Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAO

PLANO DE AULA Tema da aula: De olho na ferrugem Srie: 5 ano Bloco de Contedo: Ambiente Contedo: Conservao Durao: 3 aulas (tendo como critrio aula de cincias uma vez por semana) Objetivo: conhecer as causas do processo de formao da ferrugem. Contedos a serem trabalhados: materiais e suas caractersticas; oxidao do ferro (reao qumica natural); propriedades do ar. Material necessrio para o experimento: Trs frascos de vidro com tampa, etiquetas adesivas, trs esponjas de l de ao,

MOMENTOS PEDAGGICOS Problematizao Inicial Questo a ser investigada: Como se forma a ferrugem? Organizao do Conhecimento Primeira etapa Promover discusso entre os alunos: Para descobrir o que as crianas pensam e sabem a respeito da ferrugem; Sobre as transformaes que os materiais podem sofrer; Fale do ferro, que normalmente resistente; Dentro das possibilidades faa um passeio pela escola a fim de notar possveis alteraes em metais expostos ao do tempo, ou at mesmo pergunte aos alunos acerca de objetos em suas casas enferrujados, tais como tesouras, bicicletas, pregos, postes, brinquedos na praa ou no parquinho onde elas costumam ir. Pea aos alunos que registrem o que observaram.

Segunda etapa Compartilhe com a turma as anotaes e pea que os alunos proponham explicaes para o que viram, estabelecendo hipteses acerca da questo a ser investigada.

Terceira etapa Nesse momento, a ideia, observar a formao de ferrugem por intermdio de um experimento. Antes de iniciar a experincia, pergunte aos alunos o que ele imagina que vai ocorrer em cada frasco, estimulando assim a formulao de hipteses para o experimento. Juntamente com os alunos numere os trs frascos com etiquetas e oriente-os que coloquem a metade de uma esponja de ao em cada um. Em seguida, proceda assim: Frasco 1: pea aos alunos que acrescente gua para cobrir toda a esponja de ao. Frasco 2: pea aos alunos que acrescente gua para cobrir metade da esponja de ao. Frasco 3: neste frasco a gua no ser acrescentada. A esponja de ao deve ser observada antes do experimento e aps um, trs e seis dias. Os dados sero anotados numa tabela que registre o tempo e as variaes ocorridas, montadas na cartolina e fixada em sala. Os alunos podem tambm fazerem desenhos, ou ainda fotos podem ser tiradas. Espera-se que: No frasco 1, a formao de ferrugem seja pequena, uma vez que o ar no entrar em contato direto com a l de ao; No frasco 2, o ar e a gua estaro em contato com a esponja, favorecendo o processo; No frasco 3, a esponja seca no enferrujar.

Quarta etapa Fontes de pesquisa A base de qualquer pesquisa so os materiais que os alunos vo utilizar. Ponha a disposio dos alunos textos informativos, revistas, enciclopdias, internet, incentivando a turma a seguir vasculhando a resposta por meio de uma variedade de fontes, mostrando assim a importncia de pesquisar e aprender utilizando um acervo diversificado. Quinta etapa Distribua com a turma o texto Por que alguns objetos enferrujam?. Texto disponvel em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/166/por-que-alguns-objetosenferrujam. Explique que a ferrugem uma reao qumica, um processo natural, que altera os materiais compostos de ferro. O oxignio (presente no ar que respiramos) desencadeia o processo, enquanto a gua (tambm em forma de vapor) o acelera. Podese tambm apresentar aos alunos a lei de Lavoisier que diz: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Nessa etapa podemos falar sobre como evitar a ferrugem (texto em anexo) no intuito de se evitar o contato com esses objetos, pois caso se contamine, podem transmitir doenas.

Sexta etapa Faa comparao entre o que eles disseram inicialmente (hipteses) com o que eles descobriram, elabore um relatrio de forma coletiva, em duplas ou trios. Ele deve conter os objetivos, os materiais utilizados, os procedimentos e as observaes realizadas.

APLICAO DO CONHECIMENTO Contextualizando esse fenmeno com os alunos: Por que meus alunos precisam aprender sobre a ferrugem? Importncia de evitar que objetos de ferro enferrujem: bom para o meio ambiente, pois esses objetos jogados na natureza podem, se contaminados, transmitir doenas, muitas vezes fatal, como o ttano, trazendo tambm a partir da a importncia de se manter o carto de vacinas em dia.

AVALIAO DA APRENDIZAGEM Examine todo o trabalho produzido e observe se o fenmeno foi entendido. tambm (como no poderia deixar de ser) possvel perceber que houve aprendizagem quando o aluno consegue enxergar a Cincia presente na vida deles, ou seja, transferindo o conhecimento que foi ampliado para o seu cotidiano e a partir disso mudando suas atitudes.

BIBLIOGRAFIA CANTO, Eduardo Leite do. Cincias Naturais. Aprendendo com o cotidiano. So Paulo; Moderna, 2004. COVRE, Geraldo Jos. O homem e a natureza. So Paulo; FTD, 2000. PERUZZO, F.M.; CANTO, E.L. Qumica na Abordagem do Cotidiano. 3. Ed. So Paulo; Moderna, 2003. SILVA, Joab Trajano. Por que alguns objetos enferrujam? Revista Cincia Hoje das Crianas. Ano 2006 n 104, Disponvel em http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/166/por-que-alguns-objetosenferrujam. Acesso dia 20 de maio de 2011.

Anda mungkin juga menyukai