Anda di halaman 1dari 8

Ensaio visual dos metais Inspeo Visual e Dimensional Primeiro mtodo de END aplicado pelo homem Ensaio visual

dos metais Ensaio dimensional dos metais Ensaio mais usado de todos, em todos os ramos da engenharia Desde A.C. para exame visual de objetos, metais, etc. Considerado ensaio mais simples de todos At hoje ainda considerado fundamental na indstria Os modernos mtodos de END no o tornaram obsoleto.

Ensaio visual dos metais Simples de ser aplicado.

Ensaio visual dos metais Grande importncia na conduo de outros END.

Fcil de ser aprendido por inspetores Exige inspetores especializados para cada tipo de inspeo Quando aplicaes bem projetada: mais econmico entre os END Entretanto..... Um mtodo de END no concorrente de outro No se pode usar apenas o ensaio visual em peas de grande responsabilidade Ensaio visual necessrio mas no suficiente.... Exige conhecimentos prticos e treino no segmento especfico Ex: inspetor visual para folha de flandres no pode inspecionar soldas.

Ensaio visual dos metais Executado por inspeo na superfcie da pea

Exame cuidadoso de superfcie dos metais Fornece informaes quanto ao prosseguimento para outros END

Inexistncia de descontinuidades superficiais por ensaio visual: Conclui-se sobre: A aparncia da superfcie Presena de descontinuidades grosseiras na superfcie dos metais Formatos e dimenses (anlise dimensional) Pea conduzida para outro tipo de inspeo (vazamento, etc) Contm poros ou trincas superficiais: Pea ser recusada ou trabalhada Nenhum outro END ou processamento deve ser feito Economia para a empresa

Muito importante sobre o ensaio visual No d crdito para se concluir sobre o estado interno da pea metlica

O Olho Humano considerado como um aparelho de baixa preciso. Viso varivel quando se compara um grupo de pessoas. Viso humana normal percebe:

Boa aparncia, bom acabamento e inexistncia de defeitos superficiais.....

Luz visvel Cores Profundidade e distncia

No autoriza a concluir o mesmo sobre o interior da pea.

O Olho Humano Formao da imagem de um objeto no olho Entretanto... Susceptvel a iluses de tica. Depende do ngulo visual. Cresce quando aproximamos o olho do objeto. Para o exame minucioso da superfcie dos metais: Aproxima-se o quanto se pode o olho dada superfcie. Parece maior, quando olhada de perto. Menor, se olhada de longe. Olho normal: no pode ser menor que 25cm. Menor distncia que 25cm: perde-se o foco.

Ao se observar uma descontinuidade na superfcie do metal

Formao da imagem na retina.

Menor tamanho de descontinuidade superficial visvel (olho humano normal) Depende de uma srie de fatores.

a) Olho desarmado. a) Limpeza de superfcie. b) Acabamento da superfcie. c) Nvel de iluminao da superfcie d) Maneira de iluminar a superfcie. b) Olho armado com lupa e) Contraste entre descontinuidade e superfcie.

Menor tamanho de descontinuidade superficial visvel (olho humano normal)

Tipo de luz usada Tem grande influncia no xito da inspeo visual Luz branca natural Amplamente usada Recintos fechados de fbrica Ateno escolha do tipo de iluminao e sua disposio. Lmpada eltrica atrs do inspetor (para no ofuscar) Evite o foco de lanterna de pilhas.

(c) e (d) podemos sempre controlar (Nvel de iluminao e maneira de iluminar)

Logo, o bom inspetor: exige boa luz e em posio adequada.

Fadiga visual de inspetores em servios longos. Motivo de fracassos na inspeo visual. Principalmente quando examinam o mesmo tipo de material. Peas com defeitos (os menores) s vezes so introduzidos na linha de inspeo. Intuito: verificar o bom desempenho dos inspetores visuais. Oftalmologista: 2 vezes ao ano.

Instrumentos auxiliares na inspeo visual. Na inspeo visual de metais: Olho humano auxiliado por uma srie de instrumentos ticos. Indispensveis em certos tipos de inspees. Instrumentos mais usados em END de metais: a) Lupas. b) Espelhos c) Microscpios d) Tuboscpios. e) Projetores e comparadores. f) Cmaras de TV.

Lupas. Aumentam poder de resoluo no exame visual. 1,5x a 10x. Aumento. Aumento distncia de trabalho e campo de viso.

Lupas. Caractersticas importantes das lupas.

Distncia focal. Permite observar descontinuidades de at centmetros de milmetro. Campo. Correo cromtica. Viso mono ou binocular.

