Anda di halaman 1dari 76

MOLWICKPEDIA

Museu de cincia do futuro na Internet. A vida, cincia e filosofia ao alcance das suas mos. Ideias modernas sobre fsica, biologia e psicologia da educao.

O ESTUDO EDI EVOLUAO E DESENHO DA INTELIGNCIA


1. A inteligncia elegante 2. A regresso mdia e outros estudos estatsticos 3. Dados fonte de teste de inteligncia (Teste QI) Young Adulthood Study Escala Wechsler e Stanford-Binet 4. Modelo Individual de transmisso da inteligncia 5. Modelos de dados da Inteligncia Social Ordenao das variveis em grupos Investigao quantitativa A natureza da inteligncia - O mtodo VIG 6. Modelos da simulao: Modelo global Simulao da evoluo da inteligncia Algoritmos de otimizao Problemas genticos e Esnuka 7. Modelo Globus com Seleo sexual 8. Abordagem famlia do estudo estatstico 9. Concluses do estudo da inteligncia 10. Anexo dos grficos de estatsticas Metodologia da investigao estatstica Anexo estatstico grfico

ENSAIO DE PSICOLOGIA
1. Psicologia cognitiva e evoluo da inteligncia
A finalidade deste ensaio de psicologia experimental a investigao quantitativa sobre a inteligncia elegante a validao do modelo sobre o carter gentico da inteligncia relacional, proposto pela TGECV (Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida) como meio para a sua demonstrao atravs da comprovao da existncia do mtodo de verificao da informao gentica (VIG). Neste ensaio de investigao de psicologia experimental no se trata tanto de conhecer os parmetros do modelo da investigao quantitativa, mas sim de comprovar se o ajuste suficientemente bom como aceitar ou rejeitar algumas das proposies realizadas. Em concreto, a referida caracterstica da investigao quantitativa realizada sobre psicologia cognitiva mais patente no Modelo Globus, onde se realiza uma anlise de sensibilidade ao estudar as mudanas na bondade do ajuste estatstico em relao a modificaes nos parmetros de evoluo da inteligncia entre uma gerao e a seguinte. Os resultados do ensaio experimental de psicologia cognitiva foram totalmente satisfatrios, no s se demonstra o carter hereditrio das pontuaes obtidas nos quocientes de inteligncia (QI), como tambm que o cromossoma significativo o de menor potencial, de acordo com o apontado pela TGECV em relao ao mtodo de Verificao da Informao Gentica (VIG) e o conceito de inteligncia condicional. Que melhor modelo de psicologia experimental para estudar o desenho inteligente na natureza do que a configurao da prpria inteligncia e os seus mecanismos biolgicos? Do ensaio de psicologia cognitiva parece derivar-se que as funes principais da inteligncia humana ou as que mais evoluem desta capacidade esto bastante concentradas num s cromossoma. H que ser conscientes que, a priori, no teria por que existir uma relao direta entre a TGECV e o carter hereditrio da inteligncia. No obstante, o fato de que a Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida proporcione uma base lgica para o referido carter e que este seja verificado, deve supor um impulso importante para a aceitao da nova teoria ou de alguma das suas propostas.

22/07/2010

Pgina 3

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Em qualquer caso, as altas correlaes estatsticas obtidas no ensaio de psicologia cognitiva experimental que supe a investigao quantitativa evidenciam que a componente gentica da inteligncia relacional muito maior do que geralmente aceite at ao presente, situando-se acima de 80%. Agora, do ponto de vista da investigao estatstica e tendo em conta as dificuldades tanto de medio da inteligncia como da falta da sua expresso com intensidade constante, pode-se afirmar que o nico fator relevante ou significativo a sua componente gentica.

Psicologia experimental
Ensaio de nova psicologia

O elemento mais inovador do livro de investigao grtis do ensaio de psicologia experimental sobre a natureza e evoluo da inteligncia elegante , sem dvida, o apartado da investigao quantitativa relativo simulao estatstica, no qual se explica como se geraram vetores de coeficientes artificiais de inteligncia que se comportam praticamente como as variveis de QI reais observadas empiricamente, inclusivamente com a enorme sensibilidade do modelo utilizado que detectaria qualquer defeito na sua gerao. Outro resultado, provavelmente mais importante que a demonstrao do carter hereditrio da inteligncia relacional e da existncia do mtodo de Verificao da Informao Gentica a validao do prprio modelo da evoluo gentica da inteligncia pela investigao quantitativa realizada no ensaio de psicologia experimental; ou seja, que, segundo adianta a Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida, seguindo os conhecimentos bsicos da reproduo biolgica sexuada, o incremento do potencial gentico de um progenitor em particular melhora substancialmente o ajustamento do modelo na simulao estatstica do mesmo. importante sublinhar que as diferenas genticas por razo de gnero so importantes em muitas matrias pela prpria especializao que supem. No h

22/07/2010

Pgina 4

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

dvida de que a contribuio, no nosso caso, do outro progenitor particular, se levar a cabo por outras vias, tambm includas no modelo. No se pode esquecer que a TGECV uma teoria fundamentada na finalidade de ampliar a esfera de liberdade do ser e na utilizao de mecanismos de evoluo sujeitos a condies tanto meio ambientais como puramente lgicas ou de desenho elegante. Este fato implicaria a existncia de uma evoluo teleolgica ou finalista e, em conseqncia, do fim da teoria das mutaes aleatrias e da seleo natural como elementos principais da evoluo. Convm sublinhar que no ensaio de psicologia experimental se validou uma hiptese adicional Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida sobre a diferenciao sexual e a sua influncia adicional na evoluo atravs do seu efeito sobre a seleo de marido/mulher. O modelo estatstico de transmisso gentica da inteligncia volta a melhorar o seu ajuste de forma importante ao impor uma nova relao ou condio relativa psicologia cognitiva; alcanando-se correlaes de 0,97. No ponto QI e relaes de famlia comenta-se com detalhe esta hiptese no apartado sobre o Modelo Global Parametrizado ou Modelo Globus e seleo sexual ou de casal. Por outro lado, o livro de investigao grtis em linha identifica com preciso os dados fonte utilizados, a metodologia da investigao estatstica e a formulao dos modelos utilizados, de forma a que permitam a reproduo do trabalho realizado e a aceitao formal dos resultados. de esperar que semelhantes estudos sobre a inteligncia, com sries de dados longitudinais de populaes mais extensas, ofeream os mesmos resultados. A deduo lgica a necessidade de efetuar estudos mais extensos aplicando a mesma metodologia, dado que os resultados atuais sugerem uma mudana to radical das posturas mantidas no presente pela maior parte da comunidade cientfica e da sociedade que bem poderia considerar-se uma mudana de paradigma cognitivo e educativo. Nos enlaces relacionados figuram os quatro livros em linha e ensaios da Teoria Cognitiva Global (o crebro e os computadores, a inteligncia e a criatividade, a memria e, por ltimo, a vontade, os processos de tomada de decises e a inteligncia artificial). A conexo com a referida teoria cognitiva muito ampla porque as duas teorias abordam o tema central da inteligncia, os seus mecanismos, origem e evoluo a partir de diferentes perspectivas; e acentua-se na formulao do modelo de transmisso da inteligncia, no que coincide com a Teoria Geral da Evoluo

22/07/2010

Pgina 5

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Condicionada da Vida. Em concreto, o apartado Paradigma cognitivo e educativo contm as principais concluses easpectos verificados na anlise que suportam perfeitamente as relaes bsicas da TCG. Tambm aparece um enlace ao livro em linha do ensaio sobre o mtodo cientfico, no qual se reuniram algumas das reflexes sobre o mesmo que se encontravam repartidas pelo resto dos livros do autor e que agora parecem encaixar melhor num ensaio independente.

22/07/2010

Pgina 6

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

2. A regresso mdia e outros estudos estatsticos


No ttulo relativo inteligncia, ao comentar a sua estrutura gentica assinalam-se os argumentos a favor e contra a natureza hereditria da mesma. Os referidos argumentos ajudam a entender as razoes da permanncia da controvrsia nesta matria, derivadas tanto da sua complexidade intrnseca como das diferentes premissas iniciais com as que se efetuam os estudos sobre ela. A seguir citam-se as posturas mais comuns.

2.a) Impossibilidade tcnica por falta de uma definio nica


Esta uma postura um tanto negativa.

2.b) Aleatrio e regresso mdia


Francis Galton (1822-1911), primo de Charles Darwin, indicou a necessidade de recorrer a mtodos estatsticos para contrastar teorias; assim, na sua obra maior Natural Inheritance (1989) introduziu o conceito de linha de regresso a partir de um estudo comparando as estaturas de pais e filhos. Na anlise descritiva dos dados, Galton observou que os pais altos tinham filhos altos, mas no to altos em mdia e que os pais baixos tinham filhos baixos, mas no to baixos em mdia, produzia-se o que ele denominou uma regresso mdia. Talvez os fenmenos em que se produz a famosa regresso mdia possam ser explicados com uma maior preciso com uma abordagem tipo anlise multifatorial.

2.c) Correlaes inferiores a 50%


Richard J. Herrnstein e Chrales Murray no seu livro The Bell Curve mencionam muitssimas referencias a estudos sobre a inteligncia humana e para o desenvolvimento das suas idias tomam como correlao aproximada os 50%, ficando-se num termo intermdio entre os partidrios da influncia gentica e os da influncia meio-ambiental. Tambm no h acordo sobre a estabilidade destas capacidades ao longo da vida, ainda que parece que est aceite que a influncia meio ambiental maior em idades precoces, seguindo uma influncia decrescente at maturidade, contrariamente ao que se podia esperar.

22/07/2010

Pgina 7

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

2.d) Altas correlaes em estudos com gmeos


Para tentar resolver as controvrsias foram-se realizando numerosos trabalhos, a maioria dos quais se basearam no estudo de gmeos idnticos ou monozigticos. Gmeos idnticos tm uma correlao de at 0.87 em relao inteligncia; em irmos no gmeos essa correlao oscila em torno a 0,55. Estes dados fazem parte de uma experincia de Jensen, em 1972, cuja concluso bsica era que 80% da varincia numa populao, em relao a nmeros de quociente intelectual, pode ser explicada por fatores herdados. Logicamente, se esta concluso estivesse correta teramos que assumir que a inteligncia uma capacidade basicamente de carter hereditrio ainda que no pr-determinado pela combinao gentica de acordo com as leis de Mendel. Convm recordar aqui o conceito de hereditariedade em sentido estrito que vem determinado pela relao entre a correlao observada e a esperada para um determinado carter. Nos casos em que a correlao esperada seja menor unidade produzir-se- uma correo da correlao em alta observada para a determinao do grau de hereditariedade.

2.e) Modelos economtricos complexos


Tambm se realizaram estudos de grande complexidade estatstica para tentar resolver a controvrsia. Dois deles chamaram-me a ateno pelas suas concluses. Acho que um eminentemente terico e outro prtico. O artigo "Heritability Estimates Versus Large Environmental Effects: The IQ Paradox Resolved" de William T. Dickens e de James R. Flynn afirma ter solucionado o problema mediante a introduo de variveis com desfasamento temporal. A meu ver, no surpreendente que se utilizamos variveis j de si correlacionadas e lhe acrescentamos uma certa retroalimentao pode chegar-se a resultados estatsticos altos. Por outro lado, o artigo tenta explicar o efeito Flynn ou ganhos observados nos coeficientes de inteligncia ao longo das distintas geraes. Em concreto de 20 pontos entre 1952 e 1982 em alguns pases. Outro estudo, discriminando fatores pr e ps-natais, do Colgio Mdico da Universidade de Pittsburgh, chega concluso de que o meio ambiente materno pr-natal exerce uma poderosa influncia sobre a inteligncia.

22/07/2010

Pgina 8

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

3. Dados fonte de teste de inteligncia (Teste QI)


3.a) Variveis disponveis Young Adulthood Study
O presente estudo estatstico realizou-se com os dados fonte de testes de inteligncia contidos no Young Adulthood Study, 1939-1967 (acessvel em arquivos eletrnicos desde 1079). Os dados dos testes de inteligncia (Testes QI) foram recolhidos por Virginia Crandall e encontram-se disponveis atravs do arquivo de Henry A. Murray Research Center of the Radcliffe Institute for Advanced Study, Harvard University, Cambridge Massachusetts (Produtor e distribuidor)
YOUNG ADULTHOOD STUDY (Dados fonte de testes QI)

Variveis Nome Referncia Perodo e teste de inteligncia Mes M 186 d12c66 T3 mes QI data (Teste de inteligncia OTIS) Pais P 187 d12c70 T3 pais QI data (Teste de inteligncia OTIS) Filhos C1/T1 201 d13cl62T1 Stanford-Binet QI score at ages 3, 6, 10-old/10 C2 217 d14cl62T2 Stanford-Binet QI score at ages 3, 6, 10-old/10 C3 233 d15cl62T3 Stanford-Binet QI score at ages 3, 6, 10-old/10 C4/T4 185 d12c62 T4 QI data at age 12 C5/WB273 d18c30 T4 Wechsler-Bellevue QI@ 13 yrs, perf C6 318 d20c62 Primary Mental Abilities-ttl(17-18 yrs.) C7 279 d18c54 T4 Wechsler-Bellevue QI, recent perf X3 = (C1+C4+C5) / 3 X6 = (C1+C2+C3+ C4+C5+C6) / 6 T1-d = C1 suavizado, 10% of X6

Nesta coleo de dados longitudinais de testes de inteligncia encontram-se as variveis que nos interessam: as relativas aos coeficientes de inteligncia dos pais e dos seus correspondentes filhos. Depois de uma anlise preliminar dos dados de testes QI disponveis, selecionaram-se a nica varivel de testes de inteligncia das mes (M) (Teste de inteligncia OTIS), a nica dos pais (P) (Teste de inteligncia OTIS) e a nica dos

22/07/2010

Pgina 9

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

filhos (H4) com 70 valores comuns, outras duas variveis de QI dos filhos (H1 e H5) com 69 valores comuns e mais trs dos filhos com menos valores comuns (H2, H3 e H6 com 58, 42 e 64 valores respectivamente). S as utilizarei para criar uma varivel com a mdia das seis variveis mencionadas dos filhos. Los datos de la muestra corresponden a familias de clase media y de raza blanca, siendo la media de su CI 110, ligeramente superior a la media. Asimismo, los datos de test de inteligencia se refieren para cada familia al padre, la madre y a un hijo.

