Anda di halaman 1dari 3

CHOQUE-Deficincia aguda da corrente sangunea no leito vascular perifrico.

O choque provocado por uma diminuio da perfuso de nutrientes para a clula devido deficincia do aporte sanguneo. Isso pode ser causado por uma queda do volume sanguneo circulante ( o que ocorre no choque hemorrgico), por uma propulso cardiopulmonar inadequada ou por uma grande vasodilatao perifrica (de capilares e veias). Sem uma circulao sangnea ideal, os tecidos sofrem hipxia e carncia nutricional, o que leva a alteraes reversveis . A mudana de um sistema de respirao aerbico para um anaerbico, em decorrncia da falta de oxignio, induz ao acmulo de cido ltico no local, provocando a instaurao de leses irreversveis e a morte celular. Tipos de choque mais comuns so:

b) Choque hipovolmico ou hemorrgico: as grandes perdas sangneas como conseqncia de hemorragias levam diminuio do volume sangneo. Grandes queimaduras ou outros tipos de traumatismos tambm levam diminuio do volume sangneo (nesse caso, o choque denominado de "traumtico). c) Choque sptico: decorrente da disseminao de microorganismos no sangue oriundos de infeces locais graves. Esses microorganismos, principalmente bacilos Gram -negativos, liberam endotoxinas, as quais atuam nos leuccitos e clulas endoteliais. Essas endotoxinas promovem leses nessas clulas ou alteram as funes destas. Dentre essas alteraes, esto a maior capacidade de adeso dos leuccitos aos endotelicitos e a maior capacidade de desencadear mecanismos de coagulao. Essas alteraes culminam com a formao de trombos capilares e a coagulao intravascular e xacerbada, o que altera a circulao sangnea. d) Choque anafiltico: decorrente de reaes por hipersensibilidade do tipo I (anticorpos), promovendo grande permeabilidade vascular e sada de lquido para fora do vaso, diminuindo sua volemia.

a) Choque cardiognico: causado por uma leso no miocrdio (devido a infarto, por exemplo), por arritmias ou por obstruo do fluxo de sada sangnea (por exemplo, embolia pulmonar); esses fatores levam falncia da bomba miocrdica, o que impede o e) Choque neurognico: acidentes com anestsicos ou leses bombeamento do sangue, levando ao choque. traumticas na medula espinal podem desencadear vasodilataes perifricas generalizadas, levando ao choque. ALTERAES DESENVOLVIMENTO DE HIPOPLASIA (hipo = escassez; plasia = formao): formao deficiente de parte ou tota lidade de um rgo ou tecido. H diminuio do nmero de clulas, porm, estas conservam morfologia e funo normais; o tecido ou rgo que tem o volume e a funo diminudos. Ex.: hipoplasia do esmalte dentrio; o dente com hipoplasia deve receber tratamento restaurador. Em algumas situaes, como em rgos pares, a hipoplasia pode passar despercebida. ATRESIA: quando no h o completo desenvolvimento de um rgo oco ou de um ducto, no permitindo a distino dos lmens desses rgos. ECTOPIA: quando um tecido ou rgo se localiza em local no comumente observado. Por exemplo, glndulas sebceas na mucosa bucal (grnulos de Fordyce) (lembre -se de que a mucosa bucal no possui glndulas sebceas normalmente). Um outro exemplo em Odontologia a presena d e tecido da glndula tireide no ventre da lngua. seu tamanho e funo normais. Porm, o tecido ou rgo hiperplsico tem seu volume aumentado, bem como sua funo. Comum em clulas lbeis ou estveis. Ex.: aumento de volume do tecido conjuntivo fibroso em pacientes portadores de prteses totais desajustadas. e ssa leso d-se o nome de hiperplasia fibrosa inflamatria.

As alteraes de desenvolvimento constit uem modificaes da forma original devido a algum desequilbrio durante a ao do binmio crescimento-diferenciao. Podem acometer um pequeno grupo de clulas, um rgo inteiro ou um indivduo como um todo (como no caso das teratologias). AGENESIA: ausncia total ou parcial de um orgo. Comum nas anomalias congnitas. Um exemplo agenesia de dentes (principalmente de incisivos laterais). Em alguns casos, a agenesia de algum rgo (como encfalo - anencefalia) pode no ser compatvel com a vida. APLASIA: h somente um esboo embrionrio de uma regio ou rgo, sem o completo desenvolvimento destes.

