Anda di halaman 1dari 32

Signature Not Verified

Assinado por JOAO JACI JOSE PEREIRA em 17/05/2010 11:52:32.925 GMT-03:00

EXCELENTSSIMO

SENHOR

MINISTRO

PRESIDENTE

EXCELSO

SUPREMO

TRIBUNAL FEDERAL.

DISTRIBUIO URGENTE PEDIDO DE LIMINAR

JOS DE MELO LVARES NETO, brasileiro, solteiro, Advogado, devidamente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Gois, sob o n. 30068, domiciliado Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa / Go., CEP 73801-270, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia com fundamentos Constitucionais transcritos no artigo 5 incisos XV, LXIII, LXVIII, LXXVII, bem como, nos artigos 647, 654, 660 4 e seguintes do Cdigo de Processo Penal, para enfim impetrar o presente:

HABEAS CORPUS PREVENTIVO

contra

DOUTO

PRESIDENTE

DO

EGRGIO

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA, aqui rotulado como autoridade coatora, podendo ser encontrado SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - Trecho III - CEP: 70095-900 Braslia - DF, pelos motivos que passa a expor:
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

1. DAS RAZES DO IMPETRANTE


O Impetrante-Paciente cidado de 31 anos, pessoa de famlia, Advogado, bem comportado, com conscincia social, nunca portou e tampouco usou qualquer tipo de entorpecente, vindo de uma sociedade jurdica, religiosa e Manica, o qual quer viver uma vida normal e no aceita que lhe sejam impostas determinaes que so inconstitucionais, ferindo sua imagem e sua dignidade, atentando contra a cidadania e o Estado Democrtico de Direito.

O mesmo, constantemente encontra-se em viagens e por ser CONCURSEIRO, corta o estado federativo com o seu automvel, em busca de alcanar o to almejado sonho de ingressar na carreira jurdica da magistratura federal, e por muitas vezes, cansado da viagem na expectativa de regressar ao seu leito familiar, com olhos envermelhados da fadiga na concentrao da estrada, justamente pela m conservao, despertar a curiosidade deste ou daquele agente de trnsito, com intuito de verificar se o impetrante est ou no alcoolizado.

importante ressaltar eminentes Ministros, que no se trata de conceder uma ordem para que o impetrante possa usufruir dela com intuito de ingerir bebidas alcolicas, colocando em risco a vida de terceiros, mas sim para talhar muitas vezes os abusos cometidos por certos agentes de trnsito quando insatisfeitos com a negativa da submisso do teste criam verdadeiros ATOS CIRCENCES.

Por estes motivos, impetrou Habeas Corpus Preventivo autuado sob o n. 168.637-0/3 no rgo especial do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo requerendo a concesso de salvo-conduto para que tenha garantido seu direito de ir e vir, no ficando sujeito realizao de exame de alcoolemia (teste de bafmetro) quando na direo de veculo automotor, e, consequentemente, para que no tenha seu

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

veculo apreendido, sendo obrigado a comparecer repartio policial e lhe seja imposta multa. O referido pedido foi negado por maioria de votos por aquele tribunal.

Inconformado com tal deciso, o ora impetrante recorreu ao Superior Tribunal de Justia, impetrando novo Habeas Corpus Preventivo, desta feita autuado sob o n. 2009/0128493-8, tendo como numerao nica 0128493-912009.3.00.0000, o qual foi distribudo para a Quinta Turma, esta denegando a ordem com a seguinte justificativa:

HABEAS CORPUS N 140.861 - SP (2009/0128493-8) RELATOR : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA IMPETRANTE : ADVOGADO : IMPETRADO : PACIENTE : JOS DE MELO LVARES NETO JOO JACI JOS PEREIRA TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO JOS DE MELO LVARES NETO EMENTA PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS PREVENTIVO. "TESTE DO BAFMETRO" (ALCOOLEMIA). SALVO-CONDUTO PARA SUA NO-REALIZAO. "ATO DE HIPTESE". VIA INADEQUADA. ORDEM DENEGADA. 1. manifestamente incabvel a utilizao do habeas corpus, em sua verso preventiva, quando o alegado risco liberdade de locomoo meramente hipottico, "ato de hiptese". Precedentes do STJ e STF. 2. Ademais, "Eventuais sanes decorrentes de recusa do paciente a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no artigo 277 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, dentre eles o teste de alcoolemia, no vo alm de aplicao de multa e suspenso do direito de dirigir e de medidas administrativas, no existindo, assim, constrangimento a ser sanado no mbito do writ."(AgRg no HC 133840/PR, Rel. Min. convocado HAROLDO RODRIGUES, DJe 8/3/10). 3. Ordem denegada. ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, denegar a ordem. Os Srs. Ministros Napoleo Nunes Maia Filho, Jorge Mussi, Felix Fischer e Laurita Vaz votaram com o Sr. Ministro Relator.

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Com a permissa vnia, ousa o impetrante discordar do eminente ministro Arnaldo Esteves Lima especialmente no que se refere ao ATO DE HIPTESE ora apresentado por aquele.

Ao contrrio do entendimento de alguns daqueles nobres Ministros, a recusa do teste do bafmetro, vai alm da multa, suspenso do direito de dirigir e processo administrativo, pois em havendo a negativa, conforme a resoluo do Conselho Nacional de Trnsito n. 206 de 20 de Outubro de 2006, que dispe sobre os requisitos necessrios para constatar o consumo de lcool, substncia entorpecente, txica ou de efeito anlogo no organismo humano, estabelecendo os procedimentos a serem adotados pelas autoridades de trnsito e seus agentes, PODEM EM CIRCUNSTANCIA SUBJETIVA ENTENDER QUE O CONDUTOR ESTEJA

EMBREAGADO, MESMO ELE RECUSANDO A FAZER O TO FLAMIGERADO TESTE DE ALCOOLEMIA OU DE SANGUE, o que por conseqncia, alm das imposies taxativas j retro mencionadas, instaura-se inqurito policial, dando incio a uma situao constrangedora e desnecessria, que por muitas vezes, dar-se por uma mera implicncia do agente de trnsito, seno vejamos:

RESOLUO 206/06 CONATRAM


Art. 2. No caso de recusa do condutor realizao dos testes, dos exames e de percia, previsto no artigo 1, a infrao poder ser caracterizada mediante a obteno, pelo agente da Autoridade de Trnsito, de outras provas em direito admitidas acerca dos notrios sinais resultantes entorpecente Resoluo. do consumo de pelo lcool ou de qualquer substncia desta

apresentados

condutor,

conforme

Anexo

1. Os sinais de que trata o caput deste artigo, que levaram o agente da Autoridade de Trnsito constatao do estado do condutor e caracterizao da infrao prevista no artigo 165 da Lei n. 9.503/07,
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

devero ser por ele descritos na ocorrncia ou em termo especfico que contenham as informaes mnimas indicadas no Anexo desta Resoluo.