Teste de inteligncia

Limitaciones datos de la muestra de test de inteligencia


Tamao de la muestra sta es una limitacin que podra ser muy seria pues, aunque la muestra en principio es de 70 valores (Teste Otis de pais, mes e filhos), en el anlisis por grupos se reduce a slo 7 grupos con 10 valores cada uno. Sin embargo, la agrupacin citada se hace para 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 y 10 valores. Adems se hacen diferentes agrupaciones dependiendo del orden de los 70 valores.

22/07/2010

Pgina 10

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

De esta forma, como veremos en los anlisis siguientes, se multiplica por ms de 100 el nmero de variables estudiadas. En el apartado resultados sorprendentes del Modelo Social se explica en detalle el tratamiento de la informacin. Todo ello har que el modelo utilizado se vuelva muy sensible a pequeas modificaciones de los datos por el efecto de las diferentes agrupaciones. Las diferentes variables suponen perspectivas diferentes de los mismos datos de test de inteligencia, dicho de otro modo, proporcionarn estimaciones de las correlaciones existentes en distintas dimensiones simultneamente. A mi juicio, esta sensibilidad del Modelo Social es el punto ms fuerte del mismo, pues los buenos ajustes obtenidos son muy significativos respecto a la bondad de la estructura de dicho modelo; sobre todo porque se han obtenido con las variables originales sin ninguna modificacin. La potencia del anlisis efectuado ha permitido conseguir los diversos objetivos marcados. Calidad de los datos estadsticos En cuanto a tipos de test o mtodos de evaluacin empleados, como se puede observar en el cuadro de variables seleccionadas, hay que remarcar que no han sido los mismos. Asimismo, hay que sealar la existencia de valores considerados extremos al no encontrarse dentro de un rango razonable. Para los padres y las madres, slo se dispone de un dato para cada uno, mientras que para los hijos existen diversas mediciones que, como veremos, no se encuentran muy correlacionadas entre ellas. Con todo, es de suponer que estas limitaciones refuerzan los resultados obtenidos puesto que con datos ms precisos sera de esperar una mejora de las correlaciones entre las variables. De igual manera, el ser una muestra relativamente homognea tambin debe operar en sentido contrario al objetivo del estudio pues ser ms difcil discriminar entre los valores de la misma. Supuestos acerca de la estabilidad temporal de la capacidad intelectual. Las diferentes variables de los hijos se han obtenido para distintas edades. Sin

22/07/2010

Pgina 11

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

que en este punto se haya llegado a una conclusin clara, se puede afirmar que en la simulacin del modelo no es incompatible la estabilidad temporal de los CI con los diferentes valores observados.

22/07/2010

Pgina 12

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

3.b) Correlao entre a escala Wechsler e Stanford-Binet


Este ponto ajuda a compreender as dificuldades intrnsecas do modelo original, as razes para a sua reformulao e inclusivamente a convenincia de efetuar uma simulao que confirme a bondade do modelo de trabalho da inteligncia. A primeira surpresa a observao das baixas correlaes, no j entre as variveis M e P com as H, mas tambm entre as prprias H, tanto entre a escala Wechsler e Stanford-Binet como entre variveis da mesma escala. Quadro estatstico de correlao na anlise preliminar entre os quocientes de inteligncia dos pais e das mes com os QI dos filhos (escala Wechsler e Stanford-Binet e habilidades mentais primrias).
Correlao entre a escala Wechsler e Stanford-Binet

Esta tabela estatstica ajuda a compreender as dificuldades intrnsecas do modelo original, as razes para a sua reformulao e inclusivamente a convenincia de efetuar uma simulao que confirme a bondade do modelo de trabalho da inteligncia O coeficiente r= 0,33 o maior entre as variveis H, com esta perspectiva parece difcil imaginar que se possam obter correlaes importantes entre os filhos e os seus pais e mes. No princpio, ainda no tinha pensado na agrupao de valores citada anteriormente e, perante estas correlaes, pensei em substituir os valores considerados muito dspares pelas suas mdias, mas a correlao das diferentes variveis das escalas Wechsler e Stanford-Binet continuava a ser realmente penosa. Estas apreciaes sobre a baixa ou no muito alta correlao entre as variveis H (escala Wechsler, Stanford-Binet e habilidades mentais primrias) fazem pensar que as medies efetuadas no so muito homogneas, visto que parece que geralmente aceite que o QI das pessoas permanece mais ou menos estvel a partir dos 6 anos. Vistas as diferenas das mdias das variveis utilizadas, decidi estandardiz-las para

22/07/2010

Pgina 13

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

um clculo adequado das variveis X3 e X6. Esta forma de calcular as mdias necessria para evitar distores e no coloca nenhum problema adicional, tendo em conta que no se pretende estudar a evoluo ou aumento geracional dos QI, porque se considera um fato provado e aceite, ainda que se ofeream diferentes explicaes sobre o assunto. No nosso caso, os dados lanam uma mdia das diferentes variveis dos filhos 10% superior mdia das dos pais e mes. Uma conseqncia da falta de preciso das medies dos QI a impossibilidade de selecionar 50% da amostra de forma circunstancial, para isolar os casos em que supostamente domina o gene ou cromossoma de menor potencial de acordo com o assinalado no modelo estatstico proposto inicialmente. como se tivssemos vrios retratos rob de cada filho que, por vezes, no se parecem nada, mas que, em conjunto, talvez nos permitam uma imagem relativamente ntida da pessoa. Outros fatores que podiam coadjuvar a citada impossibilidade so a caracterstica multifuncional do intelecto humano e que, como o prprio modelo indica, o QI do filho possa ser inferior ao mais pequeno dos progenitores por este no se encontrar inteiramente includo no maior. Mais adiante voltaremos a este aspecto. Como assinalei, esta anlise preliminar permitiu-me conhecer a dificuldades de conseguir resultados satisfatrios e que melhor utilizar os valores originais j que o seu tratamento, ainda que objetivo, no melhora os resultados obtidos de forma significativa. Tambm se utilizaram variveis centradas, ou seja, uma com limitao de 10% da diferena em relao mdia (T1-d) e as variveis X3 e X6 que so os valores mdios de trs e seis variveis respectivamente, como lgico e se ver posteriormente, a varivel X6 oferece melhores resultados por ser uma varivel que responde, sem dvida, melhor realidade por mdia de 6 variveis observacionais. (uma da escala de Wechsler, 4 do teste de Stanford-Binet e uma do teste de inteligncia de habilidades mentais primrias) A soluo vir com a reformulao do modelo e algo de imaginao.

22/07/2010

Pgina 14

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

4. Gentica mendeliana e TGECV


4.a) Modelo Individual com gentica mendeliana e mtodo VIG
A justificao argumental do mtodo de verificao da informao gentica que modula a combinao gentica mendeliana da inteligncia encontra-se exposta com detalhe no ttulo IVttulo IV do livro online da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida. O modelo estatstico desenhado para a sua validao experimental encontra-se igualmente explicado com detalhe no ttulo VI do mencionado livro online. Em seguida apresenta-se brevemente a formulao realizada do modelo da hereditariedade da inteligncia, baseada na combinao gentica mendeliana com as correes fornecidas pela TGECV.

Para contrastar a referida existncia do mtodo de verificao da informao gentica transmitida (VIG) devemos encontrar um modelo em que se cumpram as seguintes hipteses: Existncia da evoluo com aplicaes do mtodo VIG para uma determinada caracterstica ou capacidade objeto de estudo. Existncia de uma funo que nos mea o diferente potencial da referida capacidade. No nosso caso, vamos contrastar se se verifica o mtodo de Verificao da Informao Gentica (VIG) para o potencial medido pelas provas de inteligncia supondo que a estrutura do referido potencial est condicionado pela herana com as regras da combinao gentica mendeliana. Esta figura mostra a forma gentica da funo x(Q1) que vamos utilizar. Para um valor de quociente intelectual (QI) diz-nos que a probabilidade acumulada de que os QI da populao sejam iguais ou inferiores ao mesmo. Esta funo relacionar-nos- como cada um dos seus valores com o percentil

22/07/2010

Pgina 15

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

acumulado. As trs escalas mais comumente utilizadas so as de Wechsler, Stanford-Binet e Cattell, todas elas utilizam uma funo normal de mdia 100 mas diferenciam-se no desvio padro, estas so 15, 16 e 24 respectivamente. O resultado da combinao dos quatro genes tomados de 2 em 2 de acordo com a gentica mendeliana e aplicando o mtodo de Verificao da Informao Gentica (VIG) produzir os quatro casos diferentes de descendentes que mostra a figura.

Ainda que pudessem medir as capacidades de todos os genes, tambm no obteramos previses exatas do valor da capacidade do descendente para cada indivduo pela aleatoriedade da combinao gentica mendeliana. Alm do problema em relao ao conceito de inteligncia como conjunto de funes e de indeterminao exata da combinao gentica mendeliana pela sua natureza probabilstica, neste modelo realizaram-se vrias simplificaes para a sua exposio que se discutiro mais tarde. Posteriormente, para fazer as estimativas mais coerentes e melhorar as suas correlaes incorporaram-se melhorias em relao a: A melhoria interna da informao gentica em cada gerao, que poderia chegar a ser superior a 10%. A no significncia do gene de menor potencial na sua totalidade, salvo nica e exclusivamente na medida em que esteja includo no gene de maior potencial. Outro fator incorporado e confirmado empiricamente a correlao que existe entre o valor dos genes dos progenitores devido aos mecanismos

22/07/2010

Pgina 16

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

naturais conscientes ou inconscientes que, sem dvida, existem na natureza na hora de formar casal. Da mesma forma, como veremos realizaram-se estudos preliminares mediante anlises de sensibilidade para estimar os parmetros anteriores e a sua posterior incluso no modelo, visto que nada impede complicar o modelo se no final as estimativas so as mais corretas que com a mera combinao genticada teoria mendeliana modificada pelo mtodo de Verificao da Informao Gentica transmitida (VIG) proposto pela Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida (TGECV). Em definitivo, ser necessrio complicar o modelo inicial de evoluo da inteligncia do conjunto da teoria mendeliana e mtodo VIG para conseguir umas estimativas mais corretas, ainda que me atreveria a dizer, mais impressionantes. Por exemplo, pode-se assinalar a confirmao a posteriori do aumento de 10% em cada gerao no do quociente intelectual, mas sim da capacidade medida pelo mesmo.

22/07/2010

Pgina 17

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

4.b) Correlaes muito baixas do Modelo Individual


No estudo da teoria mendeliana com mtodo VIG o que nos interessa da estimativa pelo mtodo dos mnimos quadrados ordinrios no o valor dos parmetros que se podem obter, mas sim a bondade da estimativa, ou seja, o seu coeficiente de correlao (r) e o seu quadrado ou coeficiente de determinao (r); que nos mede a relao entre a varincia explicada e a varincia total. Comprovou-se em todos os casos que a relao estimada entre as variveis dependentes e independentes dos modelos analisados no se tenha produzido por acaso mediante o valor observado da funo estatstica F de Fisher. A tabela seguinte mostra as correlaes entre as diferentes variveis que intervm na simulao estatstica da combinao gentica mendeliana com o mtodo VIG.

Gentica mendeliana em evoluo da inteligncia

Por um lado, esto as trs variveis originais dos filhos T1, T4 WB, a T1 corrigida com os valores extremos, a X3 e a X6. O outro conjunto de variveis formado pela varivel que prope o modelo da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida como coeficiente de inteligncia esperado dos descendentes, a componente da combinao mendeliana de genes M1P1, a semi-soma dos pais e das mes (M+P)/2 e ambas variveis ao mesmo tempo M&P. O melhor resultado do quadro de resultados estatsticos do Modelo Individual da evoluo da inteligncia com a combinao gentica mendeliana e o mtodo VIG obtm-se utilizando as variveis M e P simultaneamente. No entanto continua a ser baixssimo e muito por debaixo da dependncia geralmente aceite que situa o nvel inferior em 0.35 e o mximo a nveis de 0,80 em todos os estudos com gmeos. A correo por parentesco com a relao entre correlaes esperadas e observadas para determinar o grau de hereditariedade no se pode efetuar visto que se desconhece a priori a correlao esperada entre pais e filhos.

22/07/2010

Pgina 18

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Inclusivamente se fossem 50% dos resultados corrigidos continuariam sendo muito baixos, apesar de que se situariam em torno ao nvel inferior de 0,35 assinalado mais acima. Este fato, juntamente com as grandes variaes entre os valores das variveis correspondentes aos mesmos filhos parece justificar os resultados to baixos e foram a reformulao do modelo do apartado seguinte e mantendo a mecnica da gentica mendeliana e as propostas da Teoria da Evoluo Condicionada da Vida.

