Anda di halaman 1dari 10

1.

IDENTIFICAO DO PROJETO: 1.1. Ttulo: Medo na mdia: disseminao e potencializao da violncia. 1.2. rea de Concentrao: Mdia, sociedade e violncia urbana. 1.3. Linha de pesquisa: Mdia e cidadania.

2.

DEFINIO DO PROBLEMA DE PESQUISA: Uma citao do clebre diretor de cinema Alfred Hitchcock ilustra bem a

problemtica deste projeto: no existe terror no estrondo, apenas na antecipao dele. A mdia, com todo o seu poder de amplificao, transforma fatos isolados em eventos de grandes propores. Uma anlise dos noticirios nos faz perceber um trato diferenciado da violncia do cotidiano, das ruas. Os acontecimentos crescem, invadem, nos acompanham por dias em nossas rotinas. Os eventos de 11 de Setembro nos Estados Unidos criaram um marco na histria, tanto da violncia em si, quanto da mdia. Passamos a ouvir anlises do que seria a cultura do medo, fenmeno sociolgico que tomou propores globais e afetou nossa forma de viver em sociedade. Mas at que ponto esse discurso da mdia um discurso fiel realidade? E como ns, sociedade, devemos nos deixar afetar por esse discurso, especificamente da tv, que ainda o meio que mais atinge pessoas? A busca pela verdade no discurso da televiso mostra-se importante na proporo direta em que este meio considerado um formador de opinio. Levando-se em conta a individualidade de cada espectador, importante analisar o grau que cada um tem a ser influencivel pela mensagem. O que corresponde exatamente realidade?

2.1. PROBLEMA: De que forma o trato dado pela mdia violncia urbana afeta a vivncia do indivduo em sociedade e altera a construo do seu carter cvico, e qual a reflexo desse comportamento na sociedade como um todo?

3.

JUSTIFICATIVA: O crescimento da violncia urbana delineia dia aps dia a forma como

indivduos interagem em sociedade, e entre si. A mdia tem papel fundamental nessa relao uma vez que serve como diretriz informacional para o cidado. Justamente por

isso, uma questo que merece ser avaliada de um ponto de vista cientfico, e no a partir apenas de senso comum e jogo de poderes polticos e/ou corporativos. Estudar e compreender o medo entender como ele se transforma em ferramenta de poder, como ele dita comportamentos individuais e como estes se manifestam em grupos, no que a autora Luzia Ftima Baierl chama de medo social (2004, p. 20), e est intrinsecamente ligado violncia urbana:

A violncia urbana tem ampliado o que denominamos medo social. Medo esse construdo socialmente e que afeta a coletividade. Trata-se do medo utilizado como instrumento de coero por determinados grupos que submetem pessoas aos interesses deles [...] Ameaas reais, vindas de sujeitos reais, so contrapostas a ameaas potenciais tpicas do imaginrio singular coletivo, produzido pelos ndices perversos do crescimento da violncia nas cidades. [...] Os sentimentos generalizados so de insegurana, ameaa, raiva, dio, medo e desesperana.

A existncia de uma mdia irresponsvel contribui para amplificar esse quadro de insegurana, e vai na contramo da proposta de um broadcasting inteligente, e cidado. Sem reflexo, a sociedade est entregue cegueira no que tange ao medo, conforme reala Michel Isasa (2006):
Nossa cultura no s no nos preparou para enfrentar o medo, mas tambm nos ensinou a ter medo dele, e, por isso, reagimos mal. Por um processo cultural diferente, nos encararamos o medo de uma forma diferente e teramos reaes naturais. Essas reaes naturais trabalham a favor do instinto de sobrevivncia, tanto do corpo quanto da mente, como tambm da psique humana.

Com novos recursos tecnolgicos e liberdade cada vez mais cerceada, esse cenrio torna-se ideal para polticas de censura, controle e alienao por parte de grupos, sejam ligados ao poder pblico, e que muitas vezes tem influncia sobre os veculos de comunicao; sejam grupos corporativos, que de alguma forma lucram com esse cenrio de insegurana. Dentro desse recorte, a reflexo e anlise da forma como a notcia levada ao pblico essencial para garantir o seu prprio bem estar, pra que ele saiba dos fatos de forma responsvel, crtica e de forma que no seja privado de sua liberdade, principalmente.