2. O documento citado no pargrafo 1 deste artigo dever ser preenchido e firmado pelo agente da Autoridade de Trnsito, que confirmar a recusa do condutor em se submeter aos exames previstos pelo artigo 277 da Lei n 9.503/97. Negritei

Assim sendo, no se trata portanto de ATO HIPOTETICO, a imposio do constrangimento ilegal existe, bastando o agente de trnsito preencher o anexo, que estar caracterizado o cerceamento do direito de ir e vir do cidado, seno vejamos:
ANEXO Informaes mnimas que devero constar no documento mencionado no artigo 2 desta Resoluo, acerca do condutor e do fato: I. Quanto ao condutor: a. Nome b. Nmero do Pronturio da CNH ou do documento de identificao; c. Endereo, sempre que possvel.

II. Quanto ao veculo: a. Placa/UF; b. Marca.

III. Quanto ao fato: a. Data; b. Hora; c. Local; d. Nmero do auto de infrao.

IV. Relato: a. O condutor:


Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

i. Envolveu-se em acidente de trnsito; ii. Declara ter ingerido bebida alcolica; Em caso positivo, quando: iii. Declara ter feito uso de substncia txica, entorpecente ou de efeito anlogo. Em caso positivo, quando: iv. Nega ter ingerido bebida alcolica; v. Nega ter feito uso de substncia txica, entorpecente ou de Efeito anlogo; b. Quanto aparncia, se o condutor apresenta: i. Sonolncia; ii. Olhos vermelhos; iii. Vmito; iv. Soluos; v. Desordem nas vestes; vi. Odor de lcool no hlito. c. Quanto atitude, se o condutor apresenta: i. Agressividade; ii. Arrogncia; iii. Exaltao; iv. Ironia; v. Falante; vi. Disperso. d. Quanto orientao, se o condutor: i. sabe onde est; ii. sabe a data e a hora. e. Quanto memria, se o condutor: i. sabe seu endereo; ii. lembra dos atos cometidos; f. Quanto capacidade motora e verbal, se o condutor apresenta: i. Dificuldade no equilbrio; ii. Fala alterada;

V. Afirmao expressa de que: De acordo com as caractersticas acima descritas, constatei que o condutor [nome do
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

condutor] do veculo de placa [placa do veculo], [est/no est] sob a influncia de lcool, substncia txica, entorpecente ou de efeitos anlogos e se recusou a submeterse aos testes, exames ou percia que permitiriam certificar o seu estado.

VI. Dados do Policial ou do Agente da Autoridade de Trnsito: a. Nome; b. Matrcula; c. Assinatura.

No se pode perder de vista que o writ impetrado foi ofertado sob a tica preventiva, exatamente para evitar qualquer segregao indevida contra o impetrante, eis que a polcia estava e continua fazendo aleatoriamente a imposio de submeter este ou aquele cidado ao teste do bafmetro ou de sangue, que estejam conduzindo o seu veculo, quer seja em rodovias estaduais ou federais, e quando no, com carter subjetivo informando a autoridade policial que este ou aquele est dirigindo sob a influncia de lcool, na medida em que os meios de comunicao tem veiculado neste Pas, os abusos praticados e num s passo fazendo s advertncias as autoridades competentes do estado de terrorismo com violao dos mais elementares direito do cidado contemplados em nossa Codex maior, mas antes que o constrangimento acontecesse que preventivamente o remdio herico, foi acionado, exatamente para no passar por tamanha submisso.

preciso lembrar, que todos ns cidados comuns ou no, enquanto no for colocado um freio quanto ao procedimento do exame de alcoolemia, via de policiais militares, quase sempre despreparados quando da abordagem, qui, podero at mesmo usar de tais condutas para exigir deste ou daquele Ministro, inclusive desse Excelso Tribunal, ser obrigado submeter-se a tal exame, ficando ao sabor da autoridade policial, merc de que, nenhuma autoridade do Poder Judicirio, nem sempre, ao conduzir o seu veculo, quer a trabalho ou no gozo das merecidas frias ao lado de seus familiares, carrega na lapela do palito qualquer identificao como sendo Ministro, o
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

bvio por questes de segurana, e com tal, tem que passar a um vexame desnecessrio, o que um acinte ou prprio Poder Judicirio e desrespeito autoridade judicante. Assim, a mera suspeita de que algum esteja dirigindo alcoolizado, no se pode transformar em regra geral, sob pena de cometimento de abuso de autoridade do policial continuado que fez a abordagem, apenas porque imaginou que o condutor do veculo poderia estar com alguma dosagem de lcool na corrente sanguinea.

2. DA ADI4103 EM ANLISE NO STF


Associao Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento ABRASEL Nacional props uma AO DIRETA DE

INCONSTITUCIONALIDADE contra as normas transcritas na Lei Federal n. 11.715/08, popularmente conhecida como Lei Seca justamente para impedir BERRAES JURDICAS com as impostas na referida, a qual encontra-se em anlise, tendo como relator o MINISTRO EROS GRAU, seno vejamos:

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (Med. Liminar) 4103-7


Origem: Relator: Partes: Interessado: PETIO INICIAL PETIO INICIAL (paginado) ADI4103.pdf ADI4103.pdf Dispositivo Legal Questionado
Arts. 002, 004 e 005, incisos III, 0IV e VIII, Federal n 11705, de 19 de junho de 2008.
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

DISTRITO FEDERAL MINISTRO EROS GRAU

Entrada no STF: Distribudo:

