Anda di halaman 1dari 6

COMO ELABORAR UM ARTIGO

Carlos Denis de Campos Pereira 1


Resumo

Nosso objetivo detalhar os passos na elaborao de um artigo acadmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associao Brasileira de Nor mas Tcnicas (ABNT) que estabelece um sistema para a apresentao de um artigo acadmico. Alm de facilitar a elaborao de um artigo, este sistema confere qualidade na apresentao do mesmo. Um artigo bem elaborado apresenta o seu contedo de forma clara e objetiva, fazendo com que o entendimento das idias desenvolvidas se faa presente.
Palavras-chave: Metodologia Cientfica. Trabalhos acadmicos. Artigo. 1 INTRODUO

Ao longo das atividades acadmicas, alunos e professores so constantemente demandados elaborao de artigos tcnico -cientficos. Os professores, com muitas idias revistas, estudadas e confrontadas, s vezes, fica meio perdido no momento de elaborao e escrita do artigo. Os alunos por sua vez nos dizem com toda certeza: estamos totalmente perdidos; como fazer um artigo? Neste sentido iremos detalhar os passos elaborao de um artigo acadmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) que estabelece um sistema para a apresentao de um artigo acadmico.

Professor do Centro Universitrio Newton Paiva Cursos de Psicologia e Pedagogia. Belo Horizonte, 19/06/2006. carlosdenis.prof@newtonpaiva.br

2 DEFINIES E ESTRUTURA DO ARTIGO

A NBR 6022 Informao e documentao Artigo em publicao peridica cientfica impressa Apresentao (2003) (2003, p. 2):
1. Artigo cientfico: [...] apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento; 2. Artigo de reviso: [...] resume, analisa e discute informaes j publicadas; 3. Artigo original: apresenta temas ou abordagens originais.
2

define trs modalidades de artigos

Verifica-se que as duas primeiras definies so prximas e podem agrupar-se na definio de artigos de reviso enquanto a ltima definio demarca a produo original, tais como relatos de pesquisas, estudos de caso etc. Rever as idias de um determinado autor, comparando -as com as idias de outros autores, um trabalho de reviso, que exige um trabalho de pesquisa ampla e contextualizada, para se ter a idia geral da s obras dos autores pesquisados. A estrutura de um artigo (NBR 6022, 2003, p. 3) constituda de elementos pr textuais, textuais e ps-textuais. Os elementos pr-textuais so constitudos de (a) ttulo e subttulo (se houver); (b) autoria; (c) resumo na lngua do texto; (d) palavras chave na lngua do texto. Os elementos textuais constituem-se de (a) introduo; (b) desenvolvimento; (c) concluso. Os elementos ps-textuais so constitudos de (a) ttulo, e subttulo (se houver) em lngua estrangeira; (b) resumo em lngua estrangeira; (c) palavras-chave em lngua estrangeira ; (d) notas explicativas; (e) referncias; (f) glossrio; apndices; (g) anexos. Vejamos os significados de alguns elementos:
y resumo: apresentao, em frases seqenciais, num pargrafo nico, dos pontos relevantes do documento (mximo de 250 palavras). O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do documento. A norma que estabelece os requisitos para a redao de resumos a NBR 6028 de 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. Normas de documentao.

palavras-chave: palavras representativas do contedo do documento. Devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavra-chave, separadas entre si por ponto. Exemplo: Palavras-chave: Referncias. Documentao. notas explicativas: notas usadas para comentrios que no foram includos no texto. referncias: conjunto de elementos padronizados pela NBR 6023 de 2002. glossrio: lista, em ordem alfabtica, dos principais conceitos utilizados no texto. apndices: texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao. anexos: texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao.

3 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO DO ARTIGO

Inicialmente, devemos consultar a NBR 14.724 (2 005) para a configurao geral do documento. Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm). As margens devem ter as seguintes medidas: esquerda e superior = 3 cm; direita e inferior = 2 cm. O tamanho da fonte indicada o tamanho 12; utiliza -se de uma fonte menor nas citaes acima de 3 linhas e nas notas de rodap. Todo o texto deve ser digitado com espao 1,5 entrelinhas, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap e referncias. Nestes casos usamos espaamento simples, entrelinhas. Os ttulos das sees so destacados gradativamente, utilizando-se os recursos de negrito, itlico, caixa alta, grifo etc. O ttulo e o subttulo devem estar separados por dois pontos. Os ttulos so acompanhados pelo indicador numrico. No se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualqu er sinal aps o indicativo de seo ou de seu ttulo (NBR 6024, 2003, p. 2). Os ttulos sem indicativos numricos devem ser centralizados. So eles, no nosso caso, o resumo em lngua estrangeira, as referncias, o glossrio, o apndice e o anexo.