4.

FUNDAMENTAO TERICA

4.1. O MEDO

O medo um dos sentimentos latentes no homem, assim como prazer, amor e vrios outros com os quais ele j nasce. Motivado principalmente por situaes de risco, d aos seres vivos em geral, no apenas humanos, condies de se protegerem contra qualquer ameaa que abale sua integridade fsica e/ou psicolgica. Necessrio sobrevivncia enquanto instinto ridicularizado pela sociedade, que reserva a covardia para punir aqueles que no so capazes de lidar com o sentimento. O historiador francs Jean Delumeau, que trata da histria do medo, e mais especificamente de sua manifestao no perodo da Idade Mdia, mostra a dificuldade que a sociedade sempre teve em apresentar o medo por meio de sua histria:

Por que esse silncio prolongado sobre o papel do medo na histria? Sem dvida, por causa de uma confuso mental amplamente difundida entre medo e covardia, coragem e temeridade. Por uma verdadeira hipocrisia, o discurso escrito e a lngua falada o primeiro influenciando a segunda tiveram por muito tempo a tendncia de camuflar as reaes naturais que acompanham a tomada de conscincia de um perigo por trs das falsas aparncias de atitudes ruidosamente hericas. (DELUMEAU, 1996, p.13)

Envolvendo a sociedade, mais especificamente um ambiente em que exista a violncia urbana fcil verificar o papel do medo como instrumento de alienao e limitador do direito individual. A sensao de medo altera personalidades, induz comportamentos de massa, paralisa o indivduo e o incapacita de pensar e tomar decises. Exemplo disso num contexto social so povos que se vem mantidos por regimes ditatoriais, ou a populao de uma favela que fica sob influncia das organizaes de narcotrfico. O sistema do medo no se refere ento ao presente, mas a algo que ficou no passado, ou a expectativas do que ocorra no futuro, sendo constitudo o presente de paixes passadas e futuras, e que gera crenas e vcios mortais na mobilizao das paixes, como por exemplo, a superstio associada alienao, e conseqentemente, segundo o conceito de Marilena Chau, em outra de suas obras, ideologia (CHAU, 1991). Diz ainda Espinosa (1822 apud CHAU, 1995, p.61) que to grande o medo que ensandece os homens. A origem da superstio, que a alimenta e conserva , pois, o medo. O medo nas cidades quase sempre fruto da violncia urbana. A mais abrangente definio de violncia vem do autor Yves Michaud (1989, p.10-11):
H violncia quando, numa situao de interao, um ou vrios atores agem de maneira direta ou indireta, macia ou esparsa, causando danos a uma ou

vrias pessoas em graus variveis, seja em sua integridade fsica, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participaes simblicas e culturais.

Esses fatores geram mudana estrutural tambm nas cidades, nas formas de relao humana. Novas formas de sociabilidade so criadas, gerando conseqncias como o isolamento, e vrias outras modificaes no comportamento de indivduos, comunidades e outros grupos. A agressividade neste caso est diretamente ligada ao grau de segregao, marginalizao e privao dos indivduos, situaes traduzidas em pobrezas, carncias, convvio familiar arruinado e outros fatores desagregadores. Essa ligao de violncia a medo cria tambm aes discriminatrias ineficientes no combate violncia nas grandes cidades, como a segregao de determinados grupos:
A estrutura arquitetnica da cidade alterada. As pessoas constroem prises para proteo e defesa da vida e de seu patrimnio. Criam-se desde os mais simples at os mais sofisticados sistemas de segurana e de proteo de patrimnios e da prpria vida: desde altas tecnologias, blindados, sensores eletrnicos, cmeras escondidas que vigiam espaos, at o conjunto de seguros de casa, carro e de vida. A populao mais empobrecida, moradora dos bairros perifricos e das favelas, para proteger-se e defender-se, d carta branca aos grupos organizados e quadrilhas vinculadas ao mundo da contraveno e ao trfico de drogas em troca de segurana e proteo. (BAIERL, 2004, p. 62)

4.2. A CULTURA, A MDIA E A VIOLNCIA Manifestaes culturais so produto de toda uma histria de um povo, da forma como esse povo se relaciona em sociedade, fruto tambm de poltica e momento econmico. O Brasil um pas que teve vrios momentos histricos distintos e essa histria responde por quem o povo brasileiro hoje. No Brasil, fato que a renda absurdamente mal distribuda, e a assistncia do governo mnima. Diz o antroplogo Darcy Ribeiro (1996, p. 219) que a distncia social mais espantosa do Brasil a que separa e ope os pobres dos ricos. A ela se soma, porm, a discriminao que pesa sobre negros, mulatos e ndios, sobretudo os primeiros.. A pobreza e a discriminao geram segregao em favelas principalmente nos grandes centros urbanos -, e esta gera violncia.

