Anda di halaman 1dari 10

Geografia: Pequena Histria Crtica Antonio Carlos Robert Moraes

Geografia: Pequena Histria Crtica..................................................................................1 Antonio Carlos Robert Moraes..........................................................................................1 Por uma Geografia nova, Milton Santos...........................................................................6 Questoes.............................................................................................................................7 Gabarito...........................................................................................................................10

Geografia Tradicional (regio e autoevidente)


Final do sculo XVIII - Incio do sculo Fim do sculo XIX XIX Friedrich Ratzel: Geografia Pr-Acadmica: [Prof Tiago no a Formao do Estado alemo; coloca dentro da Geografia Tradicional] Geografia como instrumento de legitimao dos desgnios 1 Alexander Von Humboldt: expansionistas alemes (Manual do Relatos de viagem (1799-1804: imperialismo); viagem pelas Amricas primeira 1882, Antropogeografia grande explorao cientfica); fundamentos da aplicao da O Cosmos, livro; Geografia a Histria; Empirismo raciocinado; Espao vital: importncia do espao No privilegia o homem. para o progresso da nao; Estado como organismo; 2 Carl Ritter: Estudo dos lugares; A Cincia da Terra em relao a Correntes posteriores: natureza e a Histria da Humanidade, livro; 1 Determinismo geogrfico (E. Semple e Regionalismo e antropocentrismo. E. Huntington relaciona desenvolvimento com clima). > Ambos criam uma linha de continuidade at 2 Geopoltica (Kjellen, Mackinder e ento inexistente. Haushofen, nazista). 3 Ambientalista Incio do sculo XX Fim do sculo XIX Vidal de La Blanche: III Repblica Francesa (1870); Necessidade da neutralidade do discurso cientfico: despolitizao da Geografia; Valorizao do elemento humano; Valorizao da Histria; Contra relao mecanicista homemnatureza; Ainda Geografia naturalista; Geografia descritiva; Apesar do discurso, trata-se de Geografia que respalda os interesses do Estado francs. Correntes posteriores: 1 - Possibilismo (Lucien Febvre): natureza tida como rol de possibilidades para a ao humana (no h uma relao determinista). 2 Geografia Regional: principal desdobramento da Geografia de Vidal. 3 Geografia Histrica 4 Geografia Humana (Max Sorre, dcada de 1940): humanizao do meio.

Geografia Racionalista Hettner e R. Hartshorne; Menor carga empirista; Raciocnio dedutivo; A Natureza da Geografia, em 1939 (Hartshorne), e Questes sobre a natureza da Geografia, em 1959; Ideia de que as cincias se definiriam por mtodos prprios, no por objetos singulares; Deixa de procurar um objeto da Geografia, entendendo-a como um ponto de vista. Seria um estudo das inter-relaes entre fenmenos heterogneos, apresentando-as numa viso sinttica; Articula a Geografia Geral e a Regional, diferenciando-as pelo nvel de profundidade de suas colocaes.

Geografia Moderna dcada de 1970 (regio e intelectualmente criada)


Geografia Quantitativa ou Pragmtica (Geografia Terica) - Ataca principalmente o carter no prtico da Geografia Tradicional; - Aplicabilidade da Geografia; - Preocupao com a forma, no com a matria da Geografia; - Renovao metodolgica; - Instrumento de dominao a servio do Estado burgus; - Passa-se de um conhecimento que levanta informaes e legitima a expanso das relaes capitalistas, para um saber que orienta esta expanso, fornecendo-lhes opes e orientando as estratgias de alocao do capital no espao terrestre; - a renovao conservadora da Geografia; - funcionamento das leis de mercado no espao geogrfico. Correntes posteriores: 1 Geografia Quantitativa (G. Dematteis), no Brasil, Geografia Teortica (terica). 2 Geografia Sistmica ou Modelstica (Brian Berri). 3 Geografia da Percepo ou Comportamental Geografia Crtica (Geografia Radical) - Ruptura com o pensamento anterior; - Geografia poltico-ideolgico; - Seus autores mostram as vinculaes entre as teorias geogrficas e o imperialismo, a ideia de progresso veiculando sempre uma apologia da expanso; - Yve Lacoste, A Geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra; - Tem suas origens na ala mais progressista da Geografia Regional francesa (Jean Dresch); - Perspectiva de engajamento social, de atuao crtica; - Geografia terico-metodolgica (matriz marxista); 1 Geografia Ativa (P. George, Y. Lacoste, B. Kayser e R. Guglielmo). 2 Por uma Geografia nova (Milton Santos). 3 Contribuies extrageogrficas (Foucalt, Castels, Lefebvre).