Lupas. a) Lente comum de leitura (que se compra nas papelarias) . Possui distncia focal e campo bem amplos. Permite observar a superfcie com os 2 olhos. Servem para servio rotineiro na inspeo de metais. b) Lupas de grande aumento. Inspees localizadas. Finalidade de contatar forma e dimenses de pequenas fissuras.. Possuem escala sobre vidro ou chapa metlica justaposta superfcie da pea. Espelhos curvos:

Espelhos Ajudam inspeo dos metais da mesma forma que ajudam o dentista. Espelho angular com cabo:. Permite a inspeo de cantos.. Soldas em ngulo. Locais onde a cabea no encontraria acomodao visual. Permite viso mais detalhada. Maior aumento da imagem.

Tuboscpios Microscpios Aumentos superiores a 10x. Usados em peas pequenas. Molas, fios, parafusos, roscas, etc. No se usa em peas de grande porte. Possuem dispositivos prprio de iluminao Permitem ngulos de inspeo diferentes (de lado e de frente). Permite inspeo visual de superfcie inacessveis. Paredes internas de tubo de pequeno dimetro. Interior de furos em motores. Interior de canos de armas.

Tuboscpio Rgido

Tuboscpio rgido. Cabea para viso lateral.

Tuboscpio Rgido Cabea para viso de frente.

Tuboscpio Flexvel. Usa fibras ticas para conduzir a imagem.

Videoscpio. Transmite a imagem para um vidro monitor.

Defeitos em turbinas vistos atravs de Tuboscpio Flexvel. Trinca prxima ao furo de queima de combustvel.

Defeitos em turbinas vistos atravs de boroscpio flexvel. Trinca em uma chapa de revestimento externa.

Defeitos em turbinas vistos atravs de boroscpio flexvel. Danos no compressor mostrando deformao da lmina.

Cmeras de vdeo Cmeras adaptadas na cabea do tuboscpio . Permite inspeo a grande distncia. Maior aumento e comodidade de inspeo

Descontinuidades superficiais dos metais Inspeo visual: detecta defeitos superficiais visveis com metais. Descontinuidades grosseiras: facilmente detectadas. Fissuras mnimas: nem sempre....

Inspetor tem viso direta no vdeo. Permite observar as descontinuidades internas. Ex.: crateras de corroso, material depositado na superfcie das paredes. Peas de responsabilidade: outros mtodos de END devem ser usados. Ex: Fissuras de fadiga: difceis de pegar com inspeo visual.

Ensaio visual em soldas permite detectar: A presena de trincas superficiais (grosseiras) A posio destas rachaduras A orientao das trincas. Porosidade superficial Crateras superficiais Mordeduras.

Inspeo visual: Indispensvel nas soldas Introduo de inspetores visuais nos servios de solda. Contribui para a melhoria da qualidade das peas soldadas. Inspetor deve aceitar ou recusar parte de um cordo de solda . Inspetor deve fornecer elementos para imediata correo Requer boa limpeza da superfcie da solda. Remoo da escria, escovar superfcie do reforo e adjacncias no metal base.

Outros defeitos detectados em inspeo visual Crateras de corroso e eroso Pequenas ou grandes bexigas produzidas por corroso localizada Depresses muito comum em peas de ao. Tambm motivadas por incluses grosseiras no metal Crateras ou zonas erodidas Sofreram desgaste por impacto de outras substncias ou atrito. Inspeo visual de trilhos de entrada de ferro. Corroso generalizada em equipamentos.

Fissuras provocadas por esmeril As vezes nitidamente observadas pela inspeo visual. So de origem trmica. Produzidas por aquecimento excessivo em pequena superfcie (atrito do esmeril) Trincas de contrao (externas) Ocorrem em peas fundidas.

Riscos grosseiros de usinagem Exemplos: Mordeduras de usinagem

Inspeo dimensional Realizada juntamente com a inspeo visual de descontinuidades. Usa instrumentos de medio para determinar dimenses. Rguas e paqumetros normalmente usados

Inspeo dimensional Transferidor com escala: determina ngulo de uma superfcie com outra.

Transferidor com escala: determina ngulo de uma superfcie com outra.

Gabaritos de solda Desenvolvidos especialmente para juntas soldadas Principais utilidades de medio: Juntas do Topo: Reforos de cordo Profundidade de mordedura ngulo do bisel Desalinhamento de junta Abertura do chanfro Nariz da junta Embicamento Junta de ngulo: Garganta Perna ou cateto Convexidade Concavidade

Gabaritos de solda

Gabaritos de solda

Gabaritos de solda

Gabaritos de solda

Gabaritos de solda

Projetores de perfil e comparadores

Determina dimenses e acabamento de uma superfcie.

Exemplo:

Perfil de dentes de engrenagem e suas dimenses.

Anda mungkin juga menyukai