04/07/2008 01/08/2008

Requerente: ASSOCIAO BRASILEIRA DE RESTAURANTES E EMPRESAS DE ENTRETENIMENTO - ABRASEL NACIONAL (CF 103, 0IX) Requerido :PRESIDENTE DA REPBLICA CONGRESSO NACIONAL

todos

da

Lei

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

/# Lei n 11705, de 19 de junho de 2008. /# Altera a Lei n 9503, de 23 de setembro de 1997, que 'institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro', e a Lei n 9294, de 15 de julho de 1996, que dispe sobre as restries ao uso e propaganda de produtos fumgeros, bebidas alcolicas, medicamentos, terapias e defensivos agrcolas, nos termos do 004 do art. 220 da Constituio Federal, para inibir o consumo de bebida alcolica por condutor de veculo automotor, e d outras providncias. /# Art. 002 - So vedados, na faixa de domnio de rodovia federal ou em terrenos contguos faixa de domnio com acesso direto rodovia, a venda varejista ou o oferecimento de bebidas alcolicas para consumo no local. 001 - A violao do disposto no caput deste artigo implica multa de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). 002 - Em caso de reincidncia, dentro do prazo de 12 (doze) meses, a multa ser aplicada em dobro, e suspensa a autorizao de acesso rodovia, pelo prazo de at 1 (um) ano. 003 - No se aplica o disposto neste artigo em rea urbana, de acordo com a delimitao dada pela legislao de cada municpio ou do Distrito Federal. /# Art. 004 - Competem Polcia Rodoviria Federal a fiscalizao e a aplicao das multas previstas nos arts. 002 e 003 desta Lei. 001 - A Unio poder firmar convnios com Estados, Municpios e com o Distrito Federal, a fim de que estes tambm possam exercer a fiscalizao e aplicar as multas de que tratam os arts. 002 e 003 desta Lei. 002 - Configurada a reincidncia, a Polcia Rodoviria Federal ou ente conveniado comunicar o fato ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT ou, quando se tratar de rodovia concedida, Agncia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, para a aplicao da penalidade de suspenso da autorizao de acesso rodovia. /# Art. 005 - A Lei no 9503, de 23 de setembro de 1997, passa a vigorar com as seguintes modificaes: 00I - o art. 010 passa a vigorar acrescido do seguinte inciso XXIII: "Art. 010 - (...) XXIII - 1 (um) representante do Ministrio da Justia. (...)" (NR) 0II - o caput do art. 165 passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 165 - Dirigir sob a influncia de lcool ou de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia:
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Infrao - gravssima; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspenso do direito de dirigir por 12 (doze) meses; Medida Administrativa - reteno do veculo at a apresentao de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitao. (...)" (NR) III - o art. 276 passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 276 - Qualquer concentrao de lcool por litro de sangue sujeita o condutor s penalidades previstas no art. 165 deste Cdigo. Pargrafo nico - rgo do Poder Executivo federal disciplinar as margens de tolerncia para casos especficos." (NR) 0IV - o art. 277 passa a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 277 - (...) 002 - A infrao prevista no art. 165 deste Cdigo poder ser caracterizada pelo agente de trnsito mediante a obteno de outras provas em direito admitidas, acerca dos notrios sinais de embriaguez, excitao ou torpor apresentados pelo condutor. 003 - Sero aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Cdigo ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo." (NR) 00V - o art. 291 passa a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 291 - (...) 001 - Aplica-se aos crimes de trnsito de leso corporal culposa o disposto nos arts. 074, 076 e 088 da Lei no 9099, de 26 de setembro de 1995, exceto se o agente estiver: 00I - sob a influncia de lcool ou qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia; 0II - participando, em via pblica, de corrida, disputa ou competio automobilstica, de exibio ou demonstrao de percia em manobra de veculo automotor, no autorizada pela autoridade competente; III - transitando em velocidade superior mxima permitida para a via em 50 km/h (cinqenta quilmetros por hora). 002 - Nas hipteses previstas no 1o deste artigo, dever ser instaurado inqurito policial para a investigao da infrao penal." (NR) 0VI - o art. 296 passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 296 - Se o ru for reincidente na prtica de crime previsto neste Cdigo, o juiz aplicar a penalidade de suspenso da permisso ou habilitao para dirigir veculo automotor, sem prejuzo das demais sanes penais cabveis." (NR) VII - (VETADO) VIII - o art. 306 passa a vigorar com a seguinte alterao: "Art. 306 - Conduzir veculo automotor, na via pblica, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: (...) Pargrafo nico - O Poder Executivo federal estipular a equivalncia entre distintos testes de alcoolemia, para efeito de caracterizao do crime tipificado neste artigo." (NR)

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

3. PARA MELHOR ENTENDER O CASO DA LEI N 11.715 E SUA APLICAO


Tratava-se de fato corriqueiro no comportamento do ser humano tomar um ou dois copos de chope at o dia 20 de junho daquele ano, quando foi posta em vigor a Lei Federal n 11.705. Repentinamente, o qu e era corriqueiro para, no mnimo, 90 milhes de brasileiros a maioria da populao adulta , se tornou crime, como se por um passe de mgica fosse possvel se modificar toda uma cultura popular formada h centenas de anos e dizer que as pessoas estavam em estado de delinqncia antes da lei.

Referida lei alterou o Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), e tem contedo abusivo e inconstitucional, sendo, portanto, ilegtima, alm de excessivamente draconiana, ferindo princpios basilares do Direito e da Justia, atentando contra garantias e liberdades elementares do Impetrante-Paciente. No obstante, est servindo para atentados integridade e direitos dos cidados.

Com base nessa Lei, a polcia, submetida ao comando das autoridades civis e militares, est obrigando cidados a soprarem um bafmetro, a pretexto de verificarem se o mesmo bebeu em excesso, o que, no caso da lei, poderia ser at o licor de um bombonzinho comercial (fato j demonstrado em testes nas TVs) ou o lquido contido num anti-sptico bucal, ou mesmo um creme de papaia com licor de cassis como sobremesa. So excessos que se ir demonstrar.

Quem se recusa a soprar o tal bafmetro : A - multado em R$ 955,00; B - tem o carro apreendido;
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

C - perde o direito de dirigir por um ano.

Em muitos casos, o cidado detido, levado a delegacia, preso em flagrante e indiciado em inqurito, como tem sido amplamente, divulgado pela mdia escrita e falada.

O CTB previa, quando foi aprovado, a concentrao mnima de 6 decigramas para justificar a punio ao motorista, considerando que isso influenciava sua condio de dirigir.

Em seguida, a Lei 11.275/06 alterou o art. 165 do CTB, retirando a exigncia do mnimo de concentrao de 6 decigramas, para substitu-la por outro que lhe pareceu mais apropriado: dirigir sob influncia do lcool.

Percebe-se que os limites legais de lcool, anteriores j eram bem drsticos, e, no entanto, a lei nunca foi fiscalizada e aplicada. Agora apenas desceram mais o limite e tentam aplic-los de forma bombstica e ilegal, propiciando tambm, muito mais estmulos corrupo.

A Lei ora questionada no STF, procedeu a novas alteraes do CTB, diversas cristalinamente irregulares e inconstitucionais, a seguir expostas.