As autoridades policiais e os jornalistas costumam afirmar que nos bairros pobres da periferia onde a violncia mais crua e deflagrada. Isto no quer dizer que os pobres so, naturalmente, mais violentos. Quer isto significar que o grau de impotncia que lhes foi imposto acua-os de tal forma que, em certos momentos, s os atos de violncia se apresentam para eles como alternativa de liberao e sobrevivncia. (MORAIS, 1981, p. 33)

Paralelamente a esse cenrio scio-econmico, temos o advento cultural da chegada da tv ao pas, to forte e onipresente. Com uma relao muito coesa com o telespectador, a tv personifica a imaginao e tambm estabelece uma relao entre os acontecimentos globais, que acontecem fora da sala de estar e a existncia individual de cada telespectador. de uma anlise da tv, de imagem e discurso, que surge a relao entre os fatos e a realidade, e que se pode realmente iniciar um julgamento de valor. Usualmente, a televiso leva a responsabilidade por vrios desvios sociais. A citam como incentivadora da violncia, dos maus costumes, libidinagem e outras perversidades. Mas h fatores importantes a serem considerados antes de atribuir tv a responsabilidade. No h como negar um envolvimento sedutor de homem e imagens, e toda a persuaso que cerca a linguagem televisiva, mas em termos de sociedade, todos os meios de comunicao antes confirmam do que alteram as opinies gerais e refletem as normas sociais. Em ambos os casos atuam como fora conservadora. (GOODLAD [19-?] apud MARCONDES, 1988, p.28). Os dois maiores exemplos de utilizao de ideologia e persuaso da mdia so o noticirio e a publicidade. A ideologia h muito definida por Marx como sinnimo de manuteno da ordem poltica, principalmente, e a persuaso,

instrumento da manuteno, muitas vezes servem como libi de uma deturpada amostra da realidade, programada por quem est no poder, e que, alm da mdia televisiva, utiliza vrios outros meios de credibilidade. Alguns recursos retricos empregados no jornalismo, como imparcialidade e distanciamento, e na publicidade, como uso de silogismos (CITELLI, 2000, p.43), acabam trabalhando na mente humana uma intrincada forma de persuaso, aditivada com jogos de elementos emocionais e figuras de heris e bandidos (Ibid., p. 64-66) capazes de definir formas de pensamento e transmitir ideologias ao telespectador. Mas sabe-se bem que o discurso persuasivo no necessariamente induz a uma verdade, como comprova Citelli (Ibid., p.13): possvel que o persuasor no esteja trabalhando com uma verdade, mas to-somente com algo que se aproxime de uma certa verossimilhana ou simplesmente a esteja manuseando. Mais uma vez se comprova que no a mdia em si que cria comportamentos e, sim, essa aproximao, mesmo que falsa, de uma verdade, apoiada por vrios testemunhos e fatores que causam a alienao, e uma espcie de generalizao da informao, quando, por

exemplo, as pessoas que moram fora da cidade sentem como prprios os problemas da cidade maior, onde esto localizados os transmissores das redes de comunicao. (SCHWARTZ, 1985, p.77) O discurso persuasivo muitas vezes faz uso de outras interfaces da cultura para promover identificao com o pblico, em slogans curtos, musicais, cheios de silogismos e estruturaes formais (CITELLI, 2000, p.43-44), e chamadas de telejornais e capas de revistas, recorrendo ao imaginrio religioso, literatura,

cinema, msica entre tantos outros, como nos exemplos Ave Bush!; Saddam, o vingador e Sangue, suor e leo, manchetes da poca da Guerra do Golfo. (FAUSTO, 2002, p. 205). A relao da mdia com a violncia torna-se fatdica na medida em que aquela vive da transmisso de informaes, e que esta talvez um dos aspectos sociais mais recorrentes da modernidade capitalista. Especificamente no caso da televiso,

somam-se a fora das imagens, naturais ou enganosas, e a prpria disseminao de dados sobre a violncia, que causa medo na populao. Diz Yves Michaud que:

A mdia precisa de acontecimentos e vive do sensacional. A violncia, com a carga de ruptura que ela veicula, por princpio um alimento privilegiado para a mdia, com vantagem para as violncias espetaculares, sangrentas ou atrozes sobre as violncias comuns, banais e instaladas. (1989, p.49)

Aqui, como foi citado anteriormente, tem lugar ainda a generalizao da informao, quando comprova-se que muitas das pessoas que tm medo da violncia nem sequer foram vtima dela, mas ouviram algum contar um caso, ou viram na TV. Em cidades pacatas e pequenas do interior temem com a mesma intensidade os males da cidade grande. Mas ao mesmo tempo, essa sensao de que tudo se sabe sobre os acontecimentos com relao violncia, pode mais aproxim-la do sensacionalismo do que da verdade. Isso extremamente comum com o exagero das estatsticas, as manipulaes de uso poltico que causam mais mal estar do que a realidade permite.
A fala do crime, tanto pelas pessoas como pela divulgao na mdia tende a ampliar a sensao e os sentimentos de medo e insegurana nos grandes centros urbanos. Trata-se de uma fala fragmentada, que amplia o medo e no potencializa formas de solucionar a violncia. (BAIERL, 2004, p.61)

Um fato cada vez menos recorrente a questo do tratamento das imagens da

violncia, causando ainda mais sensacionalismo. Antes havia uma preocupao de abrandar imagens, ou como diz Michaud (1989, p. 51), mostrar a violncia com celofane. Na TV, onde o impacto maior, h ainda alguma preocupao, mas no geral o que ocorre a tendncia em mostrar a realidade exatamente como ela , com o objetivo de chocar mais e talvez causar mais medo, ocorrendo isso

principalmente em fotos de revistas. O fotojornalismo j no mais o mesmo, existindo agora agncias especializadas em tratar imagens, conferindo mais dramaticidade (e menos imparcialidade) ao exposto. Alm disso, no caso da violncia, h sempre a preocupao de atribuir culpados, como afirma Srgio Adorno (2002, p. 184):
Outro tema freqente o das causas da criminalidade. Jornalistas, autoridades e pblico so estimulados a refletir e a expressar opinies a respeito das causas da criminalidade. Essas opinies tm, na verdade, uma grande variabilidade. Mas em linhas gerais, podemos dizer que, em perodos de grande crise social, h o que se denomina sociologizao das causas, isto , a crise econmica falta de emprego, ms condies de vida explicaria a criminalidade. Quando a crise fica mais ou menos contida, a tendncia psicologizar as causas da criminalidade.

Para muitos, o alerta na mdia sobre a violncia, de certa forma til para mostrar que ela ruim e errada. O medo torna-se um instrumento pedaggico para forar novos comportamentos e novas atitudes. Para outros, s serve para aumentar o alarde e fazer com que as pessoas temam mesmo os crimes que no h possibilidade quase nenhuma que se ocorra com elas, como por exemplo, seqestros.

5.

OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL Analisar a correlao entre mdia e violncia urbana como grandes responsveis pelo medo social.

5.2. OBJETIVOS ESPECFICOS Entender e estudar o fenmeno do medo em todas as nuances: histria, diferentes vises culturais, medo e violncia urbana; Analisar dados e refletir acerca da violncia urbana na atualidade: qual a situao real das grandes metrpoles;

Refletir sobre o discurso na mdia televisiva: a linguagem, a forma, o contedo, tendo em vista a disseminao do tema violncia urbana; Colher e analisar material televisivo, e promover debates junto a amostras de pblico.

6.