22/07/2010

Pgina 19

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

5. Modelos de dados da Inteligncia Social


5.a) Critrio estatstico de ordenao das variveis em grupos homogneos
O dbil ajuste obtido no apartado anterior era previsvel, j se comentava nas especificaes iniciais do modelo estatstico, que o estimador proposto seria sem enviesamento amostral, mas que a sua varincia seria muito grande devido ao carter aleatrio da combinao gentica mendeliana. Tambm assinalei a impossibilidade de corrigir o referido problema selecionando unicamente 50% da amostra, onde os desvios deveriam ser os mesmos, pela falta de preciso das medies efetuadas e da prpria expresso temporal e funcional da inteligncia. O problema de maior envergadura que a esperada. Uma forma de superar as limitaes citadas foi a de agrupar os elementos da amostra, configurando o que poderamos denominar inteligncia social ou de grupos, de forma a que nos novos elementos se encontrem compensadas as diferenas devidas tanto aos possveis erros de medio como s variaes ou diferenas provocadas pela combinao gentica. Esta agrupao, por si s, mo seria suficiente uma vez que os valores de todas as variveis tenderiam mdia da populao total ao fazer grupos maiores. Com carter prvio agrupao tem de efetuar-se uma reordenao da amostra em funo de alguma varivel como M1P1 ou (M+P)/2, com a finalidade de conseguir grupos homogneos que: Maximizem a eficcia das compensaes citadas anteriormente. Se diferenciem entre si com a maior clareza possvel para permitir um ajuste adequado da tendncia ou proporo da inteligncia social entre as variveis do modelo. Para cada varivel geraram-se 110 variveis diferentes em funo da distinta agregao efetuada; ou seja, dez agrupaes distintas com onze critrios estatsticos de ordenao das variveis estudadas, entre os quais inclumos a ordem inicial proporcionada pelos dados do Young Adulthood Study, ou seja, sem ordem conhecida. As variveis utilizadas como critrios estatsticos de ordenao de valores foram M, P, R, M1P1, (MM+P)/2, H1, H2, H3 e W; entendendo por variveis H as dos filhos que se estejam a estudar numa anlise particular. A varivel 2P2M ser a

22/07/2010

Pgina 20

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

oposta conceptualmente a M1P1 e W as variveis geradas artificialmente na simulao do modelo. O grfico seguinte contm o nmero de valores da amostra que existir para cada tamanho de grupo.

As estimativas com grupos grandes tendero a ser mais estveis por terem mais valores incorporados e estar mais centrados por terem muitas possibilidades de que as diferenas se compensem internamente. Mas, ao mesmo tempo, sero mais sensveis pelo reduzido nmero de valores para realizar as estimativas e a diferente localizao de valores extremos. Em qualquer caso, o que se consegue uma anlise mltipla pelas diferentes dimenses em que realiza. Isto permitir examinar e, se necessrio, entender a coerncia dos resultados.

22/07/2010

Pgina 21

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

5.b) Investigao quantitativa


Modelo de dados estatsticos para verificar a existncia de uma engenharia gentica natural na evoluo da inteligncia de acordo com a Teoria Cognitiva Global. A principal concluso da investigao quantitativa de quocientes de inteligncia da escala Wechsler e Stanford-Binet sobre a importncia da gentica evolutiva da inteligncia, no modelo com gentica mendeliana e a Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida, a confirmao da bondade dos ajustes pela agrupao dos valores e a sua ordenao prvia. As correlaes alcanadas, apesar das limitaes da informao disponvel, permitem afirmar que as caractersticas recolhidas pelos testes de inteligncia so fundamentalmente transmitidas de uma gerao para outra. Como se pode observar tanto nos grficos como no quadros resume da investigao quantitativa os resultados so bastante surpreendentes. Sobretudo, o fato da sensibilidade do Modelo da Inteligncia Social ao critrio estatstico de ordenao, aspecto que nos permitiria chegar a concluses importantes. O grande aumento da correlao para a estimativa com grupos homogneos no se pode imputar descida de 68 a 5 ou 4 graus de liberdade, dado que a estimativa com grupos no homogneos ou sem reordenao prvia tem os mesmos graus de liberdade e a correlao inclusivamente desce em relao amostra sem agrupar. O Modelo de dados da Inteligncia Social examinou-se na sua dupla funo, por um lado a anlise estatstica dos QI dos filhos na escala Wechsler e Stanford-Binet em relao funo objetivo R determinada de acordo com a TGECV a gentica mendeliana e, por outro a investigao quantitativa dos QI dos filhos em relao s variveis de QI das mes (M) e dos pais (P) diretamente, para permitir uma anlise comparativa para o caso da gentica humana. Neste ltimo caso a estimativa da regresso mltipla realizou-se pelo mtodo de mnimos quadrados ordinrios. Da mesma forma, para ambas formulaes utilizaram-se quatro critrios estatsticos de ordenao prvia de valores correspondentes s variveis marcadas com (*)
5.b.1. Variveis originais - Wechsler e Stanford-Binet teste

O efeito da reformulao do Modelo Individual v-se primeira vista, o novo modelo de investigao quantitativa de gentica evolutiva com coeficientes de inteligncia ajusta-se perfeitamente, chegando a um r superior a 0,9 em vrios casos. Tambm interessante verificar o fato de que a funo objetivo R proposta pela

22/07/2010

Pgina 22

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida quase to potente como as variveis M e P juntas. Em relao aos critrios estatsticos de ordenao (*), as variveis (M+P)/2, M1P1 e R revelam-se semelhantes, destacando a varivel WB quando se utiliza como critrio de ordenao.
MODELO SOCIAL: T1, T4 y WB

Funo objetivo Ordem (M+P)/2 M1P1 R WB q511 q513 q515 q517 R 12,48 12,17 12,07 13,22 0,67 0,87 0,74 0,92

M&P q512 q514 q516 q518 13,05 13,28 13,05 14,68 0,80 0,87 0,75 0,99

Grficos ICMG r mx. Grficos ICMG r mx.

Se efetuamos uma estimativa em relao s variveis M e P, o r que se obtm chega a 0,99 para a varivel T1 quando o critrio estatstico de ordenao prvia a varivel WB. possvel que se deva a que esta varivel incorpora todos os efeitos envolvidos na gerao natural dos coeficientes observados. As variveis M1P1 e R s incorporam, por agora, o efeito de parte ou toda a combinao gentica mendeliana respectivamente e, por tanto, a melhor a varivel final WB. No entanto, este fato no se produz em todos os casos da investigao quantitativa. Certamente, devido incorporao das diferenas devidas expresso e medio dos coeficientes H, coisa que no acontece com as variveis M1P1 e R. Alm disso, seguramente o modelo de investigao quantitativa ao dispor de mais liberdade com as duas variveis M e P se ajuste melhor pelo seu efeito estatstico ou, simplesmente, os dados de que dispomos so um caso particular. Convm assinalar que este quadro nos ajuda a termos uma idia da relao que existe entre os ICMG e os r mximos. Um aspecto que no aprofundei, e que parece interessante, a diferente forma dos grficos dos valores sem ordem prvia. A T4 e a WB por um lado e a T1 por

22/07/2010

Pgina 23

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

outro. As correlaes desta ltima mostram os dentes de serra tpicos dos valores ordenados com maior clareza mas sem a tendncia ascendente. como se existisse um desvio unicamente na varivel T1 no recolhida no modelo que se compensa em grande medida, portanto deve ser aleatria e, ao mesmo tempo, independente do valor dos coeficientes de inteligncia. Talvez se deva curta idade dos filhos quando se realizou o referido teste de inteligncia. O citado desvio produz-se para as correlaes com a funo R como varivel explicativa e para M & P como variveis explicativas. Ainda que, para o segundo caso a compensao muito mais exata e poderia indicar que de alguma forma se perde informao relativa a este desvio na criao da funo R a partir das variveis M & P.

22/07/2010

Pgina 24

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

5.b.2. Variveis centradas Anlise estatstica com combinaes de Wechsler e Stanford-Binet teste

Alm disso, seguramente o modelo de investigao quantitativa ao dispor de mais liberdade com as duas variveis M e P se ajuste melhor pelo seu efeito estatstico ou, simplesmente, os dados de que dispomos so um caso particular. Convm assinalar que este quadro nos ajuda a termos uma idia da relao que existe entre os ICMG e os r mximos. Um aspecto que no aprofundei, e que parece interessante, a diferente forma dos grficos dos valores sem ordem prvia. A T4 e a WB por um lado e a T1 por outro. As correlaes desta ltima mostram os dentes de serra tpicos dos valores ordenados com maior clareza mas sem a tendncia ascendente.
MODELO SOCIAL: T1-d, X3 y X6

Funo objetivo Ordem R Grficos ICMG (M+P)/2 M1P1 R X6 q521 q523 q525 q527 15,71 14,98 15,02 15,05 r mx. 0,79 0,92 0,89 0,91

M&P Grficos ICMG r mx. q522 q524 q526 q528 16,03 16,07 15,88 17,20 0,80 0,92 0,90 0,88

como se existisse um desvio unicamente na varivel T1 no recolhida no modelo que se compensa em grande medida, portanto deve ser aleatria e, ao mesmo tempo, independente do valor dos coeficientes de inteligncia. Talvez se deva curta idade dos filhos quando se realizou o referido teste de inteligncia. O citado desvio produz-se para as correlaes com a funo R como varivel explicativa e para M & P como variveis explicativas. Ainda que, para o segundo caso a compensao muito mais exata e poderia indicar que de alguma forma se perde informao relativa a este desvio na criao da funo R a partir das variveis M & P. 5.b.2. Variveis centradas Anlise estatstica com combinaes de Wechsler e

22/07/2010

Pgina 25

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Stanford-Binet teste. Denominam-se variveis centradas as que incorporam algum tipo de correo, ou dos extremos ou por ser mdia de outras variveis Wechsler e Stanford-Binet teste, como so a T1-d, as X3 e as X6, todas elas dos filhos. Como era de esperar, a compensao dos desvios mais ou menos aleatrios nos valores das variveis centradas faz com que a nova anlise estatstica se ajuste significativamente melhor que o modelo com variveis originais. Alm disso, quanto mais centrada a varivel, melhor ajuste proporciona em quase todos os casos. Tanto assim que nos oito grficos deste modelo o ndice de correlao multidimensional global (ICMG) maior do que o mximo ICMG do modelo com variveis originais do quociente intelectual. Em relao aos coeficientes de determinao r h que assinalar que em todos os grficos do modelo se obtm valores de 0,79 ou superiores. Pelos maiores coeficientes de determinao r de cada grfico, por um lado, a varivel objetivo R supera as variveis M e P juntas, com o critrio de ordenao X6 e, por outro lado, que o criterio de ordenao M1P1 superior ao critrio WB. interessante verificar o fato de que a funo objetivo R quase to potente como as variveis M & P juntas. Alcanando valores totalmente semelhantes no que diz respeito aos maiores coeficientes de determinao r de cada grfico. Em relao aos critrios de ordenao (*), as quatro variveis (M+P)/2, M1P1, R e X6 revelam-se semelhantes, destacam pelo ICMG a varivel X6 quando se utilizam as variveis M & P como variveis explicativas e a (M+P) quando a varivel explicativa a funo R. Agora, se olharmos para os grficos das variveis centradas da investigao correlacional, compostas pela T1-d, que tinha um mximo de 10% de margem de oscilao em relao mdia, e pla X3 e a X6, podemos observar em primeiro lugar que o grfica Rm.cen.3 tem uma beleza singular pela sua forma e pelo seu contedo. Este grfico mostra-nos, media que mudamos de varivel no sentido de menor a maior centrada, como vai subindo a correlao com a varivel R proposta pela TGECV at chegar a superar 90% (ICMG=14,98) Depois de tudo, as variveis disponveis na investigao quantitativa no so to ms como parecia ao incio. Em concreto, o resultado coerente com a suposio de que estas variveis centradas devem ter menos problemas com a variabilidade

22/07/2010

Pgina 26

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

na expresso da capacidade intelectual e na medio dos coeficientes de inteligncia, visto que, em se mesmas, so uma forma de compensao destes desvios. Por outro lado, visto o paralelismo entre a varivel T1-d e as X3 e X6 por um lado e as boas correlaes que proporcionam por outro, podemos concluir que a correo efetuada, em relao a permitir unicamente uma margem de 10% de variao em relao mdia na varivel T1, uma suposio razovel. Se bem que este no to bom como as variveis X3 e X6. Outro elemento a destacar a eficcia do desenho da anlise multidimensional que estamos a utilizar, visto que nos permite retirar algumas concluses com relativa facilidade e, ao mesmo tempo, com um alto grau de coerncia e segurana nos raciocnios seguidos. H que ter em conta que estamos a falar de grupos de dez elementos no mximo e que pela tendncia com grupos de 20 a correlao ser maior. Em definitivo, a anlise estatstica com variveis centradas refora a concluso da investigao quantitativa do modelo com variveis originais em relao transmisso da inteligncia de uma gerao a outra e deixa pouca margem de dvida, dadas as muito elevadas correlaes obtidas.

22/07/2010

Pgina 27

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

5.c) Anlise estatstica da natureza da inteligncia


O Mtodo de Verificao da Informao Gentica (VIG). O objetivo principal da abordagem quantitativa da anlise estatstica no era comprovar o carter hereditrio da inteligncia porque sim, mas antes demonstrar a natureza da inteligncia em relao existncia e funcionamento do mtodo de verificao da informao gentica apontado pela TGECV -Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida- para o caso particular da inteligncia. A anlise da inteligncia mediante os conceitos das clssicas leis de Mendel de gene recessivo e gene dominante ou, mais propriamente dito, a determinao dos critrios para identificar o cromossoma ou gene significativo e os mecanismos de expresso do cdigo gentico intelectual em sentido estrito.