3.1 DA INFRAO ADMINISTRATIVA E LIMITE DE ALCOOL NO SANGUE:

Pela lei ora atacada, o art. 276 do Cdigo de Trnsito Brasileiro passou a vigorar com a seguinte redao:

Art. 276. Qualquer concentrao de lcool por litro de sangue sujeita o condutor s penalidades previstas no art. 165 deste Cdigo.
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Por sua vez, o art. 165 prev punies:

Art. 165. Dirigir sob a influncia de lcool ou de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: Infrao - gravssima; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspenso do direito de dirigir por 12 (doze) meses; Medida Administrativa - reteno do veculo at a apresentao de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitao. Est claro pois, que o texto do art. 276 um atentado legalidade e aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, um monumento ao arbtrio e mentalidade tacanha, moralista, oportunista de certos polticos brasileiros, cujo nico objetivo parece ser o voto.

Igualmente equivocada a tentativa de combin-lo com o art. 165, pois este fala que a punio para quem dirige sob influencia do lcool, e o art. 276 a quem possui qualquer concentrao de lcool no sangue. Qualquer concentrao de lcool no sangue bem diferente de estar sob influncia do lcool.

Por esse novo texto do CTB, o art. 276 prev que quem tiver qualquer dosagem de lcool no sangue poder ser punido. No se diz que uma dosagem que pode influenciar, afetar, comprometer a lucidez, ou algo parecido, mas sim qualquer quantidade, ou seja, qualquer concentrao. Evidente, pois, que quem comer um bombom com licor ou tomar um remdio que contenha lcool, ou at usar um antisptico bucal, por exemplo, poder ser punido, uma vez que se trata de qualquer concentrao detectada, apesar dessa nfima quantidade de lcool no influenciar negativamente a conduta do motorista. O padre, depois de tomar vinho na missa, poder ser detido, multado, qui preso.

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Percebe-se, pois, que o novo art. 276 do CTB, alm de absurdo, no est coerente com o art. 165, que prev a punio, pois este afirma que ela deve ser dirigida contra quem DIRIGE SOBRE INFLUNCIA DO ALCOOL.

obvio que no qualquer quantidade que influencia o motorista. Como os polticos que aprovam estas leis no se preocupam em fazer antes pesquisas srias, preferindo medidas pirotcnicas, o conceito de miligramas fica prejudicado, assim como a aplicao do referido artigo.

Divulgam os jornais que, pela regulamentao, quem tiver 2 decigramas, equivalente a 0,1 mg de lcool por litro de sangue, dever ser multado em R$ 955,00 (quase dois salrios mnimos, vrias vezes a multa por cruzar sinal vermelho com o carro), ter o carro apreendido e ter cassado o direito de dirigir veculos por um ano.

Esta medida est sendo aplicada e no coerente com o previsto do art. 165, que pretende punir quantidade de lcool que influencia o condutor, e nem mesmo com o mais rigoroso art. 276, que fala em qualquer quantidade de lcool. Talvez percebendo o excesso do art. 276, algum tenha sugerido subjetivamente adotar um mnimo, por conta prpria. O fato que a irregularidade flagrante.

Segundo a unanimidade de experts, um nico copo de chope ou vinho pode ultrapassar esse limite. Nas pessoas com at 50 quilos, meio copo de chope poder determinar o ilcito penal. Mas qualquer quantidade pode advir de um anti-sptico bucal ou bombom licoroso, ou creme papaia com cassis.

A multa de quem come um bombom de licor ou toma um copo de chope sumamente elevada para um ato considerado normalssimo at o dia anterior da lei, to rotineiro, to inocente e inofensivo. A punio ficou muito maior do que para quem
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

anda na contramo, faz racha nas ruas, se excede em velocidade, equivale a dois salrios mnimos e a maioria da populao mal ganha um.

Um motorista que usa seu carro para trabalho ou lazer poder perder o direito de dirigir por um ano, por tomar um simples copo de chope num lugar qualquer, um casamento, uma comemorao com amigos, atender a um convite na empresa ou em casa, tom-lo em um almoo ou jantar, o que hbito de bem mais da metade da populao adulta do pas, certamente de mais de 80 milhes de brasileiros, fato que Vossas Excelncias devem conhecer no convvio social.

Se o limite encontrado sumamente ridculo, insignificante, a aplicao da lei viola a razoabilidade, e pode levar famlias a passarem fome ou profissionais a perderem seus veculos, pois como pag-los, como trabalhar, sem poder exercer profisso. O Cdigo de Trnsito Brasileiro, destinado a regulamentar essa atividade social e econmica, fluxo de veculos, acabou ficando mais rigoroso que o Cdigo Penal.

Existe ainda o fato danoso da apreenso. Todos sabem que o Poder Pblico carece de meios para apreenso de veculos, mesmo dos que cometem infraes graves pelas cidades e estradas, e quando os apreende, levam para lugares onde no h vigilncia e onde o roubo de equipamentos rotina.

A norma em tela , pois, contraditria com o artigo que prev a punio, e no pode ser usada ou permanecer na legislao em vigor, alm de ter outras ilegalidades, como se passar a demonstrar.

3.2 DA INFRAO PENAL E LIMITE DE ALCOOL NO SANGUE:

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

A maior preocupao do Impetrante-Paciente , porm, com fatos mais violentos ainda, que vem acontecendo e que podem atingi-lo, justificando o presente writ.

O art. 306 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, alterado pela referida lei, passa a conter o seguinte comando:

Conduzir veculo automotor, na via pblica, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia. Por este dispositivo, um motorista que toma dois copos de vinho ou de chope, ou uma dose de whisky ou destilado qualquer em uma comemorao, um almoo, ou jantar, pode SER DETIDO, INDICIADO, PROCESSADO E CONDENADO A PENAS DE SEIS MESES A TRS ANOS DE PRISO, alm de sofrer as punies administrativas do artigo anteriormente mencionado. So unnimes as afirmaes dos mdicos e especialistas, no desmentidas pelas autoridades policiais, que esse limite, de 6 decigramas, so atingidos com dois copos de chope ou de cerveja.

Estamos em um pas em que temos mais que o dobro de presos que as vagas existentes nas prises, centenas de milhares de ordens de prises para serem cumpridas. Onde iro os muitos cidados motoristas que, cumprida a lei, sero detidos? Ser mesmo caso de prender-se o brasileiro que tomar 2 copos de chope, certamente mais de 90 milhes no total, de conden-lo, tirar-lhe a primariedade, o nome livre dos distribuidores penais? Se 1% desses bebedores (900 mil) tomarem os dois chopes em algum casamento ou jantar de famlia, e forem flagrados, sero condenados e podero cumprir pena alternativa, perdendo apenas primariedade, mas se 1% desses 1% (90 mil) forem flagrados uma segunda vez, iro ser encarcerados? Onde? Teremos tanta polcia, tanto tribunal, tanta cadeia?

