Anda di halaman 1dari 5

Materiais e Recursos para e-learning Apresentao

Concretizando a proposta relativa a Temtica II Utilizao de Recursos Educacionais Abertos, da unidade curricular Materiais e Recursos para E-learning, onde fomos convidados a elaborar uma actividade para o ensino on-line, baseado em dois recursos educativos abertos, apresento abaixo uma actividade para o ensino de adultos, num cenrio fictcio.

Recursos educativos utilizados: Tutorial direccionado ao ensino de da criao de imagens HDR: Criando imagens HDR no Gimp, disponvel em http://www.michelazzo.com.br/arquivos/downloads/2011/02/Criando-imagens-HDRno-Gimp.pdf; Tutorial relacionados com segurana em rede de comunicaes, disponvel em http://www.mcsesolution.com/Segurana/mensagem-escondida-na-foto.html.

Critrios para a escolha dos recursos educativos mencionados acima: Simplicidade e rigor tcnico: ambos os recursos apresentam rigor e ao mesmo tempo muita simplicidade e qualidade na forma de explicar o tema em questo. A utilizao de printscreen explicando passo-a-passo a realizao da tarefa, facilita o entendimento e a consecuo da tarefa proposta. Credibilidade: os dois recursos foram encontrados em sites que demonstram credibilidade devido pertencer a autores com vasta experincia na rea em questo, a forma de apresentao dos temas e aos materiais disponibilizados. Interesse e importncia do tema: os temas propostos nestes recursos vm de encontro s pessoas/formandos interessadas em publicar em seus blogues, por exemplo, imagens com qualidade e efeitos interessantes e ao mesmo tempo preocupadas com a sua segurana na rede. Portanto esses recursos seriam de interesse para utilizadores comunsda informtica como tambm para aqueles que pretendem adquirir mais conhecimento nas reas propostas (fotografia e segurana em redes). de salientar que a actividade proposta abaixo, utilizando esses recursos, no seria para tornar o formando um expert nos temas abordados, mas sim para suscitar o interesse em aprofundar nas pesquisas, servindo desse modo como um ponto de partida. A segurana em redes torna-se dia aps dia um factor crucial para proteco dos nossos dados e do nosso trabalho, dessa forma h de se ter em mente que os ataques podem vir revestidos de formas cada vez menos bvias, como pode ser o caso de fotografias trocadas entre amigos. necessrio que se conhea formas de ataques, de difuso pela rede para que se possa prevenir de perdas de informaes por vezes vitais. Dbora Cunha 1

Junho/2011

Licenciamento: foi um factor determinante para escolha dos recursos acima ambos possurem uma licena Creative Commons. Acessibilidade: os recursos seleccionados esto acessveis gratuitamente para utilizadores da internet, sem ser necessria autenticao, criao de contas ou exposio de dados pessoais.

Cenrio
Para a elaborao da actividade foi criado um cenrio fictcio onde os formandos, adultos, participam em e-learning de um curso com mdulos de contedos diversos relacionados informtica. O curso teria entre outros mdulos, um de Fotografia Digital e outro de Segurana em Redes Informticas, aqui designado por Mdulo 1 e Mdulo 2, respectivamente. Um pressuposto assumido que os alunos/formandos possuem bons conhecimentos em informtica aquando a realizao da actividade proposta. Esses conhecimentos teriam sido adquiridos durante a realizao dos mdulos deste curso. A actividade proposta a articulao desses dois mdulos (1 e 2) produzindo um exemplo prtico de ataque a rede de dados atravs de imagens digitais. Esta actividade ser realizada como uma actividade final do Mdulo 2. Um exemplo do proposto para o Mdulo 1 e Mdulo 2.

Mdulo 1 fotografia digital


Objectivos
Neste mdulo pretende-se que os alunos adquiram conhecimento terico sobre a formao da imagem fotogrfica e o domnio dos princpios bsicos da mquina fotogrfica, da captura de imagem digitais e a sua edio em software prprio. Os formandos devem ser orientados no sentido de desenvolverem as possibilidades tcnicas formais e criativas da imagem digital. Aplicar terminologias adequadas no domnio da fotografia digital e trabalhar no sentido da compreenso dos conceitos fundamentais da imagem digital. Pretende-se, igualmente, desenvolver um sentido esttico e critico quantos aos valores expressivos da imagem.

Mdulo 2 Segurana em Redes Informticas


Objectivos
No final deste mdulo, os formandos devero ser capazes de identificar as principais ameaas de segurana assim como formas de minimizao do seu impacto, identificar os principais componentes de uma soluo de segurana, configurar um router, uma firewall, um sistema IDS, uma poltica de segurana nos servidores/clientes e proteger a transmisso de dados nos acessos remotos.

