Anda di halaman 1dari 4

NAPH 1.(PUC-SP 2003) Na experincia de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bssola.

Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bssola assume nova posio ( figura 2).

A partir desse experimento, Oersted concluiu que a corrente eltrica estabelecida no circuito a) gerou um campo eltrico numa direo perpendicular da corrente. b) gerou um campo magntico numa direo perpendicular da corrente. c) gerou um campo eltrico numa direo paralela da corrente. d) gerou um campo magntico numa direo paralela da corrente. e) no interfere na nova posio assumida pela agulha da bssola que foi causada pela energia trmica produzida pela lmpada. 2.(UFPEL 2006) Os fenmenos magnticos so conhecidos desde a Antigidade. Os antigos chineses j usavam determinadas pedras, como a magnetita, para obter orientaes de rotas para viagens. Essas pedras, quando suspensas por um barbante, assumem posio definida, com uma extremidade apontando sempre para o norte e a outra, para o sul magntico da Terra. Com base em seus conhecimentos sobre Magnetismo e Eletromagnetismo, analise as afirmativas abaixo. I. Caso um m seja dividido em dois pedaos, de cada pedao ser obtido um novo m, com plos norte e sul. II. Substncias ferromagnticas, paramagnticas e diamagnticas so assim classificadas por suas caractersticas de imantao sob a ao de um campo magntico externo. III. A campainha eltrica um aparelho que representa a aplicao do fato de uma corrente eltrica criar um campo magntico. IV. Os eletroms possuem um ncleo, normalmente de plstico, envolto por um solenide que ao ser percorrido por uma corrente eltrica desimanta seu ncleo. Esto corretas apenas as afirmativas a) I, II e IV. b) II, III e IV. c) I e IV.d) II e III. e) I, II e III.

NAPH 3.(UFRS.2009) A figura abaixo mostra dois fios condutores, R e S, retilneos, paralelos e contidos no plano da pgina. As setas indicam os sentidos opostos de duas correntes eltricas convencionais de mesma intensidade, que percorrem os fios. Indique se o sentido do campo magntico resultante, produzido pelas correntes eltricas, para dentro ou para fora da pgina em cada um dos pontos 1, 2 e 3, respectivamente:

a) dentro, fora, dentro. b) dentro, dentro, dentro. c) fora, fora, dentro. d) dentro, fora, fora. e) fora, dentro, fora. (FGV-SP 2009) Em 2008, o maior acelerador de partculas j construdo foi colocado em funcionamento. Em seu primeiro teste, um feixe de prtons foi mantido em movimento circular dentro do grande anel, sendo gradativamente acelerado at a velocidade desejada
4.

A figura mostra uma seco reta desse anel. Admita que um feixe de prtons esteja sendo conduzido de modo acelerado no sentido do eixo y. De acordo com as leis do eletromagnetismo, os campos eltrico e magntico, nessa ordem, na origem do sistema de eixos indicado, tm sentidos que apontam para o a) positivo de y e negativo de z. b) positivo de y e positivo de z. c) positivo de y e positivo de x. d) negativo de y e positivo de z. e) negativo de y e negativo de x.
5.(UFRN.2008) Quando uma espira percorrida por uma corrente eltrica colocada numa regio onde existe um campo magntico, uma fora de origem magntica passa a atuar sobre a espira. Por outro lado, quando, atravs da espira condutora, h variao de fluxo de um campo magntico, gerada uma fora eletromotriz induzida capaz de produzir uma corrente eltrica. A descoberta dos fenmenos acima descritos possibilitou que se construssem motores e geradores eltricos. A Figura 1 representa uma espira imersa numa regio de campo magntico B, na qual circula uma corrente i, e a Figura 2 representa uma espira imersa num campo magntico B,

NAPH
perpendicular ao plano da espira, e a intensidade desse campo magntico est aumentando com o tempo. A) Desenhe, na figura inserida no espao destinado resposta, a direo e o sentido da fora magntica que atua sobre cada um dos lados da espira da Figura 1. B) Desenhe, na figura inserida no espao destinado resposta, o sentido da corrente induzida na espira da Figura 2 e justifique sua resposta com base na Lei de Lenz.

6.(UFRN.2001)Ao trmino da sua jornada de trabalho, Pedro Pedreiro enfrenta com serenidade a escurido das estradas em sua bicicleta porque, a fim de transitar noite com maior segurana, ele colocou em sua bicicleta um dnamo que alimenta uma lmpada de 12 V. Num dnamo de bicicleta, a parte fixa (estator) constituda de bobinas (espiras), onde gerada a corrente eltrica, e de uma parte mvel (rotor), onde existe um m permanente, que gira devido ao contato do eixo do rotor com o pneu da bicicleta.

Face descrio acima e com o auxlio de conhecimentos de Fsica, pode-se afirmar: A) A energia por unidade de tempo emitida pela lmpada mostrada na figura I no depende da velocidade da bicicleta. B) No instante representado na figura II, o sentido correto da corrente eltrica induzida do ponto Q para o ponto P. C) A converso de energia mecnica em energia eltrica ocorre devido variao temporal do fluxo magntico nas espiras (figura II). D) A velocidade angular do rotor (figura II) tem que ser igual velocidade angular do pneu da bicicleta (figura I), para a lmpada funcionar.

NAPH

7.(UFRN.2002) Ano passado, na prova de Fsica do Vestibular da UFRN, a simptica

ilusionista amadora Mary Scondy nos apresentou uma de suas mgicas para servir de objeto de avaliao dos candidatos a uma vaga na UFRN. Satisfeita com sua participao, Mary resolveu, mais uma vez, utilizar truques rudimentares para enriquecer a atual prova de Fsica. E, desta vez, ela garante ter poder mental capaz de fazer um anel saltar da mesa. Para realizar seu intento, Mary escondeu, embaixo de sua mesa de trabalho, a instalao de uma bobina que pode ser ligada, com facilidade, a uma bateria, ao acionar, com o p, um interruptor escondido no cho. Todo o processo foi cuidadosamente preparado para garantir que o anel saltasse. Logo aps encenaes iniciais, Mary coloca sobre a mesa o anel metlico em um ponto exatamente em cima do local onde est escondida a bobina (figura abaixo). Ela concentra-se e, com sutileza, aciona o interruptor. Pronto!!! O anel saltou em pleno ar e Josu, um dos espectadores, ficou espantado com os poderes de Mary.

Com base no que foi descrito, A) explique, utilizando as leis da Fsica, como foi possvel o anel saltar. B) cite os tipos de energia associados ao salto dado pelo anel.

Anda mungkin juga menyukai