Anda di halaman 1dari 3

II Crnicas 20.01-30 CINCO ARMAS PARA COMBATE EM TEMPOS DIFCEIS JOSAF TEVE MEDO.

2 Crnicas 20:3 Ento, Josaf temeu e ps-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Jud. H duas facetas para o medo: - ele pode conduzir derrota; - ou pode te levar a buscar auxlio e, conseqentemente, vitria. I CLAMOU AO SENHOR. 2 Crnicas 20:3 Ento, Josaf temeu e ps-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Jud. Josaf buscou ajuda do Senhor; Quando buscamos ajuda e passamos a ouvir outras vozes, que no a de Deus, o medo aumenta e a derrota est s portas.

II CONCLAMOU UM JEJUM. 2 Crnicas 20:3 Ento, Josaf temeu e ps-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Jud. O jejum denota arrependimento e dependncia de Deus.

III LEVOU TODO O POVO A BUSCAR A DEUS. 2 Crnicas 20:4 E Jud se ajuntou, para pedir [socorro] ao SENHOR; tambm de todas as cidades de Jud vieram para buscarem o SENHOR. - A unidade uma arma poderosa, seja para o bem, seja para o mal. Gnesis 11:6 e o SENHOR disse: Eis que o povo um, e todos tm uma mesma lngua; e isto o que comeam a fazer; e, agora, no haver restrio para tudo o que eles intentarem fazer. IV RELEMBROU A DEUS SOBRE SUAS PROMESSAS. VV. 6-12 6 E disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, no s tu Deus nos cus? Pois tu s dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mo h fora e poder, e no h quem te possa resistir. 7 Porventura, Deus nosso, no lanaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo de Israel, e no a deste semente de Abrao, teu amigo, para sempre? 8 E habitaram nela e edificaram nela um santurio ao teu nome, dizendo: 9 Se algum mal nos sobrevier, espada, juzo, peste ou fome, ns nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti; pois teu nome est nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angstia, e tu nos ouvirs e livrars. 10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais no permitiste que passasse Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e no o destruram, 11 eis que nos do o pago, vindo para lanar-nos fora da herana que nos fizeste herdar. 12 Ah! Deus nosso, porventura, no os julgars? Porque em ns no h fora perante esta grande multido que vem contra ns, e no sabemos ns o que faremos; porm os nossos olhos esto postos em ti. Muitos crentes nem sabem que tm promessas e se sabem, no podem dizer quais so. S conhecemos as promessas de Deus se lemos e praticamos a palavra de Deus. Devemos alimentar essas promessas em nossos coraes. As promessas nos d senso de identidade e de destino(quem somos e para onde vamos) Deus no volta atrs em suas promessas.

DEUS LEVANTA UMA VOZ PROFTICA. VV. 14-17 14 Ento, veio o Esprito do SENHOR, no meio da congregao, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaas, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, 15 e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Jud, e vs, moradores de Jerusalm, e tu, rei Josaf. Assim o SENHOR vos diz: No temais, nem vos assusteis por causa desta grande multido, pois a peleja no vossa, seno de Deus. 16 Amanh, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. 17 Nesta peleja, no tereis de pelejar; parai, estai em p e vede a salvao do SENHOR para convosco, Jud e Jerusalm; no temais, nem vos assusteis; amanh, sa-lhes ao encontro, porque o SENHOR ser convosco. Quando nos dispomos a buscar a Deus em jejum e orao e conhecemos as promessas que temos dEle, ele levanta uma voz proftica para confortar o nosso corao; Ele nos faz ouvir a sua voz, a fim de tranqilizar os nossos coraes.

V CONDUZIU O POVO ADORAO E AO LOUVOR. 18 Ento, Josaf se prostrou com o rosto em terra; e todo o Jud e os moradores de Jerusalm se lanaram perante o SENHOR, adorando o SENHOR. 19 E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coratas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, com voz muito alta. 20 E, pela manh cedo, se levantaram e saram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, ps-se em p Josaf e disse: Ouvi-me, Jud e vs, moradores de Jerusalm: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. 21 E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre. Quando o povo ouve a voz do Senhor, seu corao se enche de f e passa a louv-Lo. O contrrio da adorao a murmurao. Temos que cuidar, pois se murmurarmos, ao invs de adorarmos, satans tambm levantar vozes para nos encher de medo e nos levar derrota.

RESULTADOS DA ADORAO EM TEMPOS DE CRISE: Enquanto o povo adora, Deus se encarrega de desbaratar o exrcito inimigo; vv.22-24

22 E, ao tempo em que comearam com jbilo e louvor, o SENHOR ps emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Jud e foram desbaratados. 23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. 24 Entretanto, chegou Jud atalaia do deserto; e olharam para a multido, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.

Deus transformou a maldio em bno: despojos em abundncia...

25 E vieram Josaf e o seu povo para saquear os despojos e acharam neles fazenda e cadveres em abundncia, como tambm objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que no podiam levar mais; trs dias saquearam o despojo, porque era muito. 26 E, ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram o SENHOR; por isso, chamaram quele lugar vale de Beraca, at ao dia de hoje. 27 Ento, voltaram todos os homens de Jud e de Jerusalm, e Josaf, frente deles, para irem a Jerusalm com alegria, porque o SENHOR os alegrara acerca dos seus inimigos.

O louvor testemunho para os incrdulos, que passam a temer ao Senhor; vv. 28, 29

28 E foram a Jerusalm com alades, e com harpas, e com trombetas, para a Casa do SENHOR. 29 E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel.

Deus concedeu a Josaf um reinado de Paz. V. 30

30 E o reino de Josaf ficou quieto e o seu Deus lhe deu repouso em redor.

DEPOIS DA GRANDE VITRIA QUE OBTIVERAM, AINDA PERMANECERAM LOUVANDO AO SENHOR. - Muitos h que depois da vitria, viram as costas pra Deus e vo curtir a vida. Esquecem-se de onde a bno veio. Salmo 40 1 Esperei com pacincia no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me de um lago horrvel, de um charco de lodo; ps os meus ps sobre uma rocha, firmou os meus passos; 3 e ps um novo cntico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o vero, e temero, e confiaro no SENHOR. Salmo 34 1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estar continuamente na minha boca. 2 A minha alma se gloriar no SENHOR; os mansos o ouviro e se alegraro. 3 Engrandecei ao SENHOR comigo, e juntos exaltemos o seu nome. 4 Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. 5 Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos no ficaro confundidos. 6 Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu; e o salvou de todas as suas angstias. 7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. 8 Provai e vede que o SENHOR bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmo 34 (NTLH) 1 Eu sempre darei graas a Deus, o SENHOR; o seu louvor estar nos meus lbios o dia inteiro. 2 Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que so perseguidos ouviro isso e se alegraro. 3 Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos o SENHOR. 4 Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. 5 Os que so perseguidos olham para ele e se alegram; eles nunca ficaro desapontados. 6 Eu, um pobre sofredor, gritei; o SENHOR me ouviu e me livrou das minhas aflies. 7 O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo. 8 Procure descobrir, por voc mesmo, como o SENHOR Deus bom. Feliz aquele que encontra segurana nele!

Anda mungkin juga menyukai