Geografia Humanista - Valorizao da subjetividade; - Crtica ao economicismo excessivo (Geografia Pragmtica liberal; Geografia Crtica marxista).

Por uma Geografia nova, Milton Santos


- Apresenta uma proposta geral para o estudo geogrfico, sendo, portanto, um livro de contedo normativo; - necessrio discutir o espao social, e ver a produo do espao como o objeto da Geografia; - Deve-se ver o espao como um campo de fora, cuja energia a dinmica social; - O espao produto da ao humana, mas tambm um fator que cria formas durveis, as quais chama de rugosidades, por meio da acumulao de trabalho; - A organizao do espao determinada pela tecnologia, pela cultura e pela organizao da sociedade; - A unidade de anlise do gegrafo deve ser o Estado Nacional, pois, s levando em conta esta escala, pode-se compreender os vrios lugares contidos em seu territrio; - O espao definido pela organizao de variveis assincrnicas (elementos naturais) funcionando sincronicamente (processos histricos);

Questoes
Questao 37 TPS 2010QUESTO 37 Os primeiros anos da modernidade so marcados pela produo de uma enorme quantidade de dados e de informaes dificilmente tratveis de maneira sistemtica pela cincia da poca. A ausncia de segmentao no seio da cincia impossibilitava a anlise de certos temas particulares nascidos desses dados. Assim, a partir do incio do sculo XIX, os domnios disciplinares especficos organizaram-se definindo seu objeto prprio em torno dessas questes. Paulo Csar da Costa Gomes. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 149 (com adaptaes). A partir do texto acima, assinale a opo correta acerca da histria do pensamento geogrfico e da institucionalizao da geografia como cincia. A A geografia cientfica, que surgiu a partir do sculo XIX, com as obras de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, foi influenciada pelo saber geogrfico anteriormente produzido e pelo sistema filosfico de Emmanuel Kant, que considerava a geografia uma cincia ao mesmo tempo geral/sistemtica e emprica/regional. B A geografia moderna tornou-se cientfica com a ascenso do possibilismo, cujos ideais, j em meados do sculo XIX, superaram as ideias deterministas e naturalistas em voga no incio do sculo. C A institucionalizao da geografia como disciplina acadmica originou-se na Frana, com os estudos regionais empreendidos pelos herdeiros do Iluminismo do sculo XVIII, como Vidal de La Blache. D A geografia firmou-se como domnio disciplinar especfico na Antiguidade, com obras de gegrafos como Estrabo e Ptolomeu, que delimitaram o objeto de estudo prprio da nova disciplina que surgia: o espao terrestre. E Grande parte dos historiadores da geografia atribui a Alexander von Humboldt a responsabilidade pelo estabelecimento das novas regras do pensamento geogrfico moderno, visto que ele rompeu com o enciclopedismo francs e abandonou as narrativas de viagens e as cosmografias.

Simulado 2011.2 18. Um dos principais debates geogrficos acerca do conceito de regio sobre a auto-evidencia ou criao intelectual de tal recorte espacial. Sobre este debate metodolgico analise a veracidade das informaes relacionadas posio de cada corrente sobre o tema: I. Na geografia Tradicional a regio era considerada como sendo uma construo intelectual, fruto de um recorte metodolgico racional positivista. II. Para geografia Humanista o recorte regional seria resultado da observncia de um fenmeno (normalmente cultural) especfico definidor desta regio. Nesta viso a regio auto-evidente. III. Segundo a corrente quantitativa a regio auto-evidente, cabendo ao pesquisador apenas escrev-la e diferenci-la das demais regies. IV. Na geografia critica observa-se o completo rompimento com a viso quantitativa acerca do conceito de regio, para esta corrente a regio intelectualmente criada.

Gabarito
Questo 37 TPS 2010 a Questo 18 Simulado 2011.2: IE Para geografia tradicional a regio auto-evidente, seja a partir dos fenmenos naturais em Ratzel, seja pelos gneros de vida em La Blanche. II C Na corrente humanista observa-se a retomada da perspectiva lablacheana de regio auto-evidente, para eles os fenmenos culturais ocorrem por si s. III E A referida corrente defende que a regio resultado de uma criao intelectual a qual define uma regio a partir da ocorrncia de determinado fenmeno, elegido pelo pesquisador. IV E De fato segundo a perspectiva critica a regio criada intelectualmente, contudo esta corrente no rompeu com a viso quantitativa que afirma exatamente o mesmo. A fundamental diferena entre as duas vises ser quanto ao fenmeno elegido para definir uma regio, vala ressaltar que a corrente critica escolhe fenmenos de cunho social enquanto a corrente quantitativa no.

Anda mungkin juga menyukai