Junho/2011

Dbora Cunha 2

Actividade

Actividade Imagem com contedo ameaador rede de dados Mdulos Mdulo 1 - Fotografia digital Mdulo 2 - Segurana em Redes Informticas Durao 2 Semanas Objectivos de Consolidao dos conhecimentos obtidos no Mdulo 1. aprendizagem Realizar operaes com mquinas fotogrficas e conjuntos pticos; Executar operaes fotogrficas com equipamento digital; Desenvolver o sentido crtico e esttico do meio envolvente utilizando regras/tcnicas diferenciadas de enquadramento fotogrfico potenciando a expresso e o significado das imagens captadas; Criao de imagem HDR. Consolidao dos conhecimentos obtidos no Mdulo 2. Segurana: Ameaas e Solues; Avaliar os cuidados que se deve ter na distribuio de dados atravs da rede. Nesta actividade os formandos desenvolvem, na primeira fase, uma imagem original com caractersticas HDR e na segunda fase devem transformar a imagem criada em uma ameaa a uma rede de dados. A avaliao incidir: Qualidade do trabalho produzido, relativo imagem; Criatividade do trabalho produzido, relativo imagem; Interesse do cdigo utilizado na imagem, relativamente a segurana; Incluso correcta do cdigo na imagem; Justificativa do cdigo includo na imagem; Explicao do modo de difuso do cdigo na rede.

Sumrio

Avaliao

Junho/2011

Dbora Cunha 3

Actividade - Imagem com contedo ameaador rede


Durao: 2 Semanas

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM Consolidao dos conhecimentos obtidos no Mdulo 1. Realizar operaes com mquinas fotogrficas e conjuntos pticos Executar operaes fotogrficas com equipamento digital Desenvolver o sentido crtico e esttico do meio envolvente utilizando regras/tcnicas diferenciadas de enquadramento fotogrfico potenciando a expresso e o significado das imagens captadas Criao de imagem HDR

Consolidao dos conhecimentos obtidos no Mdulo 2. Segurana: Ameaas e Solues Avaliar os cuidados que se deve ter na distribuio de dados atravs da rede

DESCRIO DA ACTIVIDADE Nesta actividade vamos construir uma imagem original com caractersticas HDR, ocultando cdigo em texto na imagem, difundindo-a atravs da rede e transformando-a num potencial objecto de ataque uma rede de dados. Tarefas para a sua realizao: 1. 2. 3. 4. Consultar material disponibilizado no mdulo 1 Fotografia digital. Criar uma fotografia original. Instalar o software open source Gimp. Consultar tutoriais disponibilizados para a realizao desta actividade.

RECURSOS DE APRENDIZAGEM Ferramenta open source Gimp, disponvel em http://www.gimp.org/; Tutorial direccionado ao ensino de um editor de imagens: Criando imagens HDR no Gimp, disponvel em http://www.michelazzo.com.br/arquivos/downloads/2011/02/Criando-imagens-HDRno-Gimp.pdf; Tutoriais relacionados com segurana em rede de comunicaes, disponvel em http://www.mcsesolution.com/Table/Segurana/; Regina, Claudia. Dicas de fotografia, disponvel em: http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-hdr-por-que-usar-essa-tecnica.

Junho/2011

Dbora Cunha 4

AVALIAO A avaliao consistir na: Qualidade do trabalho produzido, relativo imagem; Criatividade do trabal produzido, relativo imagem; trabalho Interesse do cdigo utilizado na imagem, relativamente a segurana; elativamente Incluso correcta do c o cdigo na imagem; Justificativa do cdigo includo na imagem; Explicao do modo de difuso do cdigo na rede rede.

Escala: Excelente 9 a 10; Muito Bom 8 a 8,9; Bom 6,5 a 7,9; Regular 5 a 6,4; Insuficiente 1 a 4,9 valores Excelente Cumpre todos os critrios, demonstrando criatividade e iniciativa na consecuo dos objectivos. Muito Bom Cumpre todos os critrios. Bom Cumpre com xito apenas os quatro primeiros critrios. Regular Cumpre apenas trs critrios. Insuficiente Cumpre menos de trs critrios.

A obra Materiais Educativos para E E-learning foi licenciada com uma Licena Creative Commons - Atribuio - Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada.

Junho/2011

Dbora Cunha 5

Anda mungkin juga menyukai