Esfera mgica
(Imagen de dominio pblico)

Nos quadros de resultados da investigao quantitativa da simulao da evoluo da inteligncia e nos seus grficos correspondentes de correlao e regresso mltipla comprova-se como o critrio de ordenao em funo de M1P1 francamente bom, confirmando as previses de comportamento correspondentes aos mecanismos de expresso gentica derivados da presena do mtodo de verificao da informao gentica VIG na natureza da inteligncia. H que ter em conta que pela combinao gentica mendeliana, se o mtodo de

22/07/2010

Pgina 28

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

verificao da informao gentica VIG se encontra presente na natureza da inteligncia, as variveis H dos filhos tm na sua configurao precisamente a componente M1P1 com uma probabilidade de 50%. Tambm o fato de que a varivel R, tanto como funo objetivo como critrio estatstico de ordenao na simulao da inteligncia, seja muito boa, tem sentido porque tem melhores dados ao incorporar de forma efetiva o elemento resultante da combinao gentica de acordo com as leis de Mendel. estranho que, apesar disso, se revele algo pior que a M1P1 como critrio estatstico de ordenao.
A NATUREZA DA INTELIGNCIA SOCIAL MTODO VIG

Funo objetivo Ordem R Grficos ICMG r mx. 0,61 0,59 0,61 0,67 0,69 0,56

M&P Grficos ICMG r mx.

T1, T4 y WB M P 2P2M M P 2P2M q531 q533 q535 q541 q543 q545 8,48 9,44 7,55 11,79 12,28 9,20 q532 q534 q536 q542 q544 q546 9,16 12,52 10,25 12,14 14,38 12,39 0,69 0,78 0,73 0,71 0,80 0,70

T1-d, X3 y X6

Para nos assegurarmos da natureza da inteligncia em relao ao comportamento previsto pelo mtodo de verificao da informao gentica VIG, vamos utilizar um critrio estatstico especial, a ordem oposta de M1P1, ou seja, a ordem do vetor de valores resultante de utilizar o maior QI de M2 e P2, que chamaremos 2P2M. O resultado da simulao da inteligncia substancialmente mais pobre com 2P2M do que com o M1P1 pelo que podemos assumir, com maior rigor e enquanto no se demonstre o contrrio, que o mtodo VIG ou algo semelhante se encontra

22/07/2010

Pgina 29

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

operativo na herana dos caracteres associados inteligncia numa abordagem famlia. A preciso dos resultados da anlise da inteligncia realmente importante na hora de interpret-los com certa segurana, quando as linhas correspondentes s variveis H dos filhos e as suas diferentes agrupaes seguem uma tendncia semelhante podemos assumir que os resultados no so conseqncia de coincidncias estatsticas. Isto acontece especialmente com as variveis X3 e X6. Para maior abundncia da anlise da inteligncia, e para efeitos comparativos, vamos observar o comportamento na natureza da inteligncia das mesmas variveis centradas, por se considerarem mais precisas, ao ordenar as referidas variveis na simulao da Inteligncia Social de outras duas formas especiais, em concreto, os vetores M das mes e P dos pais como critrios estatsticos de ordenao. Para estas variveis dos progenitores o resultado da simulao da evoluo da inteligncia superior ao obtido com a varivel 2P2M, mas continua a ser bastante inferior ao correspondente varivel M1P1. Tambm convm assinalar que com as variveis originais os resultados da simulao da inteligncia so igualmente mais pobres. Uma questo desta anlise da inteligncia que podia ser curiosa a diferena entre M e P, perante os grficos, a primeira parece algo mais significativa como critrio de ordenao enquanto que a sua correlao com X3 e X6 era menos que a da varivel P. Independentemente da quantidade, aquilo em que se diferencial e ao mesmo tempo so semelhantes, que como se as curvas desenhadas numas e noutras imagens se estivessem vendo ao espelho. Ser para variar! Esta questo entre M e P sempre foi muito sensvel na sociologia da inteligncia, lembro-me quando os primeiros humanos se aperceberam de eram sempre as mulheres as que tinham filhos, houve grandes e violentas discusses sobre a importncia do matriarcado, especialmente, na sua vertente econmica. Inclusivamente para muitas pessoas a discusso sempre estar viva porque se descobrem novas coisinhas...

22/07/2010

Pgina 30

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

6. Modelos de simulao estatstica: Modelo Global


6.a) Simulao estatstica da evoluo da inteligncia
Valores reais e valores observados O Modelo Social ou Modelo Individual devidamente reformulado serviu-nos para determinar que o gene significativo ou informao gentica da inteligncia o de menor potencial. Agora, se o modelo genrico proposto pela Teoria da Evoluo Condicionada da Vida (TGECV) est correto deveramos poder realizar uma simulao estatstica de processos de herana biolgica capaz de criar uma varivel artificial W de coeficientes de inteligncia que se comportasse como os dados estatsticos observados no estudo longitudinal. A segunda grande surpresa, para mi, foi o fracasso do modelo da inteligncia social simplificado para conseguir este objetivo de simulao estatstica dos processos e mecanismos de herana biolgica. A introduo da evoluo no sentido apontado pela Teoria da Evoluo Condicionada da Vida e da capacidade de gerar variveis quantitativas com perturbaes que as aproximem s variveis reais define-nos um novo modelo que chamarei Modelo Global para facilitar as referencias ao mesmo no prprio raciocnio.
DESENVOLVIMENTO QUOCIENTES DE INTELIGNCIA ARTIFICIAIS

Grficos q550 q560

Tema ICMW ICMW

Observaes Muito grande Ssemelhante a ICMG

O resultado tpico da varivel gerada W pode observar-se no grfico Sim.des.ori.1. Tendo em conta que W tem componentes aleatrias, o grfico representa a mdia de 10 estimativas para as correlaes correspondentes da simulao estatstica de QI. A correlao da varivel de coeficientes artificiais de inteligncia W est muito acima das variveis naturais, o ndice de correlao multidimensional (ICM)

22/07/2010

Pgina 31

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

multiplicou-se por 3 para efeitos comparativos, superior a 25. Como sabemos, as diferenas nos valores correspondentes s medies do quociente de inteligncia das mesmas pessoas podem ser muito grandes. Sem dvida existem desvios devidos diferente expresso da capacidade em cada momento, e com maior motivo, em anos diferentes. Outro fator que provoca ou pode provocar o mesmo tipo de desvios o teste particular utilizado e inclusivamente cada prova especfica dentro de um teste de inteligncia standard. Consequentemente, podemos introduzir nos algoritmos genticos da simulao estatstica um fator adicional de aleatoriedade por estas causas, para melhoras a simulao dos processos reais. Ainda que as diferenas observadas sejam superiores a 10% em relao mdia nalguns casos, introduzirei com a ajuda de nmeros aleatrios um desvio mdio de 3% para cima e de 3% para baixo. Pela mesma razo que introduzi elementos de erro nas variveis H dos filhos, deve colocar-se um mesmo padro de erro nas variveis M de mes e P de pais a realizar a simulao estatstica dos processos numa abordagem famlia pela herana gentica dos genes masculinos e femininos. Contudo, a correlao da varivel estatstica objeto de simulao no Modelo Global no desce de forma importante.

22/07/2010

Pgina 32

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

6.b) Complexidade da simulao estatstica com algoritmos de otimizao


necessrio introduzir mais elementos para que os modelos de simulao estatstica da evoluo da inteligncia sejam aceitveis. Contudo, comeam a aparecer uns nveis de complexidade elevados nos algoritmos de otimizao estatstica e o objetivo no fcil, visto que deve baixar a correlao nos grupos sem ordenar, sobretudo nos grupos pequenos. Ao mesmo tempo, nos grupos ordenados deve baixar-se a correlao nos grupos pequenos e mant-la nos grandes.
6.b.1. Afinidade gentica

A primeira coisa que teremos que tentar eliminar as simplificaes realizadas na argumentao terica do modelo de evoluo da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida. Em relao a isto, pode incluir-se nos algoritmos do modelo de simulao estatstica de evoluo da inteligncia o interessante efeito filtro sobre a afinidade gentica dos progenitores que menciona a citada teoria tendo em conta que o potencial resultante da combinao gentica ser igual interseo dos potenciais e no ao potencial do menor gene ou cromossoma. Claro que a diminuio devida falta de afinidade gentica seguramente no ser fixa em todos os casos e, portanto, ser tratada na simulao dos processos como uma varivel estatstica aleatria, ou seja, criaremos com nmeros aleatrios outra margem de 3% em mais ou menos pelo possvel efeito arrastado dos progenitores. Depois de ter em conta o efeito filtro ou afinidade gentica, a correlao voltou a baixar, mas no muito. Por seu lado, a complexidade dos algoritmos de otimizao da simulao estatstica da evoluo da inteligncia vai aumentando.

22/07/2010

Pgina 33

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

6.b.2. Anlise de sensibilidade O Modelo Globus

Um dos objetivos do Estudo EDI era experimentar o modo de operar da natureza na transmisso da informao gentica da inteligncia. Sinceramente, no pensava que o modelo estatstico pudesse ter tanta sensibilidade, mas enganei-me e, a meu ver, confirma abertamente as previses da TGECV. Uma das simplificaes realizadas refere-se ao modelo terico da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida, e este indica-nos que existe evoluo, que efetivamente o meio ambiente influencia, mas de uma forma mais geral, ou seja, a capacidade aumenta ao longo da vida e transmite-se descendncia. Tambm temos a possibilidade de introduzir elementos assimtricos nos algoritmos da simulao estatstica de forma a que nos ajude a alcanar o nosso objetivo. Podemos distinguir entre evoluo interna e evoluo externa. A evoluo interna s se produzir nos genes masculinos que so os que se renovam constantemente na natureza. Lamento, mas a TGECV, em consonncia com o que a mim me ensinaram quando era pequeno, recorda que os vulos esto fixos desde idades muito prematuras das meninas, pelo que parece complicado que os genes femininos possam incorporar muitas modificaes. Alm disso, segundo o referido modelo, pode-se distinguir entre evoluo interna direta e indireta; na primeira, o potencial aumentar numa porcentagem sobre o seu mesmo valor enquanto que na segunda o incremento de potencial de um gene masculino se unir com o potencial do correspondente gene feminino e vice-versa. Isto implicar uma assimetria adicional e far baixar a correlao um pouco mais no modelo de simulao estatstica do que se a variao proporcional ao potencial do mesmo gene. Agora, pode dizer-se que estamos a chegar a nveis de complexidade estatstica muito elevados. No obstante, convm recordar que a potencia dos computadores atuais simplifica enormemente a realizao dos modelos de simulao estatstica destes processos genticos da evoluo da inteligncia.

22/07/2010

Pgina 34

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

MODELO GLOBUS (Grficos Modelo Global parametrizado)

varivel X3 q573

varivel X6 q576

seleccin sexual con X6 q577 Sper Modelo Globus

AJUSTE DA EVOLUO INTERNA

Parmetros Evo. interna Direta. Indireta. Mes 5 3 1 Nula 0 Pais 1 2 3 4 5 6 7 1 3 3 4 5 6 7 0 5 3 1

T1-d, X3 e X6 e critrio de ordenan M1P1 Funo objetivo R Grficos ICMG q571 q523 q563 M&P r r Grficos ICMG mx. mx. q572 q524 q564 14,46 0,72 14,81 0,82 13,89 0,80 16,07 0,92 16,10 0,87 16,10 0,87 16,47 0,84 16,73 0,84 17,77 0,89 16,74 0,95 15,56 0,83

14,14 0,72 14,21 0,82 13,49 0,80 14,98 0,92 14,06 0,83 14,79 0,87 15,33 0,84 15,09 0,84 15,61 0,89 14,30 0,95 13,25 0,83

Os parmetros da evoluo interna afetam a funo objetivo R e a ordem M1P1

22/07/2010

Pgina 35

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Igualmente com os algoritmos de otimizao provou-se um fator lgico de evoluo interna mnima, tendo-se descartado posteriormente porque pioraria os ajustes obtidos. Tendo em conta que os parmetros de evoluo interna afetaro a funo objetivo R e a varivel quantitativa M1P1 de ordenao prvia da amostra, o efeito sobre as correlaes de mudanas nestes parmetros deveria indicar-nos a bondade das especificaes e, mediante a anlise de sensibilidade dos parmetros, a sua magnitude tima. A todos estes mecanismos dos modelos de simulao estatstica da evoluo da inteligncia que permitem a anlise de sensibilidade ao que eu chamo algoritmos de otimizao. A sua complexidade deriva tanto das funes matemticas necessrias para o seu tratamento estatstico como a grande acumulao de pequenos conceitos e inovaes.

Evoluo da inteligncia

Noutro apartado j comentei que aproximadamente se tero calculado uns 500 milhes de coeficientes de correlao em todo o Estudo EDI sobre a evoluo e desenho da inteligncia. Para me referir a este tipo de algoritmos de otimizao e anlise de sensibilidade e a sua distinta apresentao grfica do Modelo Global estabeleci um novo nome:

Modelo Globus.

22/07/2010

Pgina 36

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

A anlise com variveis originais no to conclusiva como a realizada com variveis centradas, pois estas ltimas geram resultados mais precisos. O quadro mostra as variaes dos resultados em funo dos parmetros de evoluo. Em particular pode observar-se como o melhor ajuste se obtm para um valor de 5 para os parmetros de evoluo interna tanto direta como indireta. Convm sublinhar que a diferena nos ICMG , a meu ver, suficientemente significativa. Se se observam os grficos correspondentes compreender-se- facilmente esta afirmao com a preparao do modelo de quadros estatsticos para a anlise de sensibilidade do modelo de evoluo da inteligncia aos parmetros de evoluo interna. Com as tabelas estatsticas, a complexidade dos algoritmos de otimizao transforma-se numa imediata percepo visual das relaes subjacentes no modelo.

