca e Enquadramento da Aco


Com a Declarao de Salamanca, os seus signatrios reafirmam o direito educao de todos os indivduos e relembram diversas declaraes das Naes Unidas sobre a igualdade de oportunidades para as Pessoas com Deficincia. Congratulam-se com o crescente envolvimento dos governos, dos grupos de presso, dos grupos comunitrios e de pais, das organizaes de pessoas com deficincia, na procura da promoo do acesso educao para a maioria dos que apresentam NEE. Reconhecem e agradecem, tambm, o envolvimento de representantes de alto nvel na Conferncia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade, da qual resultou a referida Declarao de Salamanca. No ponto 1, os delegados presentes na conferncia reafirmam o compromisso em prol da Educao para Todos, reconhecendo a importncia de garantir a educao para com todos os que apresentam NEE no quadro do sistema regular de educao e sancionam o enquadramento da Aco na rea das NEE, de modo a que os governos e as organizaes sejam guiados pelo esprito das suas propostas e recomendaes. No ponto 2, os delegados proclamam o direito de cada criana educao, devendo ser-lhe dada oportunidade de conseguir e manter um nvel aceitvel de aprendizagem, vendo respeitadas as suas caractersticas, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe so prprias. Para tal, os sistemas de educao devero privilegiar estratgias que tenham em considerao a grande diversidade de caractersticas e necessidades, implementando uma educao inclusiva, permitindo que as crianas e jovens com NEE tenham acesso s escolas regulares, apostando numa pedagogia centrada na criana que v de encontro a essas necessidades. Nos pontos 3 e 4 feito um apelo aos governos e comunidade internacional que adoptem medidas de poltica e oramentais para o desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, implementado uma verdadeira educao inclusiva nos seus pases. De entre essas medidas salientam-se, entre outras, o encorajamento e facilitao da participao dos pais, comunidades e organizaes de pessoas com deficincia no

planeamento e tomada de decises sobre os servios nas rea das necessidades educativas especiais, maior esforo na identificao e nas estratgias de interveno precoce, garantir que os programas de formao de professores incluam as respostas s NEE nas escolas inclusas. Foi, ainda, neste Congresso Mundial, que foi adoptado o Enquadramento da Aco sobre Necessidades Educativas Especiais, com o objectivo de estabelecer uma poltica e orientar os governos, organizaes internacionais, organizaes de apoio nacionais, organizaes no governamentais e outros organismos atravs da implementao da Declarao de Salamanca. O princpio orientador deste Enquadramento da Aco consiste em afirmar que as escolas se devem ajustar a todas as crianas, independentemente das suas condies fsicas, sociais, lingusticas ou outras. O documento extenso e aponta um conjunto de directrizes de aco nacional, relativas a poltica e organizao, factores escolares, recrutamento e treino de pessoal docente, servios externos de apoio, reas comunitrias, perspectivas comunitrias e recursos necessrios. Para este trabalho, interessa aqui explicitar os conceitos de NEE e de incluso/escolas inclusivas, de acordo com a Declarao de Salamanca. No contexto deste Enquadramento da Aco, a expresso necessidades educativas especiais refere-se a todas as crianas e jovens cujas carncias se relacionam com deficincias ou dificuldades escolares. Incluso significa o desenvolvimento de estratgias para uma genuna igualdade de oportunidades. Nas escolas inclusivas todos os alunos aprendem juntos, sempre que possvel. As escolas adaptam-se a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nvel de educao para todos. Nas escolas inclusivas so prestados apoios suplementares aos alunos que necessitem, de forma a assegurar educao eficaz. As escolas tero que encontrar formas de educar com sucesso estas crianas e de desenvolverem uma pedagogia centrada nas crianas.

O Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de Janeiro e Educao Inclusiva


Da leitura do prembulo deste Decreto-lei, fico com a ideia de que este diploma legal surge para implementar as Directrizes de Aco Nacional previstas no

