Anda di halaman 1dari 10

Biologia:

y Reproduo humana - rgos que constituem os sistemas reprodutores.

- Fun es dos g os que onstitue


os siste

s ep oduto es.

Masculino g os exte nos


g os inte nos

Es oto Pnis Gn d s Vi s genit is


Glndul s nex s

Bols que aloja os testculos. rgo copulador que assegura a deposio de smen na vagina. Test ulos rgo responsvel pela produo de espermatozides. Epididi o canal de acumulao C n is defe entes tubos e maturao de espermatozides. responsveis pela conduo dos espermatozides at a uretra e pela recepo do liquido seminal. Ves ul s se in is segregam o P ost t - segrega o lquido liquido seminal rico em frutose prosttico que por ser alcalino que e adicionado aos permite o movimento dos espermatozides, fornecendoespermatozides. lhes energia.

U et canal que permite a sada do smen para o exterior do corpo.


Glndul s de oupe produzem muco alcalino, lubrificante do pnis e facilitador do acto sexual.

Feminino Gn d s Vi s genit is

g os genit is exte nos


Ov ios produo de ocitos e de hormonas. T o p s de F lpio conduo dos te o alojamento onde se vai dar o V gin recepo dos espermatozides vulos ao tero, local de fecundao. desenvolvimento do novo ser ate ao durante o acto sexual. nascimento. Vulv O if io genit l sada de O if io u in io excreo Clto is sensibilidade Lbios proteco do fluxo menstrual e da da urina. sexual. conjunto que a vulva criana enquanto parto. engloba.

Sistema reprodutor masculino:


- strutura dos testculos

Clulas de se oli e istem nas aredes dos tbolos seminiferos que intervm na sustentao das clulas germinativas.
 

Clulas de Leydig clulas secretoras de testosterona rodeiam o tbolos seminifero.


 

Clulas germinativas do origem aos es ermato ides que se formam nas clulas de sertoli.

- spermatognese


Multiplicao - as es ermatognias (2n) dividem -se or mitoses. De cada uma das es ermatognias formadas uma volta a dividir -se or mitose e outra segue o rocesso. Deste modo e istem sempre clulas para se dividir.
   

Crescimento ocorre um aumento de volume, designando -se as clulas resultantes de espermatcito I. Maturao cada espermatcito (2n) sobre uma diviso meitica . No final da diviso esto formadas duas clulas aploides, os espermatcitos II. No final da segunda diviso da meiose formam-se quatro clulas aploides o espermatdios, cada cromossoma possui um s cromatidio.


Multiplicao

Diferenciao y y

os espermatdios transformam -se em clulas especiali adas, os espermato ides.


!

Eliminao do citoplasma e istente nas clulas de sertoli; Reorgani ao dos organelos, o comple o de golgi forma o acrossoma ou cabea, o centriolos formam os micros tubulos do flagelo e as mitocondrias dispe -se na base do flagelo e fornecem energia
" #

Siste

ep oduto fe inino
& & $

&

- ognese
'

Multiplicao as clulas germinativas que vo para cada um dos ovrios do embrio, dividem-se por mitoses produ indo oognias (ovogonias) clulas diploides. Esta fase ocorre durante alguns meses formando -se alguns mil es de oognias.
(

Crescimento as oognias que no degeneram aumentam de volume formando se assim os ocitos I (2n) . Maturao nos ovrios de uma bebe os ocitos I iniciam a fase e maturao com uma diviso meitica q fica bloqueada na profase I. A meiose tem continuidade na puberdade com o inicio dos ciclos ovaricos. E cada ciclo ovrico da mul er s um ocito I completa a primeira diviso da meiose, constituindo assim duas clulas aploides com dimenses diferentes. Uma das clulas, o ocito II, tem maiores dimenses e a outra clula com dimenses menores, o glbulo polar.
)

A segunda diviso da meiose comea mas fica bloqueada na metfase II aqui que ocorre formao de vulos e segundos glbulos polares se e istir fecundao.
0

Em cada ciclo ovrico enquanto as clulas germinativas vo evoluindo (dentro dos folculos tambm os folculos sofrem alteraes: Fol ulos p i o di is - constitudo pelos ocitos I e rodeada por clulas foliculares achatadas. No nascimento os ovrios possuem cerda de 2 milhes de folculos primordiais.
2 3 4 3 5 1

Fol ulos p i ios a partir da puberdade e mais ou menos uma vez por ms o folculo primordial comeam a crescer de um dos ovrios. O ocito I aumenta de volume e verifica-se uma proliferao das clulas foliculares ate formar uma camada contnua de clulas.
2 3 4

Fol ulos se und ios o folculo primrio continua a crescer. A camada folicular fica mais granulosa. Entre o ocito I e a granulosa forma-se a zona pelcida, surge ainda outra camada a rodear o folculo, a teca.
2 2

Fol ulo te i io o ocito continua a aumentar e as clulas da camada granulosa continuam a proliferar. Esta camada comea a apresentar varias cavidades preenchidas de lquido, a teca diferencia-se em teca interna e externa.
2 3 2

Fol ulo du o a granulosa continua a aumentar ate originar uma s cavidade cheia de lquido, cavidade folicular. A granulosa e reduzida a u fina ma camada que rodeia a cavidade folicular e o ocito.
2 4 5

No final d-se a ovulao, ou seja, rompimento do folculo maduro e libertao do ocito II para as trompas de Falpio. Se no ocorrer fecundao o ocito II eliminado.

y Regul

o do fun ion
9

ento dos siste

s ep oduto es
A A A

A regulao hormonal d-se no hipotlamo hipfise atravs das hormonas LH e FSH.

Regul

o no ho e
E

O hipotlamo produz GnRH. A GnRH e transportada pelo sangue, estimula a produo e a libertao de gonadasestimulina FSH e LH pela hipfise anterior. O LH actua sobre as clulas de Leydig, estimulando a produo de testosterona. FSH activa a Espermatognese, estimulando as clulas de sertoli, que actuam como intermdias entre a testosterona e as clulas da linha germinativa. A secreo de GnRH e de LH e FSH controlada pela taxa sangunea e pela retroaco negativa.

Ret o
F

o neg tiv
B

REGULAAO NA

ULHER

Me nis o que cont ol


I P Q R P

os ciclos sexu is
P P P P Q

A sincroni existente entre o ciclo ovrico e uterino e consequnci d progesteron e estrogenios sobre o endo trico. Estrognios produzidos n s clul s folicul res.
P P P

Progesteron

produzido pelo corpo amarelo.

Ciclo uterino y Fase menstrual destrui o do endometrio, por rompimento do endometrio. Ocorre se n o existir fecundao no ciclo anterior pela degenerao do corpo amarelo que deixa de produzir progesterona e estrogenios. Fase proliferativa aumento da espessura do encometrio. Ocorre entre o 5 e o 14 dia, coincide com a fase folicular do ovrio. No final desta fase ocorre a ovulao. O crescimento do endometrio estimulado pelo estrogenio. Fase secretora o endometrio atinge a espessura mxima. Coincide com a fase luterina (corpo amarelo) do ovrio e estimulada pela aco conjunta do estrogenio e pela progesterona ai produzidos.
T S T

Regulao hormonal
O hipotlamo produz GnRH. O GnRH estimula a hipfise a produzir LH e FSH. FSH actua no folculo maduro, estimulando a ovulao e a transformao do folculo em corpo amarelo, o que leva a produo deprogesterona. A produo de GnRH e de LH e FSH e controlada pelo sangue de hormonas ovaricas.

Retroaco

Anda mungkin juga menyukai