Algoritmos de otimizao

Independentemente de que possam visualizar todos os grficos, mostraremos aqui a que registra um maior ajuste para a funo R. Sobretudo h que reparar que a melhoria mais clara para as variveis estatsticas de mdias de valores X3 e X6, visto que a T1-d piora um pouco em relao R mas no em relao M&P. como se esta perdesse alguma coisa da sua personalidade ao recortar-lhe os picos. A figura seguinte mostra os mesmos resultados do modelo de simulao estatstica

22/07/2010

Pgina 37

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

que o quadro Algoritmos de Otimizao da evoluo interna com a forma grfica do modelo Globus. Dado o elevado grau de sensibilidade social que este aspecto pode ter e a complexidade tcnica mencionada anteriormente, no modelo de simulao estatstica da evoluo comprovou-se se a suposio contrria funcionaria da mesma forma, por outras palavras, supondo que s as mulheres mudassem os genes. No mesmo quadro podem ver-se os resultados dos algoritmos de otimizao; como era de esperar, os ajustes so inclusivamente piores do que com uma situao de evoluo nula. A TGECV, teoria subjacente a esta anlise estatstica, explica em detalhe a argumentao bsica que, a meu ver, anula qualquer interpretao sexista dos resultados, dada a diferente funo biolgica do homem e da mulher. interessante examinar separadamente a varivel X3 e depois a varivel X6 que, sem dvida, so muito mais claras e deveriam ser a mais prxima realidade. O pico que se observa para a evoluo nula ou o que seria estatisticamente equivalente, que ambos sexos contribussem para a evoluo interna na mesma percentagem, tem uma explicao realmente difcil do ponto de vista da gentica. Mas estando a comentar a complexidade desses algoritmos de otimizao, ocorreme uma idia algo aventurada, entre outras coisas, poderia tratar-se da possibilidade de que no todos os homens levem a cabo a melhoria dos genes por falta de confiana da natureza perante determinados indicadores, como por exemplo que existam poucas modificaes. Neste suposto caso, dada a sensibilidade do modelo de simulao estatstica da evoluo e das variveis normalizadas, o primeiro desvio de um por cento desvirtuaria as correlaes, enquanto que quando nos aproximamos ao valor timo, o efeito de uma percentagem correta de evoluo interna superaria o anterior. Em qualquer caso, o ponto timo de 5% de evoluo interna direta e de outros 5% de indireta dos genes transmitidos pelos homens manifesta-se com bastante clareza. A questo no to grave como pode parecer se se entende um pouco a TGECV, a diferenciao sexual significa diferenas, especializao, etc. As mulheres tm a importante e difcil tarefa do desenvolvimento inicial das crianas que implica uma especializao em tecnologia de materiais. Para isso utiliza-se o parmetro de evoluo externa endgena nos algoritmos genticos da simulao estatstica, que inclui este efeito evolutivo gerado pelas mulheres; em

22/07/2010

Pgina 38

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

concreto, poderia supor uma mdia de aumento de 5% com distribuio aleatria, ainda que a sua comprovao no possa efetuar-se por agora dado que a sua variao no afeta nem as funes objetivo nem os critrios de ordenao dos algoritmos de otimizao. Outra possibilidade lgica que o aumento gerado pelos homens inclua tambm certas mudanas devidas melhoria dos materiais disponveis graas melhoria na qualidade da sua construo quando estavam dentro das suas mes. Por outro lado, muito possvel que os seus genes cumpram tanto a funo de cpia de segurana como a de maximizar a garantia da viabilidade do novo ser. Caso contrrio, a Natureza seria o primeiro com programador quando adquire certo grau de complexidade e trabalho acumulado. De fato, este o resultado mais espetacular sobre os parmetros da evoluo deste estudo. Eu diria que, se no se pode refutar, significaria mais ou menos que se tenha que aceitar a Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida (TGECV) e, pelo menos, na sua idia principal da existncia de uma evoluo finalista e o abandono da teoria das mutaes aleatrias e, conseguintemente, da seleo natural como principal mecanismo da evoluo. A complexidade dos algoritmos de otimizao da evoluo biolgica da inteligncia no deveria ser desculpa para no reconhecer a evidncia estatstica.

22/07/2010

Pgina 39

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

6.b.3. Problemas genticos

Limitaes funcionais Apesar de outros objetivos alcanados, at agora no se baixaram as correlaes de W de forma satisfatria. Definitivamente necessrio algo importante ou relevante que baixe as correlaes suficientemente, por isso, depois de lhe dar umas quantas voltas, introduzi o que denomino limitaes funcionais devidas a causas diversas, entre as que se podem destacar problemas genticos nos mecanismos iniciais do desenvolvimento. Para situ-lo em algum momento, depois da combinao gentica mendeliana e do filtro de afinidade podemos supor que existe algo assim como acidentes ou problemas genticos que diminuem em 30 pontos os coeficientes de inteligncia esperados. Realizou-se uma anlise de sensibilidade deste parmetro quantitativo associado a problemas hereditrios para determinar que a referida quantidade a que melhores ajustes produz. Logicamente, por limitaes derivadas de problemas genticos prvios que no se reproduzam h que incluir subidas repentinas da metade de 30 com a mesma probabilidade de ocorrncia. Digo metade pelo efeito da significncia dos diferentes potenciais e a sua mudana para coeficientes finais. Por outro lado, estas limitaes funcionais ou problemas genticos j estavam previstos no modelo de evoluo da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida, ainda que por simplificao expositiva e falta de concreo no se tinha feito especial meno s mesmas. Se apareciam com toda a claridade, pelo contrrio, na simulao da teoria da evoluo realizada no programa grtis de bilhar Esnuka (1991). Nas suas instrues diz-se: O crculo negro ou branco no centro da bola representa o nmero de faltas cometidas pelos jogadores e pelos genes so portadores dos mesmos, portanto podem mudar com os processos evolutivos. Da mesma forma, representam a probabilidade de acidentes genticos nos citados processos, acidente que, em caso de ocorrer, significar situar-se no escalo mais baixo da escala utilizada. De acordo com o programa Esnuka e com as provas estatsticas realizadas, estas limitaes devidas a que existem problemas genticos aparecero uma em cada cinco vezes no sentido negativo e tambm uma de cada cinco vezes aparecero em sentido positivo, mas com metade da intensidade. A explicao da existncia destas limitaes funcionais ou problemas de gentica

22/07/2010

Pgina 40

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

pode ser de diversa natureza, entre as possveis causas podemos citar as seguintes: provvel que algumas das funes integrantes da inteligncia no se encontrem no mesmo cromossoma que o resto e, consequentemente, segam uma combinao mendeliana diferente, provocando descontinuidades adicionais na determinao final do potencial intelectual.

Problemas genticos
(Imagen de dominio pblico)

Para o desenvolvimento do novo ser so necessrios materiais especficos, nem todos possumos a mesma capacidade de produo de determinadas protenas, a falta de algumas delas pode provocar que a informao gentica no chegue a desenvolver-se afetando os mecanismos dos algoritmos genticos naturais; de novo esta circunstncia poderia provocar saltos ou descontinuidades em relao transmisso da inteligncia. Aqui poderia encaixar o exposto em relao a estudos dos fatores pr e psnatais. A meu ver, estes fatores fariam parte do desenvolvimento estrutural da inteligncia e dos seus algoritmos genticos naturais e nunca os classificaria como fatores meio ambientais em sentido estrito. Por outras palavras, a tecnologia de materiais, como tal, de natureza gentica, o cenrio outro se se dispe dos elementos necessrios em cada momento, mas normalmente no ser este o problema pela prpria otimizao da evoluo.

22/07/2010

Pgina 41

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Enfim, todo o bom contabilista h-de contar com uma caixa onde cabe tudo. Complementaridade com memria Acidentes genticos ou problemas genticos em sentido amplo, ou seja, incluiriam as precaues previstas para casos especiais de certos riscos. Paternidade real! Meio ambiente. Supe-se que alguma influencia ter. Por pequena que seja! ... De outro ponto de vista, poderia dizer-se que o efeito das limitaes funcionais ou problemas genticos, at certo ponto, seria semelhante ao que a linguagem popular denomina a ovelha negra da famlia. O grfico q560 mostra o resultado final do modelo, com a incluso de problemas genticos, ajustado com a mdia de 10 variveis W, a bondade do ajuste pode apreciar-se na impreciso visual e pela quantia do ICMW (16,85) que se conseguiu baixar a nveis do ICMG (15,61). No final, conseguiu-se que a varivel W no se possa distinguir das variveis de dados estatsticos de coeficientes de inteligncia observados no estudo longitudinal.

22/07/2010

Pgina 42

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

6.c) Esnuka e os algoritmos do modelo de simulao global


Depois de introduzir no Modelo Social a evoluo no sentido apontado pela Teoria da Evoluo Condicionada da Vida, as limitaes funcionais devidas aos problemas genticos e dot-lo de processos estatsticos com a capacidade de gerar variveis quantitativas com perturbaes aleatrias que as aproximem s variveis de dados observados, o modelo completo da herana gentica da inteligncia funciona satisfatoriamente como se pode verificar com os grficos de correlao e regresso mltipla que se apresentam em seguida. A terceira surpresa do estudo estatstico EDI foi que uma vez validado o modelo completo do Modelo Global contm exatamente os mesmos parmetros herana biolgica, evoluo e problemas genticos que maneja o jogo grtis de bilhar Esnuka (1991). Ou seja, os algoritmos genticos utilizados na simulao de processos so os mesmos. Eu tinha renunciado a introduzir alguns destes algoritmos genticos na regresso linear porque no pensei que fossem necessrios e que seria muito difcil de justificar. De fato, para provar o carter hereditrio da inteligncia e a presena do mtodo VIG no preciso nenhum algoritmo gentico de gerao da varivel R quando a regresso linear se faz sobre M e P diretamente. Esnuka um jogo de bilhar no qual a cor das bolas depende dos estados evolutivos em funo das carambolas conseguidas, de acordo com os algoritmos genticos deduzidos da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida. Em Esnuka no faziam falta tantas variveis aleatrias nos processos de simulao da evoluo porque no produzia erros na expresso nem na medio e a evoluo estabelecese numa percentagem constante. Todos estes grficos de correlao e regressa mltipla correspondem ao Modelo Global de herana multifuncional incluindo as limitaes funcionais derivadas de que existem problemas genticos. Claro que, para conseguir um efeito ptico satisfatrio das variveis quantitativas, escolheram-se aqueles grficos da simulao de processos nos que W mais se ajusta a uma das H ou variveis observadas dos filhos.
6.c.1. Variveis originais. (Teste de inteligncia escala Wechsler e Stanford-Binet)

As variveis individuais originais facilitadas pelo Young Adulthood Study nem sempre melhoram o ser ajuste com os algoritmos genticos implementados ou simulados no Modelo Global enquanto que as centradas sim. Para o caso da ordem (M+P)/2 poderia entender-se facilmente porque o referido critrio no responde s

22/07/2010

Pgina 43

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

mudanas nos parmetros de evoluo interna que so os nicos que mudam R e M1P1, em cujo caso as denominamos R e M1P1 para facilitar os raciocnios. Para alm dos problemas genticos, pode ser que faltem elementos por precisas, mas a estrutura principal do Modelo Global e os algoritmos genticos que implica, em minha opinio, totalmente vlida. Tambm poderia ser que a sensibilidade do modelo com tanta varivel aleatria no seja capaz de detectar o limitado efeito dos parmetros de evoluo interna sobre os referidos elementos e o que necessita este modelo de simulao uma maior preciso quantitativa dos elementos envolvidos. cedo para retirar concluses to especificas, por exemplo, ocorre-me que, perante estes grficos, nos quais as trs variveis H se comportam por vezes de forma muito semelhante e s vezes de forma muito diferente, poderia acontecer que os diferentes testes utilizados meam caractersticas diferentes e por isso respondam de forma diferente quando a perspectiva de anlise muda.
MODELO GLOBAL: T1, T4 y WB (Teste de inteligncia escala Wechsler e Stanford-Binet)

Funo objetivo Ordem (M+P)/2 M1P1 R WB q551 q553 q555 q557 R Grficos ICMG 11,73 10,91 10,83 12,26 0,62 0,79 0,73 0,89

M&P r mx. Grficos ICMG r mx. q552 q554 q556 q558 13,05 13,04 12,63 14,68 0,80 0,79 0,94 0,99

Esta ltima questo, j a sabemos, o que seria novo seria a anlise quantitativa a partir desta perspectiva. Por outras palavras, poderia ser que certas funes elementares que conformam a inteligncia pertenam a um ncleo duro que no ser afetado normalmente pela evoluo interna de uma s gerao. Em concreto, poderia ser uma melhoria do modelo ao colocar uma constante de inteligncia mnima humana que poderia ser de 50 ou 60 pontos, ainda que sempre possa haver excees por graves alteraes cerebrais por problemas genticos. Ainda assim, as correlaes obtidas com as variveis individuais chegam a 0.89

22/07/2010

Pgina 44

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

para a funo R definida pela TGECV e a 0,99 se se faz sobre M e P, ainda que, este ltimo resultado o mesmo que com o Modelo Global de herana gentica sem evoluo porque os parmetros da evoluo no alteram nem M & P nem o critrio estatstico de ordenao WB. Da mesma forma, quando se utiliza a varivel R como critrio estatstico de ordenao consegue-se 0.94 que no est nada mal. E a 0,79 quando o critrio M1P1 para as duas funes objetivo contempladas. Outro aspecto que no convm esquecer a melhoria de comportamento da varivel W em todos eles. Eu penso que basta ver os grficos com a simulao de processos de herana biolgica e evoluo para nos darmos conta de que o modelo no pode estar muito errado.
6.c.2. Variveis centradas (Mdias de testes de inteligncia escala Wechsler e Stanford-Binet)

Com as variveis centradas no Modelo Global de simulao da evoluo mantm-se o seu melhor ajuste em relao s individuais que existia no modelo da Inteligncia Social.
MODELO GLOBAL: T1-d, X3 y X6

Funo objetivo Ordem R Grficos ICMG (M+P)/2 M1P1 R X6 q561 q563 q565 q567 14,70 15,61 15,55 15,05 M&P r mx. Grficos ICMG 0,77 0,89 0,84 0,91

r mx. 0,80 0,89 0,97 0,88

q562 q564 q566 q568

16,03 17,77 17,40 17,20

Poderia dizer-se que os grficos de correlao e regressa mltipla continuam a ser bastante eloqentes. Em relao s mesmas variveis centradas sem os algoritmos genticos dos processos de simulao da evoluo interna e problemas genticos, observa-se um aumento do ICMG maior quando a funo objetivo M & P do que R , ainda que seja importante em ambas, e maior com o critrio M1P1 do que com R , situando-se em 1,70 pontos e 1,52 respectivamente.