METODOLOGIA Para alcanar os objetivos propostos nesse trabalho, na primeira etapa sero

abordados e analisados em profundidade todas as variveis que compem a trama da questo problema, bem como os aspectos culturais do nosso pas juntamente com a histria da nossa mdia televisiva e o papel da mesma no nosso desenvolvimento social, poltico e econmico. Para alguns autores, a mdia televisiva j desde seu nascimento, espetculo, mediador entre consciente e inconsciente, que estabelece tenso entre momentos de fantasia liberada e restabelecimento do esquema da ordem (MARCONDES, 1988, p. 40). Diz tambm o autor (Ibid., p. 41) que o espetculo a linguagem da televiso. E segundo a lgica do espetculo a nica lgica possvel tv que tudo nela transmitido. Na segunda etapa, ser analisado o material televisivo em questo, dentro do perodo de desenvolvimento deste projeto. Sero analisados dois tipos de programas, noticirios e programas de variedades, que falem de notcias cotidianas, das principais emissoras de tv. Nessa anlise, levando em conta todas as variveis do projeto, sero observados aspectos verbais e no verbais dessa programao, bem como as diferenas que esses aspectos causam na transmisso da notcia. Essa etapa ser baseada na Anlise do Discurso, o que dito e o que no dito, tendo em vista que mais do que informaes, um texto est prenhe de sentidos e [...] mais do que informao, existe a persuaso, o nivelamento de opinio, e a ideologia do sucesso. (ORLANDI, 1996, p.56). A entonao de voz, ambientao do cenrio, o prprio roteiro da reportagem, tudo isso constituem elementos a serem analisados no material de referncia. Por fim, a etapa final que atestar as hipteses levantadas junto ao prprio pblico: verificar como ele reage informao e qual o seu senso crtico perante a violncia urbana real e a noticiada, se existem divergncias de juzo entre as duas, e qual o alcance real do medo social: onde ele est, que classes atinge. Esses debates se daro em reunies de grupos focais com amostras variadas de pblico, e cuja varivel 8

principal de recorte ser classe scio-econmica, segundo classificao padro de institutos de pesquisa. Assim ser permitido verificar por amostras, na sociedade como um todo, qual a relao entre a mdia e a violncia urbana, e se essa relao ou no prejudicial sociedade do ponto de vista do medo social.

7.

CRONOGRAMA
Ms/Ano (2011 2012) ETAPAS
Mar 11 Abr 11 Ma 11 Jun 11 Jul 11 Ago 11 Set 11 Out 11 Nov 11 Jan 12 Fev 12 Mar 12 Abr 12 Mai 12 Jun 12 Ago 12 Set 12 Out 12

1 2 3 4 5

Pesquisa Bibliogrfica Anlise de amostra miditica Reunies com grupos focais Constataes e redao da dissertao Reviso e entrega da dissertao

8.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADORNO, Srgio. Violncia, fico e realidade. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. 2a reimpresso. So Paulo Brasiliense, 2002. p.184, 186 e 187.

BAIERL, Luzia Ftima. Medo Social: da violncia visvel ao invisvel da violncia. So Paulo: Cortez, 2004. cap. 1, 2, 6, 7.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. 14a edio. So Paulo: tica, 2000.

CHAUI, Marilena. Sobre o medo. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixo. 6a reimpresso, So Paulo, Cia. das Letras, 1995.

______. O que ideologia. 34 edio. So Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleo

Primeiros Passos).

DELUMEAU, Jean. Histria do medo no Ocidente: 1300-1800. So Paulo, Companhia das Letras, 1996. p. 11-31.

FAUSTO NETO, Antnio. A deflagrao do sentido. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. 2a reimpresso. So Paulo Brasiliense, 2002. p. 205.

ISASA,

Michel

Echenique.

Como

lidar

com

medo.

Disponvel

em

<http://sollk.multiply.com/links/item/352>. Acesso em 07 de Fevereiro de 2011, 10h14.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televiso: a vida pelo vdeo. So Paulo: Moderna, 1988. (Coleo Polmica).

MICHAUD, Yves. A violncia. So Paulo: tica, 1989.

MORAIS, Rgis de. O que violncia urbana. So Paulo: Brasiliense, 1981. (Primeiros Passos).

ORLANDI, E. Puccinelli. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. 2a edio. So Paulo: Cia das Letras, 1996.

SCHWARTZ, Tony. Mdia: o segundo deus. So Paulo: Summus, 1985. p. 77 e 115.

10

Anda mungkin juga menyukai