Anda di halaman 1dari 27

CAPITALISMO: MARX; MATURANA; FOUCAULT; BAUMAN

PROFESSORA ELEUSA SPAGNUOLO SOUZA

ARQUTIPOS
Podemos delinear quatro arqutipos

bsicos responsveis pelo movimento histrico, sendo eles: arqutipo teolgico; arqutipo social, arqutipo materialista e arqutipo autoreferencial.

ARQUTIPO TEOLGICO
Define um viver fundamentado na existncia de

um deus externo ao homem que o governa e o julga depois de sua morte. Existem as leis que esto expressas nos livros sagrados. O objetivo viver tendo por meta atingir um lugar sagrado metafsico e o universo objetivo ou material como sendo um espao a ser transcendido.

ARQUTIPO SOCIAL
Elabora um viver em harmonia plena com a

sociedade. A sociedade considerada o elemento fundador dos nossos pensamentos, raciocnios, desejos e comportamentos. O valor supremo o bem comum, ausncia da propriedade privada e a cultura o elemento determinante de todas as nossas aes. Predominncia do senso comum.

ARQUETIPO MATERIALISTA
Impulsiona um viver com preponderncia nos

fatos objetivos inseridos no espao e tempo. A conscincia do ser humano resulta de fatores eminentemente materiais decorrente do crebro, neurnios e junes de substncias qumicas. Vida em busca da posse e acumulao de bens materiais. A sociedade organizada pelas elites que possuem em suas mos o controle dos meios de produo.

ARQUETIPO AUTOREFERENCIAL
Busca do direito de ser o autor, o sujeito

de sua prpria existncia e de sua prpria capacidade de resistir a tudo aquilo que dela nos priva e torna nossa vida incoerente. Define um viver tendo por supremacia a conscincia tica. O valor cultivado a liberdade de conscincia fundamentada no convvio de cooperao.

ARQUTIPO PREDOMINANTE NO OCIDENTE


Predomina

no Ocidente o arqutipo materialista gerador do capitalismo que possui quatro aspectos: explorao brutal do homem pelo homem; agrupamento humano; sociedade pantica e sociedade lquida.

PRIMEIRO VIS DO CAPITALISMO KARL MARX

EXPLORAO
O sistema capitalista gera uma concentrao de

lucro em poucas mos e uma massa de explorados. O antagonismo entre pobres e ricos, longe de desaparecer, tende aumentar. A criminalidade cresce de ano para ano. O comrcio se degenerou transformando em roubo. Cresce dia a dia as deslealdades e a destruio dos fracos pelos monoplios. Estado representante da burguesia.

EXPLORAO
A prostituio desenvolve em propores alarmantes. O casamento passou a ser o manto oficial com que se cobre

a prostituio seguida de uma abundncia complementar de adultrio. As instituies polticas e sociais esto desacreditadas e comprometidas com a explorao do povo. Recursos financeiros so canalizados para a indstria blica visando a imposio do poder econmico e poltico.

SEGUNDO VIS DO CAPITALISMO HUMBERTO MATURANA

AGRUPAMENTO HUMANO
Negao mtua surge hierarquia e obedincia. Na competio no existe a convivncia porque a

vitria de um surge da derrota do outro. Na vida mercantil no existe diferena entre ser amigo e no ser amigo e no se conhecerem. Predominncia de uma individualidade sem cooperao e fundamentada na concorrncia.

AGRUPAMENTO HUMANO
Predomina o lucro, a capacidade de vencer o

outro utilizando qualquer mtodo. Predomina em ser o melhor em todos os aspectos. Toda a preparao para vencer no mercado de trabalho. nico conhecimento aquele que leva ao maior lucro.

TERCEIRO VIS DO CAPITALISMO MICHEL FOUCAULT

SOCIEDADE PANTICA
Vigilncia integral. Cumprimento

de regras impostas pelos gerentes aos gerenciados. Qualquer comportamento desviante prontamente identificado, punido ou isolado. Disciplina o mtodo que permite o controle minucioso do corpo realizando sujeio.

SOCIEDADE PANTICA
Relao de docilidade-utilidade. Adestra,

fabrica

corpos

submissos

obedientes. Controla o corpo: horrio, ritmo obrigatrio, articulao corpo/objeto, utilizao exaustiva, tipos de roupa. Coloca a pessoa na rotina de vida.

QUARTO VIS DO CAPITALISMO ZYGMUNT BAUMAN

SOCIEDADE LQUIDA
Os lares so apenas hospedarias no meio do

caminho. Predomina a futilidade, perda da autoconfiana e com ela a coragem de imaginar e esboar modelos de perfeio. A vida presidida por um mercado de consumo calcado na rpida substituio. A beleza da pessoa medida pelo que ela veste e por aquilo que possui.

SOCIEDADE LQUIDA
A vida se resumo em ganhar dinheiro para

divertir e manter o luxo. Busca pela satisfao rpida. A classe burguesa que desfruta sem limites dos prazeres do consumo e do lucro fcil e uma classe popular (gerenciados) sendo movimentada para atingir os mesmos objetivos da classe burguesa empregando tambm qualquer meio.

EXEMPLO
Eis que o sujeito desce na estao do metr.

Vestindo jeans, camiseta e bon, encosta-se prximo entrada, tira o violino da caixa e comea a tocar com entusiasmo para a multido que passa por ali. Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ningum sabia, mas o msico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peas musicais consagradas num instrumento rarssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhes de dlares.

EXEMPLO
Alguns dias antes Bell havia tocado no

Symphony Hall de Boston, onde a entrada custava 1000 dlares. A experincia, gravada em vdeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de caf na mo, celular no ouvido, crach balanando no pescoo, roupas sofisticadas e indiferentes ao som do violino.

MUDANA DE PARADIGMA

MUDANA DE PARADIGMA
A partir do final do sculo XX iniciou a

mudana do arqutipo mecanicista para o arqutipo autoreferencial o que est provocando mudanas profundas na racionalidades das pessoas. A mudana de paradigma algo profundamente abalador. Ela envolve uma profunda crise para os indivduos e uma grande reviravolta para a sociedade, o prprio destino do planeta colocado em questo.

MUDANA DE PARADIGMA
Ns

vemos realidade atravs do paradigma, que so lentes coloridas e pensamos que vemos a realidade como ela . (MALIN,2003, p. XII) Touraine (2006) sujeito aquele que elabora resistncia ao mundo impessoal do consumo, da posse, da violncia, do controle pantico e da guerra. Sujeito aquele que reflete sobre si mesmo e se coloca em posio de criador de si mesmo..

MUDANA DE PARADIGMA
O sujeito retorna a si mesmo e descobre

aquilo que confere sentido sua vida, aquilo que cria a sua liberdade. O sujeito ultrapassa a vida ordinria

CONCLUSO
Temos que desvelar em primeiro lugar o

arqutipo que estamos associados e atravs da abertura ou ampliao de conscincia para possibilitar o salto da nossa estrutura para dimenses mais complexas. O novo paradigma o sujeito se conhecer para formar uma sociedade humana.

CONCLUSO
Heller: o homem criativo, o que busca o novo no

aceita o cotidiano, sentindo necessidade de transcend-lo e se preparar para o no cotidiano. O ser humano possui uma estrutura de conscincia autnoma e deve se oferecer a oportunidade de elaborar sua prpria individualidade expondo o seu interior e deixando de ser o veculo da mdia, do consumo e principalmente da burguesia. Desenvolver uma criatividade cooperativa.

Anda mungkin juga menyukai