22/07/2010

Pgina 45

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Tanto para a funo objetivo R como a M & P os resultados com enfoque quantitativo do modelo de simulao so superiores quando se utilizam os critrios de ordenao R e M1P1 .

22/07/2010

Pgina 46

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

7. Seleo sexual
A anlise de sensibilidade do Modelo Global gera um novo conjunto de valores da simulao estatstica da evoluo da inteligncia. A descrio e os bons resultados obtidos foram comentados no apartado que denominamos Modelo Globus, agora a esse modelo acrescenta-se uma hiptese de seleo sexual tpica da evoluo biolgica. A seleo sexual ou de marido/mulher como mecanismo auxiliar da evoluo biolgica foi um paradigma desde os primeiros desenvolvimentos da teoria da evoluo. O prprio Darwin escreveu A Origem do Homem e a Seleo Sexual (1871) introduzindo um novo fator, a seleo sexual, mediante a qual as fmeas ou os machos escolhem como marido/mulher os que apresentem qualidades mais atrativas. A inteligncia , sem dvida, uma dessas qualidades desejveis por diversas razoes. No entanto, do ponto de vista do nosso modelo, no se trata de impor uma hiptese geral de seleo sexual ou de marido/mulher visto que os dados do QI da me e do pai esto fixados. Refletindo sobre a possibilidade de estabelecer alguma hiptese adicional ao Modelo Global que melhore o seu ajuste e, ao mesmo tempo, se veja confirmada, ocorreume experimentar a idia da relevncia da diferena de inteligncia entre o pai e a me como condicionamento para a efetiva aceitao inicial da configurao do casal ou seleo sexual. Sinceramente penso que a inteligncia no um requisito na hora de escolher marido/mulher ou seleo sexual no sentido evolutivo, mas da mesma forma acho que no comum que exista uma grande diferena na mesma. Depois poderia pensar-se nalgum tipo de algoritmo de otimizao que represente a condio assinalada em relao seleo sexual ou seleo de marido/mulher. Esta pequena dissertao de psicologia evolutiva complica-se ao pensar que na realidade temos duas inteligncias, as correspondentes a cada um dos nossos progenitores e operando sob diversas formas ou condies, como j vimos. Para sermos breves, a hiptese adicional introduzida em relao seleo sexual no Modelo Global ser a de estabelecer como limite da diferena em inteligncia a de que o gene mais potente de um membro do casal h-de ser no mnimo to potente como o menos potente do outro membro e vice-versa. A justificao psicolgica baseia-se em que no exigimos a mesma inteligncia a

22/07/2010

Pgina 47

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

uma pessoa que conhecemos, mas para formar casal (seleo sexual) exige-se que, pelo menos, a outra pessoa acompanhe a conversa de forma aceitvel. E isso, pode consegui-lo com um s gene ou cromossoma, visto que para seguir outro argumento no necessrio ter certeza, de fato, a certeza derivada da verificao gentica oferecida pelo argumento inicial oferecido pelos dois genes da pessoa que fala em primeiro lugar. Ainda que a explicao de psicologia cognitiva possa no ser muito extensa, o importante aqui que o modelo de simulao estatstica da evoluo da inteligncia melhora substancialmente o seu ajuste ao introduzir esta hiptese de seleo sexual ou de marido/mulher. O livro da Teoria Cognitiva Global aprofunda esta argumentao.

A hiptese de seleo sexual afetar unicamente os genes M2 ou P2. estes so estimados dado que os QI medidos recolhem a potencia do gene significativo ou menos potente, portanto, as estimativas de M2 e P2 mudaro luz da nova informao ou condio introduzida no modelo. O Modelo Global com seleo sexual melhora algo com as variveis individuais (Teste de Otis de pais e mes e Teste de inteligncia escala Wechsler e Stanford-Binet dos filhos), mas o efeito nota-se muito mais com as variveis centradas. O ICMG, com o critrio de ordenao M1P1, passa de 15,61 a 17 e o r mximo de 0,89 a 0,97 para a funo objetivo R (ver grficos Sim.cen.3 e Sim.cur.sel). Para a funo objetivo M&P o ICMG situa-se em 17,62 quando antes estava em 17,77 e o r

22/07/2010

Pgina 48

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

mximo sobre tambm de 0,89 a 0,97. Como quase sempre, os valores mximos de r correspondem varivel X6 ou mdia de 6 variveis dos filhos. A anlise de sensibilidade efetuada com os algoritmos de otimizao e unicamente com a varivel X6 no subapartado de Evoluo interna do apartado de Simulao da complexidade do modelo real obtm-se o grfico seguinte do Modelo Globus (sem seleo sexual) Repetindo a mesma anlise de sensibilidade efetuada com a varivel X6 com a hiptese adicional de seleo sexual ou de marido/mulher em relao ao limite de inteligncia aceitvel na hora de formar casal obtm-se o grfico de correlao e regresso mltipla do Super Modelo Globus mostrada a em seguida, dela podemos ressaltar os seguintes aspectos.

Dos quatro picos do grfico de correlao e regresso mltipla, um mantm-se e os outros trs deslocam-se para cima. As correlaes dos quocientes de inteligncia previstos pela funo objetivo R e com a funo M&P so muito mais semelhantes que antes. No computo total a funo R sobre ligeiramente e a M&P baixa ligeiramente. Modelo de quadro estatstico para a anlise de sensibilidade do modelo de evoluo da inteligncia os parmetros de evoluo interna com a hiptese adicional de seleo sexual em relao ao limite mnimo de inteligncia aceitvel na

22/07/2010

Pgina 49

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

hora de formar casal. Uma interpretao certa destes resultados quase impossvel dada a margem de sensibilidade s mudanas introduzidas tendo em conta que unicamente dez dos setenta quocientes de inteligncia da funo R foram afetados pela hiptese de seleo sexual em ais de dois por cento do seu valor, mas, tentando dar uma explicao positiva dos dois aspectos mencionados poderia dizer: Em relao ao primeiro, que parece que o modelo melhora quando os parmetros do mesmo so corretos e que piora quando os parmetros so fictcios, o que refora tanto o Modelo Global como a hiptese introduzida de seleo sexual. Em relao ao segundo, que a funo R melhora ao incorporar informao adicional na sua definio, enquanto que a funo M&P, apesar dos seus picos, baixa ao no incluir na sua composio o efeito da hiptese introduzida sobre os genes M2 e P2 visto que s inclui informao de M1 e P1 que so os quocientes de inteligncia conhecidos, o que faz todo o sentido do mundo. Por outro lado, h que assinalar que a funo R melhora os seus resultados como funo objetivo, mas no assim como critrio estatstico de ordenao. Este fato pode compreender-se se pensamos que por tratar-se de valores mdios das diferentes possibilidades o modelo estatstico incorpora as diferenas devidas combinao gentica mendeliana em maior medida que o critrio estatstico M1P1 . O raciocnio semelhante ao que acontece com a varivel W que em muitos casos apresenta correlaes muito altas, mas que como critrio estatstico de ordenao normalmente pssimo, porque incorpora tanto os efeitos da combinao gentica mendeliana, das limitaes funcionais devidas a problemas genticos e da afinidade como do resto de desvios devidos simulao dos processos de erros de medio e expresso. Da mesma forma, as variveis dos filhos costumam ser muito bons critrios estatsticos de ordenao porque no incorporam os desvios devidos combinao gentica mendeliana, as de afinidade, as da evoluo interna nem as das limitaes funcionais. Convm sublinhar que se a hiptese de seleo sexual introduzida fosse incorreta o ICMG do Super Modelo Globus poderia baixar consideravelmente. Inclusivamente para pequenas mudanas, como se pode verificar no seu grfico da anlise da sensibilidade aos parmetros de evoluo interna para a varivel X6, no qual um por cento de aumento do potencial a transmitir pelos pais ou pelas mes faz cair drasticamente o citado ICMG.

22/07/2010

Pgina 50

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Recorda-se que o Modelo Globus simplesmente uma forma de representao num grfico da parametrizao da evoluo no Modelo Globus e o Super Modelo Globus refere-se introduo da hiptese de seleo sexual. Em resumo, a hiptese proposta de seleo sexual em relao evoluo biolgica e herana ligada ao sexo do Modelo Globus parece razoavelmente correta. A coerncia da anlise de correlao do Modelo Globus melhora em geral e para as variveis centradas com o critrio de ordenao M1P1 as correlaes aumentam sensivelmente.

22/07/2010

Pgina 51

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

8. Cromossomas e genes da inteligncia ligados ao sexo


O Modelo Global consolidou e melhorou os bons resultados do Modelo Social tanto em relao transmisso da inteligncia de uma gerao a outra como em relao existncia do mtodo VIG na referida transmisso e a conseguinte concentrao dos genes da inteligncia num cromossoma. Tambm teve xito na confirmao da capacidade da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida TGECV para gerar ou criar conjuntos de coeficientes de inteligncia W que se comportem como os naturais, o que para alm disso indica que os genes esto num cromossoma ligado ao sexo.
ABORDAGEM FAMLIA (Quociente de inteligncia)

Grficos q571 q572 q581 q582 q583 q584 (1 Mes q585) (2 Mes q586) (3 Pais q587) (4 Pais q588) q589

Relao de famlia

Observaes

Evoluo de QI de Ajuste para Modelo Globus Mes Gmeos idnticos Relao entre Filhos F los Irmos ou gmeos dizigticos Clones Replica q553 Clones Replica q556 Critrio de ordenao M e evoluo Critrio de ordenao P e evoluo Sem seleo (q563) Preparao Sper Modelo Globus

Progenitores Seleo Casais sexual

Neste apartado incluem-se, por um lado, os grficos de correlao mltipla do Modelo Global sobre o ajuste da evoluo com incrementos dos coeficientes de inteligncia das mes e sobre o ajuste com a hiptese de seleo sexual; ambas j explicadas e utilizadas anteriormente para a representao do Modelo Globus ou Super Modelo Globus respectivamente.

22/07/2010

Pgina 52

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Por outro lado, assinalam-se algumas curiosidades importantes para um melhor entendimento do modelo real biolgico e deste tipo de grficos de correlao e regresso mltipla com mais anlises de casos particulares que permitam ter uma idia da importncia dos genes e cromossomas ligados ao sexo com uma abordagem famlia em relao ao coeficiente intelectual. Em concreto os grficos de correlao e regresso mltipla deste apartado sobre os genes e cromossomas ligados ao sexo com uma abordagem famlia referem-se a:

22/07/2010

Pgina 53

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

8.a) Anlise de sensibilidade do modelo estatstico variao dos parmetros de evoluo interna
O modelo terico da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida assinala-nos que existe evoluo, que efetivamente o meio ambiente influencia, mas de uma forma geral, ou seja, a capacidade incrementa-se ao longo da vida e transmite-se descendncia atravs de genes e cromossomas ligados ao sexo. Tambm indica que a evoluo interna s se produzir nos genes masculinos que so os que se renovam constantemente na natureza. Lamento, mas a TGECV, em consonncia com o que me ensinaram na minha adolescncia, recorda que os vulos esto fixos desde idades muito prematuras das meninas. O mtodo utilizado foi incluir no modelo primeiro unicamente a evoluo dos cromossomas e genes femininos e compar-los com os resultados obtidos sem evoluo e com evoluo exclusiva dos cromossomas e genes masculinos. O grfico de correlao e regresso mltipla do Modelo Globus que inclui visualmente estes valores fala por si mesmo e pode ver-se nos seguintes grficos q573 y q576 A TGECV, teoria subjacente a esta anlise, explica em detalhe a argumentao bsica que, a meu ver, anula qualquer interpretao sexista dos resultados, dada a diferente funo biolgica do homem e da mulher.

