Anda di halaman 1dari 3

Vs.

Marcus Vinicius Corra Carvalho


1

A experincia artstica instaura processos provocadores e deflagra exerccios desafiadores, como Felipe de vila e Rafael Perptuo nos permitem lembrar ao confrontar uma atmosfera contempornea com elementos fundacionais do cultivo humano no ocidente. vila e Perptuo envolvem-nos nesta atmosfera contempornea. Seus recursos, suportes e procedimentos fazem eco, por exemplo, da arte povera em suas experimentaes com material vrio para empobrecer padres artsticos convencionados a fim de enriquecer as relaes possveis com a arte e com o pblico. Esses recursos, suportes e procedimentos repercutem tambm o sentido da arte de postproduction, respondendo, em certa medida, proliferao informacional catica de uma cultura de inteno global ao pretender erradicar as distines fixadas entre produo e consumo, entre cpia e criao, ou, entre readymade e trabalho original. Em contraponto, e ao mesmo tempo, Perptuo e vila reverberam uma potncia primeva. Seus temas e interesses nos remetem quele ato que os gregos antigos nomeavam poiein, fazer, fabricar, construir, no importando se aquele que o faz, o faz, fabrica e constri com palavras, tintas, argila ou pedras. Edificaes, esculturas, pinturas e poemas so todos poiesis, ou poesis, so constructos, so fabricos, so feitos, so poticas. Realizam-se quando a voz do rapsodo rompe o calado do ar e costura seus versos, compostos, por vezes, por dialetos diferentes. Ocorrem quando o pincel rasga a tinta e a imprime no suporte, quando o formo fere a matria deformando-a, ou, quando uma pedra imposta outra, estruturando algo. Todos esses atos constituem o propriamente humano em seu fazer. Eles metaforizam aquilo que nomeamos cultura, como efetivao do saber fazer que nos define enquanto pessoas. O fazer, o fabricar, o construir d-se sempre em contextos dialgicos, carreando o dual em seus contrrios. Ele exige aquele e/ou aquilo que no seja mais o ns mesmos, incitando interaes. Fazer impe o deslocamento, a variao e a mudana, traduz-se em durao, estando o feito fadado corrupo. A contnua deformao daquilo que se conformou forma, por reformas, as formas que se transformam. O fazer constri ao destituir, de seu lugar e de seu tempo, aquilo que era forma e aquele que se forma.

Doutor em Histria Social da Cultura (Cecult/Unicamp) e professor da FaE/UEMG, desenvolve pesquisas sobre as interfaces entre educao e esttica.

Perptuo e vila nos do a ponderar que, se o tempo destri tudo, as razes humanas, em seu cultivo moderno, acirram seu contraditrio em sistemas noracionais de conflitos e de exploraes da natureza, dos homens e das mulheres. Lgicas ordenadoras e progressistas implicam exploraes desordenadas e um contnuo estado de reforma daquilo que se considera inconcluso e precrio: h vidas, sociedades, continentes, todo um mundo, por reformar. Felipe de vila em seu Degrau apresenta o fluxo contnuo da gua, refletida em um jogo de espelhos, simulacro das representaes do tempo e da vida que fluem em continuum, criando e destruindo. Em seu Aqurio de espera, o material entulho de demolio e de reforma de uma casa velha e de sua dona idosa, ambas inacabadas. Suas Constelaes remetem explorao, racionalmente concebida, de grandes corporaes petrolferas que tm suas imagens mercadolgicas corrodas. Com Contingente Park, vila apresenta a geopoltica das incertezas em que todo um continente institudo atravs de fragmentos pavimentados pela lgica exploratria de potncias que pretendem reduzi-lo localidade perifrica. Em Parede de Flores, desenhos de flores so impingidos a uma parede de tijolos, que fotografada, sendo a imagem final aplicada em chapa galvanizada. Tijolos de barro, asfalto, metal e gua instruem um jogo entre o simples e o denso, entre o bruto e o sutil, no qual a galvanoplastia simboliza aquela pretenso exploratria capitalista e moderna em material no corrosivo e de baixo custo, mas que, no reciclvel e descartvel, se presta apenas a um nico uso. Rafael Perptuo produz no cho, talvez, para ancorar suas idias orientadas pelas noes de dvida e de incerteza. Perptuo concebe sua arte, em face do efmero, sobre as bases das controvrsias e dos dualismos. Ele nos prope uma ambincia catica eivada de dualidades e de paradoxos. Seu ambiente contm ferramentas que ele fabrica com polmeros frgeis que ao ferir a matria em construo no podem deixar de se destruir. Ferramentas incorporadas como equipamentos transparentes, contrapondo qualquer inteno de fabricar um locus amoenus ao modo renascentista: elas so instrumentos da perspectiva do desleixo e do contra. Sua regio explora contrastes, contradies, contrariedades. Um de seus vdeos subjuga o olhar sobre o prazer, matizando-o pelas sonoridades do horrendo, o outro, expe contraditos dos muitos ditos sobre o que seja o contra. Seus desenhos nos remetem aos paradoxos do fazer como destruir, com objetos que todos ns podemos portar, como um canivete suo, com mquinas que recusamos a abandonar, como motosserras, com abandonos que insistimos em perpetrar com nossas armas, ferramentas de destruio, por excelncia. Perptuo insiste: o formal, o regular e o retilneo no fala de ns, ambientados na barbrie. A experincia artstica instaura processos provocadores e deflagra exerccios desafiadores, ento, vila e Perptuo evocam um sujeito capaz de fruio esttica

como renncia ao gozo da indiferena com o outro e consigo prprio. Renncia, to necessria quo dolorosa, da acomodao no olhar rotinizado para o que nos rodeia. Eles apostam na constituio de um ponto de vista em que a contemplao no signifique corroso interna, pelo cido da auto-represso, do sujeito esttico que para fruir deve permanecer inerte, imvel e imobilizado. Perptuo e vila no ofertam ou prometem qualquer redeno, ao contrrio, eles propiciam uma oportunidade de especulao sobre as prprias configuraes do que seja o esttico. A esttica faz uso do potencial humano para estruturar e trabalhar o meio ao qual estamos expostos e, hoje, embora ainda seja um trao da obra de arte, o esttico estendeu sua atividade a vrios domnios da vida. No , portanto, o produto final especfico da modelagem que est em jogo, mas a prpria atividade que continuamente d formato a algo. Esses formatos no devem ser considerados nem definitivos nem finais, mas, antes, possibilidades que se derramam em cascata a partir do entrincheiramento contemporneo do esttico. Depois da queda das ideologias sistemticas como capacidade organizativa da mente no fim do sculo passado, tornou-se muito mais palpvel a finalidade aberta como horizonte de nosso mundo. Essa experincia intensificada pela massa crescente de informao sem estrutura que nos inunda. Em contradio com os sistemas ideolgicos ortodoxos, a operao modeladora do esttico aparece como uma resposta mais produtiva a esse desafio contemporneo. A atividade de forjar nos permite estruturar o material de nosso mundo, elaborando-o como uma finalidade aberta e mantendo-o aberto para que possa se desintegrar, tornando-se, assim, material para novas formaes. Desse modo procede a forja do mundo, processo no qual o esttico se oferece como cascata ilimitada, que banha a pluralidade como marca distintiva da alteridade. Rafael Perptuo e Felipe de vila interferem com os rudos de seu Vs., nesse contexto, nos convidando a lembrar da questo tica que nos forma e nos engloba: o que estamos fazendo de ns e de nosso mundo?

Anda mungkin juga menyukai