ALTERAES CRESCIMENTO

DE

As alteraes de crescimento envolvem variantes morfolgicas em que se notam modificaes quantitativas, ou seja, alteraes no volume ou no peso de um rgo ou tecido. Recebem as seguintes nomenclaturas: ATROFIA: diminuio do volume de uma regio ou de um rgo, quando estes j atingiram a idade adulta (j esto formados). A quantidade de clulas diminui devido a carncia nutricional, a isquemia da r egio, a fatores fisiolgicos (por exemplo, na senilidade os tecidos diminuem de volume) ou por desuso do rgo (por exemplo, a atrofia muscular em indivduos imobilizados por muito tempo). Em algumas situaes no h diminuio do volume do rgo, mas sua s clulas so substitudas por fibrose ou clulas gordurosas, constituindo tambm uma espcie de atrofia por haver menos clulas especficas. HIPERPLASIA (hiper = excesso; plasia= formao): aumento do nmero de clulas parenquimatosas, que mantm

HIPERTROFIA (hiper = excesso; trofia = nutrio): aumento do volume celular provocado pelo aumento individual do tamanho da clula, sem alterao do seu nmero. Comum em clulas permanentes ou e stveis (clulas musculares, principalmente). Ex.: atleta halterofilista apresenta suas clulas musculares aumentadas. Tanto a hiperplasia quanto a hipertrofia podem ser de origem hormonal, em que atuao de hormnios para o aumento da quantidade ou de vol ume celular; pode ainda ser compensadora, ou seja, para compensar algum estmulo; e, por fim, nutricional, em que h aumento da quantidade ou do volume celular em funo do aumento da vascularizao no local.

ALTERAES DE DIFERENCIAO As alteraes de diferenciao envolvem modificaes qualitativas das clulas, ou seja, h alteraes em seu comportamento. So distingui seguintes nomenclaturas: METAPLASIA (meta = mudana; plasia= formao): uma clula adulta passa a adq uirir caractersticas de outro tipo de clula adulta. Pod desenvolver em tecidos expostos a prolongados traumatismos ou a irritaes crnicas. Ex.: a clu cilndrica dos epitlios respiratrios pode adquir caractersticas de clula escamosa (semelh ante a epitlio cutneo). Esse processo denominado d metaplasia escamosa. DISPLASIA (dis = diferente; plasia = forma proliferao celular excessiva, acompanhada de ausncia ou escassez de diferenciao. Precedid uma irritao ou inflamao crnica, o processo displsico pode regredir se retirada a causa irrita Constitui uma forma reduzida de anaplasia. ANAPLASIA: desdiferenciao celular, ou seja clulas adultas adquirem caractersticas mais primitivas (embrionrias). Indica desvios da normalidade mais acentuados do que na displasi alm de ser irreversvel. Representa o melhor cri para o diagnstico de malignidade dos tumores (neoplasias). NEOPLASIAS-"Proliferaes locais de clones celulares cuja reproduo foge ao controle norm que tendem para um tipo de crescimento autno progressivo, e para a perda de diferenciao." Os tumores benignos apresentam suas clulas semelhantes s do tecido de or igem. Seus ncleos no esto alterados, ou seja, a clula neoplsica indistinguvel da normal. Porm, h formao de um arranjo tecidual diferente que segue os padres de formao citados anteriormente. As neoplasias malignas apresentam clulas com ncleos alterados: h irregularidades na forma, tamanho e nmero; podem surgir mitoses atpicas, hipercromasia nuclear (=grande quantidade de cromatina), pleomorfismo (variados tamanhos e formas de ncleo e da clula como um todo) etc. O citoplasma dessas clulas pode ter a relao ncleo/citoplasma alterada. Essas caractersticas microscpicas so consideradas ndices de atipia.

"adenocarcinomas". MESENQUIMAIS a) no-hematopoiticas: incluem todas as clulas mesenquimais no derivadas do tecido hematopoitico (sangneo) . As benignas recebem o nome segundo o tecido de origem seguido do sufixo "oma"; as malignas recebem a terminao "sarcoma". b) hematopoiticas: incluem as clulas que so exportadas para o sangue (principalmente com relao aos glbulos brancos). A grande maioria tem comportamento maligno; quando h formao de massas distinguveis, chamamos de "linfoma", "plasmocitoma" etc.; quando h exportao de clulas tumorais da medula diretamente para o sangue, dizemos "leucemia". ESTGIOS Estgio de iniciao o primeiro estgio da carcinognese. Nele as clulas sofrem o efeito dos agentes cancergenos ou carcingenos que provocam modificaes em alguns de seus genes. Nesta fase as clulas se encont ram, geneticamente alteradas, porm ainda no possvel se detectar um tumor clinicamente. Estgio de promoo o segundo estgio da carcinognese. Nele, as clulas geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancergenos classificados como oncopromotores. A clula iniciada transformada em clula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformao, necessrio um longo e continuado contato com o agente cancergeno promotor.

Estgio de progresso o terceiro e ltimo estgio e se caracteriza pela multiplicao descontrolada e irreversvel das clulas alteradas. Nesse estgio o cncer j est instalado, evoluindo at o surgimento das primeiras manifestaes clnicas da doena.

EPITELIAIS a) do epitlio de revestimento: as benignas so denominadas "papilomas" e as malignas, "carcinomas"; b) do epitlio glandular: as benignas so denominadas "adenomas" e as malignas,

Anda mungkin juga menyukai