O nome do autor (ou dos autores) deve ser acompanhado de um breve currculo que o(s) qualifique na rea do conhecimento. O currculo, bem como o endereo postal ou eletrnico, deve aparecer em rodap na pgina de abertura. A introduo a parte inicial do artigo, onde deve constar a delimitao do assunto tratado. uma exposio breve que fixa os limites do assunto tratado: circunscreve e restringe o assunto tratado. Na introduo indica-se o objetivo, formula-se a problemtica geral e as hipteses levantadas, bem como outros elementos necessrios para situar o tema do artigo (NBR 6022, 2003, p. 4). Muitos autores incluem a reviso da literatura na introduo:
Reviso de literatura: pode ser includa na introduo ou apresentada separadamente. Devem citar textos que tenham embasado o desenvolvimento do trabalho. A reviso da literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronolgica, conforme evoluo do assunto, observando as normas para citao NBR 10.520 (2002). (FRANA, 2004, p. 66).

O desenvolvimento do artigo o ncleo do mesmo onde o autor expe, explica e demonstra o assunto (Ibid., p. 64). a parte principal do artigo, que contm a exposio pormenorizada do assunto tratado. Divide -se em sees e subsees, [...] que variam em funo da abordagem d o tema e do mtodo (NBR 6022, 2003, p. 4). A concluso a parte final do trabalho, na qual se apresentam as concluses correspondentes aos objetivos e hipteses (Ibid.). O autor apresenta uma resposta problemtica do tema proposto na introduo (FRANA, 2004, p. 67). Dever ser breve. O autor coloca a sua opinio, as limitaes da pesquisa e recomendaes. Para que o artigo se complete temos que consultar outras norma s de documentao. Um elemento que pode ser considerado essencial na elaborao dos artigos a citao. Para se fazer um bom sistema de citaes necessrio consultar a NBR 10.520 (2003). O mesmo acontece com as referncias dos textos citados. imprescindvel a consulta da NBR 6023 (2002). Finalizando a apresentao geral do artigo, devemos valorizar os detalhes dos elementos ps-textuais, tais como a utilizao de outros idiomas para divulgao

internacional do artigo em espanhol, ingls e francs. Podem-se utilizar ferramentas na internet para tradues 3. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: ANEXO A NBR 6022.
4 CONCLUSO

Para elaborar um artigo consulte a NBR 6022 Informao e documentao Artigo em publicao peridica cientfica impressa Apresentao (2003) necessrios para a elaborao do artigo. Alm de facilitar a elaborao de um artig o, este sistema confere qualidade na apresentao do mesmo. Um artigo bem elaborado apresenta o seu contedo de forma clara e objetiva, fazendo com que o entendimento das idias desenvolvidas, se faa presente, ou seja, se torne inteligvel.
COMMENT LABORER UN ARTICLE Rsum
4

que

define as modalidades de artigos bem como estabelece todos os elementos

Notre objectif est dtailler les tapes dans l'laboration d'un article acadmique. Nous utiliserons la NBR 6022 de l'Association Brsilienne de Normes Techniques (ABNT) qui tablit un systme pour la prsentation d'u n article acadmique. Ce systme facilite l'laboration d'un article et confre qualit dans la prsentation du mme. Un article bien elabore, prsente son contenu de forme claire et objective, faisant avec que l'accord des ides l dveloppes, se fasse c adeau, c'est--dire, se rende intelligible.
Mot-cls: Mthodologie Scientifique. Travaux acadmiques. Article .

3 4

Disponvel em < http://br.babelfish.yahoo.com/>. Acesso em 19 jun. 2006.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. Disponvel em: < http://www.abnt.org.br>. Acesso em: 19 jun. 2006.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). NBR 6022 Informao e documentao Artigo em publicao peridica cientfica impressa Apresentao . Rio de Janeiro, mai. 2003. ______________________________________________________. NBR 6023 Informao e documentao Referncias Elaborao . Rio de Janeiro, ago. 2002. ______________________________________________________. NBR 6024 Informao e documentao Numerao progressiva das sees de um documento escrito Apresentao . Rio de Janeiro, mai. 2003. ______________________________________________________. NBR 6028 Informao e documentao Reumo Apresentao . Rio de Janeiro, nov. 2003. ______________________________________________________. NBR 10520 Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao . Rio de Janeiro, ago. 2002 . ______________________________________________________. NBR 14754 Informao e documentao Trabalhos acadmicos Apresentao . Rio de Janeiro, dez. 2005. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnico cientficas . 7. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Anda mungkin juga menyukai