Anda di halaman 1dari 8

Manual do FlexPDE verso 5

Elementos do roteiro FlexPDE


TITLE ttulo descritivo do problema. SELECT parmetros de controle do FlexPDE. VARIABLES lista de variveis. DEFINITIONS definio de parmetros, relaes constitutivas ou matemticas e funes. EQUATIONS cada varivel descrita em VARIABLES associada EDP correspondente. BOUNDARIES descreve a geometria e as condies de contorno. MONITORS desenha grficos durante a execuo do roteiro PLOTS desenha os grficos com os resultados do clculo. END trmino do roteiro.

Roteiro template padro do FlexPDE


TITLE 'New Problem' { the problem identification } COORDINATES cartesian2 { coordinate system, 1D,2D,3D, etc } VARIABLES { system variables } u { choose your own names } ! SELECT { method controls } ! DEFINITIONS { parameter definitions } ! INITIAL VALUES EQUATIONS { PDE's, one for each variable } div(grad(u))=0 { one possibility } ! CONSTRAINTS { Integral constraints } BOUNDARIES { The domain definition } REGION 1 { For each material region } START(0,0) { Walk the domain boundary } LINE TO (1,0) TO (1,1) TO (0,1) TO CLOSE ! TIME 0 TO 1 { if time dependent } MONITORS { show progress } PLOTS { save result displays } CONTOUR(u) END

Como descrever um problema fsico no FlexPDE


O FlexPDE interpreta uma sequncia de comandos textuais que descrevem as caractersticas de um problema a ser resolvido no editor (CTRL E). A melhor forma de iniciar um novo problema modificando um existente. Em qualquer problema, as seguintes etapas devem ser descritas: Definir as variveis (VARIABLES) e respectivas equaes (EQUATIONS) Definir o domnio (BOUNDARIES) Definir os parmetros dos materiais (DEFINITIONS) Definir as condies de contorno (BOUNDARIES) Definir os parmetros temporais, se for problema em regime transiente (TIME 0 TO n) Especificar as sadas grficas (MONITORS e PLOTS).

Novembro 2009

Como salvar um roteiro no FlexPDE


Para gravar um roteiro clicar na opo Domain Review (CTRL D) no menu Controls ou executar o roteiro usando o comando CTRL R ou clicar na opo Run Script no menu Controls.

Notao matemtica e simblica


Diferenciao: a derivada du/dx denotada por dx(u). A derivada de segunda ordem d2u/dx2 descrita como dxx(u). Os operadores diferenciais divergente ( ), gradiente ( )e rotacional ( ) so descritos pelos seus nomes na lngua inglesa, respectivamente, Div, Grad e Curl. Nomes: no so sensveis capitalizao. F o mesmo que f. Comentrios: podem ser colocados no texto entre chaves { } ou com o smbolo ! que ignora o comentrio at o final da linha.

Variveis e Equaes
Duas coisas bsicas que o FlexPDE precisa saber: Quais so as variveis a serem analisadas? Quais so as equaes diferenciais que definem as variveis? As sees VARIABLES e EQUATIONS do roteiro fornecem estas informaes. As duas so intimamente relacionadas pois deve haver uma equao para cada varivel. Exemplos VARIABLES Phi EQUATIONS Div(grad(Phi)) = 0 Quando houver duas ou mais variveis, a associao com cada equao correspondente feita da forma mostrado no exemplo seguinte. VARIABLES A, B EQUATIONS A: Div(grad(A)) = 0 B: Div(grad(B)) = 0

Descrio do domnio do problema


Descrio de problemas 2D Um problema de domnio 2D descrito na seo BOUNDARIES que constitudo por regies (REGIONS), cada uma com as suas propriedades de materiais. Uma REGION pode conter diversos subdomnios conexos (fechados), mas todos devem ter as mesmas propriedades dos materiais.
Novembro 2009 2

Uma especificao REGION inicia-se com a declarao REGION <nmero> (ou REGION "nome") e todos os laos seguintes ao cabealho so includos na regio Outras REGION que ocorrem posteriormente no roteiro podem cobrir partes descritas por REGIONs anteriores. A primeira REGION deve conter todo o domnio. Esta uma conveno arbitrria e faz com que a atribuio das condies de contorno seja mais fcil.