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

E nem se duvide que trilhamos esse caminho, pois os jornais do dia noticiam que, somados, centenas de prises foram feitas em algumas poucas cidades. E isso porque no se tem notcias dos mais de 5,5 mil municpios restantes.

A ameaa concreta e ILEGAL. O Impetrante-Paciente tem o direito de pedir proteo judicial contra esta ameaa, concreta e ilegal, baseada em norma inconstitucional, que viola a legalidade e a razoabilidade, assim como o interesse pblico, pela afronta cultura e aos costumes populares, absolutamente corriqueiros e lcitos.

3.3)- DA OBRIGATORIEDADE DE ASSOPRAR NO BAFOMETRO:

No sem razo que a lei ora impugnada est sendo conhecida como TOLERNCIA ZERO. Conforme divulgam os rgos da mdia, todos os cidados brasileiros passam a ser obrigados a assoprar bafmetros se assim os policiais exigirem. Os policiais Rodovirios Federais, na circunscrio da cidade de Formosa Gois, onde vive o Impetrante-Paciente, se baseiam na alterao do CTB, onde diz que as mesmas punies previstas no art. 165, supra referidas, devem ser aplicadas a quem se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no art. 277 do CTB, no caso ora apontado, assoprar um bafmetro.

Diz

referido

dispositivo

(3 ),

que sero

aplicadas

as

penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Cdigo ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo (NR)

Esta

exigncia,

alm

do

excessivo

rigor

da

lei

das

arbitrariedades em sua aplicao, tambm juridicamente uma anomalia, outro absurdo, flagrantemente inconstitucional. principio de direito que ningum pode ser obrigado a
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

fazer prova contra si mesmo. Atenta ainda contra o direito a intimidade e imagem do cidado, que no pode ser submetido a prticas vexatrias com as quais no concorda e que podem ser consideradas invasivas e at humilhantes.

O inciso LXIII do art. 5 da CF permite que o cidado se recuse a fazer prova contra si mesmo.

Portanto,

estas

normas

da

lei

so

flagrantemente

inconstitucionais, e mais inconstitucional ainda quando pune o motorista com multa e penas de apreenso da carteira de habilitao e apreenso do veculo, e at flagrante por infrao penal, quando ele se recusa a atender a autoridade policial, que, alis, tambm um direito.

Decorre deste comando que, se o cidado no atende a ORDEM ILEGAL autorizada pela lei, ele PODER SER CONSIDERADO CULPADO E COLOCADO EM SITUAO EQUIVALENTE A DE MOTORISTA QUE DIRIGE COM 0,1 MG DE ALCOOL NO SANGUE ou em vrios casos, a quem tem 0,3 mg, ou seja, em situao de ser indiciado em inqurito.

Pela segunda vez, em 508 anos, tenta-se introduzir no pas mtodos, conceitos, princpios comuns a Inquisio, algo como as ordlias. Mais um pouco e introduzem a fogueira para as bruxas. Pelo rigor da lei, no se estabelece nem presuno de culpa, que poderia ser ilidida, mas culpa mesmo, e sem nenhuma prova.

O artigo da lei e a ordem que est sendo dada pela polcia, obrigando o cidado a assoprar o bafmetro, so ambas ilegais, inconstitucionais. E o Impetrante-Paciente est ameaado de cruzar com policiais que o obriguem a cumprir tal ordem ilegal.

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

E, se no cumprir, pode tanto ser multado como levado delegacia e indiciado em inqurito, como tem sido divulgado pela mdia, e ter seu carro apreendido, ser proibido de dirigir por um ano, etc.

Constate-se I. Ministros, que to s o fato da polcia parar um cidado, que no se conduz de forma suspeita, j uma violncia, um abuso de autoridade. No estado de direito elementar o direito de ir e vir sem ser molestado, se no dar motivo para tanto, como vem manifestando desembargadores e professores de direito constitucional.

3.4 DA FALTA DE REGULAMENTAO DA MEDIDA:

A lei em questo ainda prev no seu texto, como pargrafo nico do art. 306 do CTB:

O Poder Executivo federal estipular a equivalncia entre distintos testes de alcoolemia, para efeito de caracterizao do crime tipificado neste artigo. (NR) Ora, se esta previso est contida no texto legal e no foi cumprida, a interpretao do grau de alcoolemia de 0,1% mg est irregular para qualquer efeito, e as autoridades devem deixar de aplic-la.

3.5 DA POSSIBILIDADE DE ERRO:

A possibilidade de algum ser castigado por erro enorme. Os bafmetros so sabidamente equipamentos sujeitos falhas. Pessoas maiores na estatura e ndice de gordura tero menos possibilidades de serem punidas que as menores, devido ao fato do lcool se espalhar pelo corpo.

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Tambm mais que evidente que pessoas que usam antispticos bucais ou comem um bombom ou sobremesa contendo licor podem ter detectado o tal limite de lcool que pela lei se torna ilcito, como vem denunciando os jornais. Mais uma vez se mostra a irracionalidade, a falta de razoabilidade, da lei.

Por sua vez, quem pode dizer com convico que 0,6 decigramas de lcool no sangue influenciam o modo de dirigir do Impetrante-Paciente, se em 11 anos de habilitao nada ocorreu? Sequer foi multado!

Na Inglaterra e Estados Unidos, pases considerados bem mais avanados e rigorosos que o nosso, esse mnimo para punio administrativa de 0,8 decigramas.

3.6 DO MAU USO DA POLCIA:

Vivemos uma realidade onde a violncia extrema se tornou rotina, noticiada nos jornais diariamente. Bairros e morros de grandes cidades esto em poder dos marginais e neles o Estado tem o acesso proibido. Nossas cadeias esto entupidas e muitos marginais deixam de cumprir pena, inclusive por estarem os tribunais abarrotados e as condenaes demorarem mais que o tempo de prescrio.

O Estado, apesar de arrecadar o dobro de vinte anos atrs, deixa o cidado sem proteo, a tal ponto que hoje em dia, para citar o exemplo dos bares e restaurantes, eles mesmos tm que cuidar de sua segurana, assim como da sade e educao de seus funcionrios.