22/07/2010

Pgina 54

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

8.b) A inteligncia em gmeos, irmos e clones


A simulao do comportamento das variveis de QI geradas por computador permite o desenho de variaes do modelo sem necessidade de dispor de uma amostra adicional. Este aspecto importante visto que os dados fonte deste modelo so muito caros de obter com a devida garantia. Um exemplo de aplicao pode ser analisar como pode variar a inteligncia relacional nos irmos, visto que podemos obter muitos vetores W para cada famlia (dos mesmos pais e mes). Esta variabilidade gentica da inteligncia poderia contrastar-se ento com a observada entre os irmos na realidade e confirmar a hiptese sobre o comportamento dos genes e cromossomas da inteligncia e se esao ligados ao sexo ou no. or exemplo, pode fixar-se uma combinao gentica mendeliana de forma a que os vetores de coeficientes de inteligncia obtidos se podem considerar como de gmeos. Ou seja, as possibilidades de simulao so bastante amplas. Gmeos idnticos A semelhana das variveis H no grfico q581 pode interpretar-se no sentido de que os coeficientes intelectuais poderiam corresponder a gmeos idnticos de uma famlia enquanto que a W seria s um irmo normal j que se gerou com os dados dos mesmos pais e mes. Este comportamento repete-se vrias vezes quando o critrio de ordenao uma das variveis H ou dos filhos das famlias. Irmos ou gmeos dizigticos No caso mostrado no grfico q582 o critrio estatstico de ordenao W e o comportamento algo diferente, parece que as quatro variveis de coeficiente intelectual correspondem a gmeos idnticos de uma mesma famlia. No obstante convm assinalar que se trata de um caso particular. Clones Um exemplo de aplicao pode ser o de que os distintos testes de inteligncia recolhem diferentes tipos das funes do crebro humano que compem a inteligncia relacional. Os grficos de correlao e regresso mltipla q183 e q184 mostram com

22/07/2010

Pgina 55

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

clareza como W pode assemelhar-se a uma ou outra varivel H em funo das aleatoriedades implicadas da combinao gentica mendeliana de cromossomas de ambos os sexos. O comentrio entender-se- perfeitamente se se comparam com as imagens q153 e q156 respectivamente. Na realidade, sabemos que todas as variveis H correspondem a u gmeo monozigtico monomeioambiental, parece que H muito engraado! Enquanto que W ser s um irmo e, por isso, s vezes parecer-se- e outras no tanto. No complicado imaginar alguns estudos interessantes sobre estas caractersticas to peculiares dos genes e cromossomas da inteligncia ligados ao sexo com uma abordagem famlia do coeficiente de inteligncia.

22/07/2010

Pgina 56

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

8.c) Comportamento assimtrico dos vetores M das mes e P dos pais


Agora vamos observar o comportamento em relao a R das mesmas variveis centradas, por se considerarem mais precisas, ao ordenar o modelo de outras duas formas especiais, ou seja, M e P, tanto sem evoluo como com evoluo. As correlaes obtidas so bastante baixas porque M e P no so muito bons como critrios de ordenao e baixam ainda mais ao introduzir a evoluo.
(Imagen de dominio pblico)

O interessante observar as diferenas entre as duas variveis dos progenitores. P melhor critrio de ordenao que M e a sua correlao com R tambm maior. No entanto, com evoluo a correlao de P com R baixa e a de M sobe. Independentemente da quantidade, aquilo em que se diferenciam e ao mesmo tempo se assemelham, que parece que as curvas desenhadas numas e noutras imagens se esto a ver ao espelho. Outra curiosidade a diferena de comportamento de W e a variao do mesmo que mostram as imagens relativas aos progenitores M e P como critrios estatsticos de ordenao.

22/07/2010

Pgina 57

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

8.d) A inteligncia na seleo sexual ou de marido/mulher


Pela relevncia do tema, resume-se aqui a hiptese confirmada sobre a seleo sexual e a inteligncia. Acrescentar tambm que se no fosse pelo comportamento de concentrao dos genes e cromossomas ligados ao sexo e inteligncia a hiptese de seleo sexual no tinha sido validada experimentalmente. Refletindo sobre a possibilidade de estabelecer alguma hiptese adicional ao nosso modelo que melhore o seu ajuste e, ao mesmo tempo, seja confirmada, ocorreu-me experimentar a idia da relevncia da diferena de inteligncia entre o pai e a me como condicionamento para a efetiva aceitao inicial da configurao do casal. Para ser breve, a hiptese adicional introduzida no modelo ser a de estabelecer como limite da diferena em inteligncia a de que o gene mais potente de um membro do casal h-de ser no mnimo to potente como o menos potente do outro membro e vice-versa. Convm ter em conta que na gerao dos novos valores unicamente dez dos setenta QI da funo R foram afetados em mais de um ou dois por cento do seu valor. O vetor W tambm se v afetado pela nova condio imposta sobre a seleo de casa. O modelo melhora alguma coisa com as variveis individuais, mas o efeito nota-se muito mais com as variveis centradas. O ICMG, com o critrio de ordenao * M1P1 , passa de 15,61 a 17 e o r mximo de 0.89 a 0,97 para a funo objetivo R (ver grfico q563) Para a funo objetivo M & P o ICMG situa-se em 17,62 quando antes estava em 17,77 e o r mximo sobe tambm de 0,89 a 0,97. Como quase sempre, os valores mximos de r correspondem varivel X6 ou mdia de 6 variveis dos filhos. O grfico de correlao e regresso mltipla do Super Modelo Globus que inclui visualmente estes valores certamente impressionante e pode ver-se no grfico q577

22/07/2010

Pgina 58

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

9. Paradigma cognitivo e educativo


O Estudo EDI confirma em linhas gerais as previses da Teoria da Evoluo Condicionada da Vida e do desenvolvimento da Teoria Cognitiva Global, o que aponta para um novo paradigma cognitivo tanto pelo carter hereditrio da inteligncia como pelos aspectos funcionais da sua base biolgica. Da mesma forma, se se confirmassem estas caractersticas dos processos cognitivos, o paradigma educativo tambm se ver afetado. Antes de enumerar as principais concluses do Estudo EDI da inteligncia convm sublinhar que se comprovou em todos os casos que a relao estimada entre as variveis dependentes e independentes dos modelos analisados no se produziu ao acaso mediante o valor observado da funo estatstica F de Fisher. Salvo erro ou omisso, os resultados principais deste estudo estatstico sobre o paradigma cognitivo e a inteligncia nos seguintes pontos: Fica demonstrado o carter fundamentalmente hereditrio da inteligncia relacional. A dificuldade histrica da percepo desta caracterstica das funes cerebrais e processos cognitivos deve-se principalmente aos seguintes fatores: A multifuncionalidade do intelecto humano. A falta de uma base terico-filosfica que fornecesse as leis do paradigma cognitivo que parece que regem a formao do potencial intelectual resultante de uma mistura gentica particular. Por outras palavras, a identificao terica do gene ou cromossoma significativo para casos concretos da inteligncia condicional. A no expresso de parte da carga gentica da inteligncia. Falta de estabilidade na expresso do seu potencial intelectual; o que complica, junto com o ponto anterior, a delimitao do paradigma educativo. Os problemas da medio da inteligncia. Em certos casos, as diferentes medidas dos quocientes de inteligncia da mesma pessoa poderiam ter os mesmos desvios que as dos gmeos idnticos (monozigticos) ou que as dos gmeos dizigticos, que por sua vez seriam semelhantes conceptualmente a irmos normais semi-mono-

22/07/2010

Pgina 59

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

meio-ambientais. Escassez de dados realmente disponveis para o estudo da inteligncia gentica, pela natureza muito pessoal do seu contedo, o custo econmico e a sensibilidade social dos paradigmas cognitivo e educativo. Aleatoriedade da combinao gentica mendeliana. Exceto essa, que de natureza discreta, as outras aleatoriedades implicadas so variveis contnuas. A existncia de limitaes funcionais ou problemas genticos na expresso do potencial intelectual, com um carter desconhecido por agora e tratado por isso como se fosse aleatrio. A necessidade de uma grande capacidade de clculo estatstico e da compreenso intuitiva dos seus resultados.

Novo paradigma cognitivo


(Imagen de dominio pblico)

Parece que o mtodo de verificao da informao gentica se encontra operativo na expresso do potencial intelectual de acordo com o previsto, e proposto, pela TGECV -Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vidapara a sua validao emprica seguindo o mtodo cientfico de verificao de hipteses. Para o caso que nos ocupa, este mtodo assinala que a informao gentica significativa em relao inteligncia ser aquela que comum a ambos progenitores; o que aponta para um novo paradigma cognitivo j que quase todos os processos cognitivos esto relacionados com estas caractersticas.

22/07/2010

Pgina 60

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Uma conseqncia direta deste fato sobre o paradigma educativo a configurao do prprio conceito de inteligncia como conjunto bsico de capacidades relacionais abstratas com um alto grau de fiabilidade da sua eficcia. Os conceitos de gene dominante e gene recessivo das leis de Mendel ver-seo afetados pelas implicaes da existncia do mtodo VIG, de acordo com as precises efetuadas pela Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida. Aproximadamente devem ter-se calculado cerca de 500 milhes de coeficientes de correlao. Do estudo de uns quantos mediante a anlise de sensibilidade dos parmetros implicados na evoluo da inteligncia, parece depreender-se que so os genes masculinos os que proporcionam a evoluo interna tanto direta como indireta; aspecto, por outro lado, tambm indicado pela citada Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida, e que, tambm poderia ter a sua influncia sobre os paradigmas cognitivo e educativo. A percentagem de evoluo interna da inteligncia obtida na otimizao estatstica do modelo de 5% para a direta e de outros 5% para a indireta. Esta quantidade congruente com os estudos sobre dados geracionais e que provocam, entre outras coisas, que os testes de inteligncia se devam normalizar cada 15 ou 20 anos, em particular o denominado efeito Flynn. Os pontos anteriores apiam rigorosamente a lgica da existncia da diferenciao sexual e das suas grandes vantagens; no obstante, no devemos esquecer que sobretudo implicam diferenas de natureza biolgica. Neste ponto convm assinalar o possvel elemento de evoluo externa proporcionado pelo gnero feminino e, em qualquer caso, a sua especializao na tecnologia de materiais para poder levar a cabo a complexa misso do desenvolvimento inicial do ser, o que, sem dvida, requer especiais habilidades. Se as concluses anteriores so corretas, poderamos estar demonstrando a existncia de uma evoluo finalista e no aleatria, com o que a teoria da seleo natural passaria a um segundo plano temporal como suporte da evoluo, o que implicaria outra mudana de paradigma cientfico, o da evoluo; se bem que continuaria a ser um paradigma evolucionista mas no Darwinista. Conviria realizar estudos da inteligncia mais extensos luz dos extraordinrios resultados obtidos (r superiores a 0,9) para poder ser mais precisos nas concluses e nas especificaes tanto qualitativas como quantitativas do modelo; assim como ampliar o estudo a tipos de inteligncia

22/07/2010

Pgina 61

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

relacional diferentes da inteligncia em sentido estrito e que esto imersos no mesmo paradigma cognitivo. Um exemplo de aprofundamento deste estudo encontra-se no apartado relativo escolha de marido/mulher e inteligncia, que foi acrescentado posteriormente. No referido apartado confirma-se uma hiptese sobre um requisito concreto relativo ao limite aceitvel da diferena em inteligncia na hora de formar casal (seleo sexual); reforando simultaneamente a coerncia do Modelo Globus. De fato, o requisito refere-se eleio inconsciente de uma inteligncia desconhecida para a psicologia atual. Conseguiu-se criar vetores de quocientes artificiais de inteligncia, que podem permitir um estudo das caractersticas envolvidas e a sua variabilidade por etapas; por exemplo, fixando a combinao gentica mendeliana e posteriormente as limitaes funcionais, etc. importante sublinhar a citada escassez de dados fonte e o caro que pode ser a obteno de grandes quantidades dos mesmos. At agora, espero ter respeitado escrupulosamente as regras do mtodo cientfico. O modelo completo ou Modelo Globus contm exatamente os mesmos parmetros que maneja o jogo grtis de bilhar Esnuka (1991). Ou seja, os algoritmos genticos objeto de simulao por computador so os mesmos. Pelas concluses obtidas e suas implicaes filosficas, parece que os deuses da cincia atual Ra n Dona, reminiscncias diretas do deus mesopotmico Ale e da antiga deusa egpcia Hator, no puderam continuar a ocultar a lgica ou inteligncia da evoluo da vida nem que esta se nos tenha apresentado formalmente, ainda que de uma forma um tanto tmida.

22/07/2010

Pgina 62

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

TABELAS ESTATSTICAS
Modelos de tabelas estatsticas do Estudo EDI da evoluo e desenho da inteligncia: Young Adulthood Study (Dados fonte de testes QI) Os dados fonte da mostra correspondem a famlias de classe mdia e de raa branca, sendo a mdia do seu QI 110, ligeiramente superior mdia. Da mesma forma, os dados de testes de inteligncia referem-se para cada famlia ao pai, me e a um filho. Correlao entre a escala Wechsler e Stanford-Binet Esta tabela estatstica ajuda a compreender as dificuldades intrnsecas do modelo original, as razes para a sua reformulao e inclusivamente a convenincia de efetuar uma simulao que confirme a bondade do modelo de trabalho da inteligncia. Distribuio Normal Esta funo relacionar-nos- como cada um dos seus valores com o percentil acumulado. As trs escalas mais comumente utilizadas so as de Wechsler, Stanford-Binet e Cattell. Evoluo da inteligncia com o mtodo VIG O resultado da combinao dos quatro genes tomados de 2 em 2 de acordo com a gentica mendeliana e aplicando o mtodo de Verificao da Informao Gentica (VIG) produzir os quatro casos diferentes de descendentes que mostra a figura estatstica da Evoluo da inteligncia. Modelo Individual: gentica mendeliana em evoluo da inteligncia O melhor resultado obtm-se utilizando as variveis M e P simultaneamente. No entanto continua a ser baixssimo e muito por debaixo da dependncia geralmente aceite que situa o nvel inferior em 0.35 e o mximo a nveis de 0,80 em todos os estudos com gmeos. Investigao quantitativa com grupos de QI O tabela estatstica seguinte contm o nmero de valores da amostra que existir para cada tamanho de grupo. As estimativas com grupos grandes tendero a ser mais estveis por terem mais valores incorporados e estar mais

22/07/2010

Pgina 63

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

centrados por terem muitas possibilidades de que as diferenas se compensem internamente Correlaes Modelo da Inteligncia Social Neste modelo de tabela estatstica observa-se o efeito das maiores correlaes da evoluo da inteligncia com carter geral nas agrupaes com nmero par de elementos. Este fato o que provoca a tpica forma de dentes de serra destas tabelas estatsticas.