A forma de cada regio descrita percorrendo o permetro e saltando de uma juno a outra com segmentos LINE, SPLINE ou ARC. Cada segmento inicia-se com a declarao START e retorna ao incio com a palavra CLOSE (ou TO CLOSE).

Exemplo: regio retangular constituda por quatro segmentos de reta: START (x1,y1) LINE TO (x2,y1) TO (x2,y2) TO (x1,y2) TO CLOSE

{ Segmento 1 } { Segmento 2 } { Segmento 3 } { Segmento 4 }

Um polgono pode ser construdo adicionando-se mais pontos e, consequentemente, mais segmentos.

Exemplo: arcos podem ser construdos de diversas formas, a mais simples especificando o centro e o ngulo do arco: START(r,0) ARC(CENTER = 0,0) ANGLE = 360 Exemplo: arco especificando o centro e o ponto final: START(r,0) ARC(CENTER = 0,0) TO (0,r) { arco de 90 graus } Um arco elptico pode ser construdo se a distncia do centro a uma extremidade for diferente da distncia do centro ao ponto inicial. Os eixos da elipse estaro alinhados s direes horizontal e vertical; no possvel construir uma elipse inclinada. Laos tambm podem ser nomeados para referncia posteriormente, como em: START "Nome" () O prottipo da seo BOUNDARIES na forma: BOUNDARIES REGION 1 < lao fechado no entorno do domnio> REGION 2 <lao fechado no entorno do segundo material> Pode-se construir o domnio um pedao de cada vez, usando a opo Domain Review para pr-visualizar o domnio.
Novembro 2009 3

Exemplo BOUNDARIES REGION 1 'caixa' { domnio retangular } START (-1,-1) LINE TO (1,-1) TO (1,1) TO (-1,1) TO CLOSE REGION 2 'bolha' { crculo no interior do domnio } START 'anel' (1/2,0) ARC(CENTER = 0,0) ANGLE = 360 TO CLOSE END Executando o exemplo listado acima atravs da opo Domain Review obtm-se as seguintes figuras:

Gerao da malha de elementos finitos


O FlexPDE gera automaticamente a malha de elementos finitos que se ajusta ao domnio, utilizando triangulos quasi-equilaterais, cujos tamanhos so determinados pelo espaamento entre pontos explcitos na fronteira do domnio,pela curvatura dos subdomnios ou pela densidade controlada pelo usurio. No exemplo anterior a malha foi gerada automaticamente. Como exemplo de malha com densidade controlada pelo usurio, pode-se fazer com que a malha do crculo seja mais densa usando o comando modificador MESH_SPACING: REGION 2 'bolha' { crculo interior } START(1/2,0) MESH_SPACING = 0.05 A malha resultante ter a seguinte forma:
Novembro 2009 4

Na maioria dos casos no necessrio intervir na gerao de malha porque o FlexPDE refinar adaptativamente a malha quando detectar uma forte curvatura na soluo.

Definio de parmetros do material


O FlexPDE descreve as propriedades dos materiais atravs de nomes de parmetros definidos na seo DEFINITIONS. A atribuio das propriedades dos materiais feita no domnio REGIONS, onde o valor pode ser alterado. O FlexPDE pode atribuir propriedades por parmetros constantes ou por meio de equaes que relacionam a propriedade do material com a temperatura ou outra grandeza fsica. Por exemplo, considere a equao de calor, descrevendo um isolante circular de condutividade 0.001 e um condutor circundante de condutividade 1. Primeiro, define-se o nome da constante e atribui-lhe o valor padro: DEFINITIONS k=1 Este valor padro de k ser usado em cada REGION do problema, a menos que seja redefinido em cada regio. Introduzindo a constante k na equao: EQUATIONS Div(-k*grad(phi)) = 0 Especificando um valor regional na regio 2: ... REGION 2 'bolha' k = 0.001 START(1/2,0) ARC(CENTER = 0,0) ANGLE = 360
Novembro 2009 5

Pode-se definir o parmetro k = 1 para o condutor na REGION 1, se quiser explicitar para efeito de clareza.

