Anda di halaman 1dari 3

Escola Secundria Dr.

Solano de Abreu Ano Lectivo 2009/2010

MATRIZ DA PROVA DE EQUIVALNCIA FREQUNCIA Filosofia


Cdigo: 161 Tipo de Prova: Escrita
Contedos Objectivos/Competncias Estrutura da Prova
Grupo I I - Tema A aco humana: anlise e compreenso do fenmeno do agir. 1.1. Anlise e compreenso do agir. 1.2 A rede conceptual da aco.

Durao: 90 minutos
Cotaes Critrios gerais de classificao/avaliao Material a utilizar

- Domnio de contedos; Duas questes de resposta obrigatria. 220=40 pontos - Adequao da resposta questo; - Uso adequado do vocabulrio filosfico; - Apropriao pessoal e crtica dos contedos; - Clareza e articulao lgica do discurso; III - Tema Dimenses da aco humana e dos valores. A dimenso tico poltica. Anlise e compreenso da experincia tica. 3.1. Inteno tica e norma moral. 3.2. A dimenso pessoal e social da tica: o si mesmo, o outro e as instituies. 3.3. tica, direito e poltica liberdade e justia social; igualdade e diferenas; justia e equidade. Duas questes de resposta obrigatria 1=10 pontos 1x20=20 pontos Esferogrfica/caneta azul ou preta.

II - Tema Os valores: anlise e compreenso da experincia valorativa.

2.1. Valores e valorao: a questo dos critrios valorativos. 2.2. Valores e cultura: a diversidade e o dilogo de culturas.

- Integrao da informao dos textos (conceitos, teses e argumentos) nas respostas.

Grupo II

5. Argumentao e Lgica Formal 5.1. (Opo A) - Lgica Aristotlica 5.1. O juzo e a proposio a estrutura do juzo atributivo. A modalidade dos juzos: categricos, condicionais e disjuntivo. 5.2. Tipos de juzos: afirmativos, negativos, particulares e universais. 5.3. Classificao de juzos quanto quantidade e qualidade. 5.4. Distribuio dos termos. 5.5. O silogismo categrico a estrutura do silogismo categrico: termo, proposio e nexo lgico. Ou 5.2. (Opo B) - Lgica Proposicional 5.2. A proposio: assero e designao. 5.2. Definies conectivas: negao, disjuno, condicional e bicondicional. 5.3. Mtodo das tabelas de verdade. 5.4. Tautologia e contradio. 5.5. Leis e regras de inferncia vlida. 5.1. Argumentao e Filosofia 5.1.1. As relaes entre Filosofia, retrica e democracia na Grcia Antiga. 5.2.2. Dois usos da retrica: persuaso e manipulao. Uma questo de resposta obrigatria 120 =20 pontos

Trs questes de resposta obrigatria

3x10 pontos=30pontos

VI -Tema Conhecimento e Racionalidade Cientfico e Tecnolgica

6. Descrio e Interpretao da Actividade Cognoscitiva 6.1. Os elementos constitutivos do acto de conhecer. 6.2. O papel do sujeito e do objecto. 6.3. O conhecimento como representao. 6.4. Teorias acerca do conhecimento: - o racionalismo cartesiano; - o empirismo de David Hume.

Grupo III Duas questes de resposta obrigatria 220=40 pontos

6.1.1 Estatuto do Conhecimento Cientfico 6.1.1. Senso comum e cincia, dois cdigos de leitura da realidade. 6.1.2. As caractersticas da cincia. 6.1.3. A importncia do mtodo teoria e experincia no mtodo cientfico. 6.1.4. A metodologia cientfica: o modelo indutivo e o modelo hipottico-dedutivo. 6.1.5. A crtica de K. Popper ao procedimento indutivo o critrio da falsificabilidade e o carcter aproximativo e probabilstico do conhecimento. Duas questes de resposta obrigatria 220= 40 pontos

O Coordenador de Departamento _______________________________________

Anda mungkin juga menyukai