Anda di halaman 1dari 2

Em tempos modernos, como vai a qualidade de vida em RH?

Por Joaquim Felcio Junior para o RH.com.br Joaquim Felcio Junior Joaquim Felcio Junior, professor e Diretor do Instituto de Cincias Humanas e Sociais Aplicadas do UNEC (Centro Universidade de Caratinga - Minas Gerais - Brasil), Delegado do Conselho Regional de Administrao de Minas Gerais, Ps-graduado em Gerenciamento da Mdia e Pequena Empresa pela Universidade Federal de Lavras, Ps-graduado em Administrao Pblica Municipal pela Fundao Cultural Dr. Pedro Leopoldo, Mestre em Administrao pela Fundao Dr. Pedro Leopoldo e Doutor em Gesto Industrial pela Universidade de Aveiro - Portugal. + textos de Joaquim Felcio Junior

Object 1

Object 2

O atual ambiente organizacional caracteriza-se por uma turbulncia crescente, com as mudanas sucedendo-se a uma velocidade sem precedentes. A partir do crescimento da internacionalizao da economia, intensificou-se a necessidade de reorganizao das estruturas, da adoo de novas tcnicas de gesto administrativa e de um inovador processo produtivo a fim de compatibilizar a organizao com as condies necessrias sua sobrevivncia em um ambiente altamente competitivo. Essa nova dinmica determinada por vrios fatores, entre os quais se ressalta o processo contnuo de inovao que permeia a evoluo tecnolgica, devido ao seu impacto junto gesto de Recursos Humanos nas organizaes. As organizaes, ao introduzirem inovaes tecnolgicas, raramente preocupam-se em avaliar os aspectos humanos relacionados e afetados por tal processo, nem tampouco levam em considerao o indivduo em sua dimenso integral, o que inclui, obrigatoriamente, uma preocupao com a qualidade de vida. O advento destas novas tecnologias nas organizaes provoca profundas mudanas em relao produo, intensidade e ao ritmo do trabalho, determinando um incremento ou no na qualidade de vida dos trabalhadores. Isto porque a inovao no processo tecnolgico produz impactos considerveis sobre todos os fatores produtivos, sobre os indivduos, as organizaes, a cultura e o ambiente. Esse impacto ainda mais visvel quando estas introdues transformam completamente a estrutura organizacional da empresa. O conflito advindo dessas transformaes propicia uma maior necessidade, por parte das organizaes, de respeito pelos valores sociais, da responsabilidade social, do desenvolvimento integrado social e humano, para que a empresa seja agente de desenvolvimento e progresso social e se torne mais solidria, mais justa e transparente.

Diante da importncia deste compromisso das organizaes para com os trabalhadores, a questo da qualidade de vida no trabalho entra em evidncia. As pessoas passaram a ser a principal base da nova organizao, envolvendo-a em diversos nveis, sendo abordadas como parceiros e no mais como meros recursos humanos. A partir disso, as polticas e as prticas de RH referentes qualidade de vida no trabalho possuem tendncia a serem mais valorizadas como modo de integrar o indivduo organizao de forma harmoniosa, mantendo sua integridade fsica e mental, valorizando-o enquanto pessoa. As organizaes, atravs das condies de trabalho oferecidas, devem proporcionar qualidade de vida por meio de um ambiente favorvel para o atendimento das necessidades e do desenvolvimento integral do ser humano. Em uma perspectiva atual e globalizada, devemos considerar que a qualidade de vida no trabalho deve envolver toda uma priorizao no atendimento de necessidades e de aspiraes humanas, com base na idia de humanizao do trabalho e de responsabilidade social das organizaes. A preocupao com a qualidade de vida no trabalho acompanhou as transformaes e as evolues scio-organizacionais ganhando, gradativamente, maior destaque nos meios acadmico e organizacional. Atualmente, muitas organizaes procuram implantar programas de qualidade de vida no trabalho aliados a programas inovadores de gesto, muitas vezes, como forma de buscar apoio e comprometimento dos trabalhadores a esses programas. Mas o que se observa que muitas dessas prticas constituem formas de atenuar os conflitos e tornar mais sutis as formas de controle sob a gide das idias de integrao e de cooperao. Em uma viso mais ampla, a qualidade de vida no trabalho relaciona-se com aspectos ligados ao desenvolvimento pessoal e profissional do indivduo, considerando fatores psicolgicos, polticos, econmicos e sociais do trabalhador. E, numa concepo ainda mais abrangente, contempla aspectos ligados participao poltica e econmica, qualidade de vida global e s questes de cidadania. Resta saber, se o que est sendo escrito e falado est realmente sendo realizado ou se estas novas abordagens da gesto de Recursos Humanos esto direcionadas aos coraes dos membros organizacionais, destinadas apenas a manipul-los sutilmente, concedendo-lhes inmeros benefcios em troca da sua obedincia. Como referiram Scott (1992), Parker (1997), e Hancock (1997); esta prtica, intitulada "tecnologia social", pode determinar uma situao extremamente contraproducente, num perverso efeito colateral onde os trabalhadores fingem, aparentando empenhamento, na tentativa de assegurar seus postos de trabalho, mas que no fundo renunciam completamente aos objetivos organizacionais.

Anda mungkin juga menyukai