Condies de contorno
As condies de contorno so especificadas como modificadores durante o percurso de definio do domnio (BOUNDARIES). O FlexPDE possui dois tipos de condio de contorno: Dirichlet ou condio de valor (VALUE) Neumann ou condio natural (NATURAL) A condio de contorno VALUE pode ser uma expresso aritmtica incluindo dependncias no lineares e dependncia de variveis. A condio de contorno NATURAL especifica o fluxo na fronteira do domnio. A definio pode ser uma expresso aritmtica incluindo dependncias no lineares e dependncia de variveis. Com a equao de Laplace a condio de contorno NATURAL equivalente condio de Neumann ou condio derivativa normal. Cada declarao estabelecendo as condies de contorno tem como argumento o nome de uma varivel. Este nome associa a condio de contorno com uma varivel da lista de equaes,que na realidade a equao que modificada pela condio de contorno. No exemplo seguinte ser atribuda temperatura zero na fronteira de baixo, uma superfcie isolada no lado direito, temperatura de 1 na fronteira de cima e uma fronteira isolada do lado esquerdo: REGION 1 'caixa' START(-1,-1) { Phi = 0 na linha de baixo: } VALUE(Phi) = 0 LINE TO (1,-1) { derivada normal = 0 no lado direito: } NATURAL(Phi)=0 LINE TO (1,1) { Phi = 1 no topo: } VALUE(Phi)=1 LINE TO (-1,1) { derivada normal = 0 no lado esquerdo: } NATURAL(Phi)=0 LINE TO CLOSE Observar que as condies VALUE ou NATURAL declaram uma condio que ser aplicada aos segmentos da fronteira subsequentes at que a declarao seja alterada. Observar que a forma segmento (LINE ou ARC) deve ser reiniciada aps uma troca de condio de contorno.

Tipos de grficos de explorao de resultados


Os comandos MONITORS e PLOTS requisitam os grficos dos resultados do clculo. MONITORS: usado para obter informaes durante o progresso da soluo. PLOTS: especifica os grficos finais que sero desenhados. Tipos de grficos no FlexPDE

Novembro 2009

CONTOUR: curves de nvel; podem ser preenchidas com cor. SURFACE: curva de superfcie 3D. VECTOR: curva de campo de vetores ELEVATION: curva X-Y em corte num caminho definido em BOUNDARIES SUMMARY: relatrio textual

Exemplo: Curva de nvel (CONTOUR) de temperatura, curva de campo vetorial (VECTOR) do fluxo de calor, k*grad(Phi), curva X-Y (ELEVATION) da distribuio de temperatura numa linha no centro da geometria e uma curva X-Y do fluxo de calor normal superfcie da bolha. PLOTS CONTOUR(Phi) VECTOR(-k*grad(Phi)) ELEVATION(Phi) FROM (0,-1) to (0,1) ELEVATION(Normal(-k*grad(Phi))) ON 'anel' O registro das curvas obtidas em PLOTS gravado com a extenso .PG5 e com o nome do arquivo roteiro .PDE. Esses grficos gravados podem ser visualizados atravs da opo VIEW no menu principal do FlexPDE. Os grficos produzidos pelo MONITORS no so gravados, de modo que recomendado que sejam usados com a finalidade de depurao do roteiro FlexPDE. Alm dos grficos apresentados, o FlexPDE aceita outras formas de grficos como GRID e HISTORIES.

Roteiro completo
TITLE 'Fluxo de calor em torno de uma bolha isolada' VARIABLES phi { Temperatura } DEFINITIONS k = 1 { condutividade } r = 0.5 { raio da bolha } EQUATIONS Div(-k*grad(phi)) = 0 BOUNDARIES REGION 1 'caixa' START(-1,-1) VALUE(Phi)=0 LINE TO (1,-1) NATURAL(Phi)=0 LINE TO (1,1) VALUE(Phi)=1 LINE TO (-1,1) NATURAL(Phi)=0 LINE TO CLOSE REGION 2 'bolha' k = 0.001 { redefinio da condutividade na bolha } START 'anel' (r,0) ARC(CENTER = 0,0) ANGLE = 360 TO CLOSE PLOTS CONTOUR(phi) VECTOR(-k*grad(phi)) ELEVATION(phi) FROM (0,-1) to (0,1) ELEVATION(Normal(-k*grad(phi))) ON 'anel'
Novembro 2009 7

END Os grficos de resultado do roteiro completo para o clculo do fluxo de calor em torno de uma bolha isolada so os seguintes:

Novembro 2009

Anda mungkin juga menyukai