Enquadramento da Aco na rea das Necessidades Educativas Especiais, aprovado na Conferncia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade. Assim, no primeiro pargrafo anuncia-se como desgnio do XVII Governo Constitucional, a promoo da igualdade de oportunidades, a valorizao da educao e a promoo da melhoria da qualidade do ensino. Essa melhoria ser alcanada atravs da promoo de uma escola democrtica e inclusiva, orientada para o sucesso de todas as crianas e jovens. A interpretao que fao deste pargrafo, que me parece um pouco confuso, que se pretende apoiar a integrao de crianas e jovens com NEE no sistema regular de ensino, atravs de uma planificao de um sistema de educao flexvel, que responda diversidade de caractersticas e necessidades de todos os alunos. Define-se equidade educativa como a garantia de igualdade de oportunidades e de resultados. Para o alcance desta equidade salientada a importncia da diversificao de estratgias, que permitam uma resposta adequada s necessidades educativas dos alunos, facultando a todos o acesso condio plena da cidadania. Ainda de acordo com este diploma, todos os alunos tm necessidades educativas, mas alguns existem, cujas necessidades se revestem de contornos mais especficos, para os quais ser necessrio activar apoios especializados. Aqui no posso deixar de manifestar o meu desacordo com o articulado utilizado: todos os alunos tm necessidades educativas; no seria mais razovel ter afirmado que todos os alunos tm caractersticas, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe so prprias? Nos pargrafos que se seguem comea a perceber-se que estes apoios se destinam a casos muito especficos de necessidades educativas, que se revistam de caractersticas particulares e permanentes. Estes apoios especializados preconizados implicam um conjunto de medidas de mudanas no contexto escolar: adaptao de estratgias, recursos, contedos, processos, procedimentos e instrumentos. Continuando a anlise do diploma, deparamo-nos logo no artigo 1, ponto 2, com uma situao que me merece alguma ateno: A educao especial tem por objectivo: falar em educao especial remete-me para um passado recente, em que esta era uma modalidade de atendimento a alunos com NEE, centrada nas suas dificuldades. A experincia revelou-nos que se constituiu como um subsistema de educao institudo no interior do sistema de ensino regular. Este retorno ao passado j se deixava perceber com a publicao do Decreto-Lei n. 20/2006, de 31 de Janeiro, e a criao do grupo de docncia da Educao Especial, sendo definidos critrios de acesso que remetem aos anos sessenta
7

(deficincia motora, deficincia mental, deficincia visual). Voltamos categorizao dos alunos com base em critrios mdicos? Com a publicao da Lei n. 21/2008, de 12 de Maio, que vem introduzir alteraes ao Decreto-Lei n. 3/2008, so acrescentados ao art. 4., os pontos 6 a 10, onde se referem os modelos de organizao da educao especial, remetendo para modelos diversificados de integrao em ambientes de escola inclusiva (ponto 6). Apesar da alterao ao articulado do ponto 3, do art. 6, introduzida pela Lei n. 21/2008, a avaliao dos alunos com NEE feita com base em instrumentos diversificados, mas continua a ter por referncia a Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (vulgo CIF), da Organizao Mundial de Sade, ou seja, confirma-se que a avaliao destes alunos feita com base em critrios mdicos. Este diploma continua a prever a elaborao de um Programa Educativo Individual (PEI), j previsto no Decreto-Lei n. 319/91, de 23 de Agosto, que considero bastante positivo. No entanto, e tendo em considerao as caractersticas de que se reveste o PEI, no posso concordar com o facto de, pelo menos no que diz respeito s alneas e), f), g) e j), do ponto 3, do artigo 9. (modelo do programa educativo individual), no sejam ouvidos todos os professores do conselho de turma na elaborao do mesmo (PEI de aluno dos 2. e 3. ciclos e secundrio e em todas as modalidades no sujeitas a monodocncia). No entanto, mais frente, artigo 18., ponto 1, prev-se a possibilidade de fazer adequaes curriculares individuais, mediante o parecer do conselho de docentes ou conselho de turma. No entanto, esta eventual participao refere-se unicamente a esta medida educativa. Considero, tambm, como bastante positiva a figura do Plano Individual de Transio, promovendo a transio dos alunos com NEE permanentes para a vida psescolar.

Concluso

A leitura e anlise do Decreto-Lei n. 3/2008, luz da Declarao de Salamanca e do Enquadramento da Aco, leva-me a questionar se o seu objectivo , realmente, o de dar oportunidade a TODOS os alunos com NEE de conseguirem adquirir e manter um nvel aceitvel de aprendizagem, vendo respeitadas as suas caractersticas, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe so prprias (ponto 2 da Declarao de Salamanca).
8