Numa realidade como essa, a polcia deveria estar sendo usada em funes prioritrias, enfrentando graves problemas que ocorrem, as cadeias destinadas aos marginais, os tribunais estarem processando-os, e no ao chopista
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

trabalhador, pai de famlia, cidado brasileiro. Pela lei, se levada a srio, boa parte da polcia passaria a ser usada para reprimir quem toma um copinho de vinho, deixando de fazer seu efetivo trabalho, o que inadmissvel.

Evidente que no se faz referncia aqui a punio do infrator, do irresponsvel que dirige embriagado, mas no a este apenas que a lei dirigida, mas a 80 milhes de brasileiros.

3.7 DO DIREITO AO LAZER DOS 80 MILHES DE BRASILEIROS QUE AGORA CORREM O RISCO DE SEREM CONSIDERADOS DELIQUENTES E PRESOS:

Cerca de 140 milhes de brasileiros so adultos, destes mais de 90 milhes, provavelmente muito mais, bebem pelo menos dois chopes, no mnimo uma vez por ms. No estamos falando dos parlamentares que aprovaram essa lei infeliz. Estes sabidamente participam de muitas comemoraes e muitos bebem em geral mais que essa quantidade diariamente. Eis ento o nmero de candidatos priso doravante, com a criminalizao do chopinho, no Brasil: 90 milhes de brasileiros; e essa era a quantidade de delinqentes que estava a solta. Provavelmente todos so candidatos tambm a infratores das normas, o que atinge todo o prestgio e respeito que merece o sistema jurdico.

Que pessoa conhecida do Ilustre Julgador no bebe nada? Sim, tm algumas. Mas a maioria bebe algo, nos almoos de fim de semana, s vezes com a famlia, nas comemoraes de casamento e aniversrio, de nascimento de uma criana. A bebida est historicamente relacionada comemoraes, faz parte da civilizao, algo do cotidiano das pessoas e, moderadamente, como j provado cansativamente, faz at bem sade. No entanto, no por sade que as pessoas bebem, mas por prazer, entretenimento, como parte da atividade social, tanto que mais de 95% bebem nessas ocasies e no em casa, sozinhos.
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Muitas o fazem nos bares e restaurantes do pas. Mais de 100 milhes de brasileiros freqentam um bar ou restaurante no mnimo uma vez por ms. nesses estabelecimentos que os jovens se encontram, se conhecem, trocam informaes, falam de suas experincias, enfim, VIVEM SUAS VIDAS.

Esse prazer, esse lazer, essa descontrao, essa sociabilizao, corre o risco de ficar inviabilizada, tendo em vista as normas draconianas da lei. Como pode um direito to elementar ser posto em risco?

3.8 DA INUTILIDADE DA LEI TANTO FUSTIGADA NO STF:

Alm de draconiana, a lei desastrada, injusta, intil. Desde os primrdios da civilizao se sabe que quando uma norma procura punir amplas camadas da sociedade, seus costumes, modos de vida, apenas funcionam contra alguns e depois so esquecidas, caem em desuso. No mnimo teramos que ter um perodo de adaptao, educao, convencimento, procurar uma soluo para os problemas sociais e econmicos.

Uma lei destinada a punir 90 milhes de brasileiros, talvez puna alguns milhares de infelizes, evidentemente no poder punir todos.

Os adeptos da lei seca, no obstante o desastre aps sua aplicao nos EUA, jamais tentado novamente no mundo, mostram nmeros tristes sobre mortes no trnsito. Cabe esclarecer que o impetrante no contra punio de malfeitores, infratores, mas colocar o chopista no mesmo plano de um deliquente um exagero que em nada ajudar a consertar o que est errado.

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Proibir a bebida equivale a proibir a fabricao de faca porque algum a uso para matar o semelhante, proibir escolas porque nelas que os jovens, em geral, comeam a usar drogas, decretar o toque de recolher nas cidades, para reduzir o crime a noite.

Os problemas, enfim, tem que ser cuidado com educao, equilbrio, bom senso, confiando-se nos cidados, punindo culpados, jamais acabando com atividades econmicas, com direitos, com uma penada.

3.9 DA DESTRUIO DE UM SETOR ECONOMICO QUE OCUPA MAIS DE DEZ MILHES DE BRASILEIROS:

As leis excessivamente draconianas so frutos de precipitaes, incompetncia ou demagogia eleitoreira, de indigncia moral e intelectual, da inapetncia para enfrentar problemas com equilbrio. A lei atacada poder destruir um setor da economia que no pas:

> tem cerca de dois milhes de pequenos empreendedores; > gera mais de 6 milhes de trabalhadores diretos; > cria pelo menos mais uns 3 milhes de empregos indiretos; > o canal mais efetivo de incluso social e do primeiro emprego; > atende ao lazer e presta servios a mais de cem milhes de brasileiros; > um dos maiores contribuintes no recolhimento de tributos; > a atrao mais procurada e melhor apreciada pelos turistas, domsticos e internacionais. Entre outros diversos benefcios.

Sim,

este

universo

envolvido

por

hum

milho

de

estabelecimentos existentes no Brasil, conforme pesquisas da Revista dos Bares e


Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Restaurantes, confirmados por outros institutos especializados, pelos pontos de venda das grandes empresas, por informaes do fisco. A margem de erro de 10%.

Todos esses estabelecimentos vendem bebidas e alimentos. Bebidas em restaurantes representam 30% e em bares mais de 60% do faturamento. o item mais lucrativo, tanto que alguns bares vendem petiscos, sanduches, pratos, a preo de custo. A lucratividade total desses negcios nunca chega a 10% do faturamento. Com a nova lei, a maioria das pessoas no est bebendo mais NADA, e com isso a receita com bebidas caiu em mais da metade, e a lucratividade evaporou completamente, entrando todos em fase de prejuzos.

Exceto os estabelecimentos que servem apenas almoos e tem comida por quilo, todos os demais esto correndo risco de fechar as portas, sem exceo, gerando prejuzos imensos.

Alm dos empregos gerados diretamente no setor, existem no pas milhares de fabricantes de bebidas alcolicas. H todo um setor de fabricantes e distribuidores de vinho que estavam conseguindo espaos no mercado brasileiro e internacional (manter exportaes, sem mercado nacional para conseguir escala impossvel) ameaado, mas de cinco mil empresas distribuidoras de bebidas, dezenas de milhares de adegas de pequeno porte, toda a indstria nacional do vinho, mais de dez mil fabricantes de destilados.

O Impetrante-Paciente se sente ameaado com essa hecatombe na economia e no modo de vida do brasileiro anunciado pela lei, que sem dvida atingir a todos.

