Anda di halaman 1dari 1

Idealizado pelo empresrio estadunidense Henry Ford (1863 -1947), fundador da Ford Motor Company, o Fordismo um modelo de Produo

o em massa que revolucionou a indstria automobilstica na primeira metade do sculo XX. Ford utilizou risca os princpios de padronizao e simplificao de Frederick Taylor e desenvolveu outras tcnicas avanadas para a poca. Su as fbricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuia desde a fbrica de vidros, a plantao de seringueiras, at a siderrgica. Ford criou o mercado de massa para os automveis. Sua obsesso foi atingida: tornar o automvel to barato que todos poderiam compr-lo. Uma das principais caractersticas do Fordismo foi o aperfeioamento da linha de montagem. Os veculos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam -se enquanto o operrio ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produ o. Desta forma no era necessria quase nenhuma qualificao dos trabalhadores. Outra caracteristica a de que o trabalho entregue ao operrio, em vez desse ir busc lo, fazendo assim a analogia eliminao do movimento intil. O mtodo de produo fo rdista exigia vultuosos investimentos e grandes instalaes, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhes de carros por ano, durante a dcada de 1920. O veculo pioneiro de Ford no processo de produo fordista foi o mtico Ford Modelo T, mais conhec ido no Brasil como "Ford Bigode". O Fordismo teve seu pice no perodo posterior Segunda Guerra Mundial, nas dcadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas na histria do capitalismo como Os Anos Dourados. Entretanto, a rigidez deste modelo de gesto ind ustrial foi a causa do seu declnio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automveis de qualquer cor, desde que fossem pretos. O motivo disto era que com a cor preta, a tinta secava mais rpido e os carros poderiam ser montad os mais rapidamente. A partir da dcada de 70, o Fordismo entra em declnio. A General Motors flexibiliza sua produo e seu modelo de gesto. Lana diversos modelos de veculos, vrias cores e adota um sistema de gesto profissionalizado, baseado em coleg iados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo. Na dcada de 70, aps os choques do petrleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilstico, o Fordismo e a Produo em massa entram em crise e comeam gradativament e a serem substitudos pela Produo enxuta, modelo de produo baseado no Sistema Toyota de Produo. Em 2007 a Toyota torna -se a maior montadora de veculos do mundo e pe um ponto final no Fordismo.

O Toyotismo um modo de organizao da produo c apitalista originrio do Japo, resultante da conjuntura desfavorvel do pas. O toyotismo foi criado na fbrica da Toyota no Japo aps a Segunda Guerra Mundial, este modo de organizao produtiva, elaborado por Taiichi Ohno e que foi caracterizado como f ilosofia orgnica da produo industrial (modelo japons), adquirindo uma projeo global.

Resumindo: O fordismo um sistema de produo em massa.Os automoveis de Ford eram construidos em uma esteirarolantes que funcionavam enquanto os operrios ficavam , praticamente, parados nas estaes, quando realizavam pequenas etapas da produo. Desta forma no era necessria quase nenhuma qualificao dos trabalhadores. O Toyotismo caracterizado pelo justin in time.Criado por Taiichi Ohno, o toyotismo surgiu nas fbricas da montadora de automvel Toyota, aps a Segunda Guerra Mundial.O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilizao da produo. Ao contrrio do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produo, no toyotismo s se produzia o necessrio, reduzindo ao mximo os estoques. Essa flexibilizao tinha como objetivo a produo de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende -se que a qualidad e dos produtos seja a mxima possvel. Essa outra caracterstica do modelo japons: a Qualidade Total.

Anda mungkin juga menyukai