Da leitura do prembulo acreditamos que sim. Da leitura integral do documento ficamos com a sensao que mais do mesmo, provavelmente at um pouco mais limitador, se tivermos em considerao a forma como feita a avaliao dos alunos com NEE. Por outro lado, o fraco envolvimento dos Conselhos de Turma na elaborao do PEI destes alunos, leva-me a perguntar se no se est a voltar a um sistema em que o professor de educao especial elabora um PEI para o aluno e desenvolve-o fora da classe, inviabilizando-se, desta forma, a implementao dos princpios de uma verdadeira escola inclusiva. Infelizmente, e decorrente da minha experincia profissional, este tipo de acompanhamento aos alunos com NEE, leva a que as tarefas sejam realizadas pelos professores de educao especial, impedindo que as aprendizagens se faam e se desenvolvam competncias. Com a introduo no sistema educativo do conceito de NEE, pretendia-se acabar com os efeitos perniciosos e estigmatizantes causados pela categorizao dos alunos. Apesar de a experincia ter demonstrado que esta denominao acabou por originar outros rtulos, os diferentes e os normais, apostava-se no esforo para basear as prticas educativas na capacidade do indivduo e na sua maneira de funcionar. Apesar desta vontade de nos livrarmos dos rtulos, os diagnsticos mdicos continuam a ser o grande suporte para as decises a tomar a nvel educativo e a fazer parte do discurso dos profissionais da educao. Grande parte do diploma dedicada s modalidades especficas de educao. No posso deixar de concordar com Correia (2008), quando afirma que conceitos como o de incluso, educao especial, necessidades educativas especiais no so operacionalizados neste diploma, deixando-os s mais variadas interpretaes. Por outro lado, e esta assumpo tem por base, mais uma vez, a minha experincia diria na escola, estes critrios de avaliao dos alunos com NEE de carcter permanente acabam por deixar de fora muitos alunos que revelam dificuldades de aprendizagem e que acabam por no poder beneficiar dos apoios especializados previstos neste diploma, por no se enquadrarem na referida classificao. Refiro-me, por exemplo, a alunos que apresentam problemas de dislexia, desordem por dfice de ateno (DDA), perturbaes emocionais. Em termos legislativos, o conceito necessidades educativas especiais e o regime educativo especial foram objecto de legislao em1991, com o Decreto-Lei n. 319/91, de 23 de Agosto, passados 13 anos sobre o Warnock Report (Sanches, 2007, p.162);
9

passados 14 anos sobre a Declarao de Salamanca e do Enquadramento da Aco, da qual fomos subscritores, publicmos o Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de Janeiro. No entanto, parece que ainda no foi desta que conseguimos legislar para uma verdadeira educao inclusiva. Fica sempre em aberto a hiptese de as escolas poderem tentar alterar a situao atravs dos seus projectos educativos. Mas quando as escolas esto to dependentes das suas avaliaes externas, que, por sua vez, dependem dos resultados acadmicos dos seus alunos nas provas nacionais (provas de aferio e exames nacionais), quais so as escolas que se vo preocupar mais com a promoo de uma educao inclusiva, e menos com os rankings nacionais?

10

Bibliografia
Correia, L.M. (2008). Educao Especial: aspectos positivos e negativos do decreto-Lei n. 3/2008. Portal da Educao. Recuperado em 13 de Fevereiro, 2011, de http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=4699FE4BB3CA5929 E04400144F16FAAE&opsel=2&channelid=0 Rodrigues, D. (2006). Dez ideias (mal) feitas sobre a educao inclusiva. In Rodrigues, D. (ed.). Educao Inclusiva: estamos a fazer progressos? (75-88). Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana Sanches, I. (2007). Saudosismo dos anos setenta ou a arrogncia da ignorncia? O projecto de decreto-lei de educao especial [Verso electrnica], Revista Lusfona de Educao, 10, 157-163. Sanches, I. & Teodoro, A. (2006). Da integrao incluso escolar: cruzando perspectivas e conceitos [Verso electrnica], Revista Lusfona de Educao, 6, 63-83. Declarao de Salamanca e Enquadramento da Aco na rea das Necessidades Educativas Especiais (1994). Conferncia Mundial sobre necessidades educativas especiais: acesso e qualidade. Salamanca: 7 a 10 de Junho de 1994. UNESCO. IIE Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de Janeiro de 2008 (2008). Dirio da Repblica n. 4/2008 1. Srie. Disponvel online em: http://dre.pt/pdf1sdip/2008/01/00400/0015400164.pdf, ltimo acesso em 18/02/2011 Decreto-Lei n. 20/2006, de 31 de Janeiro de 2006 (2006). Dirio da repblica n. 22 1. Srie A. Disponvel online em: http://dre.pt/pdf1sdip/2006/01/022A00/07460765.pdf, ltimo acesso em 18/02/2011 Despacho n. 10856/2005, de 13 de Maio de 2005 (2005). Dirio da Repblica n. 93 2. Srie. Disponvel online em: http://dre.pt/pdf2sdip/2005/05/093000000/0751807522.pdf, 18/02/2011 Lei n 21/2008, de 12 de Maio de 2008 (2008). Dirio da Repblica n. 91 1. Srie. Disponvel online em: http://dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09100/0251902521.pdf, ltimo acesso em 18/02/2011
11

ltimo

acesso

em

Anda mungkin juga menyukai