3.10 DA EQUIVALNCIA LEI SECA TOTAL E DISFARADA:

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

A lei em comento uma LEI SECA DISFARADA, UMA PROIBIO TOTAL DE BEBIDAS, pois mais de 95% da mesma consumida por freqentadores de bares e restaurantes, ou em comemoraes, quando as pessoas vo a residncia dos outros ou locais onde h eventos e ento tem que se transportar de carro. A porcentagem das pessoas que bebem em casa sozinhos ou to prximos que podem ir a p mnima.

O pas no tem poltica de transportes pblicos. As autoridades sempre favoreceram os automveis, o transporte individual. Qualquer crise no setor automobilstico e imediatamente providencia favores fiscais. Os oramentos das grandes cidades privilegiam o fluxo de veculos e os transportes pblicos so na maior parte das vezes precrios, inseguros, demorados. Os txis so carssimos, pois as autoridades jamais tiveram coragem de enfrentar os lderes dessa categoria e negociar tarifas mais baratas para serem mais usados e assim permitir menor acesso de veculos s ruas, com o que todos, at taxistas, ganhariam. No caso de nibus interestadual e passagens

areas, so inviveis para a grande maiorias dos brasileiros.

Enfim no temos polticas que favorecem transportes pblicos. Nas grandes cidades eles param a meia noite e milhes de citadinos no querem dormir a essa hora, querem se divertir, e tem direito e precisam.

Numa situao dessas, a referida lei equivale a LEI SECA TOTAL, e isto uma infrao constitucional, um atentado economia, ao direito ao lazer e livre escolha, ao princpio da razoabilidade e da proporcionalidade, um escrnio, um delrio, uma burla que a sociedade no pode suportar e que tem que receber um basta. A lei seca total uma estultice, uma estupidez provada.

O exemplo clssico do resultado a figura do Al Capone, em Chicago, nos EUA, o qual estabeleceu verdadeiro imprio da mfia, graas lei seca e a
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

sua completa inefetividade para mudar a cultura popular secular: o direito a um copo de chope no fim do dia, aps muitas horas de trabalho estressante.

3.11 DO FLAGRANTE PREPARADO:

Outra prtica que ser comum em decorrncia dessa lei, e notoriamente ilegal, a vigia dos bares, restaurantes e rodovias por policiais, conforme declaraes de oficiais e delegados aos jornais. Os policiais ficariam nos

estabelecimentos, observando quem estaria bebendo, para depois prend-los, quando estes pusessem seus carros em movimento, conforme anuncia a mdia. Alis, preciso que se enfrente o clima a ser gerado pela mdia, que, sabidamente, quando um assunto mexe com a opinio pblica, tende a aumentar a dar manchetes, e acentuar a repercusso de tudo que ocorre.

O governo extrapola e gera esse tipo de comportamento, que sequer no apogeu da ditadura militar chegou a existir. No sem razo que a pauta atual da sociedade brasileira o risco da formao de ESTADO-POLICIAL.

Pode-se dizer que se trata de flagrante preparado e irregular, pois o policial, de uma forma ou de outra, estaria permitindo todo o ato ilcito, em vez de evitlo, apenas para punir o cidado.

4. DOS PRINCIPIOS DE DIREITO ATINGIDOS


Os limites impostos pela lei e as punies respectivas ferem ambos os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, sobre os quais foram erigidas as normas da prpria Constituio e do Estado Democrtico de Direito. So tambm aleatrios e demaggicos.

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

0,1 mg de lcool no sangue pode ser atingido por um nico copo de vinho e, nesse caso, a lei autoriza castigar uma pessoa, torn-la delinqente, apenas por um inocente e saudvel (pesquisas anexas) copo de vinho. Isso inaceitvel, absurdo, kafquiano, injusto. A RedeTV, no dia 30/06/2008, 10h da manh, provou no ar que quem come um bombonzinho com licor supera o limite de 0,1%.

Esse 0,1% irregular, foi tirado como dito de alguma cartola mgica, pois a Lei fala mesmo em qualquer concentrao, o que pior ainda. Por sua vez, castigar triplamente o cidado, com multa, perda da carteira e apreenso do carro, uma barbaridade, um escrnio, uma punio obscena. O mesmo se pode falar do limite de 0,3 mg, a partir do qual o cidado pode ser PRESO.

Tanto os limites como as punies ferem os princpios de direito supra mencionados, previstos nos art. 5, II, art. 37, caput, art. 84, IV, todos da Constituio Federal. No entanto, os juristas reconhecem que eles esto na base de toda a construo jurdica do Estado Democrtico de Direito e da vida social da civilizao. JUSTO, POIS, que a lei tenha obstada sua nefasta trajetria.

O advogado TALES CASTELO BRANCO, ex-membro do Conselho Nacional da OAB, no jornal O Estado de S. Paulo, de 28-6-2008, classifica o teste do bafmetro como uma agresso a intimidade e a imagem do cidado, e que a lei cria um estado de terror entre as pessoas. ANTONIO CLUDIO MARIZ DE OLIVEIRA, ex-presidente da OAB-SP diz que a lei irreal no mesmo jornal. Ambos deixam claro os excessos e conseqncias ilegalidades da lei, e que ningum pode fazer prova contra si mesmo.

A Carta Magna de 1988, tanto como as anteriores, exceto as da ditadura militar, procuram um equilbrio entre liberdades e proibies, uma harmonia no

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

interior da sociedade entre o que pode ou no pode ser feito, atendendo os princpios supra mencionados.

Foram aprovados e inseridos no texto, com clareza meridiana e visando o desenvolvimento equilibrado, o direito liberdade econmica, o direito ao trabalho, o direito livre iniciativa, o direito de ir e vir, o direito adquirido, entre tantos outros, todos infringidos pela lei em comento.

De fato, referida norma praticamente probe a bebida e a liberdade de se trabalhar com bebida, atingindo tanto o comerciante como o consumidor, ambos cidados da Repblica. Cerceia, pois, a liberdade econmica, a livre iniciativa e a liberdade do cidado de beber um produto de livre comrcio, com moderao.

Cerceia a liberdade de trabalho, tanto dos 2 (dois) milhes de empreendedores, como coloca em risco o emprego de milhes de trabalhadores humildes, pois mesmo estabelecimentos que conseguirem manter-se abertos, tero que demitir funcionrios para sobreviver.

Cerceia o direito de ir e vir, pois basta uma gota de lcool no sangue para isso se tornar um delito.