Modelo Globus: Algoritmos de otimizao da evoluo interna Com as tabelas estatsticas, a complexidade dos algoritmos de otimizao transforma-se numa imediata percepo visual das relaes subjacentes no modelo

22/07/2010

Pgina 64

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Anlise de sensibilidade com seleo sexual Repetindo a mesma anlise de sensibilidade efetuada com a varivel X6 com a hiptese adicional de seleo sexual em relao ao limite de inteligncia aceitvel na hora de formar casal obtm-se o modelo de tabela estatstica de correlao e regresso mltipla do Super Modelo Globus

22/07/2010

Pgina 65

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

10. METODOLOGIA DA INVESTIGAO ESTATSTICA


GRFICOS ESTATSTICOS

O ttulo de cada grfico deste estudo da inteligncia com uma abordagem famlia indica-nos a que varivel do coeficiente de inteligncia dos progenitores (R ou M & P) se referem as correlaes. Estas correlaes esto representadas em cada vrtice ou ponto gordo das linhas de cores correspondentes s distintas varveis dos filhos (H) objeto de anlise e indicadas na caixinha da parte direita do grfico. Da mesma forma, na parte esquerda do grfico situam-se as varveis formadas pelas distintas agrupaes de 1 a 10 valores dos 70 quocientes de inteligncia (QI) existentes para cada uma das variveis do modelo de dados originais, tanto dos progenitores como dos filhos, e sem ordem conhecida. Na parte direita encontram-se os grupos com os mesmos tamanhos, mas com os valores ordenados previamente sua agrupao com a varivel mencionada junto ao mesmo como critrio estatstico de ordenao.

Valores e estatsticas

Cada grfico condensa mais de 5.000 pontos de informao diferentes, correspondentes s interrelaoes entre: 70 valores de cada varivel de coeficientes de inteligncia dos pais, mes e filhos (70 famlias) 8 variveis ou medidas distintas do QI dos pais, mes e filhos

22/07/2010

Pgina 66

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

3 variveis de mdias simples dos valores correspondentes aos coeficientes de inteligncia dos filhos citados 3 variveis de determinados valores dos coeficientes de inteligncia dos pais e mes 10 dos anteriores vetores usam-se, por sua vez, como critrios de ordenao de valores 10 tamanhos de agrupao de indivduos 20 valores de parmetros de evoluo na anlise de sensibilidade Inumerveis variveis aleatrias geradas pela simulao no modelo global O conjunto dos grficos e estatsticas rene todas estas interrelaoes, ou seja, mais de 1.000.000 valores. Note-se que a mdia de dois ou mais valores quaisquer tem uma dinmica prpria e mais ou menos independente de cada um deles. Como exemplo da validade da informao pode dar-se como exemplo o caso de ter uma amostra histrica de 70 maos de tabaco, a amostra pode considerar-se de 70 elementos ou de muitos mais se pensamos que para cada mao se poderia investigar sobre: O nmero de cigarros por mao O tamanho dos mesmos O tipo de volume do mao A cor Se tem imagens Se contm advertncias sobre a sade Tipo ou dureza das referidas advertncias Informao sobre o nvel de nicotina e de alcatro Etc Em definitivo, consegue-se uma percepo quase instantnea da bondade, tendncias e inclusivamente possibilidades de melhoria de 60 ou mais coeficientes de determinao (r). Tudo isto permitiu calcular e valorizar aproximadamente uns 500 milhes de coeficientes de correlao no conjunto do Estudo EDI. direita dos grficos de estatsticas e por baixo das variveis dos coeficientes de inteligncia dos filhos encontram-se o r mximo e o ndice de correlao multidimensional global (a partir de agora ICMG) para representar num valor a bondade global dos ajustes mostrados num grfico. Estar composto pela soma dos coeficientes de determinao das variveis agrupadas. Existir um ICM para cada varivel e um ICM global para as trs variveis estudadas em cada grfico das estatsticas. O mximo ICMG (global) ser 30, visto que se utilizam sempre 3 variveis e dez grupos diferentes.

22/07/2010

Pgina 67

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Na parte direita e debaixo do nome da varivel indica-se o coeficiente de determinao r e o ICMG para ajudar a entender as correlaes estudadas. Como se pode observar tanto nos grficos como nos quadros resumo, os resultados so bastante surpreendentes. Sobretudo, o fato da sensibilidade do modelo ao critrio de ordenao, aspecto que nos permitir chegar a concluses importantes.

22/07/2010

Pgina 68

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia


MELHORES DADOS FONTE E VARIVEIS DOS GRFICOS ESTATSTICOS

* **

*R

M&P

T1

T4

* WB

T1-d

X3 * X6

Indica que as variveis se utilizam em situaes como critrio estatstico de ordenao das variveis objeto de estudo. Indica que as variveis se utilizam no modelo de dados como critrio estatstico de ordenao das variveis objeto de estudo, mas unicamente na investigao quantitativa do mtodo de Verificao da Informao Gentica (VIG) e na anlise estatstica sobre os progenitores do apartado de especial abordagem famlia. Indica que as variveis se vem afetadas, no seu caso, pelos parmetros da evoluo. Varivel do modelo dados composta pelos valores esperados do coeficiente de inteligncia (QI) dos filhos obtida em funo dos vetores de coeficientes de inteligncia (QI) das mes (M) e dos pais (P), de acordo com as hipteses da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida (TGECV). Ou seja, combinao mendeliana de genes e aplicao do mtodo VIG no modelo de trabalho da inteligncia.. Utilizao conjunta dos dois vetores de coeficientes de inteligncia (QI), o das mes (M) e o dos (P) como variveis explicativas. Os coeficientes de determinao da regresso mltipla estimam-se mediante o procedimento de mnimos quadrados ordinrios. Varivel original do Young Adulthood Study formada pelo vetor de QI dos filhos varivel do coeficiente de inteligncia original obtido diretamente no teste de inteligncia Stanford-Binet. Varivel original do Young Adulthood Study formada pelo vetor de QI dos filhos - varivel do coeficiente de inteligncia original obtido diretamente no teste de inteligncia aos 12 anos: Stanford-Binet. Varivel original do Young Adulthood Study formada pelo vetor de QI dos filhos - varivel do coeficiente de inteligncia original obtido diretamente no teste de inteligncia aos 13 anos: Wechsler Bellevue. Varivel do modelo de dados estatsticos formada pelo vetor de QI dos filhos com valores extremos limitados a 10% em relao mdia dos seis testes de inteligncia originais. Varivel do modelo de dados estatsticos formada pelo vetor de QI dos filhos - mdia de 3 variveis originais. Varivel do modelo de dados estatsticos formada pelo vetor de QI

22/07/2010

Pgina 69

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

dos filhos - mdia das 6 variveis originais disponveis. *W Vetores de coeficientes artificiais de inteligncia dos filhos gerados de acordo com vrias especificaes propostas pela Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida (TGECV) nos modelos de simulao da evoluo. * Varivel do modelo de dados estatsticos formada pelo vetor de (M+P)/2 coeficientes de inteligncia formado pela semi-soma do coeficiente de inteligncia da me e o do pai. * M1P1 Varivel do modelo de dados estatsticos formada pelo vetor de coeficientes de inteligncia formado pelo menor valor dos QI dos progenitores. O coeficiente de inteligncia da me e o do pai. ** M Vetor de coeficientes de inteligncia (QI) das mes (M) - Teste de inteligncia utilizado: OTIS ** P Vetor de coeficientes de inteligncia (QI) dos pais (P) - Teste de inteligncia utilizado: OTIS ** 2P2M Varivel do modelo de dados estatsticos formada pelo vetor de coeficientes de inteligncia formado pelo maior valor dos QI dos progenitores. O coeficiente de inteligncia da me ou o do pai.

22/07/2010

Pgina 70

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Apndice: Tabelas estatsticas

ANEXO ESTATSTICO GRFICO


Modelo Social Modelo Social Modelo Global Modelo Global Variveis originais Variveis centradas Variveis originais Variveis centradas Modelo Social Desenvolvimento Evoluo Abordagem Mtodo VIG Modelo Globus QI artificiais famlia
MODELO SOCIAL: T1, T4 y WB

Funo objetivo Ordem (M+P)/2 M1P1 R WB q511 q513 q515 q517 R 12,48 12,17 12,07 13,22 0,67 0,87 0,74 0,92
MODELO SOCIAL: T1-d, X3 y X6

M&P q512 q514 q516 q518 13,05 13,28 13,05 14,68 0,80 0,87 0,75 0,99

Grficos ICMG r mx. Grficos ICMG r mx.

Funo objetivo Ordem R Grficos ICMG (M+P)/2 M1P1 R X6 q521 q523 q525 q527 15,71 14,98 15,02 15,05 r mx. 0,79 0,92 0,89 0,91

M&P Grficos ICMG r mx. q522 q524 q526 q528 16,03 16,07 15,88 17,20 0,80 0,92 0,90 0,88

22/07/2010

Pgina 71

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia


MODELO SOCIAL: MTODO VIG

Funo objetivo Ordem R Grficos ICMG r mx. 0,61 0,59 0,61 0,67 0,69 0,56

M&P Grficos ICMG r mx.

T1, T4 y WB M P 2P2M M P 2P2M q531 q533 q535 q541 q543 q545 8,48 9,44 7,55 11,79 12,28 9,20 q532 q534 q536 q542 q544 q546 9,16 12,52 10,25 12,14 14,38 12,39 0,69 0,78 0,73 0,71 0,80 0,70

T1-d, X3 y X6

22/07/2010

Pgina 72

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

DESENVOLVIMENTO QUOCIENTES DE INTELIGNCIA ARTIFICIAIS

Grficos q550 q560

Tema ICMW ICMW


Observaes Muito grande Ssemelhante a ICMG

MODELO GLOBAL: T1, T4 y WB

Funo objetivo Ordem (M+P)/2 M1P1 R WB q551 q553 q555 q557 R Grficos ICMG 11,73 10,91 10,83 12,26 0,62 0,79 0,73 0,89
MODELO GLOBAL: T1-d, X3 y X6

M&P r mx. Grficos ICMG r mx. q552 q554 q556 q558 13,05 13,04 12,63 14,68 0,80 0,79 0,94 0,99

Funo objetivo Ordem R Grficos ICMG (M+P)/2 M1P1 R X6 q561 q563 q565 q567 14,70 15,61 15,55 15,05 M&P r mx. Grficos ICMG 0,77 0,89 0,84 0,91

r mx. 0,80 0,89 0,97 0,88

q562 q564 q566 q568

16,03 17,77 17,40 17,20

22/07/2010

Pgina 73

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

MODELO GLOBUS (Grficos Modelo Global parametrizado)

varivel X3 q573

varivel X6 q576

seleo sexual com X6 q577 Sper Modelo Globus

AJUSTE DA EVOLUO INTERNA

Parmetros Evo. interna Direta Indireta Mes 5 3 1 Nula 0 Pais 1 2 3 4 5 6 7 1 3 3 4 5 6 7 0 5 3 1

T1-d, X3 e X6 e critrio de ordenao M1P1 Funo objetivo R Grficos ICMG q571 q523 q563 M&P r r Grficos ICMG mx. mx. q572 q524 q564 14,46 0,72 14,81 0,82 13,89 0,80 16,07 0,92 16,10 0,87 16,10 0,87 16,47 0,84 16,73 0,84 17,77 0,89 16,74 0,95 15,56 0,83

14,14 0,72 14,21 0,82 13,49 0,80 14,98 0,92 14,06 0,83 14,79 0,87 15,33 0,84 15,09 0,84 15,61 0,89 14,30 0,95 13,25 0,83

Os parmetros da evoluo interna afetam a funo objetivo R e a ordem M1P1

22/07/2010

Pgina 74

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

ABORDAGEM FAMLIA (Quociente de inteligncia)

Grficos q571 q572 q581 q582 q583 q584 (1 Mes q585) (2 Mes q586) (3 Pais q587) (4 Pais q588) q589

Relao de famlia

Observaes

Evoluo de QI de Ajuste para Modelo Globus Mes Gmeos idnticos Relao entre Filhos F los Irmos ou gmeos dizigticos Clones Replica q553 Clones Replica q556 Critrio de ordenao M e evoluo Critrio de ordenao P e evoluo Sem seleo (q563) Preparao Sper Modelo Globus

Progenitores Seleo Casais sexual

22/07/2010

Pgina 75

Estudo de psicologia evolutiva da inteligncia

Es sta la ltima actualizacin del libro? Puede comprobar la fecha en la pgina de descarga! http://www.molwick.com/pt/livros/index.html Livros online grtis. Novos paradigmas da cincia 2002 Todos os direitos reservados Traduzido por Susana Morais
Teoria Cognitiva Global
Crebro e computadores Inteligncia e creatividade Memria, linguagem e outras capacidades intelectuais Vontade, tomada de decises e inteligncia artificial

M Jos T. Molina

Outros
TGECV - Evoluo da Vida Mtodo Cientfico Global Estudo EDI

22/07/2010

Pgina 76

Anda mungkin juga menyukai