Cerceia o direito adquirido, pois os empreendedores j se estabeleceram no ramo obedecendo normas existentes e agora elas so alteradas sinistramente, a tal ponto, por ato de prncipe, que poder decretar-lhes a falncia.

Prejudica ainda o Estado imensamente, com perda de tributos, de empregos, de turismo. Nas grandes cidades bares e restaurantes so opes de lazer, responsveis por parte da alegria possvel. Sem alegria, sem equilbrio, tristes, com bares e restaurantes vazios, as cidades no perdero turistas? Por sua vez, segundo a CLT, o
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Estado poder ter que pagar pelas demisses que provocar e, segundo o Cdigo Civil, ter que indenizar os empreendedores por seu ato medocre e desastrado.

Por sua vez, ao afirmar que o cidado dever ser multado por no querer assoprar um bafmetro, a norma fere diversos dispositivos de nvel hierarquicamente superiores, j referidos.

5. DO PEDIDO DE LIMINAR
Esto presentes o periculum in mora e o fumus boni iuris. O Impetrante-Paciente pode ser, a qualquer momento, parado em qualquer lugar da cidade e rodovia federal, ser obrigado a assoprar bafmetros e, se no o fizer, e em exerccio regular de direito constitucional, ser punido, podendo ser levado detido e indiciado em inqurito.

Est claro, pois, que a lei um monumento ao arbtrio, inconstitucional, fere princpios basilares do Direito, e a forma como vem sendo aplicada vai mais longe ainda, atentando contra a liberdade individual, a imagem, a intimidade e outros direitos bsicos do cidado.

Se o fumus boni iuris consiste nos direitos do ImpetrantePaciente, o risco est nas arbitrariedades que a polcia vem cometendo. direito do Impetrante-Paciente ser protegido pelo Poder Judicirio contra esse risco.

Pelo

exposto,

requer-se

seja

deferida

medida

liminar,

concedendo-se o respectivo salvo-conduto, em carter provisrio, para que o Impetrante-Paciente possa ir e vir livremente, sem ser obrigado a assoprar bafmetros e, se no o fizer, sofrer constrangimento e ser punido como se alcoolizado estivesse, em especial, que no seja obrigado, simplesmente por este
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

fato, a comparecer a qualquer repartio policial e que no seja aplicada qualquer penalidade administrativa, tais como de apreenso de veculo ou suspenso do direito de dirigir, bem como que no haja lavratura de multa ou priso, at final deciso. O Impetrante-Paciente deixa claro que no est querendo impedir qualquer atitude da autoridade policial, mas apenas as que so evidentes atentados a direito constitucional.

6. DOS VOTOS VENCIDOS NO ORGO ESPECIAL DO TJSP


Segue anexo os votos vencidos dos Excelentssimos

Desembargadores ARMANDO TOLEDO e ANTONIO CARLSO MALHEIROS do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, que como o impetrante, entendem CONHECER DO HABEAS CORPUS Fls 161 168 (ANEXO VOTOSTJSP.PDF).

7. DOS PARADIGMAS J CONCEDIDOS NO TRIBUNAL PAULISTAS E CARIOCA


As informaes aqui contidas no produzem efeitos legais. Somente a publicao no D.O. oficializa despachos e decises e estabelece prazos.

Processo No 2008.059.05096
TJ/RJ - SEX 25 JUL 2008 13:45:16 - Segunda Instncia - TJ Tipo rgo Julgador Relator Pacte Impte Origem Fase atual Nmero do Movimento Data do Protocolo Numero de protocolo
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

: HABEAS CORPUS : SECAO CRIMINAL : DES. ANTONIO JOSE CARVALHO : MARCOS AURELIO LISBOA RODRIGUES : DR.CLAUDIO MARCIO BARROSO TEIXEIRA DE QUEIROZ : TRIBUNAL DE JUSTICA DO RIO DE JANEIRO : PETICOES P/ DESPACHO :6 : 24/07/2008 : 2008218370
Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Data remessa ao Orgao : 25/07/2008 Aguardando ? (S OU N) : Sim CONCLUSAO AO RELATOR Data da Remessa Data da Devolucao : 22/07/2008 : 23/07/2008 : ... EM RAZAO DO EXPOSTO, CONCEDO A LIMINAR REQUERIDA. EXPECA-SE ORDEM DE SALVO CONDUTO AO PACIENTE PARA QUE, CASO SE NEGUE, EM DILIGENCIA POLICIAL, A SUBMETER-SE AO APARELHO CONHECIDO COMO "BAFOMETRO" OU QUALQUER OUTRO TESTE DE ALCOOLEMIA, NAO SEJA OBRIGADO, SIMPLESMENTE POR ESTE FATO, A COMPARECER A REPARTICAO POLICIAL E QUE NAO LHE SEJA APLICADA QUALQUER PENALIDADE ADMINISTRATIVA, TAIS COMO DE APREENSAO DE VEICULO OU SUSPENSAO DO DIREITO DE DIRIGIR, BEM COMO QUE NAO HAJA LAVRATURA DE MULTA OU PRISAO...

Despacho

Existem peties/ofcio a juntados ao processo serem Data : 24/07/2008 Protocolo 2008.218370

8. DO PEDIDO FINAL
Por todo o exposto, a presente para requerer:

I - a concesso da liminar acima requerida, II - a notificao a autoridade coatora para apresentar informaes que entender cabvel; III - a procedncia total do pedido, confirmando-se a liminar deferida e concedendo-se o respectivo salvo-conduto definitivo, para que o Impetrante-Paciente possa ir e vir livremente, sem ser obrigado a assoprar bafmetros e, sem que haja se no o fizer, qualquer constrangimento e punio como se alcoolizado estivesse, em especial, que no seja obrigado, simplesmente por este fato, a comparecer a qualquer repartio policial e que no seja aplicada qualquer penalidade administrativa, tais como de apreenso de
Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270 Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

veculo ou suspenso do direito de dirigir, bem como que no haja lavratura de multa ou priso. Protesta provar o alegado por todos os meios em Direito permitidos, sem exceo.

D-se causa o valor R$ 100,00 (Cem Reais) Pede e Espera Deferimento.

Formosa / GO., 17 de Maio de 2010.

Jos de Melo lvares Neto OAB/GO 30068

Rua Jos Viana Lobo n. 72 Centro Formosa Gois CEP.: 73.801-270

Tel.: 0XX61-3631-2955 Fax.: 0XX61-3631-2724

www.alvaresneto.com.br advocaciajjjp@ibest.com.br

Anda mungkin juga menyukai